BBAS3 – Gráfico – 29-07-2015

30jul15

Bom dia, amigos!

Acompanhando o Banco do Brasil… Deu sopa! :-)

Abraços!
Leitão

Antes…
bbas3-2015-07-21
Agora…
bbas3-2015-07-29

Veja também…

> Mais gráficos “antes e depois” com BBAS3…

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros



20 Responses to “BBAS3 – Gráfico – 29-07-2015”

  1. 1 Pietro

    Deu sopa mesmo Leitão. Dei mole nesta… Mas tô ainda de olho ainda neste mingau…Abs

  2. 2 Bardhal

    Leitao….na estrada vc considera o candle significativo de fundo que fez (compra acima de sua maxima)…ou o primeiro candle positivo de retorno (compra rompendo o positivo)?

  3. 3 Leitão

    Oi Bardhal!

    Para otimizar a entrada não existe regra, cada pessoa acaba fazendo de um jeito ou outro, mas sempre dentro de sua regra pessoal, suas técnicas.

    Por exemplo: Pode-se optar por comprar a um valor fixo em cima do suporte independente do candle. Pode-se optar por comprar durante o pregão na mínima esperada; Pode-se esperar o final do pregão; Pode-se esperar até o dia seguinte, já com o candle formado e bem claro; Em fim… o importante é ter critérios claros…

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 Ivo Santana

    E professor Leitao como suas aulas nos ajudaram, essa eu conseguir comprar a 21,10 no meio do ultimo do candle negativo.Na reversao da tendencia, onde a procura começou aumentar. Muito obrigado…

  5. 5 Leitão

    Oi Ivo!
    Que bom que está colocando em prática o que aprendeu! Fico contente, e obrigado pelo feedback positivo, valeu! :-)

    É isso aí! Mantenha a disciplina e a frieza necessária, sempre bem apoiado nos bons conceitos.

    Abração e depois me paga um café por essa heim! Rsss
    Leitão

  6. 6 Pedro Paulo

    Olá, Leitão. Curiosidade: tendo o preço da ação andado de lado nos ultimos dias, você permanece com o papel até atingir o seu alvo ou você aborta o trade e passa pro próximo?
    Aliás, você poderia informar, para fins didáticos, qual foi seu preço de entrada e o preço alvo?
    Obrigado!
    Pepe

  7. 7 Leitão

    Oi Pepe!
    Aqui no Blog não gosto de falar em números específicos nem pontos de entrada e saída, pois isso pode influenciar a outros iniciantes… O Blog é sempre com intenção Educacional, não Operacional.

    Falando sobre conceitos, vamos lá:

    – Ao definir uma estratégia especulativa tem que fazer um plano antes, já definido valor de entrada, saída e stop. E principalmente saber os “por quês” desses valores, a partir de uma técnica que se sinta confortável e confiante.

    – Ao entrar no trade, DEVE seguir seu plano. Não pode deixar as decisões para serem tomadas e/ou alteradas no calor do trade… Por isso, nesse caso do BB por exemplo, se chegou no objetivo pretendido, venda. Se não chegou, espere e pronto. Sem ficar torcendo, nem ansioso, nem temeroso, nem eufórico… frio…. frio e objetivo…

    – Algumas estratégias são possíveis, como o “stop móvel” onde você vai subindo o valor de stop junto com a ação… mas isso também é planejado antes, e interfere na relação risco-retorno, por isso tem que seguir o Sistema que se comprometeu…

    – Essas regras devem ser seguidas não apenas em um trade isoladamente, mas em TODOS os trades que se propor a fazer em um período, a isso dou o nome de Sistema, pois você vai pensar de forma sistêmica e não isoladamente.

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 Pedro Paulo

    Obrigado pela resposta.
    Sempre tento manter o plano, só que no caso do BB, eu tive uma boa entrada, mas meu preço alvo ainda não foi atingido….estou no dilema se insisto no preço-alvo, correndo o risco de o mercado jogar o preço da ação pro meu stop, ou se encerro o trade com lucro menor que o esperado….
    O problema, quero deixar claro, não é a possibilidade perder o lucro (faz parte do meu controle), mas é o tempo que está levando pro papel realizar o “movimento previsto”, se é que poderia chamá-lo assim. hehehe
    Isso implica também um custo de oportunidade, que é difícil de mensurar.
    Por isso da pergunta…
    Valeu de novo!

