CHAT 31/mar a 06/abr

31mar14


36 Responses to “CHAT 31/mar a 06/abr”

  1. 1 Andrei

    Caro Leitão,
    não lembro se foi no seu site ou no seu curso que aprendi a transpor um ranking retirado do site Fundamentus para o Excel e, dentro do Excel dar pesos diferentes a parâmetros diferentes (P/L, cresc., ROE) para assim elaborar um novo ranking mais completo dos ativos selecionados. Só que eu esqueci… Vc lembra onde encontrar esse jeito de mexer no Excel?
    Obrigado, Abraço,
    Andrei

  2. 2 Leitão

    Oi Andrei!

    Durante o curso aprendemos a analisar cada indicador e ver os conceitos de importância e classificação nas análises.

    Alguns ex-alunos gostam de fazer planilhas elaboradas para extrair dados, classificar, fazer gráficos, etc… Tudo isso está disponível lá no Buteco dos ex-alunos. Visite o mural principal e filtre os anexos por tipo “Planilha” e virão várias planilhas para você tirar idéias ou mesmo usar: http://leitaoemacao.com/buteco

    Poste essa sua dúvida lá no Buteco também e a turma toda poderá lhe ajudar…

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Felipe L S

    Acabei de terminar ontem o livro do Leitão “Bolsa de Valores” e só posso dizer que é altamente recomendável para quem está iniciando os investimentos, muito legal mesmo. A melhor parte é quando, numa roda de amigos, todos falam sobre quando planejam se aposentar do emprego formal e o Leitão, após ser questionado, calmamente responde: “- Vou me aposentar ano que vem, em jan/2010, com 33 anos.”

    Seria legal ter um retorno dos participantes do livro na época (2009) para falar sobre a evolução dos seus investimentos e experiências nos já passados 05 anos.

    Abração Leitão e muito bom mesmo hehehe
    Felipe.

  4. 4 Leitão

    Oi Felipe!
    Obrigado pelo feedback positivo! Valeu!

    Pois é, lembro até hoje daquele feijão tropeiro com os amigos. E o curioso é que hoje, 05 anos depois, aquelas mesmas pessoas que estavam participando do tropeiro continuam amarradas a seus empregos antigos, pouco fizeram de diferente. E olha que eu não canso de tentar ajudar, mas as pessoas acabam se prendendo em correntes invisíveis….

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Daniel

    E por falar no livro, como faço para adquirir um exemplar?
    Como pelo blog ou consigo encontrar em lojas virtuais?

    Abraço!

  6. 6 Leitão

    Oi Daniel!

    Na lateral do Blog tem um link para ele:
    http://leitaoemacao.com/livro

    A versão impressa esgotou e a gráfica está demorando a fazer outra. Mas a versão digital está disponível na Amazon.com.br e é legal também.

    (Eu tenho Kindle e gosto de ler nele, parece papel. Mas dá para ler em qualquer dispositivo digital)

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Daniel

    OK valeu!

    Vou esperar a versão impressa.
    Gosto de sentir o cheiro dos livros :-)

    Abraço!

  8. 8 Luiz A.

    Leitao, no caso de renda fixa, vc prefere LCI/LCA ou Tesouro Direto? Ja em relacao aos amigos com as correntes invisiveis, cada um tem sua historia, que, sabe estao ainda em seus trabalhos para construir um patrimonio maior para seus filhos e netos, de qq forma eles nao escutarem sobre como melhorar seus investimentos ai concordo sim um grande erro, seus ensinamentos sobre IG podem realme te transformar uma vida e deixa-la muito menos penosa. Abraco, Luiz

  9. 9 Anônimo

    ,

  10. 10 Leitão

    Oi Luiz!

    Tesouro Direto é o melhor em matéria de Renda Fixa.

    Sobre os amigos com correntes invisíveis, isso é coisa bem comum hoje em dia. Fico impressionado. Mas são invisíveis mesmo. Eu só as enxergo hoje porque “fiz a passagem”… No final das contas o que importa é ser feliz, seja trabalhando como executivo, marceneiro, engenheiro, faxineiro, professor, pescador, etc… Cada um tem que seguir seu chamado. O que não pode é ficar acorrentado a coisas que te deixam infeliz, alienado, inerte, seguindo em fila como se fosse gado… A vida é curta demais para apenas “ir levando”… O tempo é nosso recurso mais valioso e ninguém percebe que ele é subtraído a cada por do sol…

    Abraço!
    Leitão

  11. 11 Luiz A.

