CHAT 17 a 23/mar

17mar14


27 Responses to “CHAT 17 a 23/mar”

  1. 1 Daniel

    Oi Leitão!

    Estava lendo uma noticia que chamou minha atenção:

    http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/grandes-investidores-estao-abandonando-a-bovespa

    O que me diz?

  2. 2 Leitão

    Oi Daniel!

    Pois é… Notícias, notícias e notícias… O mesmo de sempre. Quem escreve essas matérias não tem a menor noção do que é bolsa de valores e aposto uma cerveja que não tem sequer um real investido em bolsa.

    A receita é a mesma: Colocam um título chamativo, embromam e apresentam números sem a menor conexão com uma análise correta. Ou seja, o de sempre: apenas para gerar page-views nos sites em suas colunas, para justificar o salário…

    A entrada e saída de investidores (na verdade, especuladores e jogadores) sejam nacionais ou estrangeiros continua o que sempre foi: oferta e procura. Ora saem, ora voltam…

    Especulador entra e sai o tempo todo, é a rotina dele. Investidor de verdade torna-se sócio de empresas que geram lucro e dividendos, e vai pescar…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/03/20/noticias-embromation/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/11/12/as-noticias-poluem-sua-cabeca/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/07/03/os-sentimentos-das-pessoas-nas-diversas-fases-da-bolsa/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/07/27/quando-o-assunto-e-bolsa-de-valores-pouca-gente-realmente-entende-do-que-se-esta-falando/

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 marco

    Leitão pra uma carteira com 30 empresas, realizando um estratégia de investimento gradual, usando um capital mensal de 4k, qual seria mais eficiente, a compra 02 empresas por mês ( 2k para cada) ou comprar 04 empresas por mês(1k para cada).

  4. 4 Leitão

    Oi Marco!
    Com essa boa diversificação e bom capital para aportar, 1k por empresa está ótimo!

    Obs.: Poste suas dúvidas sempre em Sala de Aula, por favor. Lá fica melhor o acompanhamento de cada aluno. Pegue firme na última aula!

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 marco

    valeu leitão

  6. 6 Alison

    Olá Leitão.

    Em tempos turbulentos como esse que estamos passando, confesso que não é fácil olhar para a carteira e vê-las “sangrando” com sucessivas quedas.

    Você utiliza algum tipo de estratégia/proteção para minimizar essas longas quedas?
    Afinal, estamos perdendo dinheiro com essas quedas, ou não?
    No seu curso é abordado algum tipo de estratégia nesse sentido?

    Obrigado.
    Abraços.

  7. 7 Leitão

    Oi Alison!

    A bolsa está normal, como sempre. Enquanto continuar achando ruim quedas é sinal que não está enxergando a bolsa do jeito certo.

    Primeiro: bolsa em queda é uma expressão generalista demais, pois mesmo em períodos de índice em queda, temos ações em alta e ações em baixa, e certamente uma carteira com boas empresas terá em média um desempenho superior ao índice, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/01/nao-baseie-seu-olhar-apenas-no-indice-ibov/

    Segundo: mesmo em períodos onde o preço dos papéis está em queda, as empresas estão lá trabalhando e produzindo, gerando lucros e dividendos. Nem sempre o preço do papel em bolsa não tem relação direta com desempenho financeiro da empresa, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/01/09/como-sao-os-dividendos-em-carteiras-maduras/

    E, claro, tem que manter seu registros corretamente:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/10/09/voce-sabe-exatamente-como-anda-o-desempenho-de-sua-carteira-de-acoes/

    E entender como é o sentimento das pessoas, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/07/03/os-sentimentos-das-pessoas-nas-diversas-fases-da-bolsa/

    E, como ensino a meus alunos, temos ESTRATÉGIAS que adotamos para manter sempre a carteira equilibrada e de modo a tirar vantagens das quedas, e não ficar com medo delas…

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Alison

    Obrigado pelos esclarecimentos, como sempre, coerentes e serenos.

    Na verdade não me preocupo tanto a ponto de perder o sono com essas quedas, pois meu objetivo é longo prazo mesmo (10 anos pra mais).

    Tenho feito o acompanhamento da minha carteira e tenho “batido” o IBOV quase que desde o início. :)

    Mas de qualquer forma achei válido perguntar pois tenho procurado mais informações sobre estratégias de proteção da carteira.

