CHAT 12 a 18/mai

12maio14


23 Responses to “CHAT 12 a 18/mai”

  1. 1 teranova

    Leitão,o qe acha do setor de educação na bolsa? boom passageiro devido ao Fies ou não? Vale a pena agora uma entrada neste setor para o longo prazo?

  2. 2 Leitão

    Oi Terranova!

    O setor ainda é tímido e muito recente na bolsa. Andou patinando no começo a alguns anos atrás e só agora começa a mostrar melhores resultados. Mesmo assim as empresas desse setor, em geral, seguram demais os lucros, distribuindo assim poucos dividendos aos acionistas…

    Vale a pena acompanhar e ver se mostra mais vigou ou pelo menos passa a distribuir mais dividendos. No momento não me atrai… estão todas muito salgadas para o baixo retorno…

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Joham

    Bom dia Leitão,
    Já pesquisei na internet, mas as informações me parecem um tanto vagas…
    eu de fato gostaria que você me desse algumas dicas sobre aluguel de ações, pois possuo umas de investimento de longo prazo e gostaria de maximizar a rentabilidade.

    abraços

  4. 4 Leitão

    Oi Joham!
    Bom dia!

    Outro dia comentei sobre isso, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/04/28/chat-28abr-a-04mai/#comment-23024

    No link abaixo tem mais informações e a corretora pode lhe ajudar. Se sua corretora não lhe ajudar, tente essa outra:

    http://www.rico.com.vc/educacional/aluguel-de-acoes

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Eduardo F.

    Mestre Leitão, boa noite,

    Uma vez que a carteira chega a um nível que te permite viver de dividendos, qual a melhor maneira de gastar o dinheiro? Acumular todos os dividendos e juros recebidos ao longo do ano, dividir por 12, e ter essa base para o “salario” mensal?

    Outra pergunta… Se o dividendo parar de ser reinvestido isso pode gerar a desvalorizacao da carteira ao longo dos anos? Ou seja, ideal seria não gastar tudo e reinvestir um percentual?

    Estou longe de chegar nesse nível ainda, mas gostaria de saber sua opinião sobre a melhor maneira de usufruir dos dividendos sem comprometer a carteira, já que espero um dia poder viver dos frutos colhidos ao longo de anos de investimento em boas empresas.

    Abs.
    Edu

  6. 6 Fernando

    Leitão,

    Tenho uma segunda carteira a título de diversificação a qual invisto todos os dividendos obtidos a partir da carteira principal.

    Compro apenas quando atinjo um valor “x”, porém, não compro mensalmente, pois dependo do que “pingar” na carteira principal.

    Como vê essa estratégia?

    Um abraço!

  7. 7 Leitão

    Oi Eduardo!
    Bom dia!

    Sim, a melhor maneira é provisionar um orçamento anual e particioná-lo em 12 meses, assim terá uma quota mensal a ser gasta. Os dividendos virão aleatoriamente durante o ano, então é papel seu considerar a soma anual e o gasto possível mensal.

    Enquanto a carteira está em formação e enquanto não precisar dos dividendos deve sim reinvestir tudo que for possível. Depois que a carteira já está madura e autossuficiente, mesmo que não reinvista os dividendos, o capital principal estará atrelado ao crescimento das empresas e protegido da inflação. Poderá usufruir de todos os dividendos sem problemas. Mas é claro que o bom hábito de gastar menos do que se ganha, adquirido ao longo da carreira de investidor, é saudável ser mantido por toda a vida…

    ——————————–
    Oi Fernando!
    É uma estratégia válida, mas não é uma BOA estratégia, pois os aportes são aleatórios e com isso a carteira secundária fica desbalanceada ao longo dos anos, e além do mais a carteira principal estará sendo preterida ao não receber os dividendos que ela gera em forma de reinvestimento.

    O ideal é manter um time forte e coeso, de digamos umas 20 empresas, onde cada membro do time vai receber o mesmo tratamento e o mesmo prato de arroz com feijão…

    Você pode ter mais de uma carteira e mais de uma estratégia, tudo bem. Mas cada carteira deve ter sua regra sistemática mantendo diversificação, critérios, equilíbrio, em fim… **Sem que uma estratégia dependa da outra.

