CHAT 11 a 17/ago

11ago14

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro
      RSS dos comentáriosBaixe o aplicativo do Blog



29 Responses to “CHAT 11 a 17/ago”

  1. 1 Fabio Nobrega

    Leitão, boa noite!

    O que me diz da POMO4 possui bons fumdamentos e dividendos constantes vale a pena no longo prazo

    Abs Fabio

  2. 2 Leitão

    Oi Fabio!
    Boa noite!
    (Transferi sua msg para o Chat da semana, atual)

    A POMO4 tem um desempenho muito bom e constante, distribui adequadamente os dividendos (poderia ser mais, mas ok), em fim, é uma boa empresa, a melhor em seu setor (na minha opinião). Pode-se olhar para ela com atenção, e vale em uma carteira diversificada…

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 OValter

    Bom dia a todos! A JSL apresenta, pelo que entendo, dados interessantes, porém paga pouco dividendos, poderia falar ou linkar algo que já foi dito sobre empresas deste tipo, ou seja, bons resultados e não tão boa pagadora de dividendos.

  4. 4 Fabio Nobrega

    Leitão, boa tarde!

    E quanto a VAGR3 alguma esperança no longo prazo ou é mico?!

    Abs.
    FABIO NOBREGA

  5. 5 Leitão

    Oi OValter!
    A JSL é nova não mostrou bom desempenho ainda… E também esta bem endividada… O setor é meio fraco… Talvez a Tegma seja melhor um pouco, mas está cara… Em fim, só mesmo com muita análise para validar, e mesmo assim nem sei se vale a pena… Tem coisa melhor e mais fácil…

    ————————
    Oi Fabio!
    Vixe! VAGR3? Tremendo mico! Só dá prejuízo!
    Não sei de onde vocês desenterram esses esqueletos… Rsss

    ——-
    Abraços!
    Leitão

  6. 6 Renato

    Leitão, o que você poderia dizer sobre BBSE? Sei que é melhor aguardar alguns anos após a IPO para analisar, mas os resultados têm se mostrado interessantes não é? Já está muito descolada ou vale iniciar alguma posição?

  7. 7 Leitão

    Oi Renato!

    A BBSE é nova mesmo, não dá para analisar separadamente. Mas como pertence ao BB, teoricamente tem muito potencial sim… Aliás, como o BB é dono dela, então quem investe no BB já lucra com ela…

    O pessoal empolgou muito com ela e está precificando sem parâmetros… Não dá para saber ainda se o desempenho está bom e se está coerente com a precificação de mercado… Cedo demais… Nesse caso acho mais prudente ficar só com o BB e já lucrar por tabela…

    Investir nela pode ser bom ou pode não ser. No pode ou não pode não é investimento, é aposta… e aposta é Jogo…. tenho dito…

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 Neal

    Boa noite Leitão,

    Da mesma forma que existe uma relação entre BBAS e BBSE, podemos configurar uma relação semelhante entre ITSA e ITUB, CMIG e TAEE, VALE e BRAP (um pouco diferente)?

    Vale a pena ter ambas em carteira?

    Abraço!

  9. 9 Leitão

    Oi Neal!
    Boa noite!

    Sim… Quando se trata de Holding muitas vezes optamos por uma ou outra, não faz muito sentido ter ambas… Por exemplo: entre BRAP e VALE, melhor VALE diretamente…. Entre ITUB e Itausa, vai do gosto… Eu gosto da ITAUSA… em fim…. o desempate muitas vezes fica por questão de volume de dividendos, liquidez, etc…

    No caso da BBAS e BBSE, quando a BBSE possuir um bom histórico e mostrar resultados convincentes, pode-se manter ambas… atuam de certa forma independentes… Agora, sem histórico, melhor BB… (Mas isso vai do gosto… se a pessoa analisou bem a seguradora de forma clara, então ok…)

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Roberto D.

