CHAT 18 a 24/ago

18ago14

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro
      RSS dos comentáriosAcesse esse Blog com seu SmartPhone ou Tablet



46 Responses to “CHAT 18 a 24/ago”

  1. 1 Anônimo

    Leitão, boa noite

    E qto a fundos imobiliários o sr. Considera um bom investimento tendo em vista a queda do valor das cotas e no momento apresentando assim um bom yeld.

    Obrigado Fabio

  2. 2 Leitão

    Oi Fabio!
    Boa noite!

    Sem esse negócio de “Senhor” heim, sou jovem! Rsssss

    Olha, eu não gosto de Fundos de modo geral, nem mesmo os tais Fundos Imobiliários… Prefiro investir no Setor Produtivo, empresas mesmo…

    Imóveis são super chatos. Tenho os meus para aluguel também mas dão mais trabalho do que tudo… Mas em fim, para diversificação é válido…

    Tem alguns comentários meus sobre isso, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/12/09/chat-09-a-15dez/#comment-21818

    E um post:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/04/09/os-riscos-dos-fii-fundos-de-investimento-imobiliario/

    E sobre Fundos:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/07/04/fundos-de-acoes-sao-melhores-para-quem-tem-pouco-dinheiro-para-aplicar/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/06/26/fundos/

    Um abraço!
    Leitão

  3. Olá Leitão, eu já sabia de sua opinião sobre FII`s. Só pra informar, como talvez atualmente você nem leia sobre eles, neste momento estão pagando em média 0,85% a.m. (10% a.a.), o que é bem melhor do que conseguimos alugando diretamente. O principal motivo é que altas na Selic fizeram muitos cotistas correrem para RF e teve um certo movimento de manada. Obrigado pelo ótimo Blog, estou sempre acompanhando. Abraço.

  4. 4 Leitão

    Oi Brarunner!
    Obrigado, valeu pelas visitas!

    Pois é, veja: Se você disse que está dando 10%a.a., é muito pouco… a simples renda fixa já compete e nem tem risco… Por isso eu sempre prefiro o investimento em ações, empresas mesmo… Dá muuuuuuuuito mais que isso! rsss

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Pedro Paulo

    Oi Leitão,

    Aproveitando o gancho do seu ultimo comentário (q ação da muito mais que 10%aa), preciso de perguntar uma coisa.

    Comecei a montar minha carteira há 3 anos (é jovem, eu sei), mas ela tem apanhado bastante, tanto quanto o indice bovespa. Ela até que é diversificada, tem 15 papeis, balnceados entre si, e faço aportes regulares.

    Só não estou negativo nesses três anos, pq julgo que fiz uma boa diversificação (além das 15 ações, mantenho 40% do patrimonio em renda fixa). GGBR, MILS, CRUZ e NATU são minhas ancoras, apesar de julgá-las boas empresas. As outras 11 estão ok.

    Acredito que minha estratégia está ok, mas volta e meia surge aquela pulga atrás da orelha, quando comparo minha situação atual com a de outros amigos, como o colega que investe em FII ou outros que estão só na renda fixa.

    Enfim…..se houver algo a comentar, agradeço.

    Abraços, Pepe

  6. 6 Oseas

    Boa tarde Leitão.
    Em uma carteira de ações já madura com mais de cinco anos,
    composta por boas empresas, qual o rendimento anual esperado?
    Fiz uma simulação com dez empresas naquele período ruim de 2008,
    como se estivesse comprando da maneira que tu orienta de forma fixa o mesmo valor mensalmente durante 5 anos, e deu apenas 10% ao ano. Claro que peguei de propósito o pior período da bolsa. É isso mesmo? Qto vc alcança de rendimento ao ano?

  7. 7 Leitão

    Oi Pepe!

    Por isso é importante ter firmeza nos Conceitos e na Estratégia, pois quanto mais os anos passam mais capital se vai alocando em ações e aí é que a perna fica bamba se não tiver firmeza. O sucesso do investimento em ações vem mais da postura do que de números… Muitos acabam não mantendo a Disciplina necessária…

    Carteira de 3 anos é carteira bebê… ainda usa fraudas… Se está com uma seleção de empresas de qualidade e se está investimento de forma gradual e equilibrada, então está ok…

    Outra coisa: GGBR está fraca mesmo, nem deveria entrar em uma carteira nova como a sua, e a MILS é empresa novata, outra coisa que sempre falo… empresa novata é uma incógnita…

    Reveja com atenção os fundamentos das suas empresas, certifique que são realmente boas empresas, só invista nas boas e não fique aportando em empresa ruim… E certifique-se que está mesmo dentro dos bons conceitos que sempre comento aqui no Blog…

    Veja um artigo relacionado:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/01/09/como-sao-os-dividendos-em-carteiras-maduras/

    ————————–
    Oi Oseas!

