CHAT 24/fev a 02/mar

24fev14


22 Responses to “CHAT 24/fev a 02/mar”

  1. 1 Anônimo

    Leitão, acompanho seu Blog a algum tempo, e minha visão sobre ações mudou. Aproveitando a oportunidade, o que você acha da Geti e da Trpl? Muito obrigado e parabéns pela sua iniciativa.

  2. 2 Leitão

    Oi “Anônimo”! (você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)

    Obrigado pelas visitas, que bom que o Blog está ajudando!

    A GETI eu tenho em carteira e é boa empresa do setor elétrico, boa pagadora de dividendos.

    A TRPL não sinto firmeza… Nesse setor temos outras melhores, como a Cemig, a Geti e outras…

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Bope

    Obrigado Leitão pela resposta. É que TRPL , eu tenho em carteira a algum tempo….

  4. 4 ismael

    Olá Leitão, parabéns pelo site. qual a perspectiva para BBAS3, resultado bom, mas com ação ao meu ver bem descontada, hoje a 19.xx.
    O que acha para 5 anos?

  5. 5 Leitão

    Oi Ismael!
    Obrigado!

    Olha, sua pergunta tem uma visão errada que deve ser corrigida:

    Investir em cima de “perspectivas” é praticar futurologia. Não se pode agir assim. Devemos agir certo no Momento Presente, para não nos preocuparmos com o futuro.

    O BB é um banco lucrativo e forte hoje. Invisto nele com base no que ele é hoje.

    É claro que espero que ele continue forte no futuro como está se mostrando no momento presente, claro que espero a continuidade da boa administração e bons resultados… Mas decido isso baseado no que ele já é, e não no que pode vir a ser no futuro. Pois o futuro, por mais que tentamos antecipar, é imprevisível mesmo…

    Por isso temos Estratégia, ou seja, mesmo que o BB venha a me decepcionar no futuro, ok, não vai me causar problemas. E como as chances de me surpreender positivamente são bem maiores do que as de me surpreender negativamente, então invisto nele.

    E esses mesmos conceitos aplico com todas as demais empresas da minha carteira… Por isso dá para ir pescar tranquilo :-)

    Um abraço!
    Leitão

    PS.: Aqui um artigo meu sobre isso:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/03/16/investir-em-cima-de-perspectivas-ou-investir-em-cima-de-resultados-reais/

    E outro:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/05/25/bancos-vao-lucrar-menos-e-o-momento-atual-economico-o-que-faco/

    E aqui o histórico de análises com o BB:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/bbas3/

  6. 6 Fernando

    Boa Tarde Leitão,

    Estou com uma dúvida sobre uma operação na bolsa.

    É sobre opções, mais especificamente, o exercício delas. Sei que existem o estilo americano e o europeu. Sei que na Bovespa são operados os dois estilos, mas não sei distinguir esses estilos nas opções da Bovespa.

    A questão é: Vendendo um determinada opção, como saber se vou ser exercido somente no vencimento, ou a qualquer momento? Existe alguma estratégia que impede, ou te protege, de ser exercido?

    Obrigado,
    Fernando.

  7. 7 Leitão

    Oi Fernando!
    Boa tarde!

    Olha, desculpe-me, mas vou ficar lhe devendo… Aqui no Blog não comento sobre Opções pois considero uma modalidade especulativa muito nociva principalmente para iniciantes (que são a maioria dos amigos leitores aqui do Blog).

    Lidar com Opções é coisa só mesmo quem já tem muita maturidade e experiência, e que leva o tema como uma atividade especulativa muito séria e consciente, e que tem bom capital para destinar a investimentos e não liga para a parcela de dinheiro e tempo que destina a opções. Os demais que não se encaixam nesse perfil são apenas Jogadores.

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 Fernando

    Leitao,

    Concordo com você plenamente. Por isso que eu fiz a pergunta voltada somente para o operacional.

    De qualquer forma, aceito e respeito sua opinião e o objetivo do blog.

    Obrigado,
    Fernando.

  9. 9 Pedro Paulo

    Leitão, boa tarde.
    Tendo em vista a fusão da Cosan com a ALL e a cisão da Cosan em várias empresas (é o que está sendo divulgado), como fica o investidor nesse caso?
    A decisão de permanecer ou não com a Cosan deve ser baseada em que?
    Qual a sua opinião caso ocorra a fusão e a futura cisão da cosan?
    Um abraço,
    Pepe

  10. 10 Leitão

    Oi Pepe!
    Boa tarde!

    Não acompanho de perto a Cosan nem a ALL porque considero duas empresas muito sem consistência, do ponto de vista do Investidor em bolsa.

    A Cosan então é uma novela de anos. Anda de lado igual caranguejo. Promessas, promessas e só promessas. Por isso sempre alerto para não investirmos em promessas/perspectivas, não basear nossas decisões em futurologias… Devemos basear no Presente. E o Presente das duas citadas é bem fraco.

    Elas podem vir a dar melhor resultado no futuro, a partir das mudanças estruturais que você comentou? Sim e não. É futuro. E em cima disso não podemos tomar decisão de investimento.

    Prefiro esperar que elas mostrem resultado real, para só depois dedicar tempo a analisar se vale ou não uma participação minha.

    Torço para que melhorem e cresçam, são setores estratégicos para a economia. Mas infelizmente o modelo atual do Brasil ainda é o caótico rodoviário, enquanto em países desenvolvidos o ferroviário é muito representativo.

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Frederico

    Oi Leitão.
    Faço IG desde novembro de 2010. Minhas empresas são quase todas as do cardápio, com algumas diferenças. Mas todas são boas empresas.
    Mesmo com essa queda atual, minha rentabilidade é positiva, no entanto está pior que a poupança. E ainda vejo que 2 empresas estão carregando a maior parte dessa rentabilidade. Há algum problema nisso ou está tudo na normalidade?

