CHAT 30/mar a 05/abr

30mar15

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



37 Responses to “CHAT 30/mar a 05/abr”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma ótima semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Andrei

    Leitao, bom dia!

    A Vale ainda é um bom investimento?

    Obrigado

  3. 3 Leitão

    Oi Andrei!
    Bom dia!

    Na minha opinião é sim. É uma excelente empresa em um momento ruim, ou seja, a máquina continua forte, a gestão só precisa apertar os parafusos soltos…

    Seja como for, vale o lembrete: monte uma carteira diversificada para que, mesmo que uma ou outra empresa nos decepcione, o conjunto compense.

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Lucas Arruda

    Leitão, obrigado pelas dicas e pela filosofia… Você sempre nos ajuda!

    Gostaria de fazer seu curso este ano, mas enquanto não abrem as vagas, uma dúvida que eu tenho:

    Vamos supor que estimo meus custos mensais como 5mil (poderia ser 10mil ou outro valor). Supondo que esses são meus gastos e que desejo viver principalmente dos meus investimentos, qual é em média, uma estimativa, o patrimônio bruto que precisaria ter em ações para me gerar esses 5mil em dividendos?

    Seria algo em torno de 500 mil? 1 milhão?

    Claro que não estou preocupado com o trabalho para subir esse montante. Só quero entender um pouco mais se é preciso tanto assim quanto imagino.

    Obrigado e abraço!
    Lucas

  5. 5 Alcantarah

    Leitão, Podemos realmente associar o derretimento da ações da Vale à queda do preço do mineiro de ferro, ou isso é uma grande besteira?

  6. 6 Eduardo Becker Ambrosi

    Pessoal, gostaria de indicação de corretoras:
    Para day-trade.
    E para investimentos a longo prazo?
    Levando em conta, as menores taxas e os melhores serviços (plataforma online).
    Obrigado

  7. Alcantarah, a cotação tende a seguir os lucros.

    Os lucros da Vale estão menores, e muito disso tem relação com o preço do minério.

    Setor cíclico… é assim mesmo.

  8. 8 Alcantarah

    thiagogermanorodrigues

    Isso eu sei. Mas isso é na perspectiva de um investidor.

    Quero saber na perspectiva de um especulador. Pois quando perguntei sobre a relação do preço do minério com a cotação da vale, é porque os sites de finanças não param de falar nisso.

    Mas esses mesmos sites são especuladores, não investidores. Logo não faz sentido para mim, esses sites se basearem em fundamentos.

  9. 9 Leitão

    Oi Lucas!
    Obrigado pelas visitas! E quando animar vir para a turma vai ser muito bem vindo, você vai gostar!

    Olha, dinheiro tem valor no tempo. 5k hoje pode ser suficiente, mas daqui a 10 anos não mais. Então é preciso que sua renda passiva esteja atrelada a um investimento que cresça ao longos dos anos, protegido da inflação. Por isso bolsa é bom, os dividendos vão crescendo junto com os lucros das empresas (esqueça as cotações).

    Dito isso, teoricamente apenas 500k já dá… Mas aqui vai uma dica: é bom sempre trabalhar com folga, então 1M é melhor. E outra dica: pular de 500k para 1M é bem mais fácil do que sair do Zero para 500k… Dinheiro gera dinheiro… Então, quando chegar aos 500k, verá que a meta de 1M está bem mais próxima do que se imaginava antes… E de 1M para lá, é água morro abaixo e fogo morro acima, como falamos aqui em Minas :-)

    ————————–
    Oi Alcantara!

    Sim, tem relação sim. Mas isso é preocupação dos gestores, não nossa.

    Se o objetivo é Investir, analise os fundamentos e veja se a empresa merece participar do time da carteira.

    Se o objetivo é Especular, esqueça notícias e conjecturas e vá direto na Análise Gráfica, fria e objetiva.

    ————————–
    Oi Eduardo!

    Não vejo necessidade de ter mais de uma corretora, mas se quiser, ok. Para especulações qualquer uma barata serve. Já para Investimento, seja um pouco mais criterioso. Dê uma olhada na Rico, ela tem trabalhado bem.

