CHAT 27/out a 02/nov

27out14

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro
      RSS dos comentáriosAcesse esse Blog com seu SmartPhone ou Tablet



60 Responses to “CHAT 27/out a 02/nov”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, pessoal!

    O assunto das últimas semanas foram as eleições. Isso é ótimo, mostra que nossa população está cada dia mais politizada e antenada.

    Mais importante que o líder governante é o envolvimento político de toda a população – essa sim foi a grande vitoriosa. Parabéns a todos.

    E agora é hora de continuar ligado, cobrando e fazendo cada um a sua parte. Afinal, se queremos mudanças, comecemos por mudar a nós mesmos em primeiro lugar.

    E vamos que vamos!

    Abraços!
    Leitão

  2. 2 FTA

    Agora não adianta reclamar!Se o desespero continuar, as quedas aumentarem, podemos ter isso pela frente:
    Companhias superiores compradas por uma pechincha. Isso você só vai encontrar em momentos muito especiais – Crises, depressões, guerras, ataques terroristas, profundas crises econômicas, eleições e quando elas ficarem “fora-de-moda”. São condições tão difíceis de se encontrar que quando uma coisa dessas aparecer na sua frente você deve comprar porções bem generosas. São as companhias preferidas de todos nós, que sabemos distinguir eventos econômicos de eventos da companhia.
    Oremos abs

  3. 3 Wendel

    Tá chegando época de promoção! =D

  4. 4 Oscar

    Oi FTA!!!

    Citando Warren Buffett !!! Nunca é de mais relembrar o ensinamento do mago de Omaha!! É uma pena que as pessoas foque na palavra “pechincha” e não tenha menor ideia do que seja “Companhias Superiores”

    esperemos !!! abs

    Oscar.

  5. 5 Neal

    Daqui a pouco é hora de atualizar os gráficos Leitão!

    Empresas ótimas provavelmente serão negociadas subavaliadas por alguns momentos.

    Ótimo pra engordar a carteira!

    Abraço!

  6. 6 Leitão

    Oi Neal! Oi turma!

    Pois é, tomara que a euforia jogue os preços lá em baixo essa semana! Estou acompanhando de camarote :-)

    Abraços!
    Leitão

  7. 7 JCF

    Bom dia!

    Salve mestre Leitão,

    Ufaa, passou a eleição. Estou orgulhoso pois meu Estado SC mais uma vez foi a maior votação proporcional pela alternância de poder.
    Agora é o povo cobrar as promessas do atual governo, principalmente investigações das denuncias de corrupção, o recado o governo recebeu nas urnas, pois foi reeleito pelo “bolsa esmola”.
    Quanto ao mercado, depois do Curso, estou tranquilo, tranquilo e na torcida para que caia e nos de a oportunidade de comprar bem boas empresas/investimento em valor.
    Alguém colocou na semana anterior que estava desanimado, pois depois de três anos esta perdendo para RF. Quando comecei meu IG, fazem 2 meses, coloquei como prazo minimo 10 anos, isto também tranquiliza. Fiz simulações de períodos passados de 3, 5 e 10 anos e quando li o livro da Decio Bazin, coloquei uma coisa na cabeça, as cotações são cíclicas, mas investir em empresas boas é a unica forma de ganhar dinheiro de verdade na bolsa e isto demanda um bom tempo. Com o Curso FANTASTICO do Leitão, simples e objetivo, consegui complementar este pensamento de forma segura e sabendo como agir.
    Abraço a todos
    Jânio

  8. 8 FTA

    OI OSCAR,
    Pois é os dois são importantes, não acha?
    melhor bbas a 20 que a 37,cmig a 13 que a 20,eter a 3,5 que a 5 entre outras. abs e sigamos

  9. 9 Leitão

    Oi Jânio!
    Puxa, obrigado!