    O que comentei acima para o Pepe vale para sua pergunta. E o artigo citado também:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/01/09/como-sao-os-dividendos-em-carteiras-maduras/

    Simulados são realmente um problema: tem que ser feito com dados históricos corretos, ajustados de dividendos… muita gente usa dados históricos sem ajuste e isso gera impressões erradas… E no simulado tem que buscar também as taxas de Renda Fixa do período a ser estudado, para fazer essa comparação. E tem que ver também como é feito o simulado, com quais empresas, etc… pois dependendo da qualidade das empresas escolhidas tudo muda… muitas empresas consideradas boas em 2014 podem não ser boas em 2008, e vice-versa… em fim… o importante é manter disciplina de investimento NA PRÁTICA…. para sentir o que é investir em ações só mesmo investindo, e bem feito…

    Sobre meus rendimentos, sim, tenho resultados bem acima da renda fixa. O resultado dos seus investimentos vai depender da Qualidade das ações, do tempo de carteira, da Estratégia a ser adotada, dos riscos do caminho, etc…

    Veja um artigo meu sobre isso:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/03/05/qual-e-o-rendimento-da-bolsa-de-valores/

    ————-
    Abraços!
    Leitão

  8. 8 Leonidas

    Leitao, tudo bem?

    Entendo que vc recomenda uma carteira equilibrada, onde cada acao deve ter mais ou menos o menos valor aportado. Exemplo: 20 acoes com cada uma representando perto de 5%.

    Qual sua opiniao de uma estrategia parecida mas com pesos diferentes. Exemplo: 20 acoes: 10 acoes “AAA” com 7% de peso na carteira e 10 acoes “AA” com 3% de peso?

    Abs,
    Leonidas

  9. 9 Leitão

    Oi Leonidas!
    Boa noite!

    Sim, é uma boa estratégia também. Pode-se dar peso maior às ações que você mais gosta, as mais robustas, e peso menor nas ações mais novatas, menores ou menos fortes… Eu faço isso também…

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 Ploko

    Leitão,

    Sobre sua resposta acima referente aos Fundos Imobiliários, onde é citado que eles estão pagando em torno de 10%a.a. e vc diz que este rendimento já compete com a RF, acho que sua análise foi bem simplista.

    Veja bem, estes 10%a.a. que os FIIs estão pagando, é rendimento REAL, ou seja, já desconsiderando a inflação, isto por quê, estes mesmos rendimentos já são reajustados anualmente pela inflação, e ainda são pagos sem incidência de IR. Veja também que ainda nem citei o possível ganho nas cotas dos FIIs, os quais também tem seu crescimento no longo prazo dado pelo mercado imobiliário.

    Ou seja, no momento atual do mercado, simplesmente é impossível encontrarmos na RF rendimento próximo a isto. Claro que o risco nos FIIs é bem maior, mas particularmente acho que vale e muito o risco neste caso.

  11. 11 Igor

    Boa noite Leitão, vi em um post seu que gosta bastante de ter ITSA e não gosta de BRAP, estou com duvida sobre ter VALE diretamente ou BRAP e ter ITSA ao invés de ITUB, se puder me diga o motivo de gostar de ITSA e de não gostar de BRAP ? obrigado

  12. Exato Ploko. Essa comparação direta com RF, fez muita gente sair dos FII’s. Como o Leitão já citou, um dos maiores problemas dos FII’s é a gestão (tem que estar sempre de olho). Nesse momento, na comparação direta com imóveis, me parece mais atraente. Pois não se consegue, em média, nem de perto os 10%a.a. líquidos com aluguéis diretos, e as cotas estão com desconto de 20% no valor patrimonial (ao contrário do ano passado que estavam com ágio).

  13. 13 Leitão

    Oi Ploko!

    Obrigado pelo comentário!