  12. 12 Leitão

    Oi Frederico!

    Uma ou outra ação que está muito em baixa pode puxar um pouco para baixo o resultado do time (exemplo: PETR4). Mas isso em se tratando de preços tudo bem, e como a carteira ainda não está madura, é normal, ainda mais em mercado de baixa como ultimamente. Já em matéria de Dividendos, a rentabilidade depois de uns 5 anos já deveria estar empatando com a renda fixa, pelo menos.

    Certifique-se de que vem fazendo as anotações de bonificações corretamente (bonus em ações, dividendos, juros, etc). Certifique-se também de que todas as ações da carteira estão equilibradas, ou seja, sem que uma ou outra tenha recebido aportes em demasia. Por exemplo: uma carteira com 20 empresas deve ter cada uma mais ou menos representando 5% do total.

    Veja dois artigos sobre isso:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/10/09/voce-sabe-exatamente-como-anda-o-desempenho-de-sua-carteira-de-acoes/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/01/09/como-sao-os-dividendos-em-carteiras-maduras

    Um abraço!
    Leitão

  13. 13 Frederico

    Na verdade eu calculo pela diferença entre o valor que já depositei para a corretora e o valor em custódia mais o valor em conta. Não sei se está certo calcular assim a rentabilidade.
    E sobre os dividendos, pode ser pq eu reinvisto uma parte. Mais ou menos 20% da minha compra mensal é dinheiro recebido de dividendos.

  14. 14 Pi

    Bom dia Leitão,

    Aproveitando a dúvida do Frederico, queria saber o seguinte:

    Minha carteira completou 1,5 ano e agora tem um desequilibrio devido a inclusão de novos papéis (para totalizar 19 ativos). Esses novos papeis (6 ao todo) correspondem a cerca de 1,5% (cada ativo) do total do investimento em ações.

    Pensando em evitar problema descrito como esse do Frederico, o mais correto seria passar a fazer aportes regulares mais frequentes nesses ativos novos da carteira no lugar dos outros ativos que estão em maior % para diminuir a diferença entre os ativos e assim evitar problemas na rentabilidade geral daqui 5 anos?

    Os dividendos da minha carteira correspondem a cerca de 3% desde início do investimento.

    Grato,

    Pi

  15. 15 Leitão

    Oi Pi!

    Não precisa. Carteira nova ainda, tudo muito recente… Ao longo dos próximos anos a coisa se equilibra naturalmente.

    Pode manter o rodízio em sequencia normalmente.

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 Luiz A.

    Oi Leitao, tudo bom? No caso de uma carteira estar muiot carregada em um determinado papel, vc acredita que é melhor vender este papel distribuindo nos outros 19 papeis ou apenas nao comprar mais esta empresa e com o tempo o balanceamento é feito? No caso o papel é Petrobras. Obrigado e um abraço

  17. Luiz… do jeito que ela anda caindo, ela vai acabar balanceando naturalmente… kkkkkk. Bom, eu estou com o caso parecido com o seu e eu resolvi nao comprar mais e ir comprando as outras pra balancear com o tempo

  18. 18 Luiz A.

    Oi Tiago, é verdade, infelizmente. Obrigado, o duro é controlar o emocional para não aproveitar a oportunidade deste momento, pois acredito que Petr4 está bem descontada para o longo prazo,e vejo melhora operacional , quem sabe até uma mudança de governo que impactará drasticamente de forma positiva na empresa, mas estou de acordo, melhor evitar novas compras mesmo para quem ja está muito exposto nela para poder dormir tranquilo. Abraços,

  19. 19 Leitão

    Oi Luiz!

    São duas situações:

    1) Caso tenha carregado a carteira com um determinado papel por causa de compras em excesso (compras sem disciplina, sem rodízio com as outras, compras por impulso sem estratégia) então foi um erro. Nunca devemos comprar demais uma ou outra empresa, devemos manter todas com mesmo aporte. Dar o mesmo almoço para todos os membros do time.

    Neste caso basta não comprar mais por enquanto.

    2) Caso um ou outra empresa tenha se valorizado demais, engordado demais em relação às outras, neste caso vende-se parte da gordura e redistribui nas demais. Isso acontece de anos e anos em períodos de alta.

    O seu caso parece ser o primeiro.

    Um abraço!
    Leitão

  20. 20 Luiz A.

    Oi Leitao, obrigado, sim, foi um erro, aconteceu antes de conhecer este site, vivendo e aprendendo. Sei que a lógica diz, não compre Petr4 pois sua carteira esta carregada, mas te digo que é bem dificil controlar a vontade de pegar este preço atual no IG, ou seja, coloca-la de quarentena neste momento é dificil. Abs,

  21. Leitao, tenho uma duvida… Qual a vantagem da acao ITUB frente a acao ITSA ? Teria alguma vantagem uma en relacao a outra?

    Pergunto isso pois a acao ITUB eh nova no mercado, acredito eu por causa da fusao ITAU-UNIBANCO… ja a ITSA representaria a antiga empresa?

    Porque as duas acoes nao se mergem logo de uma vez? Vale a pena vender a ITSA e comprar tudo em ITUB?

    Valew

  22. 22 Leitão

    Oi Tiago!

    A Itausa (ITSA) é a dona do Itau-banco (ITUB), a holding. As ações de ambas são quase a mesma coisa… Investir em uma ou outra dá quase no mesmo, vai do gosto. A Itausa em geral paga mais dividendos, mas é questão de ver seus critérios pessoais e escolher entre uma ou outra.

    No link abaixo tem o site da empresa com todos os detalhes:
    http://www.itausa.com.br/pt/conheca-a-itausa/quem-somos

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s