CHAT 27/abr a 03/mai

27abr15

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



27 Responses to “CHAT 27/abr a 03/mai”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Abraços e ótima semana!
    Leitão

  2. 2 Eduardo Vilela

    Caro mestre, no chat passado o Bittmiller perguntou sobre dividendos. Tempos atras, nao sei como, achei este site
    http://dividendobr.com/
    Nao sei do grau de confiabilidade dele, mas é uma AGENDA DE DIVIDENDOS. Talvez ajude. Abraço a todos. PS: mestre xará, ha tempos nao participo do buteco, talvez interesse a eles.

  3. 3 Leitão

    Oi Eduardo!
    Obrigado pela dica… Sim, essa agenda de dividendos é bem útil e assertiva, ajuda… Mas é bom sempre conferir direto na fonte também, no site da bovespa e das empresas…

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 APC

    Oi Leitão,
    Um familiar, tem muitos terrenos de grande valor , mas que não lhe geram renda.
    Ele está com 55 anos , sofreu um acidente (profissional liberal que só pagou o INSS ) e gostaria de ter renda do patrimônio.
    Ele disse que acha que consegue vender tudo e apurar +- 8 milhôes.
    Qual seria a melhor forma dele conseguir renda desse valor com ações??
    Sei que vc fala para investir gradualmente , mas ele tem muito patrimônio e pouca renda. abs

  5. 5 Leitão

    Oi APC!

    Parabéns ao seu familiar pelo grande patrimônio e desejo que ele melhore de saúde logo.

    Às vezes é preciso uma grande tragédia na vida para pararmos e pensarmos mais nela… O bom é quando paramos e refletimos, sem precisar que uma tragédia aconteça…

    Seu amigo não precisa fazer mais nada pelo resto da vida, se realmente conseguir ter 8M líquidos para investir.

    Se ele simplesmente colocar tudo isso a Poupança já terá renda de 40.000,00 mensais (dinheiro mais que suficiente para qualquer pessoa, mesmo que muito sofisticada). E mesmo que a inflação vá corroendo o capital principal dele, sem ele reinvestir nadinha, até sua morte ainda terá um bom capital para deixar aos herdeiros.

    Buffet disse uma vez que desejava deixar bastante dinheiro para os filhos, mas não o bastante para se tornarem tolos ociosos… E afinal, a maior herança que podemos deixar aos filhos é a sabedoria, pois herança em dinheiro muitas vezes é uma maldição… O cara morre e as contendas começam…

    Seu amigo pode e deve sim investir com proatividade e inteligência, mesclando renda fixa, ações e também imóveis. Deixar só na poupança é a opção mais preguiçosa (mas perfeitamente boa para ele).

    Mas não pode investir em ações com pressa. Tem que ser gradual. Ele pode colocar de imediato os 8M na renda fixa e ir transferindo gradualmente para ações durante os próximos anos, sem pressa, sem stress, e curtindo a vida. E com a folga de agora trabalhar com seus talentos para contribuir com esse mundo cheio de necessidades…

    Mas uma observação que faço: Quando somos abençoados com sucesso financeiro é bom repartir essa fartura com outros menos favorecidos. Seu amigo bem que poderia pensar em, com seu talento e dinheiro, ajudar a mais pessoas… :-) É uma boa coisa para se fazer com tempo livre a partir de agora… :-)

    Um abraço e desejo sucesso a ele!
    Leitão

  6. 6 APC

    Obrigado Leitão,
    Mas em 35 anos seu patrimônio valeria 8 vezes menos com uma inflação de apenas 6% aa.
    Isso também afetaria a renda pois a mesma teria o poder de compra 8 vezes menor , na poupança.
    Ou seja começaria bem agora e daqui a 35 anos estaria 8 vezes pior.
    Sendo assim , qual o percentual desse patrimônio vc colocaria em ações e em qtos anos diluiria as aplicações? vlw

  7. 7 Leitão

    Oi APC!

    Sim, mas mesmo assim é suficiente. Muitos vivem como se ainda fossem durar décadas e décadas… Batem as botas antes e deixam tudo para os genros… heheheh

    Mas por isso mesmo falei que deve-se investir com mais proatividade… destinar pelo menos 50% para ações durante os próximos 5 anos é uma boa forma…

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 Heliodoro

    Leitão, bacana, fi?

    Então, dos 3 gráficos atualizados, apenas NATU3 aparenta oportunidade para especulação.

    Continuo os aportes mensais, seguindo rotina religiosa, diga-se de passagem.

    Mas está correta a leitura, de que o momento para especulação é aguardar?

  9. Oi APC, se o Leitão permite minha intromissão, recomendaria que a parte destinada para renda-fixa (50% e até parte do que irá mais tarde mas não agora para as ações) fosse para tesouro direto. O indexado por IPCA, teoricamente, nunca perde para inflação, e tem a opção daquele que paga semestralmente que acho uma boa opção para esse caso. Tesouro direto é mais fácil de entender do que ações, então ele aprenderia mais rápido, mas mesmo assim lembre-se de entender bem o investimento antes de aplicar o dinheiro.

