CHAT 22 A 28/jun

22jun15

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



40 Responses to “CHAT 22 A 28/jun”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Abraços e uma excelente semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Alexandre Lima

    Ótima semana a todos e bons investimentos!!!

  3. 3 Bittemilher

    Boa tarde, alguém saberia informar o aumento gigante da dívida da CEMIG em 2014?

  4. 4 Leitão

    Oi Bittemilher!
    Boa noite!

    Não vejo nada de errado. As dívidas alcançaram o topo em 2012 e de lá pra cá estão em patamares menores, dentro do aceitável…

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Yago

    Bom dia, Leitão!

    Gostei muito do seu blog, bem original. Meu nome é Yago, prazer. Tenho 22 anos, acabei de abrir uma startup em Janeiro desse ano e já estou começando a ver as primeiras merrecas. Não quero disperdiçá-la. Gosto daquela frase: “colocar o dinheiro para trabalhar para mim e não eu para ele”. Cada centavo gera dinheiro. Porém, a merreca é tão pequena que não há possibilidade de eu abrir mais negócios com ela no momento, somente me resta poupar com inteligência. Acredito que a bolsa de valores seja uma ótima opção, porém sou muito leigo quando se trata desse assunto. Tenho algumas dúvidas em relação ao investimento na bolsa de valores:

    1 – O retorno financeiro médio é tão bom quanto o que? Ele pode ser comparado a que outro tipo de negócio? Tem uma média percentual do retorno financeiro anual baseado no valor investido?

    2 – Outra dúvida: supondo que quero abrir um negócio de 200 mil, porém só tenho 50 mil e não tenho amigos próximos que queiram completar o investimento comigo formando uma sociedade, se eu investir 50 mil na bolsa de valores, seria a mesma coisa (supondo que o negócio que eu queria abrir e a empresa escolhida na bolsa de valores tivessem o mesmo desempenho)? Outro exemplo: tenho 270 mil e invisto numa franquia da Megamatte, que “garante” um retorno médio de 15 mil mensal. Se a Megamatte estivesse na bolsa de valores e eu investisse os mesmos 270 mil em ações (supondo que o desempenho das duas Megamattes fossem idênticos), eu faturaria a mesma média de 15 mil mensal?

    3 – Uma boa especulação em bolsa de valores depende de quais habilidades?

    4 – Quais são os pontos mais relevantes numa empresa lista na bolsa de valores para que seja um ótimo investimento em ações, pensando a médio/longo prazo? Disciplina no pagamento dos dividendos? Histórico de faturamentos anuais? Análise da evolução no segmento em que a empresa atua? Etc..

    Abraços!

  6. 6 Leitão

    Oi Yago!
    Bom dia!

    Primeiro, parabéns! 22 anos e já tão empreendedor, motivado, esforçado, buscando aprender tudo… muito bom mesmo! Gostei da sua mensagem!

    Quando se é jovem podemos errar bastante, então não devemos ter medo de empreender, de experimentar, de ralar bastante… E a cada erro vamos aprendendo… Até chegar a um ponto em que acertamos mais que erramos, e aí a coisa vai :-)

    Vamos lá:

    1) O termo correto não é “retorno financeiro” e sim “construção de patrimônio”, patrimônio ativo, que vai gerar renda sobre renda… Vamos nos tornar literalmente sócios de megaempresas e crescer com elas. Então esqueça isso de “taxa”, “lucro”, “juros”, “rentabilidade”… Mas devemos sim ter alguma referência… Então considere o meu artigo abaixo:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/03/05/qual-e-o-rendimento-da-bolsa-de-valores/

    2) Negócio próprio não é investimento. Investimento é o que lhe gera renda-passiva, aquilo em que você não precisa trabalhar em cima para lhe dar retorno… Então, se abrir negócios, será um empreendedor e vai trabalhar no negócio… Trabalho lhe gera renda-ativa, investimento lhe gera renda-passiva. Sendo assim, a renda passiva não vai ser igual a renda ativa, senão ninguém mais iria trabalhar nesse mundo.