    ———————-
    Abraços!
    Leitão

  8. 8 Pequeno Investidor

    Boa Noite leitão. Gostaria de saber sua opinião sobre a Eletrobrás, caso o ” parasita” deixe o governo este ano. Será que a empresa não tem potencial para ter lucros consistentes e ser uma potencial do setor, pelo pouco que entendo seu VPA é um dos baixos da bolsa, No atual momento não seria uma grande oportunidade no longo prazo 202X, já que o ativo foi castigado demais no últimos anos.
    Abraços

  9. 9 Fernando

    Muito obrigado Leitão,

    Qual seria uma boa estratégia de reinvestimento dos dividendos?

    Como eu poderia fazer o reinvestimento de forma sistemática sem deixar a carteira desbalanceada?

  10. 10 Tassio

    Leitão acha que vale a pena uma entrada pensando no Longo Prazo em HGTX3 e POMO4? Obrigado.

  11. 11 Leitão

    Oi Pequeno Investidor!

    A Eletrobrás é má administrada a anos. Nunca deu resultado convincente, apenas fica patinando… Não é questão só de governo atual, é problema na concepção dela mesmo. E de nada adianta estar “barata”… Porcaria barata continua sendo porcaria…

    ————————-
    Oi Fernando!

    Trate cada estratégia ou cada carteira de forma separada, sem que uma coisa influencie na outra.

    Se tem uma carteira principal, reinvista os dividendos nela mesma. Isso pode ser feito de forma sistemática agrupando os vários créditos de tempos em tempos: digamos, de 03 em 03 meses agrupe tudo e reinvista. Isso no começo, quando ainda é pouco valor. Quando o valor ficar alto, aí terá que fazer o contrário: Agrupar e depois parcelar os aportes, de forma que cada empresa receba sempre o mesmo aporte ao longo dos tempos… Digamos que no último trimestre recebeu 12.000,00 de dividendos. Então, parcele por digamos 12 e reinvista 1k a mais (além do que já investe – some).

    Bem, o assunto é longo e tem mais conceitos, detalho mais com os alunos. Por aqui não consigo explicar tudo, mas espero que já tenha dado uma luz…

    ——————————
    Oi Tassio!

    São duas boas empresas sim, bem geridas e lucrativas. Tudo bem se está estudando para adicionar em carteira. Mas não tem essa de “dar uma entrada” na empresa… Tem que ter uma Estratégia sistemática de investimento.

    Defina seus critérios de seleção de empresas de qualidade e defina seus critérios de investimento no time de qualidade, formando assim sua carteira de qualidade. Não fique “dando entradas” aleatoriamente e sem disciplina correta não…

    Essa coisa de “Longo prazo” é assim: Se está caminhando no caminho certo, o longo prazo é o caminho a ser desfrutado sempre. Se está caminhando no caminho errado, o longo prazo é infinito, longo demais…

    —————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  12. 12 Pequeno investidor

    Primeiramente obrigado pela resposta, agora outro obrigado porque foi através do seu blog que estou começando a colher os primeiros frutos na bolsa. Sempre me dei mal com as empresas X, pdgr3, gool4, telb4, só lixão, pensando que um dia iria ficar rico da noite para o dia. Hoje tenho uma modesta carteira de investimentos, tenho apenas 10 empresas, mas todas lucrativas e com qualidade. Hoje olho para trás e vejo quanta merda já fiz na bolsa, porém, graças a Deus conheci o blog do leitão que com certeza foi o divisor de água para mim na bolsa. Quando eu tiver meus 50 vivendo de dividendos, pescando lá na beira do rio Paraná, vou lembrar, se não fosse o leitão… obrigado Leitao, sou seu fã e parabéns por tudo que voçê representa para nós eternos aprendizes, você é uma pessoa iluminada, Deus te abençoe. Abraços

  13. 13 Leitão

    Oi Pequeno Investidor!
    Puxa, obrigado pela mensagem tão gentil e motivadora! Valeu mesmo!

