CHAT 25 a 31/maio

25maio15

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



31 Responses to “CHAT 25 a 31/maio”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Abraços e ótima semana!
    Leitão

  2. 2 OValter

    Boa tarde!!!
    Minha corretora tem um meio de investimento programado mensalmente, com taxas reduzidas, tenho uma filha de 6 anos e um menino que vai nascer no fim de junho, seria legal comprar o valor mínimo de 150 reais mensais, AMBEV, para os dois ao invés de um plano de previdência? Com intenção de umas 3 ou 4 ações ao longo dos anos. Minha intenção seria essas ações até a maioridade deles, fora os meus investimentos normais.

  3. 3 Leitão

    Oi OValter!
    Boa noite!

    Fazer uma disciplina de investimento gradual em ações para os filhos é ótimo sim. Mas tem que fazer bem feito… não é nada complicado não, mas deixar isso para a corretora fazer “programado” e somente com poucos papéis sem maiores critérios, é um erro.

    Tem que escolher 20 boas empresas, pelo menos, manter esse olhar sobre elas ao longo dos anos, manter compras mensais em rodízio, tudo feito por você mesmo, sem complicações… não é complicado fazer, mas faça direito.

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 luiz

    Interessante, OValter,

    Concordo plenamente com o Leitão…com um pouco de estudo, e acompanhando foruns como este, por exemplo, voce pode tranquilamente montar e gerir sua própria carteira.

    Agora, alem de ABEV, quais outras poderiam entrar nesse rol? BBAS, NATU, ITUB, VALE, CMIG?

    Fazer as compras mensais pode ser fácil. O difícil é escolher as empresas, não?

    Mas o importante é dar o primeiro passo…e talvez o momento não seja tão ruim para fazê-lo…é nesses momentos de pessimismo que, vez por outra, surgem belas oportunidades. Particularmente estou de olho em VALE…acho que para um prazo mais longo pode ser uma boa pedida…ou então BRAP.

    O que acha, Leitão?

    Abs

  5. 5 sílvia

    Oi, pessoal,
    Sempre sigo as discussões aqui. Muito enriquecedoras. Aprendo muito, ainda não fiz o curso, mas quero um dia participar da ‘fofoca ‘ na cozinha rsrs. Quem pode me dizer o que aconteceu com oibr4? fiquei uns tempos fora, eu tinha 100 e fui conferir minha carteira só aparecem 10. Houve uma desvalorização? Quem pode me ajudar? Obrigada.

  6. Agrupamento Silvia. Coisa normal e que não muda em nada a sua posição.

    Vc tinha 100 ações de 1 real e passa a ter 10 ações de 10 reais.

    Use o RI da empresa sempre que tiver duvidas sobre essas questões.

    Agora o preocupante é você ter OIBR… empresa muito ruim de fundamentos… melhor estudar mais antes de comprar ações.

  7. 7 Sedex

    BRAP …se bem que ela é 10% CPFL Energia e 90% Vale…pq não comprar vale diretamente?

  8. 8 Weslei de Castro

    Bom dia a todos! Me chamo Weslei de Castro, tenho 22 anos. Esta é a minha primeira postagem no blog, mas eu já venho acompanhando a algum tempo, e gostei de como vocês interagem entre sí, e me impressionei pela reciprocidade.
    Sou novo no mercado de ações, e por falta de tempo, acabei comprando ações da PETR3 em Fevereiro (4075,xxxcotas), porém vinculados ao Fundo de Investimento do Banco do Brasil.
    Tenho zilhões de dúvidas quanto a “saber investir”, por que dei golpe de sorte, e errei depois.
    Comprei R$12.000,00 em ações, no início de maio eu tinha R$16.526,00 e resgatei somente o excedente!!! (R$4.500,00). Deixei os 12.026,00 lá e agora a cotação caiu, quando pra mim seria a hora de comprar mais.
    Porém eu deveria ter resgatado todo valor para pode comprar na baixa agora, não é? Ratiei, agora tenho R$4500 na mão e 2500 cotas desvalorizando. O que fazer?

  9. 9 Leitão

    Oi Luiz!
    Ok!
    E o Sedex comentou bem… A BRAP é a Holding da Vale… melhor ir direto na Vale mesmo…

    —————————
    Oi Silvia!
    Apareça sempre aqui na turma!

    O Thiago comentou bem, é isso mesmo! Obrigado, Thiago!

    ———————————–
    Oi Weslei!
    Bem vindo aqui na turma, não se acanhe em fazer perguntas… É assim que aprendemos todos juntos, a cada dia…

    Você é jovem e tem todo o tempo a seu favor, é só continuar buscando o caminho certo.