    E é isso aí mesmo! Investindo com disciplina e consistência independente de futurologias…

    Abração!
    Leitão

  10. 10 FTA

    Leitão,
    supondo que o investidor já tenha uma carteira formada de 5 anos,mas tem uma reserva relevante de seu patrimônio em RF(digamos70%).Num dado momento após 5 anos ele vê os preços de suas ações (não todas) mas muitas se aproximarem do PM obtido durante esses 5 anos de formação da carteira, não seria uma oportunidade desse investidor trasnferir um % generoso da RF(digamos20/ 30 % de uma so vez) para sua carteira de forma equilibrada e aproveitando as oportunidades pontuais?

  11. 11 Leitão

    Oi FTA!

    Aportes grandes e pontuais demandam conceitos de Investimento em Valor. Se, após Análise de Valor, encontrar oportunidades pontuais, ok.

    Do contrário, pode-se sim transferir recursos extras de RF para RV, mas sempre de forma equilibrada, ponderada e gradual… cadenciando e acompanhando a onda com calma e serenidade…

    Movimentos bruscos e gananciosos podem levar a pessoa a dar boas bolas foras… Melhor comer o boi aos bifes…

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 Clari

    Caro Leitão,
    Petrobras pode vir a se enquadrar nos conceitos de Investimento em Valor?

    Abraços
    Clari

  13. 13 Leitão

    Oi Clari!

    Pode sim, principalmente em casos especiais onde a empresa é forte mas está sendo penalizada por problemas, como essa bagunça do governo com ela.

    Mas entra na categoria de tempo e risco. Tempo para se recuperar e risco de demorar. Por isso tem que definir critérios. Investimento em Valor exige conceitos para se fazer… fazer por fazer não é legal não.

    Enquanto a gestão for do PT a empresa continua um problema. Isso pode demorar mais 4 anos ou mesmo 12 caso o Lula volte depois… Ou seja, muitos podem decidir não investir mais nela por enquanto. Mas isso é futurologia. A realidade, no presente, é que a empresa está gerando valor bem aquém do que poderia a seus acionistas… Já que o certo é mantermos uma carteira equilibrada, não é aconselhável fazer aportes extras nela… Devemos manter a carteira toda equilibrada para não engordar demais a vaca errada…

    Abraço!
    Leitão

  14. 14 Gaúcho

    Buenas Mestre!!
    Faz tempo que não venho visitar sua cozinha, mas ando bastante ocupado e passando por alguns entreveiros por aki…
    Mas como disse uma vez um tal de Winston Churchill: “um pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade, um otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade”. E esse é o lema das aves de rapina que circulam neste ambiente do Mestre… (pra motiva o pessoal q tah decepcionado com as eleições, como eu…)
    Bem, sem mais delongas, minha dúvida é a seguinte: estou entre comprar uma carta de consórcio para ter minha própria casa (não é investimento) ou usar este dinheiro que eu pagaria na carta, descontando-se o aluguel que eu pagaria por não possuir esta casa, e investir o dinheiro. Se ficou confuso, exemplifico (dados supostos): Uma carta de crédito de 3 mil mensais ou 2 mil em aluguel + 1 mil investindo numa carteira de ações…
    Já coloquei em planilhas de excel e fiz algumas simulações, a carteira de ações, sem dúvida, renderia mais. Porém, serão mais alguns bons anos pagando aluguel, tendo que se mudar de pouco em pouco, etc.

    Enfim, gostaria da sua opinião Leitão acerca desta encruzilhada…

    abraço!

  15. 15 Leitão

    Oi Gaúcho!
    Bom dia! Que bom ter notícias suas!

    Olha, essa questão não é simples matemática. Casa própria é necessidade básica, dá segurança, chão para pisar e teto para proteger do mal tempo. Não compete com o tema Investimento, por isso a comparação não é válida.

    Quando se é jovem, solteiro, sem filhos, solto no mundo, pronto para voar para onde for preciso, ok, morar de aluguel e investir o dinheiro é interessante sim (eu fiz isso durante anos e foi ótimo para acumular capital).

    Mas a partir de certa idade, ao se aproximar de outra fase de vida onde ficará mais estável, talvez casado, talvez com filhos, talvez mais desejoso de ficar na sua raiz com a família, aí a casa própria vira uma coisa vital.

