CHAT 03 a 09/mar

03mar14


31 Responses to “CHAT 03 a 09/mar”

  1. 1 Rodolfo

    Fala Leitão,

    No final da semana passada, algumas pessoas passaram e tinham dúvidas quanto ao equilíbrio da carteira etc. E as resposta me deixaram com uma dúvida.
    O ideal desse equilíbrio é fazê-lo pela quantidade de ações ou de valor aportado em cada uma? Ou seja, devo manter um equilíbrio na quantidade de ações, o que gerará uma diferença de valor, pois existem ações mais caras e baratas, ou um valor praticamente igual para todas?
    Aproveitando, já vi você comentar também sobre sua carteira de ações secundárias, essas você faz IG ou só usa para especulação?
    Abs.

  2. 2 Leitão

    Oi Rodolfo!

    O equilíbrio de aportes é por valor investido, não por qtde. Mas calma que vamos estudar isso ao chegar nas aulas mais avançadas do curso Águia Harpia III – aulas 08 e 09. Continue focado nos estudos, pegue firme pois temos muito a estudar e vai ver tudo isso lá… Siga o cronograma.

    As ações secundárias são para Investimento principalmente, diversificação. Mas vai entender melhor ao longo do curso também.

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Felipe

    Oi leitão, boa noite.

    É uma duvida meio tosca, mas eu queria saber qual o valor bom aproximado para se começar a investir na bolsa.

    Estou com 10 mil reais parado e queria investir, criar patrimonio e ser independente financeiramente daqui 10 ou 15 anos, hoje tenho 20.

    Aguardo resposta, abraços.

  4. 4 Anônimo

    Boa noite Leitão e colegas;
    Leitão, para alguém que está iniciando uma carteira de IG você indicaria a PETR4 para compor esta carteira ainda nova e em formação? Ou seja, traduzindo a pergunta seria: Você pessoalmente ainda acredita na PETR4? (desconsiderando aqui as avaliações políticas …)
    Vanio

  5. 5 Vanio Vedova

    Em anônimo leia-se Vanio Vedova

  6. 6 Leitão

    Oi Felipe!
    Bom dia!

    Você já tem um bem valiosíssimo em seu poder. Esse bem que você possui é muito precioso. Sabe qual é? O TEMPO. Você é jovem, e começando a se educar financeiramente cedo, investir bem ainda cedo, vai alcançar sucesso também cedo.

    Veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/08/04/o-bem-mais-valioso-de-um-investidor/

    Se já tem 10k guardados, parabéns, já começou muito bem! E já está com as intenções certas também! A mesma disciplina que o fez guardar esses 10k vai ser necessária para continuar poupando daqui para frente. E a partir de agora buscar se educar mais para os investimentos, para fazer valer essa reserva, para poder multiplicá-la com os anos.

    Se puder guardar 200,00 por mês, 300/500/1000…. o que puder, e com isso poderá destinar para ações todo mês, formando uma boa carteira de investimento. Quanto aos conceitos e estratégias para isso, o Blog inteiro é sobre esse tema, e aqui vai encontrar muito material que vai lhe ajudar. Para quem chega recente deixo sempre o link abaixo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    E aos poucos vou ajudando mais. Apareça sempre!

    ———————————-
    Oi Vanio!

    Ter Petrobras em carteira ou não ter tanto faz. Como cada empresa representa apenas 5% da carteira, escolher entre uma ou outra não aumenta o risco, pois o time todo trabalha junto.

    Eu tenho Petrobras em carteira e continuo mantendo normalmente, ainda mais barata desse jeito, o risco é menor ainda.

    Mas quem comete/cometeu o erro de aportar muito capital em uma única empresa (seja Petrobras ou qualquer outra) fica mesmo inseguro. Então não cometa esse erro…

    ———————
    Abraços!
    Leitão

  7. 7 OValter

    Quais seriam as outras empresas na Bolsa Brasileira que fica no mesmo grupo da Petrobrás, ou seja, que trabalha na área de petróleo e refino?

  8. 8 Leitão

    Oi OValter!