    Leitão,
    Qual a sua opinião sobre SBSP3, acha que ela pode virar uma Eletropaulo, ou é uma boa ação que vale para investimento?

  11. 11 Leitão

    Oi Roberto!

    A SBSP3 tem um bom histórico de receitas, lucros e principalmente dividendos… O setor tem característica de ser lento mesmo, mas dentre todas as SBSP3 é a que mais mantém resultados ao investidor.

    Com esse problema da água em São Paulo talvez passe por um período de baixa…

    Seja como for, é setor devagar… Serve para diversificação… Eu mesmo tenho um pouco de Copasa, mas pouco, só para diversificar mesmo…

    Um abraço!
    Leitão

  12. 12 Guto

    Oi Mestre, faz tempo que não participo aqui, mas estou sempre acompanhando seus ensinamentos.

    Parabéns pelo filhote, em outubro virá minha primeira também!

    Tenho uma dúvida em relação ao controle de minha carteira, para cada ação eu tenho que a soma entre (proventos) + (quantidade de ações)*(valor de mercado) = (valor total atual), certo?

    A dúvida que tenho é quando eu reinvisto os proventos, quando isso ocorre meu (valor total atual) muda correto? Tenho que tirar os proventos, ou seja, depois que reinvisto os proventos ficaria com (quantidade de ações)*(valor de mercado) = (valor total atual), é isso?

    Quando faço isso o desempenho da carteira cai bastante pois deixo de contabilizar os ganhos com os proventos, que agora estão em forma de ações. Mas estou certo né?

    Abraço!

  13. 13 Leitão

    Oi Guto!
    Obrigado!
    Que legal que vai ser papai também! Parabéns pela sua filha! :-)

    Sobre a carteira, tem que considerar os proventos normalmente, e calcular o preço-médio de cada papel…

    Resultado = (qtde * preço-atual) – (qtde * preço-médio) + Proventos (incluindo proventos em dinheiro + bonificações em ações)

    E o resultado a ser considerado é a soma dos resultados individuais, ou seja, o resultado geral da carteira.

    O fato de reinvestir proventos não tem nada a ver. Os proventos vão para seu bolso e são seus, você pode comprar sorvete (ou fraudas rs) ou reinvestir em ações… O que acontece é que está comprando mais ações “de graça”, digamos assim… Mas repetindo: o resultado das ações é o valor atual menos preço médio + proventos sim…

    Um forte abraço!
    Leitão

  14. 14 Guto

    Obrigado Leitão, pela parabenização e pela resposta.

    Esse ano nossos dividendos vão todos para comprar fraldas! :)

    Agora faz sentido para mim, se eu tenho um imóvel que me rende aluguel, o desempenho do meu investimento é a soma dos alugueis recebidos + valorização do imóvel. Com o aluguel (proventos) posso fazer o que quiser, inclusive comprar outros imóveis “de graça”.

    Fiquei com dúvida pq quando olho o meu Total Atual em R$ (somados os proventos), eu não tenho esse valor, o que eu tenho é o Total Atual – proventos, pois gastei meus proventos comprando mais ações, mas nada me impediria de eu ter gasto esses proventos com fraldas. Os proventos seriam um bônus que posso fazer o que quiser, inclusive comprar mais ações.

    É esse o raciocínio mesmo?

    Muito obrigado!

  15. 15 Leitão

    Oi Guto!
    Hehehe! É isso mesmo! Correto!

    E dale fraudas! Quando vou na loja comprar fraudas já trago uma barra de chocolate, pra acalmar a mulher… kkk!

    Abração!
    Leitão

  16. 16 Rossi

    Leitão,

    Posso especular com os mesmas empresas que possuo em minha carteira ?

    Fiquei na duvida pois ja vi comentarios que nao se deve especular com as empresas do IG pois em termos de I.R teríamos que considera-las na venda da especulação

    Abs

  17. 17 Daniel

    Até pode, o problema é que o preço de venda será todo o preço medio incluído ai também a carteira de longo prazo. O ideal, a meu ver, é investir nas ONs e especular nas PNs.

