CHAT 24 a 30/nov

24nov14

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro
      RSS dos comentários



53 Responses to “CHAT 24 a 30/nov”

  1. 1 Luiz Moreira

    Leitão, sempre aportei em Cemig, então o Pimentel diz que vai reduzir os dividendos e ai começa a palhaçada petista.

    Quarentena.

    Aportei em Eternit, e então com a questão do amianto, os processos trabalhistas e etc e tal

    Quarentena.

    Aportei em VALE5, então com os prejuizos de balanço, a commoditie caindo muito prejuizo em dolar etc e tal

    Quarentena.

    O que estou dizendo é que empresas boas ja não conseguem se manter tão boas assim. E sempre surge um porém que parece que é para pegar os trouxas, mas o fato é que já são 3 da minha carteira em quarentena.

    Como agir com isto.

  2. 2 Leitão

    Oi Luiz!

    Pois é, e olha que estamos em 2014, com moeda estável, economia nacional estabelecida, instituições relativamente amadurecidas, etc…

    Quando vamos investir no setor produtivo (ações) é muito importante ter essa visão histórica, senão acabamos achando que o momento atual é sempre o pior possível.

    É impossível mesmo ter uma carteira de digamos 20 empresas e todas estarem bem o tempo todo. Geralmente algumas vão estar super bem, outras na média e outras super mal… Devemos manter uma estratégia de investimento de forma a ficar sossegados sempre, pois se formos nos preocupar com problemas empresariais vamos perder os cabelos cedo…

    O bom investidor não é aquele que tem uma carteira infalível só com empresas top de linha que nunca enfrentam problemas. O bom investidor é aquele que tem um time equilibrado e uma disciplina de acumulação e crescimento saudável e eficiente.

    Se apenas 03 das suas empresas já estão lhe deixando inseguro e preocupado é porque não está fazendo do jeito certo…

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Summerholt

    Nestas horas que um bom preparo psicológico se faz necessário.
    Luiz, muita atenção para não deixar o medo tomar decisões por você.
    []s,
    Summerholt.

    PS.: Não está fácil para ninguém.

  4. lembrando que as 3 ainda estão lucrando… se só as 3 estão em quarentena não tem pq se preocupar… logo os ventos mudam.

  5. 5 Claudia

    Acompanhando……….
    Abs ao Mestre e aos colegas !!!!!!!!!

  6. 6 Anônimo

    Pessoal! Tudo bem? Quais ações do setor elétrico vocês acham que estão boas para o longo prazo?

    Eu tenho Cemig (pra mim é a melhor de todas), além de Eletrobrás e Eletropaulo. Eu sei que estas duas últimas são ruins, entretanto, no meu ponto de vista, estão extremamente baratas. Daí vale o investimento.

    A AES Tietê vem tendo resultados excepcionais, entretanto, tendo em vista que o contrato com a Eletropaulo vai terminar em 2015 (a GETI vende energia para a ELPL a um valor bem alto), acho que o preço dela atual está caro.

    O que vocês acham da COPEL? Eu achei ela interessante, enquanto a ação ordinária estiver abaixo dos R$ 20,00. Fica com um P/VPa bem baixo, e um P/L também bem baixo. No gráfico de longo prazo, ela vem agregando valor aos acionistas.

    Sei que existem elétricas com ROE bem maiores, mas o problema é o preço… Dai, teria que haver um crescimento muito grande nos próximos anos para compensar o preço alto pago agora…

    Alguma opinião? Obrigado pesssoal! Em fevereiro começo o curso com o
    Leitão!

    Igor

  7. 7 Zeca Filho

    Oi Anônimo,
    Eu gosto de três empresas do setor elétrico: TAESA (TAE11), LIGT3 e ALUP11. As duas primeiras em tenho em carteira. Elas têm bom fundamentos e pagam bons dividendos também.
    um abraço
    Bons investimentos.
    Zeca Filho

  8. 8 Anônimo

    HAuiahAUIHAhi… Eu não sei colocar o meu nome…

    Então… entendo que tento a CEMIG na carteira, já teríamos de “lambuja” a Taesa e a Light.