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/10/18/sobre-estrategias-de-investimento-risco-investidor-e-empreendedor/

    3) Especular é diferente de Investir. Esse conceito é fundamental e discuto ele muito ao longo de todo o Blog. Para ser um Especulador vai ter que ter tempo disponível durante o horário comercial e vai ter que estudar essa atividade em específico…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    4) Essa questão é vital, mas vale o que respondi ao amigo Renato na semana passada, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/06/15/chat-15-a-21jun-2/#comment-26679

    Yago, aqui no Blog vai encontrar muito material de estudos e isso vai lhe ajudar muito, tanto na sua evolução do tema Investimento e Bolsa quanto também na reflexão e tomada de decisão de seus negócios que está empreendendo… Lidar com bolsa de valores e o tema investimento nos faz evoluir em muitas outras áreas dos negócios e da vida em geral…

    Vou deixar mais alguns links:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/category/filosofando/melhores-artigos/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/02/03/ja-pensou-em-comprar-sua-liberdade/

    http://leitaoemacao.com/livro

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Bittemilher

    Dívida 2013 = 9,45 Bi, dívida 2014 = 13,5 Bi, não é isto? então onde estou vendo está errado. Vou procurar outra fonte.

  8. 8 Leitão

    Oi Bittemilher!

    Dívida em si não é um indicador bom ou ruim. Isoladamente é apenas um número…

    Você tem que analisar a dívida versus patrimônio, versus crescimento, versus investimentos, etc…

    Hoje ela tem um número absoluto maior, mas em relação ao seu crescimento patrimonial é relativamente menor do que em 2012. Ou seja, a dívida cresceu mas seus investimentos, seu patrimônio e seu retorno também cresceu, superando… Toda empresa usa dinheiro alavancado para crescer… tudo bem, desde que isso esteja rendendo mais do que o custo do dinheiro…

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Bittemilher

    obrigado pelo esclarecimento.

  10. 10 Lucas

    Boa noite Leitão.

    Tenho 30k para montar uma carteira e 2,5k por mês para incrementá-la. Sabendo que estarei montando uma carteira de 20 ações, o que você acha melhor>
    Comprar todas as 20 com os 30k iniciais e ir , aos poucos, adquirindo mais de cada uma, ou comprar poucas (5 por exemplo) e ir adquirindo , com os 2,5k de cada mês, uma ou duas ações.

    Resumindo: Diversificar numa paulada só ou comprar maiores valores aos poucos?

    Obg!! Bom trabalho

  11. 11 Yago

    Fala, Leitão!

    Muito obrigado pelo elogio! Com certeza. As vezes me dá um pouco de medo quando olho para o lado e vejo pessoas seguindo suas vidas seguras e “felizes”, enquanto eu estou ralando, ganhando merreca, para ver se o negócio dá certo. Acho que em torno de 99% da população preza pela segurança do emprego. Eu não tenho nada contra, mas quero algo mais, quero uma completa independência financeira. Só que até chegar nela, é preciso ter muito o pé no chão e foco, não deixar se levar emocionalmente por essas questões comparativas.

    1) Legal, entendi. Vou ver o link.

    2) Legal! Bem curioso! Eu pensava de outra forma. Eu continuo com uma dúvida. Não necessariamente tenho que trabalhar no meu negócio. Hoje trabalho, mas pretendo não trabalhar futuramente. Hoje sou sócio e funcionário (porque prefiro economizar a pagar um profissional, já que a empresa está com recursos limitados e ainda não está se bancando). Porém, há um sócio que somente entrou com o dinheiro, comprando 20% da empresa. Ou seja, 20% do faturamento da empresa é dele, sendo que ele não trabalha nela, somente analisa resultados todo final do mês. Minha dúvida está aí: na minha empresa ele somente investiu o dinheiro e tem faturamento sobre sua porcentagem da empresa proporcionalmente as minhas porcentagens, sendo que na bolsa de valores, investindo o mesmo valor numa empresa que tenha o mesmo desempenho que a minha, ele faturaria menos? Desculpe se estou errando mais uma vez, precipitei-me a responder seu texto antes mesmo de ver os links que pediu, porque acabei de chegar em casa e tenho que acordar cedo amanhã, não terei tempo, mas fiquei muito curioso, rs. Caso os links resolvam minhas dúvidas, releve essa questão. Amanhã verei os links com mais calma.

    3) Muito bom, vou ver seu link e te dou um feedback. Tenho muito interesse nessa atividade, não só financeiramente falando mas acredito que é um grande aprendizado para a vida. Afinal mexe muito com emocional. E ter a habilidade do controle emocional é a arma para o sucesso, em tudo.