    Abraços.

  9. 9 Carlos

    Olá Leitão!

    Acabei de descobrir seu site e estou achando fantástico. Sou especulador há uns 5 anos e perdi quase tudo que ganhei na bolsa, ESPECULANDO. Cansei dessa vida, e vou passar a INVESTIR a longo prazo, pensando nos dividendos. Tenho aproximadamente 100 mil investidos em fundos multimercado que rendem 7-10%aa. Qual porcentagem desse valor você utilizaria para comprar boas ações com bons dividendos? Você acha que devo investir parte desse dinheiro gradualmente ou de uma vez só?
    Parabéns pelo site!
    Abraço
    Carlos

  10. 10 Leitão

    Oi Carlos!
    Obrigado! Seja bem vindo à minha cozinha, que bom que está gostando! Fique à vontade, estamos entre amigos!

    Vixe! Realmente muitos cometem esse erro e passam mesmo 5 anos, 10 anos ou até mais tempo andando em círculos… (conheço muitos casos assim).

    Especular é bom e não é pecado, desde que feito de forma consciente, e não mais do que 20% de seu patrimônio para isso, pois os demais 80% devem mesmo ser direcionados para Investimento, construção de patrimônio.

    Mas você está entrando no bom caminho agora. Aqui no Blog vai encontrar muito assunto que vai lhe ajudar a amadurecer muito no tema.

    Destinar uma boa parte do capital para investir em Ações diretamente é fundamental mesmo. Mas faça isso de forma gradual e planejada, montando uma boa carteira com umas 20 empresas pelo menos. O principal é saber selecionar boas empresas e manter disciplina de aportes graduais… Mas aqui no Blog vai encontrar muito sobre isso…

    Costumo deixar o link abaixo para quem chega recente:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Um abraço e apareça sempre!
    Leitão

    PS.: Alguns post relacionados:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/06/26/fundos/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/09/25/a-vantagem-de-ser-investidor-individual/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/07/04/fundos-de-acoes-sao-melhores-para-quem-tem-pouco-dinheiro-para-aplicar/

  11. 11 Welton

    Iae leitao sou novo no blog e gostaria de parabenizar vc pelo blog bom mesmo!
    Agora vamos as perguntas tenho muitas pois sou bem novato nesse ramo
    gostaria de saber se seu curso e para especulador ou investidor. e queria saber uma boa corretora para daytrade! vlw

  12. 12 Leitão

    Oi Welton!
    Bom dia!

    Obrigado, bem vindo ao Blog!

    Olha, você está começando agora então vale a pena dedicar um tempo para se inteirar melhor sobre o tema. Pelo pouco que comentou já percebi que está ansioso para aprender e já operar… Mas tenha calma, sem ansiedade… Bolsa é tranquilo, mas se correr demais vai tropeçar…

    Não abra conta em corretora ainda. Aprenda um pouco mais. As corretoras adoram novatos ansiosos que ficam operando e operando gerando corretagens para elas. Prepare-se primeiro para fazer a coisa certa.

    Aqui no Blog mesmo vai encontrar muito material para leitura e preparação. Costumo deixar o link abaixo com dicas para quem chega recente:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Essa leitura já vai ajudar muito. E aqui estou para ajudar, estamos na minha cozinha e aos poucos vou ajudando mais e você vai pegando o jeito. Aí, depois quando sentir que chegou a hora, poderá vir para a turma, vai ser legal!

    Mas faça isso primeiro, tire algumas semanas para ler o conteúdo do Blog conforme as dicas no link acima. E qualquer coisa estou aqui para ajudar!

    Abraço!
    Leitão

  13. 14 Anônimo

    Leitão, boa noite

    Qual seria a melhor forma de calcular o %DY de cada ação no ano? Pensei em pegar o valor pago em dividendos e dividir pelo valor investido em cada ação (valor total, não o investido no ano), está correto?

    Abraço

    Adriano

  14. 15 Leitão

    Oi Adriano!
    Bom dia!

