CHAT 04 a 10/mai

04maio15

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



33 Responses to “CHAT 04 a 10/mai”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Excelente semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Casfre0rk

    Boa tarde leitão,

    Tem alguma dica p livrar a angustia ou a ansiedade na espera de chegar no ponto de vender uma ação?

    Não tinha esse sentimento ate começar por os pés na especulação kkkkkkk
    Eqnt eu estaca só no gradual Quetinho era td tao facil e lindo, mas não tem jeito rsss

  3. 3 Leitão

    Oi CasfreOrk!
    Boa noite!

    Especular é instigante e desafiador mesmo, dá calor na cadeira :-)

    A emoção está presente, mas deve ser domada. O melhor jeito é fazer trades rígidos, com regras pré-definidas, critérios claros e método simples e direto. Manter a frieza é importante, senão deixa de ser Especulação e cai no Jogo. Muitas pessoas acham que estão especulando mas na verdade estão apenas Jogando… a linha que separa uma coias da outra é muito tênue…

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 Casfre0rk

    Hehehe esquenta a cadeira, a cabeça, a alma rssss.

    Pelo menos regras eu estou colocando, ou determino valor X na cotação ou 10% e ja dou abraço rssss, estou aprendendo mto dessa forma, algumas ações mostram ciclos claros e limpos rsss

    Bom , valeu leitão, abraço!!

  5. 5 Daniel Alcantara

    E ai leitão! Estava eu dando uma olhado lá em cima no seu site. E já são 9 anos sobre…
    Ano que vem completará 10 anos de sucesso, de um site que desempenha um forte papel na formação dos pequeno investidores.

    Vem alguma coisa mais especial por ai ano que vem?

  6. 6 johnny Bigode

    Oi Leitão

    Como explicar esse bull market atual mesmo num cenário altamente pessimista ?

    Fico intrigado como a bolsa tem subido neste último mês sem motivo aparente (muito pelo contrário…)

    Abraço

  7. 7 Frederico

    Oi Leitão.
    Gostaria de uma opinião:
    Recentemente fiz um financiamento de terreno. No entanto, não vou começar a construir até quitar o financiamento. Portanto estou pagando juros sem necessidade, já que poderia ter juntado o dinheiro para comprá-lo a vista. Em resumo, uma burrada.
    Tenho uma carteira de ações com o fim de usar quando diminuir o ritmo de trabalho (mais ou menos uma aposentadoria). Você acha válido vender para evitar mais gastos com o financiamento e tentar refazer a “poupança” depois?
    Abraço

  8. 8 Pequeno Investidor

    Olá Leitão tudo bem contigo?

    Parabéns mais uma vez pelas suas análises e seus ensinamentos. VOCÊ É UMA VERDADEIRA LENDA VIVA em questão de bolsa de valores e educação financeira.

    Abraços

    Pequeno Investidor

  9. 9 Leitão

    Oi Daniel!
    :-)
    Obrigado!

    Ano que vem vão completar 10 anos mesmo, não é? Vixe! O tempo voou…

    Espero poder continuar ajudando… Tenho alguns projetos bem legais na gaveta, mas desde que o Heitor nasceu estão lá, na gaveta… rsss… Vai ser uma boa ideia dar seguimento neles… vamos ver se o Heitor deixa… :-)

    —————————
    Oi Johnny!

    O mercado está sempre à frente das notícias… O pessimismo atual já foi descontado meses antes… é sempre assim…

    E quando a massa perceber já será tarde demais para entender… A massa está sempre atrasada…

    Por isso gosto de ensinar os conceitos por trás do mercado a meus alunos, para ficarem acima da massa…

    ———————-
    Oi Frederico!

    Pois é, parece que foi uma boal fora mesmo…

    Mas de maneira nenhuma encerre sua carteira de ações! Um objetivo não pode prejudicar o outro, não pode competir com outro. E muito menos tentar corrigir um erro com outro.

    Separe bem as coisas e mantenha a disciplina. Foque no que tem feito de correto com sua carteira e não se atormente com o erro cometido em outras áreas… Bola pra frente! Não dê passos para trás não…

    ————————
    Oi Pequeno Investidor!
    Puxa, valeu! Obrigado mesmo!