    Oi Leitao, concordo com tudo que disse, no final o que vale sao as motivacoes de cada um. Por exemplo, meus sogros ja poderiam ter parado de trabalhar a 10 anos, dinheiro para as necessidades deles não é problema, mas eles gostam de dar aula, de formar os alunos e consequentemente continuam ganhando para permitir uma vida melhor para sua familia, as motivacoes deles sao diferentes e estao felizes desta maneira. Como vc bem disse, so nao pode ficar acorrentado em algo que você nao gosta, aí nao faz sentido, mas infelizmente a grande maioria ainda continua sem a base necessaria para poder escolher nao viver em fila como se fosse gado, a educacao no nosso pais é uma tristeza, poucos tem oportunidade de entender que podem ter uma vida diferente.

  12. 12 Leitão

    Oi Luiz!
    É isso mesmo… Minha bandeira também é pela Educação. A ausência dela é a causa de quase todos os males…

    Abraço!
    Leitão

  13. 13 Anônimo

    Boa tarde Leitão. Natu3, acho que não irá concretizar a projeção conforme último gráfico, que pena…. Abraços

  14. Anonimo… #ounao … rs

  15. 15 Leitão

    Oi Tiago!
    A última leitura com a Natura ainda está válida… Por hora é aguardar…

    Abraço!
    Leitão

  16. Oi Leitao… nao fui eu q fiz a pergunta da natura nao.. Eu soh repliquei o comentario dele com um simples “#ounao”.. hehe.. justamente pois a leitura da Natura ainda estar valida! ;)

    Abracos

  17. Boa Tarde Leitão,
    então… to procurando como identificar as melhores em dividendos, tem alguma dica? Por exemplo um local de pesquisa? Estou no longo prazo e com pouco, tenho que buscar melhores retornos de dividendos e aproveitar a época do feirão.

  18. 18 Leitão

    Oi Guilherme!
    Boa tarde!

    Uma boa fonte de partida pode ser a composição do índice IDIV, veja:

    http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoCarteiraTeorica.aspx?Indice=IDIV&idioma=pt-br
    (ordene por “part%” para ver as mais representativas)

    Mas filtre, pois na lista tem ações de qualidade fraca.

    Eu comentei sobre essa questão no post abaixo, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/04/16/ibov-vs-i-dividendos/

    Montar uma carteira focada em dividendos é bom, mas evite aportar muito de uma vez… Procure aportar sistematicamente, gradualmente, diversificando em no mínimo 20 boas empresas, é mais prudente.

    Um abraço!
    Leitão

  19. 19 aposentar custa caro

    Oi Leitao,
    Gosto desses debates!!
    Vc ‘e casado? Tem filhos?
    Tbm estou nesse mercado (acoes e imoveis) desde 2002/03,ou um pouco mais velho que vc 39 anos , tenho um patrimonio ativo hj em torno de 3,6 MM e ainda nao me sinto capaz de me aposentar.
    Perguntei se vc era casado e tem filhos pq isso muda a perpectiva, tipo esse patrimonio daria pra eu viver como um rei sozinho tirando apenas 0.3% ao mes daria cerca de 10k, mas com mulher e filhos a coisa muda de figura , a casa cresce,tem faculdade, escola, saude,etc.
    Falo isso pq vejo muitos fazendo a conta com trinta anos e solteiro, mas pode multiplica-la por 3 ou 4 .
    E entao gostaria de ver seu comentario a respeito abs

  20. 20 Leitão

    Oi “aposentar custa caro”!
    Bem vindo ao Blog, fique à vontade na minha cozinha!