    4) Ok, verei o link.

    Muito obrigado pela atenção, Leitão!

    Abraço!

  12. 12 Fernando Cataldi

    Quanto a dúvida 2 Yago …
    Creio que não, pois as empresas não distribuem 100% do lucro

  13. 13 Leitão

    Oi Lucas!
    Desculpe-me a demora, cheguei agora de uma pedalada… Ufa! :-)

    Nunca se deve aportar muito capital de uma vez só, isso é um conceito básico. Pegue esses 30k, divida por X e some isso à parcela mensal que já tem planos de comprar, montando a carteira aos poucos e fazendo rodízio com ela em fila sequencial…

    Por exemplo: divida 30k por 24 parcelas = 1,25 +2,5 = 3,75 x 24 e depois vai manter os 2,5 mensais que já tem em mente… pode montar a carteira com 20 ou mais, diversificando bem os setores e fazer rodízio de 4 por mês por exemplo (apenas um exemplo heim)…

    —————————-
    Oi Yago!
    Você é um jovem nota 10! Tá no caminho!

    2 – Seu sócio recebe 20% do faturamento? Tá errado isso… Quem trabalha na empresa deve receber remuneração+participação nos lucros… quem não trabalha nela só recebe participação nos lucros… e mesmo assim parte dos lucros, pois outra parte deve ser reinvestida na empresa… o conceito serve tanto para bolsa quanto para microempresas…

    E mais… Não se iluda… Microempresa funciona bem com o olho do dono em cima… não se iluda pensando que vai deixar a empresa na mão de funcionários e vai poder relaxar… Na prática, empreendedor rala demais mesmo, não tem essa de deixar para outros tomarem conta não, senão ela não dura nem 2 anos… Sei bem do que falo pois nasci, cresci e já ralei muito sendo empreendedor…

    Ser sócio de empresa e receber grana sem fazer nada é só na Bolsa de Valores mesmo…

    Leia os artigos do Blog pois vão lhe ajudar muito… E aos poucos vamos aprendendo mais aqui…

    ——————–
    Abraços!
    Leitão

  14. 14 Yago

    Obrigado, Leitão, Fernando, pelo esclarecimento!

    Verdade, na verdade eu quase não durmo, não sabia que ter empresa era tão massivo, mas mesmo assim é bom no fundo. Até mesmo dormindo eu fico pensando, é tenso. Digo que “quero não trabalhar futuramente” mas na prática com certeza isso não acontecerá, naturalmente eu verei que não dá para “largar” a empresa com funcionários. É só um sonho rs. Mas acredito que ele se realizará com os investimentos na bolsa.

    Após ler artigos pelo blog fiquei com novas dúvidas:

    1) (investimento) a oscilação do valor da ação de uma empresa durante o período de investimento interfere no valor dos dividendos anuais que o investidor deva receber? Tem a ver?

    2) Sobre a questão acima, caso o valor da ação não interfira o valor dos dividendos, posso fazer um investimento com um pouco de pensamento especulativo ou o lucro dessa especulação pode acabar se diluindo no final do período investido (por se tratar de longo prazo, já que é investimento)? Exemplo: ao invés de eu entrar numa empresa (boa) que tenha o preço da ação estável e que provavelmente se manterá assim durante anos, não é melhor eu entrar numa empresa (identicamente boa) que esteja com seu preço da ação baixo e que provavelmente irá subir? Ou é melhor eu separar bem essas duas? Exemplo: investimento é somente com empresa boas e provavelmente duradouras, independente da evolução do preço da ação; e especulação é com foco na evolução do valor da ação, independente de a empresa ser boa/duradoura, sendo importante ficar atento somente no momento de resgatar. É isso?

    3) Após estudar mais sobre assunto, pretendo comprar ações, tanto para investimento quanto para especulação. Como e por onde eu compro? Fundos? Corretora? Sem corretora? Se for preciso ter a corretora, quais são as melhores em custo/benefício?

    4) O valor pago para a corretora quando se compra ou vende ações é relevante? Já houve casos negativos financeiramente falando ou é algo irrelevante que nem seja preciso entrar no seu plano financeiro?

    Abraços!

  15. 15 Alexandre Lima

    Boa noite.

    Yago.

