CHAT 21 a 26/jul

21jul15

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



41 Responses to “CHAT 21 a 26/jul”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Abraços e ótima semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Leitão

    Bom dia, pessoal!!!

    Estou de volta! Fiz ótimos passeios e passei um bom tempo com a família, foi ótimo! Nada como viajar e curtir novas paisagens para renovar as baterias…

    E vamos que vamos! A caminhada é sempre melhor junto dos amigos!

    Essa semana vou dar uma arrumada aqui na cozinha, atualizar análises e gráficos, colocar as pendências em dia e preparar a lenha para o fogão! Vamos colocar as panelas no fogo! :-)

    Um grande abraço!
    Leitão

  3. 3 Cleber

    Bom dia Leitão!!!
    Parabéns pelo Trabalho, sou novo no meio, e pude encontrar aqui em seu blog um ótimo conteúdo para me basear. Sou Formado em Eletrônica e especializado em desenvolvimento de software para automação automobilística. Tenho apenas 3 meses que opero e já tive felicidades e tristezas… agora por exemplo estou triste!!! Já imaginou porque né!!! Já li alguns livros, e mais seus 3 livros sendo que o volume 3 foi em uma tacada só kkkkk. Entendi bem seu conceito de investir e especular, estou em uma tendência de especular pois gostaria de potencializar meu capital, pois entendo que perdi muito tempo e dinheiro tentando empreender vários negócios buscando a liberdade financeira, já trabalhei muito e trabalho ainda para empresa privada com até um bom salário, e sempre empreendendo algum negócio em minhas horas vagas. Já joguei muito dinheiro fora literalmente. E agora estou aqui. Me encantei com o mercado de ações e como tenho essa formação de exatas estou querendo me aprofundar na análise técnica e operar encima de gráficos. Apesar de tudo que te falei tenho um capital para iniciar baixo em torno de $75.000,00, por esse motivo gostaria de especular antes de começar a gerar patrimônio.
    Oque me diz???
    Estou me escrevendo em seu curso.
    Cleber 3D

  4. 4 Leitão

    Oi Cleber!
    Bom dia!

    Obrigado, e seja bem vindo à turma! Agora pode se sentir entre amigos e vamos caminhar juntos!

    Foi bom ter comentado um pouco mais sobre você. Vou pontuar algumas coisas então, vamos lá:

    – Seu encanto pelo mercado de ações é bom, mas precisamos canalizar isso. Ser do ramo de exatas não dá vantagem alguma e pode lhe induzir a graves erros. Ainda bem que está a apenas 3 meses operando sem boa noção… Vamos corrigir isso…

    – Vejo que é um cara inteligente, esforçado e empreendedor. Isso é ótimo. Esse é seu maior patrimônio! Muito maior do que os 75k atuais… O seu patrimônio externo vai ser igualmente proporcional ao seu patrimônio interno… é esse que devemos desenvolver primeiro.

    – Errar e jogar dinheiro fora é normal. A gente erra muito pra aprender mesmo. Não fique chateado. Continue sendo empreendedor… coloque os erros e medos debaixo do braço e bola pra frente!

    – Especular é muito legal, mas não deve ser seu foco exclusivo. Pra ser bom especulador tem necessariamente que ser bom investidor primeiro. Não adianta achar que vai fazer fortuna apenas especulando, por mais sedutor que isso possa parecer no começo. Vamos trabalhar isso depois…

    – 75k iniciais está ótimo sim… está próximo da barreira psicológica dos 100k… depois a bola de neve vai crescendo… mas nada de ansiedade… tem que trabalhar, poupar e investir… tudo que é bom de verdade requer seu tempo… como diz a frase: “não dá para gerar um bebê em um mês engravidando nove mulheres ao mesmo tempo”… isso vai levar nove meses mesmo…

    Bem, algumas pinceladas… e como você disse que vai vir para a turma de agosto, vai ser ótimo, vai lhe colocar na trilha certa! Fico lhe aguardando então…

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 Cleber

    Leitão!!!
    Obrigado a pronta resposta!!! E estaremos juntos na próxima turma!!!
    Abraço!

