PETR4 – Gráfico – 27-10-2014

28out14

petr4-2014-10-27



23 Responses to “PETR4 – Gráfico – 27-10-2014”

  1. 1 Beto

    Bom dia Leitão,

    Que decadência de Petro heim. Acredita que pode chegar ali nos 8,00? Para mim 12,00 já é um valor absurdo.

    Já vejo muitos investidores abandonando Petro, uma pena. Eu mesmo tenho pouco hoje. Mas claro que se chegar nesse preço de banana eu vou comprar muito.

    Abraços,
    Beto

  2. 2 Sardinha

    “https://leitaoemacao.files.wordpress.com/2011/07/petr4-2011-07-281.gif” –
    Em 2011 à R$23,50 era uma oportunidade de ouro.. hehe..

  3. 3 Leitão

    Oi Beto! Oi Sardinha!
    Boa tarde!

    Pois é, decadência mesmo. Fruto de toda essa bagunça que ocorreu na gestão dos últimos 4 anos durante o governo Dilma. Por culpa ou por azar dela, ocorreu muita bagunça mesmo nesses últimos anos.

    Tanto é que o Sardinha buscou um link histórico legal (bem observado, Sardinha). Naquele tempo Petr apresentava ainda bons resultados e ainda não tinha vindo à tona toda essa bagunça na gestão. Hoje, apesar de ainda robusta e monopolista, a má gestão crônica dos últimos 4 anos penalizou demais os sócios acionistas.

    (Mas, Sardinha, uma observação importante: O preço de 2011 ajustado para os dias de hoje com dividendos é equivalente a mais ou menos 14,00 a preços atuais e não 25,00. Observe isso no gráfico atual já ajustado.)

    Isso mostra como é importante manter a disciplina que sempre comento: Nunca alocar demais em uma ou outra empresa, por melhor que nos possa parecer naquele momento. Um time equilibrado é sempre bom, e aí, quando uma ou outra empresa nos decepcionar (e isso sempre ocorre), não afeta o conjunto.

    Abraços!
    Leitão

  4. 4 Anônimo

    Bom dia, meu nome e Ricardo mangueira.
    Tenho ações da itub4. Vc acha q ela fez um movimento de subida e será q chega até q valor?

  5. 5 Oscar

    Bem observado Sardinha!!!!

    Um abraço!!!

    Oscar.

  6. 6 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)
    Bom dia!

    Estou acompanhando as outras empresas do cardápio e em breve atualizo. Por enquanto melhor esperar abaixar a poeira das eleições.

    Obs.: Tem sempre um Post para Chat semanal onde podemos conversar sobre assuntos diversos…
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/chat/

    ———————–
    Oi Oscar!

    Isso mesmo, e veja a obs que fiz sobre o preço atual ajustado, que seria equivalente a mais ou menos 14,00 hoje…

    Abraços!
    Leitão

  7. 7 FTA

    ola, leitão .
    fiz uma busca por curiosidade e pra entender com são descontados os proventos dos gráficos.Seguem os proventos da PETR4 desde 2011 que somaram R$ +- 3,10.
    Minha dúvida:
    Como as cotações (23,50) de 07/2011, equivaleriam a 14,00 hj se so foram pagos 3,10 em proventos?. abs

    02/04/2014 0,9672 JRS CAP PROPRIO 1
    29/04/2013 0,3800 JRS CAP PRÓPRIO 1
    29/04/2013 0,3800 JRS CAP PRÓPRIO 1
    11/05/2012 0,2000 JRS CAP PRÓPRIO 1
    19/03/2012 0,1200 DIVIDENDO 1
    02/01/2012 0,2000 JRS CAP PRÓPRIO 1
    11/11/2011 0,2000 JRS CAP PRÓPRIO 1
    02/08/2011 0,2000 JRS CAP PRÓPRIO 1
    11/05/2011 0,2000 JRS CAP PRÓPRIO 1
    28/04/2011 0,1200 DIVIDENDO 1
    21/03/2011 0,1493 JRS CAP PRÓPRIO 1

  8. 8 Oscar

    Prezado Senhor Eduardo Leitão!!

