CMIG4 – Gráfico – 17-11-2014

18nov14

cmig4-2014-11-17Bom dia, pessoal!

Hoje uma atualização da leitura com a Cemig. Comentários no gráfico…

As demais estou acompanhando mas por hora nenhuma mudança significativa. Petrobras continua em rumo de queda conforme última leitura e vamos acompanhando… Assim que pintar novas boas leituras posto aqui para os amigos…

Abraços!
Leitão

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



25 Responses to “CMIG4 – Gráfico – 17-11-2014”

  1. 1 Beto

    Boa tarde Leitão!

    Eu nunca investi em Cemig, mas penso em entrar agora pelo preço interessante próximo do VPA e pelos dividendos. Segundo o site Fundamentos ela paga 21,5% de dividendos. Acha que possível manter esse nível em 2015?

    Abraços

  2. 2 Leitão

    Oi Beto!
    Boa tarde!

    Puxa, nunca investiu na Cemig? Ela deu muitas alegrias a seus acionistas nos últimos anos, mas de agora em diante pode não ser tão boa quando foi. Você pode estar pegando a festa no final… Penso ser muito difícil que ela mantenha esses mesmos dividendos daqui para frente…

    Já sou sócio dela a muitos anos. Agora estou menos otimista com os próximos, mas continuo sócio por enquanto…

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 APC

    oi leitao, tudo bem,
    Uma coisa me intriga?
    Sem querer provocar de forma alguma
    sei que vc tem uma carteira madura de anos ..
    Mas csn, vale,petr,cmig,rapt,bbas,ggbr,usim,geti,eter,bbdc,ccro,natu grnd , cairam aproximadamente na media 30% desde o maximo atingido em cada uma. Alguem que esta vivendo de dividendos e nao pode aportar um valor siginificativo em proporcao a carteira nao deveria ficar mais triste do que feliz , vendo seu patrimonio diminuir ? Nao seria melhor ter liquidez maior para comprar em momentos de pessimismo? Saude e paz para Vc e sua familia

  4. 4 Leitão

    Oi APC!
    Boa tarde!

    Esse foco excessivo em cima das cotações é um erro comum, acontece muito. Se for pensar assim em 2007 eu tava rico, em 2008 pobre, 2009 rico novamente, 2014 pobre e assim vai… Somente o Eike Batista é que media sua riqueza com base na cotação, e olha o resultado hoje… rssss

    Outro dia mesmo comentei sobre isso com o amigo leitor Sardinha, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/11/10/chat-10-a-16nov/#comment-25019

    Sei que ainda não vai se convencer e não vai sanar sua dúvida. Mas isso é assim mesmo… Não será com algumas mensagens que vou conseguir… Tem 8 anos que o Blog está no ar justamente mostrando os conceitos sobre isso, pouco a pouco…

    Um abraço!
    Leitão

  5. hehehe excelente

  6. Leitão, gostaria de conhercer seu método de B&H, você compra baseado em gráfico também alem dos fundamentos ou usa AT apenas para trades?
    No meu caso, mesmo para B&H eu gosto de olhar o gráfico, e foi baseado nele que não comprei CMIG nos últimos 5 meses e na semana passada comprei novamente. quando preço está muito irracional como semanas atrás eu procuro vender um pouco, e quando o preço está ‘teoricamente’ acomado como agora eu compro mais. Muita gente no meu blog critica este posicionamento, mas acho válido. E você, como se comporta?
    http://www.blogdouo.blogspot.com.br/

  7. 7 Leitão

    Oi Uó!
    Boa tarde! Seja bem vindo à minha cozinha…

    Tem alguns posts meus sobre isso, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/08/20/como-atuo-no-mecado/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    No seu caso você está misturando as coisas. Investimento e Especulação são como azeite e água, não se misturam. A forma de análise e as estratégias são totalmente diferentes. Misturar isso como você vem fazendo pode dar certo uma, duas, três vezes, mas ao longo dos anos vai dar mais errado do que certo e você vai perder dividendos e crescimento nas empresas…

    Pode Especular e Investir, desde que bem separados…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/10/18/sobre-estrategias-de-investimento-risco-investidor-e-empreendedor/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/11/07/investidor-vs-especulador-alien-vs-predador/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/09/18/se-posso-conseguir-10-de-lucro-em-poucos-dias-por-que-investir-no-longo-prazo/

    Um abraço e apareça sempre!
    Leitão

  8. Falou em vender quanto “ta caro” já não é. B & H

  9. Obrigado Leitão! Vou refletir…
    Tomei emprestado o seu gráfico para postar no meu blog…
    http://blogdouo.blogspot.com.br/2014/11/a-cemig-e-sua-tendencia-historica.html
    Abraço!