    Só tento ajudar um pouco, e fico contente que esteja dando certo…

    —————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  10. 10 Antonio Alves

    Olá Leitão,
    Complementando o que você disse sobre o comentário do Johnny: o mercado de capitais reflete as expectativas (visão de futuro). Ano passado com a eleição parecia final de 2008 (olho do furação da crise internacional) e agora parece com inicio de 2009 (a “marolinha” que fez o mercado de trabalho aqui diminuir, como agora). É muito importante analisar a história para fazer paralelos. Agora, o futuro… tanto pode repetir o restante do ano de 2009 (para os otimistas) como pode ser na verdade um novo 2008 (para os pessimistas). Isso talvez porque o ministro Levy (na economia) está ganhando e melhorando as expectativas… Como eu sou mais realista, vou de acordo com o mercado, subiu eu ganho (e realizo um pouco), caiu eu compro mais barato… Como fiz mais pesado recentemente na renda fixa (via debentures incentivadas) e travei os juros altos + inflação por 10 anos (algo como um Tesouro Direto plus, no risco e no retorno). Só pra dar um exemplo: antes meu caixa (renda fixa) estava na poupança e rendia um 14o salario de juros, hoje rende também um 15o salário via juros anuais/semestrais das debentures.
    Em 2008 fiz parecido com o Tesouro Direto (juros nas alturas) e ganhei muito (%) dinheiro (pena que foi pouco), vendendo parte dos meus títulos em 2009 (quando os juros baixaram) e aplicando na bolsa (começando a minha carteira, pois só tinha PIBB11).
    Minha carteira de ações continua firme e forte (incluindo uma parcela de fundos imobiliários), mais variada e recebendo mais dividendos (e olha que não aproveitei o momento para fazer especulações). Confesso que estou mais concentrado na renda fixa (também com os juros atuais…).
    Mas com o aumento da taxa de custódia da minha corretora, vai valer a pena ser mais ativo… :)
    Duro foi fazer a declaração de imposto de renda (cada dia mais complexa)!
    Abraços,
    Antonio.
    PS: Parabéns pelos quase 10 anos! Eu também posso dizer que tenho 10 anos de mercado financeiro quando deixei de aplicar somente na poupança pra começar a arriscar nos fundos de ações em 2004, depois de um 2003 de alta que todo mundo falava de bolsa, pós crise 2001/02 (que foi quando casei e estava zerado: comecei a fazer orçamento e a poupar, nas vacas gordas chegou a 50%, mas já fiquei desempregado no meio do caminho, por alguns meses). Fico atento a cada novidade! E tenho o seu blog como referência pra mim e quem eu encontro que quer entrar neste mercado (sempre indico ele e seu curso).

  11. 11 Leitão

    Oi Antônio!

    Obrigado pelo belo depoimento! Isso é bom para servir de exemplo aos amigos que acompanham aqui, ver como é na prática a visão de alguém pró-ativo nos investimentos.

    Você é empreendedor e diligente, parabéns! Serve de motivação para muitos… E para quem não é tão empreendedor assim, que sirva de motivação pelo menos para fazer algo mais do que deixar na poupança… :-)

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 Alexandre Borges

    Olá pessoal, tudo certo com vocês?

    Leitão, estava dando uma revisada nos meus papéis hoje, confesso que tirei umas férias de analisa-las por uns 4 meses e uma coisa me chamou a atenção!

    A whirlpool, apesar de ter bons indicadores de ROE e ROIC está pagando dividendos MAIORES que o lucro líquido!

    Fez sentido eu distribuir mais que o meu próprio lucro? Fiquei confuso! Como interpreto isso?

    Um abração para vocês!

  13. 13 Anônimo

    Leitão,

    Ter investimentos na bolsa e uma movimentação de dinheiro em dólar são investimentos divergentes? Tenho dúvida se sempre que a bolsa se fortalecer, a tendência é o dólar cair. Possuo investimentos na bolsa há alguns anos e recentemente comecei a levantar dinheiro em dólar todo mês, porém estou preocupado na divergência dessas duas coisas. Se ganhar em um, perderei no outro?

    Abraços!

  14. Leitão,

    Invisto na bolsa há alguns anos, e recentemente comecei a levantar um valor em dólar todo mês. Minha dúvida é: esses dois investimentos são divergentes? Sempre que a bolsa se fortalece, o dólar tende a cair?

    Abraços!

  15. 15 Leitão

    Oi Alexandre!
    Bom dia!

    Eventualmente isso pode ocorrer… A empresa pode usar dinheiro guardado previamente, disponível em caixa, para isso…

    É bom! :-) Eu tenho ela em carteira e é só alegria :-)

    —————————–
    Oi Augusto!

