CHAT 18 a 24/maio

18maio15

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



28 Responses to “CHAT 18 a 24/maio”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Abraços e ótima semana a todos!
    Leitão

  2. 2 roger

    Olá , muito bacana seu blog, estou lhe acompanhando , você é frio e calculista ,competente, espera o momento certo ,como tem que ser , parabéns ,estou olhando a vale5 , gostaria de quando for melhor momento para se posicionar neste ativo publicasse de novo , obrigado e sucesso.

  3. 3 Leitão

    Oi Roger!
    Boa noite!

    Obrigado! Que bom que está gostando do Blog… fique à vontade, estamos entre amigos, na minha cozinha :-)

    Estou acompanhando e assim que pintar uma boa leitura vou postar aqui para os amigos…

    Se você quiser ser avisado por email sempre que surgir post novo, veja:
    http://leitaoemacao.com/email.asp

    Abraço e apareça sempre!
    Leitão

  4. 4 APC

    Olá Leitão,
    Gostaria de te ouvir a respeito de CCRO , com dívidas de 8/9 x o LL anual e o mesmo decrescente , mas o ROE e margens ainda bons,
    Mas a ECOR a dívida chega a 15X o LL anual e o roe emargens já estão fracos para um setor com esse nível de dívida. Qual a sua visão??abs

  5. 5 OValter

    Pois é leitão a manada tende a continuar…saiu uma lista com os 30 blogueiros mais influentes e você não está lá…que bom pra gente…já acompanhei alguns dos 30 e você supera todos, cada um no seu nível…rsrsrs vc é o melhor leitão…

  6. 6 Heliodoro

    Leitão, c tá fingindo de Leitão pra mamar deitado!

    Fala toda hora na “sua cozinha”, mas NUNCA rolou um torresmin.

    Ajuda aí e chama um caldinho com pinga!

  7. 7 Leitão

    Oi APC!
    Eu tenho CCRO em carteira, é boa empresa… Esse setor é alavancado mesmo. Os lucros estão sob controle… até porque são anos de vacas magras, não dá para exigir demais…

    ———————–
    Oi OValter!
    :-) Puxa, obrigado!

    Que bom que eu não estou nessa lista aí que você falou… Prefiro ficar de fora desse balaio de gato :-)

    Tô quietinho aqui na cozinha, mantendo o fogão de lenha acesso :-)

    ————–
    Oi Heliodoro!
    Hehehe! Esse é um trecho da música do Gino e Geno… :-)
    Pois é… isso a Internet ainda não permite… E agora no frio um caldinho com pinga cai bem… acho que vou dar um jeito de ir pra roça semana que vem… tá frio a beça aqui em Minhas…

    ———-
    Abraços!
    Leitão

  8. 8 Robson

    Olá Leitão,

    Existem rumores de que o ministro Levy, em busca do ajuste, estuda extinguir juros sobre capital próprio e tributar os dividendos. Com sua experiência, vc diria que essas medidas tem a possibilidade de serem colocadas em prática?
    At.te.

  9. 9 Leitão

    Oi Robson!

    Em um governo intervencionista como o que estamos vivendo desde a eleição de Dilma tudo é possível…

    Caso uma alteração dessas (e outras que já ouvi falar) venha a ser implementada vai ser ruim, claro. Mas é justamente por essas e outras que devemos investir de forma disciplinada e segura, pois assim, independente das novidades que sempre aparecem no caminho, vamos seguindo sem stress…

    Não me preocupo com isso. Continuo seguindo os bons princípios de investimento…

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 Gabāo

    Boa tarde Leitão!!!!! Pegando o gancho da perfunta anterior: se tais medidas forem implementadas, o investimento em açōes continuará a ser um bom investomento?

  11. 11 Summerholt

    Nobre Gabão, se não for em ações onde mais será ?

    Não consigo perceber como uma renda fixa ou poupança podem ser boas. Além do mais, dividendos e JSCP ou a ausência destes não quer dizer muita coisa.

    Grande abraço.

    Summerholt.

  12. 12 Luis Fernando

    Leitão. Gostaria de saber sua opinião sobre a SFSA4. Depois de ver seu lucros caírem. A partir de 2013 ela voltou a ter lucros crescentes e a divulgação do 01T2015 ela apresentou o dobro do lucro do trimestre passado. Agora com esse melhora nos lucros e esse lucro no 1° trimestre estou começando a acompanha-la mais de perto pra ver como será seu próximos resultados já que no site da fundamentus seu DY é 12%, com essa melhora nos lucros o DY pode aumentar.

  13. 13 roger

    Grande Leitão, diga -me o que acha de sled4 , esta empresa parace ter bons fundamentos , e parace bem atrasada, acredita nela?, Abraços.

  14. 14 Leitão

    Oi Gabão!
    Não sei medir isso… mas não deve ser nada que inviabilize o setor, senão não faz sentido.

    O investimento em ações deve, por definição, ser melhor que a renda fixa e outras formas, pois é o setor produtivo.

