-
Eduardo Leitão
e-mail: leitao@leitaoemacao.com blog stats
- 2.615.328 visitas (Obrigado!)
- Blog desde 2006...
14 anos no ar!
...mais de 25.000 comentários!
...mais de 5.000 leitores/mês!
Obrigado!Primeira visita ao blog? > Dicas
Pesquisar no Blog…
Histórico de Post’s
-
Posts recentes
- Recesso de 15/dez a 15/jan
- IBOV – Gráfico – 09-12-2020
- RANKING COM 200 AÇÕES por Desempenho Histórico (by Leitão) – Dezembro/2020
- O que acontece quando você tem SORTE na Bolsa?
- VALE3 – Gráfico – 19-11-2020
- IBOV – Gráfico – 10-11-2020
- ABEV3 – Gráfico – 03-11-2020
- CHAT Nov/Dez-2020
- IBOV – Gráfico – 27-10-2020
- GRND3 – Gráfico – 27-10-2020
- PETR4 – Gráfico – 19-10-2020
- VALE3 – Gráfico – 19-10-2020
- Sacos de vento, com pum dentro
- WEGE3 – Gráfico – 14-10-2020
- EGIE3 – Gráfico – 14-10-2020
Comentários
Luiz em Recesso de 15/dez a 15/ja… judi em Bolsa ou Poker? Frank em Recesso de 15/dez a 15/ja… José Maria em Recesso de 15/dez a 15/ja… Davi Cabral em Recesso de 15/dez a 15/ja… Anônimo em Recesso de 15/dez a 15/ja… Leitão em IBOV – Gráfico –… Joe em IBOV – Gráfico –… Leitão em CHAT Nov/Dez-2020 Marcelo em CHAT Nov/Dez-2020 Polly em CHAT Nov/Dez-2020 Leitão em CHAT Nov/Dez-2020 Marcio em CHAT Nov/Dez-2020 Dummy em VALE3 – Gráfico –… Leitão em O que acontece quando você tem… Blogroll
Sobre…
Eduardo Leitão
e-mail:leitao@leitaoemacao.com
Blog no ar desde 2006
+ sobre o Leitão...
estou em:
Belo Horizonte - Minas Gerais
Precisando de ajuda para tomar boas decisões financeiras na vida?
Gosto de ajudar!
Pode me enviar um e-mail direto para leitao@leitaoemacao.com externando suas dúvidas que ajudo no que for possível...depoimentos
Leitão e Amigos, Durante minhas incursões à inúmeros Sites que tratam do Mercado Financeiro, o seu é disparado o mais honesto, transparente e confiante de todos, além é claro do vasto conteúdo já aqui discutido sobre o assunto, mais uma vez PARABÉNS POR ESTA INICIATIVA.
(Vanio Vedova)
---------------------
Leitão, belo trabalho tem feito aqui, o brasileiro de uma maneira geral tem pouca experiência em renda variável e seu blog é rico em informações úteis e valiosas, faço votos que continue. Abraços!
(Marcos)
---------------
Ola leitao! Parabens pelo site e pelas explicacoes! Vc fala portugues e nao o “bovespes”...
(Adriano Fachin)
------------
Leitão sou seu FÃ, parabens pelo blog. Aprendi mais com seu blog do que com os sites q pesquisei sobre o mercado de ações. parabens.
(BetoSMS)
---------------
Realmente! É um achado! Leitão! Meus gigantescos parabéns! Didatico, realista, sincero! São as melhores palavras que consegui pensar pra definir o seu blog :D
Ainda não sou investidor mas trabalho em uma empresa de investimentos e acompanho, mesmo que devagar, pouco e sempre, o mercado… Penso em entrar na roda em breve… Estudar um pouco mais, antes.
Estou realmente abismado! Até o gráfico que você disponibiliza eu consegui ler (e entender). Mestre dos magos! Parabéns mesmo! Já está no meu “Favoritos” Abs
(LeandroSk)
Lá vai petr4 descendo a ladeira sem freio nem fundo…
Oba!! Deixa descer. Assim fica melhor prá tudo: IG, IV, e especulação.
Quero comprar à 10 e 5 rs
Leitao, deixa eu ver se eu entendi uma coisa. Entrei no site do Fundamentus e calculei o Lucro total da Petrobras no periodo de 2012. Esse valor foi de 21,1 bilhoes liquidos, ja considerando impostos. Computei todos os dividendos emitidos em 2012 e esse valor foi de 6,7 bilhoes. Se minhas contas estiverem certas, isso quer dizer que sobraram 14,4 bilhoes que provavelmente foram reinvestidos na empresa. Ate ae estou certo?
Se sim, vemos que tanto em 2012 e 2013 a empresa teve quedas nas acoes de 6% e de 9% respectivamente.No entanto, os reinvestimentos estao na faixa de 4% do patrimonio da empresa. Esses reinvestimentos sao tao de longo prazo assim? Porque nao estao sendo precificado pelo mercado?
