CHAT 03 a 09/ago

03ago15

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



37 Responses to “CHAT 03 a 09/ago”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Ótima semana a todos! :-)
    Leitão

  2. Leitão bom dia !!
    Qual sua análise sobre UGPA3, estou analisando um pequeno aporte.

  3. 3 Cleber

    Leitão, Bom dia!!!

    Você poderia me ajudar, não consegui entender oque ocorreu com a rumo3. Semana passada estava acompanhando ela, e estava a $0,96 agora todo histórico dela está acima de $8,00.!!??

  4. 4 Leitão

    Oi Tinnus!
    Bom dia!

    Boa escolha! A ULTRAPAR tem um desempenho muito consistente, constante, bons lucros, boa distribuição de dividendos… Ela está meio salgada agora, mas dependendo da estratégia com ela tudo bem….

    ————————
    Oi Cleber!
    Bom dia!

    Olha, a rumo3 era a alll3 e nunca gostei dela… uma confusão nos resultados e depois que mudou o código ficou ainda pior… em fim, fumo, não perca tempo com isso…

    —————–
    Abraços!
    Leitão

  5. 5 Cleber

    Ok, exatamente com ela que tive aquela perca expressiva, eu só queria entender por motivos didáticos porque até sexta 31/07/2015, o valor dela era $0,96 e hoje ela abriu $8,80 apesar de um gap absurdo eu entenderia se todo o histórico dela não tivesse modificado, não consigo encontrar mas o histórico dela os valores da semana passada que eu acompanhava de ponto a ponto, agora se olhar mostra que fechou na mesma data acima por $9,10. A minha dúvida é oque aconteceu para a empresa perder seu histórico. Pq ela subiu de $0,96 para $9,10?
    Entenda que meu interesse é realmente didático depois do ocorrido comigo não operava mais com ela, porém eu tenho uma conta em um simulador da bolsa que estava comprado 80000 da rumo3 e vi a minha conta ir de $76800 para 710898,00. Já imaginou??rrsrsrsrsrsr

  6. 6 Leitão

    Oi Cleber!
    Provavelmente foi algum agrupamento que ocorreu, onde se une vários papéis em um só. Por exemplo: 10 para 1… pode ser o caso… agrupamento ou desdobramento não altera em nada para o investidor, apenas agrupa ou desagrupa blocos de ações….

    Mas procure entrar em contato com o RI da empresa… é outra experiência didática… se for mal atendido ou nem conseguir falar lá, é sinal que a empresa é rui mesmo…. rsss

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Kellerman

    Olá, Cleber. Foi exatamente o que o Leitão falou, o que aconteceu. Houve agrupamento das ações da Rumo. Elas foram agrupadas, a partir de hoje, na relação de 10 para 1; se não me engano, com base no fechamento do dia 31/07.

  8. Leitão, obrigado pelo seu comentário sobre UGPA3, abraços.
    Em tempo, estou divulgando seu Blog entre amigos do meu filho, espero fazer novos discípulos seus.

  9. 9 Leitão

    Oi Kellerman!
    Isso! Obrigado!

    ————
    Oi Tinnus!
    Obrigado por comentar com os amigos, valeu! :-)

    Abração!!
    Leitão

  10. 10 Portella

    Oi Leitão,

    O que você acha da estratégia de separar umas 10 boas empresas e comprar uma quantidade boa e proporcional delas somente nos momentos em que elas descerem e confirmarem a LTA de seus gráficos? Enquanto não chega esse momento, o capital fica investido em tesouro direto mesmo.

    Acho essa estratégia um pouco mais arriscada, porém mais eficaz que a de IG.

    As ações podem perder a LTA. Aí nesse, caso é só deixar um STOP LOSS armado. Acho que a esperança matemática vai ajudar a mantar a maior parte dos investimentos no verde. O que você acha?

  11. 11 Luiz

    Cleber, Leitão e Kellerman,

    Só lembrando que os famosos agrupamentos “X pra 1”, que no exemplo dado transformam o preço da ação de R$ 0,96 para R$ 8, abre espaço para mais quedas! Se não tinha mais pra onde a ação cair, após o agrupamento tem – basta a empresa ser fumo. Dificilmente uma empresa bem gerida vai fazer isso, ao contrário, vai fazer splits das ações (ou seja, de “1 pra X”), já que o preço alto de tanto a ação valorizar vai afetando a liquidez do ativo. Foi o caso das antigas ações da Ambev (AMBV), Cielo e Usiminas quando era bem administrada, rs.