    Fui simplista sim… Não fui eu que disse 10%, foi o amigo leitor Brarunner, e nem me ative ao dado em si, me ative ao tipo de investimento. Seja 10%, 15%, 20%, o tipo de investimento mantém as características que não me atraem…

    Eu comento melhor sobre isso no artigo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/04/09/os-riscos-dos-fii-fundos-de-investimento-imobiliario/

    —————————–
    Oi Igor!
    É questão de gosto mesmo… Veja qual está com os indicadores melhores, melhores dividendos… na dúvida, fique com a empresa diretamente ao invés da holding…

    ———-
    Abraços!
    Leitão

  14. 14 Ploko

    Perfeito Brarunner. Os FIIs são sem dúvidas hoje uma excelente opção de diversificação, com rendimentos atuais e projetados que compensam os riscos que trazem, e estão bem melhores que o investimento direto em imóveis. Aliás, se compararmos o valor patrimonial das cotas (que em muitos FIIs estão com um belo desconto), com o preço dos imóveis no mercado, vemos que a discrepância é grande. Ou seja, ou os imóveis físicos ainda tem muito para cair ou os FIIs tem muito para subir ainda, o que eu acho mais plausível, até mesmo para que o rendimento das cotas fiquem pelo menos um pouco mais próximo do que paga a RF hoje.

  15. 15 Guto

    Oi pessoal ótimos comentários sobre FIIs, e vou deixar meu pitaco. De antemão já aviso que não sou nenhum expert em FIIs, mas assim como o Leitão não gosto de investir em fundos, prefiro ter controle sobre meus investimentos.

    Acho 10% ao ano um valor baixo, pois se somarmos o aluguel de um imóvel + sua valorização, acredito que dependendo da região o resultado é bem maior do que 10% ao ano, eu vejo o aluguel de um imóvel como um dividendo. Acredito que o investimento direto em imóveis, desde que bem escolhidos, ainda é mais vantajoso do que FIIs.

    Mais uma observação, existem boas empresas na bolsa pagando dividendos maiores do que 10% ao ano, e em termos de renda fixa ainda prefiro o Tesouro Direto, pois gera bons rendimentos com uma ótima segurança.

    Abraço a todos!

  16. 16 Ploko

    Caro Guto,

    Os 10% que foram citados é apenas de rendimento mensal, ou seja, se considerar os ganhos de longo prazo das cotas, teremos bem mais que isso, conforme sua comparação com os ganhos aluguel + a valorização do imóvel. O dividendo que vc fala que seria o aluguel de um imóvel hoje, nem de perto dá isso, é só fazer as contas. Com o forte aumento que tivemos nos imóveis, a relação aluguel/valor do imóvel caiu muito. Talvez em imóveis comerciais vc tenha algo em torno de 0,5 – 0,6%a.m, mas em residenciais será menor ainda, ou seja, é bem abaixo do rendimento mensal que a maioria dos FIIs estão pagando hoje.

    Quanto ao dividendo de ações que vc cita, temos sim (ainda) algumas ações que pagam em torno de 10% de dividendo, mas com ROE praticamente igual a RF, ou seja, empresas sem crescimento. Poucas tem ROE mais elevado e que pagam belos dividendos, por exemplo, GETI, porém, o seu futuro é nebuloso, contrato de venda de energia com a ELPL acaba ano que vem, e dificilmente ela conseguirá manter este nível elevado de dividendos.

    Precisamos ser frios na hora de analisar números e perspectivas…

    Abraço,

  17. 17 Guto

    Valeu Ploko, realmente não entendo de FIIs, existe uma valorização nas cotas então, e vc recebe 10% ao ano de “dividendos”. É mais ou menos isso certo? :)

    Dai realmente fica mais interessante, mas como escolher esses fundos de forma consciente? Vc conhece algum livro, material ou curso para indicar?

    Abs!

  18. 18 Pequeno Investidor

    Boa tarde leitão.
    NATU3, será que ela de um ” nó” tático nos gráficos. rs

  19. 19 Leitão

    Oi Guto, oi Ploko!

    Pois é, imóveis são sempre complicados… Eu, por exemplo, também tenho investimentos em imóveis, mas nem de perto se comparam ao investimento em ações, em empresas, seja pelo retorno ou pelo trabalho dado…

    Ter investimento em imóveis (seja diretamente ou via fundos) é válido como diversificação, assim como ter uma parte estratégica em renda fixa também é importante, mas o principal deve ser em ações…

    ——————————-
    Oi PI!
    A Natura continua na mesma da última análise… Mas estou acompanhando… pintando novidades posto aqui para os amigos…

    ———–
    Abraços!
    Leitão

  20. Olá Guto, um bom material sobre FII você encontra no site Tetzner.

  21. 21 Pi

    Olá Leitão,

    Tudo bem?
    Estava aqui matutando com os dividendos e me surgiu uma dúvida…o cálculo do dividendo anual da minha carteira é feito com os dividendos ganhos (no ano de 2014, por exemplo) dividido pelo valor investido somente nesse ano de 2014, correto?

