CHAT 04 a 10/ago

04ago14

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro
      RSS dos comentáriosBaixe o aplicativo do Blog



23 Responses to “CHAT 04 a 10/ago”

  1. 1 Clari

    NATU3 descendo e o DY subindo acima de 6% será candidata ao aporte do mês, já que minha estratégia é focada mais em dividendos.

    Abraços a todos

  2. 2 Falcão

    Leitão, o que acha de CGRA4 ?
    Abs

  3. 3 Leitão

    Oi Clari!

    Pois é, quando gostamos de preços caindo é porque estamos maduros para a bolsa :-)

    Obs.: Mantenha a disciplina sistemática, evite dar muitos tiros desordenados e desbalancear a carteira heim…

    ————————
    Oi Falcão!

    Cloquei sua pergunta no Chat da semana atual, você havia postado no da semana passada…

    Sobre a CGRA4, está com desempenho bastante bom, crescente, gerando lucros… Pode-se olhar para ela com mais atenção sim, é interessante. Uma observação que faço é que ela está retendo muito os lucros (amarrando os dividendos)… Se fizer isso e crescer, ok, mas senão…

    ———-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  4. 4 Vanio Vedova

    Boa noite Leitão;
    Como sócios de longo prazo não temos interesse em vender nossas participações nas Empresas, com base neste raciocínio você remunera a sua carteira de ações de alguma forma, tipo alugando as ações ou lançando opções com venda coberta nos momentos de baixa?
    Vanio Vedova

  5. 5 Anônimo

    Boa noite Leitão
    Qual sua análise de Grazziotin ? Qual a mais recomendada para investimento CGRA3 ou CGRA4?
    Gilberto

  6. 6 Thiago

    Boa noite pessoal,

    Gostaria de saber como vocês calculam o DY? Pegam dos sites tipo GuiaInvest e Fundamentus ou calculam “na mão” com os proventos dos últimos 12 meses?

    Eu fico um pouco em dúvida da qualidade das informações dos sites. Estão realmente corretas?

    Abraço!

  7. 7 Thiago

    Apenas complementando o comentário anterior, olhem a diferença de informações sobre o DY da NATU3:

    Bastter: 3,24%
    GuiaInvest: 4,7%
    Fundamentus: 5,6%

    Estou achando que o melhor é calcular por conta com os proventos dos últimos 12 meses. Ao Leitão e aos que tem mais tempo de bolsa, o que me sugerem?

  8. 8 Leitão

    Oi Vanio!

    Já fiz de tudo na bolsa, mas tem coisas que tomam tempo e nem dão tanto retorno assim… Venda Coberta de Opções ou Aluguel são duas coisas até válidas, mas desde que tenha um tempo para dar atenção, e paciência… Opções demandam mais atenção, aluguel nem tanto. Mas veja cada coisa em separado e analise se o retorno vai te animar… Eu não faço, mas tem gente que gosta…

    Obs.: Uma observação que sempre faço: Opções na maioria dos casos só leva as pessoas para o lado jogatina da bolsa. E qualquer outra modalidade que for fazer, procure separar bem as coisas para que não se empolgue demais com o jogo e esqueça do principal, que é a disciplina de Investimento. A maior parte do seu dinheiro e seu tempo tem que ir para o que é principal.

    ————————–
    Oi Gilberto!

    Havia comentado logo acima com o Falcão, veja:

    “Sobre a CGRA4, está com desempenho bastante bom, crescente, gerando lucros… Pode-se olhar para ela com mais atenção sim, é interessante. Uma observação que faço é que ela está retendo muito os lucros (amarrando os dividendos)… Se fizer isso e crescer, ok, mas senão…”

    ON e PN possuem tag-along (amarração com os donos) então pode-se optar pela PN, CGRA4, que é mais líquida e tem preferência nos dividendos.

    ————————
    Oi Thiago!

    O DY é calculado assim: Dividendos-últimos-12-meses / Preço-atual (dividendos dos últimos 12 meses a contar da data de hoje dividido pelo preço atual do pregão nesse momento).

