CHAT 10 a 16/nov

10nov14

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro
      RSS dos comentáriosAcesse esse Blog com seu SmartPhone ou Tablet



43 Responses to “CHAT 10 a 16/nov”

  1. 1 Falcão

    De olho em CMIG. Será que as concessões serão afetadas ano que vem ?
    Abraço

  2. 2 Leitão

    Oi Falcão!
    Bom dia!

    Ops! Nada de ficar se preocupando com o mercado agora. Você está matriculado na turma e agora é hora de se concentrar somente nos estudos. Depois sim, vai ter condições de analisar tudo isso.

    Quanto a Cemig, não devemos tomar decisões de investimento baseadas em Futuro. Vamos aprender que devemos analisar e decidir em cima do Presente.

    Um abraço!
    Leitão

  3. Falcão, de que forma isso afetaria a CMIG?

  4. 4 Leitão

    Oi Valter!
    De X em X anos as concessões elétricas são revistas entre as empresas e o governo… é momento de renegociação de contrato, pressões para baixa de preços, etc… ou seja, tenso, mas faz parte. O cabo de guerra entre governo e empresas é normal… Em 2015 vai ser tenso pois os custos estão altos – falta d’água e o governo é mal gerido…

    Em fim, não podemos perder noites de sono com isso. O que devemos fazer é manter nossa estratégia e disciplina, alocando de forma equilibrada para que, mesmo que uma ou outra empresa nos decepcione, outras vão compensar.

    Abraço!
    Leitão

  5. Ja tivemos um cenario parecido em 2001 e a grande verdade é que quem carregou papeis da cemig de la pra cá se deu muito bem. Pro investidor de longo prazo nao precisa stress… É acompanhar os balanços das empresas

  6. 6 Clari

    Leitão e turma,

    Estou interessado em ECOR3 para dividendos. Preços em queda Dy subindo. Que vcs acham dela no momento?

    Ainda não tenho nenhuma do setor na carteira.

    Abraços
    Clari

  7. 7 Leitão

    Oi Clari!

    Nesse setor eu gosto mais da CCRO3, tem mais consistência nos resultados, apesar de mais cara…

    Mas analise com calma cada uma desse setor, é um setor interessante de ter em carteira sim… Veja qual tem um conjunto e um desempenho que lhe agrada mais…

    Um abraço!
    Leitão

  8. CCR tem margem e ROE maiores e divida mais equilibrada. Mas não entendo essa tara por dividendos..

  9. Sem contar que DY isoladamente não representa nada… se a cotação cai ele sobre e se a cotação sobe ele cai… acho que não é por aí o caminho Clari. Esses indicadores de dividendos e de P/L isoladamente podem vir a te fazer cometer erros graves

  10. 10 Anônimo

    Mestre e amigo Leitão,
    Satisfação visitar sua cozinha.
    Passo sempre por aqui para acompanhar as dúvidas mais frequentes do blog e reforçar os conceitos. É incrível como temos que renovar a todo momento os conceitos para uma boa disciplina de investimento eficiente e duradoura. As emoções nativas nos tiram sempre do foco.
    Uma opinião sobre a dúvida da Clair acerca da ECOR3. Também tenho a mesma dúvida. Fazendo um comparativo com a CCRO3, a ECOR3 vence em vários fundamentos a saber: DY mais alto; LL crescente; P/L mais baixo; Liquidez corrente mais alta; Div/PL mais baixa; e Margem Líquida iguais para as duas.
    Acho que dá para escolher a ECOR3.
    um forte abraço
    Zeca Filho

  11. 11 Guto

    Eu optei pelas duas, ECOR3 e CCRO3. Pq não ter as duas em carteira? Nesse setor só tenho elas das 20 empresas da minha carteira.

  12. 12 Leitão

    Oi Zeca!
    Bom vê-lo por aqui de vez em quando!

    Pois é, o setor é muito interessante mesmo… E o Guto deu uma boa sugestão: na dúvida, fique com as duas! Rsss…

    Acontece o mesmo em outros setores como o de Bancos, Elétrico, etc… Às vezes mais de uma nos atrai, e aí não é pecado ter duas…

    Forte abraço!
    Leitão

  13. 13 Clari

    Oi Leitão e turma,

    Muito bom ter a opinião de vcs, me ajudam demais. Talvez eu esteja muito ligado em dividendos, mas uma carteira de dividendos me deixa mais tranquilo quanto a indefinição dos rumos da bolsa quando as perspectiva não são nada boas como agora.