    Acho q eu tava fazendo confusão com esse cálculo…estava calculando o dividendo ganho no ano dividido pelo valor total investido…

    Abraço,

    Pi

  22. 22 Leitão

    Oi Pi!
    Tudo joia!

    Não… o jeito certo é o segundo, você vai pegar os dividendos recebidos nos últimos 12 meses e dividir pelo total investido. Fazer isso para cada ação vai lhe dar o SEU-DY pessoal em cada uma, que tende a aumentar com os anos… Se a carteira é nova (menos de 5 anos), o aporte no ano vai deixar mais sensível essa conta, então desconsidere parte do aporte anual, pois se você investiu hoje pode ser que só vai receber dividendos muitos meses depois…

    Abraço!
    Leitão

  23. 23 Heliodoro

    Leitão, dps que seu garrote nasceu, vc sumiu!
    Atualiza uns gráficos aí, sô!

  24. 24 Leitão

    Oi Heliodoro!
    Hehehe! É mesmo… Mas o Heitor é super tranquilo. O que mais tá me dando trabalho é a mãe dele, é mole? ……Ficar em casa tem suas desvantagens também :-)

    Abraço!
    Leitão

  25. 25 Leitão

    Pessoal, uma dica off-topic:

    Para quem gosta de livros, o Kindle da Amazon é ótimo. Depois que comprei um Kindle PaperWhite a paixão por livros ficou ainda maior… no início fiquei em dúvida, pois gostava de livros em papel… mas realmente fui seduzido pela tecnologia e praticidade desse aparelhinho…

    Comprei o meu por 480,00… Hoje vi promoção e está por 400,00… parece caro, mas não é não… vale a pena o investimento…

    http://www.amazon.com.br/gp//product/ref=pe_858720_122382470_pe_stripe/?ASIN=B00JG8GBDM

    Abraços!
    Leitão

  26. 26 oposentar custa caro

    Olá Leitão,
    Desde que vc iniciou sua estratégia de investimento vencedora IG, não fez vendas de ações com declínio de lucro ou até prejuízo que existiam em sua carteira, como csn, usim, ggbr entre outras ???E se fez assumiu o prejuízo com o preço médio acima do da venda? abs

  27. 27 Leitão

    Oi AposentarCustaCaro!
    Bom dia!

    Sim, fiz.

    Ao longo dos anos vamos sempre acompanhar a Qualidade das empresas. Quando a empresa começa a patinar e perder desempenho sistematicamente (não sazonalmente, ou por motivo pontual, mas sim sistematicamente), então é hora de pensar em se desfazer…

    Mas esse problema ocorre muito raramente… Se fizemos o dever de casa e escolher as boas empresas, poucas vezes vamos ser forçados a vender…

    Mas isso pode ocorrer sim… Por mais que escolhamos com critério nossas empresas vez ou outra vamos nos decepcionar – afinal, o mundo empresarial não é moleza. Até mesmo boas empresas podem fraquejar – e é justamente aí que entra a Estratégia, pois devemos investir de tal modo que mesmo que um ou outro jogador do nosso time fique contundido o restante do time leva o campeonato adiante com bom futebol… (A seleção da Alemanha foi assim :-)

    Caso seja forçado a sair de uma empresa mesmo estando no vermelho, ok, que seja. Mas isso também pode ser evitado, pois podemos sair antes que o barco afunde…

    Por exemplo: Já faz um bom tempo que tive que encerar minha posição em Usiminas: a administração dela pisou feio na bola e seus fundamentos se deterioraram sistematicamente por anos. Mas eu já comentava sobre esse problema com ela com uns 02 anos de antecedência…

    Quanto à Gerdau, também pisou na bola, mas essa eu tinha posição confortável e por ser um grupo forte, mantive. CSN também.

    E mesmo com o desempenho ruim enfrentado por essas empresas, o restante da carteira cobriu e se manteve bem… Por isso diversificar empresas e setores é importante, e importante também é manter uma sistemática de aportes equilibrada e alternada.

    Um abraço!
    Leitão

  28. 28 Roberto Dallalana

    Bom dia Leitão,
    Mesmo sabendo que o setor de telefonia não te agrada, na sua opinião não acha que a VIVT4 foge a esta regra? Possui lucros consistentes a anos, com boa distribuição de dividendos?
    Acha que por causa do setor, o risco compensa os fundamentos?

    Também, vou fazer um apelo, igual ao colega….
    Não abandona agente não.
    Mostra como se faz pro Heitor… Rs rs
    Quando puder, faz umas atualizações bacanas dos gráficos

    Grande abs,
    Obrigado

  29. 29 Leitão

    Oi Roberto!
    Bom dia!

