CHAT 01 a 07/dez

01dez14

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro
      RSS dos comentários



38 Responses to “CHAT 01 a 07/dez”

  1. Segura peão… Tenho que admitir que estou com medo…

  2. 3 Leitão

    Oi Igor, oi Thiago!

    A não… o chat aqui no Blog não é chat de conversas avulsas né… rsss

    É para tirar dúvidas sobre o dia-a-dia da bolsa, comigo, e não para ficar papeando como se fosse whatsapp…

    Vou por ordem na cozinha aqui :-)

    Abraços!
    Leitão

  3. Hehe Leitão, ta sabendo algo sobre a questao de tributação de dividendos que estão ventilando? Inclusive o fim dos juros sobre capital próprio?

  4. Desculpe, Leitão!

  5. 6 Leitão

    Oi Thiago!
    Tô sabendo não… por hora é só boato… essas coisas são difíceis de se implantar porque mexe também com interesses de gente grande, que briga lá em Brasília…

    Abraço!
    Leitão

  6. Leitão….
    Será que podemos falar da grande M. que tá acontecendo com a nossa amada Petr4!?.
    Meu amigo, acabo de ouvir um noticiário da “Jovem Pan” onde o “analista” fala sobre os boatos de distribuição de dividendos a menor, sugerindo que se forem distribuídos 1% será muito, até tudo bem, opinião dele,pois quem quer dividendos não escolheria a petro para tal, porém o mesmo relata a sua “recomendação” de VENDA para a petro, ele até enrolou bastante, mas acabou soltando que o melhor a fazer é vender petro….
    Minha indignação e gostaria de outra opinião é, se a petro está por 12 reais, com uma “conversa” dessas numa radio “comum” a mesma vai cair, ou melhor pular do precipício e vamos acha-la no fundo do poço.

    Qual a sua opinião, pergunto isso pq você sempre comentou que tinha Petrobras em sua carteira e com certeza vender (rifar) ela agora é loucura!?

  7. Quando estamos perto do topo histórico até o seu tio (aquele que faz a piada do pavê ou pra comer) compra. Quando estamos perto do fundo ele vende.

    Esquecer as notícias e acompanhar os fundamentos da empresa é o melhor a se fazer.

    Dividendos a menor devem vir pois a Petro deve ser obrigada a considerar em seus balanços o impacto dos desvios de verba do “lava-jato”, com isso lucros menores = dividendos menores.

    Sair ou entrar numa empresa porque ouviu na jovem pan é o caminho mais rápido pra levar fumo na bolsa

  8. 9 Anônimo

    Bom dia Leitão e colegas,

    Guilherme, se me permitir a intromissão…

    Cuidado com boatos, notícias, recomendações de analistas…tenha uma estratégia de investimento com diversificação de empresas, não se importe com preços, veja os fundamentos das suas empresas

    Eu tenho PETR4, mas dei cartão amarelo até a empresa me convencer que vale a pena voltar a investir, enquanto isso mantenho minhas compras regulares de outros 18 ativos.

    Abraço,

    Joaquim

  9. 10 Li

    Olá investidores conscientes!

    No meu rodízio, que não é de picanha, mas de empresas, este mês eu deveria colocar mais algumas eter no prato, porém não estou gostando do rumo dela. Minha carteira é jovem, ainda completará 2 anos, mas já tenho 20 empresas e não gostaria de adicionar mais nenhuma neste momento. Como procedo, pulo a eter e compro a próxima da fila?

  10. Joaquim e Thiago,
    Justamente por não concordar com a opinião do “analista” é que vim aqui, meio indignado com a opinião dele, para a massa eles vão cumprir o rito de dar dinheiro a outros.
    Mas, não sou totalmente fundamentalista e agora queria colocar uma semente de duvida sobre os números. Como podemos confiar em números que agora passam a ser questionados com a operação lava-jato!? Onde de fato a operação afeta os números nos fundamentos!?

  11. 12 Leitão

    Oi Guilherme!
    Realmente “analista” de mídia não é a melhor fonte. Aliás, fonte nenhuma deve ser ouvida a não ser os resultados reais da empresa.