  6. 6 Márcio

    Boa tarde Leitão. Primeiramente bom retorno ao trabalho!
    Poderia, por gentileza, comentar sobre essa queda recente da CMIG4?

  7. 7 Leitão

    Oi Márcio!
    Boa tarde!

    A Cemig está sendo negociada abaixo de sua linha de alta primária de longo prazo, o que demonstra força de Oferta e isso tende a derrubar ainda mais os preços…

    Os resultados da companhia até agora foram muito bons, mas mantê-los de agora em diante está parecendo um problema, diante das mudanças…

    Recentemente comentei sobre isso, veja esse Chat onde comento com o amigo Bassi e depois com o Raul:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/06/22/chat-22-a-28jun-2/#comment-26758

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 marcia

    ola leitao,
    tu dentro de seus criterios , continua com a cemig: ou saiu:
    grata

  9. 9 Leitão

    Oi Marcia!
    A Cemig continua em minha carteira, dentro da alocação padrão para todas e assim mantendo o risco sob controle. Por isso é que devemos ser disciplinados e não alocar demais em uma ou outra empresa, mesmo que em algum momento fiquemos empolgados com seu bom desempenho, pois a vida empresarial é cheia de altos e baixos… É melhor manter uma estratégia segura e retilínea sempre…

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 ivaldo

    Olá leitão! bem vindo! pode comentar sobre a queda constante da usim5?

  11. 11 Leitão

    Oi Ivaldo!
    Obrigado!

    Olha, a Usiminas está de mal a pior, sua queda é justificável uma vez que já vem de anos com desempenho péssimo, prejuízo, etc… É um buraco sem fundo. Além da retração do setor o problema maior com ela é a má gestão mesmo…

    Eu já comentei sobre esse problema com ela a uns 02 ou 03 anos atrás, inclusive a retirei de minha carteira naquele período justamente pela deteriorização dos fundamentos…

    Se você a tem em carteira, uma pena, agora é tarde demais para fazer algo. É leite derramado e não vejo luz no fim do túnel para ela. Mas se não tem, passe longe… não ponha a mão nisso!

    Um abraço!
    Leitão

  12. 12 Anônimo

    Bom dia Leitao, estou com a NATU3 comprada, ela só vem caindo nos ultimos pregões, qual sua opnião sobre ela?

  13. 13 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome ou apelido)

    Vou postar um gráfico atualizado sobre ela daqui a pouco… Estou preparando umas atualizações aqui… Já já posto…

    Um abraço!
    Leitão

  14. 14 andre

    Desculpa esqueci mesmo rsrs, obrigado pela dica, um grande abraço!!

  15. 15 marcia

    obrigado Leitao,
    Se importa em dizer quais do seu cardapio ja deixaram sua carteira e qual o % de renda fixa hoje tens em relacao as acoes:
    E por ultimo, nao te preocupa em relacao ao cardapio que a maior parte das acoes nos ultimos anos estarem de lado ou em queda nas cotacoes e muitas tambem com queda no lucro:

    Ps :desculpe pelo teclado desconfigurado e grande abraco

  16. 16 Robert

    Boa tarde Leitão! Como já havia dito, anteriormente, estou começando a especular… Estou com uma pequena dificuldade e queria saber como você faz… Tenho um dinheiro na renda fixa, com resgate automático que uso para especular quando surge uma oportunidade, porém o banco limita essas transferências diárias. Uma conta minha do Banco do Brasil é mais fácil porque a transferência é rápida pois a corretora também tem conta, então entre conta corrente do mesmo banco cai quase que simultâneo, mas tenho, também, uma conta em outro banco que a corretora não tem o que dificultaria a transferência.
    A corretora que eu uso é a rico, que também possui investimentos em renda fixa que possibilita o resgate automático…
    Queria saber como você faz, se mantém o dinheiro na renda fixa da própria corretora, ou deixa ele parado na conta da própria corretora só pra especular ou se tem alguma outra maneira.

    Abraço!

  17. 17 Leitão

    Oi Márcia!

