CHAT 10 a 16/mar

10mar14


38 Responses to “CHAT 10 a 16/mar”

  1. 1 Rafael

    Leitão, a analise dos fundamentos de uma empresa é demorado? Estou perguntando isso porque você ja deve conhecer as empresas a fundo, tem muito tempo de mercado, então pra você ja deve ser um pouco mais facil, mas pra um iniciante que não ter tanta experiencia no começo analisar mais de 500 empresas listadas na bolsa pra formar sua carteira é complicado. Abraços.

  2. 2 Leitão

    Oi Rafael!

    Não é complicado não, apesar de todo mundo fazer questão de parecer que é.

    É perfeitamente possível qualquer pessoa iniciante e sem qualquer base em economia/finanças/contabilidade/etc aprender de forma objetiva a fazer suas boas escolhas de investimento.

    Aprofundar ou não é uma questão de tempo e gosto pessoal. Mas mesmo quem tem pouco tempo ou não é muito de ficar escovando números financeiros pode sim fazer boas escolhas e tomar boas decisões.

    É isso que ensino a meus alunos, e é muito bom vê-los caminhando bem… Alegria de professor é ver seus ex-alunos voando alto depois. :-)

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Rafael

    É que vejo muita gente (leia-se analistas entendidos do assunto hehe), e pessoas que acham a bolsa complicada, dizendo que se tem que ter um conhecimento monstro em contabilidade e nesse tipo de coisa para analisar as empresas, o balanço das empresas, claro que eu nunca acreditei nisso, mas é sempre bom ter a resposta de um cara que realmente entende do assunto igual a você. :)

  4. 4 Rafael

    e outra duvida, quantos cursos vão ter nesse ano? Estou pensando em fazer no final do ano se houver. Infelizmente estou com pouco tempo devido aos estudos pro enem, então, só poderia focar no curso mesmo logo após a prova.

  5. 5 Clari

    Leitão,

    Idade chegando (58) e uma vida já estabilizada, penso em fazer aportes visando mais dividendos do que ganho de capital. É uma ideia que estou amadurecendo. Gostaria da sua opinião.

    Abraços
    Clari

  6. 6 Leitão

    Oi Rafael!

    Pois é, tem muitos descaminhos mesmo, não é de hoje que vejo isso. Veja esse meu post de 5 anos atrás:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/02/05/caverna-do-dragao/

    Monto só 04 turmas por ano, pois gosto de dar bastante atenção aos alunos, é coisa que faço por gosto mesmo. Fevereiro, Maio, Agosto e Novembro.

    ———————————
    Oi Clari!

    Sim, é uma boa linha focar em Dividendos. Vai do gosto, dos objetivos pessoais.

    Em geral empresas muito boas de dividendos não são de crescimento, e as de muito crescimento não são de distribuir dividendos. É uma faca de dois legumes… Rss…

    Mesmo focado em dividendos, não quer dizer que não possa ter algumas empresas promissoras de crescimento. Também elevam consideravelmente o patrimônio. E com patrimônio elevado pode-se fazer o que quiser depois…. Um pouquinho de proatividade não faz mal, e ser um pouco empreendedor e zeloso pelos investimentos não toma tanto tempo assim e trás bons resultados. Afinal, sossego demais cansa… rsss

    —————
    Abraços!
    Leitão

  7. 7 Pequeno investidor

    Boa tarde leitão. Petr4 quase a preço de banana e a vale quase a preço de chuchu, vamos aproveitar o feirão da bolsa, já, já acaba rsrs. Abraços

  8. 8 Daniel

    Pequeno investidor,

    Ha quanto tempo Petr4 e Vale estão baratas?

  9. 9 caredan

    Afinal: barato ou caro?
    Penso que barato ou caro depende agora de reação de uma ação que até agora só vem estourando um fundo histórico atrás do outro.
    Reação tanto por parte do papel quanto por parte da economia em geral.
    Se o mercado estiver apenas “massacrando” o papel, está barato.
    Se o que está acontecendo já é resultado de alguma caca que nós pobres mortais só ficaremos sabendo quando for tarde demais, então está cara, muito cara.
    9,50? 5,00?O gráfico do leitão tem tudo para acontecer. São possibilidades bem reais e preço não cai à toa e de mais a mais, esse ano tem copa e boneco novo lá no cadeirão- e resultado mesmo que é bom, nada convincente.
    Reação, queremos reação. Do jeito que está indo, só aumenta o apetite.