    ——————–
    Abraços!
    Leitão

  10. 10 Clari

    Ações para dividendos é uma boa fonte de renda, mas é só uma das opções que existem. Hoje vejo que fazer diferente é você ter a mente aberta para vários tipos de investimentos. Afinal, estamos no momento dos juros altos. Mas uma coisa não muda: tem que estudar muito e ter muita disciplina. Loucura é se amarrar a só um tipo de investimento.

  11. 11 Leitão

    Oi Clari!

    Bem observado… Como sempre digo, diversificar é importante. Manter investimentos em Ações, Imóveis, Renda Fixa e outros, de acordo com o conhecimento e gosto de cada um.

    Eu, por exemplo, tenho ações, imóveis, renda fixa. Lembrando que é preciso cuidado com investimentos que podem perder para a inflação, ela é um rato sorrateiro…

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 Clari

    E que rato Leitão! A ratazana da inflação está cada vez mais gordinha rsrs. Por isso, uma parte da carteira está vinculada ao IPCA. Mas não sei se esse gato vai dar conta se a coisa continuar assim.

    Abraços
    Clari

  13. 13 JayQuest

    Opsss…postando no chat mais recente….Leitao, boa noite.
    Quais eram seus pensamentos quando ainda estava na ativa, batalhando pra juntar o pé-de-meia antes de entrar na bolsa? Você digamos, vem de família ‘abastada’, da quase extinta antiga ‘classe média ativa’, ou de alguma que teve assertividade nos negócios e investimentos e construiu tudo do praticamente do zero?
    Alguns exemplos de pessoas que já chegaram lá, e hoje vivem por intermédio de seus próprios investimentos passivos (sendo o de bolsa de valores algo que lhes dão prazer e significantemente faz parte de bons retornos), quando vamos conhecer a fundo, vemos que já teve uma condição a qual até possibilitou ‘quebrar’ ou ter alguns prejuízos os quais fizeram com que aprendessem a fazer melhor e bem feito. Por vezes até parece que é um estágio que todos tem que passar algum dia pra realmente aprender o que deve e o que não deve ser feito. Hoje como deu certo, conseguem falar com total naturalidade disso, mas quando estiveram na peleja, queriam era mesmo afundar a cabeça num buraco na terra e não mais aparecer de tanta vergonha.
    Bom qual seria sua experiência sob este ponto?
    Abraço.

  14. 14 Leitão

    Oi JayQuest!
    Bom dia!

    Obrigado por perguntar!

    Minha origem é bem simples do ponto de vista material. Meu pai era dono de mercearia de bairro e minha mãe professora, quando nasci minha mãe me disse que não tinha nem água na nossa casa alugada, era uma batalha todo dia.

    Felizmente, do ponto de vista interior, nasci em um berço rico de amor e valores. Meu pai, simples e trabalhador, foi muito dedicado e também muito durão comigo, nunca me deu moleza. Minha mãe, terna e sábia, sempre foi uma luz me conduzindo. Chego até a me emocionar ao escrever isso pois perdi meu pai a uns 10 anos e devo muito a ele.

    Quando meu pai se foi nossa situação era bem complicada. Eu havia saído de casa a alguns anos para trabalhar fora e minha mãe e irmãs ainda moravam em uma casa em construção sem portas e nem janelas, as dívidas haviam crescido tanto a ponto de meu pai perder o controle de tudo, havia falido… Como ele era o chefe de família, eu não podia interferir. Foi uma luta. Na sua ausência tive que tomar a frente das coisas e aos poucos, graças à Deus, foi saneando as contas da família…

    Penso que é na adversidade que crescemos, então não me faltaram estímulos nessa vida.

    Hoje está tudo bem na nossa família, mas o trajeto até aqui não foi ruim, valeu a pena cada pedra no caminho.

    A sociedade atual tem muitas facilidades. Quanto mais conforto e facilidades, mais as pessoas se afastam da Verdade. Achamos que dinheiro, tecnologia, ciência e conhecimento humano nos tornam seres especiais e inteligentes, acima do cosmos. Na verdade, quanto mais nos enchemos de nós mesmos, mais distantes ficamos da Verdade.