    Pessoa, desculpem a minha ignorância.
    Igor.

  9. Cemig, taesa, tractbel e aes ao meu ver sao as melhores. Podem piorar? Podem…

    Copel fica complicado pelo volume baixo, e a pn nao tem tag along. Se da uma dor de barriga voce nao consegue se livrar do papel…

    Mas e pq nao ter todas elas e ir entrando aos poucos e reavaliando? Ano que vem vai ser uma boa prova de fogo

  10. 10 Anônimo

    Então, Tiago, você está certo. Eu atualmente estou com 7 empresas na carteira, com o preço médio baixo, pois entrei no mercado faz 1 ano e pouco (Petrobras, Eletrobras, Cemig, Eletropaulo, Eternit, CSN e Gerdau), e sei que preciso diversificar mais. Minha meta é de 20 a 30. Atualmente estou de olho em Whirlpool, Randon, Copel, Sanepar, Copasa, Coelce, Vale, Duratex, Banco do Brasil…

    Pessoal, muito obrigado! É com contar com a opinião de tantos especialistas que freqüentam esse Blog. valeu!

    Igor Nardelli Emmerich

  11. 11 Rafael Resende

    Pode ser ignorância minha, mas ainda não vejo razão para se preocupar com CMIG. Lucro Líquido acima da média histórica (e pode descartar 2013). Lucro Operacional subindo. Margens subindo (de um ano pra cá). Receitas voltando a crescer. A dívida caiu. O patrimonio liquido vem subindo (aos trancos e barrancos, mas vem). Dividendos fartos.

    Acho que temos que aguardar os resultados das mudanças do novo acionista majoritário pra tomar decisões. Ou vamos operar notícias? Isso vai de encontro à filosofia que é pregada aqui, ou não?

    Grande abraço a todos!

  12. Exatamente, Rafael.

    Cmig é uma beleza! Inclusive, eu até prefiro um pouco de corte nos dividendos se for pra reduzir a dívida ou investir em projetos lucrativos. Entretanto, o governo de Minas Gerais precisa demais dos dividendos da Cmig, pois o Estado lá é deficitário.

    Entretanto, não dá pra ter só Cmig na carteira. É bom dar uma diversificada.

    Abração!
    Igor

  13. Vc é paranaense né

  14. Pelas empresas que voce citou que tem e quer ter vejo que você ta focando demais em preço! Ta deixando de lado empresas com resultados muito melhores porque elas tem preço mais alto… Cuidado cara, se você ta fazendo trade até dava pra encarar, mas pra ser socio acho que ta indo pelo caminho errado.

  15. Consulte o P/L historico da ambev…itau… Pra tirar um pouco da cabeça essa sisma de que tem que comprar barato pra ser bom investimento

  16. Olá, Thiago! Cara, você acertou em cheio em quase tudo, porque eu não sou paranaense, apesar de morar perto daquele estado. Moro em Marília-SP, sou nascido em Volta Redonda-RJ e já morei em Viçosa-MG, Itamonte-MG e Poços de Caldas-MG. Como meus pais são de Minas Gerais, meu sangue é mineiro, nascido no Estado do Rio e com coração paulista. IAHiauhIUHuHAuhui!

    Cara, eu tenho aversão a P/Vpa alto. Acho que a culpa disso são os vídeos do Luiz Barsi e o livro do Benjamin Graham “O Investidor Inteligente”. Eu analiso também o Dividend Yield, além de P/L mais baixo. Aquele conceito de margem de segurança do Graham me agrada muito pois me deixa seguro.

    Amigão… apesar disso, eu tenho mente aberta. Em fevereiro começo o curso do Leitão sobre investimentos e formação de patrimônio. Acho que tenho muito a aprender.

