CHAT 01 a 07/set

01set14

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro
      RSS dos comentáriosAcesse esse Blog com seu SmartPhone ou Tablet



29 Responses to “CHAT 01 a 07/set”

  1. 1 Marcelo

    Fala Leitão.

    Tenho uma dúvida… Primeiramente meu perfil de investimento.

    Sempre segui o seu perfil, perfil do bastter e etc. Holder, acumulando patrimonio e etc.

    Bom. Com este ralizão eleitoral as coisas meio que deram certo para mim, por exemplo com BBAS que acumulo alta de quase 75% do meu preço médio.

    Ainda não vendi, sigo comprado, mas minha dúvida é se devo realizar lucro. Penso se esta estratégia não tenha que ter um stop gain.

    Meu medo é a bolsa cair, voltar pra 40 mil pontos e ai eu perdi o bonde e esse lucro ai.

    O que você acha, que seja a melhor estratégia? As vezes penso que no longo prazo eu só paro de comprar bbas e se cair de novo eu volto a comprar e faço vista grossa pra este lucro que eu poderia ter feito.

    Me ajuda ae kkk

    Abraço

  2. 2 Leitão

    Oi Marcelo!

    Primeiro o básico: Não se mistura conceitos de Especulação com conceitos de Investimento.

    Em investimento não existe o conceito de Stop Loss ou Stop Gain, isso é de Especulação.

    Se você está nessa do BB com intuito de Investimento então não deve se atormentar caso suba demais e nem caso caia demais. O foco não é no preço momentâneo do papel, e sim na Acumulação sistemática ao longo dos anos visando crescer como Sócio de uma boa empresa e que lhe paga bons dividendos.

    Só se vende uma empresa de investimento caso seus Fundamentos piorem. O dia que o BB deixar de ser uma boa empresa, aí sim deixamos de ser sócio. Fora isso, esqueça as oscilações e siga como dono do negócio.

    Se subir até a lua, ok. Se cair até o chão, ok também. Nada disso muda o fato de ser sócio de uma boa empresa com bons fundamentos e boa pagadora de dividendos. O resto é oscilação de mercado.

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Peter Parker

    Leitao, se me permite complementar…

    Marcelo,

    Tenho um amigo que está a pouco tempo na bolsa. Comprou BBAS3 com intuito de investimento mas quando viu seu lote de acoes que comprou a 20 subir a 26 nao resistiu e botou “30% de lucro no bolso”. Resultado… BBAS3 está hoje a 34. Ele que estava feliz com seu lucro hoje está com uma dor de cotovelo danada.

    Eu mesmo quando comecei em 2006 também já fiz umas dessas. Ou seja, confundia investimento com especulacao. Se comprava um papel pra trade e o preco despencava, “movia” pra minha carteira de investimento. Se um papel de investimento voava, vendia e considerava como um “bom trade”. Essa é uma tremenda trapalhada mas muito normal com os inicitantes. Confundir os conceitos.

    Se eu tivesse acumudalo desde 2006 sem vender nada, com certeza minha carteira estaria muito melhor hoje.

    2 Coisas.
    1. Nao cofundir trade com investimento. Nao confundir os conceitos nunca.
    2. Nao tem como adivinhar fundo e teto. Voce pode ficar feliz se vender hoje a 34, mas como vai se sentir se o papel chegar a 45 em pouco tempo?

    Por isso é melhor esquecer preco e olhar pra frente – acumulando sempre boas empresas. Minha vida ficou bem mais tranquila depois que passei a apenas comprar e revisar se as empresas boas continuavam boas. Nao me importo com queda e nem quando a bolsa sobe. Pra falar a verdade, como sigo em fase de acumulacao, prefiro ela andando mais baixo do que alta.

    Tenho acoes que comprei em 2007 que hoje valem tres vezes mais (já descontando inflacao). Teve empresas que tive a sorte de comprar na crise de 2008. Ex: comprei NATU3 a 15 por exemplo. Para o investidor de LP ainda em fase de acumulacao, nada melhor do que uma boa crise :)

    É isso, espero ter ajudado. Moral da história, segura suas BBAS3 que o preco da acao tende a acompanhar o lucro e crescimento fa empresa no LP. Vai apenas revisando os balancos pra ver se ela continua do caminho certo. O site do bastter é bom para esses comparativos. E o blog do leitao o melhor que tem na internet para todos os conceitos.