    Sobre as questões:
    1 não interfere. dividendos são partes do lucro da empresa, não tem haver nada com cotação.
    2 você esta misturando um pouco as coisas. tem que separar bem investimento de especulação. O foco principal é escolher bem as empresas nas quais irar investir(isso é o principal). Já fazer especulação não tão facil como parece, requer muito estudo.(recomendo começar investido, e com o tempo ir estudando e simulando as especulações pra ver se tem perfil para essa modalidade.
    3 tem que abrir conta em corretora. você mesmo pode cuidar do seu dinheiro. pra quer colocar o seu dinheiro para que outros façam o que você pode fazer sozinho(nada de fundo)como diz o ditado é o olho do dono que engorda o gado. rsrs
    4 os custos são pequenos mais barato que comer uma pizza.

    se estiver errado me corrija mestre Leitão.

  16. 16 Yago

    Alexandre,

    Obrigado pelos esclarecimentos!

    RESPOSTAS:

    1) Entendi. Ok. Verdade, agora ficou claro, não faz sentido o preço da ação (que pode sofrer alteração por diversos motivos externos) interferir no lucro da empresa.

    2) Ok.

    3) Ok, com certeza.

    4) Ótimo! Rs.

    Leitão, caso tenha algo acrescentar sobre esses assuntos, será ótimo.

    Abraços!

  17. 17 Yago

    Também quero passar minhas opiniões e aprendizados, e queria umas sugestões sobre o que você acha, Leitão:

    Hoje estudei bastante as diferenças entre investimento e especulação. Já ficou claro para mim. Confesso que me interesso muito pela especulação, para que eu consiga mais dinheiro para eu poder adicionar nos investimentos. Acho os dois interessantes; investimento para construção de patrimônio e especulação para alimentar os investimentos.

    Sobre a bolsa, hoje, concluí que quanto mais baixo o valor da ação, maior o percentual de perda/ganho quando há oscilação. Talvez aí more o perigo, ou não. Mas baseado em meu senso comum, acho que o perigo (a longo prazo) não está relacionado ao preço da ação, ao patrimônio da empresa ou aos gráficos dos relatórios, mas sim relacionado às informações sobre gerência da organização, planos e metas. Para mim, o que é mais relevante numa empresa é o pessoal e o cabeça. São pessoas. Empresas para mim são pessoas. Corrijam-me se estou errado, são apenas opiniões minhas sem baseamento cientifico.

    Acabei de pesquisar algumas empresas na bolsa de empreendedores que admiro e que confio na forma de organizarem e ganharem dinheiro. Para investimento, por exemplo, pretendo investir na empresa do Jorge Paulo, “Ambev”. O que acham dela? Ainda não parei para analisar o histórico, mas investiria de olhos fechados, já li a biografia do Jorge, já vi as grandes conquistas dele e estratégia administrativa, confio. Sobre especulação (e até mesmo investimento), pretendo aplicar nas empresas do Eike Batista, como por exemplo a “OGX”. Não tenho dúvida que as empresas dele evoluam. A ação da OGX hoje custa seis centavos, um absurdo de barato. Porque está barato?? Na minha opinião a causa é “falta de credibilidade” e não “um mal negócio”. Simplesmente o cara passou por uma crise imensa, errou feio, perdeu credibilidade, mas o cara tem mérito, já estudei a biografia dele também, é um monstro em vendas, um monstro em fazer dinheiro. Errar todo mundo erra, mas acredito que ele tenha potencial de crescer ou pelo menos elevar essas ações para uns cinco reais. Ele já foi no topo da negatividade, ficar pior do que está hoje não dá rs. Inclusive, como ele mesmo disse “i am back”, ele está de volta. Imagina, de seis centavos vai para doze? Já é o dobro. E não pretendo aplicar e ficar igual louco no computador analisando os resultados, porque para mim realmente não será um jogo. Confio tanto que aplicaria e veria os resultados somente daqui a dois meses, para fazer a liquidez rs. Inclusive tenho uma dúvida, caso eu esteja equivocado nesta minha aplicação na OGX e a ação caia até zero centavos, é possível a empresa falir e eu perder todo o dinheiro ou isso é quase impossível?