    Concordo com thiago ao dizer que não se deve olhar só o DY e PL. Mas quando a ação desce e DY sobe, torna-se mais propícia a compra para dividendos, uma vez que faço aportes por valores fixos em reais. Se a ECOR3 está a 9,83 com DY = 12,5% e CCRO3 está 17,10 com DY = 4,6%, aplicando 2000,00 reais em cada uma, irei obter retorno de dividendos maior em ECOR3. Que vcs me dizem?

    Grande abraço
    Clari

  14. O preço da açao nao diz nada. Se fosse assim quando ocorre um desdobramento ou agrupamento seria uma loucura. Além do mais, esses 2000 reais numa empresa que distribui só o mínimo mas cresce os lucros ano a ano valerao mais que os [2000 reais + dividendos ]de uma empresa que nao tem crescimento de lucros. Acho que só a diversificação te protege de momentos ruins… Dividendos nao te protegem de nada.

  15. A proposta de ter duas no caso de serem ambas interessantes é muito boa, voce diversifica dentro do setor. Mas nao pode deixar de acompanhar, e caso uma das duas piore voce tem que saber o que fazer a partir daí…

  16. Clari pelos seus posts nao entendo bem se voce pretende ser socio das empresas ou especular… No caso de especulação desconsidere tudo que eu falei

  17. Margem liquida e LL da CCR me parecem melhores. Salvo engano

  18. 18 Clari

    Oi thiago, obrigado pelas opiniões. Não especulo. Sou B&H em ações com fundamentos, crescimento e lucro, e que tem DY sempre acima de 6%. São os dividendos que me permitem comprar mais ações todos os meses. A partir de um certo tempo, isso vira uma bola de neve interessante. Número de ações aumentando, patrimônio aumentando, sem vc tirar mais dinheiro do bolso. É mais ou menos a filosofia do Décio Bazin.

    Abraços
    Clari

  19. Oi Clari, considerando que as duas empresas sejam bem administradas, me parece uma boa opção escolher a que tem melhor DY ou P/L (preferencialmente ambos). O problema é que esses indicadores dependem do preço e o preço varia, isso significa que a ordem de preferencia pode se inverter com o tempo sem mudar a ordem quanto à qualidade. Daí fica a questão estratégica de o que você faria nesse cenário. Vende tudo que comprou de uma e coloca o dinheiro na outra (girar patrimônio, o que vai contra a filosofia do Bazin)? Interrompe as compras de uma e começa comprar da outra (essa uma continuaria na sua carteira mesmo sem satisfazer seus critérios de DY ou P/L)? Enfim, no final das contas é tudo uma questão de qual a sua estratégia para investir. Tendo uma estratégia bem definida antes de entrar no negócio (para evitar influência do emocional) e disciplina para segui-lá dará tudo certo independente dos detalhes da estratégia.

  20. 20 Clari

    Oi birutaibm, se o dividendo em valor $ for relativamente constante no tempo, o DY será sempre o mesmo em relação ao capital que vc aplicou, não importa se o preço da ação varie e o DY varie com o tempo. O que importa é o instante que vc compra. Nada de ficar mexendo em função da variação futura. Por isso que, para dividendos, quanto mais queda melhor, se os fundamentos continuarem os mesmos.

  21. 21 Clari

    É o que acontece comigo em relação a ABEV3, por exemplo. Atualmente, o DY está em torno de 4,70%, mas, em relação ao meu preço médio de compra, o DY é de 10,09%, ou seja, atende aos meus critérios de DY.

  22. 22 Igor

    Boa tarde Leitão, o que você acha de BAUH4 ? valeria a pena para diversificar ou é pequena demais ?

  23. 23 Sardnha

    Quem começou em 2011 investindo em 10 empresas do cardápio pode não estar muito contente. Imagina a carteira com USIM5, GGBR4, VALE5, PETR4, BBAS3, NATU3, ITSA4, BBDC4, GETI4 e RAPT4. 4 empresas afundando mais de 50%.. nos ultimos anos (USIM5, GGBR4, VALE5, PETR4), três andando de lado ou perdendo feio pra renda fixa (NATU3, BBAS3, RAPT4) .. e outras 3 quase empatando com renda fixa (ITSA4 e BBDC4). Em todos os 4 papéis que caíram mais de 50% houve posts explicitando momentos em que poderia ser realizado um “aporte em valor”. Parece que realmente algo anda mal com a empresa a medida que o preço do papel desce ladeira a baixo.

