CHAT 08 a 14/dez

08dez14

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro
      RSS dos comentários



48 Responses to “CHAT 08 a 14/dez”

  1. Boa tarde Leitão,

    Acompanho o blog e também leio seu livro, nele há muitas referências sobre a diferença entre especular e investir. Gostaria de saber se a linha do meu raciocinio está equivocada.

    Pensando em começar a investir em ações de empresas, me vem logo a cabeça empresas como a Petrobras e a Vale. Contudo, fico receoso com o futuro dessas empresas (em especial a Petrobras com a CPI instalada nela). Também sei que não devemos nos deixar levar pelas reportagens da mídia, que elas só atrapalham, por isso analisei os relatórios trimestrais (Petrobras, da Vale não consegui encontrar) e nele vi que a empresa apresentava lucro trimestral muito bom e o valor da ação está baixo (pelo menos na minha concepção está)…esses fatores para mim seriam suficientes para pensar nas ações da petrobras como um bom investimento ao comprá-las com um bom preço e pertencerem a uma empresa que apresenta um bom quadro lucrativo…mas a questão da mão do governo rodear a empresa é algo que me preocupa (preocupação especial com os desvios escandalosos de dinheiro)…

  2. 2 Leitão

    Oi André!
    Boa tarde! Obrigado pelas visitas e pelo livro, sempre fico contente em saber que meu “filho” está passando de mão em mão por aí e ajudando a mais pessoas…

    Entendo essa sua insegurança e ansiedade, mas aos poucos você vai ficar mais por dentro do assunto. Agora, nesse primeiro momento, o importante é não cometer erros bobos que podem custar caro (eu cometi todos possíveis quando comecei).

    Evitar errar já é uma boa forma de começar.

    O primeiro erro, e muito comum, é comprar ações apenas por modismo, aparição na mídia, popularidade, “tamanho”, “senso comum”, etc… Na bolsa, tamanho não é documento e popularidade também não quer dizer nada. Por exemplo: A Gol e a Net são bem conhecidas, mas são duas empresas que não dão resultados aos acionistas. A Weg e a WHIRLPOOL já são menos conhecidas, mas são duas empresas que retornam valor a seus acionistas…

    Outro erro comum é comprar apenas duas ou quatro ações e achar que está fazendo vantagem… Errado! Se vai investir em ações, diversifique setores e monte, gradualmente, uma carteira bonita com boas empresas de umas 20 empresas… Assim mantém o risco baixo, dorme-se tranquilo e tem bom retorno em diversas áreas em qualquer que seja a sazonalidade da economia.

    Repare na palavra “gradualmente” que falei acima. É outro erro comum. A pessoa pega sua poupança e compra tudo de uma vez só e pronto. Errado! Investir em ações é coisa que vai se fazendo aos poucos, gradualmente, construindo o patrimônio.

    Por fim, outro erro comum é ficar penando em futurologias, dando atenção às mídias, temeroso com notícias e conjecturas futuraras além da nossa capacidade de análise. Não é preciso nada disso para investir de forma inteligente e segura.

    Bem, o assunto rende mesmo. São 30 dias com meus alunos para explicar tudo, mas é legal!

    E aos poucos vou ajudando mais através aqui do Blog… apareça sempre!

    Um abraço!
    Leitão

  3. Entendi,

    Gostaria de aproveitar para perguntar se as informações que achamos na seção de investidores dos sites das empresas que pesquisamos, elas são confiáveis? Deveria procurar outras fontes de informação sobre as finanças da empresa? Se sim, poderia indicar algum?

  4. 4 Leitão

    Oi André!

    Sim. Toda empresa que quiser acompanhar é bom sim visitar o site e ler as informações básicas sobre ela e principalmente assinar a newsletter (informativo por email) para ficar sabendo dos fatos relevantes.

    A principal fonte de dados é o próprio site da Bovespa, lá vai encontrar os balanços de cada empresa. Já indicadores sintetizados você pode olhar em vários sites como o Fundamentus, Bastter, Guiainvest, etc…

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 Anônimo

    Ola Leitão,
    Tudo beleza?
    Que achas da perda do fundo histórico da petr4, hoje?
    Um abraço,
    Carlos

  6. 6 Leitão

    Oi Carlos!
    Bom dia!