    Você tem razão. Muita gente com 20 e poucos anos faz contas para atingir sua independência financeira e esquece que a vida muda com os anos, vem casamento, casa própria, filhos, educação, saúde, lazer…. O custo de vida pode ficar mais caro do que se imagina, dependendo do estilo de vida que vai levar…

    Eu sou casado e meu primeiro filho chega daqui a 02 meses (!!). Tenho 37 anos e me “aposentei” aos 32. Para dedicar aos projetos de vida acabei adiando bastante matrimônio e filhos, mas hoje sinto que estou preparado, tenho um bom ninho feito e tempo (recurso valioso) para dedicar à família…

    Viver de investimentos não é uma meta final a ser atingida, é um estilo de vida. A gente aprende a manter o custo de vida baixo, evitar luxos, fazer economia, levar uma vida mais simples e com qualidade, pois qualidade de vida não é ter tudo que o capitalismo oferece, mas sim ter tempo para curtir aquilo que se gosta.

    Atingir a tranquilidade financeira é metade matemática e metade filosofia. Vejo muitas pessoas que se descuidam e acabam criando correntes invisíveis que as prendem a um certo padrão de vida, padrão de vida esse que acaba por escravizar ao invés de trazer conforto. Por exemplo: Tenho amigos próximos que pagam 1.500,00 só de condomínio (!!) e eu costumo dizer que então o apartamento que moram não pertence a eles, eles é que pertencem ao apartamento.

    Isso vale para tudo, inclusive o casamento, mulher e filhos. É muito fácil ficar preso na rede do custo de vida alto, e ele escraviza. É preciso se policiar sempre quanto a isso.

    Depois que se “aposenta” jovem, você vai ver que a vida tem NNNN possibilidades, e muitas nem precisam de tanto dinheiro.

    O dinheiro pode te libertar ou escravizar, você é quem escolhe.

    Um abraço!
    Leitão

    PS.: Estou escrevendo um novo livro justamente sobre esse tema. Está no forno, fogo lento, mas devagar vai saindo…

  21. 21 Pietro

    Oi Leitão

    Muito bom seu comentario acima. É uma lição de vida simples para muitos casais que não se organizam antes de casar, e para muitos solteiros(as) que pensam no casório ou querem construir um patrimonio.
    O mundo vai fazer voce um consumista e tentar mudar seu comportamento direcionando para o extremo do consumo. Tomemos muito cuidado…
    Ficamos prudentes em todos os sentidos,conforme Deus já nos revelou.
    Abs.Pietro.

  22. 22 "eu não entendo de matemática, snif snif"

    Muito interessante esta pergunta e estes comentários…é merecedor de um post dedicado hein?

    Bom…não sei como fazer a conta, nem sei como perguntar também…mas como eu poderia (% percentualmente)…estabelecer alvos, metas, valores…

    Sei lá…talvez apenas realizar um exemplo fictício…mas que pudesse dar um exemplo de uma evolução quase que real em valores…

    Alguém pode opinar se isso é possível?

  23. 23 Leitão

    Oi Pietro!
    Obrigado!

    Pois é, vale a pena descolar da manada…

    ————————
    Oi “Snif”!

    Olha, alvos, metas, valores… Tudo faz parte do clichê literário que existe na área. Vai encontrar NNN receitinhas de bolo dizendo como alcançar a sonhada independência financeira, etc…

    Vou dizer da experiência real de quem chegou lá e vive assim na prática:

    – Ter sonhos, objetivos, metas… é importante. Mas… Já dizia Adam Smith que a ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram. Então não foque na colheita, foque na semeadura. Se quer se tornar tranquilo financeiramente no futuro, foque então em você e seu crescimento pessoal, em o que vai plantar, em o que vai oferecer de melhor para o mundo para merecer isso. Foque em encontrar seus dons, seus talentos, suas inclinações. Trabalhe sempre mais do que se é pago. Leia livros. Acumule mais sabedoria do que dinheiro, então o pouco que se tiver será muito.

    ———————
    Abraços!
    Leitão

  24. 24 aposentar custa caro

    Concordo plenamente com vc,tenho uma trajetória bem parecida com a sua até qto ao filho(aliás parabéns pelo seu filhote, uma das maiores missões na vida)Mas como vc trabalho no que gosto e não me sinto escravizado,mas vejo a concorrência no meu ramo corroer meus ganhos ano após ano, que não sobem nem corrigidos pelo IPCA.Talvez por isso eu e minha mulher e meu filho vivamos e bem ( temos babá, doméstica 3 vezes por semana, trabalhamos hj em dia cerca de 24 hs semanais) e ainda conseguimos viver com 20% dos rendimentos que entram.
    Enfim um paradigma , gosto do que faço hj mas não vejo um futuro promissor pelas atuais condições do mercado de trabalho.
    Meio desabafo e meio comentando na sua linha de raciocínio , parabéns pelo site, abs

  25. 25 Sam

    Por isso que amo este blog. Não é somente sobre $$ que eu aprendi aqui ao longo dos últimos anos…

  26. 26 Leitão

    Oi “aposentar custa caro”!
    Obrigado!