    É isso que dá alegria em manter esse Blog no ar já a tanto tempo. Saber que estou contribuindo de algum modo…

    E vamos juntos aprendendo um pouquinho mais a cada dia! Também aprendo muito com a turma aqui!

    Grande abraço!
    Leitão

  14. 14 Fernando

    Sim!

    Deu um bom norte já!

    Muito obrigado e ótimo final de semana à todos!

  15. 15 Mario

    boa noite Leitao, tudo bem? gostaria de saber a sua opiniao sobre a CSN. Tenho açoes dela desde 2010 mas somente vejo resultado negativo (talvez influenciado pela crise externa dos EUA e China, com redução de importação de materia prima para siderurgia). No aguardo. Grato, Mario

  16. 16 Leitão

    Oi Mário!
    Bom dia! Tudo jóia!

    A CSN está com desempenho ruim já a um bom tempo, e o setor inteiro está assim. Mas no caso dela está com lucros fracos principalmente por causa da participação na Usiminas (essa sim, ficou péssima e nem faz parte da minha carteira mais).

    No link abaixo tem todo o histórico de análises com ela, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/csna3/

    Ainda a mantenho em carteira. Ela está enfrentando desafios mas a administração continua coerente (decisão pessoal minha). Mas uma eventual recuperação pode demorar bastante ainda…

    E uma observação que sempre faço: por isso é importante termos uma carteira forte e diversificada pois, mesmo que um ou outro membro do time venha a se “contundir”, o restante do time mantém o campeonato e um bom futebol…

    Um abraço!
    Leitão

  17. 17 Zeca

    Caro Leitão
    Nao estaria na hora de atualizar os graficos da CSNA3 / GETI4 e NATU3 ? Lembre-se que elas deram muito $$$ para teu portfolio e merecem ser lembradas e reconhecidas…rs…rs…ja sei que nao devemos ter ligaçoes sentimentais com açoes …mas essas estao na casa dos idosos e abandonadas…rs…rs
    abração / Zeca

  18. 18 Leitão

    Oi Zeca!
    Rss… Algumas estão sem mudanças significativas nas leituras então estou preferindo atualizar quando fizer alguma leitura bem relevante…

    Mas fico sempre de olho e já já atualizo…

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 Eder

    Boa noite

    Leitão voce poderia me dizer qual a porcentagem de rendimento em media de uma carteira madura.

  20. 20 Frederico

    Oi Leitão.
    O idiv é um indice das empresas que pagam mais dividendos, certo?
    Qual a média do DY das empresas do idiv?

  21. 21 Leitão

    Oi Eder!
    Bom dia!

    Tem um artigo meu sobre isso, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/01/09/como-sao-os-dividendos-em-carteiras-maduras/

    Mas se ainda ficar dúvidas pode falar!

    ———————————-
    Oi Frederico!
    O IDIV é um índice que procura agrupar empresa com um bom histórico de dividendos, mas ele não é lá muito perfeito… Digamos que é um índice melhor que o IBOV. Tanto no IBOV quanto no IDIV vamos encontrar empresas ruins, por isso perde a qualidade…

    Não dá para dizer uma média de DY assim… O certo é analisar cada empresa que tenha interesse e ver o quanto ela é ou não uma boa pagadora e o quanto ela está ou não interessante. Em suma, monte uma carteira com boas empresas e a partir daí considere o Seu DY pessoal…

    ————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  22. 22 Marcus

    Leitão,

    Boa Tarde!

    O que me diz sobre trpl4 é boa? está entre as boas do setor com cmig4, geti4…?

    Estou analisando para substituir a coelce em minha carteira….

    Abs,
    Marcus

  23. 23 Leitão

    Oi Marcus!
    Boa tarde!

    Não gosto da trpl4. Nesse setor temos outras que são melhores e mais consistentes…

    É muito importante aprender a selecionar boas empresas para não cair no erro básico de colocar dinheiro em barco furado… Sempre mostro isso a meus alunos. É vital caminhar seguro e independente.

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s