    Apesar de toda a nuvem negra que se abateu com a empresa por causa da má gestão do governo (pra dizer o mínimo), a empresa não é para ser rifada, jogada fora…

    Eu tenho Petrobras em carteira já a muitos anos e mesmo com todos os problemas ela ainda mantém fundamentos básicos bons. O problema realmente não é a empresa, mas o governo. Sendo assim, não vendo as que já tenho, ainda mais barato assim. Se bobear eu compro é mais :-)

    E quem preferir direcionar seus novos recursos para outras empresa, ok, estará agindo certo. Só não precisa jogar fora o que já tem dela. (O problema é que muita gente, incauta, acabou acumulando PETR em demasia, e agora sofre… esse é um princípio básico que sempre comento aqui no Blog: diversifique setores e mantenha o time todo equilibrado, sem aportes em demasia em uma ou outra).

    ——————————
    Oi Li!
    Se você está muito descontente com os fundamentos de uma empresa X pode simplesmente congelar novas compras (tira da lista de compras e vai para a próxima do rodízio), esperar que ela melhore ou piore de vez. Em caso mais extremo (piora forte e sistemática de fundamentos) aí pode vender e partir para outras.

    Mas se é só cisma, mantenha a disciplina. Concentre-se nos resultados e não caia na tentação de tomar decisões baseadas em futurologias…

    ———————
    Abraços!
    Leitão

  12. 13 Li

    oi Leitão,

    Obrigada pelo esclarecimento. Vou olhar com um pouco mais de carinho para ela e tomar a decisão – as compras só são realizadas no meio do mês. Por aqui nada de futurologia, foi uma passada rápida de olhos que dei nos números e me deixou de “orelhas em pé”, antes de debruçar um pouco mais sobre os números me surgiu a dúvida de como fazer o rodízio.
    Como está Heitor e sua esposa? Já conseguiram colocar uma rotina no sono, pelo menos?

  13. 14 Leitão

    Oi Li!
    Disponha! Você é sempre bem vinda!

    O Heitor está lindão, cada dia mais gostoso! :-) Obrigado por perguntar! Patrícia está bem cansada, e eu também tô segurando as pontas… Essa rotina de bebê é pesada, não é mole não… Mas acho que de agora pra frente a gente engrena de vez :-) Um sorriso dele já recarrega a nossa bateria de novo :-)

    Abração!
    Leitão

  14. a ETER deu muitas alegrias aos investidores ao longo dos anos, mas parece que o momento é de uma leve desaceleração. A empresa tem boa gestão e está preocupada em diversificar seus negócios, com isso deve realizar muitos investimentos. Aguardar para ver os resultados desses investimentos no caixa e nos balanços da empresa mais pra frente. Colocá-la em quarentena nesse momento me parece uma decisão bem coerente Li

  15. 16 Leitão

    Oi Thiago!

    Aqui está um erro muito comum: deixar que inseguranças com o “futuro” influencie na decisão de compra.

    ETER3 tem, até o momento, um belo desempenho e, com a queda atual das cotações, está relativamente barata, com dividendos acima da renda fixa. Ou seja, ela está muito melhor que a maioria das blue-chips da moda…

    Se for buscar analisar em detalhes cada empresa da bolsa a gente não compra nenhuma. Terá sempre um “problema” que vai no deixar inseguros. Investir bem tem mais à ver com a Disciplina de investimento do que com a qualidade das análises…

    Abraço!
    Leitão

  16. Eh que as margens e roe parecem vir diminuindo nos ultimos três anos… Por isso falei da desaceleração… Mas sim, nao é um amargedon, ela continua boa. Talvez volte a crescer seus lucros ou talvez permaneça a queda… A puladinha no rodízio nao é de todo mal

  17. 19 Anônimo

    Oi, Li!

    Pra mim vc trocou a petr pelo eter, discretamente na pergunta, para não ser deselegante com Guilherme !!! rsrs!!!

  18. 20 Frederico Trindade

    Bom dia Investidores.
    Esse ano comecei a trabalhar e ja tenho guardado meu dinheiro na poupança ( para não continuar perdendo meu dinheiro lá, já que a inflação sempre vai estar acima do meu rendimento) agora gostaria de investir de alguma maneira. Tenho lido alguns livros e também os chats aqui para entender como o mercado de ações funciona.
    O primeiro problema que encontrei foi que a maioria das corretoras tem taxas de corretagem e de custódia que já abateriam todo o rendimento que possuo, porque meu capital inicial para o investimento é muito ( MUITO) reduzido.
    Vocês poderiam me dar sugestões de como e com quem iniciar.
    Muito obrigado e ótimos investimentos a todos.