  18. 18 Leitão

    Oi Rossi!

    Pode sim, eu faço isso sempre… afinal, o certo é especular com boas empresas e as boas acabam sempre estando em carteira. (Sempre falo para evitar por a mão em empresa ruim, de fundamentos ruins, até mesmo para especulações rápidas)…

    O Daniel deu uma dica boa (obrigado, Daniel!).

    Mas na prática nem sempre isso ocorre… Acabamos especulando com as que dão sopa seja como for…

    A questão do IR é isso mesmo… Para declarar tem que considerar o preço-médio… mas a bem da verdade é que a Receita não consegue acompanhar tanto nível de detalhe assim… nem a gente consegue… (…)

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 Anônimo

    comportamento em massa é o que fazem com a Petrobras? onde a cotação está muito acima do preço real da empresa. Empresa que vem diminuindo seu lucro liquido nos últimos anos e vem aumentando sua divida, mas mesmo assim é a empresa com maior liquidez da Bovespa.

  20. 20 Leitão

    Oi Vagner!
    Rss… Calma que ainda é cedo para essa análise. Vamos seguir o cronograma de estudos lá na turma que você vai agregar muitos conceitos ainda, amadurecer, ampliar a visão e aí sim vai ter uma opinião mais clara e objetiva sobre essa e outras questões… :-)

    Abraço!
    Leitão

  21. 21 Pequeno investidor

    Boa tarde Leitão, como está vc e a família?
    Qual sua valiosa opinião sobre CGRA4,nível de diversificação
    Abraços

  22. 22 Janira

    Boa tarde Leitão, queria saber um pouco mais da GFSA 3 , tenho ela desde fev/2012 (antes de fazer seu curso…) apesar de ter pago dividendos este ano, as açoes só veem caindo… será que com a provável divisão da Tenda as açoes podem vir a cair ainda mais? queria saber um pouco mais…

  23. 23 Leitão

    Oi P.I.!
    Boa tarde! Tudo ótimo, obrigado!

    A CGRA4 tem demonstrado excelentes resultados, boa gestão, constância, lucros… em fim, uma beleza.

    Inclusive, veja abaixo o comentário do Luiz Alvim (ex-aluno que frequenta nosso fórum, o Buteco – obrigado, Luiz!):

    “Eu estou comprando para a minha carteira de IG a CGRA4 (PN), pois a liquidez dela é maior do que a da CGRA3, apesar de não ser muito grande. A “4” tem negociado em média cerca de R$ 300 mil por dia. Como ambas possuem “tag along” de 100% eu achei melhor ficar com a PN por causa da liquidez. Em minha opinião as ações da Grazziotin estão muito baratas, pois tem sido negociadas a um P/L em torno de 7, enquanto Renner e Marisa, que são também consideradas boas empresas deste setor, tem P/L acima de 20. E olha que a margem líquida da Grazziotin tem sido consistentemente superior ao destas duas empresas. Acredito que a baixa liquidez possa estar contribuindo para manter o preço das ações num patamar inferior, mas acho que esta situação não vai ficar assim para sempre. Pode levar até alguns anos, mas um dia esta questão da baixa liquidez será resolvida e aí os preços podem disparar. Na minha avaliação o grupo controlador (família Grazziotin) não está muito preocupado com a questão da liquidez das ações. Eles estão muito mais focados na gestão do negócio em si, o que é muito bom. Porém, existem atualmente alguns investidores de peso na empresa, Credit Suisse e Fama Investimentos, por exemplo, e para eles a valorização das ações é muito importante. Recentemente fiquei sabendo que Fabio Alperowitch (dono da Fama) que ocupa um assento no CAD da Grazziotin contratou do bolso dele um formador de preços para as ações da empresa. Vale lembrar que a Fama foi também um acionista importante da Guararapes (Lojas Riachuelo) durante 10 anos e apesar da empresa ser boa, suas ações tinham pouca liquidez e eram pouco valorizadas. Em 2005 eles fizeram um “block trade” coordenado por um banco de investimentos, aumentaram a liquidez dos papéis e em poucos meses o preço da açao foi multiplicado por cinco. É possível que alguma coisa parecida venha a ocorrer com a Grazziotin também no futuro. Pessoalmente, só espero que caso isto ocorra, que seja bem mais para frente quando a minha posição em carteira for bem mais representativa do que hoje (rs.rs.rs…).