    HRTP3 = fumo
    RPMG3 = fumo
    OGXP3 = fumaço!

    QGEP3 a única que merece atenção. Apesar de muito nova na bolsa, vem mostrando bom desempenho e estabilidade. Pode-se acompanhá-la mais de perto…
    http://www.qgep.com.br/

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Felipe

    Obrigado pela resposta Leitão. Me motivou bastante.

    Eu sempre fui bem educado financeiramente, comecei a trabalhar com 17 e ganhava pouco, mas não importava se era pouco, sempre poupava em torno de 90% disso e gastava só com o necessário.

    Sempre quis investir e nunca encontrei alguem que me guiasse, alguma boa orientação.

    Mas enfim encontrei seu blog, li muitos posts seus, e com certeza voce tem bastante conhecimento para ajudar as pessoas que querem investir e ter exito na bolsa de valores.

    Penso em me preparar durante um ano, juntar mais um pouco de capital e entrar de vez no proximo ano. Em breve estarei fazendo seu curso online também.

    Um abraço Leitão.

  10. 10 Edgar Saraiva Correa

    Boa noite Leitão.
    Qual a sua avaliação da USIMINAS? É uma empresa confiável no momento? E o valor de suas ações após estas quedas?
    Obrigado.
    Edgar
    .

  11. 11 Alberto

    Oi, Vanio Vedova!!!

    Ter ou não ter Petrobras em carteira importa sim ! O motivo não é pelo risco, mas por comprometer a rentabilidade da carteira.

    O desafio de gerir uma carteira, não é diminuir o risco!! pois isso é facil !!! É só diversificar o investimento !!! O verdadeiro desafio é diminuir o risco sem comprometer a rentabilidade da carteira !!!

    Muito cuidado com as empresas estão barata, mas que apresentaram quedas consideráveis no lucro !!! Principalmente as que estão com margem de lucros estreito, estas são de grande risco !!!

    Um abraços

    Alberto.

  12. 12 Eduardo F.

    Oi Leitao, parabens pelo seu blog, sempre que da passo por aqui.
    Tenho duas perguntas.

    Que voce acha da Sabesb? Vejo um papel solido, com P/PL e P-L atrativos e bom historico de dividendos, crescimento, margem e controle da divida. Vale a pena ter em carteira para diversificar?

    Queria saber tbm sobre sua visao de Tag Along, a partir do momento que vejo que vc tem empresas como whrl4, que eh otima empresa, mas alem da baixa liquidez nao tem tag along, o q numa eventual venda pode prejudicar os investidores minoritarios.

    Abs
    Edu

  13. 13 Edgar Saraiva Correa

    Boa noite. Gostaria de saber onde estão os vídeos e como se acessa os mesmos?

  14. 14 Willyan Beleze

    Boa noite Leitão!

    Um pouco triste por não poder fazer o curso na turma Harpia (faltou $$ hehe), mas na próxima tô por aí!

    Vou me estender um pouco e peço ajuda aos colegas: tenho estudado algumas alternativas de investimento, e hoje me encontro na seguinte situação:

    – Pretensão de investimento mensal: R$ 1.000,00
    – IRRF mensal: R$ 1.200,00

    Tenho a intenção de investir em ações a longo prazo, de olho nos DY, mas uma coisa me chamou a atenção: o abatimento de IR no PGBL. Li vários artigos, com gente defendendo e criticando os planos de previdência. Tenho disciplina para investir mensalmente, apesar de ter usado todas as minhas reservas na construção de minha casa. Confesso que pagar menos IR me parece tentador, mas alguns defendem que não é abatimento, apenas prorrogação. Alguns autores “degladiam” ideias, nem sempre de forma amistosa, e isso me deixou mais confuso. Pergunto: No longo prazo (>10 anos), qual seria o investimento mais interessante? É possível pagar menos IR legalmente, já que todo meu rendimento é declarado em holerite (tenho 1 dependente)?