    Imagine uma colmeia de abelhas em que cada uma sai de sua colmeia, começa a estudar ciência e fica rica e cheia de conhecimento, nem mesmo mel fazem mais. Mais cedo ou mais tarde essas abelhas vão perceber que algo está errado, que se desconectaram de sua essência, seus imperativos biológicos e existenciais. Assim também é a sociedade atual, cheia de si mesma, mas vazia de sentido por ter se afastado de seu imperativo cósmico. Não fazemos mel, mas nascemos com um propósito sim.

    Vixe! Acho que já falei demais… mas espero que essa Palavra ache algum terreno fértil para crescer… quem sabe :-)

    Abraços!
    Leitão

  15. 15 Anônimo

    Na internet e ruim textos longos.Mas o conteudo do teu escrito e muito bom!

  16. 16 CARLÃO

    Caro Leitão.
    Fiz o seu curso em março de 2012 e acompanho semanalmente o Chat,
    alem claro do Buteco, o que muito me enriquece sempre.
    O Chat de 23 a 29 de março, achei extremamente importante a resposta
    que foi dade ao MarcosW, cuja pergunta foi tambem muito adequada.
    Desde que terminei o seu curso, fiz sempre observações sobre a forma
    como voce aborda não somente a formação de carteira, mas sobretudo
    as importantes mensagens que voce coloca nas entrelinhas, e mesmo as
    vezes nas proprias linhas quando responde aos seus alunos.
    Guiar-se por principios, tem um alcance a meu ver muito maior do que
    possa de imediato parecer, mas que contem as grandes questões que envolvem
    a vida como um todo.
    Para guiar-se por principios, é preciso por obvio que possa parecer, conhecê-los
    antes de mais nada, e por menos evidente que possa parecer, este é um
    conceito que cada mais vemos de quanto o nosso país é carente.
    Assim considero uma lição de vida e de sabedoria, os princípios, que nada
    mais são de leis que regem a vida num plano maior.
    Parabens pelas suas palavras sempre enriquecedoras.
    Abraço.
    Carlão.

  17. 17 Leitão

    Obrigado, Carlão! Valeu mesmo! :-)

  18. 18 Alcantarah

    Leitão, hoje eu ouvi na rádio, um respeitável colunistas de finanças pessoais dizer que para muitos pequenos aplicadores seria melhor aplicar em um fundo indexado ao IBOVESPA. Ele dizia isso em relação dos recentes modificações do peso das ações no índice da bolsa.

    Ele disse que fazer isso seria melhor do que fazer o que fazer a maioria dos pequenos aplicadores que aplicam em um ou duas ações.

    Concordei com ele.

    Eu pensei que realmente para a maioria das pessoas o melhor é investir em um fundo de um grande banco. Pois se vc formos analisar,apesar do IBOV ter muita porcaria, 90% do peso dele é composto por empresas filé: PETR4, VALE5, ABEV3, ITUB4, BBDC4 e por ai vai.

    Será que estou enganado ao concordar com uma afirmação dessas?

    Eu, por exemplo, posso aplicar R$200,00 por mês, e meu banco tem um fundo IBOV INDEX com taxa de adm de 2,5% ao ano e sem taxa de performasse.

    No primeiro momento, parece interessante pois em uma corretora eu pagaria corretagem e custodia que levaria muito do meu pequeno capital, alem de que minha carteira no longo prazo poderia perder para o IBOV.

    Eu não ficaria horas na internet lendo coisas sobre ações e tudo mais. Teria mais tempo para trabalhar em minha área de atuação e ganhar mais grana. Não ficaria preocupado com a quebra de alguma empresa. Nem me estressaria com os rumores dos mercados. Nem com as quedas, pois haveria mes em que aplicaria com o indice a 50.000, outro mês a 48.000, depois 55000 mil, e teria um PM bem equilibrado.

    Ah, e em relação aos 15% de IR, acredito que na carteira de ações eu também teria de pagar no longo prazo, pois daqui a 10 anos minha carteira pode estar bem grande.

    E o B. Graham havia dito isso uma vez. Que para a maioria dos pequenos investidores, o melhor seria aplicar em um fundo que acompanhasse o índice da bolsa.

