Para pensar fora da caixinha…

23jul15

Voltei das férias! Viajando a gente conhece novas paisagens, novas pessoas, novos ares… É natural que voltemos diferentes do que quando saímos.

Rotina

O dicionário define ROTINA como:

  1. Caminho já trilhado ou sabido.
  2. Prática constante, em geral. Costume.
  3. Hábito de fazer uma coisa sempre do mesmo modo.
  4. Índole conservadora ou oposta ao progresso. = Conservadorismo ≠ Inovação

Muita gente não investe por puro comodismo, preguiça, inércia… Assim como gado caminhando no pasto, é mais fácil abaixar a cabeça e seguir a trilha com a manada, focado no trabalho e deixando sempre pra depois o assunto investimento. Seguir a rotina.

Eu sei. Investir às vezes parece chato. Tem que se informar sobre o assunto, depois dá medo, e ainda a gente deixa de comprar coisas que gostamos, tem que poupar, tem que ter paciência e muita fé… Ou seja, é natural que deixemos esse assunto sempre de lado.

Motivação

Escrevo isso hoje para servir de MOTIVAÇÃO aos amigos. Acredito que o que mais as pessoas precisam é de bons exemplos e motivação e não de mais fórmulas ou mais dicas de investimento…

Quanto a mim, nunca gostei de me sentir como gado, por isso sempre procurei fazer tudo diferente do que a massa faz. Não sei se é uma boa receita, mas pelo menos no meu caso tem dado muito certo ser “do contra”. Desenvolvi um senso crítico que sempre me diz: “Se todo mundo está fazendo algo, é sinal que isso não é legal. Faça o contrário.”

Acho que Steve Jobs concordaria com isso. É bom poder pensar fora da caixinha…

Foi assim que comecei a me dedicar mais ao assunto Investimento, enquanto todo mundo da minha geração estava se dedicando ao assunto Trabalho (trabalho, cursos, carreiras, línguas, etc., etc.). Percebi que por mais que trabalhemos, somos um só. Já quando investimos, nos tornamos muitos. Dessa forma, continuei trabalhando diligentemente sim, mas fui aprendendo a investir melhor também…

Hoje posso tirar várias férias por ano, passear com a família, ter tempo para dedicar a muitas coisas diversas. Isso porque já não sou um apenas, sou muitos. Enquanto estou passeando, meus investimentos estão trabalhando por mim…

*Isso não é sinônimo de ociosidade, longe disso! A bem da verdade é que quando temos mais tempo somos muito mais produtivos e também mais eficientes. Como diz o sábio: com o machado afiado cortamos melhor, com menos esforço.

Águia ou Boi

Aqui eu falo sobre sair da inércia e procurar investir de forma mais inteligente. Mas isso vale para muitas outras áreas da vida: Se todo mundo está fazendo alguma coisa, pare, pense, e veja se fazendo diferente não é melhor. Muitas vezes é sim!

Lembrei de um passeio que fiz essa semana com a família: eu havia acabado de chegar de uma viagem de bicicleta na Estrada Real pelas montanhas de Minas – coisa linda, natureza exuberante, tudo lá, como Deus fez, verdadeiro, livre e gratuito. Aí, no final de semana, fui visitar um tal parque “ecológico/artístico” aqui na região, famoso. Qual não foi minha surpresa quando cheguei lá e tive que pagar um absurdo para entrar, depois outro absurdo para almoçar, numa confusão enorme de gente e carros, enfrentando fila pra tudo, feito gado no comedouro… Aí descobri que o tal parque é até bonito mesmo, feito de paisagismo e jardinagem de primeira, mas bem artificial e frio… Nada comparável à beleza natural lá fora.

Percebi com isso o quanto as pessoas estão afastadas das verdades naturais. Pagam caro e se comportam como gado para ver o verde de que se afastaram, que está lá fora esperando por elas, de graça!

Pense nisso! Crie o bom hábito de questionar os modelos existentes. Evite aquilo que te massifica, procure o que te humaniza.  Se muita gente anda pensando/falando/fazendo algo, faça o contrário! Verá que é bem melhor ser águia do que ser boi.

Abraços e bons investimentos!
Eduardo Leitão

—————————
> Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem…

Leia também…

> Já pensou em comprar sua liberdade?

> Renda Fixa, Capital Imobilizado, Capital Produtivo, Capital Imaginário e Geração de Valor.

> Ranking com as ações mais queridinhas da turma



15 Responses to “Para pensar fora da caixinha…”

  1. 1 Lucas

    Belo texto!!!
    Acho engraçado analisar o meu passado e lembrar de quando alguém me chamava de estranho e/ou maluco como eu ficava irritado – perdia boa parte do meu dia me remoendo -, hoje dou um sorriso e respondo “obrigado”.
    Ainda bem que existem pessoas que ousam pensar diferente!

  2. 2 Leitão

    Valeu pelo comentário, Lucas! :-)

  3. 3 Li

    Que lição!! para os investimentos, para a vida, para tudo!

  4. 4 Leitão

    Obrigado, Li! :-)

  5. 5 RonaldoMG

    Poxavida, seu mala. O lugar que você foi (paisagístico/artistico) é legal também. Talvez tenha dado azar de ter ido num dia tumultuado.

    A experiência sempre é pior quando passamos por esses perrengues. Tem bares em BH que a galera fala muito bem, mas que por ter passado perrengue pra experimentar eu fiquei com essa má impressão.

    Acho que cada passeio tem seu lugar; e sua lições, desde as caronas da época do meu estágio, inspiradoras.

    Abraço!

  6. 6 Leitão

    Oi Ronaldo!
    Sumido! Bom ter notícias sua!