    Alguns links exemplificando:
    http://viverderenda.blogspot.com.br/2009/12/como-perder-dinheiro-com-planos-pgbl-e.html
    (continuação) http://viverderenda.blogspot.com.br/2009/12/como-perder-dinheiro-com-planos-pgbl-e_17.html
    http://www.drmoney.com.br/investimentos/tesouro-direto-ou-pgbl/

    Desculpe me estender, e muito obrigado!

  15. 15 Leitão

    Oi pessoal!
    Desculpem a demora, estive fora ontem… Fui pedalar aqui na Serra da Moeda e acho que exagerei… Depois de 70km, 8hs e muitos morros cheguei em casa só no pó, literalmente! Rsssss

    ———————————
    Oi Felipe!

    Olha, dá gosto de ver sua maturidade e sobriedade, e super jovem! Parabéns mesmo! Está no caminho certo! Também comecei cedo como você, só que eu tive que cometer muitos erros até dar certo. Se você já entrar nos caminhos certos desde cedo isso vai economizar muito tempo e capital. Então é isso: continue na linha! Pode contar com o Leitão aqui! Rss

    ——————————-
    Oi Edgar!
    Bom dia!

    Olha, a Usiminas já foi uma boa empresa no passado. A muitos anos atrás eu a tive em carteira, mas já me desfiz dela a alguns anos, justamente porque ela apresentou um desempenho declinante sistemático. A administração piorou muito e seus lucros foram pro ralo. Uma pena, pois era uma boa empresa. Hoje em dia ainda continua fraca e não vejo melhoras por enquanto….

    ———————————
    Oi Eduardo!
    Obrigado! Apareça sempre aqui na minha cozinha!

    A Sabesp é muito bem administrada e tem resultados constantes. Esse setor é meio sonolento, mas constante. Para diversificação é válido sim. Sua avaliação está correta!

    ——————————-
    Oi Edgar!
    Já faz um tempo que não posto mais vídeos aqui no Blog… Eles são legais mais dão muito trabalho. Preferi manter a linguagem escrita (mesmo com minha dislexia para escrever rsss) e visual com gráficos mesmo, mais prático.

    Já os vídeos de treinamento são mostrados durante o curso para os alunos.

    ———————————
    Oi Willyan!
    Que pena que não pôde participar agora, a turma está muito legal! Mas espero vê-lo em uma próxima oportunidade!

    Olha, “fundos” de modo geral são uma fria. Não é de hoje que comento sobre isso aqui, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/07/10/investir-em-acoes-diretamente-ou-investir-em-fundos/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/07/04/fundos-de-acoes-sao-melhores-para-quem-tem-pouco-dinheiro-para-aplicar/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/06/26/fundos/

    PGBL, VGBL, GELADABL, etc… Não caia nessa. Quem lucra com fundos são os bancos, não necessariamente você. São uma opção preguiçosa e com retornos igualmente preguiçosos.

    Nosso batalhado dinheiro merece ser melhor tratado. Investir em ações diretamente é muito melhor, e nem tem que se preocupar com IR, pois até nisso ações são melhores. Você só paga IR se vender mais de 20K no mês. Então dá para investir numa boa, aproveitar os dividendos e nem se preocupar com IR.

    Estude um pouco mais e aprenda a administrar você mesmo o capital, não delegue isso a terceiros. É bom administrar bem o dinheiro para que depois ele lhe propicie sossego. Quando animar vir para a turma vai aprender sobre essas coisas…. Mas aqui no Blog também tem muito conteúdo sobre esses conceitos.

    ———————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  16. 16 Rafael

    Leitão
    Bom dia tudo bem?
    Você poderia comentar DAYC4? Muito obrigado.
    Abraços

  17. 17 Leitão

    Oi Rafael!
    Boa tarde!

    Olha, não acompanho DAYC4 de perto, então fico limitado a falar sobre ele.

    Olhando muito superficialmente parece que está mostrando um desempenho convincente. Pode-se investigá-lo melhor, a princípio não será perda de tempo…

    Abraço!
    Leitão

  18. 18 Rafael

    Leitão, boa noite.

    Me interessei em fazer seu curso, mas tenho uma duvida, é necessario fazer ele completo?

