CHAT 17 a 23/nov

17nov14

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro
      RSS dos comentáriosAcesse esse Blog com seu SmartPhone ou Tablet



23 Responses to “CHAT 17 a 23/nov”

  1. 1 Roberto D.

    Boa noite a todos,

    Gostaria de uma opinião, sobre o que acham sobre a SLED3/SLED4.

    Analisando a empresa, observa-se que sempre teve lucros consistentes, no entanto , este ano a empresa começou a apresentar prejuízos. No entanto mantém sua preocupação com acionistas pagando dividendos, sendo estes sempre constantes.

    Qual a opinião do grupo?
    Vale a pena acreditar na empresa?
    Quem já está no papel, em minha opinião entraria em quarentena .

    E pra quem tá fora, vale a pena ser sócio?

    Obrigado a todos

  2. Sempre teve margem baixa
    De 2008 pra ca veio reduzindo a margem e ano passado apresentou um pessimo resultado apresentando uma divida descontrolada. Fuja se houver tempo. Tem muita empresa melhor pra você investir, pra que insistir? E desde quando dividendo é sinal de preocupação com acionista?

  3. 3 Leitão

    Oi Roberto!
    Bom dia!

    O Thiago comentou bem (Obrigado, Thiago!).

    Não gosto da Saraiva… setor crítico e competitivo, passando por grandes mudanças estruturais (digital) e ela vem perdendo competitividade, margens e lucros… Penso que é melhor buscar outras e outros setores…

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 Pietro

    É isso mesmo, ela já foi um dos papéis mais procurados pelos investidores, agora ela saiu do foco, pois os fundamentos dela como o Leitão comentou estão ruins. Tem papel melhor no mercado. Por isso que temos que estar antenados com nossa carteira quando um papel sair dos trilhos.
    Abs.Pietro.

  5. 5 Summerholt

    Sai fora, Roberto! Dívida crescendo, margem diminuindo ( tendendo à zero ), entre outras dificuldades citadas pelos colegas. Cuido com seu patrimônio. []s,
    Summerholt.

  6. 6 Igor

    Boa tarde amigo Leitão, o que você acha de MDIA3 ? estou pensando em colocar na carteira, mas acho que distribui muito pouco dividendo.

  7. 7 Gabão

    O que vocês acham da porto seguro? E o que vocês acham desse setor?

  8. São boas empresas Igor e Gabão. Gosto dos fundamentos delas e dos resultados que vêem apresentando…

  9. 9 Leitão

    Oi Igor!

    A MDIA3 está crescendo e mantendo bons retornos, mas realmente segura em demasia os lucros… Fica a seu gosto mesmo, talvez para diversificar setor e com alocação menor…

    —————————
    Oi Gabão!
    A PSSA3 tem um desempenho até bom, pode-se olhar para ela com calma e ver a titulo de diversificação. Tem pago dividendos até bons mesmo…

    ———–
    Abraços!
    Leitão

  10. 10 Roberto D.

    Muito obrigado a todos pelas opiniões !
    Concordo com vocês …
    Foi o retorno a velha atração por micos , aparentemente baratos !

    Com esta equipe de feras e com a supervisão do Mestre Leitão me sinto mais seguro para sobreviver a cada dia ao Sr. Mercado.

    Abs

  11. 11 Clari

    Tenho PSSA3 em carteira de dividendos. Uma forma indireta de ter meu dinheiro de seguro de volta. Sempre paguei e nunca precisei, graças a Deus rsrsrs.

    Abraços
    Clari

  12. 12 Zeca Filho

    Também tenho PSSA3 em minha carteira IG. A empresa tem apresentado excelentes fundamentos nos últimos períodos, com Lucro Líquido e Patrimônio Líquido crescentes; boa margem Líquida, bom Retorno sobre o Capital, boa Liquidez Corrente e um DY atraente. Acho uma ótima opção para estratégia de investimento.

    Zeca Filho

  13. aproveitando : Odontoprev e Bematech, o que acham?

  14. 14 Leitão

    Oi Thiago!

