CHAT 08 a 14/set

08set14

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro
      RSS dos comentáriosAcesse esse Blog com seu SmartPhone ou Tablet



33 Responses to “CHAT 08 a 14/set”

  1. 1 Rafael Resende

    Boa noite, Leitão e amigos do Blog.

    ” Se o governo brasileiro fosse administrar o deserto do Saara, em cinco anos não só faltaria areia, mas haveria uma folha de pagamento de cerca de cinco mil cargos de confiança que investigariam o sumiço, uma CPI do Grão, uma Comissão de Ética e alguns governantes afirmando: “Nós não percebemos que a areia estava diminuindo, mas vamos atrás do culpado, mesmo que tenhamos que cortar da própria carne”. Está mais do que provado que o modelo de estatais no Brasil não funciona. Hoje as empresas que menos dão lucro no país, oferecem os piores serviços e, contudo, são as que mais empregam. Mesmo assim, mais da metade da população treme ao ouvir o palavrão “Privatização”. Mas se o serviço público não funciona, por que a privatização se tornou esse pecado?” – descrição de um livro.

    Com as eleições vem as propostas dos candidatos com relação à nossa economia…. Mais especificamente com relação a PETR… empresa estatal que é assunto do momento… empresa, pelo que parece, usada para fins a qual não foi destinada, fins eleitoreiros e políticos….

    No meio desse bla´blá blá das campanhas, a gente escuta a questão da privatização das empresas estatais…. PRIVATIZAÇÃO… ÃO…. ÃO…. essa palavra assusta muitos dos brasileiros… mas será que não seria a melhor solução para uma empresa como a PETR e outras gigantes do estado?

    Leitão e amigos, qual a opinião de vcs?

  2. 2 croaca

    nessa briga deles pode voltar a promoção de coisa boa que fica separada para investidores

  3. 3 Marcão

    Olá Leitão,

    Tenho acompanhado o blog a pouco tempo, parabéns pelo trabalho! já invisto em ações faz alguns anos, sempre como especulador ”correndo em círculo”, ganhando e perdendo sem chegar a lugar algum. Um ano atrás resolvi mudar a estratégia, passei a investir com base em fundamentos, compra sistemática, disciplina, foco em dividendos e longo prazo. Apesar do pouco tempo já começam aparecer bons resultados. Eu gostaria de saber se você vive de dividendos, ou seja se paga suas contas com os dividendos que recebe, e se sim, quanto tempo levou para chegar neste patamar? Caso algum outro colega queira compartilhar sua experiência eu ficarei agradecido.
    Um abraço

  4. 4 Buloto

    Aproveitando o gancho a respeito de dividendos, gostaria de saber se empresas boas pagadoras de dividendos (rotineiramente) mantêm o padrão de pagamentos com o passar dos anos, ou se não há uma periodicidade certa nestes pagamentos.

  5. 5 Leitão

    Oi Rafael!

    Privatização é sempre bom do ponto de vista empresarial. A iniciativa privada, focada no Lucro, tente a administrar melhor, atender melhor, dar resultados financeiros melhores…

    Mas… Alguns setores são estratégicos para um país/povo e precisam, além de dar Lucro, dar também retorno Social. O papel do Governo não é só dar lucro, mas dar retorno à sociedade… muitas vezes sacrificando o lucro. Mas isso não tem nada a ver com incompetência, má gestão, politicagem ou corrupção, o que infelizmente acontece com frequência…

    Penso que a Petrobras e outros setores estratégicos e importantes para a sociedade em geral não precisam ser privatizados, precisam de governo melhor… (Felizmente esse ano vamos dar uma boa mudada!)

    ————————————
    Oi Marcão!
    Obrigado pelas visitas! Que bom que está gostando e pode ficar sempre à vontade aqui na minha cozinha!

    Que bom também que os conceitos aqui do Blog estão lhe ajudando a entrar no caminho certo… pelo que você comentou vejo que já está indo bem…

    Sim, vivo dos frutos de meus investimentos, são eles: Dividendos, juros, aluguéis, desde os 32 anos… Hoje estou com 37 e mais jovem de quando tinha 32..rsss (Obs.: das 3 fontes que citei a primeira, dividendos, já é suficiente.)

