IBOV – Gráfico – 06-10-2014

07out14

ibov-2014-10-06Bom dia, pessoal!

Como o mercado está muito especulativo e volátil por causa das eleições, hoje trago uma leitura mais geral do mercado usando o IBOV de longo prazo.

Comentários no gráfico…

Abraços e boa semana a todos!
Leitão

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



18 Responses to “IBOV – Gráfico – 06-10-2014”

  1. 1 Gabriel

    Bom dia Leitão, tudo bem?
    Parabéns pela leitura, sempre clara e objetiva.
    Seria este um bom momento para investimento em valor?
    Abraços

  2. 2 Leitão

    Oi Gabriel!
    Bom dia! Obrigado!

    O Investimento em Valor exige atenção e garimpo, e nem sempre dá oportunidade. Mas em mercados em baixa surgem mais janelas, por isso enquanto o mercado não entra em fase de alta vale sempre a pena ficar de olho…

    Sabendo fazer, mercado de ações é bom em qualquer momento.

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 FTA

    Ola leitao,
    Quem tem uma carteira madura e ja retira os proventos pra viver ,aproveita bem menos estes longos momentos de acumulacao ou baixa nao?
    Em caso de ruptura da linha verde para baixo( nunca se sabe ) qual seria a projecao.. abs

  4. 4 Beto

    Bom dia Leitão,

    Gostei do gráfico. Eu acompanho o Leitão e a Bovespa há anos, passei pela crise de 2008 e durante esses anos todos o Leitão errou poucas vezes.
    Achava muito curiosa a forma como ele traçava os gráficos, sempre de forma muito limpa e sem aquele monte de complicadores gráficos. Resolvi fazer o curso do Leitão e fiquei chocado com a simplicidade da verdade. Realmente a natureza tem muita coisa para ensinar. Eu só ganhei dinheiro de verdade na bolsa depois de compreender esses comportamentos de massas e me manter afastado de “recomendações” de especuladores.

    Abraços!

  5. Prof. esses seus gráficos de longo prazo são um farol iluminando o nosso caminho!

  6. 6 Leitão

    Oi FTA!

    Acumulação é feita sempre, mesmo pra quem já tem carteira madura. Aliás, carteiras maduras geram bons dividendos que, reinvestidos, fazem o bolo crescer ainda mais… Quem atingiu a independência financeira é porque manteve disciplina de gastar menos do que ganha, e mantém isso por toda a vida como um hábito saudável…

    Não vejo muita margem para trabalhar abaixo da linha verde pois o mercado estaria demasiadamente baixo, barato… Quando está barato demais entram os compradores, e pela lei da oferta e procura volta a subir…

    ——————–
    Oi Beto!
    Obrigado pelo depoimento! Fico feliz! Ganhei o dia! :-)

    Obrigado também, Mônica!
    E sucesso para a Fraldas DiPano! :-)
    Gente, olha que bacana:
    http://fraldasdipano.wordpress.com/

    ————
    Abraços!
    Leitão

  7. Eita prof. estava logada no blog e acabei enviando a mensagem sem notar. Obrigada pelo Jabá rs.
    Quanto a Dipano, estamos crescendo a passos largos e começando a colher bons frutos. Muito trabalho, dedicação e amor por aquilo que fazemos só pode dar em coisa boa não é mesmo? :-)

    Um abração pra você!

  8. …e se você gostou das fraldinhas, envie seu endereço que eu mando uma de presente para o Heitor com o maior prazer :-)

  9. 9 Leitão

    Oi Mônica!
    :-)
    Parabéns pela Dipano! Lembro quando começou e fico feliz que esteja crescendo, você merece!

    A onda agora é ser mais ecológico e consciente. Você tá no caminho certo! :-)

    Abração do Prof!

  10. 10 Ploko

    Olá Leitão,

    Vc diz que não acredita que o Ibov caia abaixo da linha verde pois assim estaria com preços muito baixos.

