CHAT 03 a 09/fev

03fev14


42 Responses to “CHAT 03 a 09/fev”

  1. 1 Jovem há mais tempo

    A observação da “Li” no chat do dia 03.02.2014 é simplesmente L ó G I C A Abs., e bom retorno Salmão Leitão!
    Jovem há mais tempo.

  2. 2 Leitão

    Rsss!
    Valeu, César!

  3. 3 Li

    Obrigada Jovem!
    Foi a maneira que eu encontrei para driblar o meu psicológico e o do marido. Dessa maneira não olhamos para estas poupanças com “olhos gordos” na primeira dor de barriga.
    Tem dado certo.

  4. 4 Daniel

    Prezado Leitão,

    Qual é a sua opinião em relação à Petrobras? Os problemas dela são solucionáveis? Vc pretende mantê-lá ainda na carteira?

    Abraço!

  5. 5 Leitão

    Oi Daniel!

    A ingerência do governo está penalizando muito a empresa, é um fato.

    É um fator externo à empresa, ou seja, a Petrobras é ótima empresa, o problema é o parasita sugando no momento. Desta forma, minha postura em relação à empresa não muda. Continua dentro de minha carteira e dentro do controle de risco padrão que adoto para todas (ou seja, a Petrobrás pode até quebrar que não ligo – toda empresa em minha carteira representa um percentual equilibrado em relação às demais, não há estrelinhas).

    Quem decide por não investir nela nesse momento não vai estar errado. E quem decide por investir nela também não vai estar errado. É uma questão pessoal. O fato é que a empresa está muito barata no momento (minha avaliação pessoal).

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Daniel 2

    Eu acho que o problema da PETR é o preço dos derivados que vendo, basicamente é só isso, além dos problemas normais que outras empresas podem vir a ter. Não é problema de falta de demanda pelo produto, que, esse sim, seria o pior. Não creio que conseguirão segurar o preço indefinidamente. Portanto eu ficaria com a empresa, claro que dentro de uma diversificação, como sempre deve ser.

  7. 7 Daniel 2

    Apenas complementando..é sempre subjetiva análise de qual empresa devemos manter, por isso a necessidade de diversificação e compras sempre escalonadas para não ficarmos “encucados” com determinados problemas de empresas. O que não pode é o investidor, que achava a empresa boa quando valia 28, achar a empresa ruim agora, a 13 e depois achar que ela estará boa em 28 novamente, no futuro.

  8. 8 Daniel

    Obrigado pela respostas, Leitão e Daniel!

    Minha preocupação decorre do fato de eu ter a petr3 em minha carteira. Comecei a montar uma carteira séria agora. Cujo o único objetivo é a renda através de dividendos. No momento tenho apenas petr3 compradas a R$14,92. Mas não é a queda da cotação que me preocupa. O meu medo,talvez um exagero, é a Petrobras quebrar. No mais, quero mais é aproveitar essa baixa da bolsa.

    Abraço!

  9. 9 Leitão

    Oi Daniel!
    Disponha!

    Se está começando agora, então não há com que se preocupar. Escolha sua lista de boas ações, mantenha uma carteira equilibrada, diversificada… (dica: procure montar uma boa carteira com umas 20 empresas), e procure firmar-se em bons conceitos. Não ligue para oscilações, mantenha o foco na construção da carteira com empresas lucrativas, boas pagadoras de dividendos… Em fim, o blog inteiro é sobre isso…

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Luiz A.

    Oi Leitao, tudo bom? Sempre dá um frio na barriga quando os estrangeiros começam a vender tudo, como estão fazendo com a crise dos emergentes, mas importante manter o foco que estamos comprando mais barato e que um dia estes mesmos estrangeiros voltam, certo?

    Em relaçào a Petrobrás, uma vez que perdeu suporte historico, temos mais algum fundo do poço ou agora nada segura ela? Isto para especulaçào.

    Para investimento em Valor , para quem acredita na empresa, está um momento maravilhoso, comprando a empresa baratinha, certo? A nao ser que ela quebre por caixa, o que acho dificil governo permitir.

    Abraços, Luiz A.

  11. 11 Leitão

    Oi Luiz!

    Se a bolsa está caindo por causa dos “estrangeiros” ou por qualquer motivo ligado às atividades especulativas, isso é ótimo!

    O que não pode é empresa cair porque realmente está ficando ruim de dar lucro. Coisa que não está ocorrendo com as boas empresas.

    Em fim, não se preocupe com a complexidade do mercado. Se suas empresas estão dando lucro, deixe o resto para lá e vá pedalar (eu faço isso rss).

