CHAT 06 a 12/abr

06abr15

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



42 Responses to “CHAT 06 a 12/abr”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Abraços e ótima semana a todos!
    Leitão

  2. 2 APC

    Parabéns Leitão,
    Sua analise gráfica é muito boa!!
    Desta vez achei que fosse falhar,cambaleou mas tá lá no objetivo!!!
    Muito bom!

  3. 3 Luiz

    Leitão, estou mandando essa mensagem como um teste. Estou tentando postar uma dúvida desde a semana passada mas ela não aparece. Você está moderando os comentários ou será que tem alguma palavra chave que o o wordpress está barrando?

  4. 4 Luiz

    (funcionou! deve ter alguma palavra sendo filtrada. Vou tentar escrever de outra maneira)

    Leitão, o que me diz de aluguel de ações?
    Na corretora onde tenho conta há uma ferramenta que você autoriza a mesma a fazer aluguel automático de ações no regime de doador sempre que eles identificam uma boa oportunidade, sem prévio aviso. O custo é o mesmo se eu tivesse que fazer isso por conta própria, ou seja, 20% sobre o lucro obtido na operação. Vale a pena? Onde está o pulo do gato? Sei que você insiste para não confiarmos a administração do nosso dinheiro a ninguém. Mas como minha carteira é de longo prazo e o custo é o mesmo parece ser uma boa comodidade. É bom demais pra ser verdade?

  5. 5 Luiz

    Leitão, (eu de novo, mas não vou deixar passar essa, rs)

    ITSA4 acabou de romper um triângulo dentro da “expansão” do Fibonacci. Nesse caso, qual ferramenta tem mais força? O que eu quero dizer é: o rompimento do triângulo vai dar força para que o papel suba além da resistência de Fibonacci ou a tendência é que a ação atinja o objetivo dentro da resistência e a partir daí volte a fazer nova congestão, sem nenhuma influência do triângulo rompido? Sem contar que estamos perto de topo histórico. Muita coisa junta e misturada, rs.

  6. 6 Alexandre

    Boa tarde a todos,
    Gostaria de ouvir a tática utilizada pelo pessoal que acessa o chat em relação aos aportes mensais realizados nas ações de sua carteira. Primeiramente, falando sobre como faço: possuo 23 açoes em carteira fazendo o rodízio completo em 3 meses (+/- 7 por mês). No início do mês faço uma rápida análise gráfica dos ativos para compra no mês e lanço as ordens em um ponto abaixo do atual mas que pela análise gráfica ainda seria possível atingir caso tenham uma certa queda. A cada semana vou subindo as ordens até que todas sejam executadas no máximo ao fim do mês.
    E os colegas de chat, como fazem? Lançam a ordem direto para compra em um dia específico, usam a média de 21 dias, qual a estratégia utilizada?
    Abraço a todos …

  7. 7 Leitão

    Oi APC!
    Valeu!

    *Mas de qual gráfico você está falando? Do último do IBOV? Deve ser… está lá né.. :-)

    ——————–
    Oi Luiz!

    Sobre aluguel, comentei isso recentemente, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/03/23/chat-23-a-29mar-2/#comment-26146

    Sobre sua outra pergunta da ITAS4, não posso dar dicas técnicas de operação aqui no Blog, o foco aqui é Educacional e não Operacional… Senão posso ao invés de ajudar, prejudicar a outros…

    ————————-
    Oi Alexandre!

    Você está cometendo um erro básico e muito comum: confundir Investimento com Especulação, misturando técnicas e conceitos… ou seja, não vai fazer nem uma coisa nem outra direito se continuar nesse caminho.

    Investimento é investimento. Especulação é especulação. Em Investimento não se usa Análise Gráfica como critério para compras e decisões. Análise Gráfica é ferramenta de Especulação.