    Vamos parar um momento e ser realistas, a macroeconomia brasileira vai de mal a pior, não temos boas perspectivas para o curto prazo, PIB não existe, hoje mesmo saiu o novo índice do IPCA que mostrou novo crescimento, sem falar no aumento do desemprego que já é esperado. Mesmo com a possível troca de governo, será tarefa árdua colocar a nossa economia nos eixos novamente. Maioria dos empresários que conversamos dizem que estão com o pé no freio, ninguém está investindo… E isto já está aparecendo nos números das nossas empresas divulgados nos balanços…

    Eu tenho verificado que as empresas boas já estão relativamente bem precificadas (não enxergo nenhuma pechincha) e as empresas que estão hoje com preços “descontados” são aquelas que em geral estão passando por dificuldades, com quedas nos lucros, diminuição nos dividendos distribuídos, etc, e sem perspectivas boas pela frente… ou seja, se investirmos nessas empresas hoje, será por pura expectativa futura!

    Que análise vc faz encima disso? Vc considera que temos empresas com bons pontos de entrada, mesmo com a nossa macroeconomia do jeito que está e com os resultados que estão sendo entregues pelas empresas, com ROEs bem míseros?

    A linha verde é logo ali, não precisamos ter quedas muito acentuadas para chegarmos lá…

    Abraço,

  11. 11 Leitão

    Oi Ploko!
    Bom dia!

    Sim, correto! Ótimo comentário e ótima análise do momento. A análise que faço em cima disso é exatamente a mesma, você está enxergando o momento atual muito bem.

    Estamos em um momento crítico.

    Ou melhor: momento crítico é bobagem falar… “crise” é uma [constante] em economia…

    Seu texto seria aplicável também a 2 anos atrás, a 4 anos atrás, a 10 anos atrás, a 20 anos atrás… E será aplicável também daqui a 5 anos, 10 anos…

    A qualquer momento da economia podemos fazer um relatório com problemas macroeconômicos ruins e enormes desafios preocupantes. Se for pensar assim então não devemos investir em bolsa nunca. Não devemos empreender nunca. Devemos ficar quietinhos escondidos e acuados sempre, só na defensiva, só na renda fixa, só nos nossos “seguros” e “confortáveis” empregos, dentro de nossos apartamentos…

    A pior forma de lidar com a variável constante chamada “crise” é a inércia. Camarão que dorme a onda leva. Então, já que a inércia e a defensiva não são as melhores estratégias, o jeito é agir. Ação! Agir significa empreender, se esforçar, buscar bons investimento, investir, ser proativo…

    É possível sim investir com inteligência e segurança mesmo em crise. Aliás, eu disse que crise é uma contante. Então se for esperar um momento de não-crise não se investe é nunca… :-)

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 Ploko

    Perfeito Leitão!

    Como vc disse, “buscar bons investimentos”. É nisso que me refiro. A bolsa não é bom investimento atualmente, e parece que não voltará a ser tão cedo.

    Então a minha colocação é justamente essa. É hora de cobrar bolsa? Temos boas perspectivas para as empresas no curto/médio prazo? Como outras modalidades de investimentos estão se comportando neste cenário?

    Tesouro direto, RF, LCIs, Fundos Imobiliários, não seriam opções mais interessantes para o momento atual, ao invés de ações?

    Para refletir…

  13. 13 Leitão

    Oi Ploko!

    Errado. A bolsa é bom investimento sempre. Não confunda o IBOV com cada empresa individualmente. Repito: Se for esperar momento de “não-crise” para achar bolsa coisa boa vai esperar eternamente…

    Veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/01/nao-baseie-seu-olhar-apenas-no-indice-ibov/

    Quem tem uma boa carteira e construída da forma correta sabe disso. Agora, se ficar olhando só o Ibov e a macroeconomia vai achar sempre bolsa ruim…

    Devemos sim ter investimentos diversificados, RV, RF, Imóveis, etc… O que não devemos é ter medo de bolsa, senão não se investe nunca.