    Se a dúvida persistir, tente ver um jeito de fazer as duas coisas: adquirir a casa e mesmo assim deixar uma beirada para investir em ações. Assim leva os dois importantes objetivos em paralelo.

    Um abraço!
    Leitão

  16. Nada como após um período turbulento passar por aqui, na cozinha do Leitão, e refrescar a mente!

    Bom dia Leitão!

    Em chinês,o conceito crise escreve-se com os ideogramas risco + oportunidade. Então o momento de encontrar grande oportunidades está chegando.

    Estive pensando em reduzir um pouco o montante investido no IG e passar para RF com o objetivo de acumular um pouco de capital e depois retornar com ele no IG daqui 1 ano.

    Qual a sua opinião sobre uma estratégia como essa?

    Abraço,

    Fulgêncio Bomtempo

  17. 17 Leitão

    Oi Fulgêncio!
    Bom dia!

    Não se deve “dar um tempo” no Investimento Gradual não… A acumulação sistemática deve ser realmente Sistemática, sem paradinhas… Ao parar você prejudica o preço médio ponderado, deixar de acumular qtde de ações, deixa de receber mais dividendos… IG é bola de neve, não pare não.

    Se desejar acumular paralelamente capital na Renda Fixa, ok, pode fazer sim. O que não pode é prejudicar uma estratégia em favor de outra. Leve tudo equilibradamente, paralelamente.

    Abraço!
    Leitão

  18. Entendo.

    Mas a ideia não é parar com o IG e sim reduzir em 1/3 o valor do aporte.

    E depois de um tempo acumulando também na RF, voltar redistribuindo o montante acumulado entre toda a carteira.

  19. 19 Leitão

    Se o objetivo é guardar para investir em ações, então melhor já ir investindo diretamente. Só faz sentido guardar à parte se for para uma reserva estratégica de uso pontual.

    Abraço!
    Leitão

  20. IG hoje, por IG amanha, melhor fazer hoje.

    Já se o objetivo é reduzir o IG para utilizar o dinheiro em IV em breve pode ser uma estratégia válida.

    Valeu!

    Abraço!

  21. 21 Robinho

    Fulgencio teimoso :)

  22. Acho que nao precisa dar none ao dinheiro. Mantenha o IG normalmente e quando identificar oportunidades voce pode realocar de uma açao pra outra um montante maior. Mas pra fazer isso tem que compensar as taxas pagas, entao tem que garimpar muito bem.

  23. 23 Leitão

    Oi Thiago!

    Não não… Cada estratégia deve ser feita separadamente. Uma não briga com outra. Não se pode “realocar” ações de uma estratégia para outra. Ficar movimentando conta é Especulação, não Investimento.

    Quer especular, ok, faça isso separadamente. Quer investir nas estratégias X, Y e Z, ok, faça cada uma independentemente.

    Abraços!
    Leitão

  24. 24 Falcão

    Queria saber o que estão achando dessa queda de Vale.

  25. 25 ThiagO_novato

    Oi Leitão, sou iniciante aqui como investidor e como leitor do seu blog. Tenho 2 projetos no momento, um é aprender a investir em ações e outro é comprar um imóvel junto com minha companheira. Bem, nós 2 já conseguimos juntar 120k em 2 anos e meio. Gostaria de saber se devo priorizar a compra do imóvel ou investir esse valor por um tempo . Estou pensando investir uma parte em ações para aumentar meus rendimentos, só que isso vai demandar um tempo pois não tenho conhecimento o suficiente.

  26. 26 Leitão

    Oi Falcão!

    O mercado todo está muito volátil com os ânimos das eleições. É melhor esperar a poeira baixar. Estou acompanhando e assim que tiver boa leitura posto aqui no Blog para os amigos…

    —————–
    Oi Thiago!
    Obrigado pelas visitas, fique sempre à vontade aqui na minha cozinha mineira!

