CHAT 26/mai a 01/jun

26maio14


11 Responses to “CHAT 26/mai a 01/jun”

  1. 1 Li

    Aproveitando que tô dando uma vaporizada (limpando com vapor) a minha casa, vim aqui vaporizar sua cozinha virtual, hehehe

  2. 2 Vanio Vedova

    Boa noite Leitão e Amigos;
    Leitão, em primeiro lugar obrigado pela indicação do livro do Décio Bazin (Faça fortuna com ações), maravilhoso… Parece que estava lendo seu Blog, pois a coerência e a franqueza que o Bazin passa no livro parece a sua “cozinha mineira”.
    Falando sobre uma parte específica do livro, em 1981 o Bazin montou uma carteira de ações (para um cliente) baseada em dividendos e escolheu somente ações com Yeld acima de 6,0% ao ano, sendo que vendia a ação caso a mesma tivesse Yeld menor que 6,0% durante 02 anos consecutivos, e substituia por outra que se enquadrasse em seu critério de dividendos.
    Assim em 1981 ele comprou U$ 300.000 divididos em 20 Empresas enquadradas com Yeld mínimo de 6,0%, e reinvestiu todos os dividendos recebidos. Em 1992 vendeu toda a carteira por U$ 3.789.600, o que segundo meus cálculos (me corrijam se estiver errado) dá um rendimento anual de 25,93% e mensal de 1,94%, isto por 11 anos seguidos e em uma época conturbada da economia brasileira (super-inflação, várias moedas e planos econômicos, crises internacionais que sempre haverão,…)
    Minha pergunta é a seguinte: Leitão, você como o Bazin que na prática possue uma carteira madura baseada em boas empresas e que pagam bons dividendos, só que montada em uma data mais recente e já com o Real como moeda estável e também inflação controlada (comparando com a época do Bazin), seria possível hoje reproduzir resultados similares ao daquela época, obtendo rendimentos anuais da ordem de 25% por um período longo como 11 anos? Leitão, desculpe pela extensão do post, mais gostaria de saber sua opinião a respeito…
    Para quem não leu o livro, recomendo fortemente…. Parece muito com a “cozinha mineira” do nosso Mestre aqui.
    Abraço,
    Vanio

  3. 3 Leitão

    Oi Li!
    Hehehe!
    Nem me fale! Minha pia está cheia de louças e tô enrolando para lavar :-)

    ————————
    Oi Vanio!
    Bom dia!

    Que bom que gostou do livro. O Bazin é bem franco e direto mesmo, o livro é um bom histórico da nossa bolsa brasileira… Uma raríssima exceção, pois o que mais tem são livro ruins nessa área, principalmente na literatura nacional.

    Respondendo a sua pergunta: sim, são números coerentes e perfeitamente factíveis. Não gosto de usar números estáticos para essa referência. Costumo dizer o seguinte: ao longo dos anos, se conseguir um crescimento patrimonial de, digamos, 2x a renda fixa já estará no caminho certo. E, claro, quanto mais inteligente for a carteira, melhor os resultados.

    O fato de, mesmo em períodos extremamente conturbados como aquele em que o Bazin viveu, a bolsa ser um ótimo investimento, vai de encontro ao post que publiquei semana passada, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/05/22/as-eleicoes-de-2014-e-a-bolsa-de-valores/

    Em fim, investimento em bolsa é tudo de bom, em qualquer período que seja! O raciocínio é simples, pois a 300 anos é a raiz do sistema capitalista: boa empresa gera lucro, que gera mais lucros. É só se tornar sócio delas. Só precisa fazer a coisa certa.

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Cleusa

    Oi Leitão, boa tarde! Acabei de sair da pia heheh.
    Quero voltar à bolsa, investir alguns reais (poucos), gosto muito da possibilidade que ela oferece porém, desta vez, vou buscar opinião de mais experientes, você, por exemplo.
    Você tem alguma corretora para indicar??!!indicaria??

  5. 5 Leitão

    Oi Cleusa!
    Boa tarde!

    Rss… Minha louça só faz aumentar aqui… vixe!

    Que bom que está animada voltar a investir. Realmente é importante poupar e investir sempre, nem que seja um pouquinho só… De grão em grão…

    Sugestão: antes de recomeçar, uma boa dica para “tirar o ferrugem” é voltar a frequentar o fórum da turma de ex-alunos. Assim você vai refrescar a memória… Acesse e acompanhe as discussões (dica: Leia o Folhetim com o resumo selecionado): http://leitaoemacao.com/buteco

    Outra dica: Lá, no rodapé, tem link para a Sala de Aula e Mochila do Aluno, onde pode rever vários exercícios feitos pela turma durante o curso… é bom também.

    No fórum vai encontrar dicas sobre corretoras e muitos comentários. Procure dar uma olhada por exemplo na Rico e na Directainvest…

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Igor

    Amigo Leitão peço mais uma ajuda se possivel, LPSB3 x BBRK3 qual você acha melhor para entrar no setor?

  7. 7 Vanio Vedova

    Boa noite Leitão e Amigos;
    Sempre pesquiso os dividendos no Site Fundamentus ou no Guia Invest, tenho notado que em vários papéis os dividendos apresentados nos 02 sites são diferentes no mesmo momento, e agora qual será o mais preciso? Se alguém tiver uma base sobre isto e puder ajudar agradeço.
    Vanio

  8. 8 Leitão

    Oi Igor!

    Não acompanho essas duas então fico limitado a dizer. Mas parece que a BBRK é mais interessantes que a outra, pagando mais dividendos… Tem que olhar com calma cada uma…

    ——————————-
    Oi Vanio!

    Pode ser diferença de datas de apuração, pois considera-se os dividendos pagos nos últimos 12m e como os dias vão avançando o valor vai mudando.

    Para tirar dúvida pode-se ir direto na fonte no site da Bovespa e procurar pelos balanços das empresas, ver os dados na raiz… Ou mesmo no site da empresa que estiver com dúvidas e ver os dados de balanço…

    ————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  9. 9 Vanio Vedova

    Boa tarde Leitão;
    Não sei se você acompanha o setor de seguros, mas o que você acha de PSSA3 (Porto Seguro), parece ter bons resultados e também paga bons dividendos.
    Vanio

  10. 10 josé

    Diga Leitão

    Minha carteira de IG esta fazendo 01 ano com 16 papeis. Quando é hora de adicionar mais e em qual dosagem??

  11. 11 Leitão

    Oi Vanio!

    Sim, a PSSA3 tem mostrado bons resultados… Vale a pena olhar com atenção para ela sim…

    ———————–
    Oi José!

    Ótimo. Um ano é super jovem ainda, mas mantenha a disciplina. 16 papéis é bom, ok, e se quiser adicionar mais boas empresas no time, melhor ainda. Umas 20 pelo menos é bom… Sempre que quiser adicionar um novo reforço no time pode, não tem problema, a questão principal é manter a disciplina com todas do time. As novatas entram na fila de compra normalmente, e vão participando sem necessidade de aportes maiores ou coisa assim…. apenas adicione na fila de compras disciplinada seguindo seus critérios que planejou….

    ————–
    Abraços!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s