    Você pode Especular com consciência e técnica, tudo bem. O que não pode é ficar fazendo desse jeito aí… Se continuar nesse caminho vão passar 03 anos e você ainda não saiu do lugar… e assim vai…

    Aqui no Blog vai encontrar muitos conceitos sobre isso. Se você chegou recentemente procure ir lendo com calma todo o conteúdo aqui do Blog: artigos, chats, comentários, etc… (se ficar cansativo ler no computador, experimente adquirir meus livros para ler em tablet, smartphone, kindle, etc… http://leitaoemacao.com/livros)

    E aos poucos vou ajudando mais… Apareça sempre pois aqui vai evoluir muito, tenho certeza! É sempre bem vindo aqui na minha cozinha…

    ——————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  8. 8 Alexandre

    Olá Leitão,

    Acho que não me fiz entender bem…
    O meu planejamento de rodízio de ações já foi estabelecido há vários meses e ao fim de um mês específico todas as ações definidas para este período serão compradas até o dia 30.
    O método descrito apenas define qual sera o preço inicial das ordens a serem enviadas e com o passar dos dias, caso não sejam executadas, são revisadas para cima até que todas as compras sejam realizadas no máximo no último dia do mês.
    Pelo seu comentário, acredito, então, que deva especificar sempre o mesmo dia do mês e lançar todas as ordens a preço de mercado para executar seu rodízio.
    Abraço!

  9. Alexandre, pra quem quer ser sócio da ação o preço de compra não interessa muito então da pra estabelecer um dia e comprar a mercado mesmo. Só acho que você ta comprando muitas por mês.. eu reduziria a no máximo 4..

  10. 10 Leitão

    Oi Alexandre!

    Entendi melhor agora, mas realmente não agrega em nada esse tipo de estratégia. O melhor mesmo é definir uma data fixa e mandar bala a preço de mercado, pois o sucesso vem da Acumulação, e não de pequenas otimizações ao longo dos anos… No passar dos anos essas pequenas otimizações não vão fazer a menor diferença… Foque na Qualidade dos fundamentos das empresas e na Disciplina sistemática, não em preço.

    Obs.: umas 4 por mês já está bom, não precisa girar tanto como vem fazendo…

    Abraço!
    Leitão

  11. Boa noite Leitão,

    Eu realizo o rodízio comprando por mês de duas empresas no fracionário pois tenho um orçamento limitado. Faço isso para impedir gastar muito com corretagem. Contudo, no caso do orçamento para investir se tornar maior, seria mais vantajoso comprar por lote ou aumentar o número de compras no fracionario?

  12. 12 Leitão

    Oi André!
    Boa tarde!

    Para Investimento não há problema algum comprar no fracionado. Na maioria dos casos vamos por esse caminho mesmo. O mercado de lote fechado é mais indicado para Especular, mais fácil negociar lotes…

    Se desejar aportar mais, continue no fracionado e aumente a qtde de ações, melhor.

    Abraço!
    Leitão

  13. 13 Sedex

    André, eu sempre compro no fracionário e o preço direto no valor de mercado. É como disseram aí acima, depois de longos anos alguns centavos a mais ou a menos no valor da compra não farão diferença. Investimento não é especulação como disse o mestre Leitão.
    Somente alguns casos compro no lote pois o preço da ação é pequeno, ex ITSA, WHRL, ABEV

    Abração e bons investimentos!

  14. 14 Fernanda

    Oi Leitão!

    Qdo uma especulação é concluída e esperamos a próxima oportunidade, o dinheiro fica parado na conta.
    Na minha corretora (rico) não encontrei opções para aplicar o dinheiro nesse meio tempo já que as RF disponíveis tem prazo de no mínimo um mês de aplicação.
    Vc acha interessante passar esses valores que ficariam parados para a conta normal do bando e aplicar num CDB, por exemplo?
    Imagino que as taxas de transferência, IR e o pouco rendimento não façam valer a pena o transtorno, vc tem alguma sugestão?

  15. 15 Leitão

    Oi Fernanda!