    Investir em ações é muito importante, mas com horizonte mínimo de 5 anos. Como imagino que vai querer usar o dinheiro antes disso para comprar a casa, então fatalmente terá que acumular o dinheiro em renda fixa mesmo. Casa própria é necessidade básica, vem sempre em primeiro lugar.

    Mas… tente levar os dois objetivos em paralelo, mesmo que seja pouco para ações, mas já comece.

    Veja esse meu post:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/10/27/comprar-casa-e-investir-em-acoes-nao-precisam-ser-objetivos-conflitantes/

    Dica: Tente manter um investimento separado de sua companheira, só seu mesmo. Mesmo que seja pouco.

    Abraço!
    Leitão

  27. 27 cuca fresca

    Boa noite Leitão

    Parece que a temporada de pechinchas começou mas acho que vou esperar até onde vai descer pra comprar mais alguma coisa.

  28. 28 Leitão

    Oi Cuca Fresca! :-)
    Boa noite!

    Pois é, estou de olho… Por hora vou aguardar o nervosismo das eleições passarem, a poeira baixar…

    Tô de olho!

    Abraço!
    Leitão

  29. Ta certo… É que as vezes penso que se encontramos uma oportunidade melhor podemos rebalancear a carteira.. Aumentar porcentagem em uma ação…

    Como voce junta um montante pra investimento em valor leitão? Uma parcela dos seus rendimentos mensais vai acumulando em renda fixa até montar posição?

  30. 30 Leitão

    Oi Thiago!

    Sim, mantenho sempre uma reserva estratégica em renda fixa para usar quando for conveniente, seja para especular ou seja para investimento em valor. E sempre que finalizo uma posição esse dinheiro volta para a renda fixa para aguardar nova oportunidade. Isso tudo sem prejudicar o Investimento Gradual, que é sistemático e contínuo… Uma estratégia não briga com outra.

    Abraço!
    Leitão

  31. Entendi! Interessante!

    Para investimento gradual você mantém sempre porcentagens iguais ou tem ativos com maior e menor porcentagem? Eu tenho em minha carteira ativos que considero de maior risco em percentuais menores…

  32. 32 Leitão

    Oi Thiago!

    Os aportes mensais são iguais, mas os percentuais em cada empresa podem ser diferentes: por exemplo, vamos supor que eu aloque 1.000,00 todo mes. Então no mês de novembro posso comprar duas empresas robustas de 500,00 ou então 4 empresas menores de 250,00 cada. Assim o peso fica ponderado…

    Abraço!
    Leitão

  33. Eu sigo mais ou menos essa estratégia também!

    Mas outra duvida, se os fundamentos de uma empresa passam a não atender mais seus critérios e você tem uma posição grande já nela pois estava a algum tempo com ela em carteira… como você faz a redistribuição? Vende tudo e coloca em renda fixa e vai realocando mês a mês um valor menor em outras empresas?

  34. 34 Leitão

    Oi Thiago!
    Hehehe… preciso de 30 dias diretos com meus alunos para explicar tudo isso… Você está ávido por aprender e absorver experiências práticas, isso é ótimo, mas assim no bate-bola fica muito complicado…

    Mas respondendo: várias formas são possíveis, desde ir se desfazendo aos pucos (abaixo de 20k para não pagar IR), até mesmo vender tudo de uma vez e guardar em RF para retransferir gradualmente em outras… O importante é agir sempre com tranquilidade e equilíbrio. Se fizer o dever de casa raramente terá que se desfazer de empresas…