    O que você acha da Copasa e da Sanepar? Eu já tô com 3 elétricas (que representam mais de 50% dos meus investimentos). Acho que é melhor eu comprar outras de outro setor, né?

    Abraços
    Igor Nardelli Emmerich

  17. Melhor investimento que você vai fazer ano que vem vai ser esse curso. Compre o livro do Leitão, não vai se arrepender e é baratinho..

  18. Acabo que eu olho o gráfico de longo prazo, através do GuiaInvest. Dou uma olhada na tendência e mando bala…

    Abraço, pessoal, e me desculpem pela ladainha. Com o tempo eu vou melhorando!

    Igor

  19. Sim… Eu li o livro do Leitão. Foi nele que conheci esse Blog.

  20. Pensei que fosse paranaense por citar sanepar e copel (eu sou de Curitiba). Para Sanepar eu penso a mesma coisa quase sobre a Copel. São boas empresas mas fica complicado de ser sócio pela liquidez. Prefiro cemig, aes, sabesp… Copasa não conheço mas olhando os resultados parece que os lucros tão caindo e a dívida é alta… pra mim não atende, mas é uma questão pessoal.

  21. Uma dica que eu te dou pra você começar a diversificar melhor e estudar empresas boas: olhe o cardápio do Leitão ali no canto direito no alto, olhe os lucros, margem, ROE, dívida e fluxo de caixa. A cotação sempre segue os lucros no longo prazo.

    Você ta esquecendo dos bancos, da cielo, da grendene, da eztec, da ccro, da cetip, das seguradoras, da weg, da totus, da kepler weber… olha quanta coisa boa e de setores diferente… da uma olhada na evolução dos lucros e nas margens que elas tem obtido todos os anos

    banco, meios de pagamento, vestuario, construção civil, rodovias, escrituração e custodia de titulos publicos e privados, seguros, bens industriais, softwares. silos para agronegocio.

    da uma estuda, pense bem é muito dificil que todos esses setores vitais pra nossa economia estejam em baixa ao mesmo tempo, então fica fácil achar uma empresa boa de cada um e diversificar… esquece a cotação a curto prazo e foca nos balanços anuais

  22. Cara, estive em Curitiba em maio… que cidade linda! Se eu não fosse servidor do Estado de São Paulo, teria pedido transferência pra Curitiba. Aproveitei pra descer o trenzinho e comer um barreado… cozinha paraense também é boa!

    hUIahIUAHiahIAUHAI

    Valeu!

  23. esse passeio pela serra do mar que termina no litoral é muito bonito mesmo, e o barreado é uma maravilha… faz tempo que não faço isso, boa ideia!

  24. 24 Anônimo

    Falando em seguros, o que você acha da Sul América (sula11)? Analisando rapidamente os dados e os gráficos, eu compraria essa. A R$ 10,00 fica um preço excelente…

  25. Bom, eu não olho preço. Mas segundo os meus critérios Porto Seguro e BB Seguridade tem dados melhores. O Leitão alerta pro fato da BB seguridade ser muito nova em bolsa, mas deve-se levar em conta que foi um spin off do Banco do Brasil e é uma empresa com mais de 50 anos de operação e seus resultados refletiam nos resultados do BBAS. Os lucros, margem e ROE de BBSE e PPAS são maiores que da SULA. De qualquer forma cuidado, seguradoras são dificeis de analisar, entra devagarinho se for entrar.

  26. 26 Leitão

    Oi Turma!
    Puxa, a prosa rendeu aqui heim! :-)
    Vou pegar uma cadeira e um café e sentar ali no canto perto do fogão pra ficar assuntando…

    Abraços!
    Leitão

  27. 27 Rafael Resende

    A questão do estudo do P/L é bastante interessante mesmo. Por exemplo, realizei um estudo da evolução do P/L (Valor de Mercado / Lucro Líquido) em Ambv, de 2000 a 2013, analisando os Relatórios Anuais.