  24. 24 Zeca Filho

    Oi thiagosjp, a observação que fiz de que o LL da ECOR3 está melhor do que o da CCRO3 não foi em termos absolutos, mas sim em termos relativos, da taxa de crescimento anual nos últimos 3 anos, até o 3. trimestre/14, anualizado. A taxa de crescimento ou de diminuição do LL nos períodos de 2011 a 2012, de 2012 a 2013 e de 2013 a 2014 revela a performance efetiva da empresa em termos de resultado. As Margens Líquidas das duas empresas (ECOR3 e CCRO3) são muito próximas também.
    Talvez eu decida por investir nas duas empresas, seguindo sua opinião e a do Mestre Leitão.
    Assim como o Clari, eu também sou adepto da estratégia IG de empresas excelentes e pagadoras de dividendos.
    Obrigado por suas considerações.

  25. 25 Leitão

    Oi Igor!

    A BAUH4 passou um bom tempo patinando e só agora começou a mostrar lucros melhores, mesmo assim retendo bastante os dividendos. Pode-se até acompanhar e analisar mais de perto… mas só depois de muuuuita análise para arriscar por dinheiro nela…

    ———————-
    Oi Sardinha!

    Essa visão errada da bolsa é bem comum, infelizmente. A maioria das pessoas que se interessam pela bolsa acabam sendo guiados a focar seu olhar nas cotações e esquecem de todo o resto, como diria Cazuza: “Como insetos em volta da lâmpada”…

    A mídia, os comentaristas, os fóruns de internet… tudo só leva a focar o olhar nas cotações… focar no IBOV, focar no sobe e desce…

    Já comentei muito sobre isso, veja alguns artigos:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/01/nao-baseie-seu-olhar-apenas-no-indice-ibov/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/04/16/ibov-vs-i-dividendos/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/01/09/como-sao-os-dividendos-em-carteiras-maduras/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/06/27/dividendos-tirando-o-leite-da-vaca/

    ————
    Abraços!
    Leitão

  26. Amigos, pausa na discussão sobre preços e deem uma olhada na divulgação dos balanços da KEPLER do 3T14

  27. sardinha

    Se você compra empresas cíclicas e começou num momento ruim, é natural não estar com rentabilidade boa, mas comparar com renda fixa.. ibov.. não pode!

    O problema é se você pensa em usar essa grana a curto prazo, daí não deveria ter entrado na bolsa.

    Mas também não sou adepto de permanecer comprado em empresas tipo a Petro, que pioraram muito os fundamentos e agora nem os balanços não estão sendo publicados mais… acho que tem que ter um stop no buy and hold também.

  28. 28 Oscar

    Oi, Clari !!

    Parabéns ! Vc têm uma visão muito lúcida do que é investimento !! Além de exercitar uma humildade intelectual !

    Um abraços !!

    Oscar.

  29. Bem pensado Clari. Dessa forma acho que o melhor em caso de inversão desses indicadores seria interromper a compra de uma e começar na outra (considerando mesma qualidade em ambas, claro). Só lembrando que se você continua comprando com ela subindo o seu preço médio sobe, então o seu DY, mesmo permanecendo bom por um tempo, tende a se aproximar do DY atual da empresa.

  30. 30 Clari

    Oi Oscar,

    Obrigado pelos elogios, mais até do que eu mereço. É que as poucas vezes que eu saio dessa linha (lucidez e humildade), o Dr Mercado vem e me bota nos eixos. Não é a toa os conselhos do nosso Mestre Leitão. Por isso, toda vez que eu tiver oportunidade vou aprender e também passar o pouco da minha experiência. Li uma vez que somente 3% da população brasileira utiliza a bolsa de valores. Não sei se está certo mas fico muito decepcionado com isso. Trabalhei numa empresa de 4000 empregados. Eu contava nos dedos quem aplicava diretamente e desses muitos apenas apostavam. Temos que fazer a nossa parte para mudar um pouco essa história.