    Sobre a Petrobras, vale o que comentei logo acima com o amigo Daniel. Agora, a decisão de operar é de cada um.
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/02/03/chat-03-a-09fev/#comment-22199

    Um abraço!
    Leitão

  12. 12 Zeca

    Se a COELCE fechar o capital , sei que a liquidez das ações COCE5 ficará prejudicada….mas a distribuição dos dividendos anuais será mantida ? isto é , a COELCE é obrigada a distribuir os mesmos bons dividendos que fez durante anos a seus acionistas ? Quem mantiver as ações em carteira, receberá os proventos da mesma forma ?
    Abs / Zeca

  13. 13 Leitão

    Oi Zeca!

    Acredito que sim. Caso não venda tudo continuará como está, mas a liquidez será inviável caso precise vender no futuro.

    Nestes casos é melhor vender e partir para outras de igual qualidade (tem boas opções). A empresa não quer ter sócios minoritários, então é melhor não insistir.

    Mas de qualquer forma você pode entrar em contato com o RI da empresa e enviar suas dúvidas, é melhor:
    https://www.coelce.com.br/sobrecoelce/relacaoinvestidores.aspx

    Um abraço!
    Leitão

  14. 14 Zeca

    Leitão
    É verdade e obrigado pelo reforço da minha decisão. Já realizei o lucro na ação ( embora não fosse meu plano ) e aumentei a participação na CMIG4 / GETI4 / TAEE11. Você tem algo contra essas ou me esqueci de outra melhor no setor ?
    Zeca

  15. 15 Leitão

    Oi Zeca!
    Perfeito!

    Foi o que eu fiz também! Tudo ok!

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 Oberdan Gomes Judice

    Leitão, pra começar uma carteira, quais as 5 empresas que não podem faltar? No esquema de rodízio de compras deve-se manter a ordem ou aproveitar uma ação repetida que estiver com um bom preço na ocasião? Ab e bom retorno.

  17. 17 Leitão

    Oi Oberdan!

    Tenho a resposta aqui na ponta da língua, mas ela não vai lhe ajudar.

    Não adianta eu lhe dizer uma lista de boas ações agora. E depois? Você vai saber adicionar novas, manter as que já tem, eliminar algumas ruins? Essa é a questão principal.

    Não se deve começar a investir na bolsa sem ter independência para tomar essas decisões.

    Essa primeira questão tem a ver com a Seleção de boas empresas.

    Na sua segunda questão, tem a ver com Estratégia: após definidas as empresas, como manter uma disciplina de compras.

    Rodízio de compras sistemático é diferente de oportunidade de compra de ocasião. São estratégias diferentes, e tem que respeitar os princípios de cada uma. A primeira é o Investimento Gradual, a segunda é o Investimento em Valor.

    No Investimento Gradual deve-se manter o rodízio de compras sem se preocupar com o preço. No Investimento em Valor busca-se comprar apenas em momentos favoráveis, onde aí sim o preço importa.

    Bem, o assunto é longo. Entro em detalhes sobre tudo isso com meus alunos. Quando animar, venha para a turma.

    Um abraço!
    Leitão

  18. 18 Daniel 2

    Leitão, boa tarde. E o curso de investimento em valor o que houve ? Continua planejando executá-lo ? Abraços…

  19. 19 Daniel

    Prezado Leitão,

    No caso de eu vender uma ação pela manhã e recomprar pela tarde,isso é considerado day trade?Sou obrigado a pagar impostos?

    Abraço!

  20. 20 Leitão

    Oi Daniel 2!
    Boa tarde!

    Sim, está nos planos – é uma demanda antiga dos amigos… Primeiro preciso viabilizar a base de dados para os alunos, para facilitar… Estou dando seguimento ao projeto e vai ficar muito legal… A turma vai gostar!

    —————————
    Oi Daniel!

    Não. Só se comprou e vendeu dentro do mesmo pregão do dia.

    ———-
    Abraços!
    Leitão

  21. 21 Breno Medeiros

    Oi Leitão,

    Sou ex-aluno seu.

    As operações de venda e compra de um mesmo ativo realizada no mesmo dia também podem ser caracterizadas como day trade.

    Segundo o Art. 54. § 1 º, Inciso I, da Instrução Normativa RFB nº 1.022, de 5 de abril de 2010, considera-se day-trade:

    “I – day-trade: a operação ou a conjugação de operações iniciadas e encerradas em um mesmo dia, com o mesmo ativo, em uma mesma instituição intermediadora, em que a quantidade negociada tenha sido liquidada, total ou parcialmente; ( Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 1.236, de 11 de janeiro de 2012 )”

    http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/ins/2010/in10222010.htm

    Segundo o site da Bovespa:

    “Na apuração do resultado da operação de day trade serão considerados, pela ordem, o primeiro negócio de compra com o primeiro de venda ou o primeiro negócio de venda com o primeiro de compra, sucessivamente.”

    http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/regulacao/tributacao/pessoa-fisica/imposto-de-renda-day-trade/imposto-de-renda-day-trade.aspx?idioma=pt-br

    Segundo o site da Receita Federal:

    “Na apuração do resultado da operação serão considerados, pela ordem, o primeiro negócio de compra com o primeiro negócio de venda, ou o primeiro negócio de venda com o primeiro negócio de compra, sucessivamente.”

    http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/dirf/Mafon2002/rendcapital/operacaodaytrade.htm

    Não sou especialista em Impostos, mas eu já fui taxado no passado por causa disso e por isso acabei ficando na dúvida. Então resolvi fazer essa pesquisa.