    Abs,
    Peter P.

  4. Só li verdades!

  5. 5 Anônimo

    Olá Leitão,

    Ontem fiz um rebalanceamento da carteira, tinha umas ações da PETR4 compradas antes do IG e estavam com peso maior na carteira. Acabei vendendo uns lotes, e comprando com essa grana as ações dos meses subsequentes de setembro e outubro.

    Minha dúvida é: agora sigo em frente com as compras do mês de dezembro correto? o detalhe é q a Petr4 seria comprada em dezembro, nesse caso eu uso dinheiro dela p/comprar outra que está com menor percentual na carteira? ou divido entre os outros ativos que serão comprados?

    Minha carteira tem 20 ações, completando 2 anos de existência, DY até momento 4%, ainda estou perdendo da renda fixa, mas espero q em 5 anos com carteira já madura, os dividendos sejam só alegria.

    Sigo firme no IG…os dividendos estão evoluindo… :)

    Abraço,

    Zé Colmeia

  6. 6 Leitão

    Oi Peter Parker!
    Excelente comentário! Obrigado!

    ————————
    Oi Zé Colmeia!

    (Hehehe! É super-herói, desenho animado… só dá figura aqui! rsss)

    Você disse que fez um “rebalanceamento”. Ok. Então suponho que vendeu parte da Gordura acumulada… E suponho também que fez o seguinte: Essa gordura que extraiu deve ser parcelada e adicionada à FILA de copras subsequentes… Se fez isso ok, mas se já comprou antecipadamente fez errado…

    E se a PETR4 está gorda e rebalanceou com ela, então pode salta a próxima compra e ir para a próxima da fila… Siga a fila de compra em rodízio, sem ficar inventado moda… Fila é fila… não importa preço ou percentual,etc…

    O objetivo é sempre manter o Time todo equilibrado, com mesma musculatura e recebendo mesmo prato de feijão com arroz.

    Você não deixou seu email então não sei se é meu ex-aluno. Pelas dúvidas acredito que não seja. E se for: puxão de orelhas, não deveria ter esse tipo de dúvida… :-)

    —————
    Abraços!
    Leitão

  7. 7 aposentar custa caro

    Leitão,
    Quero comprar seu livro para conhecer mais a fundo sua filosofia.
    Minha pergunta? O kindle não doi a visão como o computador ?? Sinto que o papel é mais suave. Qual a diferença para o Kindle paperwhite?O aplicativo para androide simula papel tbm? abs

  8. 8 Leitão

    Oi APC!

    Olha, o Kindle é simplesmente fantástico! E olha que gosto muito de livro de papel, quando comecei também fiquei cismado… Mas hoje em dia é raro eu comprar livro em papel, só mesmo quando não encontro o digital.

    O Kindle não dói a visão, tem sistema de impressão em tela diferente dos Smartphones ou Tablets… ele realmente imprime as letras na tela sem necessidade de luz…. é como papel mesmo.

    É super prático, você leva uma biblioteca inteira no bolso onde for. A bateria dura muuuuito… Eu leio muito e a minha bateria dura um mês inteiro, é ótimo! Nem se compara com Smartphones ou Tablets, que nem um dia sequer duram…

    Os aplicativos android podem acessar livros Kindle, mas o Kindle real é muito melhor pois não emite luz e não cansa os olhos… Vale a pena adquirir o Kindle… E além do mais ele não tem distrações, o Kindle é somente para ler livros, sem firulas e enrolações que os Smartphones trazem…

    O Kindle Paperwhite é melhor do que o Kindle básico. Ele tem tela Touch e tem uma luz auxiliar de leitura que ajuda muito. Vale a pena pagar um pouco mais pelo Paperwhite…

    E além disso os livros digitais são bem mais baratos… A economia que se faz com os livros digitais automaticamente paga o investimento no aparelho Kindle…

    Meu livro, por exemplo, impresso custava R$ 45,90 (esgotou) e o digital custa só R$ 12,00 (não tem custos com papel, gráfica, correios, etc).

    Sou um entusiasta dos livros digitais agora. É o futuro, ou melhor dizendo, é o Presente! Simples, democrático, prático, econômico.

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 aposentar custa caro

    Obrigado pelo esclarecimento.
    Vc merece o sucesso , simplesmente por compartilhar coisas boas e desejar a melhora da vida das pessoas, parabéns!

