CHAT 20 a 26/out

20out14

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro
      RSS dos comentáriosAcesse esse Blog com seu SmartPhone ou Tablet



24 Responses to “CHAT 20 a 26/out”

  1. 1 João dos Santos

    É muito difícil manter a disciplina quando, após 3 anos investindo, a bolsa entrega um resultado acumulado de -10%.
    Em valores absolutos, é o correspondente a quase 1 salário (30 dias de trabalho suado) ou quase 3 meses de economias…..
    Sei que a renda variável varia, mas não é fácil……
    Ainda mais com o horizonte sombrio que está a nossa frente.
    Fica complicado continuar sonhando com a independencia financeira….

    Desculpem-me o desabafo.

    Forte abraço!

    João

  2. 2 Leitão

    Oi João!

    Olha, desabafar é bom… também já passei por isso no começo da minha carreira de investidor. Cheguei a perder valores equivalentes a um bom carro zero km… não é fácil. Mas isso tudo não é culpa da bolsa, é culpa dos conceitos errados, da visão errada que a gente acaba tendo ao começar… Somos levados a achar que bolsa é jogatina, ficamos inseguros, compramos sem saber direito os motivos, vendemos também do mesmo jeito, ficamos reféns das emoções como se estivéssemos passeando em uma montanha russa…

    Mas não precisa ser assim. Tem jeito sim de enxergar a bolsa do jeito certo e ficar tranquilo, consciente e satisfeito, em qualquer cenário, desde os mais otimistas até os mais pessimistas. Aliás, é justamente quando os cenários são os mais pessimistas que a gente investe melhor… parece estranho, mas é verdade.

    Não desanime! Aqui no Blog você vai encontrar muitos bons conceitos. Procure ir lendo dos artigos, chats, comentários da turma… aos poucos vai passar a enxergar melhor a bolsa… Tem jeito de consertar essa visão, mas procure boas fontes…. é muito comum algumas pessoas ficarem 3, 5, 10 ou mais anos andando em círculos justamente por visão errada… como disse, aqui você vai encontrar bons conceitos…

    Abraço!
    Leitão

  3. João, se você investiu esses 3 anos dentro do conceito que o Leitão prega aqui no Blog, não tem o que temer. Muito pelo contrário! Estamos tendo uma oportunidade de ouro comprando a preços mais baixos e com isso conseguindo acumular mais ações com o mesmo dinheiro. Isso é maravilhoso e ao longo dos anos vamos vendo os resultados.

    Não é fácil ser racional com tantas emoções a nossa volta e é por isso que temos que fazer o trabalho de casa direitinho.
    Coisas que o Leitão vive dizendo, como escolher as empresas com cuidado, diversificar, distribuir os riscos entre elas, investir de forma balanceada etc, são fundamentais para que você se sinta em paz e consiga manter a disciplina.

    Um abraço,
    Mônica

  4. 4 Igor

    Leitão bom dia.
    Tenho andado bastante ocupado na minha empresa como profissional da área de seguros dei uma excelente turbinada em questão de produção. Nos meus investimentos de ações mantenho uma carteira para ganho de dividendos onde possuo uma pessoa dentro de uma corretora de investimentos que me dá um apoio mas que na hora ah quem faz a movimentação e a analise sou eu mesmo. Tenho também renda fixa por ex LCI, entre outras.
    Hoje entrei para verificar uma ação que sou muito fã mas que não possuo na minha carteira ETER3 e me deparei com o preço e queda que me assustou na casa dos R$ 3,60.
    Gostaria de saber porque este acontecimento e se valeria a pena investir ou que vc faça aquela excelente analise, já que os dividendos são bem atrativos.
    Abraço.
    Igor.

  5. 5 Leitão

    Oi Igor!
    Bom dia!

    Tenho Eternit a muito tempo em carteira e não tenho o que reclamar. Gestão muito profissional, bom desempenho, lucros e dividendos. Ela está com uma pendência com a questão do amianto, mas independente disso continuo sócio dela.

