CHAT 16 a 22/jun

16jun14


16 Responses to “CHAT 16 a 22/jun”

  1. 1 Igor

    Leitão, vi alguém perguntando sobre SAPR4, também acho uma empresa boa para investir só me preocupa o fato de não ter tag along na PN e a ON não ter liquidez, como vc ve essa questão da PN não ter tag along, te preocupa ou não ? obrigado

  2. 2 Leitão

    Oi Igor!

    A SAPR3 não tem liquidez, é ruim mesmo para negociar. A SAPR4 tem alguma liquidez mínima, já é mais viável.

    O fato de não ter Tag-Along (amarração com os donos) é um fator a mais para se decidir. O que evemos fazer é: analisar se a empresa é bem gerida, lucrativa e transparente. Ok. Depois, decidir se vale ou não a pena ter uma participação, mesmo que menor, sem o tag-along. A questão é risco-retorno… Nesses casos eu acho prudente duas atitudes: a) não se tornar sócio OU b) torna-se sócio mas com capital menor, que não cause preocupações, a título de diversificação.

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Vanio Vedova

    Boa noite pessoal.
    A SAPR4 é a Companhia de águas e saneamento do Paraná, também estou de olho a título de diversificação e dividendos (6,9%). Tem algum Paranaense aqui que pode dizer algo sobre os serviços desta Empresa?
    Vanio

  4. 4 Igor

    Bom dia Leitão, quando tiver um tempo pode comentar sobre esse anuncio do Ministro da Fazenda? Falaram que 11 empresas se encaixam para investir com essa redução de IR, será que vai valer a pena ? obrigado

  5. 5 Leitão

    Oi Igor!
    Boa tarde!

    Acabei de ver o jogo da Holanda Vs Austrália, o melhor até aqui na copa! Jogão! :-)

    As medidas anunciadas pelo governo são positivas sim, só que anunciar é uma coisa e implementar é outra, vamos ver se implementam mesmo. No link abaixo tem um artigo sobre isso:

    http://oglobo.globo.com/economia/governo-vai-simplificar-recolhimento-de-imposto-de-renda-sobre-ganhos-com-acoes-12879117

    Poderiam incluir também uma correção daqueles 20k de isenção para vendas no mês, que já não é corrido a muitos anos… (quem dera aceitassem sugestões né).

    Mas em fim, será bom se estimularem a vinda de novas empresas e a diminuição de impostos: Mais opções para investirmos e menos custos. E também mais incentivos aos iniciantes para se interessarem mais pelo investimento em ações. O investidor brasileiro perde muito por não conhecer ou temer o investimento em ações…

    A questão das aberturas de capitais tem um ponto crítico também: mais comunicação adequada e transparente e principalmente mais preço-justo no lançamento. Muitos “espertalhões” fazem marketing-maquiagem no lançamento de novas empresas e vendem limão a preço de maçã argentina…

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Igor

    Bom dia Leitão, esse jogo deu bom por que foi aqui na casa do campeão de tudo..rs Amigo uma pergunta, como você faz para decidir se uma empresa ta cara demais no momento? A relação do do roe dividido pelo p/VP dar mais que a renda fixa seria um parâmetro bom ou não serve? Obrigado

  7. 7 Leitão

    Oi Igor!

    O conceito de caro/barato não dá para explicar assim de uma vez só, é mais longo e qualquer simplificação seria ruim. Tem a ver com indicadores objetivos e também com projeções de desempenho, é assunto mais longo mesmo…

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Igor

    Obrigado pelas respostas amigo Leitão, mais uma duvida, vi que você gosta bastante de CCRO3, mas queria saber sua opinião sobre ECOR3. obrigado

  9. 9 Leitão

    Oi Igor!

    A ECOR3 também está com bom desempenho. Mas como eu queria ter somente uma desse setor, optei pela CCRO3 que tem uma consistência melhor. Mas ambas são interessantes sim…

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Gaúcho

    Fala Leitão!!!!

    Meu primeiro comentário na tua página após concluir o curso!!

    Parabéns novamente pelo excelente conteúdo e fonte de conhecimento.