    O que me diz?

  19. 19 Leitão

    Oi Alcantarah!

    Vixe! Nada a ver isso…

    Para a maioria das pessoas o melhor não é aplicar em um fundo de índice de ações… Para essas pessoas, preguiçosas, o melhor mesmo é aplicar na Poupança ou no máximo em algum CDB… Quem é preguiçoso nem mesmo Tesouro Direto serve, pois até ele exige um pouquinho de esforço…

    Graham disse isso porque lá nos EUA a renda fixa é péssima, nem se considera… Juros abaixo de 1%aa… Lá, qualquer coisa é melhor que a renda fixa… Por isso eles são empreendedores, não deixam o dinheiro parado…

    Aplicar em fundo atrelado ao IBOV é a pior coisa que se possa fazer. Quem incentiva a isso não investe em ações de verdade.

    Aplicar em ações não toma tempo algum, não é trabalhoso e nem complicado… Com apenas 1h por mês você faz seus investimentos, verifica a carteira e dá a manutenção necessária. Dedicar mais que isso é opcional, quem gosta e tem tempo, ok.

    Um abraço!
    Leitão

  20. 20 André

    Leitão,

    Acompanho seu blog e gostaria de saber sua opinião a respeito das empresas de exploração de rodovias (em especial a CCR e a Ecorodovias). Duas coisas me preocuparam nela, o P/L da CCR que é superior a 20 e as dívidas (tanto de curto e longo prazo). Como analisar esse setor? E o porque desse endividamento?

    Um abraço

  21. 21 Alexandre Lima

    bom dia.

    Alcantah.

    Existe uma corretora que voce faz um investimento programado que é muito bom. Com esses 200 reais mensais voce deixa programado por exemplo a compra de 25% da ação A 25% da B 25% da C e 25% da D. por essa modalidade, a sua corretagem em cima desse 200 reais vai ser entorno de 1 real e voce não pagarar custodia. dessa forma seu investimento ja sera mil vezes melhor que qualquer fundo.

  22. 22 Alcantarah

    Leitão, no fundo no fundo eu concordo contigo. Só achei que seria uma boa porque as taxas assustam o pequeno investidor.

    Não deveria existir taxa de custódia. E as corretoras poderiam cobra bem barato pelas compra, nenhum taxa de custodia, e cobraria mais pelas vendas.

    Mas eu sou apenas um sonhador. :-)

  23. 23 É ieu mês

    Leitão, bacana?

    Como tá o leitãozin??!?!

    Aqui, recebi 80k de um negócio perdido e tow sem saber oq fazer.

    hahahha

    não teve na história curta da humanidade comentário mais vago que esse, mas é por aí msm, queria opinião do que faço com essa desgrama

  24. 24 Gaúcho

    Fala Mestre!

    1º de Abril e a galera bombando aki! kkkk

    Soh uma curiosidade, e até já imagino qual vai ser a tua resposta…

    Qual a tua opinião sobre ETF? Li isso meio na diagonal e, pelo que eu entendi, nada mais são do que fundos de investimentos diferenciados…

    Mas muita gente fala bem disso, o que, de acordo com a “lei leitoniana da manada” logicamente é de se desconfiar…kkkk

    Enfim, gostaria da sua opinião até mesmo pra teus leitores aqui também ficarem ligados!

    Abraço!

  25. Leitão, what’s up?

    Tem tempo que não escrevo nada mas acredite que sempre apareço por aqui pra ler os comentários que são melhores do que maravilhoso.

    Seguinte, já estou com 23 danadinhas engordando meu portfolio e estou namorando com algumas outras. Sei que você acha que quanto mais (desde que com qualidade) melhor. Minha dúvida é: Tem algum número mágico que você acha que acima disso fica difícil administrar ou acompanhar? Tipo… acimda de 30 ou 40 é preocupante ou loucura?

    Sinto falta das outras ações do seu cardápio alternativo pra ajudar a inspirar os seus leitores. Porém nunca se esqueça: com grandes poderes vem grandes responsabilidades.

    Abs,
    Peter

    obs: Alcantarah, deixa de ser preguiçoso o rapáz! (com todo respeito).