  19. Vove precisa montar uma reserva de emergencia equivalente a pelo menos uns 8 meses dos seus gastos mensais, pra dai pensar em investir. Investimento de longo prazo vira um tiro no pé se você ta apertado de grana no dia a dia. Pense em investir em você tbem pra conseguir aumentar a renda

  20. 22 Leitão

    Oi Frederico!

    Primeiramente, parabéns! Pelo visto você é jovem e já está super consciente… trabalhando, poupando e buscando se educar financeiramente. Já está no caminho certo!

    Até que esteja mais por dentro do assunto, vá acumulando no básico mesmo: poupança. E com isso faz uma reserva, como o Thiago já comentou.

    Depois, com mais informação, já vai poder começar a investir em ações. Abrir conta em corretora e comprar é fácil (mas não precisa fazer isso agora), o mais importante é absorver primeiro bons conceitos sobre investimento, e isso aqui no Blog você vai encontrar… procure ir lendo os artigos, chats, comentários… aos poucos vai ficar mais por dentro do tema, e aos poucos vou ajudando mais também…

    Um abraço!
    Leitão

  21. 23 Frederico Lessa

    Se não for problema falar de corretora aqui, uso a rico há algum tempo. Pra mim, que compro no fracionário uma vez por mês, tem uma opção que não pago nada de custódia. Pago apenas R$4,4 de corretagem. Acho bem barato.

  22. 24 Leitão

    Oi Frederico!

    Tudo bem, boa dica! Também recomendo…

    Um abraço!
    Leitão

  23. Boa noite Frederico. Ao invés da poupança, coloque seu dinheiro no LCI. O risco é o mesmo. No Banco do Brasil, da pra colocar a partir de R$ 1 mil, rendendo 80% do CDI. Tá bem melhor que poupança.

  24. 26 Padre Ralf

    Olá Leitão e colegas,

    Desde a metade do ano quando um amigo me emprestou o seu livro eu comecei a me interessar pelo mercado. A partir de setembro eu comecei a comprar algumas ações para montar a minha carteira. Azar meu que foi bem no auge da candidata Marina, todo mundo otimista e olhando para trás vi que paguei caro pelo que comprei.
    Nesse segundo momento resolvi comprar mais do mesmo agora com preços bem mais interessantes para que “na média” os prejuizos dos investimentos iniciais se dissolvam. Além disso como várias vezes aparece no livro e aqui no blog a diversificação em setores como energia, metalurgia, alimentos, bancário e até estradas. Estou em dúvida se entro na área de telefonia ou investir mais nas companhias elétricas.

    Mês passado até recebi os primeiros dividendos da VALE.

  25. 27 Anônimo

    Boa Noite.
    Obrigado pelas dicas de todos.
    Vou continuar estudando aqui e ver o que faço com o pouco que tenho ( quem sabe vire o muito que tenho né)

  26. Padre Ralf, longe de mim te indicar algo para investir. Eu particularmente não vejo nada de interessante hoje em telefonia. Mas antes de colocar $$$ em alguma empresa, estude-as com calma.
    Abs.

  27. 29 onlyice

    Boa Noite Galera e Leitão (claro!! :D ),
    Sou eu novamente, estou agora numa nova operadora que me deixa alugar minhas ações… E claro que fui “fuçar” na nova funcionalidade para ver um possível aluguel para os próximos meses, afinal não penso em vende-las… porém, ao olhar o % de ganho Anual, que o pessoal coloca, decidi vir aqui e perguntar como a maioria decide os valores de ganhos para o ano.. porque… (Meu Deus!!!): 0,08% ou 0,12% é muito baixo para ganhos anuais.
    Como você trabalha ou como definem um preço? Alguém indica um bom material para ler (de preferencia ver) e apender melhor a definir um preço, pq a concorrência está soda…. :P

    Desde já agradeço as respostas e colaborações!

  28. Aluguel de ações é isso ai mesmo. É uma ninharia. Mas como nao tem custo pra você, é pegar. Imagine que todo mês alguem venha e te de uma moeda de um real, voce pode pegar ou nao pegar. Grana extra, por menor que seja, é grana extra

  29. 31 Leitão

    Oi Padre Ralf!