    2000 – 38,74
    2001 – 23,32
    2002 – 13,02
    2003 – 18,76
    2004 – 51,07
    2005 – 35,15
    2006 – 22,94
    2007 – 27,72
    2008 – 18,68
    2009 – 15,65
    2010 – 18,38
    2011 – 22,27
    2012 – 24,18
    2013 – 23,31

    Como vcs podem observar 2002 teve o P/L mais baixo e 2004 o P/L mais alto. Em 2013 o P/L foi de 23,31 e fazendo a média aritmética de todos esses valores o resultado é 25,23. Portanto, em 2013 o P/L da Ambv estava abaixo de sua Média Histórica. Vamos ver agora em 2014!

    []s

  28. 28 Rafael Resende

    Para ilustrar a questão da evolução do P/L em Ambv segue o link abaixo:

  29. Excelente Rafael. Pra completar imagine que em 2004 no pico do P/L voce deixou de comprar Ambev, quanto perdeu de valorizaçao do papel e dividendos nesses dez anos porque levou em conta um indicador de preço???

  30. Empresa boa é boa a qualquer preço!

  31. Isso pea investimento gradual logico. Para especular já é outra história

  32. Excelente estudo!

  33. 33 Rafael Resende

    Vlw pessoal!

    Como vc disse, thiagosjp, pra IG essa empresa está sendo boa a qualquer preço. Pra quem está pensando em IV ou ainda necessita de uma certa “segurança” pra investir, Ambv pode ser uma boa opção, haja vista podermos considerá-la “barata” em relação ao retorno que ela pode dar, como pode ser visto no gráfico.

    Lembrando que a melhor análise, ou ainda o melhor investimento a ser feito é em estratégia e gerenciamento de risco. O futuro é incerto.

  34. 34 luiz frank

    To a fim de comprar 3 mil elet3.emuito risco?

  35. 35 Leitão

    Oi Luiz!

    A Eletrobras não tem nenhuma consistência, não gera lucros, é a pior desse setor. Tamanho não é documento, não se engane com isso…

    Procure desenvolver bons critérios para escolha de ações, não vá na base do chute não…

    Abraço!
    Leitão

  36. 36 Rafael Resende

    Boa tarde, luiz frank!

    Com relação à ELET3: Vc está fazendo investimento ou trade?

    Se for investimento (longo prazo):
    Quais o motivos que o levam a querer comprá-la?

    Se vc observar o Patrimônio Líquido está caindo (e isso pode ser uma das razões para estarem pagando dividendos) e há dois anos que não tem lucro. Empresas que não dão lucro, na minha opinião, não investiria nelas.

    Se for trade:
    Pode ser que haja uma boa oportunidade. Depende do método que vc usa. A empresa tem liquidez.

    Grande abraço.

  37. CSN está suculenta…

  38. Por mais que a gente fale, o desejo de comprar coisas baratas é mais forte. Gente estudem estratégia de trade então e apliquem. Parem de querer enriquecer da noite pro dia achando pechincha, vao quebrar a cara. O mercado não é bobo. Você não é malandro.

  39. Thiago

    Eu não sou “expert” em ações, entretanto, a ideia de pagar qualquer preço em ações, mesmo que a empresa seja excelente, não entra na minha cabeça de jeito nenhum.

    Eu acho que o mercado exagera tanto no otimismo, quanto no pessimismo. Quanto mais barato você paga por um ativo, mais rápido é o retorno. Pra mim a cotação deve estar interligada aos lucros. Isso tá escrito no livro “O Investidor Inteligente” de Benjamim Graham.

    Acho que existem excelentes empresas atualmente sendo vendidas a preços de banana. Também acho que o mercado não é bobo. Entretanto, entendo que o mercado pode ser míope.