  26. 26 Leitão

    Oi Andre!

    A CCR eu tenho em carteira e é interessante sim. A ECO também é interessante, analise bem e escolha a que mais lhe agrada… Os PL altos e dívidas são comuns nesse setor… O importante é o desempenho…

    ————————-
    Oi Alexandre!
    Bom comentário, obrigado! Se quiser citar o nome da corretora pode ficar à vontade… fica a dica para os amigos…

    ——————–
    Oi Ancatarah!
    O Alexandre eu uma boa dica… Pesquise que vai encontrar corretoras baratas, taxas variadas, etc, etc… Hoje em dia é moleza e barato investir em ações… É igual exercício físico: difícil é começar, mas depois vira vício…

    ———————–
    Oi “É ieu mes” (hehehhe)

    80k é uma graninha boa, ainda mais assim, sem esperar… Põe na renda fixa de imediato e depois divida isso em algumas parcelas e aplique em ações gradualmente… Tipo umas 24 parcelas e faça rodízio na carteira, monte uma carteira com 20 empresas… depois que os 80k acabarem, continue investindo com sua poupança mensal… Veja também se vai precisar desse dinheiro, se for, aplique só 50% disso em ações e mantenha 50% na renda fixa… Se nada disso lhe agradar, aplique tudo no Tesouro Direto.

    A regra é: transforme o capital em patrimônio que gere renda passiva.

    ————————
    Oi Gaúcho!

    Hehehe! “Lei Leitoniana” foi ótimo! kkkk!

    ETF é fundo, e fundo é fria. Simples assim. hehehe

    —————-
    Oi Peter!
    Tava sumido mesmo, heim! :-)

    Essa frase do seu tio é boa, sempre lembro dela ao postar aqui no Blog… hehehehe

    Estou apertado de costuras esses dias, aqui na cozinha já está acumulando louça na pia, né… :-)

    Bem, 20 é um número redondo pois cada empresa vai ficar em média representando 5% da carteira. Mas não tem limite, desde que consiga acompanhar e aportar em todas… Veja o quanto é confortável pra você… Depois de um certo número a qualidade do acompanhamento pode ficar comprometida… pense e veja o que lhe agrada…

    —————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  27. 27 É ieu mês, di novo

    Leitão, agora falando sério, deixa fazer outra consultoria:

    Eu não poderia pegar esses mesmos 80 pila e comprar de uma vez de boas ações e continuar com meus aportes mensais normalmente?!

    Gostaria de fazer comprar proporcionais nas seguintes ações:
    ABEV3 / BBAS3 / BBDC4 / CCRO3 / CMIG4 / COCE5 / CSNA3 / GETI4 / GOAU3 / ITSA4 / LREN3 / MDIA3 / NATU3 / POMO4 / VLID3 / WEGE3 / CIEL3 e TAEE11.

  28. 28 Leitão

    Oi “É ieu mês”! (arrume um nickname mais fácil, rss)

    Poderia não… comprar muita quantidade de uma vez é um erro básico. Somente se fosse fazer Investimento em Valor poderia, mas o buraco é mais em baixo.

    Faça Investimento Gradual, gradualmente… :-)

    Sobre sua lista, muito grande para eu opinar… Prefiro não interferir…

    Abraço!
    Leitão

  29. 29 jxsjunior

    oi “É ieu mês” (simplifica isso sô!),

    cuidado com COCE5, já nao querem minoritários…foi feita OPA ano passado.

    faça o q leitão recomenda, nada de ir com sede ao pote…
    apressado come cru!

    abc

  30. Boa tarde Leitão,

    Gostaria da sua opinião sobre a PSSA3 e seu setor.

    Também queria perguntar se é prudente ou desnecessário investir em mais de uma empresa por setor (considerando que o setor tenha mais de uma empresa que possua bons números)

    Abraços

  31. Boa tarde!

    Pessoal, se as taxas de corretagem e de custódia tiram seu sono, é porque ainda não é o momento de investir em ações. Essas taxas irrisórias são facilmente cobertas pelos proventos e é muito mais importante que a corretora preste um bom serviço do que cobre taxas um pouco menores.