    A Usiminas saiu já faz tempo por piora nos fundamentos. A Randon ficou um tempo e depois mudei de posição para outras. A Coelce tive que vender pois a companhia queria fechar capital, era ótima, mas ok. GGBR e CSN congelei para reduzir posição no setor, mas ainda tenho. Ferbasa tive por um tempo e depois finalizei pois não atendia mais os requisitos…

    Em fim, em média uns 20% de manutenção é normal de acontecer ao longo dos anos… Quanto menos manutenção for necessária, melhor está sendo sua carteira.

    Quanto à alocação, um padrão que sempre comento é 50% ações e 50% renda fixa, podendo variar entre 25/75 ou 75/25, de acordo com a estratégia de cada um. Eu venho mantendo em média 70% em ações e 30% em renda fixa, mas varia de acordo com as oportunidades em cada momento.

    Quanto ao mercado estar em queda ou de lado, é a realidade do período econômico atual (coincide com todo o período Dilma e parece que vai durar enquanto ela estiver lá rssss). Algumas empresas realmente estão sofrendo com resultados fracos, outras menos, outras até prosperam… é assim mesmo. Ao longo dos anos muitos serão os altos e baixos, mas o que importa é o conjunto das ações. Quando uma vai mal, a outra compensa. Por isso é importante a diversificação de setores e a alocação balanceada em todas. E outra coisa que não devemos esquecer é que Ações não são só “cotações”… são principalmente Dividendos. Se ficar olhando só cotação vai ficar zonza… tem que olhar os Fundamentos e os Dividendos principalmente…

    ——————————–
    Oi Robert!

    Olha, dinheiro em corretora eu não gosto não. Dinheiro tem que ser em banco mesmo, grande e consolidado. Corretora é bom só mesmo para intermediar a compra e pronto. Qualquer problema que ocorra com a corretora não faz mal pois as ações ficam na Bovespa, já se tiver dinheiro aplicado com ela aí pode ser um risco. Dizem que nos bancos tem garantia de até um certo valor, acho que 250k, mas a “garantia” mesmo é o tamanho e histórico dele…

    Sobre a grana para especular, se você for especular bem eventualmente (por exemplo uma vez por mês) aí pode ser viável ficar transferindo… Mas se for especular um pouco mais frequente talvez seja melhor deixar o dinheiro na CC da corretora nesses intervalos curtos entre um trade e outro… Algumas corretoras trabalham com um conceito de “Margem de operação”, ou seja, se você já tem uma carteira de Investimento nela, ela deixa você operar com um $$ e cobrir isso em até 03 dias… O que dá para fazer operações rápidas e cobrir com calma depois… A DirectaInvest (agora da Rico) permite isso. Mas acho que outras também tem isso…

    ————-
    Abraços!
    Leitão

  18. 18 Cleber

    Caro Eduardo Leitão,

    Estou te escrevendo por aqui como um pedido de ajuda, e também para deixar aqui registrados, oque acabou de ocorrer comigo para que sirva de ajuda para que outros aprenda sem ter que errar.
    Infelizmente, em minhas tentativas de potencializar meu capital de investimento com a especulação, sem experiência, acabei levando
    uma ferroada de um escorpião que me custou 16K.
    Cara, estou sem chão…
    Oque fazer pra se consolar nessa hora, doeu e doeu muito, pois lendo é uma coisa, agora sentir o veneno correndo nas veias é outra…
    Como disse já li seus 3 livros, e vi várias vezes a recomendação para não especular com esses fumos….
    parece até engraçado, mas fiquei até com medo de abrir o HB….

    Oque fazer agora?
    depois de tomar bastante suco de maracujá!!

  19. 19 Leitão

    Oi Cleber!
    Vixe!! 16k!

    Quando li sua mensagem aqui em cima no chat imaginei que estava fazendo besteiras mesmo… uma pena… mas sei bem com se sente, também já passei por isso… já perdi mais de 20k assim de uma vez… dói na carne!

    Pelo que comentou você já identificou alguns erros, provavelmente andou especulando sem estratégia, sem planejamento, sem técnicas e principalmente andou colocando a mão em “escorpiões” (ações de péssima qualidade)….