    Outra dúvida: lembro que li no livro “A bola de neve” do Warren Buffett, onde ele diz que há empresas que valem mais mortas do que vivas, ou seja, a credibilidade é tão baixa, que o valor das ações somadas vale menos que o patrimônio. Como saber se o valor da ação é inferior ao valor real? No site da bolsa de valores informa algo relacionado? Não consegui pescar ainda por lá, tem muita informação.

    Abraços!

  18. 18 Breno Medeiros

    Oi Yago,

    Percebo que você está bem ansioso, mas o conhecimento todo sobre como investir de maneira correta não vem em 24 horas.

    Sugiro que leia mais, mais e mais aqui no Blog de Leitão, pesquise muito sobre Análise Fundamentalista, consulte o site http://fundamentus.com.br/, leia mais…

    Depois reflita sobre o que você mesmo afirmou e questionou em todas as suas postagens. Vai ver que terá muitas respostas, mudanças de opinião e outros tipos de questionamentos.

    Aí, por fim, eu sugiro que faça o curso de Leitão.

    Abraço!

  19. 19 Leitão

    Oi Yago!

    Os amigos Alexandre e Breno já comentaram muito bem (Obrigado, amigos!).

    Quando se é jovem a gente quer tudo muito rápido. E tem um ditado popular que diz que a pressa é inimiga da perfeição, e é verdade… Tudo que for fazer na vida, se quer para 1 dia, dê três… se quer para um mês, considere três meses… se quer para um ano, jogue três a mais para ter temo de maturação…

    Eu também sou ansioso com as coisas. Tive que aprender a ter calma e paciência levando porrada… Então, seja na sua empresa, nos investimentos, nos aprendizados ou na vida pessoal, controle a ansiedade e dê tempo ao tempo. Um bom caldo de mandioca precisa ficar mais tempo no fogo… não é igual miojo… com 3 minutos não vai dar para fazer o caldo…

    Procure ir lendo o Blog com calma (se preferir, tem meus livros: http://leitaoemacao.com/livros)…

    Com mais leitura e tempo você vai enxergar tudo isso melhor…

    E dica: Se você ainda considera o Eike Batista e suas empresas interessantes é sinal que tem muuuuuuuuuuuuito o que aprender ainda… :-)

    Abraço!
    Leitão

  20. 20 Clovis

    Olá Leitão, ggbr poderia continuar na carteira, ou seria melhor deixar de lado por enquanto? Forte abraço.

  21. 21 APC

    cmig dando adeus alinha de looongo prazo?? O que acha leitão?

  22. 22 Anônimo

    OGX!!!!

    Não faça issoooooo!!!!!!

    Fique longe dela e já é meio caminho andado.

  23. 23 Leitão

    Oi Clovis!
    Por enquanto estou deixando de lado…

    Oi APC!
    Ainda não perdeu a linha primária… Vamos acompanhando…

    Abraços!
    Leitão

  24. 24 Bassi

    Leitão,tudo bem?

    Pode me dizer se a perca da concessão de Jaguara é relevante nos resultados da Cemig ou a empresa possui outras estratégias que compensem esse revés?

  25. 25 Bassi

    Eu sei que é um assunto administrativo.E que o RI pode ter essas informações……mas talvez você possa passar essa informação.

  26. 26 Zeca Filho

    Caro Mestre Leitão e amigos,
    Deixo aqui um ditado chinês que traduz com perfeição a forma como devemos nos comportar nos momentos em que temos pressa: ANDO DEVAGAR PORQUE TENHO PRESSA.
    O blog está cada vez melhor. Puro aprendizado.
    Parabéns.

    Um forte abraço

    Zeca Filho

  27. 27 FTA

    Olá Leitão,
    Como vai? Estava estudando bastante e vendo se começo meu IG , .
    Aproveito para perguntar sobre o momento especulativo do mercado, bancos ,CMIG4 etc.. abs

  28. 28 Desyel

    Fala Leitão…tudo bem?

    Como você vê essa possível mudança societária na AES Tietê?

    O que muda para o acionista minoritário já que as ações ON e PN serão transformadas em UNIT (se bem entendi o comunicado deles)?

    Abraço

  29. 29 Leitão

    Oi Turma!
    Cheguei agora… estava no médico com meu filhote… mas está tudo bem :-)

    —————————–
    Oi Bassi!