    Levou uma vida inteira, mas se bem que 32 é jovem, né… Rsss… Mas sendo mais objetivo, 10 anos de investimentos intensos… dos 22 aos 32 peguei pesado no tema Investimento, e o esforço e disciplina valeram a pena… :-)

    ——————————-
    Oi Buloto!
    As empresas tendem a manter uma política de dividendos constante sim, ou seja, um % médio estável… Mas eu disse %, pois os lucros variam a cada ano (geralmente para mais)… Mas podem ter fortes sazonalidades, inclusive Zero… O dinheiro vindo de dividendos é bom, mas irregular…

    ———–
    Abraços!
    Leitão

  6. Olá Leitão. A VALE já cabe uma atualização no gráfico ?
    Grande abraço…

  7. 7 Leitão

    Oi Cesar!

    Estou acompanhando e assim que der uma leitura clara atualizo esse e outros também…

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Alberto

    Oi CesarBSB!!

    O gráfico é o mesmo da última atualização !! Só que rompeu a congestão em 25,50, ou seja esta sinalizando uma ida pra baixo, em torno de 20,40.

    Um abraço.

    Alberto

  9. 9 OValter

    Aproveitando o gancho da Petrobrás, vi que ainda não entrou no novo mercado, é isso mesmo?
    Isso evitaria, ou reduziria, as possíveis corrupções?
    Quando ouço que sumiu grana ou que foi desviada fico pensando em quanto do social a empresa poderia ter investido.
    Não sei se onde vcs moram, moro em São Paulo, tenho percebido que há uma redução no número de postos da Petrobrás, muitos passando a ser bandeira branca, será apenas impressão minha?
    No mais aguardamos mudança, abraços a todos.

  10. 10 Wendel

    Alberto, minha análise gráfica está parecida com a sua? A título de especulação, estou com vale a um preço médio de 25,50.
    —————————————————————————————————–
    Leitão, como o Alberto poderia estar certo de que a vale rompeu congestão a 25,50? Pra mim, ainda acho que é só um repique.

  11. 11 Leitão

    Oi Wendel! Oi Alberto!

    Aqui no Blog não posso dar dicas diretas de operação e nem devemos ficar trocando mensagens com esse fim…

    Wendel, nunca opere a partir de dicas de terceiros… Desenvolva sempre sua técnica pessoal…

    ———————
    Oi OValter!

    Concentre-se sempre de forma objetiva em cima dos resultados das empresas, esqueça o resto, senão vai ficar sempre confuso…

    Defina seus critérios, analise a empresa e se passar nos critério, ok, faz parte do time. Se não passar, não entra no time. Simples assim.

    ———
    Abraços!
    Leitão

  12. 12 Rafael Resende

    Leitão, boa noite! Vc poderia tecer algum comentário sobre o setor educacional? KROT3, ESTC3….( estão muito caras! )

    Ou se já tiver alguma parte do seu blog que tenha comentado sobre… poderia deixar o link?

    Obrigado.

  13. 13 Leitão

    Oi Rafael!
    Boa noite!

    O setor tem um histórico bem fraco, mas KROT3 e ESTC3 têm mostrado um desempenho muito bom recentemente. Ambas crescendo muito e gerando ótimos lucros. KROT3 está melhor, com mais dividendos. Ambas estão bem caras no momento… Pode-se acompanhar essas duas mais de perto sim…

    Um abraço!
    Leitão

  14. 14 FH

    Boa noite, Leitão / pessoal.

    Pergunta: por que montar uma carteira de dividendos é um bom investimento?

    Alguns dizem até que o preço do ativo nem interessa, que é bom o preço do ativo ir até o fundo do poço para comprar um caminhão de ações, etc.

    Se o valor da ação não interessa e se uma ação boa dá uns 5%a.a de dividendos, por que não acumular em título do governo que está dando por volta de 10.90%a.a. (exemplo pensando no título atrelado à selic, investimento “sem risco”, tendo ainda que descontar o IR)?

    Acho que de tanto ler sobre o assunto acabei ficando confuso e duvidando do que aprendi, rs.

    Abraço
    FH

  15. 15 Breno Medeiros

    Oi FH,

    Você não deve querer enxergar nenhum indicador isoladamente. De certa maneira, tem vários indicadores importantes.

    A gente não pode simplificar que preço não importa e o que importa são os dividendos. No curso do Leitão a gente aprende vários conceitos e aprende, também, que estes conceitos devem ser empregados dentro de uma estratégia.

