CHAT 10 a 16/ago

10ago15

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



18 Responses to “CHAT 10 a 16/ago”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Abraços e ótima semana de transformação para todos!
    Leitão

  2. 2 FTA

    Olá Leitão, Blz?
    Tenho acompanhado seus gráficos por aqui e me surgiu uma dúvida:
    Quando observamos o gráfico do IBOV não podemos identificar uma figura de OCO que vai de meados de 2013 até agora?Ou poderíamos classificá-la como uma congestão lateral longa? Em ambos os casos a projeção em caso de queda pode ser muito grande não?Ou a base do canal seria um suporte muito mais forte em torno de 40mil pts?
    Valeu bom dia!!

  3. 3 Leitão

    Oi FTA!
    Bom dia!

    Vixe! Que confusão! Rsss… Essas dúvidas mais técnicas ficam melhores se postar lá no buteco da turma (http://leitaoemacao.com/buteco) pois lá todos podem opinar, postar gráficos, etc…

    Mas respondendo: não vejo OCO não… Apenas um canal de baixa, conforme essa última leitura:

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 FTA

    BLZ,
    Postei por lá tbm!! abs

  5. 5 Glauco Tonello

    Leitão
    Nessa época onde temos muitas empresas baratas, o mais sensato seria antecipar as compras do rodízio em vez de fazer IV, numa empresa somente?
    abraço

  6. 6 Leitão

    Oi Glauco!

    Não não… A Estratégia de Investimento Gradual deve ser mantida em sua disciplina sempre, sem ficar dando “aceleradas” por achar que hora ou outra o mercado está barato…

    Se você simplesmente manter a disciplina de compras gradual e em rodízio já vai estar aproveitando as fases de baixa naturalmente.

    Se quer fazer também a Estratégia de Investimento em Valor, aí é outra história, tem que fazer cada coisa separado… Não pode misturar os conceitos não.

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Anônimo

    Boa Tarde!

    Leitão,

    Sem duvida seu blog é uma aula. Forma clara e direta. Quando o FTA comentou acima, lembrei do seu Curso na hora (seção embromation) e quando vi seu gráfico então… como você torna as coisas simples e claras. Parabéns Professor.

  8. 8 Leitão

    Oi “Anônimo”! (você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)

    Obrigado! Valeu o incentivo! :-)

    Abração!
    Leitão

  9. 9 Alison

    Boa tarde Leitão.
    Qual critério você costuma utilizar para se decidir entre empresas do mesmo setor?
    Estou nessa situação entre ITUB e BBDC para IG.
    Obrigado desde já.
    Abraços

  10. 10 Leitão

    Oi Alison!
    Boa tarde!

    Qualidade. Procure sempre escolher a melhor em matéria de Lucros e Dividendos.

    Nesse caso você tem duas muito boas, qualquer uma será boa escolha, vai do gosto pessoal. Não deixe também de avaliar o BB nesse caso…

    Obs.: Alguns setores são muito bons, então não é pecado ter mais de uma do mesmo setor, desde que a carteira seja grande e diversificada, por exemplo, 20 ou mais empresas. No meu caso, por exemplo, tenho os 03 bancos citados…

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Alison

    Obrigado pela pronta resposta Leitão.
    Tendo a verificar também o tamanho da empresa. ITUB já é um monstro de grande. BBDC e BBAS parecem ter bem mais espaço para crescer quando comparado ao ITUB.
    Mas como disse, acho que bancos juntos com bebidas são dois setores que dificilmente irão mal no longo prazo. Brasileiro (sem generalizar) adora um financiamento e depois bora beber pra esquecer as dívidas/problemas… rsrs
    Abraços.

  12. 12 Leitão

    kkkkkkkkkkkk!!! Essa foi boa, Alison! :-)

    Sim, sua observação faz sentido mesmo, ok…

  13. 13 FTA

    Olá Leitão,
    Uma dúvida sobre especulação:
    Em especulação de preço Médio devemos escolher as empresas tops, do mercado.
    Hoje em dia daria pra fazer especulação utilizando Preço Médio com a Vale? abs

  14. 14 adilson fe.

    Ola Leitao,
    Tenho Petrobras em carteira e tenho mantido, independente da surra que vem levando. Qual a perspectiva para este papel? Temos muitas variaveis na mesa, como venda de ativos, enfim, questiono se nao devo mudar de papel.

  15. 15 Leitão

    Oi FTA!

    Vai dos critérios de cada um. Analise os fundamentos, veja a situação atual e o porquê dela, e decida conforme seus critérios. A Vale passou por alguns fatos contábeis não recorrentes com IR e isso afetou o balanço atual, além da retração do setor.

    Se considerar essas ponderações, ok. Se não sentir firmeza, procure outra para especular com mais tranquilidade…

    —————————-
    Oi Adilson!
    Não devemos tomar decisão com base em “perspectivas”, pois tudo que é relativo ao Futuro é algo intangível… Temos que analisar muito bem o momento Presente e tomar a decisão em cima disso, friamente.

    A Petrobras, no momento presente, está sofrendo por causa da gestão atual. Contudo, a empresa continua sendo forte monopolista de um setor singular. Ou seja, governos vão e vêm, a empresa permanece…

    Também tenho ela em carteira e não tenho nada a temer. Continuo com ela normalmente… Eu gostaria que a gestão fosse outra, mas espero a mudança sem problemas… :-)

    Se ela não se encaixar mais nos seus critérios, ok, estude a troca de setor. Só evite vender no negativo agora pois está muito barata…

    —————–
    Abraços!
    Leitão

  16. 16 APC

    Fala Leitão,
    Sobre a CSNA3,mais um prejuízo e comendo patrimonio liquido,Sei que o setor tá fraco, mas até GGBR está tendo pequeno lucro com dívidas bem menores. Vc ainda acha a CSN a melhor do setor? pretende mante-la em carteira? E se resolver sair vais esperar uma melhorar da cotação?
    abs valeu

  17. 17 Max

    Bom dia, com os preços das ações dos bancos caindo é uma boa hora para aumentar posição ou aguardar mais um pouco ainda?

  18. 18 Leitão

    Oi APC!
    Olha, essas duas estão empatando no desempenho ruim, viu… Difícil escolher a pior nesse momento. Foram duas extraordinárias em um passado recente, mas já faz um bom tempo que a gestão não consegue reverter isso… Não tenho o que fazer com elas agora, pois a piora foi muito lenta e a melhora também deve ser. Continuo mantendo os papéis que já tenho mas já não compro mais delas a um tempo, pois não é questão só de preço agora, é questão de desafio de gestão mesmo… No meu caso, dá para esperar… só não acho que é para se desfazer delas de qualquer jeito, afinal, não são fumos… são grandes empresas passando por igualmente grandes desafios…

    —————————-
    Oi Max!

    Se é para Especular, faça uma Análise Gráfica friamente, defina uma estratégia com todos os parâmetros bem claros (entrada, stop, saída) e pronto.

    Se é para Investir, o fato de cair ou subir não deve interferir nas suas decisões. Devemos manter compras regulares e sistemáticas, sem que fiquem dependentes de “tacadas espertas” de última hora… Defina seus critérios de seleção por qualidade, veja se os bancos se encaixam neles, e mantenha a disciplina… Investir não é só “na hora x”… Investir é sempre!

    —————
    Abraços!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s