    A última petroleira que ficou bem baratinha, deixou muita gente na lona…

  10. 10 colombo

    nada está tão barato, que não pode ficar mais barato ainda ! o mesmo vale para “caro” … na verdade o que dizem ser barato, é os valores referentes aos resultados que as empresas vem mostrando, por exemplo BBAS3 está mais ” barata” do que PETR4, basta olhar os valores fundamentalistas, e o P/L …

  11. 11 Marmota

    Mestre Leitão boa tarde.

    Poderia nos falar sobre o gráfico do Ibov? Continua na mesma?

    Grande abraço

    Marmota

  12. 12 Leitão

    Oi pessoal!

    Hehehe! O povo tem uma fixação com a Petrobras mesmo… Rssss….

    ———————
    Oi Marmota!

    O IBOV continua conforme a última leitura mesmo, em cima do suporte da projeção estimada…

    Vou dar uma atualizada nos gráficos hoje!

    Abraço!
    Leitão

  13. 13 Felipe

    Oi Leitão, tudo bem?

    Queria só deixar um comentário sobre uma coisa que estive pensando nesses ultimos dias.

    Nessa ultima semana aconteceu o carnaval, e varias pessoas viajam, vão para as micaretas, se divertir.

    Eu não tenho nada contra carnaval, cada um faz o que lhe convém.

    Mas enfim, você deve ta se perguntando onde quero chegar com isso, e o que o carnaval tem a ver com bolsa de valores, dinheiro e tudo mais.

    Onde é eu quero chegar é que, eu fico abismado como o Brasileiro não sabe utilizar o seu dinheiro. Nessas viagens para micaretas no carnaval, as pessoas incrivelmente conseguem poupar algum dinheiro, mas é tudo destinado ao carnaval, gastam rios de dinheiro nessa festa, e as vezes gastam até mais do que tem apenas pra uma felicidade passageira, algumas vezes ficam até com dividas pelo ano inteiro por causa desses 4 dias de folia…

    Brasileiro só sabe utilizar o seu dinheiro para as festas badaladas, carnaval, produtos caros que daqui a 1 mes vai está ultrapassado (smartphones e etc).

    A maioria da população brasileira está muito longe ainda de ter uma boa educação financeira e creio que isso vai demorar um pouco a acontecer.

    Desculpa está falando isso aqui, isso é um espaço pra tirar duvidas, mas é que não conheço ninguém pra conversar sobre investimentos, bolsa de valores, educação financeira e etc, então recorro a internet, onde contém alguns blogs como o seu onde tem pessoas com a cabeça mais aberta em relação a esse assunto.

    Esse é outro problema, esse tipo de assunto ser ‘coisa de outro mundo’ no ambito social. Mas enfim, vou parar por aqui, porque o post ja ficou longo demais haha.

    Abraços leitão. =)

  14. 14 Leitão

    Oi Felipe!

    Hehehe! Seu desabafo é verdadeiro. Realmente falta muita educação financeira ao brasileiro de modo geral, seja para quem vai para o carnaval ou para quem vai para retiros… Educação financeira é uma carência em todos os seguimentos sociais.

    Costumo dizer: dinheiro não traz felicidade, mas sua ausência tem o efeito contrário.

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 Pequeno investidor

    Leitão Boa Noite. Respondendo ao nosso amigo Daniel. Para quem comprou Petr4 a R$ 40,00 ou 30,00 deve ta chorando as pitanga até agora. Porém no blog, o leitão de forma exaustiva fala em planejamento e disciplina. Se pensarmos como sócios investidores, parece até loucura, mais temos que comemorar ver papéis do nível de Petr4, Vale5 ou ABCD4, isto porque os ciclos de baixas, as má administração passam …. As empresas recuperam seu lucro e o mercado joga ela para cima de novo.