  12. 12 Leitão

    Oi Portella!

    Aqui estão alguns problemas graves em seu pensamento, veja:

    – Está misturando Investimento com Especulação! Erro gravíssimo! Pecado mortal!

    – Para o Investidor não existe isso de usar análise gráfica. Ele usa exclusivamente Fundamentos para tomar decisões. Não adianta ficar tentando otimizar compras baseando-se em análise gráfica pois, apesar de parecer bem lógico e até óbvio isso, você não vai estar investindo, vai estar especulando ou melhor, jogando, pois se é para especular, tem que usar técnicas e conceitos de especulação sem misturar as coisas… O Investidor tem o foco em acumulação de ações e não em otimização de compras… o objetivo é ficar o mais comprado possível, e não ficar comprando só na hora X ou Y…. Ao ficar “não comprado” por um tempo você vai perder dividendos, bonificações, e vai muitas vezes meter os pés pelas mãos, pois o mercado dá solavancos para cima e para baixo e seu emocional vai embora… investidor não fica à mercê de emocional de massa…

    – Para o Investidor não existe o conceito de Stop Loss. Ele controla o risco de outras formas: alocação equilibrada, sistemática, diversificação, boa análise fundamentalista, etc…

    – Por causa disso, não vai fazer nem investimento direito e nem especulação direito; Não vai ter sucesso nem em uma área nem em outra, apesar de até poder conseguir isso durante alguns meses… mas quero ver manter isso ao longo de 3/5/10/15 anos….

    – Se quer Investir, faça Investimento. Se quer Especular, especule. Mas cada coisa separadamente… não se deixe iludir pelo aparente “óbvio” e o “senso comum”… não aja como leigo jogador… aja como uma ave de rapina, enxergue mais alto e pense de forma mais abrangente… como disse, tem que manter estratégias de sucesso por anos e anos, e não somente em alguns meses…

    ————————–
    Oi Luiz!
    Boa observação!

    ——–
    Abraços!
    Leitão

  13. 13 Max

    Leitão boa noite, você recomenda fundos imobiliários? Em caso positivo, esse seria um bom momento?

  14. 14 Luiz

    Olá, Max!
    Me intrometendo…rs. Investir em FIIs, para quem gosta de fluxo de caixa, é uma excelente opção. Agora, é necessário estudá-los com atenção, pois os riscos de vacância, inadimplência, etc, sempre existem. Atualmente estou aumentando posição em Fundos de agências bancárias, alguns com contratos atípicos(10 anos), reajustados pelo IPCA. Hoje minha carteira é composta de 70% FIIs x 30% Ações.

    Abs

  15. 15 LuiS

    Max,
    Postei sobre FIIs…mas não sou o Luiz que postou sobre RUMO…então, para não confundir, a partir de agora postarei/serei o LuiS com S.

    Abs

  16. 16 Renato

    Bom dia Leitão, td bem?
    Tenho Stbp11 em carteira a algum tempo, porém resultado a resultado ela vem piorando consistentemente, apesar de ser de um setor interessante e que tem mt a se desenvolver. Vc vê algum algum sinal de recuperação, indicativo nos balancos, ou acredita que os controladores perderam a mão com ela? Obs: sinto que ela não trata os minoritários muito bem tb, o que vc pode dizer sobre isso, visto que agregar valor para o acionista é muito importante para o investidor. Abraço!!!

  17. 17 Cleber

    Bom dia Senhores!!! só para reafirmar oque falamos acima.
    AVISO AOS ACIONISTAS

    São Paulo, 31 de julho de 2015 – A RUMO LOGÍSTICA OPERADORA MULTIMODAL S.A., (BM&FBovespa: RUMO3), (“Rumo” ou “Companhia”), em atenção ao estabelecido no artigo 2º da Instrução CVM nº 358/2002 vem informar aos seus acionistas, ao mercado em geral e demais interessados, que em continuidade ao Aviso aos Acionistas do dia 1º de julho de 2015, no próximo dia 03 de agosto de 2015 as ações representativas do capital social da Companhia, RUMO3, passarão a ser negociadas grupadas na proporção de 10 (dez) para 1 (uma).”

  18. 18 Cleber

    Agradece a todos que responderam meu comentário e me ajudaram a entender e aprender mais.
    Abracos!!!

  19. 19 Leitão

    Oi Max!