    O preço atual sofreu Desdobramento, é normal, veja os comentários recentes que fiz com a amiga leitora Janira:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/10/06/chat-06-a-12out/#comment-24732

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Eduardo

    Igor,

    Houve um desdobramento nessa ação de 2 para 1. Isso é bom que da mais liquidez a ação.
    EX:
    Se você tinha 100 ações a 7,00 você passou a ter 200 ações a 3,50.

    Eduardo

  7. 7 Igor

    Obrigado Leitão e Eduardo.
    Tranquilo imaginei que seria o desdobramento mesmo, também gosto bastante da empresa infelizmente o amianto é o grande problema devido haver estudos que indicam que essa obra – prima é canceriana mas hoje até o arroz ou churrasco que como tem esse mal…rsrsrs.
    Agradeço mais uma vez pela resposta.
    Abraço,
    Igor.

  8. 8 Igor

    Opa Obra – prima não Matéria – prima.
    Abraço.
    Igor.

  9. 9 Leitão

    :-)

  10. 10 Anônimo

    canceriana (signo) não …. cancerígena

    kkkkkkk só p descontrair

    abç

  11. 11 Marcos

    Leitão, tenho uma dúvida. Vc diz para investir sempre, mensalmente, mas qual a lógica em se investir em uma ação que está claramente em tendência de baixa? Não seria mais interessante ir guardando o dinheiro na renda fixa até esperar que ela reverta pra uma tendência de alta? Obrigado.que eu iria

  12. 12 Marcos

    Opa, esse que eu iria do final foi errado, esqueci de apagar rsrsrs

  13. Marcos se você descobrir a fórmula mágica de saber quando a ação vai subir, cair ou ficar de lado você avisa a gente aqui que queremos todos ficar bilionários rápido hehe

  14. Brincadeiras à parte…

    Pro investidor que quer ser sócio de empresas a longo prazo o valor de compra mensal não faz diferença.

    Só pro especulador que o preço interessa.

    No longo prazo se você vai comprando mês a mês o preço de compra torna-se irrelevante.

    Tem gráficos que mostram isso mas eu não tenho eles aqui

  15. 15 Leitão

    Oi Marcos!

    Pelo senso comum sim, seria muito mais lógico. Mas aí é que está o erro de usar o senso comum.

    Quando é o fim da queda? Quando irá começar a acumular ações? E os dividendos que vai perdendo por ficar de fora? Ao longo dos anos você vai ter acumulado muito mais erros do que acertos, sem falar o stress de ficar plugado no mercado 24hs por dia para conseguir realizar isso…

    O foco não deve ser no Preço momentâneo do papel. O foco deve ser na Acumulação de papéis, quanto mais quantidade de papéis possuir mais participará dos lucros, mais dividendos receberá. E outra coisa, veja: quando mais o preço cai, melhor é, pois vai adquirir mais qtde com o mesmo aporte…

    As pessoas iniciantes em bolsa focam muito no fator Preço. E claro, a mídia só enxerga isso… as pessoas acham que bolsa de valores é só o sobe e desce diário…

    Não. Bolsa de valores é acumular qtde de ações – quanto mais e mais barato, melhor.

    Uma boa estratégia deve ser eficiente em qualquer cenário (desde o mais otimista até o mais pessimista), deve ser eficiente, robusta, com tração nas 4 rodas para enfrentar qualquer terreno, e deve ser simples de executar, fácil e inteligente, sem que tenha que ficar se estressando com o mercado todo dia… Afinal, investir tem que ser uma coisa prazerosa e que traga satisfação, e não stress. Assim você investe com tranquilidade e usa o seu precioso tempo para outras coisas melhores na vida, como pescar… Rsss.

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 João dos Santos

    Obrigado pelo apoio, pessoal.
    Mas a questão que me aflige é o acompanhamento da rentabilidade da carteira ao longo do tempo….. Apesar de comprar mês a mês em rodízio as 15 ações que eu tenho, mesmo elas sendo de “boas empresas” (a maioria do cardápio do leitão), a rentabilidade apanha feio da renda fixa em 3 anos….
    Esse é meu maior calo.
    Eu acho que entendo os conceitos, continuo aportando, mas até quando dura essa minha fé ainda é uma incognita.