  16. 16 OValter

    Querido Mestre Leitão! Estou sentido falta daqueles temas tirados do boteco e colocado em discussão pra turma. Que tal jogar algum tema. Poderia dizer algo sobre ações BVMF3? Li no site da bovespa qual os objetivos, mas não entendi nada. Abraços e vou comprar o seu livro ainda nesta semana.

  17. Felipe… Ja pensei sobre isso.. e sabe minha conclusão? Cada um direciona o seu dinheiro onde gosta. E ponto. O problema não é nem educação financeira… acredito que se meu amigo tivesse educação financeira, ele iria nas micaretas e tudo mais, a diferença é que ele iria organizar melhor seus gastos e aumentar a eficiencia de suas despesas. Mas o dinheiro iria pras festas da mesma forma.

    Acho que cada um deve gastar onde te faz feliz. Não me faz feliz gastar dinheiro comprando roupa. Nem comprando moveis e coisas assim. Sou muito analitico. Antes de comprar algo, eu uso 3 filtros:
    – Eu realmente preciso disso?
    – Eu tenho como pagar?
    – Esta compra precisa ser feita agora?
    E só compro se eu disser SIM pras 3 perguntas acima. Se uma das respostas for NÃO, então não compro. E me dou muito bem com estas 3 perguntas.

    Meu dinheiro é basicamente gasto com produtos uteis, que fazem minha vida melhor, alocação em patrimonio e com viagens… Ahhh viagens… com viagens eu não economizo… bom,,, economizo com hoteis… heheh… mas com viagens eu não sou mão de vaca. Minha mulher já gosta de roupas… compra uma atraz da outra…. mas isso faz ela feliz e isso q importa. Contanto que isso não traga problemas na vida… Ta valendo.

    Por isso não critico mais meus amigos que torram seus dinheiros na balada… Se isso satisfaz as vontades deles, que gastem…Isso é ser humano…

    Eu luto pela educação financeira, mas não pras pessoas gastar menos com superfulos… pois o que é superfulo pra mim, pode não ser pra vc… mas eu luto para que os gastos sejam feitos de forma eficiente e bem administrado. Isso sim é uma boa educação financeira.

    Abraços

  18. 18 Leitão

    Oi OValter!

    Bem lembrado! Tem muito conteúdo bom lá no Buteco da Turma. Vou selecionar algumas coisas legais lá e trazer aqui para o Blog…

    Sobre a BVMF3, ações da Bovespa mesmo: não penso que ela seja uma empresa de crescimento, visto que a bolsa é o que é desde sempre. A popularidade nacional não é grande visto que a população é bem mal informada sobre o assunto, e a dependência do fluxo estrangeiro é grande. Em fim, se ela não tem perfil de crescimento, resta nos dar resultados com lucros e bons dividendos. Ela está mostrando lucros e distribuindo praticamente tudo em dividendos, o que está coerente. Dessa forma, pode-se acompanhá-la e ver quando ficar com DY interessante. No momento está até razoável: 6%. É uma opção de diversificação.

    Veja mais:
    http://ri.bmfbovespa.com.br/static/ptb/estrategia-e-vantagens-competitivas.asp?idioma=ptb

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 caredan

    Educação financeira aqui nesse país é uma situação mais grave do que muitos possam pensar.
    Comercial de cartão de crédito é um apelo explícito à imbecilidade popular, propaganda enganosa do jeito que o povinho gosta.
    Quando se vê médicos, engenheiros, técnicos, advogados, profissionais especializados, pequenos e médios empresários investindo em PGBL, enfiando dinheiro nas X a longo prazo, fundo de bancos e outras arapucas e o Zé se enforcando para comprar o modelo mais novo de celular e cerveja para o fim-de-semana é porque o assunto é seríssimo.

  20. Leitão boa tarde. Gostaria de uma orientação sua bradespar abraços

  21. 21 Anônimo

    Dá pra começar com 10 mil reais inicias com aportes mensais de 600?