    Gosto muito da analise fundamentalista e estava pensando em fazer somente o modulo 2 e talvez mais pra frente o modulo 1.

    O que voce recomenda? Abraços.

  19. 19 Leitão

    Oi Rafael!
    Boa noite! Que bom que está animado a vir para a turma, você vai gostar!

    Sempre recomendo fazer o curso completo pois dá uma visão mais ampla, tanto o lado psicológico e comportamental do mercado quanto o lado fundamentalista das empresas e investimentos.

    Mas se tem interesse em aprender fundamentos, selecionar boas empresas e montar carteiras de investimento, o Módulo2 vai lhe atender sim. Fica a seu gosto. Qualquer dúvida pode me mandar um e-mail direto: leitao@leitaoemacao.com

    Um abraço!
    Leitão
    PS.: E tem uma coisa legal também: todos os ex-alunos continuam sempre juntos após o treinamento. Hoje temos uma turma muito fera e produtiva, sempre discutindo bons assuntos lá no fórum:
    http://leitaoemacao.com/buteco

  20. 20 Rafael

    Obrigado pela resposta, sempre muito claro.

    Vou abusar mais um pouco. hehe

    Fazendo somente o modulo 2, estudando só os conceitos fundamentalistas, aplicando boas estrategias ditas no modulo 2 posso obter sucesso na bolsa sem precisar do modulo 1?

  21. 21 Leitão

    Oi Rafael!
    Sim, vai aprender a montar e administrar sua carteira de ações, de forma independente. E vai participar da turma onde vai continuar evoluindo sempre!

    Abraço!
    Leitão

  22. 22 Pequeno investidor

    Leitão Boa Tarede. Vale5, excelente empresa, excelente fundamentos, boa pagadora de dividendos, tudo de bom que uma empresa precisa ser para set ” top” porém a alguns anos so cai ou anda de lado, o que será que acontece? O negocio é ir encarreirando e acumulando ? Estamos esperando o gigante acordar… Abrç

  23. 23 Leitão

    Oi Pequeno investidor!
    Boa noite!

    A Vale continua muito forte como sempre. O problema atual são alguns lançamentos contáveis não recorrentes e pagamento de dívidas de impostos ao governo. Ou seja, lançamentos negativos que jogaram o lucro no chão mas que nada têm à ver com o desempenho da empresa realmente.

    Ou seja, passados os problemas contábeis pontuais, a empresa tende a mostrar resultados fortes. Aí quem ficou com medo agora vai ficar vendo navios depois….

    Eu continuo mantendo a Vale em carteira normalmente. Mas sempre lembro do alerta: nunca acumule ações demais de uma única empresa, seja Vale5, seja Petr4, seja SuperLinda4, etc…. Nossa carteira tem sempre que ser equilibrada com todas….

    Abraço!
    Leitão

  24. 24 Alberto

    Oi, Pequeno investidor!!!

    Digamos que a Vale sofreu um belo de assalto do governo !!! rsrs !! Ela perdeu os seus anéis !!! É verdade !! mas importante e que continua vivo pra prosseguir a sua caminhada!!!

    Um abraços!!!

    Alberto.

  25. 25 Pequeno investidor

    Obrigado Leitão e Alberto por compartilhar informações.
    No meu ponto de vista, quando VALE5 e a PETR4, sair dessa ‘ nhaca’ que é o PT, nosso IBOV vai recuperar parte das perdas que vem sofrendo no últimos anos pela pessima administrção e com certeza vai contagiar nosso time ( CMIG4, ITSA4, NATU3, GETI4, BBAS3, CCRO3, BBDC4, ABV4… etc), no momento é ter paciência e disciplina e acumular, pois como disse o leitão já já, muitos ficarão a ver navios e nos com R$$$$$$$$$. Abraços

  26. Boa tarde Leitão Estive observando o Grafico da rapt4 e petr4 ambos estão no fundo de suas linhas de tendencias voce enxerga como bons momentos de compra

  27. 27 Leitão

    Oi Eder e Rebecca!
    Boa noite!