    Pois é, continua em tendência de queda e está coerente com a última leitura, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/10/28/petr4-grafico-27-10-2014/

    Por hora é aguardar a queda…

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 APC

    Oi Leitao ,
    so pra entender seu metodo:
    Vai comprar qdo chegar no objetivo grafico para manter na carteira ou vai comprar agora no IG independente do preco? abs

  8. 8 Leitão

    Oi APC!

    Como o objetivo do Blog é Educacional e não Operacional, evito sempre comentar sobre operações diretamente. O que procuro é ajudar na leitura do mercado, na exposição e discussão de conceitos gerais importantes…

    Sendo assim, vou comentar sobre os conceitos:

    Na leitura com a PETR4 acima, pode-se

    1) fazer uma operação Especulativa de curto prazo visando apenas aproveitar eventual preço baixo favorável e vender o mais rápido possível em um repique – ou seja, especulação pura e simples para lucro rápido e pontual;

    2) operação de Investimento, caso a pessoa considere que os fundamentos da empresa atendam a seus critérios e se encaixe em sua estratégia; Se for investimento gradual não precisa ficar otimizando com análise gráfica, se for investimento em valor vai considerar a relação preço/valor e se for especulação vai considerar análise gráfica e otimização de compra.

    3) ou simplesmente ir em busca de empresas/oportunidades que melhor atendam a seus critérios, ignorando PETR4 (pois muita gente tem fissura nela rs);

    Bem, parece complicado mas não é não…

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 APC

    Entendi,
    Mas vc fez um comentario onde disse sobre a PETR” se bobear eu compro e mais” estava se referindo a qual estrategia? abs

  10. 10 Marcos

    Boa tarde Leitão. Tenho curiosidade sobre day trade. Vc faz? com que frequência? que acha dessa modalidade?
    Se vc costuma fazer, vc o faz em papéis a vista, mini índice, opções ou o que?

  11. 11 Leitão

    Oi APC!

    Sim, estou sempre de olho em oportunidades, inclusive para Especulações rápidas… é o meu caso…

    ———————–
    Oi Marcos!
    Boa tarde!

    Já fiz de tudo na bolsa. Daytrade também… E eventualmente faço até hoje. Só que daytrade é uma modalidade especulativa que exige seu tempo livre durante o dia, em horário comercial. Para quem já exerce uma profissão durante o horário comercial daytrade não é compatível, nem adianta tentar… E só no mercado à vista já é suficiente para dar bastante pressão. Desaconselho outras modalidades principalmente derivativos, que só levam a pessoa para o lado jogatina na bolsa…

    Daytrade é divertido e bem frenético, fazer isso com consciência é legal. Mas fica aqui meu alerta: muita gente se ilude achando que vai ficar rico com daytrade, que vai largar o seu emprego para virar “trader”, em fim… não caia nessa!

    Especular é instigante e desafiador, mas é somente com o Investimento que construímos patrimônio de verdade.

    ————–
    Abraços!
    Leitão

  12. 12 Anônimo

    Leitão excelente como sempre…

  13. No caso de optar em alocar uma parte da renda em papeis do tesouro direto, ainda assim chega a ser melhor q a poupança?

  14. Ao invés da poupança, eu gosto do LCA do Banco do Brasil. Da 84% do CDI, isento do imposto de renda, e tem liquidez diária.

  15. 15 igor

    Qual e o valor mínimo para invinvestir nessa LCA do banco do Brasil ?

  16. 16 Marcos

    bom dia Leitão,

    vc continua investindo em csna3 e ggbr4? os preços estão lá em baixo, continuam valendo a pena?

  17. 17 Guto

    Oi pessoal, para quem quer investir em renda fixa eu indica a SOFISA, tem CDB que paga 100% do DI e LCA que paga 90%, invisto lá a um bom tempo e nuca tive problema. E o melhor é que é uma conta digital, então faço tudo pela internet.

    Abs!

  18. Olha, LCA no Banco do Brasil exige o mínimo de 30 mil. Já o LCI exige mínimo de 1mil, mas a liquidez é bimestral, e rende 80% do CDI.

    Entretanto, coloco o dinheiro na renda fixa só para compor a reserva de emergência, bem como uma reserva técnica, que é aquela que vc pode ir juntando, à espera de uma boa oportunidade de investimento. Colocar dinheiro no Banco, pra mim, só é investimento se você for sócio do banco. Renda fixa pra mim é uma perda fixa.