    Sim, correto, mas veja:

    Se for adicionar as compras e dividendos do ano corrente isso pode distorcer um pouco, pois quando se compra uma ação hoje só vai receber dividendos dela meses depois… Mas… Como as empresas pagam dividendos em média umas 04 vezes ao ano, isso dificulta fazer uma conta fiel… Ou seja, se compra uma ação hoje talvez no mês que vem já caia dividendos… Em fim, como apurar isso detalhadamente para cada lançamento e cada ação é bem trabalhoso, pode-se fazer de forma mais simples mesmo:

    Uma forma simples é calcular o Seu-DY-Anual:

    Por exemplo: Pega-se o total de Dividendos recebidos entre 01-janeiro-2013 até 31-dezembro-2013 e divide-se pelo total de dinheiro aplicado até 31-dezembro-2012.

    Por que 2012? Porque vamos considerar o saldo do ano anterior para apurar os dividendos a serem recebidos no ano seguinte.

    Mas pode usar dividendos de 2013 com total de compras de 2013? Pode também… de qualquer forma a conta será genérica e terá algumas distorções conforme o primeiro parágrafo.

    Abraço!
    Leitão

  15. 16 Rafael

    Olá leitão,

    Uma pergunta que não tem muito a ver com ações, mas com investimentos: setor hoteleiro, o que vc acha? Já pensou em investir em uma parte ideal de hotel?

    Pela proposta, os lucros seriam divididos, o dono da parte ideal não seria dono de um quarto (portanto, seria igual a um hóspede) e tudo administrado pelo setor hoteleiro.

    Lembra um pouco investimento em empresa, só que com valores beeeem mais altos para investir, rs.

    Talvez, ficaria como uma opção de diversificação, mas quis deixar o post para levantar o debate.

    Abraços,
    Rafael

  16. 17 Leitão

    Oi Rafael!

    Vixe! Não tenho a menor noção desse setor, e também não me atrai. Qualquer ramo de negócio exige expertise da área, seja setor hoteleiro, seja setor de imóveis, seja setor de gado de corte, etc…

    Por isso prefiro o mercado de ações. Deixamos as preocupações para os gerentes e ficamos sentados só cobrando resultado, bem mais fácil… Rsss…

    Abraço!
    Leitão
    PS.: Dica: poste lá no Buteco da turma que é melhor para discutir esse assunto: http://leitaoemacao.com/buteco

  17. Oi Rafael,

    Isso eh uma forma de joint Venture no ramo de Real Estate. Estou errado? Olha, esse tipo de investimento eh um bom negocio quando quem esta entrando com o dinheiro nao precisa ficar gerenciando a empresa, assim como acontece com investidores em acoes.

    Eu trabalho com isso em uma empresa de gerenciamento de patrimonio. Pra comecar, Nesse tipo de investimento, vc tem que ter MUITO capital. Bom, depois basicamente, extistem aqueles negocios onde vc entra com dinheiro e a outra parte entra com o know-how e bens ja adquiridos. Neste primeiro caso, as vezes eh bom negocio bom. E ainda divide o lucro.

    Mas se for pra vc entrar no negocio e ter que suar a camisa, ai eh o que o Leitao falou: ” exige expertise da área”…. Ai tem que ver bem se vale a pena o esforco/beneficio…. o risco eh alto….

    Nao me considero leigo, mas tb nao me considero experiente na area. Se eu falei algo errado, por favor me corrijam.

    Abracos

  18. 19 Leitão

    Oi Tiago!

    Obrigado pelo comentário! Foi bem esclarecedor sim.

    Na verdade isso remete a um conceito raiz entre Trabalho e Investimento:

    – Devemos dedicar nossa força de trabalho naquilo que temos dom, talento, inclinação. Aquilo para qual nossa natureza recebeu o “chamado”. Aí teremos satisfação. O dinheiro vem por consequência disso.

    Um erro que ocorre com frequência é focamos apenas no dinheiro ao decidir nosso esforço, e então muitas vezes não temos satisfação e por consequência não vem o dinheiro.

    – Já Investir é colocar dinheiro para trabalhar por você, e deixar você livre para trabalhar por prazer.

    Quanto mais direcionarmos nossos esforços de Trabalho e Investimento para isso, mais estaremos no caminho certo.

    Abraço!
    Leitão

  19. 20 Rafael

    Olá pessoal,

    Poxa, muito obrigado pelos comentários.
    Realmente foram de grande ajuda.