    Olha, leite derramado, não adianta chorar agora… fica de aprendizado. O aprendizado pelos erros é dolorido mas fica gravado na pedra, a gente não esquece… o importante é levantar, sacudir a poeira e fazer valer o custo do aprendizado… não adianta nada pagar caro para aprender e depois mudar de ramo… agora que gastou essa fortuna aprendendo é que não deve abandonar a bolsa mesmo! Tem que ser teimoso agora!

    Fico lhe aguardando na turma!

    Um abraço!
    Leitão

  20. Boa tarde Leitão,

    Bem vindo de volta =)
    Poderia comentar sobre a HGTX3? Os fundamentos são bons, mas vem em queda constante..poderia ser apenas o movimento do mercado para estabilizar o preço da ação no “valor justo”?

  21. 21 Leitão

    Oi Andre!
    Boa noite!

    A empresa mantém bons fundamentos, apesar de ter dado uma estagnada nos lucros (dá para relevar por causa da retração econômica atual). Mas em suma a empresa é bem gerida sim…

    O problema não é com a empresa, e sim com a alta que as cotações atingiram no passado recente. O mercado supervalorizou, exagerou demais, e agora a correção é coerente. Os preços estão mais reais agora, até mesmo interessantes viu…

    Um abraço!
    Leitão

  22. 22 Robert

    Obrigado leitão!
    Não sabia dessa “margem de operação”, me parece ser uma boa opção…
    Abraço

  23. 23 Igor

    Bom dia Leitão, o que você está achando da CIEL3 e da ABEV3 ? Estão um pouco valorizadas demais frente aos fundamentos ?

  24. 24 Leitão

    Oi Igor!
    Bom dia!

    As duas possuem fundamentos muito bons, e estão em setores fortes e de crescimento, por isso dá para relevar o preço alto… Algumas empresas (a Ambev é exemplo disso) são tão virtuosas que raramente ficam baratas… estão sempre com preço salgado, mas como estão sempre com crescimento firme é justificável pois mesmo que se pague caro hoje ela vai crescendo e aumentando os dividendos com o tempo.

    Mas… é sempre bom poder evitar preços caros, um princípio do Investimento em Valor. E uma observação: no caso da Estratégia de Investimento Gradual essa questão fica secundária, não fará mal acumular ao preço de mercado, visto que a média ao longo dos anos será favorável… o sucesso virá da acumulação e não de compras pontuais… Detalho isso melhor com os alunos…

    Abraço!
    Leitão

  25. 25 Lucas

    Bom dia leitão!

    Quando você diz rodízio para compra de ações, como devo proceder se as ações programadas para comprar agora estiverem bem caras e as ações da próxima leva estiverem com preços bem atrativos?
    Respeitar a sequência ou há certa maleabilidade com algumas oportunidades que aparecem?

    Aproveitando, o que você pode me dizer sobre ECOR3?

    Obrigado!!

  26. 26 Leitão

    Oi Lucas!
    Bom dia!

    O rodízio deve ser seguido religiosamente, nada de “otimizações”… Mas não se preocupe que vamos estudar sobre isso em detalhes agora na turma de agosto! Sua matrícula está confirmada!

    Sobre a ECOR3, é outra boa do setor junto com a CCRO… Mas também vamos aprender a analisar essas empresas agora em agosto… Guarde essa curiosidade para os estudos pois vai servir de motivação para aprender…

    Um abraço!
    Leitão

  27. 27 marcia

    leitao,
    Considerando as idas e vindas das acoes, no geral, nesse periodo em que a Dilma esta no governo , sua carteira tem conseguido vencer a inflacao , ja que esta 70% em acoes , imagino que o periodo esta mais pra plantar que pra colher , ou nao:
    grata

  28. 28 Gustavo

    Olá leitão,

    Seja bem-vindo de volta!

    Professor, vi nas suas últimas atualizações que indicou pontos consideráveis de compra de VALE e PETR. Gostaria que desse uma explicação, se possível, pois, contradiz um pouco com o que aprendemos sobre negociar com boas empresas, tendo em vista que o principal fundamento das duas esta em colapso.

