CHAT 08 a 14/jun

08jun15

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



34 Responses to “CHAT 08 a 14/jun”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Abraços e ótima semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Anônimo

    E a geti vai tirar as on e virar unit. Tem risco pro minoritario?

  3. 3 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)

    O ideal é entrar em contato com o RI da empresa e ver realmente o que vão fazer.

    Em todo caso, mudanças societárias às vezes ocorrem, mas sem prejudicar ninguém… A Ambev passou por uma reorganização societária recentemente, sem problemas…

    Se não se sentir bem com os fundamentos + direitos dos papéis, melhor procurar outra boa empresa…

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 APC

    Olá Leitão,
    Os bancões não estão em um bom momento para atualizações gráficas?? abs e bom dia

  5. 5 Leitão

    Oi APC!

    Sim… estou devendo… é que tive uns problemas aqui nessa última semana e estou com meu meio-de-campo um pouco embolado… Mas vou colocar tudo em ordem no decorrer dessa semana, ufa!

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Luiz

    Leitão,

    Você é a favor de especular em papel fumo? DIRR3, BRSR6, ELET6 e outros micos volta-e-meia dão sopa. Acompanho a movimentação destes ativos por curiosidade, mas quando vejo fundamento das empresas (sem contar a liquidez) minha vontade é de passar longe. Qual sua opinião? “Trade é trade, IG é IG”? rs

  7. 8 Alison

    Bom dia Leitão.
    Engraçado como existem opiniões diversas sobre o atual momento que vivemos no Brasil. Enquanto a maioria vislumbra a alta dos juros e incentiva o investimento em renda fixa, percebo que poucos dão a devida atenção a queda no preço de inúmeras ações de excelentes empresas como vem acontecendo.
    Estou observando, estudando e aguardando as boas oportunidades em renda variável que vão aparecer.
    É este tipo de ciclo que “acumuladores de patrimônio” deveriam esperar Leitão?
    A renda fixa de fato merece mais atenção neste momento?
    O que vc acha do livro “Investindo em ações de longo prazo” do Jeremy Siegel?
    Obrigado.
    Abraços

  8. 9 Leitão

    Oi Alison!
    Bom dia!

    Não há nada de novo debaixo do sol.

    A bolsa de valores continua a mesma e, a renda fixa, a mesma também. Não devemos mudar nosso jeito de agir ao sabor do vento. Devemos investir com inteligência sempre, sem nos preocuparmos com “opiniões do mercado”…

    Quando cai, nos alegramos. Quando sobe, nos alegramos. Simples assim.

    E quanto a renda fixa, ela não merece mais atenção do que sempre teve. Renda fixa não é investimento, é apenas um estoque temporário, auxiliar. Investimento é em setor produtivo, e só.

    Quanto ao livro citado, não conheço, fico devendo…

    Um abraço!
    Leitão

  9. 10 George

    Leitão, bom dia,

    Parece que o governo vai aumentar mais a meta para taxa SELIC.

    Na prática existe impacto significativo no valor das ações? Que setores ganham ou perder mais com este aumento?

    Acredito que as empresas do Iconsumo seriam as mais afetadas negativamente e, os bancos, dentro do IFinanceiro, os mais beneficiados.

    (estou estudando para concurso de banco e tive essa dúvida)

    Obrigado,
    George

  10. 11 Leitão

    Oi George!
    Bom dia!

    Bem, não sou economista e assuntos assim não domino. O que entendo um pouquinho é de investir em ações :-)

    Mas…

    Quando a Selic sobe isso tende a ser ruim par o setor produtivo e bom para o financeiro (bancos).

    Seja como for, por isso é bom ter uma carteira grande e diversificada pois, mesmo que algumas empresas sejam penalizadas, outras são beneficiadas e a balança segue equilibrada…

    Eu por exemplo não tenho o que reclamar das minhas empresas do setor bancário: BB, Bradesco e Itau.