    Esse início errado acontece mesmo, mas está em tempo de corrigir e caminhar bem a partir de agora. Erros como comprar muito de uma vez só, comprar tudo de um papel só, comprar sem noção, comprar via fundos, vender sem noção, etc… tudo isso tem que ser corrigido. Não é nada complicado não. À primeira vista investir em ações parece ser um bico de sete cabeças, mas não se assuste… é super tranquilo…

    Não tenha ansiedade. Aqui no Blog você vai encontrar muito material para estudos e isso vai lhe mostrar o caminho certo. Procure ir lendo os artigos, chats, comentários, etc… com um pouco de dedicação aos estudos agora você vai enxerga tudo isso mais claro em breve…

    Não opere no mercado enquanto não estudar um pouco mais agora… Deixe de lado o mercado, não compre mais nada e o que estiver comprado, deixe quieto por hora… Dedique pelo menos esses próximos 30 dias para leituras e estudos… PETR não é ruim e o preço não está caro, então deixe por hora e com os estudos vai ver melhor depois… Não faça nada na correria da emoção…

    E aos poucos vou ajudando mais… Apareça sempre!

    ———————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  10. 10 Weslei de Castro

    Muito obrigado! Estava eufórico agora a pouco, querendo comprar mais cotas por que o valor me parece convidativo. Mas vou seguir o teu conselho e estudar um pouco para saber como agir. Meu objetivo é juntar R$ 10.000,00 até o fim do ano.

  11. 11 sílvia

    Obrigada , Thiago. Você tem toda razão . Perdi e aprendi . Minha carteira é boa. Só esta que destoa. Gosto muito do seu blog, Leitão, e os chats são muito enriquecedores. Sempre que quero saber das novidades, passo por aqui.

  12. 12 Leitão

    :-)

  13. 13 luiz

    Sobre BRAP e VALE…

    Investir em qualquer uma das duas me parece praticamente a mesma coisa. Particularmente prefiro BRAP3 pela questão do DY e por estar relativamente mais descontada. Ademais, normalmente sua cotação segue a cotação da VALE.

    Na dúvida, uma alocação 1×1 também poderia pensada/realizada.

    Agora, tudo depende do gosto do fregues…e esta é apenas a minha opinião e meu modus operandi…destacando que sempre deixo OCs nas duas.

    Abs

  14. 14 Daniel

    Olá, Leitão, boa tarde.
    Tenho uma dúvida específica, não sei se poderá me ajudar.
    Hà algum tempo comprei uma quantidade razoável de ELPL4 ( na época do auge dos dividendos). Depois ela despencou. Dai acabei comprando mais e abaixei bem o meu preço médio. Agora ela deu uma nova subida e já estou no lucro. Sei que ela não é uma empresa com lucros consistentes e não sei bem o que fazer. Se vendo tudo agora, com lucro, se vendo aos poucos ou se espero mais um pouco. Também não sei fazer análise gráfica para tentar vender em um ponto melhor.

    O que voce poderia me sugerir ?

    Obrigado.

  15. Daniel, se a empresa não é boa segundo os seus critérios saia e coloque o dinheiro em empresas boas…

    Não importa muito se você saiu no lucro ou não.. o que importa é ficar mais tempo com o dinheiro em coisas boas…

  16. 16 Sedex

    Daniel, na minha opinião é tudo questão emocional.
    Se você tinha comprado 10k em ELPL e isso caiu, caiu, chegando a valer 3k por exemplo. Que diferença faria vender estes 3k e aplicar em uma boa empresa que tem lucros consistentes, crescimento consistente?

    Não seriam os mesmos 3k? Só que invès de ELPL que estava afundando, teria 3k em outra empresa com possibilidades de crescimento real?

    Problema é que nosso emocional faz com que seguremos a empresa na esperança que suba novamente =/

  17. 17 Leitão

    Oi Daniel!
    Sai logo desse fumo! Não deveria nem tem entrado… muito menos feito preço-médio em papel ruim. E mais, errou também ao comprar e deixar cair desgovernado… Em fim, 03 erros graves que não pode cometer mais…

    Ah! E um quarto erro: ficar inseguro e ganancioso… Especular exige critérios rígidos, planejamento e frieza. Sem isso é um mero Jogador.

    Juízo de agora em diante, heim!

    Abraço!
    Leitão

  18. 18 Daniel

    Obrigado Leitão e colegas, abraço !

  19. Esse conceito de empatar, sair da empresa com lucro, ser vencedor nessa ou naquela empresa não faz sentido nenhum, não é mesmo?