    Então, tiago, é como vc falou, é algo que precisa de MUITA grana e que provavelmente teria que suar bastante a camisa. Acho que não vai valer a pena, pelo menos por enquanto, a despeito de parecer ser promissor.

    Quem sabe num futuro?rs

    Muito obrigado a todos e bom fds!
    Abraços,
    Rafael

  20. 21 Vanio Vedova

    Bom dia pessoal;
    Ontem SLED4 caiu em torno de 15%, isto foi um ajuste normal de Mercado oferta/procura ou alguém que acompanha este papel sabe de algum fato relevante?

  21. 22 Anônimo

    Prof. surgiu uma dúvida em relação ao IR sob dividendos e Juros de capital.
    Segundo o contador os dividendos que ultrapassarem 20.000 por mes devem recolher imposto. É isso mesmo?!
    Um abraço,

  22. 23 Leitão

    Oi Vanio!
    Não sei dizer o motivo pois não acompanho a empresa em detalhes, mas geralmente mudanças de preços muito grandes assim tem a ver com ajuste de proventos ou algo similar…
    Veja direto com o RI:
    http://www.saraivari.com.br/default_pt.asp?idioma=0&conta=28

    ————————————-
    Oi “Anônimo”! (você esqueceu de dizer seu nome ou apelido)

    IR recolhe-se quando você VENDE mais de 20k em um mês. Não é quando recebe dividendos não.

    Veja mais:
    http://wiki.advfn.com/pt/Imposto_de_Renda

    ———–
    Abraços!
    Leitão

  23. 24 Anônimo

    Pois é prof. disso eu sei, mas o que me fez confusão foi ele dizer que os dividendos que ultrapassarem 20.000 por mês também estão sujeitos a tributação por parte do investidor. Vou dar uma olhada nesse link obrigada!

    Um abraço,
    Mônica

  24. 25 Leitão

    Oi Mônica! Era você? Rsss

    Só você mesmo para aparecer com um problemão desses: tributação com dividendos acima de 20k… Que problema bom heim! Rssss

    Abração!
    Prof.

  25. 26 Pequeno investidor

    Boa Tarde Leitão. Percebi que alguns colegas do blog em algumas situações questionam sobre futorologia baseado nos tais especilaista… então dois exemplos para refletirmos, pensando melhor ,para rirmos..

    Após respeitar resistência e fechando na mínima, Ibovespa abre espaço para cair mais – InfoMoney .

    http://www.infomoney.com.br/mercados/analise-tecnica/noticia/3258016/apos-respeitar-resistencia-fechando-minima-ibovespa-abre-espaco-para-cair
    NOTICIA POSTADA HOJE AS 08:55.

    AGORA MAIS DA ITAU, ESSA PARA CHORAR…. MELHOR RIR…

    Oportunidade de Investimento – Encerrando a venda de CMIG4

    No dia 24 de março recomendamos a venda de CMIG4 com base em uma expectativa de realização de lucros após a divulgação de resultados fracos referentes ao 4º trimestre (sem dividendos adicionais), além das incertezas relacionadas a riscos de fusões e aquisições, que foram o principal motivo pelo qual nossos analistas rebaixaram a recomendação de CMIG4 de outperform para market-perform em 17/03. Acreditávamos que as ações da Cemig poderiam sofrer no curto prazo dado esse cenário mais incerto para a companhia, e dada a nossa expectativa de realização de lucros no mercado como um todo após um bom desempenho do Ibovespa desde meados de março. Desde que recomendamos a operação, a empresa anunciou sua proposta de dividendos a ser levada para assembleia, e o mercado apresentou uma forte recuperação, ao contrário das nossas expectativas de curto prazo. Dado isso, recomendamos o encerramento da operação com -8,2% para evitar maiores prejuízos.

    https://www.itaucorretora.com.br/Blog/1/Blog-do-Estrategista/

    CONTAR ESSAS PIADAS NA PESCARIA …. TALVEZ TODOS POSSAM DAR BOAS GARGALHADAS… HAHAHA

  26. 27 Leitão

    Oi Pequeno Investidor!

    Pois é, e não é de hoje que falo isso:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/07/19/analises-embromation/

    Abraço!
    Leitão
    PS.: Você postou no Chat da semana passada… :-)


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s