    ————————
    Oi Luis!
    Não acompanho a SFSA4 pois no setor financeiro prefiro os grandes bancos (BB, Bradesco, Itau).

    Mas ela só vem dando bola fora… não vejo nada de interessante nela… desempenho pífio…

    ——————
    Oi Roger!
    Não gosto da sled4 e seu setor… setor bem crítico e em mutação… além do que ela, que vinha até bem, piorou muito nos últimos anos… não me atrai em nada…

    ———-
    Abraços!
    Leitão

  15. 15 Robert

    Bom dia Leitão!
    Fiz o seu curso no início do ano, e comecei minha carteira de investimento gradual desde então seguindo os ensinamentos do curso. Mas ainda estou com uma dúvida, no curso, a gente aprende que o que importa são os fundamentos e não o preço do papel, mas a rentabilidade será em cima da cotação, certo? Claro sem levar em conta os dividendos…

  16. 16 Leitão

    Oi Robert!
    Bom dia!

    Errado! A rentabilidade é: Valorização + Dividendos. Sendo que a valorização é sujeita a oscilações ao longo dos anos, mas você vai considerar a média… Tire uma foto anual da carteira para isso.

    Seu foco será na Acumulação, na somantória de qtde de ações que está acumulando ao longo dos anos. Quanto mais qtde, mais sócio é, mais dividendos vai receber…

    O sócio foca nos Dividendos, não em cotações.

    Sua carteira ainda é muito jovem então não se preocupe com “rentabilidade” agora, foque sua energia em manter a disciplina de acumulação de boas empresas.

    Dica: Poste essa sua dúvida lá na turma que muitos vão poder lhe ajudar, inclusive sobre as planilhas de controle: http://leitaoemacao.com/buteco

    Veja também:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/10/09/voce-sabe-exatamente-como-anda-o-desempenho-de-sua-carteira-de-acoes/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/01/09/como-sao-os-dividendos-em-carteiras-maduras/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/06/27/dividendos-tirando-o-leite-da-vaca/

    Abraço!
    Leitão

  17. 17 Marco Augusto

    Caro Leitão, há tempos recebo emails de sua página com os chats com comentários (interessantes) seus e de seus ex-alunos. Sempre tive vontade de fazer seu curso mas não o fiz por falta de tempo para tal. Em breve poderei cursá-lo, é o que espero. Já (auto) estudei análise técnica e fundamentalista e montei uma (auto) apostila sobre os temas. Entretanto nos posts colocados nos seus chats vejo muito a citação de IG e IV, que embora imagine o que seja, não tenho certeza. Outra coisa, lendo os comentários e sugestões parece (apenas parece!!!) que a ideia é comprar ações e ficar com elas para todo o sempre. Sei que não é exatamente isso, mas não vejo, com o que leio lá, o outro caminho. Eu compro ações, pego dividendos, quando o lucro (venda – compra) torna-se razoável (essa razoabilidade depende da ação) eu vendo e, quase sempre, re-invisto. É isso ou há aquelas ações que são mantidas para sempre??

    Forte abraço

  18. 18 Leitão

    Oi Marco!
    Boa tarde!

    Que bom que o Blog está contribuindo com seu aprendizado, o objetivo é esse mesmo. E quando animar vir para a turma vai ser ótimo, vamos aprofundar e eliminar todas essas dúvidas…

    Algumas dúvidas que você comentou vão ficar mais claras com esse post, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    Quanto a manter as ações, sim, o objetivo é manter para sempre. Esse “sempre” está condicionado a:

    – A empresa deve manter-se lucrativa, bem administrada e gerando valor aos sócios;

    Enquanto ela se manter assim, ótimo, não temos a menor vontade de sair da sociedade.

    Outro motivo para vender é:

    – Um rebalanceamento da carteira, ou seja, quando uma ou outra empresa ficar muito gordinha em relação às demais, podemos equilibrar o time, pois o ideal é que cada empresa fique % equilibrada com as demais.

    Um outro motivo seria:

    – Atingir algum objetivo pessoal, como a compra da casa própria, etc… Nesse caso a pessoa poupou durante alguns anos e aguardou o momento adequado para se desfazer de algumas empresas ou mesmo da carteira toda, pois o objetivo não era construir patrimônio ativo, e sim manter boa rentabilidade até atingir um objetivo específico.

    *Entretanto, o ideal é ter como objetivo construir “patrimônio ativo”, ou seja, plantar um pé-de-dinheiro para colher os bons frutos depois…

    Podemos até acumular dinheiro para depois adquirir bens e sonhos, mas devemos, pelo menos, manter em paralelo uma acumulação para construção de patrimônio ativo, renda…

    Uma coisa não precisa brigar com a outra. Você pode poupar parte para comprar uma casa, ou carro, etc… e outra parte para construir renda passiva: ações…

    Agora, essa coisa de comprar e vender com lucro não é Investir, é Especular. Esse tema já foi bem falado aqui no Blog, não pode confundir isso…

    Apareça sempre!

