CHAT 25 a 31/ago

25ago14

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro
      RSS dos comentáriosAcesse esse Blog com seu SmartPhone ou Tablet



15 Responses to “CHAT 25 a 31/ago”

  1. 1 Aurélio Vieira

    Opa leitão, blz? Olha eu aqui de novo… Rsrs.

    Cara, seguinte, tem um vídeo de uma empresa ai dizendo que o Brasil está por um fio e etc. Eles, então, tentam empurrar um curso para os espectadores por um valor “simbólico” e dentro deste curso está uma dica que, segundo eles, valeria “per se” *como estes gostam desta palavra, rsrs*, o curso todo :/

    Bem, a esta altura já sabes do que estou falando, a dica que eles dão é o tal “Segredo dos 100%”. Onde você faz uma oferta por uma ação, abaixo do valor de mercado, e se esta ação chegar ao lance você a compra e ganha um bônus em dinheiro (valor da ação antigo – valor do seu lance = R$ pro seu bolso), caso a ação suba você ganha apenas essa diferença.

    Não sei se isso existe, não sei se faltou explanação adequada sobre o assunto, mas achei sem lógica.

    Minha pergunta, ou melhor, perguntas são:
    1) Tem como investir na bolsa fora do país? Bolsas da China, EUA, Japão… Caso positivo, vale a pena?
    2)Esse dito “Segredo” é possível?
    3)Estaria o Brasil a beira de um colápso e as grandes como Petrobrás a beira da falência?

    Obrigado por tudo Leitão,
    Esse seu blog, como eu já disse outra vez, é literalmente “O Bicho”!

    Ah, essa técnica ele chama de Venda Coberta de PUTs

  2. 2 Leitão

    Oi Aurélio!
    Bom dia!

    Obrigado! Os amigos que frequentam minha cozinha aqui é que são nota 10! :-)

    Olha, sobre esse tipo de alarmismo fiz um artigo recente, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/07/29/investidor-nao-e-o-fim-do-brasil/

    Algumas pessoas ditas “especialistas” acabam se sucumbindo de tanto que se envolvem emocionalmente com assuntos econômicos. Chega a dar colapso nervoso nas pessoas…

    O verdadeiro investidor é um cara simples, claro e sensato. Tem tempo para a família, cuida das plantas e do cachorro, vai pescar e curtir o fruto de seus investimentos…

    Quem vive enfurnado dentro de escritório fazendo análises e mais análises econômicas nem sempre tem mais lucides do que um pescador no meio da represa…

    O Brasil está precisando de uma alternância no poder. Só isso. Penso que será benéfica a alternância, seja ela qual for. Qualquer governo que fica tempo demais acaba se desgastando e com isso vai junto a confiança e a economia. De resto, o mundo não vai acabar, e o que precisamos mesmo não é de análises econômicas, mas ativismo social para melhorar a ideologia de nosso povo, educação e crescimento social… A qualidade de um povo não está nas cifras econômicas, mas em sua cultura…

    Abraço!
    Leitão
    PS.: E sobre a tal técnica em cima de OPÇÕES…. Vixe! Sem comentários… Por melhor que seja a técnica sobre a modalidade Opções ainda vai ser especulação e de risco. Derivativos são uma modalidade perigosa e só para poucos… O resto só se dá mal, acaba na jogatina e perde dinheiro.

  3. 3 Sam

    Complementando Leitão, eu diria que o maior prejuízo é de tempo, pois o financeiro ainda há como recuperar. Já o tempo ….

  4. 4 Leitão

    É mesmo, Sam…

  5. 5 Gabão

    O que você acha da Porto Seguro? O Fato de ter Itausa, você achaque investir em porto seria besteira?

  6. 6 Tony

    Oi Leitao,
    Passo aqui às vezes pra aprender um pouco, e li na semana passada, o Peter Parker fez um desenho da poupanca e dos planos dele, achei lagal o valor, mas como outro comentou, o prazo nao dá pra engordar os porcos, e suas dicas sobre o que é riqueza foram muito claras apesar de profundas! Achei muito boas mesmo, acho que farei um pequeno ajuste no angulo da minha trajetória, e vc sabe, muida uns graus aqui e o no futuro chego em um lugar bem distante do plano inicial.
    Bom, mas para alem da filosofia, que pode valer tanto ou mais do que o proprio dinheiro, gostaria de fazer uma pergunta, um pouco nos moldes da pergunta feita por ele, e usando os dados dele.
    Supondo ter os 750k em CDB, como devo migrar isso para acoes? Estou analisando as possibilidades, e penso em entrar numa futura turma sua para saber o que comprar e como comprar, de forma mais detalhada e com bases solidas, mas estou muito curioso para saber o modo em que voce operaria nestas condicoes.
    Aprendi aqui sobre o rodizio de compras, escolher boas empresas, mas e o processo? Repartiria em, por exemplo, 36 partes e compraria dutrante 3 anos, espero uma “baixa” para comprar mais, ou dividiria em duas partes e faria as compras graduais, e em momentos de baixa, melhoraria meu preco medio comprando dobrado, o que voce pode ensinar sobre o processo da compra?
    Um grande abraco e boa sorte com as fraldas, pois ví que é uma pai fresco*!
    Obrigado desde já,
    Tony

    *ps: pro nao mineiros, que nao entendem tanto de queijo: fresco = recente,

  7. 7 Leitão

    Oi Gabão!
    A PSSA3 tem um desempenho até bom, pode-se olhar para ela com calma e ver a titulo de diversificação. Tem pago dividendos até razoáveis…

    Mas ela não tem nada a ver com Itausa não, veja as empresas da Holding:
    http://www.itausa.com.br/pt/conheca-a-itausa/empresas-do-grupo