  10. 10 Leitão

    Oi Uó!
    Bom dia!

    Ok! Valeu! Pode compartilhar à vontade! (é só citar a fonte por gentiliza)

    Abração!
    Leitão

  11. 11 APC

    oi Leitao,
    Entendo sua visao.So estou sendo contra um BeH puro e simples.
    Porque nao vender parte da carteira depois de uma grande alta de anos?Porque nao proteger a carteira usando contratos futuros (vc tem conhecimento grafico pra isso).Porque deixar a rentabilidade alta ficar baixa por anos, esperando uma recuperacao de 4/5 anos.Porque nao colocar mais dinheiro agora que esta em queda ha 4 anos e vender o excesso depois que subiu direto por 5/6 anos?? Esse e meu questionamento,BeH sim ,mas uma pitada de timing pra maximizar os resultados, vide os melhores fundos de avoes e multimercado de decadas,
    (cougar,verde,bogari,fama) etc todos fizer compras expressivas nas maiores quedas. grande abs

  12. 12 Leitão

    Oi APC!

    Eu compreendo sua dúvida e essa questão de “timing” é bem recorrente.

    Parece mais óbvio mesmo fazer simplesmente isso: ficar esperto na alta e esperto na baixa.

    Mas o buraco é mais em baixo.

    Não precisamos ser mais “espertos” que os outros, precisamos sim ser mais Disciplinados que os outros.

    Em um pensamento rápido seria perfeito isso: otimizar para comprar e vender nos melhores momentos. Mas ao longo dos anos o “entra-e-sai” vai gerar mais insucessos do que sucessos, e o principal: vai perder Dividendos quando estiver vendido… Por exemplo: em 2012 a Cemig atingiu um topo muito caro e algumas pessoas, espertas, venderam e ficaram sorrindo à toa, pois depois ela caiu lá em baixo… Só que nesse intervalo de tempo ela pagou NNNN dividendos e bonificações e depois subiu novamente… Ou seja, bateu o desespero em muitos desses que perderam as bonificações e depois ainda tiveram que recomprar mais alto novamente… Agora está caindo novamente e quem vai ser “esperto” agora? Esse é o X da questão. Além disso, tem ainda o tempo de dedicação, energia mental mesmo… Timming exige muito fosfato e tempo… E quanto vale seu tempo? Quanto vale seu tempo com a família, com os amigos? Muitos só aprendem esses conceitos na prática após anos e anos errando e errando… por isso estou aqui a 8 anos no Blog buscando passar bons conceitos aos amigos, para que não cometam tantos erros assim…

    E mais: não se iluda com os tais “desempenhos” dos fundos… é pura ilusão e pirotecnia para angariar mais cotistas… Eles lucram em cima de você, não necessariamente lucram para você.

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/09/25/a-vantagem-de-ser-investidor-individual/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/06/26/fundos/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/07/04/fundos-de-acoes-sao-melhores-para-quem-tem-pouco-dinheiro-para-aplicar/

    Ah, em tempo!
    Não me chame de Buy-and-Hold… rssss Não sou isso não! Veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/03/31/buy-and-hold-e-ausencia-de-estrategia/

    Um abraço!
    Leitão

  13. 13 APC

    Entendo ,mas se vc vender indice fut, ira proteger quando a queda esta visivel e ainda recebera seus dividendos. existem momentos que deixar de ganhar um pouco pode valer mais que perder muito nao?’
    Nao e pra se fazer sempre mas em momentos critico e bem visiveis por exemplo, nem assim vc e favor??

  14. 14 Leitão

    Oi APC!

    Não sou contra, mas a teoria na prática é outra. Tente fazer isso durante 10 anos e depois me conte no que deu…

    Quem vende esse tipo de ideia são os corretores e jogadores do mercado, que adoram lucrar em cima das ilusões dos novatos…

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 Beto

    Boa tarde,

    Ótimos comentários, ótimo nível de discussão!

    Eu acompanho o Leitão há anos e gosto da humildade e paz que tem aqui nesse espaço. Em muitos foruns por ai é só gente contando vantagem e inventando mentiras. A corretagem é uma mina de ouro, para as corretoras, que querem a gente sempre comprando e vendendo. Eu já fiz os calculos de quanto gastava com isso. Essas recomendações de compra e venda são para gerar fortunas para ….. as corretoras.

