IBOV – Gráfico – 21-07-2015

22jul15

Bom dia, amigos!

Após as férias estou arrumando a cozinha aqui. Hoje uma atualização geral nas principais… Segue a sequencia abaixo…

Abraços!
Leitão

ibov-2015-07-21

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros



4 Responses to “IBOV – Gráfico – 21-07-2015”

  1. 1 Sardinha

    Leitão, minha carteira de IG faz hoje 4 anos.

    Achei que com essa maturidade já começaria a ver gordos dividendos caindo em minha conta todo mês, mas não é o que está acontecendo. Após 4 anos investindo religiosamente, mês a mês, confesso que tenho certa frustração ao fazer o balanço e ver que os dividendos representam menos de 0,4%a.m do valor investido. Esse ano eles estão menores do que no ano passado, refletindo a queda de lucro real das empresas. Já investi quase milhão, o custo de oportunidade em renda fixa já passou de 150mil.

    Minha carteira:

    BBAS3
    BRSR6
    CCRO3
    CGRA4
    CMIG4
    CSNA3
    CTIP3
    ELPL4
    ETER3
    GETI3
    GRDN3
    HGTX3
    ITSA4
    NATU3
    PETR4
    STBP11
    TOTS3
    VALE5
    WHRL4

    TOTAL INVESTIDO 432k (DESCONTANDO OS DIVIDENDOS REINVESTIDOS)

    TOTAL ATUAL 359K

    RENDIMENTO = -17% RENTABILIDADE DA RENDA FIXA (10%a.a,)

    CUSTO DA OPORTUNIDADE (RENDA FIXA) 10 A.A. = 156K

    TOTAL ATUAL SE TUDO FOSSE INVESTIDO EM RF = 588K!!

  2. 2 Leitão

    Oi Sardinha!
    Bom dia!

    Não perca o foco nem os conceitos, senão vai ficar míope e em dúvidas como a massa… vamos lá:

    – A primeira coisa a fazer é conferir se está mesmo registrando corretamente todos os eventos na sua planilha: dividendos, bonificações, desdobramentos, grupamentos, etc… Se cometer erros nos registros vai comprometer seus controles e não vai apurar corretamente o desempenho real ao longo dos anos, veja esse artigo:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/10/09/voce-sabe-exatamente-como-anda-o-desempenho-de-sua-carteira-de-acoes/

    – Sua carteira parece estar sendo bem construída, ok. Mas ainda não está madura… Só para se ter uma noção, no primeiro ano está fazendo ainda o(s) primeiro(s) rodízio(s), poucas compras (ainda mais dependendo da qtde da ações que compra todo mês)… no segundo, um pouquinho mais… no terceiro já começa um pouco mais de acumulação… no quarto mais e no quinto ano em diante aí é que a musculatura das ações começa a fazer efeito (acumulação de quantidades de ações). E esse ano não serve de referência… 2015 está mesmo magro pra todo mundo… Veja esse artigo:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/01/09/como-sao-os-dividendos-em-carteiras-maduras/

    – Não foque em cotações… atualmente está tudo muito baixo mesmo… se ficar olhando o preço atual da sua carteira vai ficar triste mesmo, foque seu olhar na QUANTIDADE de ações acumuladas, é isso que lhe torna sócio das empresas, é isso que é seu Patrimônio… seu patrimônio não é cotação, é Quantidade de ações… As ações nesse período de baixa vão mostrar baixa mesmo, mas sua carteira está cheia, gorda de pedaços de empresas fortes. Veja a situação do mercado resumida no gráfico abaixo:

    – Repetindo: não esqueça de somar as bonificações (dividendos+bonificações) recebidos ao longo dos anos…

    – O Custo de Oportunidade da Renda Fixa é apenas uma referência para medir, mas não deixe que isso te iluda. Seu dinheiro aplicado em renda fixa está sujeito à inflação, já seu dinheiro aplicado em ações está sujeito ao crescimento das empresas. 2015 tá ruim mesmo, mas não se abale… lembre-se que seu patrimônio é a Quantidade de ações que está acumulando…

    Em fim, esses são alguns lembretes para que possa revisar suas contas aí e também para que não se deixe abater, não se deixe dominar pelo sentimento de leigo de senso comum… Quem usa só o senso comum fica na poupança… para investir em ações tem que olhar mais de cima…

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 APC

    Se me permitem um pitaco, lá vai:
    Renda variável não pode ser aplicação pensando em prazos fixos para medir.Por exemplo nosso índice já passou por quedas que duraram até 11 anos medidas em dolar (entre 1971 e 1983). Acredito na metodologia do Leitão de acumular sempre, será vencedora , e quando elas estiverem em alta , faz-se rebalanceamento da carteira.
    Pessoalmente sou meio teimoso e como suei muito pra conquistar o que tenho prefiro só aumentar as compras em periodos de baixa acentuada ou muito prolongada , como agora.Fiquei de fora de 2012 como já postei por aqui, mas vejo que o péssimo momento do Brasil , pode ser um òtimo momento para o investidor sem prazos fixos e enquanto não vem uma boa alta de 500 a 1000% como é nosso retrospecto, vamos colhendo os dividendos.Se não der certo é porque o Brasil já se ferrou a muito tempo e não existe refugio confiável em nenhuma modalidade financeira.
    Abs e sorte, Fé e estratégia.

  4. 4 Leitão

    Oi APC!
    Obrigado pelo comentário!

    Como está em Eclesiastes 3 – “Há tempo para tudo; tempo para plantar e tempo para colher…”

    Abraços!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s