  10. 10 Leitão

    Obrigado, APC! :-)

  11. 11 Anônimo

    Oi Leitão,

    Obrigado pela resposta…acho q fiz uma adaptação, dividi a gordura da Petr4 e comprei as ações que seriam compradas nos meses de setembro e outubro, para não ficar com dinheiro parado na corretora, pelo que você disse, deveria ter esperado a data certa da compra e somar com o aporte que estava programado. Agora entendi. Valeu pelo puxão de orelha! :) Vamos ver se não compromete o IG.

    Dos males o menor, dividi o aporte em 10 ações (metade da carteira, coincidentemente as que foram adicionadas à carteira por último), o certo seria dividir entre as 19 ações. Faço compra de 5 ativos por mês, o dinheiro investido foi mais ou menos igual ao investimento que faço mensal, então foi como se eu tivesse adiantado 2 meses no meu rodízio, entendeu?

    Não cometerei esse erro novamente!

    Obrigado,

    Zé Colmeia

  12. 12 Leitão

    Oi Zé Colmeia!
    Ah, sim! Ok… Não compromete… Nas próximas já fará melhor…
    Abraço!
    Leitão

  13. 13 Rafael Resende

    Leitão, boa tarde!

    Qual a melhor forma de gerenciar o IG? Comprando ações mensalmente em uma sequencia pré-definida e fixa, ou adquirir as ações de acordo com o desenvolvimento das ações dentro da carteira? Por exemplo: comprar a ação que esteja mais desvalorizada em relação ao percentual que determinei para ela dentro da carteira?

  14. Leitão, boa tarde!
    É minha primeira participação aqui no chat.
    Fiquei conhecendo-o através de seu livro: “Bolsa de Valores – Investir é Bossa Nova, Especular é Carnaval”. Publicação bem interessante e confesso que o livro já está todo “rabiscado”, pois muitos conceitos e dicas serão por mim aproveitados.
    Sou iniciante – comecei a investir no final de 2012, jogando.
    Felizmente entre um tropeço aqui e outro ali, consegui preservar meu investimento – sim investimento porque quero construir patrimônio.
    Hoje sou um pouco mais seguro em relação à Bolsa e quero aprender mais.
    No livro você cita algumas análises para separar ações de empresas boas e ruins, o “chocolate” e o “jiló”. Você pode ajudar com alguns indicadores fundamentalistas?
    Exemplo: montei minha carteira com empresas “boas”, cujo P/VP está abaixo de 1,5, pagam dividendos (Div. Yield), Marg. EBIT, tem crescido nos últimos anos, etc… Enfim, quais indicadores você usa com mais frequência?
    Uma outra questão: é correto eu afirmar que análise fundamentalista indica o que comprar, e análise gráfica quando comprar?
    Abraço,
    José Roberto, Diadema, SP
    PS: análise gráfica ainda preciso aprender mais.

  15. 15 Heliodoro

    Gente, esse povo é doido demais! hahahah
    Agora ação e IBV sobe e desce com divulgação de pesquisa!
    hahahahahahaha

    É isso mesmo, Leitão?! hahahahah

  16. 16 Leitão

    Oi Rafael!
    Boa noite!

    Tem mais conceitos que passo a meus alunos pois infelizmente por aqui não consigo explicar tudo… Mas resumidamente: Em sequencia pre-definida e fixa, sem otimizações quanto a percentuais ou preço do momento. Assim mantém uma disciplina equilibrada de alocação em todas as empresas ao longo dos anos.

    —————————
    Oi José Roberto!
    Obrigado pelo livro, que bom que gostou! E seja bem vindo aqui na minha cozinha mineira!

    Que bom já absorveu alguns bons conceitos do livro e já está enxergando a coisa melhor. Muitos passam anos andando em círculos na bolsa, perdendo tempo e dinheiro. O livro é uma vacina contra isso: tirar o leitor do circulo e colocá-lo em linha reta. E, pelo seu bom comentário, vejo que você já entrou no caminho certo…

    Os indicadores que comentou ajudam, mas tem mais a olhar. Não é nada complicado, mas infelizmente por aqui não consigo explicar tudo. Não basta passar uma lista de alguns indicadores, é preciso passar os bons conceitos antes, ver a coisa na prática. Lista de indicadores e definições tem aos montes na internet, basta procurar no Google, mas a diferença está na forma de passá-los, com visão prática.

