CHAT 15 a 21/set

15set14

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro
      RSS dos comentáriosAcesse esse Blog com seu SmartPhone ou Tablet



29 Responses to “CHAT 15 a 21/set”

  1. boa tarde caro Leitão

    comecei inha estrategia longo prazo comecei por itsa4.

    parabens pelo blog

  2. Aproveitando o gancho de ITSA, faz diferença numa carteira de longo prazo a ação ser ITSA3 ou ITSA4? Ambas tem
    dividendos semelhantes, valores também, mas a liquidez de ITSA3 é maior. Compensa ter uma ON com baixa liquidez ou uma PN com alta liquidez?

  3. Corrigindo, a liquidez da ITSA4 é maior. (Ação PN).

  4. 4 Leitão

    Oi Eder!
    Bom dia!

    Obrigado pelas visitas, fique sempre à vontade aqui na minha cozinha mineira!

    Ok, que bom que começou, investir e coçar é só começar… :-) Mas não esqueça do principal: montar uma carteira com umas 20 empresas de qualidade; manter aportes disciplinados ao longo dos anos; ter firmeza e disciplina.

    Aqui no Blog tem muito sobre esses conceitos importantes…

    ———————
    Oi Buloto!

    No caso da Itausa a PN (ITSA4) tem muito mais liquidez, e como ON e PN recebem dividendos iguais e também possuem tag along iguais, a melhor opção é a PN mesmo…

    ————
    Abraços!
    Leitão

  5. 5 zeca

    Caro Leitão
    Favor ler e comentar o artigo sobre sua preferida CEMIG no Valor Economico de hoje do genio petista Crocco e porque voce vai colocar o Pimentel em MG…rs..rs..
    abs / Zeca

  6. 6 Leitão

    Oi Zeca!

    Sem link fica difícil eu ver…

    Você deve estar falando de algo assim, né:
    http://www.infomoney.com.br/cemig/noticia/3579327/valor-lider-pesquisas-quer-reduzir-tarifa-cemig-menos-voltada-mercado

    Olha, a Cemig é muito bem gerida atualmente. Se o governo interferir demais pode sim prejudicar, mas é tudo futurologia… Como não devemos basear nossas decisões em cima de futurologias, mantemos uma disciplina coerente, balanceada e diversificada.

    Se a Cemig continuar boa, ótimo! Se a Cemig for prejudicada, ok também, contamos com o time todo levando um bom futebol e poderemos, depois e com fatos reais, tomar decisões…

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 zeca

    Leitão
    Mais uma vez obrigado pelo reforço das aulas, mas que segurar CMIG com a estrategia petista anunciada é dose! !!
    Abs Zeca

  8. 8 Vanio Vedova

    Boa noite Leitão;
    Acompanho seu site desde 2010 e admiro muito, PARABÉNS!!!!
    Já tenho uma carteira de IG de 04 anos e comecei a me interessar por outras formas de remuneração de carteira como aluguel ou venda coberta, você conhece o método de venda coberta do Bastter? O que você acha? Fique a vontade para comentar…

  9. 9 croaca

    gostaria de ouvir o comentario ,seu leitao sobre venda coberta a meu ver e uma boa quando conhece bem o m
    ercado.

  10. 10 Leitão

    Oi Vanio! Oi Croaca!
    Bom dia!

    Obrigado, Vanio!

    Sobre Venda Coberta e Aluguel de Ações, acho que já comentei sobre isso com você antes, veja… (Rsss):

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/08/04/chat-04-a-10ago/#comment-24123

    O Bastter já lida com esse tema a muitos anos, tem livros e cursos sobre isso. Não conheço os detalhes do trabalho dele e nem posso opinar, mas não tenho nada contra, ele tem feito um trabalho diligente e dedicado a muitos anos…

    Abraços!
    Leitão

  11. 11 Vanio Vedova

    Obrigado Leitão, lembro que você já tinha comentado… Mas desta vez detalhei mais a pergunta incluindo a questão do método do Bastter, que realmente me parece que faz um trabalho tão sério e importante quanto o seu, parabéns aos dois pela boa educação financeira das pessoas.

  12. Quero aproveitar a oportunidade e agradecer ao Leitao pelos excelentes conhecimentos repassados durante seu curso e tambem aqui no blog. Fiz o curso do Leitao em 2009 e desde entao faco IG. No momento minha carteira esta remunerando 6,85% em dividendos. Um forte abraco.
    Marcos

  13. 13 Leitão

    Oi Marcos!
    Obrigado pelo depoimento!

    Que bom saber que está indo bem, parabéns! Os dividendos tendem a crescer a cada ano e isso vai ficar cada vez melhor. E o melhor: o patrimônio das empresas cresce também e precisou de liquidez é super rápido… (Outro dia um amigo meu estava querendo vender um lote e estava reclamando que não tem liquidez, que é super complicado tanto manter quanto tentar vender… rss).

