CHAT 07 a 13/abr

07abr14


40 Responses to “CHAT 07 a 13/abr”

  1. Fala Leitao,

    Cara, tenho uma duvida sobre Analise tecnica: Vc bota fe no indice de forca relativa? Eu vejo em varios casos diferentes que este IFR consegue capturar quando uma acao ta overbought ou oversold. Mas principalmente, leituras de reversao de tendencia. Voce usa IFR em suas analises?

    Eu acabei de criar um post falando sobre a manutencao desta interminavel queda que dura mais de 4 anos e que tem espaco pra mais queda e tambem um breve comentario sobre esta alta repentina de curto prazo e que teremos ae mais um grande espaco pra mais altas no curto prazo, baseado em Indice de forca relativa. Quem quiser conferir, eh soh clicar no meu nome (o link para o post esta no nome).

    Abracos

  2. 2 Leitão

    Oi Tiago!

    O IFR não serve para nada, assim como os demais indicadores da chamada “Análise Técnica” (MACD, Momentum, IFR, OBV, Etc, etc, etc…)

    Já estudei isso exaustivamente no passado falo com propriedade: todos os indicadores, todos, não passam de um milk-shake de médias em cima de um único indicador: o preço. Ou seja, apenas servem para complicar o que é simples: preço. Só preço é que interessa em um gráfico, e tudo mais que tentam invetar é lixo. Décadas se passaram e esses “indicadores” continuam a fazer seguidores incautos… Foi no “boom” do uso de matemática e estatísticas para tentar vencer o mercado, isso lá pelos anos 50, 60, 70… Até hoje é a mesma história.

    Sei que ao falar isso vai ter um monte de gente que acha uma opinião radical, mas é a verdade nua e crua.

    Um abraço!
    Leitão

  3. Entendo… Eu uso mais analise tecnica somente pra tentar entender as massas. Nao como um possivel Santo Graal. heheh Eu era mais “analise tecnica” no passado. Por causa de seu blog, hoje eu estou migrando pra analise fundamentalista. Mas eu ainda vejo alguma coisa nesse IFR. Deve ser psicologico. uahuahua

    Vou tentar montar um programa de analise de dados, fazer um backtest, e buscar uma resposta de uma vez por todas sobre a eficacia desse IFR.

    Se chegar em algum resultado interessante, positivo ou negativo, vou publicar.

    Valew

  4. 4 Amarildo Fidelis

    Acabei de ler no informativo de 31 a 6; sobre aposentadoria e gostaria de compartilhar um pouco da minha trajetória. Iniciei minha vida profissional aos 18 anos em uma multinacional do varejo e por lá fiquei quase 30 anos, neste período tive que assumir as contas da família, pois meus pais se separam. Bem, fui acumulando nestes anos todos um bom patrimônio em imóveis e a pobre previdência privada, que apesar disso valeu a pena, segui os ensinamentos de meu pai, que dizia imóvel é garantido e ninguém te rouba etc…

    Em 2006 estava de férias, comprei um livro sobre bolsa de valores e ai começou o meu interesse pelo assunto, logo, estava aplicando pequenas quantias apenas para entender como a coisa funcionava, ganhei, perdi, acho que mais perdi… kkk, peguei a crise de 2008 e sem entender muito bem, investi toda minha economia disponível em ações… kkk.

    Só comecei a entender mesmo de ações quando um amigo me indicou o curso do mestre leitão. Sou aluno do início de 2011, quando fiquei desempregado, após o curso aprendi realmente como operar na bolsa e hoje tardiamente (se comparado ao Leitão) aos 50 anos consegui minha independência financeira.

    Tenho vários imóveis que geram renda e se valorizaram muito nos últimos anos, possuo uma gorda previdência privada a qual hoje saco 5k por mês e coloco na bolsa, não preciso de nenhum centavo destes rendimentos, já que montei uma pequena empresa que toma apenas umas 3 horas do meu dia e seu lucro paga todas as minhas despesas e ainda sobra para por mais na bolsa kkkk.

    Tô com tempo para a família e curtir as coisas de que gosto kkkk. Para mim, ações também é o melhor investimento. Acho que estou com um problema psicológico… torço para as ações caírem ainda mais … kkkkkk

    Hoje me sinto livre para escolher… esta liberdade não tem preço.