    Por que eu estou dizendo isso? Imagine eu dizer a você que uma determinada empresa tem indicadores excelentes. Aí você compra uma grande quantidade de ações deste papel, vê a cotação cair (pode cair muito) e vende. Qual foi o ganho que você teve? Você teve prejuízo. Isso aconteceu porque você não utilizou uma estratégia de investimento gradual (compras divididas ao longo do tempo) e não esperou para que a empresa gerasse os retornos. É importante ressaltar que uma grande queda nas cotações pode acontecer inclusive com ações que estão com preços considerados baixos.

    Por outro lado, a gente também não pode simplesmente querer investir em qualquer empresa somente porque possui ótimos dividendos. Coloco como exemplo a Eletropaulo, que distribuía excelentes dividendos e continua ainda até distribuindo um pouco, mas desde o ano passado não dá lucro, vê a sua dívida aumentando e o seu patrimônio líquido caindo. O que esperar de uma empresa destas no longo prazo?

    Às vezes uma empresa não está barata, nem está com dividendos interessantes, mas é uma excelente empresa, com ótimos fundamentos, gerando excelentes retornos. Dessa forma, mais importante do que analisar o percentual que a empresa está pagando em dividendos é analisar a saúde da empresa através da análise fundamentalista.

    Agora se você fizer muita questão em comparar os retornos entre a renda fixa e a renda variável (investimento em ações), o mais correto seria analisar o percentual do Retorno sobre o Patrimônio Líquido. É esse indicador que vai futuramente refletir na distribuição de dividendos e/ou na valorização do seu preço no mercado. Entretanto, faço algumas ressalvas:

    – Você não deve analisar apenas este indicador;

    – Deve aprender o máximo possível até estar seguro sobre o que sabe;

    – Deve fazer uma análise fundamentalista das empresas;

    – Deve possuir uma carteira diversificada; e

    – Deve ter estratégia.

    Bons estudos e bons investimentos!

    Breno Medeiros

  16. 16 Leitão

    Oi FH!

    O Breno já fez um excelente comentário (Obrigado, Breno! Esses meus ex-alunos já estão é dando aula! Rsss)

    É bem simples: ao se tornar sócio de uma empresa você cresce com ela. Ao longo dos anos a empresa vai valer mais (independente de suas oscilações) e vai cada vez mais lhe pagar dividendos. 100 ações que comprar hoje vão lhe dar 5%, por exemplo. Daqui a 5 anos as mesmas 100 ações vão lhe dar muito mais que isso, pois depois de 5 anos uma boa empresa vai estar faturando e lucrando muito mais, e melhor, como são as empresas que geram a inflação, você vai estar do lado certo do sistema capitalista: do lado do Capital.

    No sistema capitalista o melhor lado para ficar é o lado do Capital.

    Veja mais:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/11/19/mercado-de-acoes-por-que/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/02/21/renda-fixa-da-juros-bolsa-de-valores-da-capital/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/03/05/qual-e-o-rendimento-da-bolsa-de-valores/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/08/31/quer-ser-meu-socio-em-um-bom-negocio/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/07/04/fundos-de-acoes-sao-melhores-para-quem-tem-pouco-dinheiro-para-aplicar/

    Abraços!
    Leitão

  17. 17 Alberto

    Oi, Leitão !

    A inflação é a desvalorização do poder de compra do dinheiro. Ela ocorre quando há mais dinheiro em circulação do que produtos e serviços disponível no mercado.

    As causas mais frequentes do surto inflacionário podemos citar como exemplo, a quebra de safra agrícola, a política monetária expansionista do governo (oferta de crédito acima do produtos disponível ) e a deficiência do setor produtivo em oferecer produtos e serviços.

    O trabalhos das pessoas e das empresa bem gerenciadas (grupo de pessoas) geram a riqueza de uma nação, acho lamentável que um blog com fim educacional possa propagar uma inverdade dessa!!!!

    Um abraços

    Alberto.

  18. 18 Leitão

    Oi Alberto!

    Sim, você está 100% correto…

    E, quando somos sócios de boas empresas estamos, em última instancia, recebendo os lucros delas.

    Se a Ambev eleva o preço da cerveja (inflação) eu, sócio, lucro com ela e estou do lado do capital…

    Em fim, o objetivo não é discutir teses econômicas, e sim mostrar como é bom ser investidor em bolsa…

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 FII+TD+AÇÔES

    Leitão.
    Na sua estratégia de LP , para um capital maior que 1M, como vc iniciaria seus investimentos em ações?