    Olha, é bom esse desabafo. Todos aprendemos muito com essa troca de experiências.

    Mantenho meu Blog a 8 anos no ar e esse aprendizado contínuo com os amigos não tem preço, por isso continuo aqui…

    Você tem bom patrimônio, boa renda passiva, boa estrutura pessoal e familiar, é jovem… Em fim, parabéns! Com certeza fez por merecer.

    Uma coisa que posso falar: não tenha medo de mudanças. Mudar é bom, oxigena o viver, traz novos suspiros, novos olhares… Eu também sou muito seguro em tudo que faço, mas também gosto de novidades, mudanças…

    Dá para fazer mudanças de vida, desde que se tenha pé no chão. Não precisa ser uma guinada de uma hora para outra, mas uma mudança previamente planejada, trabalhada… E uma obs.: não tenha medo do ócio. Muita gente altamente produtiva fica maluca quando se vê no ócio. Mas é no ócio que se tem tempo de conviver consigo mesmo, observar e analisar a vida, enxergar o mundo com olhar menos frenético…

    Posso dizer da minha experiência pessoal: Vale a pena mudar! Vale a pena tentar coisas novas…. Às vezes ficamos muito tempo em um único caminho, quando há tantos outros até mais interessantes para caminhar…

    Abraço!
    Leitão

  27. 27 Leitão

    Valeu, Sam! :-)

  28. 28 Eduardo F.

    Parabéns pelo post Leitão. Excelente!
    Pergunta: Sei que temos 3 bancos grandes bem lucrativos. Mas qual sua opinião sobre os pequenos? Como Pine, Banrisul e Parana por exemplo. Vale a pena dar uma estudada?
    Grande abraco
    Edu

  29. 29 Leitão

    Oi Edu!
    Obrigado!

    Os 03 maiores, melhores e mais lucrativos são Bradesco, Itau e BB. Sou sócio dos três a muitos anos e não tenho o que reclamar. Como já tenho boa participação no setor, não aventuro em outros menores. Os pequenos às vezes chamam a atenção, mas eu fico sempre com pé atrás… Se sentir que algum pequeno está com bons fundamentos, pode-se colocar um pouco de capital a título de diversificação…. Vai do gosto.

    Abraço!
    Leitão

  30. 30 Eduardo F.

    Valeu Leitão,

    Aproveito para compartilhar uma analise bem simplista de uma ação que comecei a acompanhar: QGEP (Queiroz Galvão Exploração e Produção). Particularmente gosto muito de empresas de Petróleo e acho que alem da PETR, temos poucas que valem a pena no setor. Essa é a única privada que reportou lucro desde a criação. Jà HRT e OGX…

    Os preços vem caindo desde o IPO e ficou num valor interessante com P/VP abaixo de 1. Estão com projetos de gás em Manati caminhando bem e vão votar dia 15 de abril pela primeira distribuição de dividendos. Parece uma empresa bem administrada financeiramente (pé no chão) apesar de ter uma dívida considerável para investimento nos projetos do pré sal. Os próximos anos, principalmente 2016 entendo que vai ser decisivo para a empresa.

    Vale a pena ler o release e acompanhar a empresa mais de perto. Entrei nela de maneira muito responsável e bem devagar, ate porque a empresa com pouco tempo de bolsa pode apresentar muitas surpresas… E penso em ir comprando aos pouquinhos se a empresa continuar indo bem. Quem achar que ainda è muito cedo pra investir e prefere esperar mais uns anos pra ver a solidez da empresa também esta certíssimo. Talvez ate mais do que eu :)

    Resumão da opera… Nao è ainda uma empresa concreta e solida, que pode ir muito bem como pode também desapontar dependendo do resultado das perfurações. Por isso faco uma investimento bem baixo inicial o que me leva a acompanhar mais de perto a empresa.