    Rsss… Pois é… Tô devendo mesmo… Vou dar um jeito nisso hoje, acho. rs

    Sobre a VIVT4, pode até ser… O setor dela é muito ruim, parece com o setor de aviação, muito crítico, cheio de regras e mais regras impostas pelo governo, etc… A VIVT4 tem conseguido manter um resultado até bom, visto as outras do mesmo setor. Mas só recentemente isso… o histórico passado não era muito animador…

    Para uma [diversificação], e com [capital menor], pode até ser sim… Pense com calma e veja se não tem outras em outros setores que merecem mais atenção…

    Abraço!
    Leitão

  30. 30 OValter.

    Como disse em outros posts, invisto cerca de 300, comecei há um ano e pouco e agora passei para os 350, coloco cerca de 100 em fi e o restante em ações, por enquanto não tive problemas seguindo os conselhos do Leitão. Escolhi 3 Fi e o que recebo por mês dá para cobrir as taxas da corretora Rico. Acho que Fi não pode seguir a mesma ideia de imóvel físico, nem ações, é mais complicado um pouco, a minha sugestão é estudar sobre o assunto e com calma. Ainda invisto aquele valor que não faz falta se tudo der errado e estou ganhando bem mais que poupança. E estou devendo a compra do livro do Leitão, e o curso claro.

  31. Olá OValter. Tem corretoras bem mais baratas. Inclusive tem corretoras que não cobram corretagem para operar FII’s.

  32. 32 Peter Parker

    Prezado Leitao,

    Antes de mais nada parabéns. Acompanho seu blog tem muito tempo, mas vai ser meu primeiro comentário por aqui.
    Li em algum de seus artigos algo representa como me sinto. Vivo dois dias na semana e sou escravizado nos outros 5. Não detesto meu trabalho mas seria mais feliz me dedicando a outras atividades… Venho cada vez mais sonhando com a independência financeira e gostaria de uma luz nesse sentido.
    Esse é o meu cenário atual:
    Tenho 34 anos, sou casado e tenho um bebe a caminho (muito feliz). Comecei a investir em 2006 e depois de algumas patinadas, considero que tenho hoje uma carteira madura de 23 empresas (grande parte delas estão aí no seu cardápio). Tenho entre renda fixa e ações 750.000 (50% – 50%). Minha carteira de ações deve me render 20.000 esse ano apenas em dividendos e juros. Vivo no Rio de Janeiro (cidade extremamente cara) e optei por não comprar apartamento, por tanto vivo de aluguel. Meu salário mensal junto com da minha esposa dão R$ 24.000 bruto (18 liquido) e pela minha contas já contanto o bebe poderíamos viver minimamente com 12.000.
    Se divido meus dividendos por 12, esse ano teria um “salário” de 1.600 reais, ou seja, bem longe do mínimo necessário. Não tenho em pressa em ser independente amanha, mas gostaria de chegar aos 40 já essa meta alcançada, mas vejo cada vez mais difícil. Não abro mão de sair do Rio também…
    Algum conselho??
    Agradeço enormemente.

    Abraços,
    Peter

  33. 33 Leitão

    Oi Peter!
    Bom dia!

    Obrigado! São mensagens assim que me motivam, ver que posso ajudar de alguma forma…

    Seu relato é muito bom e tenho certeza que isso ajuda a muitos outros amigos aqui no Blog…

    Um post não é suficiente. A resposta a essa sua mensagem dá um livro inteiro! :-) E é justamente isso que estou fazendo… Estou escrevendo um novo livro sobre esse tema e acredito que pode ajudar a muitos…

    Vamos ver se consigo dar uma pincelada rápida:

    – Sua idade é ótima, você é jovem e depois dos 30 já está bem estabilizado. Antes dos 30 estamos correndo demais atrás de tudo, e depois dos 30 é hora de afinar os instrumentos e tocar bonito…

    – Seu patrimônio líquido atual está ótimo. 750k é muito bom, parabéns. E pelo visto tem investido de forma sóbria seja em ações seja em renda fixa. O problema é que, como já está acima dos 30, casado e com filho a caminho, imóvel próprio deixa de ser opção e vira necessidade. Solteiro e sem filhos é tranquilo, mas com família a coisa pega… Imóvel próprio (para moradia mesmo, não para investimento) é uma necessidade básica e dá estabilidade familiar, emocional e financeira. É uma questão que vai ter que pensar… (Talvez nem precise abrir mão de seu capital líquido… Hoje em dia financiar imóvel é coisa bem tranquila… Assim não descapitaliza, não perde rendimentos, e sai do aluguel – mas são só ponderações, você mesmo tem que pensar sobre isso)