    Minha opinião pessoal é que em alguns casos dá para comprar na baixa e vender na alta mas ao longo dos anos, como o Leitão disse, vira uma roleta russa. Eu faço isso as vezes por estratégias pessoais minhas, mas quando a empresa é boa de fato vale a pena ter em carteira para perder de vista.

    O Leitão deve para a gente aquele curso de Valuation! rs Acho que ele iria exclarecer muita coisa sobre ter ótimas empresas em carteira por longos anos.

    Abraços

  16. 16 Leitão

    Valeu, Beto!

  17. 17 APC

    Beto, o que proponho e o seguinte:
    Digamos que media de ganho do mercado (ibov,idiv) etc.. seria 15% aa em periodos superiores a 10 anos. Entao se vc esta com uma media em um dado momento de 30% aa em 5 anos ou vc vai ficar multimilionario ou vem correcao pela frente, ai nesse caso vc PODE tentar proteger o ganho,migar boa parte da grana para RF, ou esperar regredir a media, a decisao e sua.Pouco custo com corretagem.abs

  18. APC eu fiz um curso com um consultor bem respeitado.

    Ele faz as duas coisas. Tem empresas que ele não mexe, que são as que ele diz serem “acíclicas e forte geradoras de caixa”.

    E ele faz mais ou menos o que você propõe com outras cíclicas (VALE, GERDAU, etc)

    Mas é lógico… cada um sabe aonde o calo aperta.

  19. 19 APC

    Resumindo: Quando vc vai começar é jovem e tem tempo pela frente, vai juntando em boas empresas ( saindo das que forem ficando ruins) até formar um patrimônio considerável(10/15 anos), torcendo para que a queda dure muito anos , para lotar o pote e explodir os ganhos num belo ciclo de alta. Mas quando ja está em etapa de gastar o dinheiro, pra mim é diferente:faça uma lista com 10 empresas que tem crescimento de lucros nos últimos 5 anos,com ROE acima de 15% (médio) com dividendos acima de 8% sustentável (abaixo da RF) e com um P/L aceitável ( sem expectavas absurdas de crescimento para os próximos anos), Hj vc não acha 10, Nas crises maiores vc acha aos montes.Grande abs

  20. 20 Sam

    “consultor bem respeitado”

    Respeito é algo relativo e subjetivo. Uns podem respeitar, outros não. Vai depender da experiência pessoal que cada um tiver em relação à pessoa/profissional em questão.

    Só acho …

  21. Sam, eu nao disse que o que ele faz é bom, ruim, melhor ou pior. Eu só citei o que ele passou pra nós no curso. Ele é muito respeitado na analise de empresas e tem seu próprio método. Ele nos passou o metodo, mas nao recomendou nada.. Só repassou a experiência que tem

  22. 22 Igor Drago

    Algo que o Leitão ensina e que ainda não foi falado aqui é o rebalanceamento da carteira.
    Se você tem, 10, 15, 20 ações em uma carteira já madura (5 anos) e uma ou duas delas valorizaram muito mais que a média, você pode vender o excesso ou gordura para realocar naquelas que estiverem mais desvalorizadas que a média da carteira, e mantendo a estratégia do Investimento Gradual e o equilíbrio no peso de cada empresa na carteira. Por essas e outras que o método não é extamente Buy and Hold.
    Essas operações são excessões, não pode ficar fazendo toda hora e nem de qualquer jeito para não comprometer a estratégia.

  23. 23 Igor Drago

    Já a reserva em renda fixa para aumentar aportes em tempos de baixa, deve sempre existir. É uma questão de alocação de ativos.

  24. 24 Alexander

    Leitão, você observa alguma deterioração nos fundamentos da empresa que justifique seu receio em relação à CMIG4 ou é uma questão de conjuntura econômica (mais PT, crise à vista etc.)? Tenho uma pequena posição em CMIG4 e tenciono comprar mais, em virtude das recentes quedas e do bom DY.

    Obrigado e parabéns pelo trabalho!

  25. 25 Leitão

    Oi Alexander!
    Obrigado!

    Os fundamentos da Cemig continuam bons como sempre. Mas esse ano pode ser mais difícil sim pois vem renegociação de contratos, governo novo, falta de chuvas, etc…

    Procure manter uma posição equilibrada com ela, sem aportes em demasia. Inclusive, isso é bom fazer com todas em carteira. Todas devem representar mais ou menos o mesmo peso… Por exemplo: se tem uma carteira com 20 empresas diversificadas, cada uma não deve passar de 5% do total.

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s