    A Randon não estou comprando mais. Perdeu muito seu desempenho nos últimos tempos e a Marcopolo está melhor que ela.

    Comentei sobre isso em um dos últimos gráficos que postei sobre ela:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/03/21/cardapio-alternativo-rapt4-20-03-2013/

    Sobre a Petrobras, está sim baixa em demasia conforme venho comentando nas análises, veja a última:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/02/04/petr4-grafico-03-02-2014/

    Se o objetivo com elas é Especular (compra e venda rápida) tem que definir se está em não em um momento favorável e ter plano de compra.

    Se o objetivo com elas é Investir, temos melhores opções do que a Randon, e quanto a Petrobras, está baixa sim, e vale o que comentei na análise do link acima. Não posso dar dicas diretas de operação. Aqui no Blog o objetivo é sempre ajudar o lado Educacional sobre a bolsa, ler e entender a bolsa, e não dar dicas de operações diretamente…

    Um abraço!
    Leitão

  28. 28 OValter

    Acompanho o seu blog já faz um tempinho, e nunca tinha entrado no link do livro, afinal, ainda não tenho o tal do kindle, eis que entrei e deparei com duas novidades, posso ver do meu PC e só 12 contos, é isso mesmo? Ou é em Doleta? só 12, é isso mesmo? Ainda não acredito…

  29. 29 Leitão

    Oi OValter!

    Rssss! Sim, a versão digital é só 12,00 reais mesmo. A versão impressa é 45,90 (o custo maior é por causa da gráfica, impressão, correios, etc..) – mas a versão impressa está esgotada e estou sem previsão para novo lote ainda, a gráfica tá me enrolando… Rsss.

    A versão digital Kindle pode ser lida no Kindle mesmo (que é ótimo) ou em qualquer dispositivo (Tablet, SmartPhone, Notebook, PC, etc).

    No link do livro tem as dicas:
    http://leitaoemacao.com/livro

    Grande abraço!
    Leitão

  30. 30 Daniel

    Olá Leitão!

    Depois de muito comprar e vender e perder quase metade de meu capital esse ano, decidi montar uma carteira de ações para o longo prazo. Decidi priorizar as ações lendárias da nossa bolsa. Bando do Brasil, Vale, Petrobras, Souza cruz, Ambev, e por ai vai.

    Nesse momento, minha carteira tem apenas Banco do Brasil, tenho 200 ações.

    Duvida: Quando nossa carteira ainda estar uma carteirinha, como devemos reaplicar os dividendos? Juntado e aplicando mensalmente, trimestralmente, semestralmente, anualmente?

    Parabéns pelo site! Te acompanho a mais de 2 anos. Sou aquele Daniel que te enchia de perguntas sobre diversificação. E te enchia o saco, ta lembrado:? rsrs

    Abraço!

  31. 31 Leitão

    Oi Daniel!
    Rssss…. Lembro sim. Mas pode ter certeza que suas perguntas ajudam a muitas outras pessoas que leem o Blog em silêncio… Todos aprendemos juntos!

    Pois é, lidar com Especulação é bom e não é pecado. O percado é ficar apenas especulando e não destinar a maior parte para Investimento. Eu gosto de especular e faço isso sem pressões, e sempre tenho o Investimento como carro-chefe.

    Primeira coisa: esse critério de “ações lendárias da bolsa” não é um critério objetivo. Critério objetivo é QUALIDADE dos fundamentos, das finanças. Tamanho não é documento. Por exemplo: a Eletrobrás é gigante, mas não dá resultado para seus acionistas. Então, primeiro aprenda a ter critérios objetivos de seleção de boas empresas.

    Quanto aos dividendos, no início é pouco mesmo, então basta adicionar o que for recebendo nas parcelas de compras mensais. Por exemplo: se no mês de março receber 20,00 de dividendos, adicione esses 20,00 no valor que irá aportar no mês de abril normalmente. Quando esses 20,00 virarem 2000,00, aí já vale a pena dar uma dividida para alguns meses na sequencia. (Obs.: não precisa reaplicar na mesma empresa não, pode aportar no time como um todo).

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s