CHAT 06 a 12/jan

06jan14


47 Responses to “CHAT 06 a 12/jan”

  1. 1 Marcus

    Leitão,

    Feliz 2014!

    Estou montando uma carteira com 16 empresas para IG, sendo que 13 já estão fechadas, faltam apenas 3, o que você me diz dessas empresas?

    HGTX3, PSSA3, BRFS3 e CIEL3.

    Vale a pena aumentar meu número para 17 e incluir as 4 empresas?

    Abraço!
    Marcus

  2. 2 Gustavo

    Amigo, não sou o Leitão, mas pra mim…

    BRFS3 – não / HGTX3 – talvez / PSSA3 – sim / CIEL3 – to comprando…

    Abraço

    Gustavo

  3. 3 Leitão

    Oi Marcus!
    Obrigado!

    Que tal umas 20 ao invés de 16… Fica redondo: 5% para cada empresa.

    BRFS3 não gosto não… Trabalha, trabalha mas não dá resultado consistente. Pode-se até acompanhá-la ao longo dos próximos anos, mas por hora é só olhar mesmo…

    HGTX3, ótima empresa! Agressiva no crescimento, bem gerida e bons resultados.

    PSSA3, não tenho nada contra, serve a título de diversificação sim…

    CIEL3 novata muito bem desde que começou na bolsa. Resultados convincentes desde então. Vale a pena dar atenção para ela sim…

    Abraços!
    Leitão

  4. 4 Scofield

    Olá, Leitão!

    Um feliz 2014 para você, com muita prosperidade!

    Estou quase fechando minha carteira. Nos meus estudos me deparei com duas empresas que me chamaram a atenção: Alupar e Valid. Não encontrei muito sobre elas no buteco. Você as conhece?

    Abraço!

  5. 5 Leitão

    Oi Scofield!
    Obrigado! Vamos juntos!

    Alupar é do setor elétrico e temos outras mais interessantes nesse setor, que distribuem melhores dividendos…

    Valid não tem um desempenho tão convincente assim… Vale a pena pesquisar mais e buscar melhores opções…

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Marcus

    Leitão e Gustavo,

    Obrigado pelas respostas, vou continuar minha busca/analise para completar 20.

    Mas me gerou uma duvida, supondo que vou investir 500 reais por mês, se comprar 1 empresa por mês só vou comprar essa empresa novamente depois de 20 meses.

    Eu pensei em comprar 5 empresas por mês, porém fazendo isso minha corretagem vai ser de +-1,99% por ordem no caso 5. Agora se eu comprar 1 por mês minha corretagem cai para +-0,4% por ordem.

    Pensando nesse cenário o melhor é comprar 1 por mês ou 5 por mês?

    Obs.: Minha corretagem é de R$ 1,99 fixo.

    Obrigado!

  7. 7 Leitão

    Oi Marcus!

    Puxa, 1,99 fixo por ordem é beeem barato… Pode contar aqui pra turma qual corretora dá isso (boa dica pra turma).

    Olha, com taxas baixas não vejo porque comprar apenas uma por mês… Compre duas por mês, pelo menos. E se puder comprar 5 por mês mantendo os custos baixos, ok também. Só não há necessidade de exagerar… até umas 5 por mês já está prá lá de bom…

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 Marcus

    Leitão,

    Obrigado novamente.

    Vou continuar minha busca/analise por outras empresas.

    A corretora é a TOV.

    Abraço!

  9. 9 falcao

    Bom dia, Leitão!

    Surgiu-me uma dúvida com relação a esta última bonificação realizada pela CEMIG, no tocante à declaração de imposto de renda. Nas bonificações anteriores, ficava tudo fácil, pois quem tinha CMIG3 ganhava CMIG3, o mesmo ocorrendo com CMIG4. Porém, nesta última bonificação quem tinha CMIG3 ganhou CMIG4, o que fez surgir uma dúvida que ponho aqui para você e demais amigos freqüentadores do blog, se possível, esclarecê-la. Para facilitar a compreensão vou utilizar um exemplo hipotético:

    Digamos que antes da data ex-bonificação o sujeito possua 1000 CMIG3 ao preço médio de R$20,00 e 1000 CMIG4 também ao preço médio de R$20,00.

    Vamos supor que a bonificação seja de 30%.