    Abraços!
    Leitão

  11. 12 Mario

    Leitão, boa tarde!

    Sempre acompanho bolsa de valores. Mas não tenho coragem de entrar, pois não tenho um método para isso. Vejo que muitos usam a análise técnica e a fundamentalista. Mas confesso que fico com pé atrás da análise técnica porque sempre que um Expert diz que vai subir o trem desce e vice-versa. Minha dúvida é se essa análise técnica funciona mesmo?
    Tenho 5 anos que acompanho bolsa mas nunca investir nada.

  12. 13 Pietra

    Oi Leitão,
    estou com uma dúvida.
    No momento tenho algumas ações que não estou a fim de comprar mais, mas também não tenho grandes motivos para vender. O dinheiro que coloquei nelas tá bem guardado, elas me dão dividendos direitinho. Só que são empresas cujo preço fica preso num intervalo… andam de lado a vida inteira. Montei uma estratégia até meio de 2016 deixando elas de fora. A única coisa que irá acontecer é que elas vão ficar um pouco defasadas em relação aos aportes. Pensei em deixá-las na carteira e reavaliar lá por junho/2016. Nunca fiz isso assim… então fiquei na dúvida. Você~tem algum comentário?

    Quanto à Selic… vou dar a minha contribuição pro amigo George. George, a taxa Selic estando alta afeta todos os setores negativamente. Mesmo os bancos, pois abrir crédito fica mais difícil e o crédito já concedido tem maior risco de inadimplência. Aumentar o juro é como fechar a torneira do dinheiro em circulação; diminui a liquidez do mercado como um todo. As empresas que são um pouco menos afetadas (mas é um pouco) são as que vendem “vento” (serviços) e as que possuem giro rápido de estoques (alimentos, perfumaria, etc). Todo bem de consumo que as pessoas costumam parcelar (tv, geladeira, carro, imovel) e toda indústria que necessita de grande quantidade de crédito para funcionar vai sofrer muito mais. Subir a Selic é puro desespero do governo com a inflação que poderia ter sido evitada se o governo há uns 5 ou 6 anos atrás não tivesse dado tanto crédito, principalmente imobiliário. Minha sugestão é procurar observar as empresas que estão aproveitando o momento para investir em si mesmas. Períodos de recessão costumam ser ótimos momentos para que boas empresas usem seus lucros para se preparar para o próximo período de crescimento.

  13. 14 Leitão

    Oi Mario!
    Boa tarde!

    Puxa, 5 anos… Tempo é dinheiro, então são 05 anos que poderia já ter construído uma bela carteira de investimentos…

    Mas sua desconfiança é justificável. Existe sim muita desinformação sobre bolsa, e muita gente picareta que piora mais as coisas… E em se tratando da chamada “Análise Técnica” é pior ainda… Aquilo não funciona e só serve para iludir novatos… É bom para vendedores de cursinhos e para corretoras, que ganham com a jogatina que isso gera…

    Existem duas coisas na bolsa que funcionam se bem feitas: Investimento e Especulação. Mas no caso da Especulação é só se form consciente, com base sólida… (nesse caso, para especular, uso Análise Gráfica, que não tem nada a ver com o folclore da bolsa)…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/07/19/analises-embromation/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/08/18/sobre-picaretas/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/03/14/investimento-e-como-dente-da-frente/

    ———————————-
    Oi Pietra!

    Puxa, que bom comentário! Obrigado! Tá vendo, George! Tem sempre alguém fera para dar umas palhinhas por aqui :-)

    Sobre sua estratégia de dar um gelo em algumas, ok, pode sim. Nesse caso direcione os recursos para outras, até mesmo novas que lhe agradam e queira diversificar. É bom dar uma oxigenada na carteira quando alguns setores ficam com tempos nublados… Só tente fazer isso com uma minoria… o ideal é que a maioria das ações continuem recebendo a disciplina de aportes necessária, para não perder a musculatura, pois muitas vezes em tempo de crise e queda é que devemos manter aportes para comprar baixo e depois sorrir e ver que fez um bom preço-médio-ponderado…

    ————–
    Abraços!
    Leitão

  14. 15 Mario

    Oi leitão, confesso que pensava que análise técnica e gráfica se referiam a mesma coisa. rsrs
    Qual é a diferença professor?