  20. 20 Leitão

    Oi “FII+TD+Ações”!
    Vixe! Depois arrume um nickname mais fácil…. rssss

    1M é um bom capital líquido, parabéns!

    Primeiro tem que evitar erros graves, são eles:

    1) Nunca aportar muito de uma vez só. Tem que fazer um plano de compras gradual e sistemático, diversificando e montando uma carteira saudável com digamos umas 20 boas empresas, bem equilibrado e sem correria – muita gente começa na bolsa aportando muito de uma vez, em poucas empresas, e…

    2) Selecionar boas empresas, lucrativas, bem geridas. Muita gente acaba colocando dinheiro em empresas de qualidade ruim só por marketing, dicas de corretoras, de bancos, dicas de terceiros, popularidade em fóruns, etc…

    Administrar valores maiores é mais fácil ainda que valores menores, veja mais:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/02/14/administrar-muito-dinheiro-e-bem-mais-facil-do-que-administrar-pouco/

    Bem, a lógica é muito simples. Investir bem em bolsa não é difícil. O mais difícil é ter firmeza, disciplina. A gente só tem sossego quando entende, acredita e confia. Por isso o que mais trabalho com meus alunos é isso: firmeza em bons conceitos, uma preparação mental para a bolsa…

    Mas aqui no Blog estou sempre comentando sobre esses bons conceitos. Procure ir lendo tudo que puder por aqui, isso vai lhe ajudar…

    Um abraço!
    Leitão

  21. 21 FII+TD+AÇÔES

    Ok ,
    Mas digamos que vc comece num momento onde os fundamentos estão favoráveis, P/L baixo, Dy alto, queda geral de cotações> 30% sem que a queda dos lucros acompanhem essa mesma proporção etc. Ainda sim vc não poderia entrar mais pesado??
    E qual sua proporção em ativos RF,e R Variável.
    Ela pode variar de acordo com o momento do mercado?
    Ps pode me chamar de FTA. abs rsrs

  22. 22 Leitão

    Oi FTA! (agora melhorou! rs)

    1M já é bem pesado, e se diluir isso em X meses será pesado de qualquer forma (digamos, por exemplo, não menos que 24 meses).

    Não precisa ansiedade. Ansiedade causa muitos erros em bolsa. O bom investidor não tenta acelerar a coisa, ele tem paciência, calma, serenidade… O tempo é nosso amigo, e não nosso inimigo.

    *Um parêntese: Para fazer aportes mais específicos e pontuais é necessário conceitos de Investimento em Valor, e mesmo assim também é feito de forma ponderada. (Nunca tente fazer Investimento em Valor sem entender o que é isso).

    Sobre alocação: uma alocação padrão e saudável é 50% RF e 50% RV. Quanto mais você entende e sente firmeza em RV, mais pode alocar… digamos até uns 75%RV. E pode sim variar de acordo com o mercado… Mercados em baixa (empresas baratas) podemos ter uma sistemática (também ponderada) de alocação mais forte…

    Abraço!
    Leitão

  23. 23 FII+TD+AÇÔES

    Certo,
    Percebo lendo seus posts que vc prefere empresas mais capitalizadas em relação as Smalcaps, existe algum motivo?
    Por exemplo PINE4,MTSA4,CGRA4,DOHL4,CPLE3 entre outras que vem dado bons lucros nos últimos 5 anos e estão negociadas a múltiplos baixos.
    Ah e vc pega sua base de daos no fundamentus? abs

  24. 24 Leitão

    Oi FTA!
    Bom dia!

    Não tenho preferência por tamanho ou por rótulos, e sim por qualidade. Seja grande ou pequena o que importa é se é uma boa empresa, lucrativa e bem gerida.

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/04/21/acoes-as-excelentes-as-pessimas-as-outras/

    As bases de dados para se fazer análise fundamentalista podem ser várias, incluindo sites como guiainvest, fundamentus, bastter, site da Bovespa, site das próprias empresas, etc… Dados não são problema e temos aos montes, o mais importante é saber ler de forma objetiva esses dados.