  10. 10 Anônimo

    Leitao!
    Parabens pelo seu comentario para o APC.
    Concordo plenamente.
    Acho que devemos juntar dinheiro na vida com um proposito, e que este dinheiro nao seja apenas para nosso proprio proveito.
    Hoje ainda estive em um hospital aqui da regiao, que foi construido por um empresario.
    Este mesmo empresario tambem construiu uma escola que inclusive oferece bolsas de estudo para criancas de familias de baixa renda.
    Um exemplo a ser seguido.
    Abraco
    MarcosW

  11. 11 Tony

    Pessoal, desculpe a impertinencia da pergunta, apesar de que pode ajudar outros desavisados como eu estou acreditando que era, mas gostaria que os mais escolados me confirmassem: uma acao bonificada entra no custo de aquisicao? Ou seja, quando vendo de uma determinada empresa, as bonificadas X custoatribuido e elas pela empresa é adicionado ao custo do lote todo e assim, pagamos menos IR na hora da venda?
    Vi isso aqui, mas, estou me pergntando: “entendi direito”?
    http://ri.gerdau.com/static/ptb/guia-do-acionista/bonificacoes.asp

  12. 12 Ricardo Mangueira

    Leitao, estou especulando com embr3 agora. comprei a 22,54. vc acha q esta num bom momento?

  13. 13 Leitão

    Oi Heliodoro!

    Para Especular cada papel precisa de uma leitura, pois cada um tem seu momento. Às vezes um está bom para comprar, às vezes outro está ruim no momento e devemos aguardar mais… Paciência para aguardar o melhor momento é uma qualidade do bom Especulador. Ansiedade e agir com impulso é um defeito.

    ————————–
    Obrigado pelo comentário, Birutaibm! Sim, o Tesouro Direto é o melhor em matéria de renda fixa…

    ———————–
    Oi MarcosW!

    Obrigado! É isso mesmo… Não é pecado ter prosperidade, mas não é legal ser ganancioso e egoísta. Repartir faz bem, e não precisa ser só dinheiro não… pode ser seu tempo, seus talentos, sua boa vontade…

    Outro dia visitei uma casa onde o proprietário está bem próspero. Uma pessoa muito criativa e produtiva. Não tem mais onde fazer para si mesmo, e continua só fazendo para si… Poderia usar toda essa energia para algo além do que sua vaidade… Fiquei refletindo sobre isso…

    —————–
    Oi Tony!
    Vixe! Complicou e não entendi direito… Vou pedir ajuda aos universitários :-)
    Se recebe bonificações isso entra a custo zero e diminui o PM, acho que é isso que entendi do seu texto…

    —————–
    Oi Ricardo!
    Aqui no Blog não posso dar pitacos sobre operações especulativas pessoais… O que posso fazer é ajudar na leitura do mercado, mas pitaco direto assim não posso…

    Eu não gosto de Embr nem para especular…

    ————–
    Abraços!
    Leitão

  14. 14 Anônimo

    Oi Leitão,

    Tudo bem?
    Estou precisando de uma luz…
    Tenho feito IG há 2,5 anos, está tudo correndo bem, com compras mensais de 5 ativos, 5k/mês; porém agora precisarei adequar as compras mensais a valor inferior (talvez em torno de 2,5- 3k); com nascimento de filho e planejamento p/compra da casa própria em alguns anos.

    Os dividendos tem evoluido bem, sendo reinvestidos a cada mês (os dividendos chegam a quase 1k/mês). Minha dúvida é, vc acha q se eu conseguir segurar mais 2,5 anos, completando os 5 anos de investimento gradual com 5k/mês, os dividendos ajudarão a segurar esses aportes mensais para atingir uma situação mais confortável (ficar mais próximo de sair da corrida dos ratos – como diz no livro Pai rico, pai pobre) nos próximos 5 anos de IG?

    Em relação a Renda Fixa, mantenho compras regulares no TD.
    Não faço especulações.

    Grato,

    Paciente

  15. 15 Leitão

    Oi Paciente!

    Primeiro, parabéns! Pelo visto você está sendo disciplinado, com boa estratégia e boa capacidade de poupança mensal, isso é ótimo!

    2,5 anos ainda é carteira jovem… quanto mais tempo puder segurar as pontas, melhor… Mas também não adianta sofrer… investir tem que ser prazeroso… se puder manter os aportes sem sofrer, ok. Senão, vá mais devagar mas mantenha o ritimo… um passo a frente cada dia e de grão em grão…

    Como você já observou, depois os próprios dividendos já vão ajudar a manter os aportes…

    Não tem regra fixa, vai do seu bom senso também…

    Um abraço e sucesso!
    Leitão

  16. 16 Tony

    Entao, pelo que li no site com o link, uma informação da Gerdau, eles dizem que nao entra a custo zero nao, e sim ao custo informado pela empresa. Veja no exemplo do link. E isso é excelente, pois se entrasse a custo zero, pagaria mais IR, pois o lucro seria maior. Até agora, eu imaginava que era assim, a custo zero, mas como vendi um lote velho, com uns 30% de acoes fruto de bonificacao, resolvi pesquisar melhor pois a paulada do IR tava grande. Só queria confirmar com o pessoal daqui, ao mesmo tempo que compartilhar a informação, pois se entendi direito, eu estava pensando equivocadamente, e pela sua resposta, voce tambem. Abraço e obrigado pelos ensinamentos, voce é um cara admirável!