    Valeu
    Igor

  40. Tudo que falei acima não foi pra trade, mas pra investimento em valor.

  41. Por exemplo: em 2007, o “sábio” mercado exagerou no otimismo relacionado à CSN. Deu no que deu. Pra mim, agora o momento é de exagero no pessimismo…

    Falando em siderúrgica, dei uma olhada no gráfico de longo prazo da Ferbasa (FESA4), além dos balanços. Gostei também!

    Abraços
    Igor

  42. 42 Leitão

    Oi Igor, oi Thiago!

    É muito bom poder trocar idéias e sou a favor disso, entretanto, vou pedir aos dois uma maneirada pois algumas mensagens podem influenciar a outros leitores iniciantes… Evitem ficar comentando de ações em particulares, dando “dicas”, etc…

    O objetivo principal do Blog é Educacional, e não Operacional. Então, ao comentar Conceitos e não ações em particular, é melhor…

    Abraços!
    Leitão

  43. Tá certo, leitão. Naquele outro fórum dos ex-alunos, o pessoal comenta sobre ações em particular? Pra gente que investe é interessante isso… Abração!

  44. 44 Leitão

    Oi Igor!

    Sim, lá no fórum fechado dos ex-alunos a turma comenta sobre tudo detalhadamente, é muito legal. Só tem feras, você vai gostar!

    Um abraço!
    Leitão

  45. Ta certo. Peço desculpas Leitão.

    Peço desculpas também Igor, pois me expressei mal: quando digo estudem trade e apliquem, o investimento em valor é uma espécie de trade, se você tiver uma estratégia determinada pode aproveitar sim. Mas lembre-se que isso por si só não é suficiente pra acumular patrimônio e tornar-se independente financeiramente. Com o valor que você levantar fazendo estes investimentos terá que acumular seu capital em algum ativo: ações, imóveis, renda fixa, moedas…

    Eu particularmente acho que ações para acumular patrimônio são a melhor opção a longo prazo, e o Leitão, pelo que acompanho aqui, também.

    Então o melhor a fazer é estudar e estudar, quando identificar uma oportunidade para investimento em valor não precisa do aval de outras pessoas, se a tua estratégia é sólida e vencedora é só aplicar com o devido gerenciamento de risco e colher os frutos.

  46. Putz… E o curso só começa em fevereiro/2015… Bom para eu exercitar a paciência! Eita ansiedade! Abraços.

  47. 47 Anônimo

    Investimento em valor não é trade !!

  48. 48 Anônimo

    Moeda é puramente especulativo !! Não é investimento !!

    Investimento é tudo aquilo que proporciona renda !! Sem a necessidade de ganho de capital! Exemplo:
    Ação ————> lucro
    Imóvel ———-> aluguel
    Renda Fixa —-> juro
    Trabalho ——-> salário
    Empresa ——-> lucro

    Especulação (trade) é tudo aquilo que obtém ganho de capital (compra/ venda)
    Exemplo:
    compra e venda Ação
    compra e venda de Imóvel
    compra e venda de moeda

  49. Moeda é reserva de valor

  50. 50 Anônimo

    No mundo atual, com a moeda controlada por um Banco Central, não serve como reserva de valor! vide inflação !! Talvez ouro e prata sirva como reserva de valor!

  51. 51 Frederico

    Oi Leitão.
    No IG com carteira de 15 a 20 empresas, é melhor comprar todas dentro de 1 ano, comprando mais de uma por mês? Ou compro uma por mês, mesmo que o intervalo entre duas compras fique maior que 1 ano?

  52. tem razão anônimo..

    mas quanto a moeda/metais : não gosto

  53. 53 Leitão

    Oi Frederico!

    Melhor comprar pelo menos 02 por mês, assim gira melhor o rodízio…

    ——————-
    Oi “Anônimo”!

    Bom comentário, obrigado!

    E acrescento com o post abaixo:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/06/07/investimento-gera-dinheiro-sozinho-sem-seu-esforco/

    ————–
    Abraços!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s