    Abraço!
    Leitão

  14. Bom Dia!

    Leitão,

    Primeiro quero aqui agradecer a oportunidade de fazer o Curso com você. Simplesmente ESPETACULAR. Parabéns!
    Quanto a questão dos imóveis, você esta coberto de razão, hoje tenho um patrimônio considerável em imoveis, mas é como você colocou, quando precisa vender a coisa complica, além do que hoje vale x, mas na urgencia da venda o mercado sempre paga -x, ou x -. No meu caso não me preocupo muito, pois a maioria já teve grande valorização. Por isso agora que aprendi como fazer estou partindo para meu IG correto, pois tenho prazo definido para viver de dividendos.
    Grande Abraço
    Jânio

  15. 15 Leitão

    Oi Jânio!
    Obrigado pelo depoimento! Fico contente mesmo que tenha ficado satisfeito. Alegria de professor é ver seus alunos voando alto! :-) Valeu!

    E sobre imóveis, pois é, é desse jeito mesmo. Também tenho patrimônio em imóveis mas são desse jeito: dor de cabeça e elefantes meio brancos…rsss Mas para diversificação é válido… E o principal fica nas ações, que só dão alegria e nenhum trabalho… rsss…

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 Falcão

    Com todo respeito, mas comparar o leitão com o Bastter é como comparar um chefe novo e um outro turrão que tá há 30 anos fazendo a mesma coisa.
    Primeiro que o Leitão mostra a carteira. Bastter nunca mostra (e sinceramente duvido que ele tenha).
    Outro ponto importante, aqui a gente é sempre bem tratado e lá se vc colocar qualquer coisa contra a ideia dele, vc é escrachado.
    Terceiro, a ideia do bastter é comprar o ativo a qualquer preço, desde que esteja dando lucro. Ou seja, BBAS é extremamente lucrativo. Eu prefiro comprar a 18, mas segundo a “técnica” dele, o importante é comprar sempre, independente do preço (o que é um absurdo – alguem compraria BBAS a 38?).
    Essas são na minha dúvida as principais diferenças, sem contar que o Leitão mostra a estratégia atraves do fundamentalismo e com gráficos…a única coisa boa do site dele são os dados históricos de lucro, receita, etc.
    Desculpa entrar nesse mérito no seu site Leitão, mas não pude resistir…
    Abraço
    Falcão

  17. 17 Wilson

    Leitao, tudo bem?
    Pregunta rápida. Para ficar mais fácil de administrar as carteiras, vale a pena ter conta em duas corretoras? Uma para a carteira fixa de longo prazo, e a outra conta para os trades.
    A ideia eh que a primeira seja um corretora mais confiavel e a segunda a que tenha a menor corretagem.

    Dessa maneira fica mais fácil separar as duas formar de atuação que você ensina ; investidor e especulador

    Que te parece?
    Abs,
    Wilson

  18. 18 Zeca

    Wilson
    Sem alterar em nada a futura resposta do Leitao , gostaria apenas de alerta-lo que ao ter 2 contas separadas em 2 corretoras , voce vai ter um trabalho extra se por acaso comprar e vender uma ação numa corretora e nao mexer no portfolio da outra ( ex: voce tem BBAS3 nas 2 corretoras mas vende ou especula com as BBAS3 de apenas uma corretora) …para o Imposto de Renda , todas as BBAS3 farao parte do mesmo portfolio e o preço medio para efeito de lucro taxavel deverá considerar o total das açoes BBAS3 e nao apenas aquelas vendidas de uma corretora. Abs Zeca

  19. 19 Sam

    Zeca

    Também pensei o mesmo que vc quando vi o post de wilson.
    Acho que essa estratégia só faria sentido se ele nunca especulasse com as mesmas ações que mantém no longo prazo. E mesmo nesse caso não vejo necessidade de manter esta separação. Leitão por diversas vezes já sugeriu aqui que quem deseja investir e especular … uma boa saída para não misturar tudo é investir nas ON e especular com as PN ( tudo na mesma corretora). Eu mesmo tenho feito isso. O problema são as ações que só tem ON ( BBAS, ABEV, etc), aí não tem jeito, ou mantém apenas pra investimento, ou vai embolar tudo rs

  20. Dando palpite na discussão também. Outra alternativa, para quem for casado e tiverem seus planos de investimento e especulação em comum com os do cônjuge, seria interessante uma conta para cada pessoa (cada CPF), mas ao invés de cada um usar a sua ambos usam as duas, uma só para especular e outra só para investir.

  21. Ele nao mostra mas da pra perceber claramente as ações que ele considera boas. Lógico que ele tem uma carteira, nao é bobo. E apesar de turrao ele ensina o investimento gradual e disponibiliza gratuitamente e mastigado o quadro dos balanços das empresas. Sem o Bastter eu estaria perdido.