    Vejo muita gente falar em Renda Fixa, CDB, CDI, Tesouro Direto, etc…
    Mas não vejo ninguém falar de Debêntures!! pra mim, a melhor forma de
    investir em Renda Fixa. É a mesma lógica do Tesouro Direto, resumidamente, tu “empresta” teu dinheiro pra empresa e ela te paga um juros pré acordado (o tesouro direto tu empresta pro governo, no caso). Sendo que esses juros são maiores do que qualquer outro da Renda Fixa…

    Gostaria de saber tua opinião a respeito de debêntures (prós e contras)

  11. 11 Leitão

    Oi Gaúcho!
    Bom dia!

    Obrigado! Que bom que gostou, e valeu seu empenho nos estudos! Agora está voando mais alto!

    Sim, debêntures são uma boa opção de diversificação de renda fixa, assim como o Tesouro Direto.

    Nas duas opções acima é recomendável alocar o dinheiro que vai ficar estocado por mais tempo, é mais para longo prazo. Já o dinheiro de curto prazo, que vai usar para objetivos próximos, ou transferir gradualmente para ações, pode ficar na simples Poupança mesmo.

    Vamos supor um exemplo: se você tem R$ 100k. 50k para ações e suponhamos que 50K vai destinar para Renda Fixa… Pode deixar 30k em Tesouro, 10k debêntures, 10k poupança, etc… (apenas exemplo mesmo de diversificação na renda fixa, aí vai do seu gosto)…

    No link abaixo tem uma boa cartilha sobre debêntures:
    http://www.debentures.com.br/downloads/textostecnicos/cartilha_debentures.pdf

    Um abraço!
    Leitão

  12. 12 Jairo Melo

    Olá Sr Leitão, me cadastrei à pouco no seu blog. Sou novo em açoes,e pouco capital(60.000). Faria uma lista de 10 mid/small caps, até 12,00. Com bons fundamentos pra comprar e esquecer por uns 3 anos.gostei da discussão sobre sapr4. Abr JMM

  13. 13 Leitão

    Oi Jairo!
    Boa noite! Que bom que está gostando do Blog, pode ficar à vontade aqui na minha cozinha… E esquece isso de senhor heim, depois que fiz 37 me bateu uma síndrome de Peter-Pan… :-)

    60k não é pouco não,já é um bom começo, parabéns!

    Se vai montar uma boa e diversificada carteira com empresas de qualidade, que tal montar com 20 empresas, pelo menos? Melhor ainda, diversifica mais e varia setores, aloca controladamente e gradualmente em cada uma e o time fica forte, sem depender de “estrelas”…

    Primeiro dedique-se a aprender a selecionar empresas de qualidade, sem depender de “dicas/pitacos” de terceiros. Isso é vital (não fique nessa de small-caps, blue-chips, etc… Isso é jargão que não leva a nada… Aprenda a filtrar as melhores). E segundo monte uma sistemática de compras gradual ao longo dos meses e anos, sem pressa…

    Aqui no Blog vai encontrar muita informação sobre tudo isso, e aos poucos ai lendo com calma… Depois vou ajudando mais… Apareça sempre!

    Abraço!
    Leitão

  14. 14 Jairo Melo

    Ok, obrigado pela atenção. Estou ainda um pouco perdido no blog.Me parece ainda muita informação,,,Existe algum tópico mais fundamentalista sobre empresas, tipo Rx das melhores?

  15. 15 Leitão

    Oi Jairo!

    O Blog tem muito conteúdo mesmo e é sequencial e cronológico… Você pode ler de trás para frente, de frente para trás, pode ler pinçando conteúdos no meio, aleatoriamente.

    No link abaixo tem algumas dicas para quem chega recente, talvez não tenha visto, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    E no menu lateral é possível navegar pelo histórico de análises de cada papel que tenho em carteira, e também por “melhores artigos”, “antes e depois com gráficos”, “Chats”…

    Não há uma seção só para análise de empresas pois o objetivo principal do Blog é Educacional, ajudar a ler e entender o mercado sob bons conceitos, e não ajudar na busca por empresas diretamente. Ensino a pensar, a pescar, sem dar o peixe – acho melhor…

    Uma boa forma de ler o conteúdo do Blog de maneira mais organizada é através de meu livro, veja:

    http://leitaoemacao.com/livro

    Um abraço!
    Leitão

  16. 16 Jairo Melo

    Mais uma vez agradeço pela atençaõ. Vou dar uma olhada seguind o roteiro q me passas-te. QQuer dúvida te falo. Forte abr

    JMM


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s