    Desculpem o texto longo ok…

  5. 5 Marcio

    Olá, Leitão. O preço da ITSA chegou ao valor projetado. Haverá atualização do gráfico ?

  6. 6 Leitão

    Oi Tiago!
    Pois é, veja esse velho post meu:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/12/16/diferenca-entre-analise-grafica-e-analise-tecnica/

    —————————–
    Oi Amarildo!
    Obrigado! Essa troca de experiência com os amigos não tem preço! Valeu!

    E parabéns pelas conquistas, não só materiais mas de forma de pensar. Com certeza sua mensagem é motivadora para os amigos aqui do Blog!

    —————–
    Oi Marcio!
    Está quase lá… Vou aguardar mais um ou dois dias para completar o movimento e atualizo a leitura…

    ———–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  7. 7 Daniel Barreto

    Ola leitão,
    Quais as empresas que você indica para investir agora, que estão com um preço ótimo?

  8. 8 Leitão

    Oi Daniel!

    Poderia lhe passar uma lista, mas isso não vai lhe ajudar, veja:

    Não adianta eu lhe ajudar só agora… E depois? Como saberá quais ações manter em carteira? Como saberá analisar a qualidade das ações de hoje e de amanhã…. Posso lhe ajudar hoje, mas e daqui a 01 ano?

    Investir em ações não é complicado, mas é preciso aprender duas coisas fundamentais: Primeiro: como selecionar boas empresas, empresas de qualidade, lucrativas… e Segundo: Como manter compras regulares, como manter uma carteira equilibrada e balanceada…

    Sem isso investir em ações fica apenas na base do chute, de dicas de terceiros, etc… Essa não é a forma correta.

    Aqui no Blog tem muita informação sobre essas e outras questões.Tem também meu cardápio aí em cima que pode ser uma boa fonte inicial de pesquisas, e também a lista do índice IDIV, veja:

    http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoCarteiraTeorica.aspx?Indice=IDIV&idioma=pt-br

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Anônimo

    Leitão eu te disse olha a Natu3, que pena que a promoção acabou kkkkkkkk. Abraços.

  10. 10 Edgar

    Boa tarde Leitão,

    Como avalias a FJTA4? Uma empresa que vale a pena investir?
    Obrigado

    Edgar

  11. 11 WENDEL RJ

    Opa, Leitão!

    Tem um tempo que não apareço na sua cozinha mineira. Ando um pouco sem tempo terminando a faculdade (escrevendo projeto final).

    Estou, aos poucos, terminando de ler seu livro, comprei na amazon para kindle. O livro é bem interessante. Estou animando para fazer o curso. Será que tem previsão de nova turma para depois da COPA?

    Suas análises para BBAS3 estavam certíssimas. Tratei logo de analisar e traçar uma estratégia para elas e estou rindo a toa. Usei uma parte para investimento e outra parte para especulação, assim como menciona no seu livro.

    Desculpe estar falando muito, mas a pergunta que fica é: O gráfico do GGBR4 e CSNA3 não estão precisando de atualização? GGBR4 tá entrando num triângulo. OU estou errado? Valeu, muito obrigado pelo belo blog e livro!

  12. 12 Leitão

    Oi Edgar!
    Boa noite!

    Não gosto da FJTA4 não. Sempre patinando nos lucros e agora então, só preju…

    ———————
    Oi Wendel!
    Obrigado pelo feedback, que bom que está gostando do livro. Eu também sou fã do Kindle para leitura, bom demais!

    Legal ter aproveitado a leitura do BB. Tem horas que as sopas são tão grandes que ficam irresistíveis mesmo. Eu também aproveito! :-)

    Gerdau e CSN estão mesmo com leitura antiga. Vou dar uma atualizada então… Bom ter lembrado!

    ————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  13. 13 Anônimo

    Opa, Leitão! Terminei de ler seu livro! Muito bom!
    Só uma coisa não vi nele, é a seguinte dúvida:

    Você realiza venda à descoberto para especulação?

    Falo isso, porque já vi você aplicando fibonacci em vários gráficos. Você alguma vez já se aproveitou dessas quedas?

  14. 14 Leitão

    Oi “Anônimo” (você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)!