    Desde já agradeço.

    Gustavo.

  29. 29 Frederico

    Olá Leitão. Gostaria de sua avaliação sobre algumas empresas da minha carteira de IG. Nada muito especifico, apenas se alguma dessas estaria de cartão amarelo ou vermelho:
    pomo4, bbas3, bbdc4, itsa4, sbsp3, geti4, vale5, eter3, eztc3, wege3.

  30. 30 Leitão

    Oi Márcia!
    Sim, você resumiu tudo nessa frase: “o período está mais para plantar do que para colher”. É isso mesmo! A fase ruim do governo Dilma está servindo para manter os preços baixos e isso é bom para acumulação agora…

    ————————
    Oi Gustavo!
    Eu não indiquei pontos de compra não. Não posso fazer isso. Eu apenas apresento a leitura do momento, e a Estratégia, pessoal, vai de cada um.

    Mas sim, ambas estou acompanhando para janelas de Especulação pontual sim. As duas, apesar do momento ruim, são grandes e consolidadas e podemos usar para especulação também… elas não se enquadram na categoria “fumo/escorpião” – essas sim, devemos evitar.

    ————————
    Oi Frederico!
    Olha, são muitas e não posso ficar dando pitaco em carteiras de terceiros, mas não vejo nada de grave em nenhuma delas… A Sabesp é a mais fraquinha, mas se for para diversificar, ok.

    Uma obs: Vejo três bancos aí… se sua carteira for maior e bem diversificada (>20), ok, mas se for carteira pequena eu acho que é concentrar demais em um setor… tente variar bem os setores…

    ——————
    Abraços!
    Leitão

  31. 31 Frederico

    Ok. Tem mais sim. Coloquei só algumas. Sobre as outras já tem muitos comentários aqui no blog.
    Abraço.

  32. 32 Bittemilher

    Boa tarde Leitão, qual a tua opinião sobre a MDIA3, ela não é de dividendos e ainda parece cara, no meu ponto de vista, mas possui bons fundamentos. Vale a pena tê-la em carteira apenas por diversificação, pois não tenho nada no setor alimentícios e a única que me chamou atenção foi ela. Agradeço desde já pela atenção e paciência.

  33. 33 Leitão

    Oi Bittemilher!
    Boa tarde!

    A MDIA3 vem apresentando um bom desempenho e resultados muito bons, uma pena que ela retém demais os lucros… paga poucos dividendos… Mas como você disse, se for para diversificar setores, ok, é uma opção a se analisar sim… Ela é interessante, merece uma olhada mais de perto sim..

    Um abraço!
    Leitão

  34. 34 Bittemilher

    Obrigado pelos esclarecimentos.

  35. 35 Cleber

    Leitão,

    Boa Tarde!!!
    Depois do nocaute de ontem!!!
    Estou aqui a estudar, me deparei com uma dúvida, como não encontrei resposta concreta na rede, vou lhe perguntar: Quando começo a ter direito a receber os dividendos de uma determinada ação? Basta eu ter ela em carteira na data que a empresa fizer o pagamento? Ou se faz necessário ter mais de um ano com o determinado papel em carteira para ter esse direito?. Agradeço desde já a ajuda!

  36. 36 Leitão

    Oi Cleber!
    Boa tarde!

    Para ter direito aos dividendos é preciso estar comprado na ação na data de pagamento (ex). Como as empesas pagam umas 3 ou 4 vezes por ano, tem que ficar com a ação o ano todo… Por isso chama-se Investimento: compramos para ficar com as empresa por anos, crescendo com elas…

    Tem gente que quer fazer “especulação com data de dividendos”, tentando comprar só naquela data em especial. É um erro, isso não dá certo… Dividendos é para Investidor… Especulador concentra-se em compra e venda rápida e ganha nessa diferença. Eventualmente pode até coincidir de receber dividendo durante um trade, mas isso é aleatório, por acaso.