    Grande abraço,
    Luiz Alvim ”

    ———————————
    Oi Janira!
    Sumida! Some não, apareça sempre lá na turma… Veja, por exemplo, o excelente comentário do amigo Luiz Alvim que coloquei acima…

    Inclusive, sobre a GFSA, tem comentários bons lá sobre ela… Vá na página de tópicos e faça pesquisar no folhetim por GFSA3…
    http://leitaoemacao.com/buteco

    A GFSA3, na minha opinião, não passa firmeza. Andou patinando muito e é difícil enxergar uma melhora em suas ações, já que seus resultados ainda não convencem…

    Você disse que já tinha ela em carteira antes de estudar comigo, né… Pois depois do curso ela não deveria entrar em sua carteira.

    Bem, se a posição nela for pouca, talvez possa esperar com paciência… não tem muito o que fazer mesmo… Mas se a posição for muita, aí é problema, pois o erro pode custar caro… Estude uma forma de sair dela quando for viável, e direcione os recursos para empresas melhores…

    ———-
    Abraços!
    Leitão

  24. 24 Frederico

    Oi Leitão.
    Como ficou a situação da Coelce? Vai ter outra recompra das ações? Acha melhor vender tudo e partir para outra?

  25. 25 Leitão

    Oi Frederico!

    Não estou acompanhando mais a Coelce pois me desfiz dela na primeira oferta de recompra… Não compensa ficar sócio nessa situação minoritária… No seu caso já deveria ter vendido antes… se ainda não fez, pense nisso e veja o melhor momento…

    Um abraço!
    Leitão

  26. 26 Frederico

    E qual a melhor forma de se desfazer de uma empresa e acrescentar outra no lugar no IG? Vender um pouco por ano e ir comprando o valor que se investe normalmente acrescentando o valor da ação vendida?

  27. 27 Leitão

    Oi Frederico!

    No caso da Coelce ou outros de fechamento de capital o bom é sair o quanto antes. Se o montante for inferior a 20k então ok, não vai incidir Imposto de Renda… Mas se a posição for maior que 20k então dá para pensar em dividir mensalmente e sair do IR assim…

    Em outros casos, quando se quer vender uma ação por motivo de piora em seus fundamentos, a ideia é a mesma…

    Para adicionar novas empresas em carteira o procedimento deve ser o sequencial e gradual… Escolhe-se as empresas a serem adicionadas ao time e coloca na fila de compras em rodízio normalmente…

    Tem mais conceitos que explico a meus alunos…. infelizmente por aqui somente não consigo explicar tudo…

    Um abraço!
    Leitão

  28. 28 Eder

    Tenho gfsa3 na carteira comprada a R$ 3,45 estão separando a administração da Tenda para vender, quando a tenda for vendida os lucros da gfsa3 começam aparecer acredito que ai a tendencia do papel seja a voltar a ser o que era.

  29. 29 Leitão

    Oi Eder!

    Pois é, pode até ser… Mas é aí que está um dos grandes erros que muitos comentem, veja:

    – Tomar decisões de investimento baseadas em Futuro, no “pode ser”, “acredito”, “ser o que era”…

    Não devemos delegar nossos preciosos investimentos ao “pode ser”… O “pode ser” é sempre uma incógnita… Devemos nos esforçar para tomar decisões simples, objetivas e racionais em cima do real, do presente.

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