    Que bom que gostou do livro! Obrigado pelo feedback (depois se possível deixe um comentário lá no site da Amazon, por favor).

    Já fiz de tudo, mas não recomendo venda a descoberto e derivativos em geral. Leva as pessoas para o lado jogatina da bolsa – perde-se tempo e dinheiro com isso. Apenas quem tem muita maturidade e consciência para fazer derivativos de forma eficiente, mas tem que ter tempo e gosto para isso, ou seja, não é para novatos, não é para a maioria. Não perca seu tempo com isso…

    Para especulações, o mercado à vista já é suficiente e sempre dá oportunidades. Especular de forma frenética não é saudável…

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 Nilson

    Bom dia Leitão, faz tempo que não escrevo, mas sempre passo para dar uma olhada…Parabéns pelo herdeiro que vem chegando e aproveita para dormir bastante…..hehehe
    A bonificação da Petr4, vai ser boa heinm, e vem em boa hora…vai dar até para você comprar um barco novo ou mobiliar o quarto para a criança…abraço.

  16. 16 Leitão

    Oi Nilson!
    Bom dia!

    Obrigado! Hehehe, pois é, tá todo mundo falando pra dormir agora porque depois… rsss

    Com a bonificação da Petr já vou providenciar as madeiras… A esposa tá cobrando isso a dias já…. Eu mesmo vou fazer os móveis, gosto de trabalhar com marcenaria e vai ser legal fazer o quartinho do neném!

    Assim que ele desmamar vou levar pra pescar (a esposa vai ficar doida! eheheh)

    Abração!
    Leitão

  17. 17 Nilson

    Que legal, de vez em quando eu também me meto a fazer algumas coisas em casa, porque se eu for pagar tudo para alguém fazer, não sobra dinheiro para investir…rsrsrs, abraço.

  18. 18 Leitão

    Oi Nilson!

    Hehehe! É mesmo… Outro dia chamei um marceneiro pra orçar o quarto do neném só porque a mulher estava insistindo. Ele me deu orçamento de 10.000,00 (!!). Eu mesmo fazendo fica com 1.500,00 e ainda me divirto! Rsss…

    E assim é com tudo: ataco de marceneiro, eletricista, pintor, encanador, pedreiro, decorador, jardineiro, etc… A mulher fica rindo dizendo que eu não fico sem emprego se quiser…. rss

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 colombo

    Leitão, não estava sabendo que sua familia iria aumentar ! kkkk que beleza em !!! parabens, tudo de melhor para vocês ! me impressiona muito a sua simplicidade, continue sempre assim, as pequenas coisas, e as coisas feitas “à mão” são o que realmente tem valor no mundo ! aproveitando o comentario um pouco “filosófico”, gostaria de agradecer ao conhecimento que me passou durante o curso, e que me vem passando durante esses anos que acompanho o blog e o butecão ! voce talvez não tenha ideia do bem que faz para as pessoas ensinando a verdade da bolsa, como operar e principalmente como investir ! ainda fico no aguardo do curso de investimento em valor que voce deve para nós em ! kkkk
    abração !!!

  20. 20 Daniel Costa

    Bom dia Leitão,
    Onde posso pesquisar a lista de empresas que são boas pagadoras de dividendos?

  21. 21 Leitão

    Oi Colombo!
    Obrigado! Valeu! Eu é que agradeço! Ao longo dos anos a turma cresceu e formamos uma bela turma de amigos né! Essa troca de experiências é que enriquece a todos…

    Com a chegada do neném tive que dar um tempo nos projetos pessoais para tocar os projetos de marcenaria, senão arrumava encrenca com a mulher… Rsss… Mas assim que a poeira abaixar volto.

    ————————–
    Oi Daniel!
    Bom dia!

    Não existe uma “lista” de empresas boas no quesito x, boas no quesito y… É um processo pessoal de garimpo e filtragem. Você vai analisar fundamentos e finanças e selecionar as mais bem administradas e que geram mais valor aos acionistas.

    Falando assim parece complicado, mas não precisa ser não. Ensino isso no módulo-02 do curso. Ví que você se matriculou para o curso de maio, mas apenas no módulo-01. Sugiro que faça os dois módulos, é melhor. Entre em contato comigo por email que lhe explico mais…

    —————
    Abraços!
    Leitão

  22. 22 Nilson

    Hehehe, já pensou, com todas estas qualidades…. Leitāo fazendo freelance de marido de aluguel, Doutor conserto……rsrsrs, abraço.