    Abraço!

    Breno Medeiros

  22. 22 Leitão

    Oi Breno!
    Sim, correto, obrigado!

    A pergunta do Daniel era sobre Vender e depois Recomprar… Ou seja, ele estava vindo com uma ação de dias anteriores, vendeu e depois recomprou… Ou seja, ele não comprou e vendeu no mesmo dia.

    Um abraço!
    Leitão

  23. 23 Alberto

    Oi, Leitão !!!

    Vender de manhã e recomprar a tarde, salvo algum engano !!! É vender e comprar no mesmo dia!!! Ou seja um day-trade !!!! O Breno está correto !!!

    Sei que como é difícil o cérebro funcionar depois de um feriado prolongado!!! rsrs!!!

    Um abraços !!!

    Alberto.

  24. 24 Victor

    Oi, Leitão. Tudo certo ai nas Gerais?

    Recentemente vi uma postagem sua sobre CCRO3.

    Na era “pré-Leitão” tive esse papel em carteira, como sugestão de bancos, corretoras etc.

    Depois do meu curso de IG fui analisar essa empresa e, apesar dos bons indicadores que ela apresenta, vejo também que o nível de endividamento é muito elevado (dívida líquida maior do que o PL) e assim, até hoje, não mais olhei para o papel.

    Você poderia me orientar, considerando que ela está na sua carteira de IG?

    Grande abraço,
    Victor

  25. 25 Leitão

    Oi Victor!
    Bom dia!

    Ontem respondi sobre isso ao amigo Clécio, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/02/04/ccro3-grafico-03-02-2014/#comment-22224
    ———-
    “Olá Leitão,
    tenho acompanhado a CCR há algum tempo, mas ainda não a coloquei no IG. Minha dúvida é quanto à Liquidez corrente baixa (0,45) e à Divida/Patrimônio alta (2,39). Isso não é um problema?”

    “Oi Clécio!

    Sim, verdade. Dívida de curto prazo apertando e dívida de longo prazo também considerável. Ela trabalha alavancada, típico do setor mesmo.

    Mas como ela está retornando resultados consistentes, não tem problema trabalhar alavancada. Dá para relevar…

    Mas sua observação está correta.”
    ———–

    Sempre é bom analisar a empresa em seu SETOR e ver como outras, do mesmo ramo, trabalham, e comprar seus indicadores. É uma boa prática. Neste caso, o setor da CCR trabalha alavancado mesmo, é muito investimento a fazer, mas neste caso o importante é manter desempenho e lucratividade. Toda empresa precisa de dinheiro extra para investimentos, é normal, desde que faça boa coisa com esse dinheiro. O que não pode é ficar endividando e patinando nos lucros.

    Um abraço!
    Leitão

  26. 26 Victor

    Valeu, Leitão.
    Grato pelos esclarecimentos.
    Victor

  27. 27 Andrei

    Caro Leitão,
    Coloquei uma ordem de venda na corretora para todas as minhas ações COCE5.
    Também mandei um e-mail para a corretora dizendo que queria participar da OPA.
    Aí eles me responderam que para entrar na OPA eu teria que retirar minha ordem de venda.
    Vc poderia me explicar a diferença entre participar da OPA via corretora ou deixar exercer uma ordem de venda na data da mesma?
    Abraço,
    Andrei

  28. 28 zeca

    Breno e Alberto
    voces estão corretos quanto aa definição de Day trade : comprou e vendeu no mesmo pregão ( mesmo dia ) OU vendeu e comprou no mesmo pregão ( mesmo dia ) é sim considerado Daytrade, mesmo que o numero de açoes não sejam iguais na compra e venda. E se houver lucro deve pagar 20% mesmo que as vendas totais do mes fiquem abaixo dos R$ 20 M. Abs Zeca

  29. 29 Leitão

    Oi Zeca!
    Obrigado pela correção. Eu mesmo não entendia dessa forma, pois daytrade só começo e termino no mesmo dia. Nunca levo daytrade para dia seguinte, portanto não faz sentido vender de manhã e depois recomprar à tarde, visto que o objetivo do daytrade é começar e encerrar dentro do dia, pois daytrade não dá para fazer estratégia se ficar deixando para o dia seguinte a decisão de venda.

