CHAT 28/jul a 03/ago

28jul14

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro
      RSS dos comentáriosBaixe o aplicativo do Blog



11 Responses to “CHAT 28/jul a 03/ago”

  1. 1 Celso Arruda

    Leitão, boa noite e Parabéns pelo Rebento Heitor!
    Agora que minhas coisas acalmaram um pouco, peço sua ajuda para remontar minha carteira de ações, a qual, por motivos que me deram bastante lucro, fui obrigado a desmontar, depois de três anos. Minha sorte é que sai do mercado em outubro e novembro/13 e de lá prá cá o mercado andou meio de lado, então deixo a questão: o que você e os amigos do Blog me sugerem: comprar imediatamente a carteira anterior ou iniciar novamente o IG. existem possibilidades intermediarias: comprar somente as queridinhas imediatamente e entrar no IG com as outras. Minhas queridinhas eram BBSE, CEMIG, VALE5, ETER3, NATU3, GRND3, UGPA. As outras eram ARTR3, ARZZ3, ITUB4, MILS3, POMO4, WEGE3.
    Qualquer opinião será bem vinda!

  2. 2 Leitão

    Oi Celso!
    Bom dia!

    Obrigado! O Heitor está cada dia mais forte e bochechudo :-)

    Sobre sua carteira, o ideal era não ter vendido nada. Mas se você precisava mesmo do dinheiro para outros objetivos importantes, ok, desde que sempre faça esse tipo de coisa com planejamento e sempre com carteira no azul.

    Agora tem que começar do zero, gradualmente. Nada de sair comprando muita qtde de uma vez só. Esse é um erro grave e básico, não pode cometê-lo. A compra é sempre acumulativa, gradual, balanceada na carteira toda e diversificada.

    Não se apegue emocionalmente nas ações. Boas ações do passado podem não ser boas hoje. Então refaça sua análise fundamentalista em cada uma, veja quais estão mais fortes e continuam mostrando desempenho e bons indicadores, e aí sim monte sua lista de compras. Sugiro umas 20 no mínimo.

    Não precisa ansiedade. Lembre-se dos bons princípios aprendidos. Se precisar volte lá na turma, vá no rodapé, visite a Sala de Aula e a Mochila do Aluno, revise seus exercícios e os dos colegas para refrescar a memória… Frequente sempre a turma para manter-se atualizado: http://leitaoemacao.com/buteco

    Um abraço e bons investimentos!
    Leitão

  3. 3 Celso Arruda

    Obrigado pelas dicas, Vou tentar ser pratico: Para 200k de carteira, por exemplo voce faria que valor de compras mensais? E sobre a ordem que devem ser compradas? do meu ponto de vista não vejo muito problema em comprar por exemplo 5k de BBSE, CIEL, vale e cemig agora. o que posso fazer é ver do ponto de vista grafico neste instante, dentro de uma cesta quais estão com ponto de entrada. por exemplo no momento vale e cemig estão num bom momento para compra. jah cielo e bbse estão bem caras. poderia opinar sobre isso? não sobre as açoes, que sei que voce prefere não opinar mas sobre criterios iniciais para definir o rodizio? depois que o rodizio começa fica facil mas no inicio tendemos a querer comprar o que está barato,

  4. 4 Leitão

    Oi Celso!
    Não posso dar pitaco assim diretamente em sua formação de carteira. Lembre-se dos conceitos… Diluição no tempo, compras equilibradas…

    E nada de misturar técnicas de Especulação com técnicas de Investimento! Não tem nada a ver olhar “momento gráfico” para tomar decisões de compra de Investimento. Reveja isso!

    Para a Estratégia de Investimento Gradual não precisa ficar “otimizando” compras. Se quiser colocar em ordem das mais baratas nessa primeira sequencia, ok, mas depois deve seguir a disciplina de rodízio religiosamente.

    Dica: coloque suas dúvidas lá na turma para debate, assim toda a turma vai poder lhe ajudar e entrar em mais detalhes técnicos: http://leitaoemacao.com/buteco

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 Celso Arruda

    entendo quando voce sugere respeitar o rodizio. o rodizio elimina os erros de avaliação de entrada da especulação e tambem evitar misturar tecnicas mas algum criterio deve ser seguido no instante incial, nem que seja o alfabetico, rsrsr. vou pensar mais um pouco e ver se algum comentario da turma me ajuda sobre isso. Abs
    Celso

  6. 6 Luiz fran

    Alguma opiniao sobre banrisul? Brsr6 tem tag along?

  7. 7 Leitão

    Oi Luiz!

    Em matéria de banco gosto dos 03 maiores, simples de analisar e lucrativos: BB, Itau e Bradesco. Outros do setor financeiro fico sempre com o pé atrás…

    O Banrisul é forte em atuação no sul do Brasil, tem nível 1 de governança (transparência administrativa) e tem tag along 100 para ON e PN. Mantém um desempenho de lucros razoável e dividendos também razoáveis. Pode-se olhar para ele com mais calma e se animar, a título de diversificação…

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Igor

    Boa tarde Leitão, o que acha de LEVE3 ?

  9. 9 Leitão

    Oi Igor!

    A LEVE3 patinou muito no passado. Agora está um pouco melhor… Não é de desempenho excepcional, mas está mantendo razoavelmente os lucros. A vantagem é que ele distribui bastante seu lucro em dividendos. Então, pode-se acompanhar e observar a relação DY até um ponto que achar vantajoso… Eu acho que só com DY bem acima da RF para valer a pena nesse caso…

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Falcão

    Leitão, o que acha de CGRA4 ?
    Abs

  11. 11 Leitão

    Oi Falcão!

    A CGRA4 está com desempenho bastante bom, crescente, gerando lucros… Pode-se olhar para ela com mais atenção sim, é interessante. Uma observação que faço é que ela está retendo muito os lucros (amarrando os dividendos)… Se fizer isso e crescer, ok, mas senão…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s