    Vou colar aqui o que sempre comento sobre isso, veja:

    Eu não aplico em Fundos Imobiliários não. Pelo menos, não por enquanto. Fundos em geral estão sujeitos a todo tipo de problemas: má administração, taxas, etc… O mercado imobiliário tem suas particularidades. Eu, particularmente, prefiro investir diretamente no setor produtivo mesmo, sem intermediários… Como esses fundos não me atraem, não me aprofundo muito nesse assunto, então fico limitado para lhe dizer mais…

    Tem um comentário meu sobre o tema com o amigo Luiz, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/10/08/chat-08-a-14outubro/#comment-13839

    E também com o Alexandre:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/26/chat-26nov-a-02dez/#comment-14403

    E tem também esse post sobre isso:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/04/09/os-riscos-dos-fii-fundos-de-investimento-imobiliario/

    De qualquer forma, se essa modalidade lhe interessa, demanda um bom estudo, e deve ser usada como Diversificação de investimentos, não como principal meio.

    ———————————-
    Obrigado pelo comentário, Luis! Dica: Tente equilibrar mais entre FII x Ações x Tesouro x Outros… não é bom ficar muito exposto aos FII… (apenas uma dica).

    ————————
    Oi Renato!
    Sim, a Stbp11 vem piorando os resultados, mas a piora está concentrada em 2015, já que até 2014 ela mandou muito bem…

    2015 está ruim para todo mundo, e pelo visto enquanto permanecer esse governo as empresas vão ter que apertar o sinto. A questão é manter a boa gestão, apensar da retração…

    Ela tem boa política de pagamento de dividendos, é um ponto a favor dela, mesmo na retração.

    Eu tenho em carteira mantendo uma proporção menor, a título de diversificação, por isso não me preocupo. Continuo mantendo pois é justamente em momentos ruins como esse 2015 é que vem as boas oportunidades… Sobre o tratamento com minoritários, sinceramente não sei dizer, pois não tive que lidar com eles até hoje…

    Dica: toda empresa que você não conseguir visualizar muita firmeza, procure manter alocação menor, para limitar o risco e a perca de cabelos…

    ————————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  20. 20 Igor

    Bom dia leitão, o que você acha da dependência que a ETER3 tem da venda de produtos com amianto ? Caso venha a ser proibido pode impactar muito a empresa ?

  21. 21 Max

    Opa obrigado ao LuiS e ao Leitão pelos comentários enriquecedores!

  22. 22 Leitão

    Oi Igor!
    Boa tarde!

    Essa questão do amianto já vem sendo tratada pela gestão da empresa a um bom tempo e eles têm sido bastante transparentes com os acionistas, inclusive já tomaram muitas medidas para reduzir o peso do amianto… Penso que a empresa está preparada para qualquer cenário. Ela até hoje tem sido muito bem gerida, lucrativa, paga bons dividendos… não tenho do que reclamar e estou com ela normalmente…

    Um abraço!
    Leitão

  23. 23 Bittemilher

    Boa tarde Leitão, na busca por empresas boas e baratas, me deparei com a Technos (TECN3), até onde meu conhecimento permite, achei bem interessante tê-la em carteira e começar um investimento gradual nela. O que podes falar dela? Desde já, muito obrigado pela atenção.

  24. 24 Leitão

    Oi Bittemilher!
    Boa tarde!

    A TECN3 tem pouco histórico e também não mostra um desempenho convincente nesse pouco tempo de bolsa. Caiu lucros, diminuiu geração de valor… em fim, não me atrai… Nesse setor dá para achar coisa melhor, como a Grendene, por exemplo…

    Um abraço!
    Leitão

  25. prof. gostaria de saber sua opinião sobre a Whirlpool.
    Coloquei na minha carteira de IG baseando-me no meu humilde conhecimento de analise fundamental, mas diante dessas quedas constantes me bateu um insegurança. Fiz mau negócio?
    um abraço,
    Mônica

  26. 26 Igor

    Mônica, sem querer me meter..rs mas já fazendo, também tenho a empresa e gosto bastante dela. Tem marcas sólidas(brastemp, consul), possui boa distribuição de dividendos, algum crescimento e apesar de toda a crise se saiu bem 2T15 com redução de despesas e demais ajustes.

  27. 27 Leitão

    Oi Mônica!
    O Igor comentou bem, é isso mesmo… (Obrigado, Igor!).