    Valeu!

  19. 19 croaca

    leitão pergunta boba mais tenho que fazer essa perguntaque não quer calar. hoje dentro desse cenário que a petr se encontra vc vendeu uma parte dela ou não desculpa se fui indiscreto na pergunta

  20. 20 Leitão

    Oi Andrei!

    O Tesouro Direto é o melhor em matéria de renda fixa. Poupança é mais simples e rápido, mas rende pouco mais que a metade do Tesouro. De modo geral, o dinheiro a ser deixado parado por mais tempo pode ir para o Tesouro, e o dinheiro que vai ser usado no curto prazo, poupança.

    ————————
    Oi Marcos!
    O setor delas está fraco mesmo, os preços baixos são justificáveis pela ausência de lucros… As que tenho vou manter e novas compras estão suspensas… Estou engordando as outras com melhores fundamentos… Mas isso não impede de dar uma Especulada quando der sopa :-)

    —————
    Oi Croaca!

    Não vendi não, e nem vou vender… meu objetivo com ela tem horizonte longo e posso aguardar essa confusão passar sem stress…

    ————
    Abraços!
    Leitão

  21. 21 Alexandre Gomes

    Oi Leitão,

    Conheci seu blog há pouco tempo. Achei bacana o conteúdo e o seu jeito agradável de atender a todos aqui. Parabéns!
    Eu não invisto na bolsa. Sei da necessidade de poupar para emergências. Guardo o que sobra do meu dinheiro na poupança. Nunca passei disso. Adotei uma filosofia de vida com foco em saúde, bem-estar e família. Acho que por ser professor na rede pública, e ver no meu dia a dia como a educação é importante, procuro dar mais importância a ela, especialmente com os meus filhos. Vejo o quanto meus alunos são carentes, como muitos pais vivem correndo atrás de dinheiro, e não dedicam tempo e energia para educar seus filhos. E como essa situação é prejudicial.
    Acho que isso me influenciou a deixar os investimentos de lado. Fiquei, digamos assim, meio que “implicado” com a sociedade capitalista. Passei a buscar apenas o dinheiro necessário (alimentação, saúde, educação, passeios, etc.), só o suficiente para se me sentir seguro.
    No entanto, vendo que com a idade o ritmo não é mais o mesmo, e também convivendo com pessoas que têm dificuldades financeiras, comecei a pensar se não deveria dar mais importância a aumentar a minha renda e também a garantir um complemento de aposentadoria.
    Dentre as alternativas que pesquisei, as ações me pareceram a alternativa mais viável e com retorno satisfatório no longo prazo. Não sei muito sobre essa alternativa, parece ser mais simples do que imaginava.

    Fico pensando se investir na bolsa pode prejudicar o foco que citei no inicio do texto, já que teria que estudar, acompanhar empresas, etc. Imagino que seria uma preocupação a mais… rs.

    Gostaria de ouvir sua opinião a respeito.

    Obrigado,

    Alexandre Gomes

  22. 22 APC

    oi leitao,
    Depois que o IDIV , perdeu o fundo em torno de 28,50 qual seria a proxima possivel parada?? Em torno de 25/26? abs

  23. Caro leitão, acompanho seu blog e admiro muito seu trabalho,
    Gostaria de saber como é a sua rotina de visualização dos graficos, se vc visualiza 3 meses por exemplo e depois aumenta para algo como 5 anos, afim de detectar algo mais, e se costuma visualizar graficos semanais ou mesmo anuais.

    Obrigado.
    Frank Abagnale

  24. 24 Leitão

    Oi Alexandre!
    Obrigado pelas visitas e pelo ótimo comentário!

    Compartilho da mesma filosofia que você: vida mais simples e com mais qualidade.

    Aliás, essa é uma tendência que já começou e está ganhando cada vez mais força, vejo muitos nesse caminho. O modelo capitalista atual é imaturo e auto-destrutivo, estamos caminhando para um modelo capitalista mais maduro e construtivo (conto com a nova geração para isso, dos nascidos a partir de 2000).

    Um pensador uma vez disse: quanto menos se precisa, mais rico se é.