    Abraço!
    Leitão

  25. Oi Leitao! Tudo bem?
    Acompanho seu blog de perto, leio tudo!
    Aprendi muito lendo seus conceitos e ensinamentos e venho investindo a pelo menos 2 anos. Antes só colocava dinheiro em TD por que ainda não tinha conhecimento suficiente.
    Hoje vejo minhas ações crescerem com calma, de forma sustentável. Recentemente adquiri um imóvel para diversificar também. O mesmo já valorizou muito e ainda recebo aluguel todo mês!!

    Não consigo viver ainda dos meus investimentos. Mas estou forte nesse sonho de vida. Meu problema é que não consigo manter a disciplina mensal. Tem mês que invisto, tem mês que não. Na verdade mesmo, se for ver estou disciplinado, pois acabo investindo somente em meses pares….rsrs

    Só acumulo ações e TD. Hoje com os aprendizados, deixo cerca de 65% em RV e o restante em RF, pois tenho confiança e me julgo capacitado também pelos resultados que tenho obtido.

    Queria sua opinião sobre minha estratégia e se estou no caminho certo.

    Abraços!!

  26. 26 FII+TD+AÇÔES

    Olá Leitão,
    Segue abaixo um post de um seguidor do site, aonde vc deu os parabéns e disse que estava no caminho certo, mas estas ações so sofreram com podem ser boas após tanto tempo em baixa ou de lado?
    Pergunto isso pq quero fazer o seu curso mas quero sentir sua estratégia para fazê-lo com segurança pois tbm estou na bolsa ha uns 10 anos , só que sou meio desorganizado, mas tenho resultados BEM melhores que esse abaixo;
    Jeferson da Luz on 2009-abril-21

    Eu prefiro ficar com as 10% excelentes…
    Destes 10% excelentes, eu escolho 30% destas excelentes…
    Aplico 50% do meu capital mensal….
    Compro 100% de acoes com estes 50%…
    Lanço opcoes, venda coberta em pelo menos 80% do meu capital…
    Consigo um crescimento do meu capital em 5% mensal…
    Fico 100% feliz !!
    E 0,1% preocupado com o meu futuro financeiro…

    Quanto número, quanto embromaichon, quanta asneira !!!!….hahahhahahaha

    Pelo menos para mim, a minha ideia de crescimento é

    – Comprar coisa boa (VALE5, PETR4, USIM5, CSNA3)
    – Venda coberta de opcoes sobre VALE5 e PETR4 para remunerar minha carteira
    – Nada de ganancia…3 a 5 % mensais já está bom !!!
    – Realizar investimentos mensais, para obter o crescimento desejado no prazo de 5 a 10 anos
    – Disciplina !!!!

    A dois meses iniciei esta estrategia, e está sendo bem legal ver meu patrimonio crescendo…

    É isto ae

    Abraço !!!

  27. 27 FII+TD+AÇÔES

    Por exemplo hj vc considera uma ABEV3 uma excelente empresa e de fato é, mas pagar um P/L de 30 não seria otimismo demais?
    O que seria mais simples de acontecer: uma empresa crescer os seus lucros a 10% ou a 30%? É uma questão de lógica, as expectativas mais pessimistas ou moderadas são muito mais fáceis de ocorrer do que expectativas otimistas. Se levarmos esse raciocínio para o mercado como um todo, pode-se entender que é muito mais fácil que empresas onde há pessimismo em relação ao crescimento dos seus lucros (além do mais levando em contra o princípio da regressão à média) surpreendam positivamente do que empresas onde há grandes expectativas pelo crescimento do lucro, já que estatisticamente é muito mais fácil que o primeiro evento ocorra.
    Abs

  28. 28 Renato

    Futurismo na bolsa? Sei nao hein…. lembrando que onde há fumaça tem fogo…
    Importante, ja que vai se preocupar com um indicador isolado, é olhar o P/L histórico, por exemplo a AMBV3, sempre teve em torno de 30, mas se olhar o lucro por ação, subiu de 0,7 para 3,2. Jamais uma empresa cresce eternamente, mas uma empresa boa tende a continuar boa.