    Pq, salvo engano, querendo ou não, todos medimos a rentabilidade da carteira né? E com os preços caindo por tanto tempo, sobra a pergunta: o chão é o limite? rstrsrsr

    Abraços a todos e obrigado de novo.
    João

  17. 17 É uma questão de perspectiva!

    Quando passei a focar na quantidade de ações e não no valor nominal do patrimônio, foi algo excelente. Isso me deixou bastante tranquilo para investir e escolher boas empresas, pois todos os meses meu patrimonio aumenta, mesmo que os preços despenquem e o IBOV venha abaixo.

    Na bolsa de valores não existe tempo ruim, mas sim maus investidores, maus analistas, péssimos consultores, maus estrategistas…. e quem leva a fama? A BOLSA DE VALORES! É uma questão de perspectiva e estratégia o sucesso nos investimentos!

    Para uns o mundo está acabando nos últimos dias, pois escolheram seu jeito errado de investir…. para outros está tudo tranquilo pois escolheram seu melhor jeito de investir.

    E ai Leitão, ainda tem vaga na turma de novembro? Estou quase lá….

    Abçs

    Rafael Resende

  18. 18 Leitão

    Oi João!

    O Rafael acabou de comentar muito bem (Obrigado, Rafael!)

    João, veja também se não está deixando de anotar tudo corretamente, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/10/09/voce-sabe-exatamente-como-anda-o-desempenho-de-sua-carteira-de-acoes/

    Sua carteira tem apenas 03 anos, é jovem ainda… Não se deixe levar por emoções no meio do caminho e visão de curto prazo…

    Veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/01/09/como-sao-os-dividendos-em-carteiras-maduras/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/07/03/os-sentimentos-das-pessoas-nas-diversas-fases-da-bolsa/

    —————-
    Oi Rafael!
    Bora! A turma está quase completa e todos estão muito animados! :-)

    ——–
    Abraços!
    Leitão

  19. 19 Marcos

    Tiago, podemos ver se uma ação está em tendência de baixa ou alta pela linha de tendência, pelos topos e fundos, etc. E há meios de descobrir o valor de uma ação pelos seus fundamentos para saber se está cara. Se uma ação está muito cara, ainda assim vale a pena investir nela? Não seria melhor procurar uma ação que esteja barata, baseado em seu preço e fundamentos, para investir? Aguardar o momento certo para investir em ações ao invés de fazer isso automaticamente, todo mês? Não seria esse o princípio do investimento em valor? Aliás Leitão, vc havia prometido um curso de investimento em valor, quando sai do forno?

  20. 20 João dos Santos

    Obrigado pelos comentários.
    Foram muito úteis.
    Abraços

  21. 21 Leitão

    Oi Marcos!

    Sim, sobre isso tem um breve post:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    O novo curso de investimento em valor não tá parado não. Vez em quando dou uma adiantada nele, na parte da base de dados. Agora tive que dar uma pausa novamente por causa do meu filhote, mas em novembro volto…

    Abraço!
    Leitão

  22. Ambev ta cara faz tempo… Vai deixar de ter na carteira? Sobre tendencias… Oara especulação ok, mas para investir a longo prazo nao faz diferença se a empresa for boa a tendência é ela valorizar, igual um imovel bem localizado. Só venderia um imovel bem localizado em caso de emergência medica ou uma catastrofe eminente na cidade

  23. Investimento em valor é trade, ai sim o preço importa e vao haver momentos que nao vai ter nenhuma açao boa, tem que aguardar

  24. 24 FTA

    Se o desespero continuar, as quedas aumentarem, podemos ter isso pela frente:
    Companhias superiores compradas por uma pechincha. Isso você só vai encontrar em momentos muito especiais – Crises, depressões, guerras, ataques terroristas, profundas crises econômicas, eleições e quando elas ficarem “fora-de-moda”. São condições tão difíceis de se encontrar que quando uma coisa dessas aparecer na sua frente você deve comprar porções bem generosas. São as companhias preferidas de todos nós, que sabemos distinguir eventos econômicos de eventos da companhia.
    Oremos abs


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s