    – A sociedade industrial e o modelo de vida industrial, que tem só uns 200 anos, forçou nossos pais e a nós também a trabalharmos pensando só no dinheiro. Mas agora a nova sociedade está abrindo os olhos e se questionando sobre isso… Ganhar dinheiro é bom, mas não faz sentido vender sua vida por isso… Então, sua vontade de se dedicar a outras atividades com as quais sinta mais satisfação é super legítima… Você está em direção ao novo modelo social, dos nascidos a partir de 2000. Meu filho (Heitor) e seu filho já estarão em sinotia com isso, mas nós, os pais, temos que fazer a transição e preparar o terreno ideológico para eles…

    – Para se tornar mais livre muita gente acha que é só ganhar mais dinheiro. Errado! Para se tornar mais livre o caminho é [precisar cada vez menos] de dinheiro. Você vive em uma cidade super legal mesmo, mas o custo de vida é dureza… Com 18k mensais dá para viver como um Rei em muitas outras regiões do país… Nesse exato momento tenho certeza que muitos leitores, ao nos observarem conversar aqui, estão morrendo de inveja desse rendimento e falando o quanto ele é altíssimo para os padrões de outras regiões…. E até mesmo 12k, não é pouco… Se não quer mudar de cidade, veja se consegue mudar a você mesmo…

    – Não se trata de escolher entre a cruz e a espada, entre viver com muito ou pouco, se trata de viver feliz. E uma coisa que os filósofos, poetas e profetas, a pelo menos uns 2.500 anos já dizem é que quanto menos precisamos de coisas, mais felizes somos. Quanto menos materialista, melhor. Justamente o contrário da ideologia da sociedade industrial dos poucos 200 anos recentes…. Não se trata de chutar o balde e virar hippie de uma hora para outra. Mas é um caminho que precisa ser pensado e direcionado.

    – Cada um nasce com um dom, uma inclinação, um talento… Alguns talentos são valorizados pela sociedade atual e geram dinheiro, outros talentos nem tanto. Mas o problema não está no talento da pessoa, está no que a sociedade valoriza ou não. Não aceite o modelo social ao seu redor como padrão para sua vida. Seja feliz, mesmo que um pouco fora do que o padrão espera…

    – A ideia de que precisamos sacrificar nossas inclinações pessoais e perder a vida trabalhando em algo que não sentimos afinidade para ganharmos rios de dinheiro e termos sucesso material é uma ideologia recente, e já está sendo ultrapassada… A vida animal é 100% atrelada ao natural. Os animais são livres da neurose. Já a vida humana é uma teia de ideias. Basta mudar as ideias que sua vida muda.

    – Nesse caminho que vai percorrer nos próximos anos, tudo bem, continue trabalhando firme, poupando e investindo. Mas invista também na mudança interior… Assim vai acelerar a coisa: vai ter cada dia mais dinheiro e ao mesmo tempo vai precisar cada vez menos dele… Quanto menos se precisa, mais rico se é.

    Bem, espero ter ajudado um pouco com algumas reflexões… Como disse, esse assunto rende um livro inteiro… Quem sabe consigo publicá-lo em breve…

    Abraço, sucesso e apareça sempre!
    Leitão

  34. 34 oposentar custa caro

    Olá Leitão,
    Parece que o momento do mercado está meio contraditório , não?
    Gráficamente (no longo Prazo) vemos que o mercado parece barato,
    mas se verificamos os indicadores fundamentalistas(lucro quando cresce,cresce menos que a inflação, p/l altos/Roe baixos, dividas crescentes,margens caindo,p/vpa alto)
    Qual a sua visão?

  35. 35 Leitão

    Oi AposentarCustaCaro!

    São duas coisas distintas: 1) o desempenho das empresas e 2) o sentimento do mercado (preços);

    O desempenho das empresas é o de sempre: desafios em cima de desafios… as boas empresas se esforçam para continuar gerando valor aos acionistas e à sociedade.

    E o sentimento do mercado (preços) também é o de sempre: as pessoas precificando por emoção e expectativas e não por fundamentos.

    E ainda bem que tudo continua o mesmo.

    Nesse cenário o que devemos fazer também é o mesmo de sempre: escolher as boas empresas e investir de forma estratégica e segura.