    Acho que vc já sabe o que eu penso com relação ao preço ajustado !!!
    Não vou repetir tudo de novo!!!

    Acho que voce deveria exercer o pequeno exercício de autocrítica e rever o seu próprio post no passado!!!

    Um abraços !!

    Oscar

  9. 9 Leitão

    Oi FTA!

    Não refiz contas e nem busquei histórico de preços e dividendos. Apenas olhei o gráfico… Se abrir o gráfico acime neste post e colocar uma régua paralela em 2011 até a escala lateral da direita verá a equivalência gráfica dos preços de 2011 e os de hoje. Só isso, análise gráfica. Não fiz contas matemáticas para se chegar ao valor, e nem sei fazer… dá trabalho – é mais simples olhar o gráfico.

    ——————–
    Oi Oscar!

    Deixa isso de “senhor”… somos todos amigos aqui no Blog, aprendendo juntos a cada dia…

    Como comentei acima com o FTA, não estou preocupado em fazer contas e mais contas para ficar validando números. O que quis dizer é que, se trazer os preços de 2011 para hoje, são equivalentes para se tomar decisão. Ou seja, desde 2011 até hoje os preços andaram de lado. Pagar 23,50 no ano de 2011 é mais ou menos equivalente a pagar 14,00 hoje.

    E como todos os investidores em Petrobras, também estou descontente com a bagunça feita na gestão da empresa e os fracos retornos. Sou sócio dela a anos e também deixo de ganhar com os desmandos na gestão.

    Felizmente, mantenho dezenas de outras empresas em carteira, em igualdade de capital, que compensam e muito esse problema. Aliás, é um princípio que sempre comento aqui com os amigos.

    ——–
    Abraços!
    Leitão

  10. Leitão, quais critérios usa pra sair de uma empresa?

    Pode dar um exemplo ?

    O que Petro precisa piorar pra você decidir sair e alocar o capital em outra empresa?

    (lógico que a cotação não é critério)

  11. 11 Leitão

    Oi Thiago!

    São basicamente dois critérios: 1) Qualidade dos fundamentos da empresa e 2) Objetivos estratégicos com a empresa

    Duas pessoas podem divergir sobre ambos os critérios e estarem certos ao mesmo tempo.

    Por exemplo: no meu caso em particular, considero os fundamentos da PETR ainda bons a ponto de não me desfazer da empresa – considero, pessoalmente, que a gestão é ruim, mas a empresa é interessante… mas é um caso muito particular por se tratar de monopolista de petróleo… muuuito particular mesmo (se fosse outro setor a história era oura). E considero também que meu objetivo estratégico com ela ainda é válido: ela não pesa na minha carteira, está em equilíbrio com o risco que defini para todas.

    Já outra pessoa pode achar a empresa muito problemática, gestão bagunçada e não sentir firmeza em seus resultados, e ao mesmo tempo pode achar que não compensa alocar nela visto ter outras empresas melhores em mente.

    Em ambos os casos estaremos certos.

    O que não pode é investir sem critérios e sem estratégia. Por exemplo: alguém que investe em PETR só porque ela é famosa ou aloca demais nela achando que está levando vantagem… Ou não investe em PETR só porque o PT tá no governo e acha isso ruim…

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 Oscar

    Prezado Eduardo Leitão!

    O “senhor” em questão é sinal de respeito !! Vi que vc agora é Pai de família !

    No post muito bem observado pelo Sardinha,
    Vc escreve no post!

    “Para Investimento em Valor está barato !
    Vale pelo menos o dobro do que está sendo negociado.
    Oportunidade assim são raras!
    Vide gráfico histórico…”

    Tudo bem !! Todos nos estamos sujeito a erro de avaliação !! Não há nada de errado dizer que cometeu erro! mas vc não acha que não mereceria uma revisão nos parâmetros que levou a tirar essa conclusão!!!