    Abraço!
    Leitão

  30. 30 Leitão

    Oi Andrei!

    Vender agora será à mercado, para outros investidores diversos. Vender na OPA vai ser direto para os controladores.

    Eu já encerrei minhas posições em Coce5 e já aproveitei outras oportunidades… Bora pra frente…

    Abraço!
    Leitão

  31. 31 Adriano Pina Pereira

    Leitão, boa tarde

    Sobre a COCE5, para vender no OPA, o que devo fazer? Deixar uma ordem de venda de R$ 49,00 e esperar que o controlador compre?

    Abraço

    Adriano Pina Pereira

  32. 32 Leitão

    Oi Adriano!
    Boa tarde!

    Olha, eu já vendi as minhas à mercado mesmo e já reinvesti em outras. Mas se não estou errado basta deixar a ordem de 49,00 lá que no dia da OPA ela vai ser executada. De qualquer forma, se ficar com dúvidas entre em contato com o RI da Coelce ou então sua corretora.

    Um abraço!
    Leitão

  33. 33 Mazao

    Leitao,
    Esse esquema da OPA da COCE5, vale a pena? quais as vantagens em relacao a compra normal?

  34. 34 Leitão

    Oi Mazão!

    A Coce5 está enxugando as ações dela, não quer mais minoritários. Vai recomprar tudo… Se você tem ações dela, pode vender tudo nos próximos dias ou aguardar o último dia para vender tudo a 49,00 (preço de recompra definido pela controladora – neste caso basta deixar a ordem de venda lá e será executada).

    Eu já vendi as minhas e já estou investindo o respectivo capital em outras. Bora pra frente…

    Abraço!
    Leitão

  35. 35 Frederico

    Oi Leitão.
    No caso da coce5, se eu vender tudo vou ficar com uma empresa a menos na carteira. O que é mais recomendado (dentro do IG):
    Dividir esse dinheiro por mês e aumentar o valor da compra das outras ações, comprar tudo de uma nova empresa e inclui-la no rodízio ou incluir uma nova empresa no rodízio mas mantendo o valor de compra normal??

  36. 36 Leitão

    Oi Frederico!

    R.: Dentro da Estratégia de Investimento Gradual: Dividir esse dinheiro por X meses e somar essa parcela ao valor da compra padrão, incluindo uma ou mais ações novas na fila. Pode-se adicionar as novas já nesse momento.

    Lembrando sempre que é saudável manter umas 20 ou mais empresas, diversificando bem os setores e procurando manter todas com aportes equilibrados.

    Um abraço!
    Leitão

  37. 37 Anônimo

    Leitão aproveitando este lance de aportes.Tenho 20 empresas e compro dez por mês perfazendo um total de R$10K/mes. Normalmente em marco/abril recebo um valor extra, seria interessante dividir este valor por 20 e acrescentar no rodizio das empresas? Nem sempre recebo estes extras mas penso em reinvestir quando receber. Poderia me dar sua opinião?
    Obrigado
    J.Claudio

  38. 38 Leitão

    Oi J.Claudio!
    Bom dia!

    Sim, é correto. Qualquer extra eventual que pintar, divide-se por X para diluir no tempo e adiciona-se às parcelas de compras normais. É uma boa prática.

    10k por mês é uma excelente capacidade de poupança, parabéns! 20 empresas é ótimo e, já que está podendo, talvez com o tempo anime a acrescentar mais algumas empresas que for achando interessante ao longo do caminho.

    Um abraço!
    Leitão

  39. Prof. é preciso se cadastrar para OPA da Colce ou posso por uma OV no HB?
    Um abraço

  40. Peço desculpas, só agora li o chat. Já tenho a resposta :-)
    bom fim de semana!

  41. 41 Marcelo

    Olá Amigos

    Entrei em contato o Banco do Brasil, onde tenho as ações da Coelce em custódia e me informaram que para aderir ao leilão, deverá ser feita a solicitação diretamente na agência do banco. Um colega do Buteco,também efetuou a solicitação diretamente com a Socopa. PORTANTO FICA O ALERTA, QUEM QUISER VENDER AS AÇÕES DA COELCE VIA LEILÃO, ENTRE PRIMEIRO EM CONTATO COM A CORRETORA, PARA NÃO TER SURPRESAS.

    abraço

    Marcelo

  42. 42 Leitão

    Oi Mônica! Oi Marcelo!

    Obrigado, Marcelo!

    Como já vendi à mercado não procurei detalhes sobre a OPA. Mas é melhor sempre dar uma ligada na corretora e perguntar diretamente…

    Abraços!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s