    Procure dar ênfase no indicador mais importante: Lucro
    Veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/07/07/sua-empresa-esta-com-bom-desempenho-nos-lucros/

    Sobre Análise Gráfica e Análise Fundamentalista, a primeira é fundamental para atuar como Especulador. Já para o Investidor os gráficos pode auxiliar no poder de síntese e leitura, mas ele não vai usar gráficos para tomada de decisão, vai usar fundamentos e conceitos de investimento… Especular e Investir são como água e azeite: não se misturam.

    —————————-
    Oi Heliodoro!
    Sim, é isso mesmo: o mercado em seus movimentos de curto prazo são totalmente guiados pelo Emocional… E a massa vai junto… Nós, aqui no Blog, sabemos disso e continuamos no caminho reto, sem influência de emocional de massa…

    ———-
    Abraços!
    Leitão

  17. 17 Falcão

    Eu to comprado desde os 20 em BBAS. Mas pode ir até 50 que não vou vender…se voltar pros 20,xx compro mais e nesse momento de alta vou segurando, fazendo caixa e esperando o apocalipse.

    Cuidado com as emoções pessoal, tanto na subida como na descida.

    Abraço.

  18. 18 Tony

    Caro leitao, lendo o que disse o Peter Parker sobre a BBSA, pergunto: a gente compra para uma hora vender, certo? Nao é com o intuito de deixar de heranca pras criancas, suponho..
    Assim sendo, quando vemos que estamos indo para um pico histórico (estamos chegando lá, e varias bolsas do mundo já chegaram), nao seria melhor vender uma boa, alias, a maior parte, e por na renda fixa por um tempo, e esperar uma nova crise, que sem duvida virá? Porque assim como a tendencia naqueles graficos seus é bater a regra de ouro, a tendencia depois de um pico é cair.
    Gostaria de seus comentarios sobre esta analise, onde estou errando, ou sé é assim mesmo.
    Lembro-me que voce disse uma vez que nos topos, é um momento de rebalancear a carteira, ir um pouco pra RF, etc..

    E sobre o momento da RF, pergunto: o que é melhor, na sua opiniao? CDB, titulos do tesouro, etc? Ja vi sua aversaoa FII… concordo plenamente!
    Abraço,
    Tony

  19. 19 Peter P.

    Tony,
    Eu acumulo pensando nos juros / dividendos. Se o lucro cresce, o dividendo cresce ate chegar num momento onde somente com dividendos e juros voce ja pagou o investimento inicial no papel. Quer coisa melhor?
    Assim voce pode combinar o melhor dos dois mundos. Desfrutar e quem sabe viver de dividendos e tbm deixar uma bela heranca pros seus filhos.

    Quem dera meu pai tivesse pensado como eu :)

    Assim poderia me dedicar somente em defender o universo e nao trabalhar como fotógrafo.

    Abs.
    Peter

  20. 20 Ze Colmeia

    Boa Peter! Tb penso da mesmo forma…
    Gosto do conselho do Tio Ben… ” grandes poderes implicam em grandes responsabilidades!”

    Eu estou em busca dos dividendos em crescimento assim como vc.

    He-he-hei, Catatau… :)

    Abc,

    Zé Colmeia

  21. 21 Leitão

    Oi Tony!

    O nosso amigo Peter Parker jogou a teia muito bem! Rsss Obrigado pelo ótimo comentário, Peter!

    Especulação é comprar e vender, comércio. Compramos para vender o quanto antes com lucro.

    Já em Investimento o objetivo não é vender com lucro, e sim Crescer com lucro… Ficamos sócio de boas empresas e crescemos com elas. Ao longo dos anos elas vão nos pagando cada vez mais e mais dividendos, e, claro, o patrimônio principal (preço da ação) tende a subir também… Então ficam duas coisas boas: boa renda com dividendos para você usufruir e bom patrimônio para você e sua descendência…

    Não se deve JAMAIS vender suas ações de Investimento somente porque subiu muito, pensando em ser “esperto” para recomprar depois quando “cair”… Esqueça essas “espertezas” pois o sucesso vem da disciplina e não de boas tacadas… Para cada tacada boa que fizer assim vai dar duas ruins, e ao longo dos anos vai andar igual caranguejo, de lado ou para trás…

    Sobre Renda Fixa o melhor é o Tesouro Direto. Mas compre somente pelo combinado no título, esqueça as oscilações especulativas com eles.