  23. 23 Leitão

    Kkkkkkkkkk!

  24. 24 Jeferson

    Vocês são mãos de vaca! Assim até eu aposento-me cedo. E até investindo na poupança, já que vou manter-me com baixo custo de vida.

  25. O importante eh ser feliz Jeferson. Uns precisam de muito pra isso. Outros precisam de muitos menos pra atingir o mesmo grau de nirvana. De duas uma: Ou a gente trabalha mais a mente pra nos livrarmos dessas necessidades infundadas da vida mundana, ou a gente trabalha mais o corpo pra ganhar dindin e satisfazer nossos desejos infundados. :)

  26. 26 Antônio

    Um amigo meu me indicou esse blog, ele disse que é muito bom. Tenho R$5000,00 na poupança e quero investir. Acumulei esse valor durante um ano. E alem desse dinheiro posso investir mais R$50,00 todos os meses. Com esse dinheiro eu consigo uma boa rentabilidade na bolsa?? Obrigado pelo espaço!

  27. 27 Leitão

    Oi Jeferson!

    Heheheeh! A questão não é só economia ou pãoduragem, é legal fazer a coisas você mesmo. Marcenaria e consertos domésticos é um hobby pra mim, gosto de fazer isso. E de quebra é econômico. :-)

    E o curioso é que isso é uma questão filosófica: a maioria das pessoas vive trabalhando duro o dia inteiro para conseguir dinheiro para poder pagar o marceneiro, pagar a babá, pagar a faxineira, pagar o jardineiro, pagar o caseiro, pagar o motorista, pagar em fim o custo de vida gerado pela falta de tempo.

    Não ter tempo custa caro! Paga-se para outros fazerem coisas para você, enquanto você é pago para fazer coisas para os outros. Ou seja, tá tudo errado desde a revolução industrial… :-)

    Essa é uma reflexão que vou explorar mais no meu novo livro que tá no forno…

    Abraço!
    Leitão

  28. 28 Leitão

    Oi Antônio!
    Seja bem vindo à minha cozinha!

    Para quem chega recente costumo deixar as dicas abaixo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Parabéns! O negócio é começar, não importa com quanto. E quanto mais puder poupar mensalmente, melhor. Mesmo que comece com apenas 50,00 agora, tente ir aumentando essa capacidade de poupar ao longo dos anos.

    Não precisa se privar das coisas. Equilibre suas necessidades e desejos com a economia, e isso vai se tornar um hábito com o tempo. Aprender a viver com pouco é melhor.

    50,00 mensais é pouco para bolsa de valores, tente poupar pelo menos uns 200,00 mensais. Se não puder, acumule primeiro na poupança mesmo e depois poderá ir alocando gradualmente em ações. Mas antes procure entender melhor como funciona. Bolsa não é complicado, mas é fácil entrar em caminhos errados… Aqui no Blog vai encontrar muita coisa para lhe ajudar nesse começo. Leia tudo que puder! E aos poucos vou ajudando mais…

    Um abraço!
    Leitão

  29. 29 Nilson

    Hehehe, ê Leitão, fazemos as coisa com prazer sobra dinheiro para fazermos outras coisas e tem gente que acha que é ser mão de vaca…vou te contar…tenho um pequeno espaço de terra em casa que deixei para fazer uma horta, colho de vez enquando uns pézinhos de alface, uma cebolinha, se fosse pensar como nosso amigo aí, pelo trabalho e o valor de um pé de alface, jamais teria feito esta horta e jamais teria visto o sorriso lindo da minha filha quando pela primeira vez na vida apanhou um morango madurinho e comeu, fica aí a dica….simplicidade é tudo.

  30. 30 Jeferson

    Simplicidade é tudo mesmo. Mas vamos equilibrar, senão daqui a pouco vai ter gente deixando de pagar as contas de agua, luz e gas para poder aportar capital nos investimnetos. Meu vizinho, por exemplo, vive falando de bolsa de valores e de quanto que acumular em determinado tempo. Semana passada, a empresa de energia passou por aqui e ele levou um GAP. rs

  31. 31 OValter

    Será que a empresa foi a CEMIG? rsrsrsr

  32. 32 Leitão

    Oi Nilson! Oi Jeferson!