    Sim, é relevante. A decisão da justiça foi favorável ao governo e desfavorável para a companhia. Perde receita e, mesmo se recuperar, vai ter margem bem menor…

    A Cemig está buscando compensar isso, mas a gestão vai ter que enfrentar desafios fortes de agora em diante. É ruim. Agora é aguardar os próximos balanços…

    Ela sempre foi boa empresa até aqui. Agora vai ter um cenário bem mais desafiador pela frente…

    Dica: Procure entrar em contato com o RI para saber dos planos direto da fonte… é bom.

    ————————-
    Oi Zeca!
    Valeu! :-)

    ———————————
    Oi FTA!
    Isso mesmo… Capriche no começo para poder relaxar depois…

    Sobre especulação, todo momento é bom, basta acompanhar e ler as oportunidades… O que varia é que tem época que surgem muitas janelas, em outras, poucas…

    ———————-
    Oi Desyel!
    Tudo bem!

    Olha, a princípio não parece vantajoso para os acionistas pois mistura PN com ON… Mas eu não parei para olhar em detalhes isso… Não sei dizer por enquanto… fico devendo…

    —————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  30. 30 Pietro

    Olá Yago

    Que bom que está se interessando pelo mercado da Bolsa de Valores e também como Empreendedor.

    Desculpe entrar nos comentários, mas é em caráter educativo.

    Vou resumir tudo em poucas palavras por experiência própria e muita ralação. pois tenho mais que o dobro de sua idade.

    Bolsa: É uma constante aprendizagem, estude, e se puder faça o curso do Leitão que vai tirar todas as duvidas e aprender a realidade da Bolsa de Valores sem embromação. Só por aí você vai reduzir em muito tempo o que eu deixei de aprender em 30 anos.

    Empreendedor: Cuidado com as Franquias, pois não mostram a realidade em seus relatórios. Não posso falar o nome da Franquia, mas tive um problema deste tipo. Se for investir em franquia, sugiro primeiramente, além de mostrar seu interesse, ( sem pagar nada para a franquia) ficar durante um mês dentro da loja franqueada observando tudo, principalmente suas despesas gerais, pois é onde geralmente vai encontrar divergências. O faturamento não tem como divergir porque está tudo registrado na maquina de cupom fiscal e é fácil de verificar. Mas as despesas , meu amigo, tome cuidado!!!
    E vai ralar muito , muito mesmo, é como o Leitão comentou, olho do dono e ralar, se não , vai pro fundo mesmo. Tente não entrar em franquia, veja suas habilidades e quem sabe, monte seu próprio negócio. Vejo você , sem conhece-lo com garra e motivação, vai em frente campeão.

    Abs. Pietro

  31. 31 Raul

    Leitão, diante do atual cenário em que a Cemig se encontra, por conta da decisão do STJ, e sendo certa a grande perda de lucro nos próximos trimestres qual seria a atitude mais correta a fazer? Vender os papéis e investir em outra empresa? Manter os papéis atuais e apenas parar de comprá-los? Você já deu cartão amarelo ou vermelho para a Cemig?

  32. 32 Summerholt

    Cedo para tomar qualquer decisão, mestre Raul.

    O que os amigos acham ?

    Abraços.

  33. 33 Yago

    Bom dia, galera!

    Muito obrigado pelos feedbacks! Absorvi, vou estudar sim.

    Leitão, onde é o seu curso? Tem online? Sou do RJ.

    Pietro, obrigado pelo conselho! Verdade, ser dono de negócio é trabalhar 24 horas. Na verdade eu tenho um negócio próprio, estou até mais calvo por isso rs. Mas não é negativo, acho bom, empolgante. O problema de abrir mais um outro negócio, é ficar sem tempo. Acho melhor eu investir em bolsa de valores mesmo. Até porque “quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro” rs.

    Leitão, li alguns chats passados aqui no blog e fiquei com umas dúvidas:

    1) Estava lendo seu diálogo com a Pietra, há três chats atrás; o que tanto há de diferente (no investimento) entre uma empresa e outra? Valor do dividendo? Data do pagamento do dividendo? O que significa uma empresa melhorar ou piorar para você? E como/onde tem esse controle?

    2) Qual a diferenca entre Investimento em Valor e Investimento gradual?

    Abraços!!

  34. 34 Leitão

    Oi Raul!