    Abraços!
    Leitão

  22. 22 Alberto

    Oi, Peter P!!

    Concordo com vc !!! “Se o lucro cresce, o dividendo cresce ate chegar num momento onde somente com dividendos e juros voce ja pagou o investimento inicial no papel.” Só faltou um detalhe para ficar perfeito!!
    O lucro tem que crescer a uma taxa maior que a inflação!! ou seja o ROE tem que ser maior que a inflação!!

    Defender o universo é bacana!!, mas também gosto de fotografia !!! É o que faço nas horas vagas, como diversão !!! rsrs !!!

    Um abraços!!

    Alberto

  23. 23 DF

    Caro leitão

    Até que ponto devo me preocupar com o processo que a Eternit vem sofrendo ?

    Tenho um patrimônio razoável em Eternit e de alguma forma estou me preocupando.

    Sei que não estou pensando de maneira correta, porque a empresa tem bons fundamentos e uma ótima governança além de pagar bons dividendos.

    De que forma esse processo pode afetar o pequeno investidor, sendo que a empresa vale menos do que foi pedido de indenização ?

    Obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho.

  24. 24 sheike

    Caro leitão,
    Perguntinha rápida. Com certeza ja te perguntaram dessa ação como não consegui achar nos comentários, me desculpe se acabei sendo repetitivo….
    Porto seguros ações? alguma restrição ?

    abraços… como esta o heitorzinho?

  25. 25 Leitão

    OI DF!
    Bom dia!

    Obrigado pelas visitas!

    A primeira questão é: Uma boa carteira de ações deve ser sempre equilibrada. Se você tem muitas ações da Eternit e isso está lhe afetando é sinal que desequilibrou essa regra.

    Por exemplo: Em uma carteira com 20 empresas, ETER3 deveria representar 5% dela. Então, mesmo que ETER3 venha a quebrar, ir a zero, isso não abalaria nem o emocional e nem o financeiro.

    Esse conceito é muito importante.

    Já em relação à Eternit, ela é uma excelente e bem gerida empresa. A administração está atenta ao problema do amianto e mesmo que isso venha a prejudicar ela já está pronta para o problema.

    Seja como for, volta ao que falei: Invista sempre de forma segura e equilibrada, pois quando uma ou outra empresa nos decepcionar, isso não prejudica o time. Não podemos investir dependentes de Futuros. Devemos investir seguros no Presente.

    Se você está com muito capital concentrado na Eternit, reduza um pouco quando for conveniente e redistribua equilibradamente nas demais…

    ——————————
    Oi Sheike!
    O Heitor tá cada dia mais gordinho! rss… Obrigado por perguntar!

    Sobre a PSSA3 ela tem um desempenho até bom, pode-se olhar para ela com calma e ver a titulo de diversificação. Tem pago dividendos até razoáveis…

    ————
    Abraços!
    Leitão

  26. 26 Saci

    Leitão, tudo bem?

    Que achas de BVMF3?
    Sinto que é uma excelente distribuidora de dividendos mas que seu crescimento depende do volume de crescimento de potenciais investidores no Brasil.

    Um abraço pra vc e pro menino Heitor.
    Saci

  27. 27 Leitão

    Oi Sasi!
    Tudo jóia! O Heitor tá super bacana, cada dia mais gordinho..rss

    Olha, a BVMF3 é bem singular… está bem, mas cara. Não me parece ação de crescimento, então não se deve pagar caro por ela… Penso que só vale a pena caso a relação DY esteja bem favorável…

    Abraço!
    Leitão

  28. 28 DF

    Olá Leitão.

    O que seria uma relação DY razoável ?

    Abraço.

  29. 29 Leitão

    Oi DF!

    D/Y significa Dividendos por ano, o quando uma empresa paga de dividendos durante um ano, isso dividido pelo preço atual do papel. Se, por exemplo, o DY está a 10%, significa que já está superior à Poupança que paga 6%aa. É uma forma de você ver se o preço atual de um papel está caro ou não…

    Mas tem mais conceitos que passo aos meus alunos… por aqui não consigo explicar tudo…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s