    Dolar e bolsa não tem correlação direta, mas alguma influência ocorre sim. Eventualmente o dolar sobe e a bolsa cai, e vice-versa…

    Eu não considero dinheiro em moeda como investimento. Investimento tem que ser em setor produtivo (bolsa ou empreendimentos) ou então imóveis. Renda fixa também não considero investimento, é só um estoque de dinheiro. Então, dolar é só para fazer turismo fora do país… :-)

    —————
    Abraços!
    Leitão

  16. Bom dia Leitão,

    Parabéns pelo blog, ele é ótimo e instrutivo. Estou fazendo aportes mensais e aumentando minha carteira de ações buscando sempre investir em boas empresas. =)

  17. 17 Leitão

    Oi Andre!
    Bom dia!

    Obrigado! Que bom que está gostando… fique sempre à vontade aqui na minha cozinha!

    Pelo visto está absorvendo bons conceitos e já está no caminho certo, parabéns!

    Um abraço!
    Leitão

  18. 18 OValter

    Bom dia! Tem um colega meu que está na Colômbia, estudando e trabalhando, encontrou entre os termos de investimento em ações a palavra “macrotíulo’ em espanhol, alguém saberia o conceito sobre isso, ou pelo menos o caminho da explicação, desde já agradeço.

  19. Bom dia pessoal,

    O que vocês acham da TOTS3. Pelos números no Fundamentus me parece uma boa empresa para investimento.

  20. 20 Leitão

    Oi OValter!

    Não sei dizer sobre isso… Fico devendo…

    ——————
    Oi Andre!
    A TOTS3 é interessante sim, lucrativa e bem gerida. Vale a pena olhar com calma, à titulo de diversificação. O setor é muito dinâmico e exige inovação constante, por isso acho prudente não alocar muito nele…

    ———
    Abraços!
    Leitão

  21. 21 Eduardo Becker Ambrosi

    O que dizer sobre o futuro da GOAU4 ?

  22. 22 Leitão

    Oi Eduardo!

    O que dizer sobre o futuro da GOAU4?

    Resposta: Nada! :-)

    Futuro é algo que não pertence à nossa decisão. Nunca avaliamos empresa penando em futuro, pois o futuro é uma caixinha de surpresas. Mas o que podemos dizer do presente dela: fraco, ainda.

    Abraço!
    Leitão

  23. 23 JCF

    Bom Dia!

    Mestre Leitão,

    Como é bom abrir o e-mail e receber um presente como o de hoje, “Camarão que dorme a onda leva”. Isso faz relembrar seus ensinamentos do curso, confesso que algumas vezes fui contaminado com os “ciganos” que preveem o futuro do mercado. Mestre, segui seus conselhos, passo dias sem assistir a jornais e estou me descontaminando. É uma tarefa não muito facil. rsrsrs Estou mantendo meu IG, sem “dar bola” para cotações e seguindo a estratégia. Especulando através do PME, pois acho mais tranquilo, já obtive resultados até o momento que com certeza na Renda Fixa precisaria de 2 anos. Então Mestre é bola pra frente e com calma e paciência colhendo os frutos.
    Obrigado por tudo
    Abraços
    Jânio

  24. 24 Leitão

    Oi Jânio!
    Bom dia!

    :-) Obrigado pela mensagem! Valeu mesmo!
    Bom saber que está caminhando bem, ou melhor, voando bem :-)

    É bom quando nos desintoxicamos das notícias, do pessimismo generalizado… Ultimamente tenho percebido que as pessoas estão se contaminando demais por causa dos smatphones, facebook, etc… Temos que nos policiar para não cair nessa rede de mosquitos… O melhor é desconectar para descontaminar…

    Abração!
    Leitão

  25. 25 Luiz

    Leitão,

    A HGTX acabou de divulgar seu 1T15 e, apesar do resultado ruim, não é o fim do mundo. Mas a manada tá achando que a companhia vai falir amanhã e a sua cotação tá literalmente derretendo.

    Numa estratégia de investimento gradual, quando algo pontual assim ocorre, você acha que vale a pena sairmos um pouco do curso ou é melhor mantermos a frieza e o planejamento de compra dos papeis independente do que ocorra?

  26. 26 Heliodoro

    Leitão, blz? Espero que Heitor esteja bem, camarada!

    Leitão, sei que vc não gosta muito desses comentários diretos, mas vou fazer uma pergunta msm correndo risco de levar uma patada (de vc, é até salutar, rs).

    Em alguns posts aqui no site vc fala que especulação é sangue frio e disciplina. Tem que sair na hr q atingir seu objetivo (pré-estabelecido).