    Como cada site tem sua base de dados, pode haver assincronia na obtenção de cada um desses dados. Alguns sites também podem mudar o método de cálculo, pegando os dividendos correntes do ano ao invés dos últimos 12 meses, e por aí vai…

    O site Fundamentus é muito confiável, estou sempre de olho. Mas os demais sites também são úteis, só não confiro todos… E sempre que sentir necessidade confira a conta manualmente mesmo, é conta simples.

    ———–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  9. 9 Thiago

    Leitão, vale a pena uma nova leitura de ABEV3?

  10. 10 Leitão

    Oi Thiago!

    Continua lateral, mas vale sim, ela está em uma congestão lateral maior… Vou ver se faço isso amanhã cedo e aproveito para atualizar outras também…

    Abraço!
    Leitão

  11. 11 Vanio Vedova

    Obrigado pela resposta Leitão, como ainda trabalho bastante não tenho muito tempo para acompanhar não… então talvez vou alugar algumas ações, vou iniciar bem devagar para não perder o foco e a disciplina no amadurecimento da carteira.
    Vanio Vedova

  12. 12 Robson

    Leitão, gostaria de saber sua opinião e dos colegas a respeito da CVC e do setor de turismo.

    Att.,

  13. 13 Leitão

    Oi Robson!
    Bom dia

    A CVC ainda é muito nova na bolsa, é cedo para analisar. Ela tem que mostrar pelo menos uns 5 anos de resultados convincentes para chamar a a atenção.

    Empresas novas em bolsa são uma incógnita, e a menos que deseje analisar minuciosamente os passos dos gestores, almoçar com o diretor e brincar com as crianças do pessoal da área financeira da empresa nas festinhas de aniversário de 1 ano, não vale a pena…

    Ela pode vir a ser uma ótima empresa? Pode! Mas pode também decepcionar bastante! Pode! Ou seja, no pode ou não pode não é Investimento, é Aposta, Jogo. Empresa nova em bolsa ou se analisa muuuuuuuito ou então é chute, aposta, jogo… (Nada contra quem dispõe de tempo e disposição para análises aprofundadas, mas isso não é para a maioria das pessoas).

    Temos muitas outras empresas em bolsa em condições de análise muito mais fáceis para o investidor comum, e com ótimos resultados…

    (*Guarde bem essa dica).

    Abraço!
    Leitão

  14. 14 Raphaelfrf

    Leitão, como você ve a abertura do mercado de capitais na angola?
    Pegar uma bolsa no incio é uma oportunidade muito boa ou um risco maior ainda?

    Historicamente se compararmos os gráficos podemos ver que a bolsa tende a subir mais no inicio…

    Abraço

  15. 15 Leitão

    Oi Raphael!

    Angola? Vixe! Não tenho a menor ideia… Nem sabia disso… :-)

    Eu não senti necessidade de investir fora do Brasil até hoje. Tem gente que investe, mas nem sei dizer as particularidades. Os conceitos são os mesmos no mundo inteiro, só muda questões burocráticas mesmo.

    No mundo inteiro haverá empresas boas e ruins. É só selecionar. Mas é claro que em determinados países a instabilidade política, econômica, social é um problema sério… Não sei se é o caso de Angola…

    Um abraço!
    Leitão

  16. 16 Gabão

    Leitão, tenho alpa4 na minha carteira a algum tempo. O que você acha dela? Outra coisa, você acha que o fato dela não ter tag along, eu deveria deixar de ser sócio dela? Muito obrigado!

  17. 17 Ricardo

    Leitao, boa tarde.

    Tenho uma estrategia sobre balanceamento entre RV e RF que venho usando ha alguns anos e gostaria de saber sua opiniao.

    Tento sempre manter 50% para cada lado. Como todo mes economizo parte do meu salàrio, olho para onde a coluna esta mais baixa e direciono para ai.
    Exemplo: Se meu investimento na bolsa esta mais alto que o da RF direciono o dinheiro para renda fixa (em geral fundos RF e DI) e se a bolsa esta mais baixa que o RF mando o dindin para a bolsa (nao de uma vez, mas direcionado para futuras compras).