    Então, para atingir um futuro financeiro mais tranquilo é preciso levar duas coisas paralelas: bons investimentos e estilo de vida mais simples. Assim acelera-se a coisa. Pois muita gente acaba ficando presa em um estilo de vida caro e aí o sossego não chega nunca, nem com um caminhão de dinheiro…

    Investir em ações não é complicado não. Não se preocupe, não vai lhe tomar grande tempo ou grandes estudos nem energia. Mas a primeira impressão que se tem é que é coisa complicada, por isso esse seu receio. Aqui mesmo no Blog você vai encontrar muto conteúdo que vai lhe ajudar nesse começo, e aos poucos vou ajudando mais…

    Apareça sempre e se pintar dúvidas pode falar!

    ————————————-
    Oi APC!

    Vou fazer uma leitura com calma amanhã cedo e atualizo os gráficos aqui para a turma…

    ———————
    Oi Frank!
    Obrigado! Eu gosto de trocar idéias aqui com os amigos, é uma satisfação!

    De forma geral vejo dois momentos: o primeiro zoom maior para ter uma visão mais longa do comportamento psicológico da massa, e no segundo momento um zoom mais próximo (meses recentes/semanas recentes) e analiso por fim o dia. Não uso o gráfico no modo-semanal, uso somente no modo-diário para não perder detalhes. E caso queira analisar intraday, gráfico intraday de 3 min para ações bastante líquidas e gráfico de 5min para menos líquidas… (mas só se for para daytrade, fora isso o diário já é suficiente).

    ————
    Abraços!
    Leitão

  25. Leitão, tudo bem?

    Sobre Whirpool, não considera perigoso ser sócio da empresa por não ter liquidez na ON e a PN não ter tag along? O Free Float é de apenas 5%, sinal claro de que a empresa não deseja contar com minoritários…

    Gostaria de seus comentários a respeito dessa questão de governança!

    Um abraço

  26. 26 Anônimo

    A liquidez é preocupação de especulador !! Ao menos em princípio a consistência do lucro é mais importante.para investidor. Para quem quer ser sócio é ON com certeza!! ainda mais com Free Float de 5 % a possibilidade de fechamento de capital é grande !!

  27. exatamente, mas o risco de liquidez baixa é que se a empresa piora e você tem vários papéis acumulados ao longo dos anos fica difícil de se livrar porque não há quase negociação.

    Liquidez nesse caso afeta o sócio também.

  28. 28 Leitão

    Oi Thiago!

    Sim, ela tem liquidez baixa e poucas ações para minoritários, é um fato. Mas resolvi aportar um pouco nela pois é muito boa e paga bons dividendos. Considero o risco/retorno viável. E até agora tem me dado muito retorno :-)

    Conceito: Manter o risco dentro do meu aceitável para que nenhuma empresa em minha carteira tire meu sono.

    Abraço!
    Leitão

  29. 29 Anônimo

    Warren Buffett diz: Se você não tem segurança em um investimento, mesmo que mercado fechado durante 10 anos, voce não deve permanecer nela por 3 min.

  30. Entendi, capital alocado a risco.

    Para esse tipo de investimento usa quantos % da carteira no máximo Leitão ?

  31. 31 Leitão

    Oi Thiago! No máximo 5%.

  32. 32 croaca

    leitao oque vc pode nos falar sobre vale a longo prazo ta ficando cada dia mais interessante tenho um fibo nela indicando queda ate os 15 e pouco

  33. 33 Leitão

    Oi Croaca!

    Não posso influenciar decisões de terceiros, tento sempre ser responsável com os amigos aqui no Blog.

    A Vale é empresa forte que está primeiro pagando um rombo com o governo, e segundo enfrentando uma sazonalidade feroz em seu setor…

    Empresa forte passando por momento difícil. Ou seja, cada um tem que definir seus critérios e ver se ela encaixa em sua estratégia…. Quem tem uma carteira diversificada fica sossegado em decidir sobre a Vale… já se for carteira pouco diversificada e na base do “chute” aí não dá…

    Um abraço!
    Leitão

  34. 34 croaca

    valeu brigadão

  35. 35 onlyice

    Boa Noite Leitão, estou fechando o ano olhando minha cestinha (quase um dedal) de ações e estou muito decepcionado. :(
    QUASE todas minhas ações, deram de dividendos MENOS que o valor da inflação deste ano (8,06%) e destas TODAS estão abaixo do valor do primeiro dia útil do ano (06/01/2014).
    Será que perdemos um ano de crescimento?