    Abraço!
    Leitão

  35. 35 Anônimo

    Li a pergunta do Gaúcho e queria deixar minha experiência com casas próprias.
    Eu tive casa mais ou menos, daí não tive, daí tive, depois não tive de novo, depois tive mais uma vez, daí não tive de novo, agora eu meio que tenho mais ou menos.
    A primeira casa que eu tive mais ou menos era a casa dos meus pais. A casa era deles. Daí perdi meus pais e a casa virou disputa de herança por um monte de gente que me deixou na rua. Descobri o que era morar de favor e descobri o valor de verdadeiros amigos. As lições dessa fase:
    1) Entre investir em ativos ou investir em amizades, escolha as amizades. Escolha os amigos como escolhe as ações.
    2) Só se relacione com aqueles que são bons na subida e na descida.
    3) As grandes perdas que você sofre na vida não são financeiras e não tem nenhuma maneira de se proteger dessas perdas. Então, não tenha medo demais das escolhas que podem ser revertidas. (como um consórcio ou um contrato de aluguel ou mesmo a compra de um imóvel… isso tudo pode ser revertido se a escolha se mostrar errada. Se feito de forma consciente, a perda é mínima.)
    A segunda casa eu comprei quando casei. Enfiei um monte de dinheiro nela para fazer acabamento e decorar. Coisa de mulher apaixonada que acha que vai ficar casada o resto da vida. Nem precisa dizer que não durou o resto da vida, né? A casa foi vendida por menos do que me custou.
    As lições 1, 2 e 3 novamente se reforçaram. Não tinha como prever que o casamento não ia durar. Não foi culpa de ninguém, tanto que de marido virou amigo. Colocando em termos de investimento, a gente se empolgou com a alta e daí quando viu que ia descer a ladeira, demos um stop antes de estragar a amizade que ainda restava. Lição novas aprendidas:
    4) “Resto da Vida” é um período muito longo. Não use “resto da vida” como argumento para justificar uma má decisão financeira. Por exemplo: Financiamento de 30 anos é basicamente o resto da vida. Não vale a pena em nenhuma circunstância. A vida é maleável. Mantenha-se flexível.
    A casa tinha sido paga à vista. Peguei minha metade e fui achar um imóvel pra morar. Na época comprar fazia mais sentido. Os aluguéis eram ridículos de altos. O financiamento mesmo de 5 anos era um naufrágio financeiro.
    Comprei um apezinho que eu não tinha nenhum apego emocional, mas era bem localizado para o valor, pequeno e líquido, condomínio baixo. Gastei quase nada na reforma e só reformei aquilo que realmente não tinha jeito. O que deu pra dar um tapa, eu dei. Fui feliz ali durante 5 anos até minha sogra ficar doente. Tive que ir morar perto pra ajudar a cuidar dela, o leva e traz ficou impossível e resolvi trocar de imóvel. Comprei bem, vendi bem.
    O mercado estourou e não pude comprar mais nada. Fiquei sentada no dinheiro. As lições anteriores todas se confirmaram. Novas lições aprendidas nessa fase:
    5) O seu gerente de banco é um cara superlegal que depende de vender maus negócios pra você para levar comida pra casa. Ele não tem culpa de você ir buscar produtos de banco pra comprar. Ele não faz as regras do banco, nem do governo e ele está lá para vender os produtos do banco para quem quiser comprar.
    6) Ter dinheiro na mão é bom e é ruim tudo ao mesmo tempo. Não vale a pena invejar ninguém que tenha dinheiro, nem posses. Aquilo tudo é temporário a não ser que a pessoa trabalhe duro para manter sem certeza nenhuma de que aquilo vai dar certo.
    7) Seu cérebro é o seu melhor amigo. Aprenda e decida sozinho. Você vai errar, um monte. Acostume se com a sensação de se sentir idiota por ter cometido um erro imbecil. Eu me acostumei. A melhor maneira de aprender a tomar boas decisões é tomar várias ruins no começo. Divida o seu capital na menor porção que você conseguir para poder errar bastante no começo. Nâo coloque muito dinheiro em nada até que começe a sentir segurança nas suas decisões. E daí que você deixa de ganhar frações de porcentagem por deixar o dinheiro sentado na poupança? Melhor isso do que perder 20% de uma tacada só numa decisão idiota, que com certeza você vai tomar se nunca investiu antes. Coloque um pouquinho de nada em alguma decisão de investimento e veja se deu certo. Se deu ótimo, se não deu, encare a perda como mensalidade de um “curso de investimentos”.
    Aluguei um lugar proximo da sogra e fui fazer as minhas besteiras com investimentos até aprender um pouco melhor. Fiz o curso do leitão. Meus erros diminuíram. Fiz cursos na FGV, meus erros diminuiram mais. Fui feliz morando de aluguel até dar um problema na estrutura do imóvel que eu estava alugando, o proprietário se enrolar todo pra explicar porque ele havia maquiado um problema estrutural, juntar com uma piora na saúde da minha sogra e isso tudo ao mesmo tempo. A solução foi ir morar na casa da sogra, desmontar a sala e instalar o escritório ali, pois assim é possível dar assistência 24 horas e o marido ainda poder sair pra trabalhar.
    Santas lições 1 a 7.
    Isso tudo foi num periodo de 18 anos. E como toda vida normal, só está aí o que é imprescindível para o entendimento dessa mensagem.
    Então, aqui vai minha contribuição final para todo mundo que luta com a questão de casa-própria vs. aluguel:
    8) Não deixe de viver por causa de dinheiro. Nunca será a hora certa de casar, descasar, ter filhos, viajar, praticar um esporte ou aprender alguma coisa nova. Pessoas são mais importantes que coisas. Conclui-se dessa afirmação que a sua vida é mais importante que uma casa, um carro, um investimento.
    Seja flexível e legal com você mesmo. Você não precisa acertar sempre, você pode ser humano e tomar decisões idiotas. Algumas decisões que parecem ser superespertas podem se revelar ridiculamente imbecis. Outras decisões que podem parecer um pouco bobas na hora, podem ser a melhor coisa que você já fez na sua vida. Investir dinheiro não é muito difícil até porque tem pouquíssimas opções que prestam, e mesmo essas não são lá essas coisas; nenhuma delas vai ser tão boa como investir seu dinheiro numa churrascaria ao lado de bons amigos e pessoas queridas. Essa riqueza é a maior que você terá. A outra é bônus.
    : )
    Leitão, espero que vc me perdoe pelo tamanho da mensagem. Faz tempo que não visitava aqui e estava com saudades de participar.

