CHAT 10 a 16/fev

10fev14


23 Responses to “CHAT 10 a 16/fev”

  1. 1 Pi

    Bom dia Leitão,

    Pretendo distribuir o dinheiro da venda da COCE5 em 5 empresas (TBLE3, WEGE3, CCRO3, EZTC3 e CTIP3), e completar 19 empresas na carteira. Vc tem alguma restrição a alguma dessas empresas?

    Segunda dúvida, depois de analisar lucros consistentes, patrimônio, ROE, ROIC, nível de endividamento, estando tudo ok, vc em algum momento considera a relação P/VPA para escolher entre 2 empresas num momento de investimento gradual? Pergunto isso, pois tenho visto empresas boas com P/PVA menor ou igual a 1.

    Abraço,

    Pi

  2. 2 Leitão

    Oi Pi!

    Tudo ok, boa seleção. Talvez valha a pena comparar a Ctip com a Cielo…

    A questão de preço/valor não influencia ordem de compra para a Estratégia de Investimento Gradual. A decisão de compra é pela qualidade e pela sequencia de rodízio, e não por preço do momento.

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 OValter

    Bom dia a todos! Para pouquinho por mês existe diferença investir em ITUB3 ou ITUB4? Começando pela 4, devo continuar sempre 4? Apesar de ser mesma empresa, coloco como diversificação? Abraços a todos.

  4. 4 Leitão

    Oi OValter!

    ITUB3 e ITUB4 são papéis da mesma empresa (Banco Itaú). Escolha um dos papéis. Não precisa investir nos dois. O ITUB3 é papel ON, ITUB4 papel PN.

    Escolher entre ON e PN tem a ver com a liquidez do papel, tag along e política de pagamento de dividendos.

    Em empresas maiores sólidas e sérias tanto ON quanto PN são tratadas da mesma forma pela política da empresa (política de Dividendos e política de Incorporações)… Então tanto faz uma ou outra, podemos optar pela que for mais líquida… Já em empresas menores é bom ficar sempre com as ON, pois são mais seguras em caso de um eventual fechamento de capital (Tag Along)….

    Na dúvida, fique com ON mesmo, desde que tenha uma liquidez mínima razoável (digamos uns 100 negócios diários).

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 colombo

    leitão, o BBS3 esta sendo negociado abaixo de seu VPA, com um PL de 3,76 ! olhei os outros dados do banco, mas ele me parece bem solido e crescente como sempre…porque disso estar ocorrendo ? liquidação de verão mesmo ou tem algum outro motivo que nao estou conseguindo analisar ? abraços !

  6. 6 Leitão

    Oi Colombo!

    Nenhum problema com o BB. Aliás, está sendo o banco mais lucrativo do momento! O mercado precifica como quer, mas o que importa são os fundamentos. Estão ótimos! Dividendos excelentes!

    Deve ser medo do governo, por causa da Petrobras, mas não tem nada a ver…

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Guto Soares

    Leitão,

    A liquidez da ETER é hoje um fator limitante para B&H? Vejo nela ótimos fundamentos, mas hoje, neste momento, há menos de 50 negócios para o papel.

  8. 8 Leitão

    Oi Guto!

    A liquidez dela às vezes fica baixa, mas é razoável sim e dá para comprar sem problemas… É ótima empresa, bem administrada, voltada para seus acionistas e paga bons dividendos.

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Ploko

    Leitão,

    Não te preocupa o BB anunciar ROE projetado de 12% no guidance mínimo?
    Claramente o banco esta desacelerando nos últimos anos, e o mercado sabendo o que o governo está fazendo com a Petrobrás, acaba associando à administração do banco também, o que é bem plausível…

    Vc não acha que deveria acender uma luz amarela para o Banco?

    Eu fiquei bem preocupado com este balanço…

    Ploko

  10. 10 Leitão

    Oi Ploko!

    Se ficar cedendo ao comportamento de massa vai ficar inseguro. Tem que se descolar da massa, ou senão o emocional vai influenciar sempre as decisões…

    Se não manter a frieza a mente acaba nos auto-sabotando. Vai buscar infinitas racionalizações para justificar uma decisão emocional que está por trás…

    Dizer que “claramente o banco esta desacelerando nos últimos anos” não é correto. O BB, até hoje nesse exato momento, está com um desempenho excepcional, fantástico aliás, crescente e muito consistente. O futuro não temos como adivinhar e não podemos tomar decisões em imaginações/especulações futuras. A decisão tem que ser em cima do real, do agora.

    Analise e decida se o BB é consistente e merece estar em sua carteira, segundo seus critérios.

    Para mim, se o BB não é consistente, não sei que banco é…

    Mas novamente repito a questão da Estratégia de risco: Nenhuma empresa deve ser “estrelinha” em nossa carteira. Todas devem ter o mesmo tratamento e ter sua alocação balanceada. Mesmo as melhores empresas podem nos decepcionar, por isso é inteligente manter as alocações diversificadas e balanceadas. Assim dorme-se tranquilo e não ficamos preocupados com o futuro…

    Abraços!
    Leitão

  11. 11 colombo

    Oi Ploko, Oi Leitão,

    o que o Leitão comentou, está correto, se analisar os balanços, o lucro liquido do banco, seu retorno ao acionista ( dividendos também ), seu P/L, seu patrimônio liquido e até seu gráfico de longo prazo, verá que até o presente momento o banco só cresceu ! e com muita “força” e qualidade !