    Nesse momento de transição de governo, eleições, tudo fica suspenso. Seja as empresas ou seja o mercado, fica todo mundo aguardando a definição. Depois das eleições a vida continua…

    Mesmo hoje, com o mercado de mal humor com a Dilma, temos esse cenário. Seja em qual cenário for, haverá empresas boas para se investir e empresas ruins para se investir. Eu prefiro que o Aécio passe a administrar o país… Mas devemos investir seguros sempre, a despeito que o Titirica seja eleito. Pois uma hora isso pode acontecer…

    Abraço!
    Leitão

  36. 36 Guto

    Leitão os comentários do Peter e sua resposta dão um novo post heim!

    Suas palavras são inspiradoras “quanto menos precisamos de coisas, mais felizes somos”, sou dessa opinião também, demorei para enxergar isso, mas hoje tenho total convicção que isso é verdade.

    Obrigado mestre.

    Abs!

  37. 37 Janira

    Bom dia Leitão, gostei muito do seu comentário pro Peter, me identifiquei, pois nos últimos anos tenho sentido que o dinheiro é importante sim mas que não preciso só dele pra ser feliz e não me enquadro nesse consumismo e materialismo que a sociedade de um modo geral tenta nos impor. Claro que precisamos de casa, carro e um certo conforto, no mais buscamos adquirir somente o necessário pra viver de forma simples e feliz. Muitos insinuam “como voces ganham bem!” , sempre falo que não é só o quanto voce ganha e sim a forma como investe seu dinheiro. Abraços, bom final de semana.

  38. 38 Peter

    Leitão, agradeço muito o tempo e a dedicação com seu comentário. Ajudou muito mesmo.

    Sobre a compra de um AP, sempre foi um dos meus dilemas. Não quero me descapitalizar mas também não quero pagar um financiamento onde vou pagar 3x o valor do ap… Como ainda não me decidi, optei por não comprar por enquanto. Sem contar o absurdo que é preço do imóvel no Rio hj. O que penso em fazer é quem saber um dia usar o que tenho em renda fixa para comprar em cash em uma possível crise no mercado imobiliário… Mas concordo com vc. Ap cada vez mais vira uma necessidade (ainda mais com o filhote a caminho).

    Sobre seus outros pontos. Simplesmente demais. Estou ansioso pelo livro.

    Grande abraço,
    Peter.

  39. 39 aposentar custa caro

    Entendo Leitão,
    Mas comprar agora é comprar DY 2,6 bbdc,3,6 itsa,4,1 natu,2,6 ggbr, entre outras várias, No momento boas empresas com Dy maior que 8, roe maior que 12,P/L menor que 10, Dívida controlada,p/vap atraente é uma raridade.Por isso meu questionamento, grande abs!!

  40. 40 Investidor

    Galera se eu puder dar meu pitaco….

    Creio que não exista muito milagre em acumulação de capital e as principais variáveis são a quantia que sobra no mes e o tempo que o capital fique em bons investimentos.

    Na primeira o nosso amigo está indo bem, 6k, mas na segunda está com pressa, o que não é legal. É praticamente impossível alcançar este patamar de renda em tão pouco tempo, poupando esta quantia.

    Então ou ele reduz bem os gastos (coisa muito dificil de se fazer, ainda mais em família) ou espera mais tempo talvez mais uns 20 anos, ao invés de apenas 6 anos. Seria uma meta mais factível. Mas creio que não deva pensar em parar de trabalhar tão cedo, filhos gastam muito, a esposa pode querer casa própria mais para frente, etc…Acho que o ideal seria mesmo conviver com o trabalho e acumular uma renda legal para mais pra frente e claro, ir também curtindo no decorrer da caminhada, fazendo viagens, fazer algum hobby que goste, etc…

    Sem contar que uma renda de investimentos, principalmente em ações é mais instável que uma renda de trabalho.

    Esse sonho de muitos de parar de trabalhar cedo é bastante complicado, na prática. Penso que seja melhor “aproveitar a caminhada” e não apenas se preocupar com a “chegada”, ou seja, em se aposentar rápido para ai sim curtir a vida.

  41. 41 Leitão

    Oi Guto!
    Obrigado, valeu!

    ———————–
    Oi Janira!
    É isso mesmo! :-)

    —————————–
    Oi Peter!
    Disponha! Que bom que ajudou um pouco…

    Sobre financiamento, muitas vezes a valorização nos anos compensa os juros pagos. Em 20 anos o valor de juros pago é alto mas a valorização somado à economia de aluguel pode compensar e empatar o jogo… faça as contas com calculadora HP12C para ver… :-)
    Mas realmente pagar preços caros é um problema… Tem que pesquisar bem…

    ———————-
    Oi AposentarCustaCaro!