  22. 22 Leitão

    Oi “Anônimo1”! (Você esqueceu de citar seu nome ou nickname)

    A Bradespar não acompanho de perto, fico limitado a dizer sobre ela. Não sinto firmeza nos fundamentos dela, então nem olho…

    ————-
    Oi “Anônimo2”! (Você esqueceu também rs)

    Dá sim, já vai começar bem. A principal questão é quanto vai poder poupar mensalmente e destinar para ações. 600 reais será muito bom sim, ok!

    Primeiro tem que aprender a selecionar boas empresas e a manter esse olhar sobre elas ao longo dos anos. Nada complicado. Depois, tem que ter uma Estratégia sistemática de compras. Aqui no Blog tem muito conteúdo sobre isso que vai lhe ajudar. Caso tenha chegado recente, veja essas dicas: https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    ——————-
    Abraços!
    Leitão

  23. 23 Adriano Pina Pereira

    Boa noite Leitão

    Tenho atualmente 13 empresas na carteira, tinha 14 mas a Coelce não me quis mais como sócio.

    Quero incluir mais duas, o que me diz da Sabesp, independente da questão do racionamento em SP, analisei e vi que é uma empresa com crescimento constante, achei que o endividamento é alto, mas acho que é uma característica do setor.

    Abraço

    Adriano

  24. 24 Leitão

    Oi Adriano!
    Bom dia!

    Sim, a Sabesp tem resultados bons e constantes sim. Pode-se olhar para ela com mais atenção e é uma opção para diversificação. Mas o setor é bem sonolento, não é de crescimento rápido não. É uma característica do setor.

    Pesquise mais opções também, de diversos setores diferentes. Vai encontrar muitas opções variadas para diversificar e reforçar mais o time. Pense em pelo menos umas 20 empresas, é melhor.

    Abraço!
    Leitão

  25. 25 Pedro Paulo

    Leitão! Boa tarde!
    Acompanhando seu blog, percebe-se que você recomenda carteira com 20 empresas….mas 13, 14 ou 15 já não é um numero razoável? Faz tanta diferença assim ter 20?
    Pergunto pq demorar 20 meses pra repetir a compra de um papel parece exagerado. Pra falar a verdade, até de 12 em 12 meses já me parece demorado demais pra comprar um papel só.
    Claro que se eu tivesse mais $$ aportaria em mais de um papel por mês, mas infelizmente não é o caso.
    O que você acha, Leitão?
    Um abraço
    Pepe

  26. 26 Leitão

    Oi Pepe!

    Sempre comento que no mínimo 10, e considero 20 empresas um número bem saudável.

    Por quê?

    – Administração de risco.

    Com 10 empresas em carteira, cada uma representa 10% de seu patrimônio.

    Com 20 empresas em carteira, cada uma representa apenas 5% de seu patrimônio.

    Mesmo que nos esforcemos por analisar e acompanhar bem nossas empresas, sempre haverá a possibilidade de uma ou outra nos decepcionar. A complexidade do mercado é imensa e é humanamente impossível ser perfeito em suas análises, mesmo que fosse um “nerd” da economia. Então, para não ser “nerd”, relaxar e curtir seus investimentos, a diversificação é uma boa estratégia. Mesmo que uma ou outra empresa quebre, vá para o chão, vire pó, isso não vai lhe tirar o sono…

    Afinal, sono tranquilo é nosso maior patrimônio.

    Abraço!
    Leitão

    PS.: Com 20 empresas, que tal comprar duas por mês… três… quatro… Se está poupando 1000,00 todo mês, compre duas de 500,00; Se está poupando apenas 500 por mês, compre duas de 250,00….

  27. 27 Daniel

    Leitao,

    o que vc acha da filosofia de investimento do Luiz Barsi Filho?

    Abraço!

  28. 28 Leitão

    Oi Daniel!

    Olha, não posso dizer sobre a “filosofia” que ele adota ou a prática real pois não acompanho algum tipo de trabalho dele. O que sei sobre ele é somente através de uma ou outra notícia na mídia. Sabendo que a mídia sempre é nebulosa e tendenciosa, isso limita muito…

    Pelo pouco que ouço sobre ele, parece ser um cara simples e coerente, com foco em investimento em boas empresas e dividendos… Aparentemente tem uma linha ok…

    Abraço!
    Leitão

  29. 29 Alberto

    Oi Daniel!!