  36. 36 Pietra

    Ah, esqueci de dizer: Não é só porque vc junta o dinheiro pra comprar uma casa que vai achar um imóvel bom pra comprar. Dependendo do aquecimento do mercado, só tem mico à venda. E aí é melhor aprender a investir, de modo a poder pagar o aluguel com o rendimento dos investimentos, do que simplesmente jogar o dinheiro fora em algum imóvel ruim.
    Em outros momentos você não vai precisar de imóvel porque as circunstâncias da sua vida vão prover moradia para você e casa própria vai ser um problema inexistente durante aquele período. Nessas horas também é importante saber investir para poder aproveitar esses momentos. O ideal é pensar em imóvel como outro ativo qualquer. Compre só se fizer sentido na sua planilha.

  37. 37 Leitão

    Oi Pietra!
    Puxa!! Que história de vida!

    Obrigado pelo belo depoimento! Experiências de vida que valem ouro. Aproveita quem tem sensibilidade de ler…

    Que bom ter notícias sua, você estava mesmo sumida, some não… Vê se aparece mais lá na turma: http://leitaoemacao.com/buteco A turma está sempre trocando boas experiências por lá…

    É isso aí… vamos errando com serenidade e aprendendo com sabedoria!

    Abração!
    Leitão

  38. Obrigado pela paciência Leitão. Ano que vem serei seu aluno ;)

  39. Pietra, que história sensacional! Muitas histórias de vida e investimento num só lugar! Excelente!

  40. 40 Pietra

    Oi Leitão, é verdade fiquei sumida. Mas quero que vc saiba que as lições que aprendi no seu curso foram excelentes e me servem todo dia 15 do mês quando engordo a minha carteira de ações. Comecei focando em valor e daí, depois de pensar muito, troquei por foco em dividendos. Tem mais a ver com a minha personalidade. A carteira está indo bem, assim como os outros investimentos e grande parte do mérito é seu.
    Buloto, obrigada pelo elogio. É sempre bom saber que a nossa experiência serve para ajudar outras pessoas.
    abraço
    Pietra

  41. 41 Gabão

    Leitão Boa Noite!!! O que você achou do resultado da Vale?