Eu sinto uma vontade enorme de culpar o governo, mas a culpa do governo estaria nos altos impostos, que ja foi considerado… ou seja, esses 14 bilhoes restantes injetados na propria empresa nao esta surtindo o efeito desejado, e isso seria culpa de ma gestao da propria empresa, certo?
Estou tentando fazer uma analise fundamentalista aqui, e tentar analisar pra onde o dindin ta indo! abracos
Oi Tiago!
Você pode até fazer esse tipo de análise, e outras muito mais profundas e detalhadas… Mas vai se esgotar com isso. Tem gente que gosta de aprofundar nos mínimos detalhes, mas tem que ter tempo e gosto para fazer isso.
No papel de Investidor dá para ser mais objetivo: Depois de todo malabarismo financeiro e operacional, o resultado final é o que importa: Lucro. Concentre-se em avaliar se sua empresa está indo bem nisso. Não culpe terceiros. Se você está investindo em empresa fora dos critérios que escolheu a culpa é sua. Se você está investindo com estratégia consciente dentro dos critérios que escolheu, então relaxe, deixe a gerência administrar as empresas e vá pescar…
Abraço!
Leitão
Grande Prof. É isso aí ;-)
Diante do senário que vejo na carteira que administro não deveria falar isso, mas a verdade é que estou tranquila também rs.
Tiago, no caso de Petrobras (e qualquer outra estatal) a interferência do governo não está só nos impostos e regulação de mercado. O governo é o sócio majoritário, o que significa que ele pode vetar decisões da gerência da empresa. Mas isso é assim desde que ela existe, quem comprou é por que concordou com essa condição, não da para culpar o governo pela decisão pessoal de investir nela.
Quanto a para onde está indo o dinheiro reinvestido, eu arrisco o chute de que ele está sendo reinvestido em passado, ou seja, pagamento da dívida que mesmo assim continua crescendo. De qualquer forma, como o Leitão disse, isso é problema dos nossos bem pagos gestores, nós só precisamos saber se ela ainda satisfaz os critérios que nos levaram a querer ser sócios dela.
:-)
Oi birutaibm!!!
“ele está sendo reinvestido em passado” Tu caprichou nesta frase !!! Taí uma ideia biruta que faz jus ao nome !!! rsrs !!!!
Um abraços!!!
Alberto
Obrigado pelos Feedbacks. Mas nao to querendo culpar ninguem nao. Soh to querendo entender como funciona a parada. ;) Quando eu disse, “culpar o governo” nao quiz dizer “culpa-lo pelos meus erros”, mas sim, culpa-lo pelos erros q a empresa vem fazendo.
Com relacao a mim, estou tranquilo tb. Hehehe Estou fazendo esta analise pra saber se vale a pena fazer um investimento em valor na Petr4. ;)
Minha curiosidade eh saber se estas continuas quedas sao culpa do mercado internacional que vem retirando seus dolares do Brasil e assim, tombando o valor da petr4. Ou se a queda eh culpa de gerenciamento, Se for o primeiro caso, entro facil no investimento em valor. Mas se for o segundo caso, vou ficar de fora.
Penso assim:
Se o governo não é (nem nunca foi) confiável, se a atual diretoria está fortemente atada à um dos governos menos confiáveis da história do país, se tal diretoria já provou descaso com o investidor, se o estado geral da economia do país é um caminho sem destino certo, políticos mais vendidos que café ruim em ponto de ônibus, se a sociedade desse país está completamente perdida em seus conceitos mais básicos, então as informações relevantes para julgar a saúde da empresa divulgadas são tão confiáveis quanto seus autores. Recordo-me a todo instante que estou na terra natal da maracutaia e que se um X da vida escondeu a verdade por três anos a que ponto pode chegar os que estão por cima da carne-seca verde-amarela hoje?
21 bilhões em lucro? Será? Isso pagou alguma coisa da dívida? Que relação tem esse número com o PDV próximo passado?
412 mil barris/dia? Será? Isso faz alguma diferença?
Qual o valor gasto com mão-de-obra afastada e inativa?
A maior empresa da américa latina tem suas ações em bolsa em forte baixa e não foram nossos ridículos centavos sardinhais que forçaram os preços.
Perdoem-me as opiniões em contrário mas enquanto a LTB estiver cobrindo é porque tem ao menos 1 (um) bom motivo para estar lá (podem chamar de oferta e procura se quiserem) e enquanto estiver, pouco me importam os motivos que a tangem.
Olha ae!!! Ta chegando La!!!! E ae… hora de desfazer posicoes? Faz tempo q quero me desfazer desse encosto!!! hehehe
Sera q agora eh a hora?