    Minha pergunta é, vc “padroniza” um objetivo em % ou cada especulada é uma vida nova? Se padronizar, oque seria um valor razoável? 1

    Abraço.

  27. Luiz, vou tentar adiantar a resposta do Leitão. Não entendi muito bem o que você quis dizer com mudar o curso, mas pode ser duas coisas coisas diferentes:
    1- você acha que a empresa está sendo sub-avaliada pelo mercado (está barata) e quer aproveitar essa janela de oportunidade para aumentar sua posição nela. Ok, pode ser feito, mas isso é Investimento em Valor, então você precisa de conhecimentos sobre essa forma de investimento para não fazer uma coisa achando que é outra.
    2- você acha que a manada vai continuar jogando o preço para baixo e quer vender para recomprar mais barato depois. Ok, pode ser feito também, mas isso é especulação, novamente você precisa de conhecimentos e uma estratégia bem definida de especulação. Além disso, precisa ter dinheiro em caixa para refazer a sua posição caso a especulação de errado e não prejudicar o IG.
    Ou seja, mudar o IG não pode. Seguir outras estratégias em paralelo sem que uma prejudique a outra pode, mas aí precisa de conhecimento dessa outra estratégia.

  28. 28 Luiz

    Biruta,

    Lendo meu comentário, de fato não fui claro. Minha dúvida dizia respeito ao ponto 1 do seu comentário. Obrigado!

  29. 29 Leitão

    Oi Luiz!

    A Hering cresceu muito forte nos últimos anos e vem sendo bem gerida desde então. Como cresceu muito, uma parada no crescimento agora será normal… Não dá para crescer feito um foguete o tempo todo sem dar uma parada para refrescar…

    As cotações haviam subido em demasia, então a queda recente é justificável. Os fundamentos permanecem bons, não vejo nada de grave.

    Não foque em cotações. Foque em fundamentos.

    Avalie os fundamentos e decida se a empresa mantém qualidade para permanecer no time. E se sim, mantenha a disciplina inalterada, independente das cotações. Cotações refletem muitas vezes as inconstâncias emocionais do mercado, nem sempre a realidade.

    Abraço!
    Leitão

  30. 30 Leitão

    Valeu, Biruta! :-)

  31. 31 Luiz

    Leitão,

    Obrigado pelo esclarecimento. Prometo nunca mais me preocupar com cotação, rs. De fato estas coisas mexem com a gente e ficamos tentando entender motivos. Se os fundamentos da empresa são bons e escolhemos ser sócio não importa o que a manada tá fazendo com o preço do papel. Deveria estar fazer algo melhor ao invés de ficar olhando todo dia preço de ação. Hahaha

    No fim das contas, vou deixar como está. Agora, um dia depois do ocorrido e de cabeça fria, a conclusão que cheguei é que estava louco pra entrar na manada! Ainda não completei minha carteira e esta variação impactou quase nada nela, graças às suas dicas de diversificação e número de papéis investidos. Mais uma vez obrigado.

  32. 32 Leitão

    Oi Luiz!
    :-)
    Disponha!

    Para não cair no meio da manada algumas dicas são boas: nunca ligue a TV; não abra o facebook; saia de grupos de mensagens wz negativas ou lixos; e use essa atenção e energia para coisas boas :-)

    Abraço!
    Leitão

  33. 33 Anônimo

    Olá pessoal,

    Vendo vocês falando sobre se afastar das noticias, contaminação… Me deu vontade de comentar aqui o que penso nesses casos.

    Acompanho cotações todos os dias, vejo minha carteira mudando de cor igual a um camaleão, mas me mantenho firme no IG sem me abalar, leio notícias quase a todo momento e também não me abalo. Lembro dos ensinamentos que já estão indo em direção ao segundo aniversário assim como a carteira. Toda essa frieza não é um atributo, eu acho, eu apenas constado o que o leitao ensinou a cada dia que o mercado abre, consigo ver os rostos suando desesperados com o sobe e desce, vejo as notícias fazendo os papéis oscilarem e os fundamentos das empresas paradinhos e depois tudo volta ao normal. Ainda hoje explicava a meu irmão pq se separa o fundamento da cotação momentânea, acho q fui feliz.”A empresa é responsável por crescer, mas quem diz o preço da nossa parte, caso nada esteja atrapalhando à empresa, somos nós, oferecendo ou procurando,”.

    Abraço a todos.


Participe! Deixe um comentário...