    Se esses valores são proibitivos para você investir, em qualquer queda da bolsa você vai acabar vendendo tudo no fundo.

    Nesse momento é importante fazer uma reserva de segurança, e só depois partir pra renda variável.

  32. 32 André

    Leitão,

    Muito obrigado pela resposta!!! Se me permite ai vão mais duas perguntas. Quando olhamos no setor financeiro em especifico os Bancos quais são os indicadores importantes? Existe algum outro indicador que devemos olhar que não ROE, P/L, lucro …? E a ultima pergunta é como você vê a VALE, se puder passar suas impressões sobre ela acho que ajudaria muitos aqui.

    Grande abraço e obrigado mais uma vez.

  33. 33 Leitão

    Oi AndreIkeda!

    Outro dia comentei sobre ela, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/02/16/chat-16-a-22fev-2/#comment-25953

    Quando se tem uma carteira pequena (menos de 20) é bom evitar repetir setores… Já com uma carteira maior (20 ou mais) dá para repetir algum setor que goste, afinal, alguns setores são melhores que outros mesmo…

    ———————-
    Oi thiagogermanorodrigues!

    Discordo do seu comentário. Dizer que “se as taxas de corretagem e de custódia tiram seu sono, é porque ainda não é o momento de investir em ações” não faz sentido, visto que podemos sim investir com pouco e pagar baixas taxas sim… E quem tem muito começou com pouco. Tempo é dinheiro e devemos investir desde já, mesmo que com pouco agora.

    E dizer que “Nesse momento é importante fazer uma reserva de segurança, e só depois partir pra renda variável” também não faz sentido… Investir em ações é bom sempre… ficar com medo e não investir não é a melhor coisa não…

    ——————————-
    Oi André!

    Bancos são mais simples de analisar e alguns indicadores não se aplicam, visto que não são empresas produtivas, apenas financeiras. O lucro é o mais simples e mais importante.

    Sobre a Vale, comentei logo acima, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/03/30/chat-30mar-a-05abr-2/#comment-26194

    ——————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  34. 34 Douglas

    Olá Professor Leitão e Colegas do Blog,

    Professor até mesmo do ponto de vista intuitivo gostaria de investir na Vale, mas fico receoso, principalmente quando olho seus indicadores. Por isso fico em dúvida, pois você fala que ela tem boa fundamentação, mas quando observo seu LL por exemplo, vejo um sobe e desce demasiado instável e desde 2011 ´é só queda, P/L altíssima, ROE em baixa, ROIC em queda, Dívida apesar de metade do patrimônio segue crescendo.A favor temos as atraentes Margens, exceto margem líquida, ótimos dividendos, patrimônio líquido estável, ativos de dar inveja.
    Nisso fico em dúvida de estar deixando uma boa empresa sem investir por estar tendo uma visão fragmentada.
    Pode dizer quais os quesitos em que considera a Vale uma empresa de forte apelo para se investir, até mesmo para lançar uma luz a mais sobre esse investimento em potencial?

  35. Leitao sem reserva de segurança o cara bate o carro e trm que vender ações pra pagar o latoeiro

  36. 36 Leitão

    Oi Douglas!

    No caso específico da Vale houve um fato não recorrente recentemente. Ela teve que pagar uma dívida alta de Imposto de Renda ao governo, e foi isso, esse fato pontual e não recorrente, que jogou todos os indicadores para baixo…

    É claro que ela também está com desafios nessa retração atual, mas os péssimos números atuais não representam a empresa realmente…

    Seja como for, analise um leque amplo de ações de empresas e setores e escolha os que mais lhe agradarem… Na dúvida com alguma empresa, peque pelo excesso de zelo. Obs.: Uma boa carteira diversificada permite decidir com menos preocupações… Por exemplo: se você limitar a Vale (e todas as demais) a apenas 5% da sua carteira, mesmo que ela venha a decepcionar, não impacta no resultado do grupo todo… esse é um conceito simples e eficiente.

    Abraço!
    Leitão

  37. 37 Douglas

    Professor Leitão
    Agradeço sua visão mais ampla e levarei em consideração ao observar melhor essa e demais empresas.
    Grato.


Participe! Deixe um comentário...