  22. 22 Vanio Vedova

    Pessoal, desculpe se ao falar do Bastter iniciei uma discussão negativa, sou como o Leitão, vejo sempre o melhor dos mundos e apesar de “ponta firme” o Bastter também faz um trabalho educacional. Também considero o Leitão um educador sem igual, PARABÉNS Leitão e desculpe por gerar este tipo de discussão no seu blog, a idéia aqui sempre foi de um bom aprendizado de educação financeira, e nisso você é incomparável, PARABÉNS NOVAMENTE.
    Vanio Vedova

  23. 23 Vanio Vedova

    E olha que já te acompanho e também muitos sites a mais de 05 anos…

  24. 24 Rodolfo

    Fala Leitão,

    Acho que você comentou dia desses que iria iniciar uma carteira para o Heitor…pois bem, meu herdeiro chegou mês passado e abri uma conta no nome dele, para iniciar uma carteira de IG.
    Minha duvida é…como fica a situação de Imposto de Renda dele? Terei que declarar?…se puder dar uma luz…

    Abraços.

  25. 25 Roberto D.

    Boa tarde Mestre Leitão ,

    Em referência a Cemig, para investimento gradual, prefere a CMIG3 ou CMIG4 ?

    Att

  26. 26 OValter.

    Boa pergunta! A minha filhota fez 5 anos, posso abrir uma conta para ela em corretora, por enquanto estou considerando as compras em FII que faço para ela, e as ações para a mamãe e papai aposentados.

  27. 27 Leitão

    Oi pessoal!
    Bom dia!

    Desculpem-me a demora, estive fora nesse final de semana tomando um ar puro nas montanhas de Minas ali perto de Ouro Preto… Olha, sou suspeito pra falar, Minas é bom demais! O Heitor com apenas 02 meses já subiu nas montanhas e ficou vidrado no visual… :-)

    ————————————–
    Oi Falcão!
    Obrigado pelo crédito, gentileza sua!

    Vamos caminhando em frente, cada um contribuindo do seu jeito…

    ———————-
    Oi Wilson!

    O Zeca, o Sam e o Biruta já deram algumas boas idéias (Obrigado, pessoal!).

    Não vejo necessidade de ter conta em mais de uma corretora, mas também não vejo problema quanto a isso. Vai do gosto de cada um, desde que mantenha a coisa organizada.

    Procure ter planilhas separadas: Uma planilha para controlar Especulação e outra para Investimento. E alguns gostam de usar uma terceira planilha com tudo junto apenas para fins de apuração de IR.

    Mantenha tudo bem anotado nas planilhas e tudo bem…

    ————————
    Oi Thiago!
    Pois é, como eu disse, cada um contribui do seu jeito… O importante é somar.

    ——————————–
    Oi Vanio!
    Tudo bem, sem problemas! Obrigado mais uma vez pelo crédito! Eu que fico contente com a turma bacana que frequenta a cozinha aqui… :-)

    —————
    Oi Rodolfo!
    Sim, vou iniciar uma carteira para o Heitor… Mas como quero envolver a mãe dele nisso combinei com ela de começarmos juntos em Janeiro de 2015.

    Ainda não sei se vou fazer no meu nome, no nome dela ou no dele… Você levantou uma boa pergunta agora… Vou pensar sobre isso. Talvez seja legal já fazer no CPF dele, mas nem sei se bebê pode ter conta em corretora… Rssssss!!

    Mas na dúvida farei na minha conta mesmo, apenas separando isso em uma planilha à parte. Vou pensar… :-) Aí o IR fica na minha mesmo… ai ai…

    ————————
    Oi Roberto!

    Tanto CMIG3 quanto CMIG4 são tratadas da mesma forma pela política de dividendos da empresa, e como a ON tem Tag-along (amarração com os controladores) e possui uma liquidez razoável pode-se optar por ela para Investimento. Já para eventuais especulações a PN e melhor, mais líquida.

    ———————-
    Abraços e ótima semana, pessoal!
    Leitão

  28. 28 Rodolfo

    Fala Leitão,
    Já que ainda não fez, vou te dar as dicas:
    O CPF você tira fácil nas agências dos correios. Lá eles te darão o número, e basta você imprimir o cartão no site da receita.
    Quanto a conta, abri na Rico no nome dele, porém eu administrando. Mas vai uma dica…como coloquei a mesma conta corrente minha e dele, passei por um transtorno, pois ao transferir, o valor foi creditado na minha conta na Rico e tive que pedir transferência para a conta dele. Tive uma dica que foi abrir uma poupança no nome dele, e vinculá-la na conta da Rico. Assim ao fazer a transferência, já cairá direto na conta dele.
    Bom, se tiver novidades sobre o IR me fale…vou postar essa duvida no buteco…quem sabe me ajudam.
    E não perde tempo para abrir a conta do Heitor…rsrsrs
    Abraços.

  29. 29 Leitão

    Oi Rodolfo!
    Legal! Obrigado pelas dicas, serão úteis mesmo!

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s