  42. Leitão boa noite. O gráfico da VALE5 com o derretimento desse dia 30.10 já indica ponto de compra ? ou tem que ser atualizado ?

  43. 43 Leitão

    Oi Pietra!
    :-) Fico super feliz que esteja indo bem! Você é nota 10! Obrigado pelo feedback tão gentil! Ganhei a sexta e o final de semana juntos! Rssss!

    ——————
    Oi Gabão, oi Cesar!

    A Vale deu uma patinada nesse trimestre mesmo. Mas um trimestre apenas não define, temos que acompanhar o desempenho anual e ver como vai ser em 2015. Se continuar fraquejando é sinal amarelo.

    Sobre a análise gráfica de curto prazo com ela vou atualizar em breve. Tô esperando a poeira dessa semana baixar por causa das eleições…

    ———-
    Abraços!
    Leitão

  44. 44 Carlos

    Bom dia amigos!

    Estou desesperado e gostaria muito do ajuda dos amigos.

    Minha situação é a seguinte: Operei na bolsa em 2013, e nesse ano de 2014 tive meu CPF bloqueado pela receita federal. Não entendi o porque já que fiz pequenas operações e meu salário foi de menos que R$9.000,00 valor que não se qualifica para declarar I.R. Essa situação tem tirado o meu sono e tenho andado mal humorado. Pois não consigo sequer tirar dinheiro da minha conta corrente.

    Alguém poderia me auxiliar?

    Muito obrigado pelo espaço Leitão!

  45. 45 Anônimo

    Prezado Carlos,

    Se você fez operações na bolsa, você está obrigado a declarar IR. Talvez por isso bloquearam seu CPF, vc está irregular.

    Abc,

  46. 46 Leitão

    Oi Carlos!

    Não entendo bem desses critérios de bloqueio de CPF pela Receita, mas acho que se ficar mais de 03 anos sem declarar (mesmo que como isento) eles bloqueiam… Ou talvez seja por causa de operações que fez na bolsa, não sei mesmo… Procure entrar em contato com a Receita Federal aí na sua cidade, e também buscar informações junto à sua corretora para ver o caso… A Receita deve lhe orientar melhor…

    Abraço!
    Leitão

  47. 47 ThiagO_novato

    Oi Leitão, estou acompanhando seu blog sempre que posso. Quais livros (além do seu, hehe) você indicaria para um iniciante que planeja investir em ações?

    Penso que esté é o primeiro passo. Considero os livros um tesouro pois neles os autores explicam todo conhecimento adquirido em anos de experiência . Sempre vale a relação custo x benefício.

  48. 48 Carlos

    Mas preciso fazer os cálculos para IR. Alguém ai conhece alguma empresa que faça isso?

  49. 49 Pietra

    Carlos, entre no site da receita com seu CPF, em geral tem a explicação do problema no próprio site mesmo. O ideal é procurar um advogado para lhe auxiliar.

  50. 50 Carlos

    Oi Pietra, eu já fui na receita e eles me informaram que eu estou obrigado a declarar Imposto de Renda.
    Mas eu não sei como é que faço esses cálculos das operações que fiz.

  51. 51 Cristian

    Carlos,
    Todo ano a sua corretora envia a voce pelo correio os extratos de cada uma das empresas que voce possui em carteira.
    Com esses extratos voce pode procurar um escritorio de contabilidade que eles farao os calculos e preencherao a sua declaracao de IR.
    Logico que ninguem trabalha de graça e voce tera que pagar a eles por estes serviços.

    Caso voce nao possua estes extratos, tente entrar em contato com sua corretora e solicitar novamente. Procure um contador em seguida.

  52. 52 Carlos

    Cristian, eles já me enviaram as notas de corretagem. Agora só falta fazer os cálculos.
    Vc conhece alguma empresa que faz isso?
    Gente estou desesperados, me ajudem.

    Abraço!

  53. 53 Alberto

    Oi, Carlos !

    De onde vc é ??