    Abs!
    Edu

  31. 31 Daniel

    Leitão,

    Que tal fazer um artigo sobre aposentar-se cedo? Seria um pequeno resumo do seu próximo livro. Até por que, já faz um tempinho que não traz aquelas deliciosas analogias.
    Fica a dica!

    E parabéns pelo filhote!

    Abraço!

  32. 32 Luiz A.

    Leitao, parabens pelo filho, estas prestes a passar pela maior mudanca da vida, e para melhor, melhoramos e aprendemos muito com nossos filhos, eles nos ensinam a voltar a enxergar a vida como ela realmente deveria ser enxergada, aproveite muito este momento unico e especial.

    Abraco, Luiz A.

  33. 34 Leitão

    Oi Eduardo!

    Sua análise e sua estratégia sobre a QGEP está muito coerente. É por aí mesmo…

    —————-
    Oi Daniel!
    Obrigado!
    Estou mesmo devendo alguns artigos novos né… Vou providenciar!

    ——————-
    Oi Luiz!
    Obrigado! Estou muito contente com esse momento e é isso mesmo: mudança pra melhor!

    Felizmente vou ter tempo de ficar com ele, participar do crescimento de forma integral. Antes, se estivesse trabalhando em firmas 12hs por dia, não teria…

    Você falou tudo: “eles nos ensinam a voltar a enxergar a vida como ela realmente deveria ser enxergada”.

    ———————————
    Oi Paulo!
    O título do artigo é totalmente míope e tendencioso, com objetivo único de atrair leitores com frases de impacto, com é mesmo a intenção dos midiáticos.

    Parabéns para o autor, pois atingiu sua meta: trazer leitores a qualquer custo, trazer tráfego. Aliás, a mídia em geral é assim: capitar audiência a qualquer custo, mesmo que seja prestando um desserviço a seus leitores.

    O resto do artigo é um colcha de retalhos incoerente.

    Vamos analisar:

    “Em 20 anos de Plano Real, retorno da renda fixa superou a do Ibovespa”

    Primeiro, o Ibovespa é um péssimo índice, já comentei sobre isso, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/04/05/o-indice-ibovespa-esta-velho-e-enferrujado/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/05/27/ibov-vs-i-dividendos-grafico-27-05-2013/

    Segundo, carteira de ações não tem nada a ver com índices. Dependendo da qualidade ou da falta de qualidade de uma carteira de ações, e também dependendo da coerência ou falta de coerência da estratégia do investidor, bater o IBOV e bater a Renda Fixa pode ser perfeitamente factível ou não.

    Terceiro, se for usar apenas um índice (ainda mais péssimo como o IBOV) para fazer essa comparação, e se for usar um momento estático, é claro que o índice vai sair perdendo. Se fizer essa comparação agora, o IBOV está baixo, se fizesse a comparação em um período de alta, seria outra coisa. Então não adianta fazer comparação com índice em momento estático. E cada empresa tem seu comportamento, seus dividendos… Veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/01/nao-baseie-seu-olhar-apenas-no-indice-ibov/

    Bolsa de valores é, com certeza, melhor do que qualquer renda fixa. É uma ótima forma de vencer a famigerada inflação ao longo dos anos e construir patrimônio de forma sistemática e verdadeira.

    Veja mais:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/01/25/renda-fixa-capital-imobilizado-capital-produtivo-capital-imaginario-e-geracao-de-valor/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/01/09/como-sao-os-dividendos-em-carteiras-maduras/

    —————————–
    Abraços!
    Leitão

  34. 35 Luiz A

    Oi Leitao , tudo bom? Que critério vc usa para tirar uma empresa de sua carteira de IG? Dois anos seguidos de queda de lucros?

    Se uma ação valoriza muito vc vende? Ou vc buy and hold para crescer c empresa?

    Abraços, Luiz A.

  35. 36 Leitão

    Oi Luiz!

    Para incluir, manter ou retirar usamos critérios fundamentalistas e estratégicos. Não se vende só porque subiu muito ou caiu muito, o objetivo é permanecer sócio enquanto a empresa gerar valor ao acionista, estiver crescendo, dando lucros ou então administrando bem eventuais períodos de sazonalidade operacional ou mercadológica.

    Parece complicado mas não é não, a turma gosta muito quando entro nos detalhes nas aulas…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s