    Sim, nem sempre temos tantas boas empresas dando sopa… O sonho de todo investidor é comprar a melhor empresa possível pagando o menor preço possível, mas na prática temos que comprar boas empresas e crescer com elas… Por isso a Estratégia de Investimento Gradual é vencedora, pois independe do momento, o foco é na acumulação e crescimento…

    —————————
    Oi Investidor!
    Obrigado pelo bom comentário!

    É isso mesmo: aproveitar a caminhada e ser feliz já, nada de deixar para ser feliz no futuro, quando atingir a meta X ou a meta Y…

    E o foco não é “parar de trabalhar”… Não devemos parar de trabalhar nunca, senão adoecemos. Nascemos com um DOM e devemos exercê-lo em prol da sociedade… O que não pode é deixar de seguir suas inclinações e se vender por dinheiro somente…

    ——————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  42. Opa leitão, blz? Olha eu aqui de novo… Rsrs.

    Cara, seguinte, tem um vídeo de uma empresa ai dizendo que o Brasil está por um fio e etc. Eles, então, tentam empurrar um curso para os espectadores por um valor “simbólico” e dentro deste curso está uma dica que, segundo eles, valeria “per se” *como estes gostam desta palavra, rsrs*, o curso todo :/

    Bem, a esta altura já sabes do que estou falando, a dica que eles dão é o tal “Segredo dos 100%”. Onde você faz uma oferta por uma ação, abaixo do valor de mercado, e se esta ação chegar ao lance você a compra e ganha um bônus em dinheiro (valor da ação antigo – valor do seu lance = R$ pro seu bolso), caso a ação suba você ganha apenas essa diferença.

    Não sei se isso existe, não sei se faltou explanação adequada sobre o assunto, mas achei sem lógica.

    Minha pergunta, ou melhor, perguntas são:
    1) Tem como investir na bolsa fora do país? Bolsas da China, EUA, Japão… Caso positivo, vale a pena?
    2)Esse dito “Segredo” é possível?
    3)Estaria o Brasil a beira de um colápso e as grandes como Petrobrás a beira da falência?

    Obrigado por tudo Leitão,
    Esse seu blog, como eu já disse outra vez, é literalmente “O Bicho”!

  43. Ah, essa técnica ele chama de Venda Coberta de PUTs

  44. 44 Leitão

    Oi Aurélio!
    Bom dia!

    Obrigado! Os amigos que frequentam minha cozinha aqui é que são nota 10! :-)

    Olha, sobre esse tipo de alarmismo fiz um artigo recente, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/07/29/investidor-nao-e-o-fim-do-brasil/

    Algumas pessoas ditas “especialistas” acabam se sucumbindo de tanto que se envolvem emocionalmente com assuntos econômicos. Chega a dar colapso nervoso nas pessoas…

    O verdadeiro investidor é um cara simples, claro e sensato. Tem tempo para a família, cuida das plantas e do cachorro, vai pescar e curtir o fruto de seus investimentos…

    Quem vive enfurnado dentro de escritório fazendo análises e mais análises econômicas nem sempre tem mais lucides do que um pescador no meio da represa…

    O Brasil está precisando de uma alternância no poder. Só isso. Penso que será benéfica a alternância, seja ela qual for. Qualquer governo que fica tempo demais acaba se desgastando e com isso vai junto a confiança e a economia. De resto, o mundo não vai acabar, e o que precisamos mesmo não é de análises econômicas, mas ativismo social para melhorar a ideologia de nosso povo, educação e crescimento social… A qualidade de um povo não está nas cifras econômicas, mas em sua cultura…

    Abraço!
    Leitão
    PS.: E sobre a tal técnica em cima de OPÇÕES…. Vixe! Sem comentários… Por melhor que seja a técnica sobre a modalidade Opções ainda vai ser especulação e de risco. Derivativos são uma modalidade perigosa e só para poucos… O resto só se dá mal, acaba na jogatina e perde dinheiro.

  45. 45 Marco tullio

    Oi Leitão

    O que você está achando do Banco do Brasil e Bradesco, segundo análise desses últimos gráficos. Merecem atualização ou continua como está.

    Um abraço

    Marco Tullio

  46. 46 Leitão

    Oi Marco!
    Boa noite!

    O Bradesco atingiu a projeção com folga e deu um bom range. Já o BB havia completado um movimento antes, não deu nova leitura. Subiu demais e está cara agora… No caso do BB é melhor esperar nova leitura.
    O Bradesco também, após completar essa ultima, esperar nova leitura…

    Vou atualizar o Bradesco aqui no Blog e aguardar o BB configurar…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