    Que bom que gostou do meu livro e lhe incentivou a buscar mais informações sobre o mercado de ações. Muita gente fica com vontade de ser mais proativo nos investimentos e fica com medo de investir em bolsa, e não precisa ser assim…

    Primeiro tem que aprender a selecionar boas empresas e se afastar das ruins. É o principal. Não siga dicas de terceiros, lista de terceiros, ações da “moda”, etc. Aprenda a ver os resultados reais das empresas, seu lucro, dividendos, etc. Parece coisa complicada mas não é não.

    Segundo, tem que ter uma Disciplina de investimento. Não pode ficar investindo assim, no chute, na tacada solta, fazendo preço-médio de qualquer maneira sem uma sistemática certa.

    Sem isso a insegurança bate mesmo.

    Aqui mesmo no Blog vai encontrar muitas dicas, e aos pucos vou ajudando mais. Apareça sempre!

    —————————–
    Oi OnlyIce!
    Aluguel de ações é desmotivamente mesmo, eu não faço. Mas tem gente que anima…

    Um de meus ex-alunos, o Raul, uma vez pesquisou e gerei um post sobre isso, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/08/22/aluguel-de-acoes-na-pratica/

    —————-
    Abraços!
    Leitão

  30. 32 Joaquim

    Bom dia OnlyIce,

    Já pensei em alugar, mas deixei em standby pelas dúvidas que surgiram a respeito da declaração do IR sobre esse tema. No site do Bastter tem um fórum exclusivo sobre aluguel de ações, já li vários comentários e não há um consenso/recomendação sobre o certo na declaração desses valores (pequenos).

    Quem sabe algum dia eu decida alugar…por enquanto vou seguindo nas compras programadas, acompanhando aumento dos proventos.

    Abc,

    Joaquim

  31. 33 Pequeno investidor

    Bom Dia Leitão.

    Neste atual momento do governo. onde a taxa Selic foi elevada para 11,75%. Além de ações é claro, renda fixa é uma boa opção
    Sei que é uma pergunta complicada, porem, sua opinião é muito valiosa.

    Abraços

  32. 34 Leitão

    Oi Pequeno Investidor!
    Bom dia!

    Sim, é sempre correto ter uma parte em renda fixa, seja como reserva estratégica para ser usado em oportunidades, seja como reserva de segurança para uso quando for necessário, urgências, etc… Ou simplesmente como parte de uma Estratégia de Alocação de Capital, ou seja, X% em ações, X% em Imóveis, X% em Renda Fixa, e assim por diante…

    Abraço!
    Leitão

  33. 35 Pequeno investidor

    Valeu Leitão.
    Abraços

  34. Boa noite leitao,

    Comprei seu livro e nele percebi muito que vc fala sobre renda fixa e dividir o orcamento entre rf e rv…mas tambem no livro vc fala sobre ser ruim deixar o dinheiro em rf…resumindo…qual é a diferença entre esses dois tipos de rf??

  35. 37 Anônimo

    Dada duas premissas contraditória!! Uma delas é falsa !!!
    Descubra qual é!!

    rsrs!!

  36. 38 Leitão

    Oi Andrei!
    Bom dia!

    Obrigado por adquirir o livro, e bem vindo aqui ao Blog. Pode ficar sempre à vontade aqui na minha cozinha…

    Renda fixa é sempre ruim sob o ponto de vista de rentabilidade, pois fica fácil perder para a inflação com o passar dos anos e com isso seu patrimônio não cresce.

    Mas… É sempre prudente ter uma parte do seu capital reservado estrategicamente em renda fixa, seja para usar em momentos de urgência, seja para usar em momentos de oportunidades (compras/investimentos/consumo), seja para diversificação, etc…

    O investimento em ações é importante para construção e crescimento patrimonial, ele é vital sob o ponto de vista de rendabilidade.

    Mas… Como é um compromisso de sociedade e crescimento com empresas, não pode ser retirado a toda hora, mexido a todo momento, ou seja, não pode ser líquido e rápido como o dinheiro de renda fixa.

    Por isso o equilíbrio entre esses dois tipos. Por exemplo: uma alocação padrão seria 50% para ações e 50% para renda fixa. E aí cada um vai aumentar ou diminuir essa variante de acordo com seu gosto e objetivos.

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