  15. 16 Pietra

    Oi Leitão,
    muito obrigada.
    Não são muitas não, é só a ETER3 e a BVMF3.
    Por isso é que eu queria aproveitar para engordar a carteira com outras ações que acho que tem mais chance de darem uma subida.
    Como eu nunca tinha congelado ações assim… fiquei meio na dúvida.
    A ETER tomou uma quedinha recente, mas eu recebi o informe deles e é mais porque estão enfiando a maior parte do lucro em novos negócios.
    Como eu acho isso meio inteligente – meio arriscado… resolvi deixar ela de lado até ver se esse monte de investimento foi vantajoso pra eles. A BVMF3 dá dividendos direitinho, mas ela está chata-chata em termos de preço… sempre naquele intervalo dela, sobe, devolve, desce, devolve…
    São só essas. Tirei esse ano pra enxugar a carteira em termos de papeis. estava muito diversificado e demorando pra terminar o rodizio.
    Beijo e obrigada pela ajuda.
    Pietra

  16. 17 Leitão

    Oi Mario!

    :-) Veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/12/16/diferenca-entre-analise-grafica-e-analise-tecnica/

    ————————
    Oi Pietra!

    Ah, sim! Ok… Então assim sim :-)

    Se o rodízio está lento, veja se dá para comprar mais ações por mês… Por exemplo: uma carteira com 20 empresas comprando umas 4 por mês = rodízio completo a cada 5 meses, tá bom… (apenas um exemplo didático)…

    Outra estratégia interessante também é aportar menos nas mais frangas… Por exemplo: Digamos que você tem umas 12 empresas mais robustas e umas 8 mais miudas… Então pode alocar proporcionalmente menos nelas, mas manter a disciplina mensal com todas… (acho que aqui não fui claro, mas tentei rss)

    ————–
    Abraços!
    Leitão

  17. 18 Pietra

    Oi Leitão,
    foi claro sim.
    Eu tinha 24. Estou com 20, mas de verdade, andei fazendo umas contas e tem 6 delas que são um mega-chuchu. Daí tem mais 6 que são boazinhas, mas dão o triplo de trabalho pra acompanhar do que as outras. E tem essas duas que são boas pagadoras de dividendos, mas estão meio de bobeira faz um tempo.
    Bancos só tenho ITUB4 e estou quase desistindo também. É um setor estranho. A esquerda-direita põe lenha e a esquerda-esquerda joga um balde de agua fria. Além do mais os bancos estão crescendo pra um nível ridículo de tamanho. Daqui a pouco vai ter só três, sendo um do governo.
    Sei lá… parece final de jogo de tabuleiro… alguém vai terminar na cadeia.
    E todos estão com dividas de credito imobiliario até a tampa.
    Está me parecendo uma reprise do filme “grande demais para quebrar” (ótimo filme sobre a crise de 2008 nos EUA – aliás). Então estou entre ter só 6 + as 2 congeladas. Ou as 12 e mais 2 congeladas.
    Ainda vai levar algum tempo pra eu terminar de decidir.
    Beijo e obrigada
    Pietra

  18. 19 Leitão

    :-)
    Menos que 10 acho ruim… É muito mais relaxante ter um time diversificado… Um time pequeno vai exigir mais qualidade de acompanhamento e vai dar mais calor nos solavancos… Um time maior (20) dá para relaxar e até ser displicente com algumas, visto que elas não passariam de 5% cada uma… Pense nisso…