  17. 17 Leitão

    Valeu, Tony! :-)

  18. 18 Marcelo

    Boa tarde Leitão,
    Você tem a ação CGRA ou já pensou investir nela? Eu acho uma boa empresa, mas nunca a comprei por causa da liquidez…
    Eu tenho WHRL4, parti para uma sem tag along justamente por causa da pouca liquidez, mas estou indeciso quanto a pegar mais uma… Seria prejudicial ter 2 ou 3 empresas sem liquidez, mas excelentes empresas, com um percentual de +/- 3% cada uma na carteira?

  19. 19 Alexandre Lima

    Olá leitão.

    Qual sua analise referente ao cancelamento das ADR’s da Eternit? Isso é bom pro pequeno investidor?

  20. 20 Anônimo

    Oi Leitão,

    Obrigado pela resposta.
    Realmente temos (eu e esposa) conseguido economizar sem comprometer minha qualidade de vida, não somos de luxo, mas temos uma vida confortável.

    Acredito que conseguiremos completar os 5 anos com 5k/mês ainda prazeroso, como disse vc…hehehe.

    Sei que uma carteira de 2,5 anos é jovem, por isso quero chegar nesse “número cabalístico” de 5 anos mantendo o investimento mensal q programei inicialmente e ver a mágica dos dividendos subindo a cada ano. Às vezes dá impressão que eles não vão subir de um ano p/outro…hehehe… estou na expectativa desse terceiro ano. Acreditando que os dividendos vão ajudar cada vez mais no planejamento da independência financeira.

    Depois dos 5 anos, faço os ajustes nas velas…hehehe

    Abraço e obrigado novamente,

    Paciente

    “O pessimista queixa-se do vento…
    O otimista espera que mude…
    O realista ajusta as velas….” (William Arthur Ward)

  21. 21 Leitão

    Oi Marcelo!
    A CGRA é bem interessante sim…
    Não vejo problema no que comentou, até porque as 03 empresas não passariam de 10% da carteira, então está tudo sob controle…

    Algumas boas empresas são menos populares no mercado mas por pura falta de conhecimento das pessoas mesmo… por isso a baixa liquidez. O importante é ter qualidade.

    ————————-
    Oi Alexandre!
    Não sei dizer sobre isso, não estou a par dessa notícia. Imagino não ter grande relevância… Fico devendo…
    Mas qualquer dúvida entre em contato com o RI da empresa, eles atendem super bem.

    ———————-
    Oi Paciente!
    Disponha!

    Você está no caminho certo! :-)

    ———-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  22. 22 Marcelo

    Leitão, obrigado!
    Sua energia é 100!
    :-)

  23. 23 APC

    Olá leitão,
    Sei que o que interessa é a qualidade, mas surgiu uma dúvida:
    Qdo os preços sobem muito mais que o lucro, elevando o P/L a níveis muito altos, como nas ótimas empresas,LAME,UGPA, LREN ou RADL por exemplo , vc para de comprar , vende ou a mantem normalmente na estratégia do ig?? vlw abs

  24. 24 Leitão

    Oi APC!

    Nos conceitos da Estratégia de Investimento Gradual continuamos a comprar sempre, mesmo que no momento o PL esteja elevado. O sucesso vem da disciplina contínua de acumulação ao longo dos anos, e não de otimizações (muitas vezes subjetivas) momentâneas…

    Muitas vezes os preços sobem porque a qualidade da empresa sobe, e vamos crescendo com ela.

    Abraço!
    Leitão

  25. 25 Sedex

    Leitão, boa tarde!
    Hoje o dia está friozinho aqui em São Paulo…rsrs Bom pra ficar em casa, ver os investimentos e rever o planejamento financeiro com a esposa.

    Vi uma notícia que vai rolar bonificação de 10% pra ITUB.
    Minha dúvida é, para quem possui ITSA como fica?? Ganha algo também??

    By the way, excelentes palavras suas. Compartilhar o que se tem com quem precisa, o mundo precisa disso.

  26. 26 Leitão

    Oi Sedex!
    Bom dia!

    Desculpe a demora… estava viajando nesse final de semana :-)

    Aqui em Minas foi um final de semana com tempo bom e início de frio, vai ficar bom para ficar na beira do fogão de lenha :-)

    As bonificações são por papel, não se misturam não…

    Abraço e ótima semana!
    Leitão

  27. 27 Eduardo

    Pro Sedex: ITSA4 sempre bonifica no inicio de maio. E sempre 10%. Entao, vem bonus aí, pelos ultimos 5 anos, foi sempre assim.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s