    Como o renda fixa sempre sobe e o investimento em acoes oscila para cima ou para baixo, isso de alguma maneira me ajuda a comprar em épocas que a bolsa esta relativamente mais baixa. O meu RF me ajuda como parámetro ou balizador.

    Do meu investimento em RV, por enquanto, como nao tenho tempo de acompanhar o mercado diariamente, prefiro manter 100% em investimento, portanto nao tenho nada direcionado para especulacao.

    Da grana que economizo e mando pro renda variavel, tento sempre dividir por periodos de 4 meses para nao comprar tudo de uma vez e poder assim, (somado com o reinvestimento 100% que faco dos dividendos recebidos), ter a oportunidade de comprar acoes praticamente todos os meses.

    È bem parecido com o investimento gradual mas com algum outros elementos adicionados.

    Comentarios sao muito bem vindos.

    Abracos
    Ricardo

  18. 18 Leitão

    Oi Gabão!
    Bom dia!

    Desculpe a demora…. Fim de semana do dia dos pais… :-)

    A ALPA4 não é ruim não… é constante nos lucros. Mas no setor dela a Grendene gera mais valor e paga mais dividendos aos acionistas. Prefiro ela. A ALPA4 tem tagalong de 80%, está ok… nenhum problema quanto a isso…

    ——————————–
    Oi Ricardo!

    Sua estratégia é válida sim, ok, mas não é a melhor forma… Do jeito que está fazendo não há uma disciplina de compras sistemática de ações, você fica mais preocupado com o o balanço entre RF e RV do que realmente com a RV… Gera compras não regulares, não frequentes, desequilibra o preço-médio das ações e da carteira… em fim…

    A melhor forma é: Da economia mensal que faz do seu salário, tire 50% para RF e 50% para RV, e a partir daí direcione isso mensalmente para cada coisa de forma fixa e disciplinada. Assim vai comprar ações todo mês, vai poder manter aportes fixos e manter rodízio sistemático entre todas…

    Você vai controlar 50/50 a partir de seus APORTES, e não a partir da situação momentânea dos investimentos, já que esses últimos oscilam… (aí, de tempos em tempos, 3 em 3 anos por exemplo, reavalie a situação e rebalanceie se necessário).

    Bem, espero que tenha ajudado… se ficar dúvidas pode falar!

    ————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  19. 19 Gabão

    Obrigado Leitão, mas só a ALPA 3 tem tag along de 80%…E a alpa3 tem baixa liquidez…..

  20. 20 Leitão

    Oi Gabão!
    Ah, sim! Correto!… Realmente só a ALPA3 tem tag along 80%…

    A ON tem baixa liquidez, mas dá para comprar… Já a PN é bastante líquida. Neste caso não chega a ser inviável a ON, mesmo com a liquidez bem baixa…

    Se você tem as PN, ok, não vejo isso como problema. Eu não levo tanto em consideração esses fatores (tag along, free float, liquidez) pois considero mais o risco/retorno, dentro de um risco baixo. Se você tem muuuitas ações de uma empresa X, seu risco é mais alto, mas se manter uma capital igualitário entre todas, ou mesmo, uma qtde mais baixa nas que considera mais arriscadas, tudo bem.

    Abraço!
    Leitão

  21. 21 Gabão

    Obrigado e um grande abraço!!!!!!!

  22. 22 Fabio Nobrega

    Leitão, boa noite!

    O que me diz da POMO4 possui bons fumdamentos e dividendos constantes vale a pena no longo prazo

    Abs Fabio

  23. 23 Leitão

    Oi Fabio!
    Boa noite!

    A POMO4 tem um desempenho muito bom e constante, distribui adequadamente os dividendos (poderia ser mais, mas ok), em fim, é uma boa empresa, a melhor em seu setor (na minha opinião). Pode-se olhar para ela com atenção, e vale em uma carteira diversificada…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s