    O ideal seria manter o mínimo de dinheiro parado na CC da corretora. Mas o dinheiro de especulação, na prática, acaba ficando só por conta pois vai usar com muita frequência… Nesse caso, a não ser que você seja muito disciplinada e os custos justifiquem, melhor deixar na CC e cobrar essa conta nas especulações mesmo…

    Em geral o dinheiro de especulação não fica mais do que 30 dias parado lá na CC, então basta exigir um pouco a mais no trade para compensar…

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 Fernanda

    Legal, vou deixar lá então, dá muito transtorno mesmo! hehe

    O curso valeu a pena, embora tenha começado a operar há menos de um ano, os resultados tem sido promissores!

    Abraço

  17. 17 Leitão

    Legal, Fernanda! :-)
    Parabéns!

  18. 18 Sedex

    Leitão, bom dia!
    Qual seria a melhor forma de equilibrar uma carteira de IG em ações?
    Ex: Uma carteira com 10 ações, onde as ações não possuem pesos iguais de representatividade dentro da carteira. Uma pesa 5%, outra pesa 15% e por aí vai.

  19. 19 Anônimo

    Oi leitao,

    Nos comentários acima vcs comentaram que no rodízio 4 ações por mês estaria bom, isso se da´pelo custo de corretagem? Ou tem outro motivo?
    Até esse mês em que ainda não comecei o curso eu invisto em +- 20 empresas, porém divido o aporte mensal e aplico em todas a cada mês. Lembrando que tenho um plano na corretora xp investimento em que pago corretagem sobre o valor total aplicado e não eh cobrado por empresa, resultando um valor pequeno de corretagem pq tenho desconto na tabela bovespa.

    Estou ancioso pra começar o curso. Abraço

  20. 20 leandro lopes

    faltou meu nome no comentário acima…leandro lopes

  21. 21 Leitão

    Oi Sedex!

    Se tem uma carteira com 10 ações, você vai aportar e dar manutenção de forma que cada uma represente cerca de 10%. Se for uma carteira de 20, cada uma vai ficar em média 5%, e assim por diante.

    Algumas variações estratégicas também podem, por exemplo: Uma carteira com 10 empresas maiores e tradicionais, e outras 10 empresas menores e promissoras, dando peso 1 para o primeiro grupo e peso 1/2 para o segundo…

    São várias formas, vai do gosto, desde que mantenha os princípios da diversificação, alocação disciplinada, rodízio, acompanhamento dos fundamentos, etc…

    —————————
    Oi “Anônimo” (você esqueceu de dizer seu nome ou nickname :-)

    O rodízio é para manter a disciplina de engordar porco. Aqui em Minas nos chiqueiros das fazendas o farelo é dado de forma que todos possam comer bem e de forma regular :-)

    Pode ser uma, duas, quatro, 10, etc… o importante é alimentar todas regularmente e sistematicamente. Não tem necessidade de fazer rodízio completo de todas a cada mês, mas se quiser fazer, pode, desde que os custos não fiquem altos demais… Os custos com corretagem, ao longo dos anos, pesam…. Sem falar que dá trabalho comprar 20 empresas todo mês, enviar 20 ordens e ficar conferindo tudo isso… Corre o risco até de errar, dar uma ordem com valor ou código errado, anotar errado nas planilhas, etc…

    Como sempre, o bom senso deve prevalecer…

    ———————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  22. 22 Leitão

    Opa! Agora sim, Leandro! :-)

  23. 23 Sedex

    Entendi, mas o caso específico que pergunto é, por exemplo, se todas as ações forem de grandes empresas com bons fundamentos e todas deveriam ter peso de 10%, mas por iniciar as compras antes dos estudos e de conhecer o IG os pesos ficaram distorcidos. Como corrigir isso?

  24. 24 Fernanda

    Oi Leitão!