    Eu acho que a próxima geração que está vindo aí vai ter uma concepção de vida mais consciente, tô sentindo… A geração atual já pisou na bola, mas os bebês que estão chegando vão ter mais consciência ecológica, econômica, social, em fim… Tomara! Eu mesmo tô doido para embarcar nessa nova geração, assim que meu menino nascer…

    Gostei da história com sua filhinha! Lembrei de um caso do Rubem Alves contando sobre a visita da netinha à hora da avó para colher cenouras na terra: “- Você guarda suas cenouras em um lugar estranho, vovó. Lá em casa a gente guarda na geladeira…”

    Abraços!
    Leitão

  33. 33 Vanio Vedova

    Boa noite Leitão.
    Em primeiro lugar Parabéns pelo filho, os momentos mais felizes da minha vida foram no nascimento das minhas…
    Mestre, o que você acha de BEMA3 e QGEP3 como diversificação?
    Abraco,
    Vanio Vedova

  34. 34 Nilson

    Bom dia Leitão, muito boa a história da cenoura, é uma pena, pois é a realidade de muitas crianças que moram em apartamentos e nunca tiveram contato com a natureza…..abraço.

  35. 35 Leitão

    Oi Vanio!
    Obrigado! Valeu!

    Olha, as duas merecem análise mais calma… Rapidamente posso dizer que a QGEP3 está indo bem e merece acompanhamento de perto. Já BEMA3 andou patinando nos resultados e ainda não está tão bem, mas como disse tem que olhar com calma… Se estiver interessado nelas dê uma olhada com mais atenção depois…

    Abraço!
    Leitão

  36. 36 aposentar custa caro

    Pensamento do dia”
    Para o homem que aprendeu viver com pouco , pouco pode ser o bastante,mas para aquele que não aprendeu , muito pode ser pouco.

  37. 37 Pequeno Investidor

    Boa tarde leitão, tenho uma dúvida e tenho certeza que você vai me esclarecer. Muitos investidores tem estratégias para melhores sua rentabilidade na bolsa e uma delas é a seguinte. Suponhamos que e a CMIG4, esteja cotada a R$ 15,00 e hoje ele divulga que irá pagar um dividendo gordo R$ 1,00 por ação no dia 30/04. Eu como não quero ficar longe da festa compro 1000 ações até antes da data ex. No dia ” com” a ação fecha coincidentemente a R$ 15,00. Minha pergunta, na abertura da data ex esses R$ 1,00 de dividendos será descontado no valor da ação, ou seja, CMIG4 irá abri o pregão a R$ 14,00. Abraços

  38. 38 Edgar

    Boa tarde Leitão,
    Vc opera na venda? Se positivo isso é abordado no seu curso?
    No gráfico da GGBR4 onde romper será a tendência e caberia uma venda
    na perda do suporte , certo?
    Obrigado
    Edgar

  39. 39 Leitão

    Oi Pequeno Investidor!

    Sim, após o pagamento do dividendo a ação é descontada. Por isso não vale a pena comprar ações só para pegar dividendos de forma “esperta” e rápida. Dividendos especulativos não dão resultado. Dividendos de verdade são os que você vai receber ao longo de todos os anos de posse e sociedade com uma empresa boa. Pois com o tempo o valor sobre novamente e você fica com dividendos e com valorização dos papéis…

    ———————-
    Oi Edgar!
    Não opero na venda, não gosto. Mas tem gente que gosta e as mesmas estratégias de compra servem para venda. Não abordo isso no curso, mas as estratégias são aplicável em qualquer modalidade pois são conceitos universais.

    Sobre a Gerdau, não posso dar dicas diretas de operação. A leitura para alta é idêntica a de baixa, é só aguardar a definição se vai perder suporte ou vencer resistência.

    ——–
    Abraços!
    Leitão

  40. 40 Marcio

    Essas discussões “travadas” aqui agregam muito valor.
    E por falar em valor… Alguém já operou pela corretora Clear (www.clear.com.br) ?
    Ou tem alguma referência sobre ela ?

    Abs.


Participe! Deixe um comentário...