  9. 9 Leitão

    Oi Pepe!
    Entendo… todas essas variáveis devem ser mensuradas antes de iniciar o trade e devem fazer parte do sistema a ser seguido, para não ficar com essas dúvidas no meio do trade. Quando a gente tem um sistema definido, fazemos os trades de forma fria, sem ficar dando brecha pra decisão emocional no meio do caminho…

    Mas essa equalização pessoal vem com o tempo e a prática mesmo. O importante é caminhar no sentido de ficar cada vez mais frio e seguro e menos emocional…

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Pedro Paulo

    Perfeito! Compreendi.
    Grande abraço, amigo. Parabéns pelo teu trabalho!

  11. Oi Pedro, isso que você está falando é um conceito que alguns traders incorporam no sistema deles, costumam chamar de “stop no tempo”, seria o tempo que ele pretende permanecer no trade caso não seja atingido nem o alvo nem o stop no preço, atingido esse tempo vende à mercado e parte para outra. Mas como o Leitão disse isso deve fazer parte do sistema de trade e não mudar o sistema no meio de um trade, senão daqui a pouco você não estará mais fazendo trade, mas sim jogando.

  12. 12 Pietro

    Oi Pedro
    Só para dar um pitaco ao amigo, é como o Birutaibm comentou mesmo , cada trade tem seu conceito e sistema de operar. Não sei quanto tempo você tem de mercado, mas com o tempo praticando, nós conseguimos desenvolver uma técnica própria. No inicio de minhas operações, após o curso do Leitão, fiz varias operações com papéis do cardápio do Leitão, porem operações pequenas, para testar as minhas estrategias que desenvolvi com o que aprendi. E foi assim que fui acertando e errando, mas com muita técnica dos conceitos que aprendemos no curso sabendo diferenciar especulação de Investimento, e principalmente o controle emocional…

    Não sei o porquê, mas com o tempo criamos uma preferencia por alguns papéis em que operamos com um resultado satisfatório. É uma coisa bem pessoal mesmo. BBAS3 é uma das minha preferidas.

    Com relação ao seu trade, posso lhe dar meu testemunho, que a maioria das vezes que alterei a estrategia inicial traçada, me dei mal. Agora , uma coisa bem pessoal mesmo, não é para voce fazer só porque eu faço não……Mas, quando pinta no meio do caminho, ”em que já estou no lucro”, e ” o tempo não faz chegar ao meu objetivo,… uma duvida…, aquela voz no seu ouvido…. ou sei lá uma intuição…, que não seja emocional e sim racional, e diante principalmente que já estou no lucro com o trade, eu realizo a operação no tempo. Mas na realidade não devemos fazer isso, pois já estudamos bem a estrategia de entrada e saída antes de entrar na operação de forma fria e calculista…. É uma prática que os trades fazem, como o birutabm comentou… Veja bem, só estou dando um exemplo, não é para fazer o mesmo, cada um deve desenvolver o sua técnica para potencializar sua entrada e saída da operação.
    Abraço a todos.
    Pietro.

  13. 13 Pedro Paulo

    Obrigado pelos comentários.
    Tenho um sistema montado pelo qual opero há 1 ano.
    Até agora obtive bons resultados e meu controle de risco é bem confortável, mas as vezes surge uma ou outra dúvida. A última é o efeito do tempo no trade, que tem causado uma pequena angústia.
    Espero que com o tempo eu apure minha técnica e as duvidas desapareçam….
    Como solução para o momento, optei por manter o sangue frio e aguardar o mercado me dizer se atinjo o preço-alvo ou se serei stopado.
    Seja lá o que vier, estará dentro dos meus parâmetros risco x retorno, e os trades futuros haverão de me compensar eventual prejuízo.
    Abraços a todos.

  14. 14 Magda

    Prof. Leitão,
    Alguma nova leitura para BBAS3?
    Continua valendo o suporte?
    Abraço!

  15. 15 Leitão

    Oi Magda!
    O BB deu aquele pequeno range e agora está na iminência de perder o suporte. Estou acompanhando e por enquanto é melhor ficar de fora… Se perder o suporte a tendência é cair mais…

    Abraço!
    Leitão

  16. Professor leitão, o papel está se aproximando de um fundo histórico. Será que já não merece uma atualizadinha?

    Abraço!

  17. 17 Leitão

    Oi Daniel!
    Depois do pequeno range ele recuou e agora estou acompanhando, mas por enquanto é melhor aguardar… Pode perder o suporte…

    Assim que ficar legal posto aqui para os amigos…

    Abraço!
    Leitão

  18. OK Professor!

  19. 19 Falcão

    Boa tarde Leitão…tudo bem ?
    Perdeu a LTA né ?
    To de olho

  20. 20 Leitão

    Oi Falcão!
    Bom dia!

    Sim, perdeu! Vou dar uma atualizada no gráfico hoje…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