    Ai o pessoal te indica um contador de confiança!!

    Alberto.

  54. 54 Leitão

    Oi Thiago!
    Que bom que o Blog tem lhe ajudado!

    Olha, você vai encontrar muitos livros aqui no Brasil sobre o tema bolsa, mas infelizmente 90% é lixo… Livros complicados e de conteúdo prático vazio, ou só livros superficiais, ou só charlatães vendendo blá blá blá… Infelizmente essa é a verdade. O tema bolsa de valores é cheio de gente errante. Tem até post meu sobre isso, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/02/05/caverna-do-dragao/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/07/27/quando-o-assunto-e-bolsa-de-valores-pouca-gente-realmente-entende-do-que-se-esta-falando/

    A literatura nacional é fraca. Tente livros americanos, são melhores. Procure por Benjamin Graham “O investidor inteligente” (esse tem no Brasil) e livros que falam sobre Warren Buffet, Fisher, etc.. Tem um livro antigo do Décio Bazin que também tem seu valor documental da história da bolsa brasileira…

    —————————-
    Oi Carlos!
    O Cristan comentou bem (Obrigado, Cristian!).

    O melhor é você primeiro procurar sua corretora e pedir os extratos ou mais dicas, caso não os tenha. Em seguida, procure orientação com um contador em sua cidade, qualquer contador poderá lhe ajudar, ele mesmo vai buscar essas informações. Provavelmente não é coisa complicada, mas se você tem dificuldades o melhor é buscar ajuda de um contador mesmo, não deve ficar caro não.

    ———–
    Abraços!
    Leitão

  55. 55 Lis

    Oi Carlos
    passei exatamente pelo mesmo problema e tudo foi bem facil de resolver. Eu usei o servico do mesmo contador que sempre declarei I.R no passado. Tudo em 2 dias estava resolvido.
    O Contador ira fazer seu Imposto declarando os valores existentes, depois (meu caso) recolhi um darf fornecido por. ele. Apos uns dias fui na Receita confirmar a baixa e tudo ja estava em ordem
    abcs e boa sorte

  56. 56 Carlos

    Oi Lis!
    Mas no seu caso foi vc mesmo quem fez os cálculos das operações ?

  57. 57 Pietra

    Carlos,
    Pelo que eu entendi só foi bloqueado seu CPF porque você não declarou nada. Então, faz a declaração sem essas contas mesmo e libera seu CPF. Daí, com calma resolva essa questão das ações e envia uma declaração retificadora.
    Para calcular os darfs das ações o ideal é achar alguém especializado pra te ajudar. Você já tentou entrar em contato com a sua corretora? às vezes eles podem te indicar um contador ou eles mesmos podem ter um serviço que faz isso. Por exemplo a Clear tem um pacote de serviços que já deixa O IR calculado e resolvido. A Spinelli também tem um pacote de serviços que a gente assina e nem precisa mais se preocupar com isso. Vem tudo pronto.
    Por isso, se eu estivesse no seu lugar, eu primeiro faria uma declaração de IR com o básico e daí entraria em contato com a corretora e explicaria o problema. Não adianta ficar desesperado porque isso só vai piorar sua situação… se você precisar de dinheiro pra resolver algumas poucas contas, penhora ou vende alguma coisa… ou em último caso, empresta de alguém.

  58. 58 Anônimo

    “empresta de alguém” foi ótimo. Não aconselho pegar de cigano…. o resto tá valendo rsrs

  59. Carlos,

    Uso o Mycapital desde 2008, você paga por lançamento. Nunca tive problemas com IR, inclusive acho muito bom pois emite até DARF quando imposto a pagar e mostra os valores a compensar em caso de perdas. Tem varios relatórios interessantes, um inclusive que serve como auxiliar na Declaração do IR.

  60. 60 Carlos

    Oi pessoal!
    Muito obrigado pelas respostas.
    Entrei em contato com uma empresa chamada IRTRADE, e eles vão calcular o I.R. Depois eu entro em contato com um contador e faço a minha declaração de imposto de renda.
    Vlw!


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s