    Tenho ela em carteira e é ótima, bem gerida, desempenho bom e principalmente ótimos dividendos… Em 2014 foi show, mas não podemos esperar muito de 2015… tá ruim pra todo mundo… :-)

    Acho que a única que irá bem em 2015 é a Ambev, pois quanto mais o povo sofre mais bebe… vixe!

    Abraços!
    Leitão

  28. 28 Igor

    Mestre Leitão, eu que agradeço por manter esse blog sensacional e por compartilhar seu conhecimento conosco.

  29. 29 Gustavo

    Olá, Leitão!

    O quê vc diria da copada hj? Estou mantendo-a em carteira mas seus demonstrativos, misturados à crise e queda nos preços parecem apontar pra uma decepção à vista. A princípio vou mantê-la até essa crise passar, depois, como dizia minha avó: “vou passar os cobres nela”.

    Desde já, obrigado.

  30. 30 Gustavo

    Copasa*

  31. 31 Leitão

    Oi Gustavo!
    Sim, ela está com lucros caindo… Mas é importante nesse momento olhar o país como um todo… Tá ruim pra todo mundo, pra todo setor… então não dá para esperar grandes resultados em 2015… Aquelas empresas que se mantiverem pelo menos na média e funcionando, já está bom… Como diria o poeta: quando vem o nevoeiro leve o barco devagar…

    Além disso tem a crise hídrica também, outro fator singular que afeta esse setor.

    Eu tenho ela em carteira mas é pouca coisa e só para diversificação mesmo… esse setor é lento mesmo, então ou se põe pouco ou então não põe nada e vai para outro setor, como você já comentou…

    Um abraço!
    Leitão

  32. 32 Robson

    Olá prof. Leitão,

    Poderia comentar algo a respeito da CTIP3-Cetip e seu setor? De acordo minha visão parece ser uma empresa com resultados interessantes, apesar de não ter um longo período de resultados. Obrigado.

  33. 33 Leitão

    Oi Robson!

    A CTIP3 é bastante interessante sim, com resultados convincentes e boa distribuição de dividendos. Apesar do pouco tempo de bolsa, ela está no mercado a 30 anos, e bem… Vale a pena olhar para ela com atenção sim…

    Abraço!
    Leitão

  34. 34 LuiS

    ETER3…único porem é a questão do amianto, mas isso já dura uns cem anos…se tivesse que sair decisão contrária, já tinha saído…acho que não perde. Resultados continuam redondos, boa governança…investimento sem erro. Se cair mais, vira excelente oportunidade para ser sócio. Tenho em carteira e não vendo, aliás, vou aumentar posição, agora é o momento.

    Sobre CTIP3…para quem é jovem, é mel com chupeta. Alia crescimento com valor…empresa estilo WB.

    ITUB/ITSA/BBDC…com a Selic nesse patamar(14,25%), é mel na chupeta, impossível não ser sócio. O melhor negócio do mundo não é uma empresa de petróleo, e sim, um banco no Brasil.

    Minha opinião…desculpem a euforia…Leitão, me corrija se achar que falei besteira.

    Abs

  35. 35 Leitão

    Oi Luís!
    Bom comentário, obrigado!

    Um abraço!
    Leitão

  36. 36 Pequeno investidor

    Bom Dia Leitão.
    Tenho uma dúvida, desculpe pela ignorância se for o caso.
    Como uma empresa ex a Goll, pode sobreviver dando prejuízo atrás de prejuízo. Será que através de empréstimos? Porque se fosse para ser descontado no valor da cotação, a ação era para ter negativa kkkkkk
    Como isto é reportado no balanço da empresa? Quem banca estes prejuízos astronômicos todos trimestres?

    Abraços

  37. 37 Leitão

    Oi Pequeno Investidor!
    Bom dia!

    Pois é, algumas empresas são um verdadeiro mistério… Rssss….
    Mas isso ocorre com muita frequencia… Algumas empresas costumam trabalhar no negativo durante alguns anos até começar a dar lucro ou então até quebrar… No caso da Gol, parece que até quebrar mesmo… Rsss…

    Companhias grandes conseguem manter seu operacional funcionando até com relativa normalidade por um bom tempo, apensar de seus resultados financeiros estarem indo de mal a pior…

    Já viu aquele ditado: “Quem vê cara não vê coração.” Então… na bolsa é a mesma coisa… uma coisa é a aparência, o marketing, o senso comum… outra coisa é olhar as finanças da empresa por dentro… É isso que ensino a meus alunos…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