    Abraços!
    Leitão

  37. 37 Pequeno investidor

    Boa Tarde Leitão.
    É uma satisfação estar falando contigo novamente
    Sobre todas estas quedas que estamos observando, cada vez mais tenho convicção que o mercado é movido por emoção e a razão muitas vezes é deixada de lado.
    Por exemplo a Cemig, Hering, Natura , Ezetec, Petrobrás, Vale, etc…. O mercado exagera tanto pra cima como para baixo, ou uma empresa perde ou ganha fundamentus de uma hora para outra?
    Outra coisa na minha opinião os gráficos somente servem para leitura do sentimento da massa? Quando a emoção está a flor da pele não tem suporte ou resistência que resista.

    Abraços

  38. 38 Leitão

    Oi Pequeno Investidor!
    Boa tarde! É sempre bom trocar idéias com os amigos… estamos sempre aprendendo juntos…

    Sim, o comportamento do mercado tem um grande componente emocional envolvido, por isso é bom entender isso e superar, senão a gente se comporta como a massa sem perceber.

    Sobre a Análise Gráfica, ela é bem útil para ler e sintetizar o comportamento psicológico do mercado. Para o Especulador é vital para traçar estratégias de trades rápidos, fazer análise e planejamento de forma fria e objetiva. Já para o Investidor os gráficos ajudam a sintetizar a complexidade do mercado e também a manter uma leitura mais fria da coisa… mas o Investidor não usa gráficos de preços para decisões de investimento, ele usa Fundamentos.

    Um abraço!
    Leitão

  39. 39 Gustavo

    Obrigado pelos esclarecimentos, leitão, mas mesmo assim permanece a dúvida, pois mesmo as empresas sendo sólidas os demonstrativos indicam uma decadência, (doença), principalmente nos lucros, sem contar imposições governamentais e corrupção.

    Quanto a ter dito que indicou ponto de compra, desculpe, mas foi minha inteRpretação mesmo,só nao especifiquei, pois, no meu entender: PREÇO DE BANANA = COMPRA LOGO ISSO! … rsrsrsr

    Desculpe, professor por qualquer coisa.

    Obrigado pela paciência em nos ensinar.

  40. 40 Portella

    Prezado Leitão, fiz o curso em 2009 e achei fantástico. Como verifiquei que o panorama político não ia muito bem, aliado ao fato de que tive uma oportunidade ímpar de investir em um imóvel de valorização absolutamente certa, eu finalizei minhas posições de IG em 2010 (com alguma margem de lucro). Vendo esse fundo de poço em que o Brasil encontra-se, sempre me vem a mente a célebre frase de Warren Buffet: “Be Fearful When Others are Greedy and Greedy When Others are Fearful”. Pouca gente está enxergando, mas está na hora de ir às compras. Vejo muita mercedes começando a ser vendia por preço de Uno Mille. Vou voltar a operar na próxima aproximação de boas empresas das bases de suas LTA’s. A minha grande questão é: para que a bolsa volte a subir, será necessário algum plano de estabilização econômica e afastamento de aproximação ideológica de países comunistas (Venezuela etc). Será que alguém vai tirar algum outro Plano Real da cartola? Qual sua opinião? É apenas uma histeria coletiva passageira? Eu continuo assistindo apenas do Animal Planet. rs…

  41. 41 Leitão

    Oi Portella!
    Sumido!! Bom ter notícias sua! Alguns sumidos da turma estão reaparecendo… deve ser a bolsa em baixa dando oportunidades… rssss!

    Fico contente em ver que está tudo bem por aí e que está voando por cima! Olhar de águia!

    A economia vai mal mesmo, mas isso já era de se esperar desde a reeleição da Dilma… então não tem nada de surpresa… Mas se por um lado é ruim ter um país enfraquecido pela má gestão atual, por outro é interessante transformar isso em oportunidades, pois é justamente nas fases de baixa que acumulamos mais e melhor, como você já comentou…

    Penso que não precisamos de nenhum milagre econômico. A simples alternância no poder já será muito benéfica… Enquanto isso vamos plantando para colher depois….

    Abraço e apareça sempre lá na turma: http://leitaoemacao.com/buteco (a turma está muito legal e sempre unida, aprendendo mais a cada dia.)

    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s