    Você leu a entrevista dele no revista exame??
    Pela resposta que ele deu na entrevista !! Na minha opinião é gente boa !!!!
    Um investidor de verdade!!!
    Gostei particularmente da resposta que ele deu quando reporter perguntou por que ele não tinha ações da Petrobras??? rsrs !!!!

    Um abraços

    Alberto.

  30. 30 Pequeno investidor

    Leitão Bom Dia. o que você do IEETRICA? parece ser bem interessante, pensando em longo prazo lógico .Na minha modesta opinião o melhor setor da bolsa de valores é o das elétricas , ganhos não tão altos, porém um crescimento constantes. Em questão de dividendos se não for o melhor é um dos. É logico que algumas empresas não são tão boas, mas das 20 empresas que você considera ideal em uma carteira 25%, ou seja 5 pode ser do setor . exemplo CMIG4, GETI4, COCE5,TBLE3,TAEE11,- dividendos superior a renda fixa + Valorização das ações ( da para montar uma carteira a parte e se aposentar melhor que pagar um plano de previdencia

  31. 31 Leitão

    Oi Pequeno Investidor!
    Boa tarde!

    As empresas do setor elétrico em geral são lucrativas e boas pagadoras de dividendos sim. Mas é sempre prudente não concentrar muito capital em um único seguimento, por melhor que ele seja.

    Por exemplo: o segmento de mineração e metalurgia já foi muito forte a alguns anos atrás, hoje enfrenta uma fase mais baixa. O setor elétrico foi forte até agora, mas vem por aí ingerências governamentais, renovações de contratos, apagões, etc… Ou seja, repetindo: por melhor que nos pareca uma empresa ou setor, é sempre prudente manter o time todo diversificado e equilibrado, sem concentrações em demasia.

    Abraço!
    Leitão

  32. 32 Daniel

    E outra, a COCE5 ta fora da bolsa..

  33. 33 Glauco Tonello

    Leitão
    Essa liquidação de final de verão, podia se estender por um tempo maior,

    Abraço

    Glauco

  34. 34 Glauco Tonello

    tipo até o final de 2014

  35. 35 Leitão

    Oi Glauco!

    Pois é, e a julgar pelo ano atípico que estamos passando com essa leseira de carnaval/copa/eleições/trapalhadas, os preços devem continuar baixos… bom para acumulação mesmo.

    Abraço!
    Leitão

  36. 36 Tassio

    Olá Leitão, estou querendo aproveitar essa promoção na Bolsa pra fazer algumas compras que são NATU3, POMO4, CMIG3, TBLE3 SBSP3 TOTS3 e BBAS3. O que achas dessas empresas uma vez que pude reparar que muitas delas vem tendo a diminuição de seus lucros nos balanços trimestrais.

    Obrigado desde já pela resposta.

  37. 37 Gilberto

    Oi Leitão, espero que esteja correndo tudo bem contigo.
    Consultei no fundamentus.com os dados da FESA4, o último balanço da empresa é do 3º trimestre de 2013, os seus lucros estão reduzindo, o que pode estar ocorrendo? A propósito quando os balanços atrasam pode ser sinal de problemas na empresa?

  38. 38 Leitão

    Oi Tassio!
    Bom dia!

    É uma boa lista sim, ok! Todas empresas interessantes…
    Realmente os preços estão ficando cada dia melhores e para quem tem foco em dividendos quanto melhor o DY nesse momento, melhor para comprar.

    Sobre queda nos lucros, quem vai se preocupar com isso para nós são os diretores. O que fazemos é escolher as empresas mais bem administradas, e depois disso deixar a administração para os respectivos gestores…

    ———————————–
    Oi Gilberto!
    Bom dia! Tudo jóia sim!

    Os balanços da FESA4 estão corretos, às vezes demoram a sair mesmo, é normal, o problema realmente é que a empresa está fraca para gerar valor aos acionistas. O setor está ruim, mas ela está ruim acima da média. Comentei sobre isso já a um bom tempo, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/02/27/cardapio-alternativo-fesa4-24-02-2012/

    ———–
    Abraços, pessoal!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s