    Sobre a Cemig (e qualquer outra empresa), a decisão de se desfazer ou não dela deve ser tomada bem antes da massa ou pelo menos não no meio dela… Não podemos agir no meio da manada… Já a um bom tempo o setor elétrico vem apresentando criticidade. Alguns decidiram diminuir a posição nele, ok. Outros decidiram manter, ok também.

    Não posso opinar sobre decisões de outros, não é correto. Por isso comento sobre os Conceitos envolvidos: Decisão fira em cima de resultados e não na massa… decisão fria baseada no presente e não em futuro… diversificação de setores para, mesmo que um falhe, outro compense… equilíbrio, alocação… em fim. Agindo dentro dos bons conceitos vamos caminhar bem… Não quer dizer que nunca vamos errar, pois isso não existe. Vamos errar sim. Mas vamos manter os erros dentro da margem de controle, dentro da estratégia como um todo.

    Voltando a falar sobre Conceitos e não sobre a Cemig, digo: Quando temos uma ou outra empresa que não estamos mais sentindo firmeza (dentro de critérios lógicos e objetivos), podemos: 1) Parar de comprar mais; 2) Diminuir posição; 3) Desfazer estrategicamente sem correria… Tudo isso evitando nos contaminar com notícias ou sentimentos de massa… Procurando minimizar erros e maximizar acertos, pois erro zero é impossível.

    —————————
    Oi Yago!

    Meu curso é feito 100% via Internet, veja:
    http://leitaoemacao.com/curso

    *Mas primeiro procure ler mais o Blog com calma, sem pressa ou ansiedade. Muitas das suas dúvidas vão ser sanadas apenas com leitura e estudos pessoais…

    Sobre as dúvidas, veja por exemplo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    Calma, respire, durma melhor, tire tempo para afiar o machado… Machado bem afiado corta melhor e exige menos esforço físico. :-)

    Dica: não corra atrás do dinheiro, senão ele corre de você. Busque se tornar uma pessoa cada dia melhor e o dinheiro virá naturalmente. Vejo muitos jovens ambiciosos empreendendo várias coisas pensando demais em dinheiro apenas, e isso é receita para o insucesso…

    ——————
    Abraços!
    Leitão

  35. 35 Yago

    Rsrs. Verdade, Leitão! Sou muito ansioso. Mas sou ansioso por informação, por aprender, não deixo a ansiedade passar a razão em operações não, elas geralmente ficam somente na minha imaginação mesmo.

    Enfim, estou lendo seus artigos! Estou impressionado com tanto conteúdo! Obrigado por isso, mesmo! Em breve estarei no seu curso.

    Um abraço!

  36. 36 Bittemilher

    Este anuncio de aquisição de ações da NATURA, tem algo a ver com a OPA ou é restrita aos majoritários? Alguém saberia explicar melhor?

  37. 37 Yago

    Leitão, quais corretoras você sugere? Não faço ideia, pesquisei algumas, mas não confio em algo que não conheço e que não tenha referência. Abraços!

  38. 38 Sedex

    Bom dia!
    Colegas, como vocês veem a situação da Marcopolo? Hoje ela está cotada a valores iguais aos do ano de 2004, 2009….

  39. 39 Peter P.

    Leitão, olha eu aqui de novo depois de muitos meses sem comentar mas nenhum dia sem ler :)

    Uma coisa que vem me preocupando… Vc fala que temos que ter um time de por exemplo 20 jogadores, porque quando um joga mal o outro joga bem a coisa caminha!

    Que acontece quando metade da equipe começam a jogar mal consistentemente?

    Tenho alguns jogadores chamados Vale, Ggbr, Cmig, Geti, Petr, Natu, Dtex, Csan que estão jogando uma bola quadrada, pior que nossa seleção brasileira…

    Toco a bolo pra frente mas confesso que bate um frio na barriga :)

    Sorte que ainda tenho um Neymar (abev) e um P.Coutinho (itub) que levantam a moral da equipe.

    tenho outros também mas que só tocam a bola pro lado…

    Já imagino a resposta, mas quero mesmo è escutar uma palavra de conforto :)

    Grande abraco
    Peter

  40. Peter, minha equipe anda capenga também rs., mas se a sua carteira for nova como a minha, é normal.
    Com essa crise e incertezas por todos os lados, temos que manter o foco em nosso objetivo maior (investir) de acordo com o nosso planejamento e conceitos aprendidos aqui no blog. Lá na frente os frutos virão!


Participe! Deixe um comentário...