    Pois é… todo lugar quando tá muito cheio é ruim mesmo… mas pensando bem lá é bonito, só que achei bem enlatado, “pra inglês ver”… rsss… É que depois de chegar das montanhas da Estrada Real a gente não se contenta mais com um simples jardim… :-)

    Abração!
    Leitão

  7. 7 Aécio Silc

    Muito bom Leitão! Faça o que todo mundo faz e ficarás na média, isto é serás medíocre!.

  8. Belo texto! A beleza, a felicidade, o sucesso muitas vezes estão escondidos nas coisas simples da vida, sem complicação, sem “artificialismos”, sem fórmulas mágicas. Basta viver, basta ter iniciativa de deixar o comodismo e se aventurar nas asas do vento. E como vc Leitão vem nos ensinando, descomplicando e nos ajudando a desvendar esse mundo desconhecido e maravilhoso dos investimentos, que são da mesma forma simples e sem complicação!

  9. 9 Leitão

    Oi Aécio!
    Obrigado pelo comentário! Legal! :-)

    ————-
    Oi Rafael!
    Obrigado! Valeu!
    O que a gente precisa é de mais positividade nesse mundo. A melhor forma de combater o que é ruim é promovendo o que é bom :-)

    ——-
    Abraços!
    Leitão

  10. Prof, foi pensando fora da caixinha que encontrei as melhores oportunidades da minha vida. Enquanto me chamam de louca eu nado em oceano azul rs.

    Parabéns pelo post prof. adorei!

  11. 11 Anônimo

    Caro Prof. Fibo Leitão,
    Certa vez, em resposta a um de seus exercícios do Curso, disse-lhe que se eu não aprendesse nada, absolutamente nada de aplicação em Bolsa, teria uma vida enriquecida pelos seus ensinamentos humanistas.
    As notícias tronitruantes alarmistas e a ganância a qualquer preço têm nos impedido de desfrutar as pequenas grandes coisas da vida, como curtir Heitores e a mãe natureza, hoje prazeres prosaicos para muitos.
    Seus “posts” são sempre bem-vindos!
    Abrações,
    Jovem há mais tempo.

  12. 12 Marciano

    Boa noite Leitão!
    Tenho na carteira GGBR4 a preço médio de 11 reais por ação. Está sendo negociada a 6 reais. Todos diriam compre mais agora, na crise, e reduza seu preço médio. Vi suporte na casa dos 5.50. Minha pergunta é: diante da grave crise na siderurgia e na demanda interna de aço, na desaceleração da China ( isso penso que seja o mais grave) e o iminente corte de rating do Brasil, o mais prudente não seria aguardar o mercado? Penso em entrar só quando houver um sinal de fundo no gráfico desse papel. O que vc diz dessa minha leitura? Mercado já precificou isso tudo será? Terias alguma sugestão diversa dessa minha visão?
    Muito obrigado

  13. 13 Luciana

    Ótimo texto. Motivação é um ingrediente essencial para nos manter em movimento, senão a vida passa por cima, o tempo nos atropela. Bons exemplos de pessoas motivadas, inspiradoras também servem como um motor para nos tirar da inércia. Ótimo dia e que todos consigam algo que os motive na vida.

  14. 14 Li

    Marciano, Qual o objetivo de fazer preço médio?
    Não tenho conhecimentos aprofundados, como Leitão, nem categoria para responder como tal, mas como sua pergunta é pública me sinto no direito de ajudá-lo a pensar nela.
    Você é sócio da empresa ou está especulando ou está fazendo um mexidão?
    Se é sócio analise os dados financeiros da empresa e decida se continua ou se sai, as notícias deixe par aos jornalistas e as previsões para os futurologistas.
    Se está especulando, pelo que aprendo por aqui, trace a estratégia e mantenha-se, fim.
    Se está fazendo um mexidão e misturando sociedade com especulação fique um pouco mais por aqui e veja que esta mistura não será saborosa ao final.

  15. 15 Leitão

    Oi Mônica!
    Obrigado mais uma vez pelo carinho!

    E continue fazendo diferente! Sucesso pra você! :-)

    ————————
    Oi Jovem a mais tempo!
    :-)
    Muito obrigado! Valeu pela mensagem de incentivo! Eu que agradeço por ter essa turma boa reunida por aqui! :-)

    —————-
    Oi Marciano!

    Olha, a Li já fez um bom comentário (Obrigdo, Li!).

    Vejo no seu breve texto muitos problemas de conceitos e isso vai lhe causar prejuízo agora e no futuro, não só com a Gerdau, mas com outras…

    Vamos lá:

    – Não devemos jamais fazer estratégia de preço médio em uma ação com fundamentos deteriorados, isso é atolar ainda mais o pé na lama. Preço-médio só se faz com empresa forte em seus fundamentos;

    – Não devemos tomar decisões com base em futuros. As decisões devem ser sempre tomadas com base no Presente. Se ficar tomando decisões com base em futuros vai estar no papel de Jogador, aquele que tem “expectativas”, que aguarda a roleta girar… O Investidor não tem expectativas, ele tem Estratégia.

    – Não ficamos tentando adivinhar fundos;

    – Não devemos misturar Especulação com Investimento. Sua análise com a Gerdau está focada em cotações apenas, e pelo visto sua estratégia com ela não está definida nem como Especulação e nem como Investimento… está comprando e assistindo o vento levar o barco…

    Em fim, são algumas pinceladas para alertar que seu erro com a Gerdau pode estar ocorrendo com outras que está comprando, e vai continuar errando se permanecer com esses conceitos errados… Tempo é dinheiro, não perca tempo errando.

    —————————-
    Oi Luciana!
    Obrigado! A turma aqui sempre me motiva! :-)

    —————
    Abraços, pessoal!!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s