    As duas estão indo bem. A primeira está com mais regularidade e a segunda se recuperando de um desempenho fraco recente… Pode-se analisar com mais calma e ver a título de diversificação… Evito entrar em muitos detalhes para não influenciar a terceiros, o Blog não é com objetivo operacional e sim educacional…

    Um abraço!
    Leitão

  15. 15 Pequeno investidor

    Bom dia Leitão.
    Apesar do mau momento que vemos em alguns papéis clássicos ex( PETR4, VALE5 , CMIG4), no meu conceito, são empresas de qualidade, são ” gigantes” em seus setores.
    Eu sei que muitos vão falar em lucros crescentes, endividamento, um monte de justificativa para justificar que não vale mais a pena investir nesses papéis.
    Leitão, analisando friamente, você não acha que a queda desses papéis estão exageradas, será que não está ocorrendo um efeito manada?
    Eu sei que muitos não concordam, porém, no meu ponto de vista, enxergo a queda dos papéis citados não como o fim do mundo como a maioria esta falando, mas sim uma grande oportunidade de comprar barato.

  16. 16 Leitão

    Oi Pequeno Investidor!
    Boa tarde!

    É preciso observar cada empresa em seu momento em particular. Petrobrás está mesmo com problemas de má gestão governamental e por isso está caindo. Vale é um caso à parte pois também teve um rombo pontual não recorrente com impostos e isso jogou os indicadores lá para baixo. Já Cemig está super bem, mas tem pela frente um 2015 de consideráveis desafios… Ou seja, nem sempre cotação baixa é grande oportunidade… Cotação baixa pode ser, dependendo da empresa, um consequência de problemas mesmo. Aí vai depender de cada um analisar e ver se considera oportunidade ou não. Como não podemos tomar decisões em cima de futuro, volto a dizer: temos que ter estratégia robusta para suportar qualquer cenário.

    Abraço!
    Leitão

  17. 17 Oscar

    Oi, Pequeno Investidor !

    Cotação baixando não é problema ! mas lucro baixando é problema sério para investimento!!! Vc não está analisando friamente !! Vc está é negando a realidade !!

    Um abraços!

    Oscar.

  18. Lucros caindo dessas empresas e a cotação indo atrás.

    Não é o fim do mundo, e tem muita gente vendendo sim porque a cotação caiu ( ao contrário dos que sabem o que estão fazendo e venderam pela piora nos balanços).

    Então acho que há uma desvalorização maior do que o normal por conta disso, mas analisando os resultados dessas três acho que dá pra esperar.

    No caso de Vale e Cemig acho que a espera vai ser mais curta, pois estão sofrendo com o momento. Mas pra Petrobrás a espera de uma melhora em seus resultados pode acabar sendo beeeeeeeem longa.

  19. 19 Pequeno investidor

    Boa Noite Oscar e Thiago .
    Como eu disse cada um tem uma maneira de ver as coisas.
    Oscar – Resumindo minha opinião, O grande mau da Petrobrás chama-se PT. Está quadrilha que está no poder não vai ficar para sempre. Se você analisar outros dados da empresa, por exemplo, dados operacionais, a receita, o patrimônio vai ver que chegar a conclusão que o negócio é ingerência total, os parasitas não vão ficar para sempre.
    No caso da Cemig na minha opinião, o maior desafio da empresa vai ser o PT, no governo de Minas Gerais, porém, governos não duram para sempre.
    O caso da Vale, pra mim é o mais preocupante, pois a baixa no minério de ferro tem castigado a empresa, lá o problema é a matéria prima e não o fator humano como nós casos anteriores.
    Como eu disse, tem gente que só olha o lucro crescente, tá certo? Certíssimo , porém, todas as regras tem exceções , e no meu conceito essas empresas são exemplos, eles pra mim ainda tem muito crédito dados ao histórico e aos fundamento que tem.

    Abraços.

  20. Nao invisto com expectativas de troca de governo. Eu olho só os resultados. Nao to nem ai se quem gerencia é x ou y

  21. Das 3 citadas: vale e cemig manteria em carteira mas em quarentena pra ver se recuperam. Petro eu ja estaria vendido, a divida nao atende meus critérios, acredito que outras empresas podem ser melhor investimento no momento, a empresa piorou eu saio e nem olho a cotação de . Lembrando que isso é opinião pessoal, compartilho porque gosto do assunto.

  22. 22 Summerholt

    Olá, Leitão!
    Há alguma no leitura da GETI ?
    []s.

  23. 23 Leitão

    Oi Summerholt!
    Bom dia!

    A GETI faz parte da carteira de investimentos e não atualizo sempre o gráfico pois não uso também para especular, como as outras principais…

    Mas ela continua em minha carteira normalmente. Depois vou dar uma passada nas secundárias e ver quais merecem uma atualização…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