    ————————-
    Oi Tony!
    Obrigado! Tô fresquinho mesmo e nem me fale de fraudas… A mulher andou tomando muito aquele iogurte Activia e o Heitor baixou o estoque de fraudas aqui em casa… Rssss…

    Que bom que está animando vir para a turma, você vai gostar e vai passar a enxergar essas questões de forma mais clara e vai poder atuar com segurança…

    Pegando seu exemplo, realmente 750k só na renda fixa é ruim, é preciso diversificar e ter uma boa parte em ações é importante. Digamos que vai colocar 50% em ações. Terá que aprender a escolher as melhores empresas e definir uma lista de compras. A transferência desses 50% será feita de forma gradual e equilibrada, em rodízio… O exemplo que deu serve: 36 parcelas por exemplo… Dessa forma a coisa acontece sem correria, de forma segura e eficiente… Mas tem mais conceitos… Você vai entender melhor depois… O principal não é a matemática da coisa, que é simples. O principal são os Conceitos, esses é que dão força nas pernas para manter a disciplina necessária.

    ————-
    Abraços!
    Leitão

  8. 8 Eder

    Bom dia Leitão.

    Para um holder voce está se tornando um Analista tecnico de primeira fiz 12,58 % no grafico da itsa4 coloquei um stop em R$ 10,50 e vou deixar subir pra ver onde vai.

    Parabens pela analise

  9. 9 Leitão

    Oi Eder!
    Bom dia!

    Obrigado! Que bom que as linhas leituras estão ajudando a complementar sua leitura pessoal…

    **Mas importante: meus gráficos são para auxiliar na leitura e interpretação do mercado, não são para operar diretamente sobre eles não… Cada pessoa tem que agregar essa visão à sua análise pessoal e montar sua estratégia segundo seus critérios….

    Sobre como atuo no mercado, veja esse post:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/08/20/como-atuo-no-mecado/

    Grande abraço e apareça sempre aqui na turma!
    Leitão

  10. 10 Wendel

    Caro, Leitão e amigos,
    Tenho ouvido muito falar que o Brasil não baterá as metas do superávit primário este ano. Eu sei que o superávit é para pagar juros da dívida e tudo mais, mas não sei que tipo de impacto isso poderia trazer ao mercado. Você e os amigos aqui do chat saberiam me informar algo? Obrigado.

  11. 11 Leitão

    Oi Wendel!

    Se você é economista ou está fazendo faculdade de economia ou algo relacionado, esse tipo de conceito e análise é interessante e tem a ver com sua área de interesse.

    Mas… caso não seja, isso não agrega em nada em sua vida de Investidor Individual.

    A economia é um assunto super complexo e se for querer entender de tudo isso vai ter que entender da China, dos EUA… Vai ter que estudar todas as inter-relações entre decisões políticas e mecanismos de controle, tanto nacionais ou internacionais, vai ter que dominar o céu e a terra, andar sobre as águas, enxergar através das paredes, etc…

    Agora, se quer investir com inteligência, segurança, tranquilidade e bons resultados precisa se dedicar a ser um bom Investidor, e não um bom analista econômico.

    E quais são os Conceitos que um bom investidor deve estudar? A 8 anos tenho postado aos poucos aqui no Blog…

    Ao invés de dedicar seu tempo à macro-economia, use para laser, pescaria, pedalar, etc… :-)

    Abraços!
    Leitão

  12. 12 Wendel

    É Leitão, realmente tenho de usar meu tempo pra pescaria, pedalar, etc… :-)
    Tentar explicar o comportamento do mercado ou buscar nas notícias uma razão lógica / racionar para investir / especular consome muito tempo e dá pouco retorno. Tem horas que a gente esquece disso, é nessas horas que é bom aparecer por aqui na sua cozinha mineira. =D Muito obrigado , Mestre Leitão.

  13. 13 thiago

    Leitão, tudo bem? Gostaria de saber qual uma estratégia de gerenciamento de risco adequada para especular… por exemplo…

    Utilizar 5/10 % do patrimônio para swing trades?

    Outra pergunta:

    Como diferencio um investimento de valor de um investimento gradual ? Como stopar ?

    Exemplo: aplico uma quantia x para investimento em valor e a empresa é sólida e está dando resultados, como saber a hora de sair? Se na verdade também sou sócio dela…

  14. 14 motta@globo.com

    Da uma tristeza quando a bolsa sobe tanto assim sabendo que em setembro vou ter que comprar mais caro :(

    Que saudade de comprar bbas3 a 20…

    Motta

  15. 15 Leitão

    Rsss… Apareça sempre, Wendel! :-)

    ———————–
    Oi Thiago!
    Tudo joia!

    A primeira pergunta é de resposta rápida:
    – Para Especulação o ideal é nunca passar de 20% do seu patrimônio líquido… Especular por exemplo com 10% acho de bom tamanho… Limita-se o risco, dá bom retorno, e os 90% vão para o Investimento, que é o grosso…

    Já a segunda pergunta é de resposta longa…

    Parte dela está aqui, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    e aqui também…

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/10/18/sobre-estrategias-de-investimento-risco-investidor-e-empreendedor/

    – Não existe o conceito de STOP quando lidamos com Investimento. Stop é um conceito que só se aplica a Especulação. Em investimento o controle de risco é feito acompanhando a qualidade da empresa, diversificando empresas e setores, alocando de forma equilibrada e mantendo seu olhar sobre a carteira…

    ——————————-
    Oi Motta!
    Pois é… E a massa só gosta de bolsa subindo… A massa faz tudo ao contrário mesmo… rss

    ——–
    Abraços, pessoal!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s