  29. 29 FII+TD+AÇÔES

    Minha colocação que a empresa é excelente, mas não dá pra investir a QQ preço, P/l alto, DY baixo , p/VPA alto, valor de mercado altíssimo, se ela continuar a crescer na mesma taxa vai ter que vender cerveja pra marte!! rsrsr abs

  30. 30 Renato

    P/l alto ela sempre teve. Pergunte a quem comprou em 2002 com p/l de 30 se ele esta contente com a empresa. Amanhã vender cerveja pra marte? Não sei, mas acho mais fácil ela arrumar um bom destino para o meu dinheiro do que eu. Com esses resultados exuberantes, vc esperava a emprrsa com p/l de 5?
    Abs

  31. 31 FII+TD+AÇÔES

    Achar empresa baratas é fácil. Achar empresas boas também. O difícil é achar empresas boas E baratas,
    Não tenho o historico do P/L da ambv ak, se puder me informar onde consigo quero verificar.
    Por exemplo vale,petr,abev, valem hj cerca de 16%do PIB brasileiro, se daqui a dez anos elas se valorizarem 10X (27% ao ano) elas valerão mais que o PIB do brasil todo.
    Só colocando um pouco de questionamento no ar, apenas com o objtivo de ganhar dinheiro juntos e não achar que sou melhor ou pior que alguem. abs

  32. 32 Renato

    Entendo seus questionamentos e acho mt válido. Tb nao sou melhor q ng nao, inclysive mt bom nossa conversa para aprendermos. Não há como crescer infinito, claro q tem limite e se a empresa continuar crescendo assim vai comprar o mundo. As empresas q vc citou sao diferentes entre si. Estou me atendo a ambev, q nao sei como será no futuro, mas atualmente, entrega resultados excelentes e sempre teve p/l alto, repito, sempre. Portanto, esse indicador sozinho nao reflete nada. Se basear nele pra comprar uma empresa vai evitar entrar em empresas caras, mas tb vai evitar de entrar em empresas excelentes. Nao consigo acreditar q o mercado eh bobo e deixa empresas como Ambev baratas. No máximo, ela pode apresentar desconto frente um histórico, mas dizer q vc vai achar empresa como ela barata eh um pouco de utopia, eu acho. Petr tem o governo e vale eh ciclica então são beeeemmmm diferentes.

  33. 33 Leitão

    Oi Valter!
    Bom dia!

    Obrigado pelas visitas, fico sempre contente em saber que o Blog está ajudando, valeu!

    Pelo que comentou vejo que está no caminho certo sim, tendo disciplina de acumulação, balanceando e diversificando. Sem mais detalhes não posso opinar muito, mas espero que esteja selecionando somente boas empresas para a sua carteira e sempre atento aos vários bons conceitos de investimento…

    ————————————
    Oi FTA, oi Renato!
    Muito boa a troca de ideias dos dois…

    FTA, o comentário que citou é esse:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/04/21/acoes-as-excelentes-as-pessimas-as-outras/#comment-1893

    (Pode citar o link completo ao invés de colar a msg, para não bagunçar)

    Meu comentário ao Jefferson foi feito a 5 anos atrás e me ative apenas aos Conceitos que ele comentou, sem entrar em detalhes (poderia ter explorado muito mais sua mensagem, detalhado mais, mas nem sempre estou com tempo como agora, por exemplo). Observei que ele estava focado em selecionar as melhores ações baseadas em seus fundamentos e resultados e que ele estava diversificando e alocando com prudência. E também sem dar atenção a boataria e noticiários, ou seja, estava tomando decisões de forma disciplinada, sóbria e independente.

    Nos últimos 5 anos a situação de muitas empresas mudou, ora para positivo ora para negativo, o que é perfeitamente normal e está dentro de uma estratégia sóbria de investimentos.

    Por exemplo: naquela época Ambev e Natura estavam em baixa, depois disso melhoraram muito. Naquela época as Mineradoras e Siderúrgica estavam em pleno boom Chines, agora enfrentam estagnação.

    Hoje Ambev continua bem e forte, mas e daqui a 5 anos? Pode estar super bem ou super mal. E o que fazemos? Ficamos eufóricos com o presente ou temerosos com o futuro?

    Essa é questão!

    Não podemos ficar travados com medo do futuro, ou exercitar a futurologia tentando adivinhar tudo que vem pela frente.

    Por mais que analisemos criteriosamente nossas empresas vez ou outra vamos ter surpresas, positivas ou negativas. O mundo empresarial é assim mesmo, cheio de desafios sempre.

    ==> O que fazemos é investir com segurança e disciplina sempre, focados em bons conceitos, de forma que independente de Futuros, vamos estar indo bem…

    ——————————–
    Abraços!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s