    E a NATU3, o que me diz dos fundamentos dela?
    Se analisarmos o desempenho dela no gráfico dos últimos 10 anos, observamos que ela hoje acompanha a linha básica de crescimento.
    O gráficos indicam que aumentaram as receitas e patrimônio, mas também aumentou a dívida líquida e os resultados financeiros têm sido negativos.

    Vc acha que a empresa continua boa para investimento?

    Abraço

  25. Oi Fernanda,

    Estava conversando esse fds com meu cunhado q tb investe…ele colocou um ponto interessante sobre a natura: a empresa ainda foca no processo de venda de certa forma antiquado, no qual a venda é sempre feita por um revendedor autorizado (embora hj já seja possível comprar online tb) e isso pode influenciar na venda dos produtos e consequentemente no lucro…com isso fiquei matutando se valia a pena investir na natu3…

  26. 26 Leitão

    Oi Sedex!

    Se a desproporção não for muita basta dar uma pausa nas compras das que já estão muito alocadas e ir comprando as demais… Com o passar dos meses o balanço vai ficando melhor (considere os valores de Aportes, não o valor de mercado atual, que oscila demais).

    Já se a desproporção for demais, considere vender parte gradualmente (só se estiver azul) para equilibrar aos poucos, sem pressa…

    —————————
    Oi Fernanda!

    A Natura está enfrentando uma fase de estagnação após um crescimento vertiginoso dos últimos anos, o que é normal. Não dá para crescer feito um foguete toda vida. O importante é manter a máquina enxuta, tomar fôlego e retomar quando chegar o momento. Em fim, boa empresa passando por um momento de ajustes. Eu tenho em carteira e continuo mantendo.

    ——————-
    Oi Andre!

    Obrigado pelo comentário, mas não tem nada a ver isso que você comentou… Esse tipo de “análise operacional” é extremamente falho, subjetivo. Só os gestores da empresa, bem pagos e bem preparados, podem opinar e atuar sobre questões operacionais assim. Nós, Investidores, devemos deixar esse papel para eles e nos concentrar nos resultados da empresa, independente de como eles estão sendo conseguidos…

    ——————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  27. Andre se você ler os releases que a própria natura solta na pagina de RI dela vai ver que eles estão tomando varias medidas com relação a isso. Como o Leitao falou, foca nos balanços e deixa essa parte pra eles… se quiser acompanhar os releases pode tbm pq la vc tem uma ideia de como a empresa avalia o resultado nos trimestres e fomo ela esta projetando seu futuro… nao quer dizer que va cumprir, mas serve pra evitar surpresas sobre os rumos da empresa… É o tipo de analise de quem gosta e quer se aprofundar.. nao é obrigatória

  28. 28 Luis Fernando

    Leitão

    Sobre a NATU3, com a queda da margem e o aumento da divida da empresa ela tá passando por um período bem complicado. E ainda ela paga quase todo o lucro em dividendos, isso pra mim não é bom ela poderia pagar somente o obrigatório (25% do LL) e usar o resto para quitar a divida ou fazer fluxo de caixa assim precisar menos do capital de 3°.
    E no relatório da administração ela escreveu: “Considerando o perfil de nosso endividamento, o nosso fluxo de caixa e nossa posição de liquidez, acreditamos que temos capacidade de honrar nossos compromissos financeiros a serem pagos nos próximos anos.” (Relatório de 08/04/2015 p.12).
    Esse “Acreditamos” ficou meio estranho.

  29. A empresa pega divida que considera barata com relação ao retorno que tem sobre ela… É o perfil da empresa se alavancar e é do perfil da empresa ser de dividendos e nao de crescimento. Voce pode por em quarentena e esperar ou simplesmente vender e partir pra outra se esse perfil nao lhe agrada… nos que temos que nos adaptar as empresas, nao adianta querer que ela se adapte a você

  30. 30 Leitão

    Oi Luis!