    Esse exemplo do Daniel é clássico.. ele fez preço médio e acha que saiu no lucro porque esta vendendo a um preço maior do que comprou…

    Mas imagine que ele tivesse vendido tudo na época e colocado em empresas boas e investido o valor que usou pra fazer preço médio em empresas boas..

    Teria um prejuízo com ELPL mas um valor provavelmente muito maior de patrimônio total.

    O emocional nos prega peças mesmo

  20. 20 Weslei de Castro

    Qual é a característica / oque significa e no que se diferenciam os números que ficam na frente das siglas? Ex.: PETR”3″ e PETR”4″.

  21. 22 Luiz

    Leitão,

    Vou aproveitar a dúvida do Wesley de gancho, e aí você responde tudo de uma vez só, rs.

    Qual sua opinião sobre o que se diz por aí que ação PN é uma bobagem inventada que só existe no Brasil e que para ser sócio de verdade das empresas deve-se comprar somente ações ON? Você compartilha desta opinião?

  22. 23 Roberto D.

    Muito bom Luiz !
    Há um bom tempo mantenho está dúvida !
    Grupo, vocês Compartilham com a ideia abaixo, colocada pelo Bastter;

    PN sem tag along = voce nao é socio

    PN com tag along = voce nao é socio mas acha q é

    ON = voce é socio

    tag along eh menos pior mas nao eh socio da mesma forma

    Outro ponto;
    Atualmente tenho poucas ações PN como sócio .
    Por exemplo, a ITSA4 , ITUB4 , e POMO4 . Considero ótimos ativos, e com tag along.
    Estou na dúvida, se mantenho elas ou troco por ITSA3, ITUB3 e POMO3 (baixa liquidez )

    Mestre Leitão e amigos , Qual a opinião de vocês ?

  23. 24 Leitão

    Oi amigos, bom dia!
    Não reparem a demora… estou no interior de Minas… consegui uma conexão precária aqui e vamos ver se consigo responder…

    —————————
    Oi Wesley, Luiz e Roberto!

    O Thiago postou um link acima bem completo, explicando detalhadamente essas questões (Obrigado, Thiago!).

    É correto dar preferência para as ON, desde que tenham alguma liquidez mínima razoável (por exemplo, não menos que 100 negócios em um dia normal)…

    As PN geralmente são mais líquidas, mas por modismo mesmo… Mas algumas vezes elas pagam mais Dividendos, então é bom ponderar isso.

    Em empresas maiores sólidas e sérias tanto ON quanto PN são tratadas da mesma forma pela política da empresa (política de Dividendos e política de Incorporações)… Então tanto faz uma ou outra, podemos optar pela que for mais líquida… Já em empresas menores é bom ficar sempre com as ON, pois são mais seguras em caso de um eventual fechamento de capital (Tag Along)….

    Na dúvida, fique com ON mesmo.

    Abraços!
    Leitão

  24. 25 felipe castro

    Leitao, com a provável abertura de capital da BR distribuidora e corte de investimentos, quais impactos serão sentidos na PETRO e saúde da empresa ?

  25. 26 luiz

    Caro Leitão, e demais ilustres foristas,

    O que pensam sobre ETER3? É um ativo que deve fazer parte de uma carteira de LP?

    Abs

  26. 27 Leitão

    Oi Felipe!
    Bom dia!

    Olha, não sei avaliar isso… Mas os gestores estão lá para trabalhar bem por nós, então vamos ver os resultados depois mais adiante…

    ——————
    Oi Luiz!

    Eu tenho ETER3 em carteira já a um bom tempo e não tenho o que reclamar. Recebo bons dividendos e a empresa é muito transparente com todos o movimentos da administração… Continuo mantendo em carteira normalmente…

    —————
    Abraços!
    Leitão

  27. 28 André Monteiro

    Bom dia, Leitão!

    O que você acha da operação de aluguel de ações? Pode ser interessante para dar uma turbinada nos rendimentos de uma carteira de IG, visto que iremos manter as ações por muito tempo?

  28. 29 Leitão

    Oi André!
    Bom dia!

    Desculpe a demora, estava em viagem nesse final de semana…

    Recentemente comentei sobre isso, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/03/23/chat-23-a-29mar-2/#comment-26146

    Um abraço!
    Leitão

  29. 30 zózimo

    Ainda sobre a Eternit, será que o problema do amianto não vai impactar nos seus resultados?

  30. 31 Leitão

    Oi Zózimo!

    Provavelmente vai sim, mas a administração da Eternit tem sido muito transparente com todo o processo e já está posicionada para isso…

    No meu caso, continuo mantendo ela em carteira normalmente.

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