    Abraços
    Clari

  31. 31 Clari

    É como faço birutaibm. Se o valor de DY fica aquém de um valor escolhido, que no meu caso é 6%, eu paro de comprar. Mas isso eu utilizo para a carteira de dividendos. Para a de acumulação de capital é outra estratégia. No meu caso, a de dividendos vai aumentando e a de acumulação vai diminuindo, pois não sou mais um jovem. Já estou na fase da conservação rsrsrsr.

  32. Amigos, como vocês receberam o resultado trimestral da CMIG?

  33. Dentro do esperado. Ruim, assim como da AES Tiete. Mas é uma fase, a empresa deve se recuperar

  34. Boa tarde – warren buffet fala sobre o mercado estar muito aquecido no EUA – assim como outros autores que aguardam uma crise para fazerem novas compras, alegando entre outros fatos que após grandes rallies de subida como no EUA a cada 5-8 anos ha uma nova crise sendo a última em 2008 a próxima seria em 2015-2018

    qual sua opinião pessoal sobre isso? Obrigado

  35. acho dificil adivinhar quando vai acontecer crise.. futurologia.

    devemos tbm lembrar que diferentemente do buffet, somos pequenos e compramos pouco, entao pra investimento gradual nao da pra ficar escolhendo momento.. tem que ir comprando

  36. Pois é, não é bem uma questão de futurologia,

    não precisa ter bola de cristal para ver que o mercado esta fazendo novas altas a 2 anos, e ver momentos de desespero na economia como em 2008- 2009

    mesmo que voce não acerte o pico da crise é uma boa compra, mesmo o buffet não tem capital suficiente para manipular a bolsa, ele faz análises

    Boa sorte para quem acredita em ir comprando, vou continuar comprando, mas prata!

  37. Temos que acumular patrimônio… se pensa que a renda fixa, ou metais, ou imóveis ou o que quer que seja, seja melhor do que a bolsa de valores acho válido. Eu acredito que a bolsa de valores seja melhor no longo prazo, mas diversificar é que é o mais importante. Adivinhar quando vai ter crise eu to fora

  38. 38 Vinicius Barboza

    Fala pessoal, tentar adivinhar a próxima crise eh futurologia sim. Assim como rentabilidade passada não eh garantia de rentabilidade futura, crises passadas não são garantia de crises futuras!! E tem gente confundindo ae investimento gradual com investimento em valor!! Tem que separar direito as estratégias!!! E pra quem tem estratégia ta adorando esse momento de preços baixos para fazer acumulação!! Pegar um momento da bolsa para alferir rentabilidade não eh a melhor forma de analisar a bolsa, posso pegar vários outros momentos que a rentabilidade foi absurda e dizer que bolsa eh um jeito de ficar rico fácil!! O foco eh sempre no longo prazo, na escolha de boas empresas, na analise periódica da carteira, na disciplina e no objetivo!!!

  39. perfeito vinicius

  40. Fala Vinicius, lhe dou dou razão e agradeço as palavras!

    para mim investir ao longo prazo na Bolsa nunca funcionou muito bem (talvez pela personalidade), a única maneira que funcionou foi swing trade e especialmente day trade que é meu único trabalho hoje em dia

    eu me refiro a bolsa americana que é o mercado que opero, de uma olhada nos gráficos, em 2007 eu tinha as mesmas conversas (sou velho) sobre a bolsa onde conversávamos em vender todos os ativos depois das matérias de revistas Veja sobre “investimento“ se voce comprar ativos sempre que o mercado fizer uma nova alta não teras um desempenho positivo.

    no final, ninguém é dono da verdade muito menos eu, e existem mil maneiras de lucrar com a bolsa, conheço alguns operadores profissionais e cada um opera de uma maneira bem diferente!!!

    Com toda humildade um abraço

  41. Mas você falou do velho Buffet.

    Ele quase nunca vende… ele casa com as ações…

    Mas se você faz trades, aí eu realmente não consigo opinar. O Leitão deve saber algo…

  42. O lema do Buffet é compre quando tiver sangue nas ruas e venda quando todos estiverem felizes, na bolsa americana fizemos novas altas e pessoas estão dando pulos de alegria e Warren Buffet falou mes passado que havia vendido todas duas posições, e aguardava uma nova queda nos valores.

    abraço meu caro

  43. voce nunca vai saber realmente o que o Buffet está fazendo. Acha que ele é o que é falando sobre as operações que faz?


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s