    Quando a empresa não está conseguindo investir em projetos rentáveis ela deve distribuir a maior parte do lucro. É o caso da Natura nesse momento. É super coerente ela distribuir todo o lucro, e, quando encontrar projetos que deem retorno bom, aí sim reter o lucro e voltar a reinvestir nela mesma.

    Não podemos interferir na gestão, podemos apenas ler sobre o que eles pensam do momento atual e o que planejam para o futuro. Seja como for, nos interessam os resultados. Quando os resultados não nos atenderem mais, saímos da sociedade, justamente por não podemos interferir. Essa é a posição do acionista minoritário: ele não tem poder de decisão, mas pode entrar e sair da sociedade a qualquer momento, sem stress. Já os majoritários não têm esse benefício, precisam rebolar junto à gestão para manter o barco no curso…

    Um abraço!
    Leitão

  31. Muito boa a discussão por aqui =)
    É ótimo para o crescimento geral.
    Obrigado Thiago e Leitão. Vou ficar de olhos atentos para a NATU3.

    Abraços

  32. 32 Fernanda

    Boa tarde, pessoal!

    A Gerdau também está na mesma situação da Natura?
    Os gráficos são parecidos, mas a Gerdau não paga nem a metade dos dividendos desta última.
    A empresa tem tido altos e baixos e se traçarmos uma linha do crescimento básico, não parece agregar mto valor. Será que no longuíssimo prazo compensa?

  33. Sao setores diferentes e casos diferentes… Gerdau esta em situação muito mais complicada

  34. 34 Eduardo Coutinho

    Pois é… @Fernanda

    A Gerdau esta numa situação complicada. Os resultados dela vem piorando, margem caindo e etc.

    Eu por exemplo pulei fora esse mês, sem stress nenhum. Com o dinheiro da venda compra-se outra ação boa e segue o barco. Quando eu achar que a Gerdau esta melhorando novamente ai ei volto a comprar-lá.

    Abracos

    Eduardo

  35. Eu sou adepto disso tbm Eduardo. O tempo que voce perde esperando uma empresa melhorar voce poderia estar com o dinheiro alocado em outras excelentes

  36. 36 Ricardo Cronemberger Mangueira

    Bom dia. o que ta achando da Petr4 para especular. Me parece que estar num bom momento, pois rompeu a resistencia e agora estar subindo no fibonacchi que ate tenho que calcular.

  37. 37 Leitão

    Oi Ricardo!
    Bom dia!
    Tô devendo atualização dos gráficos… vou providenciar…

    Abraço!
    Leitão

  38. 38 eccd

    Leitão,
    o que acha da even3?

  39. 39 Leitão

    Oi ECCD!

    Olha, esse setor é bem complicado, eu não gosto… A Even3 até que demonstrou algum desempenho, mas está perdendo força, diminuindo margens, pagando poucos dividendos… Se ela (e o setor) realmente lhe interessar, investigue com calma mesmo… tem muitas empresas pegadinhas nesse setor…

    Um abraço!
    Leitão

  40. 40 Ícaro Lima

    Olá Leitão, Gostaria de saber se a CSNA3 ainda é digna de estar no seu cardápio. Qual sua opinião sobre a situação atual deste ativo?
    Parábens pelo blog! Grande abraço!

  41. 41 Leitão

    Oi Ícaro!
    Bom dia! Obrigado!

    A CSN continua em minha carteira porque já tenho ela a muitos anos, mas dei uma pausa nas compras e estou destinando para outras… Já tenho alocação suficiente nesse setor então não sinto necessidade de alocar mais por hora… O setor está a um bom tempo enfrentando dificuldades. Não vou vender as que tenho, está tudo ok e dá para manter numa boa.

    Abraço!
    Leitão

  42. 42 Andrei

    Fernanda, existe uma forma de não deixar seu capital especulativo parado na conta. No BB o Lca remunera por dia e tem resgate automatico. Ou seja, quando meu recurso não está aplicado em ações ele está em lca.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s