  36. você tem que olhar a quantidade de ações que começou o ano e com quantas está terminando.

    Deve olhar se os fundamentos das ações que possui continuam bons e só.

    Comparar com inflação, renda fixa, etc é um erro que vai te fazer perder dinheiro.

    Investimento em renda variável é assim, tem anos de baixa e anos de alta, se o pessimismo e desespero tomarem conta vai vender tudo no fundo e voltar a comprar no topo.

  37. 37 Anônimo

    Erro é investir renda variável que esta rendendo menos que renda fixa !!!

    Lembrando que a renda fixa é a base da pirámide do rendimento!!!!

  38. 38 Leitão

    Oi Onlyice!

    Depende de mais informações como por exemplo quantos anos sua carteira tem, quais ações fazem parte dela, quando cada uma foi adquirida, qual a qtde, o preço médio de cada uma, etc… [

    Se sua carteira tem menos de 5 anos ainda é uma carteira jovem, em formação.

    As ações que comprou recentemente só vão gerar dividendos no ano que vem.

    E alguns setores sofreram mais em 2014.

    Com tantas variáveis, não posso dizer se está indo bem ou não… E os comentários do Thiago também são válidos…

    Um abraço!
    Leitão

  39. 39 AV

    Se a renda é variável,não dá pra comparar a rentabilidade futura com a da renda fixa.
    Erro é deixar o medo e a ganância tomarem conta de você.

  40. 40 Anônimo

    Rentabilidade presente é possível calcular !! Inclusive é passível de comparação com a renda fixa !!!

  41. Anônimo… a renda fixa no Brasil é interessante e como diz o nome FIXA.

    Seja feliz… se renda variável te stressa tanto assim acho que o melhor que você pode fazer é evitá-la

  42. 42 Anônimo

    Quem está estressado e o onlyice!!

    Sou estou rebatendo a informação falsa de que não é possível fazer a comparação entre a renda fixa e renda variável !!!

  43. É possível comparar. Só não é saudavel pro seu bolso. Vai comprar na alta e vender na baixa se ficar fazendo essas comparações entre maçãs e laranjas

  44. 44 Anônimo

    .

  45. 45 Pereira Machado

    Oi, thiagojp!

    Por que não é saudável comparar investimento?

    O anônimo esta falando em comparar rentabilidade!!
    Os investidores fazem isso tempo inteiro!!
    Pra mim o que não é saudável pra bolso, é não ter estratégia de investimento, não saber avaliar corretamente o investimento!!

    Um abraços !!

    Pereira Machados

  46. 46 Wanderley

    Boa tarde,
    Tenho lido comentários afirmando que para quem investe frequentemente pensando no longo prazo, é bom que as ações estejam caindo, pois permite que se compre mais, com o mesmo dinheiro. Onde há vantagem nisso? Se por exemplo, hoje se compra uma ação por R$ 10,00 e no mes seguinte por R$ 8,00, o fato real é que você está tendo prejuízo na primeira compra de R$ 2,00. Hoje em dia, achar que no longo prazo vai recuperar é muito temerário, vide as ações da Petrobras, Vale e outras que ao passar do tempo estão perdendo valor, sem perspectivas de reversão. Porque no passado isso aconteceu, não quer dizer que no futuro aconteça a mesma coisa.

  47. Wanderley, a questão é a diferença entre preço (determinado pelo mercado) e valor (determinado pela qualidade da empresa). Quem investe torce para o preço cair e não para o valor cair. Se daqui um ano você comprar uma nota de R$ 10,00 pagando R$ 8,00 (considerando inflação zero, só exemplo ilustrativo) você terá ganhado R$ 2,00 daqui um ano e não perdido nesse ano, você não pagou mais caro nesse ano, você pagou o quanto era necessário, você não tinha a opção de comprar mais barato.
    Você só vai perder os R$ 2,00 se você vender a nota de R$ 10,00 quando o mercado está avaliando ela a R$ 8,00, mas isso não é investimento de longo prazo…

  48. 48 Leitão

    Oi Wanderley!

    O Birutaibm já comentou muito bem (Obrigado, Biruta!). Eu não poderia explicar de forma melhor do que ele explicou…

    Abraços!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s