    é o melhor banco do Brasil até o presente momento, com o maior lucro da historia, e com o maior retorno aos acionista !

    mas como o leitão disse, nenhuma empresa deve ser estrelinha da carteira, e até essas empresas excelentes podem decepcionar um dia.

    A minha dúvida foi a queda forte do preço do mercado nos ultimos dias, e quando fui verificar os dados fundamentalistas do banco, apenas para acompanhar seu crescimento, fiquei surpreso com os belos dados que olhei ! ai fiquei curioso se estava deixando passar algum dado importante, mas o leitão me confirmou que esta tudo certo com o banco, então é só aproveitar o valor abaixo do VPA, e fazer um investimento consciente ! =D

  12. 12 Ploko

    Leitão e demais,

    Atentem para o seguinte!! Ano passado teve a venda do BB Seguridade que inflou os lucros!! Houve muito lucro não recorrente, então deve-se reduzir R$ 9,82 bilhões no resultado não operacional e reduzir de R$ 4,703 bilhões no lucro líquido do 2T13. Se não considerar isso, aí sim houve aumento nos lucros…

    O LPA em 2012 foi 4,30, em 2013 tirando os lucros não recorrentes caiu para 3,90!!!

    As despesas com intermediação financeira saltaram 15%. Preocupante….

    Projeção muito fraca para o ano…. ROE ajustado de 12 a 15%!

    Sem os lucros não recorrente o ROE está em FORTE DECLÍNIO, e deve piorar com o fim dos superavits da Previ tbém…

    Sei que não se deve ficar prevendo o futuro, mas esse governo já mostrou do que é capaz… Vejam a Petro, sem comentários, as elétricas… E os números estão indicando que o BB está indo pelo mesmo caminho…

    Espero estar errado, mas se no próprio balanço eles projetam ROE ajustado de 12 a 15%, sendo que na última década foi de NO MÍNIMO 18%, o que se pode esperar desse banco???

    Abraços

  13. 13 Daniel

    é por isso que compro empresas bem administradas e com forte potencial de crescimento. Blue-chips já deram o que tinha que dar.

  14. 14 colombo

    segundo esse site, onde o ultimo balanço processado foi de 31/12/2013 as informações que voce passou não batem… http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=BBAS3&x=0&y=0

    poderia me passar por favor aonde foi retirado os valores de roe, lpa e declinio nos lucros ?

  15. 15 colombo

    de qualquer forma, recorrente ou nao, se o bb seguridade nao fosse vendido o lucro da empresa iria estar incorporado no lucro do banco, então seu prejuizo nao seria calculado da forma que disse, de qualquer forma o maior acionista do bb seguridade continua sendo o bbas3.

    Compare o retorno aos acionistas, o lucro do banco, o PL e o lucro de todo o historico do banco, com os outros da mesma categoria, itau, bradesco, só nao vale comparar com o panamericano ! kkk =P

    voce vai ver que o unico ” problema” do banco é que ele é estatal, e o governo pode influenciar nele de forma negativa, ou positiva, por enquanto não o faz, mas pode fazer, por isso tem seu PL abaixo dos outros bancos, por causa dessa eterna desconfiança com empresas do governo .

    de qualquer forma, investe quem quer, só nao vejo os outros bancos melhores do que ele não, principalmente em relação ao valor que está cotado hoje no mercado .

  16. 16 Leitão

    Oi pessoal!

    Ploko, seus dados estão ok, mas está querendo ver coisa feia onde não tem. O Colombo já disse tudo, fez um ótimo comentário!

    O BB tem o conjunto de indicadores mais consistente dentre todos os bancos brasileiros, e o melhor histórico. O único “defeito” é ser do governo. E pra mim o banco pode ser até do zé da padaria, o que importa é dar lucro, e isso ele dá. Com ou sem BB Seguridade o desempenho é forte, o banco é forte.

    Mas ele pode decepcionar de agora em diante? Sim e não. O futuro é futuro, e tentar basear nossos investimentos em futuro é como tentar achar desenho em nuvens…

    Se agir certo sempre no momento presente, não terá que se preocupar com o futuro do BB ou qualquer outra empresa.

    Abraço!
    Leitão

  17. 17 Andrei

    Caro Leitão,
    vc comentou em algum lugar que BBAS3 tava rendendo de dividendos mais que a renda fixa.
    Como se faz uma conta para chegar a essa conclusão, já que o dividend yield leva em conta o preço da ação?
    Abraço, Andrei

  18. 18 Leitão

    Oi Andrei!