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 Luiz

    Leitão, já que esta parece ser a semana de recomendações de papeis, aqui vai mais um, rs!

    Qual sua opinião sobre a SEER? Pensei em coloca-la na carteira como sócio de uma empresa de “crescimento”, já que ela é jovem na bolsa, muito menor que as outras deste setor e está com resultados razoáveis. Além do mais, ela tem foco no Norte e Nordeste, lugares com maior potencial de crescimento no país.

  20. 20 Sedex

    Luiz, vi os fundamentos dessa SEER.
    Patrimonio vem crescendo, Receita e Lucro também. A margem está em torno de 28% nos últimos 3 anos. A dívida está em 17% do Patrimonio Líquido e 32% do LL (parece controlada).

    Você comparou ela com outras empresas do setor? Como estão os números das outras?

    Agora uma dúvida interessante que não me fez sentido foi: De Jan/15 até agora ela desvalorizou 50%. Algum motivo especial?

  21. 21 Luiz

    Sedex,

    Comparei, sim. Ela é bem menor em comparação com ESTC, que também tem resultados bons, e KROT, que não é tão bem administrada na minha opinião. Além do mais, estas duas atuam aqui no Sul e Sudeste, locais onde o mercado é saturado em praticamente todo os setores da economia.

    Se você olhar o gráfico das três, vai ver que todas elas tiveram uma enorme desvalorização no começo do ano. Pelo que eu consegui pesquisar isto se deu por conta da decisão do MEC em aumentar a nota de corte do ENEM para liberar o crédito estudantil do FIES, o que teoricamente dificultaria a vida destas universidades. Mas como o nosso mestre Leitão diz, isto não importa muito. O que importa é balanço positivo. Se a empresa é bem gerida e dá lucro, esta movimentação da ação vai sumir no médio/longo prazo e ainda nos dá a chance de comprar na promoção. E os 1T15 destas empresas mostraram que isto foi só uma histeria do mercado.

  22. 22 Leitão

    Oi Luiz!

    Não acompanho a SEER3… Ela é muito novata na bolsa, quase não temos dados para análise…

    A KROT já tem algum histórico e apresenta alguma consistência.

    Seja como for, eu não acompanho esse setor, fico limitado a dizer mais sobre elas…

    Obs.: cuidado com empresas novatas na bolsa… se não puder analisar com clareza e ficar dúvidas, melhor pecar pelo excesso de cuidado…

    Abraço!
    Leitão

  23. 23 Super

    Olá Leitão!
    Tudo bem?
    Aplico na bolsa há 3 anos. Nesse período montei uma carteira com 19 “boas” empresas com base em critérios fundamentalistas.
    Sei que vc não é fã de ETFs, mas gostaria de saber sua opinião: ter um pequeno percentual em IVVB11 (índice que segue o índice SP 500 da bolsa de Nova Iorque) seria uma forma interessante de ter uma participação indireta nas 500 maiores empresas do mercado americano?
    Saudações celestes!

  24. 24 Leitão

    Oi Super!
    Boa tarde!

    Interessante sua pergunta… Não sabia da existência desse IVVB11.

    Bem, vai depender da qualidade as empresas que compõem esse índice. Se for mesmo ligado ao SP 500, pega tudo dos gringos, ou seja, deve ter coisa boa e coisa ruim no meio… além das taxas que são cobradas, etc…

    Não sei dizer sobre o índice americano nem suas empresas, mas os conceitos que aplicamos no Brasil são os mesmos em qualquer lugar do mundo, ou seja: empresa boa e ruim tem em todo lugar, e fundo é fundo em todo lugar, vai ter uma mistura geral de empresas e cobrar taxa, além de ser sujeito à má gestão, etc…

    Tem que analisar com bastante calma esse IVVB11 para ver se vale a pena. Se animar, tente estudar mais como ele funciona e, se realmente lhe atrair, pode-se colocar um pouco nele a título de diversificação…

    Abraço!
    Leitão

  25. Super, a respeito deste investimento no índice SP500, creio eu que esteja em um momento ruim. Pelo que andei lendo, a bolsa americana anda muito esticada, com P/L alto neste índice. Não sei se seria a hora certa de entrar nesta. Prefiro investir onde consigo informações mais facilmente, como nossas empresas, que apesar de serem poucas boas na Bolsa, dá para avaliar melhor. Lembra muito investir no Ibovespa, o que eu não faria.
    Abs.

  26. 26 Tony

    Leitao, voce publica um grafivo IDIV, quais acoes fazem parte dele?

  27. 27 Tony

    Desculpe, achei no link do grafico a lista!

  28. 28 Leitão

    Oi Tony!

    O histórico completo com o IDIV está no meu lateral, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/idiv/

    E a composição da carteira dele é nesse link:

    http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoCarteiraTeorica.aspx?Indice=IDIV&idioma=pt-br

    *Obs.: O IDIV é um índice melhor do que o IBOV, mas também é fraco. Pelo menos não tem tanto lixo quanto o IBOV.

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s