    Na antiga fazenda do meu bisavô ele produzia café, milho, arroz, feijão, maracujá, leite, queijo, ovos, cachaça e uma infinidade de outras coisas… Assim a fazenda estava sempre produtiva e enfrentava qualquer crise: falta de chuva, doenças, enchentes, granizo, incêndios, mão-de-obra, etc…

  19. 20 Pietra

    Amigo Leitão,
    muito obrigada pelos conselhos.
    Vou pensar com carinho.
    Acho que eu ia gostar muito do seu avô!
    : )
    Grande beijo
    Pietra

  20. 21 Pietra

    Ops. correção…bisavô (rsrs)

  21. 22 Luiz

    Leitão, uma dúvida bem esquisita. Nem sei se tem resposta.

    Tem um papel que estou acompanhando a movimentação. Há alguns dias ele está numa zona de congestão bem estreita (em centavos mesmo) depois de “aparentemente” ter rompido uma outra bem maior, como se houvesse formado um novo fundo na linha de suporte e ocorrido uma indefinição quanto a ação voltar a subir ou voltar pra congestão. Bom, mas a dúvida não é exatamente essa, é só uma introdução.

    O que me chama atenção é que o depois desse movimento que o papel teve, ele fica muito próximo do preço de abertura o dia inteiro e, nos últimos 5 minutos do pregão, o papel inverte totalmente a tendência do dia todo. Exemplo: ficou o dia todo de lado a +0.5% e no fim do pregão inverte para -1.2% (ou o oposto). Existe alguma teoria/explicação racional pra isso? A impressão que dá é que os vendedores/compradores estivessem abrindo mão do preço que estavam pedindo o dia inteiro e aceitado o que estavam oferecendo na outra ponta.

    Um abraço,

  22. 23 Pietra

    Oi LUiz,
    não sei se te ajuda.. mas os últimos 5 minutos do pregão é leilão. No leilão o preço flutua absurdamente, porque são contratos em aberto que tem que ser liquidados ali naqueles 5 minutos. às vezes são fundos que tem que cumprir uma meta, papeis que estão como garantia de derivativos… é um ajuste. Não tem muito a ver com o “dia do mercado”.
    Abs
    Pietra

  23. 24 Luiz

    Pietra,

    Ahhh… faz todo sentido, então. Obrigado pelo toque.

  24. 25 Leitão

    Ops! A Pietra já matou a questão! Rsss :-)

  25. Caro Leitão vi seus conselhos à amiga Pietra e então surgiu uma dúvida quanto à quantidade de papeis para uma carteira ser viável. No livro de Benjamin Grahan fala justamente isso que você disse em relação a reduzir os riscos com 20+ empresas. Comprando-se duas por mes seria quase um ano para fechar o rodízio o que me parece longo. O que você acha? Está muito longo? Ainda não montei minha carteira porque ainda não tive disponibilidade de tempo para fazer seu curso e fico com medo de começar a investir antes do curso e me arrepender depois. Analisando por alto as suas acoes do cardápio vi que no setor da grnd3 tem duas outras empresas interessantes também como ALPA4 e HGTX, você também acha elas interessantes ou são ouro de tolo?

    Abraço.

  26. 27 Leitão

    Oi Sebastião!
    Bom dia!

    Sim, essa diversificação de empresas e setores é muito saudável. É um princípio tão antigo que o trabalhador da roça já sabia a muito tempo :-)

    E quanto ao rodízio, um ano não é demais não… e se achar muito, que tal comprar 3 por mês, ou 4… isso agiliza um pouco a roda… Mas o importante é a disciplina por anos e anos… Poupar e coçar é só começar :-)

    Quanto à Alpa e Hgtx, sim são interessantes também, mantendo um bom desempenho… Pode-se analisar todas com calma e escolher a que mais agrada…

    E quando animar vir para a turma será muito bem vindo, vai passar a enxergar tudo isso mais de cima…

    Um abraço!
    Leitão

  27. 28 roger

    Olá Mestre Leitão ,tudo bem, está preparando um novo cardápio , Abraços.