    O DY (Dividend Yield) é a soma dos dividendos pagos nos últimos 12 meses dividia pelo preço atual do papel. Como o preço do papel varia diariamente, diariamente o DY varia. Se o papel cai, o DY melhora.

    Vamos usar números grosseiros: digamos que a Poupança está dando 6% ao ano, e outra modalidade qualquer de renda fixa esteja dando 10% líquidos (descontados o IR, IOF, etc)… Então, quando o DY do BB mostra 11%, mostra que está interessante. A partir do momento em que você COMPRA o papel, vai deixar de considerar o DY diário, e passar a considerar o SEU DY, pelo preço que pagou.

    Não quer dizer que, no próximo ano, vai receber exatamente o mesmo valor de dividendos do ano que passou. Mas a tendência é que com o passar dos anos a empresa tenha lucros crescentes, dividendos crescentes, e o SEU-DY (seu DY pessoal com a empresa) fique cada vez melhor…

    Depois de uns 5 anos a coisa fica show, e depois de 10 anos é só alegria! Mas sempre considerando o DY da sua carteira como um todo, o conjunto das ações.

    Um abraço!
    Leitão

  19. 19 Ploko

    Colombo,

    Como falei, os dados que mostrei foi considerando o lucro AJUSTADO, ou seja, sem considerar o lucro não recorrente que teve ano passado, de forma a levar em conta somente a eficiência dele como BANCO, que é o negócio dele, e não lucros pontuais que não irão mais se repetir.

    Assim, os dados não vão bater mesmo, pois no fundamentus ou qquer outro site é calculado encima do todo. Cabe a leitura atenta do balanço para “entender” de onde veio o lucro!! Não adianta só ter lucro, tem de saber de onde veio!!

    O que eu quero mostrar é que se não fosse o IPO do BBSE o balanço do ano passado com certeza não seria toda essa maravilha aí não…

  20. 20 Alberto

    Ola Ploko !!!

    Estou examinando agora o resultado de 2013 do BBAS!!! queria esclarecer
    uma dúvida !!! Você comentou que “deve-se reduzir R$ 9,82 bilhões no
    resultado não operacional e reduzir de R$ 4,703 bilhões no lucro líquido do
    2T13.” Ou seja retirando de não recorrente no total de R$ 14,523 bilhões.
    Suponho eu que o valor de R$ 4,703 bilhões seja o valor líquido do IPO da
    BBSE, poderia citar as fontes do valores restante de R$ 9,82 bilhões.

    Um abraços

    Alberto.

  21. 21 Breno Medeiros

    Os acionistas do Banco do Brasil são indiretamente donos de 66,25% da empresa BB Seguridade Participações S.A.. Essa é a atual posição acionária, ou seja, o controle continua sendo do Banco do Brasil.

    Dessa forma, os lucros da BBSE3 também continuarão refletindo em lucros para para os acionista de BBSA3.

  22. 22 Leitão

    Boa, Breno! Isso!

    Um iniciante em bolsa que observa essa conversa e essa tanto de números vai desanimar na hora de bolsa de valores… :-)

    Gente, se forem ficar esmiuçando cada empresa vocês vão ficar ótimos em contabilidade, mas talvez péssimos em Investimento.

    O bom investidor não é aquele que manda bem em contabilidade e análise de balanços de cada empresa em que investe na bolsa (até porque isso é humanamente impossível, desgastante, uma missão inglória).

    Se você quer ser um ótimo analista contábil do BB, entender dos processos operacionais, financeiros, entender os processos de pessoal, de prospecção de clientes, estratégias de marketing, processos contábeis, processos jurídicos, política de incorporações, etc, etc, etc… é melhor se candidatar à gerente e trabalhar na empresa. Vai ter sucesso.

    Imagine ter que ser expert em todas essas áreas internas de uma empresa, só que também no setor de Máquinas e Equipamentos, setor de Construção, setor de Concessões Elétricas, setor de Telefonia, de Cosméticos, setor Textil, setor de Petróleo, setor de Mineração e Açõ, em fim….

    O bom Investidor é aquele que preserva o patrimônio e maximiza sua rentabilidade. Investidor é investidor. Analista Contábil é Analista Contábil.

    Abraços!
    Leitão

  23. 23 Alberto

    Oi, Breno Medeiros !!

    É verdade !!! Concordo com vc !!! Inclusive achei que foi uma forma muito inteligente dos atuais administradores do Banco do Brasil de levantar capital, sem precisar diluir a participação dos atuais acionista do Banco do Brasil. O que eles fizerão foi desmenbrar um setor, é vender 33,75 % da participação acionária para novos sócio agora como BB Seguridade Participações S.A.

    Oi, Leitão!! Tudo bem ??

    Peço perdão !!!!
    Pois não achei uma outra maneira de discutir o assunto em questão !!! Sem apresentar números!!! De nenhuma maneira quiz assustar os iniciantes !!! pois não esta ainteção do post!!! Se alguém ficou assustado peço mil perdões !!! Se houver uma outra maneira de discutir o assunto !!! Estou aberto a opiniões!!!!

    Um abraços !!!

    Alberto.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s