    Um abraços !

    Oscar.

  13. 13 FTA

    Entendi seu raciocinio qto ao ajuste dos preços no grafico, mas pelo que parece podem haver ocasionalmente erros nos dados do gráfico?, não?

  14. 14 Leitão

    Oi Oscar!

    Sim, merece revisão sim, você está coberto de razão. E, nos últimos 03 anos após essa análise eu fiz mais ou menos outras 30 análises acompanhando cada momento da Petrobras, veja o histórico completo:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/petr4/

    —————
    Oi FTA!

    Não. O histórico de dados está correto e é confiável sim. É o mesmo que todas as corretoras usam.

    Talvez esteja causando algum estranhamento justamente porque o gráfico de 2011 estava em escala logarítmica e não aritmética… Mas em fim, pode confiar no gráfico que está certo.

    ————–
    Abraços!
    Leitão

  15. Exatamente! Eu particularmente acho que a dívida está muito alta pra pebsar em IG com ela… Penso que pode demorar tanto tempo pra ter retorno que talvez esse dinheiro possa ser melhor alocado até lá… Mas por outro lado está muito barata e poderia servir pra Investimento em Valor… Mas como sou leigo nesse assunto (IV) fico de fora por enquanto

  16. 16 Oscar

    Muito Bom!! Eduardo Leitão !!!

    Acho que estamos caminhando ao bom entendimento!!

    Sim concordo com vc!! que vc fez muitas análise após aquela apontada, maioria voltada a análise gráfica, o que muito bom para especulação !!! Mas acho que faltou uma revisão mais crítica com relação ao fundamento da empresa, que é o mais importante para investimento em valor !!!

    Um abraços !

    Oscar.

  17. Oscar,

    Veja o que o Leitão escreveu :

    “Duas pessoas podem divergir sobre ambos os critérios e estarem certos ao mesmo tempo.

    Por exemplo: no meu caso em particular, considero os fundamentos da PETR ainda bons a ponto de não me desfazer da empresa – considero, pessoalmente, que a gestão é ruim, mas a empresa é interessante… mas é um caso muito particular por se tratar de monopolista de petróleo… muuuito particular mesmo (se fosse outro setor a história era oura). E considero também que meu objetivo estratégico com ela ainda é válido: ela não pesa na minha carteira, está em equilíbrio com o risco que defini para todas.

    Já outra pessoa pode achar a empresa muito problemática, gestão bagunçada e não sentir firmeza em seus resultados, e ao mesmo tempo pode achar que não compensa alocar nela visto ter outras empresas melhores em mente.

    Em ambos os casos estaremos certos.”

  18. 18 Oscar

    Oi thiagog !!

    Isto que vc falou só é verdade quando o critério for subjetivo !!! Quando o critério for objetivo!! Não tem como duas pessoas divergirem e ambos estarem correto. Por exemplo: alguem afirma que o lucro da petr subiu em relação ao ano passado. Não tem como alguem afirmar o contrário e ambos estarem correto !!!

    um abraços

    Oscar.

  19. Por isso que é decisão individual. Cada um adota os seus critérios e os segue. E o Leitao só nos ajuda com dadosbe experiência

  20. 20 Oscar

    Sim , thiagosjp !!!

    Quando os critérios são subjetivos cabe ao sujeito (indivíduo) responder!!
    Por exemplo quando alguem vêm e me pergunta? Devo fazer faculdade de economia ou engenharia?
    Eu normalmente responderia com outra pergunta como por exemplo do que vc gosta? pois não cabe a mim responder !

    Mas tem que tomar cuidado que nem todas as questão de investimento são questão subjetiva !!!

    um abraços

    Oscar.

  21. 21 Marc

    Cara, como esse Oscar é chatoooooooo!!!!

  22. 22 Sam

    kkkkkkkkkk só observo

  23. 23 Roger

    Por mais problemas que tenha, por 8,60 fica difícil resistir. Ver como estará daqui 6 meses.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s