  28. 29 Leitão

    Oi Roger!
    Bom dia!

    O cardápio é o mesmo a mais de 10 anos, rsss…. Vez ou outra é bom um churrasco e guloseimas, mas o que dá sustância mesmo é o arroz com feijão do dia-a-dia… rssss

    Tenho essas aí em cima do cardápio e outras também, mas não publico sempre tudo pois dá muito trabalho…

    Estou devendo umas atualizações… Estou aguardado uma boa leitura para ficar legal..

    Um abraço!
    Leitão

  29. 30 Robert

    Bom dia Leitão! A galera do buteco ajuda bastante nas dicas e tem muita informação boa lá, melhor que qualquer consultoria financeira por ai! Rs. Mas to com uma dúvida que queria a opinião do mestre…
    Estou fazendo um aporte mensal de R$ 1500,00. Comprando duas empresas por mês, mas estava pensando em passar a comprar 3 empresas, para acelerar o rodízio. Minha corretora é a rico, pago 4,40 no fracionário e 9,80 no lote padrão. Queria saber sua opinião se comprando 3 empresas meu custo de corretagem vai ser alto, ou se 2 empresas já está bom?
    Sei que você não gosta de falar o que cada um deve fazer, que a estratégia deve ser individual, logicamente, seguindo os conceitos da análise fundamentalista e do investimento gradual, mas queria sua opinião que opera a mais tempo na bolsa e sabe da influência do custo de corretagem.

    Obrigado Leitão! os conhecimentos do curso estão sendo muito importantes, comecei somente no IG, mas já estou começando a partir para especulação, também, agora que voltei a trabalhar estou com pouco tempo, mas acho que um trade por mês, consigo. Só investir é um pouco chato, rsrs.

  30. 31 Leitão

    Oi Robert!
    Bom dia!

    Obrigado pelo feedback positivo! Que bom saber que está caminhando bem…

    A turma lá é fera mesmo! Eu mesmo aprendo muito com eles (tem um tópico novo sobre FII lá que está ótimo). http://leitaoemacao.com/buteco

    Ok, 3 por mês com 500,00 tá legal sim, os custos são baixos como comentou… A cada mudança que sentir necessidade de fazer, ok, desde que mantenha os conceitos e que dê um tempo para surtir efeito… o que não é legal é ficar mudando a todo momento…

    Sobre especular, é legal mesmo. Dá mais motivação e anima mais a festa, pois só investir dá sono mesmo… rsss (treine bem antes, e vá devagar, crescendo como um pé de feijão…)

    Abraço!
    Leitão

  31. 32 Robert

    Obrigado Leitão! Com certeza vou manter essa estratégia agora, de forma que eu atinja 20 empresas e o rodízio vai ser mais rápido.
    Sobre a especulação fiz algumas simulações sem colocar o dinheiro de verdade e agora estou começando com pouco dinheiro, pra testar o emocional… rs. E para adquirir confiança, também

    Abraço

  32. 33 Anônimo

    Boa tarde a todos.
    Passando pra deixar um abraço aos amigos e ao Leitão.
    Esses tempos eu tenho deixado um dinheiro guardado em renda fixa (pra emergência) e reinvestido os dividendos.
    Algumas ações estão bem interessantes (ETER, CMIG voltando a ficar boa (nos 12, 11 é melhor ainda), VIVT sempre com dividendos bons.
    Uma que ando estudando é UNIP.
    BBAS rodando os 22 até 25…nos 21 pra baixo é compra certa.
    CGRA é outra que caiu bastante, ficando bem interessante.

    Abraço
    Falcão

  33. 34 Leitão

    É isso aí, Falcão! Um grande abraço!


Participe! Deixe um comentário...