    Abraço!
    Leitão

  14. 14 Ploko

    Olá Leitão,

    Mas não é só a macroeconomia. Não há empresas boas e com preços descontados atualmente, como vc disse que temos principalmente próximo a linha verde.

    As boas já estão precificadas, talvez com o IBOV caindo bem abaixo da linha verde, fiquem com preços razoáveis, mas dizer que será pechincha, tenho minhas dúvidas…

  15. 15 Defina "bons investimentos".

    Primeiro, defina “bons investimentos”? Para uns caminhar com a inflação é um bom investimento e se ele está feliz com isso tem toda a razão. Já outras pessoas querem ir além da inflação. E ainda outros querem 25%, 30% ao ano!!!!!…. cada um deverá assumir os riscos e os benefícios de suas escolhas.

    Ploko, pelo seu ponto de vista vc está correto. Pelo que parece, pelos seus recentes comentários vc não faz IG. Vc atualmente está procurando investimento em valor. E, realmente, está complicado encontrar boas pechinchas no cenário atual.

    Mas generalizar e prever o futuro não me parece uma boa opção, pois existem diversas estratégias, e várias, e várias… e tem gente ganhando dinheiro atualmente na bolsa.

    Agora concordo com o Leitão, também, pois o conceito que é passado aqui no blog, com serenidade, estratégia, analisando e ESCOLHENDO BOAS EMPRESAS, aplicando o IG sistematicamente, sem emoções, contabilizando seu patrimônio, usufruindo do preço médio, rebalanceando a carteira quando necessário, tendo coragem de assumir erros e desfazer de posições equivocadas, acredito que a bolsa de valores é investimento pra toda hora, não tem tempo ruim.

    Afinal, se conhecemos o nosso time, e sabemos que ele é bom…: se subir nóis acha baum demais da conta, e se cair nóis acha mió ainda! Oportunidades à vista.

    O importante é estarmos confiantes em ter feito um bom trabalho como investidores e tranquilos com nossos investimentos!

    Abrçs.

    Rafael Resende

  16. 16 Leitão

    Oi Rafael!

    Obrigado pelo bom comentário!

    Sim, é isso mesmo. Se for buscar pechinchas é preciso garimpo, estudo, paciência e oportunidades… nem sempre aparecem, mas aparecem. E se for investir buscando acumulação e crescimento contínuo, bolsa é bom sempre, basta ter conceitos certos…

    Abraço!
    Leitão

  17. 17 Pietro

    Olá pessoal

    Os comentários acima são bem interessantes e de se refletir a ótica que se olha para investimentos.

    Concordo com Leitão e Rafael, veja que tivemos um periodo de acumulação quando o Ibov estava próximo da linha verde, periodo que, quem analisou os preços de algumas Empresas, pegou galinha morta. Veja alguns exemplos, Bbas3, bbdc4 , cmig4, petr4, estiveram na minha analise, com preços muito bons , e foi neste momento que engordei minha carteira de Investimento e até para especulação, como o Leitão comentou. Temos que ficar antenados , atentos. Não sei se vamos ter mais esta oportunidade novamente no curto prazo!!.
    Mas se tiver ótimo….

    Quem aproveitou e aproveita as oportunidades que o mercado oferece, parabéns…, e agradeço o Leitão por abrir meu olhar igual a uma águia, lá de cima olhando a manada desesperada, eufórica e estressada. E nós , com serenidade como o Rafael comentou…. conhecemos nosso time….podemos errar sim, o que é normal…mas temos o controle de risco da nossa carteira bem balanceado e sempre com o radar atento.

    Fraterno abraço a todos.
    Pietro.

  18. 18 Leitão

    Oi Pietro!
    Obrigado pelo ótimo comentário, agregou muito! Valeu!

    Abração!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s