    No caso das bonificações anteriores, em que as novas ações eram da mesma espécie, a situação era bem fácil para fins de declaração de imposto de renda, pois teríamos 300 novas CMIG3 e 300 novas CMIG4, de movo que o preço médio de cada uma passaria a ser, respectivamente, R$15,384615 (1000 x 20,00 = 20.000,00 e 15,384615 x 1300 = 19.999,99).

    Porém, na última bonificação as novas ações eram apenas do tipo preferencial (CMIG4). Então a minha dúvida é a seguinte: Na declaração do imposto de renda vai ficar como?
    1000 ações CMIG3 a preço médio de 20,00 e 1600 ações CMIG4 ao preço médio de 12,50 (20.000,00 x 1600,00 = 12,50), ou seja, somente seria alterado o preço médio da CMIG4, mantendo o preço médio da CMIG3;

    Ou ficaria 1000 ações da CMIG3 ao preço médio de R$15,384615 e 1000 ações da CMIG4 ao preço médio de R$15,384615, ou seja, alterando-se o preço médio das duas?

    Peço desculpas pelo post tão extenso, mas suponho que esta dúvida também esteja na cabeça de outros colegas que visitam o seu excelente blog.

    Abraço!

    Falcão.

  10. 10 falcao

    Corrigindo…

    1000 ações CMIG3 a preço médio de 20,00 e 1600 ações CMIG4 ao preço médio de 12,50 (20.000,00 x 1600,00 = 12,50), ou seja, somente seria alterado o preço médio da CMIG4, mantendo o preço médio da CMIG3;

    Ou ficaria 1300 ações da CMIG3 ao preço médio de R$15,384615 e 1300 ações da CMIG4 ao preço médio de R$15,384615, ou seja, alterando-se o preço médio das duas?

  11. 11 Leitão

    Oi Falcao!

    Olha, em matéria de IR também tenho dificuldades. Mas isso é geral. IR é assunto bem chato mesmo, todo mundo sofre aqui no Brasil com a confusão de regras…

    A própria Receita Federal também se enrola e não consegue acompanhar tanto nível de detalhes (muita gente faz um monte de coisas erradas, naturalmente, por causa das dificuldades, e a receita não é tão precisa).

    Bem, dito isso, e na minha limitada opinião, a alteração em cima da CMIG4 já é suficiente, conforme você mesmo já bem relatou…

    Mas caso algum amigo tenha um nível de entendimento/detalhamento maior, pode ficar à vontade para sugerir.

    Abraços!
    Leitão

  12. Falcao,
    Somente será alterado seu PM nas CMIG4. Bonificação em CMIG4 não poderá alterar o PM em CMIG3, pois são ativos diferentes.
    Abraços

  13. 13 falcao

    Prezados Leitão e Além da Poupança,
    Muito obrigado pelos esclarecimentos.
    Abraço!
    Falcão.

  14. 14 fabio

    Olá Leitão, quando abre a próxima turma? quero participar, e qo que vc acha da situação atual da POMO4? tá bem descontada, eu acho…

  15. 15 Leitão

    Oi Fabio!
    Gosto de dar bastante atenção aos alunos, então vou montar apenas 04 turmas esse ano. A primeira turma de 2014 será em 15/fev até 15/mar. Vai ser uma ótima oportunidade de começar o ano bem, você vai gostar! Qualquer dúvida pode me mandar um email direto: leitao@leitaoemacao.com

    Sobre a POMO4, gosto muito dela. É a melhor do seu setor. Já deu sim uma boa corrigida e está legal… Mas se você vier mesmo estudar com a turma, não se preocupe que vai aprender a analisar tanto a Marcopolo como outras oportunidades. É bom aprender a caminhar de forma independente e segura.

    Abraços!
    Leitão

  16. 16 LUIZ CARLOS AMADO SETTE

    Boa tarde a todos e Feliz 2014! Tudo bem, Mestre Leitão? A luta segue…
    Se é verdade que para IG não se olha muito cotação, não é menos verdade que comprar barato é melhor. Se vou começar ou ampliar uma carteira e tenho que escolher entre x ativos, não seria mais interessante os mais baratos primeiro? No meu radar, tenho EZTEC só que vinha cara. Agora está numa retração do Fibo do Leitão que, se perdida, pode levar o ativo para R$25,60 – R$25,25, mais ou menos, região de forte suporte . Em 21/10 estava 32,44, hoje 27,50. Vale comprar, inclusive hoje, mas a tendência é que vai cair mais . Podem comentar, Leitão e colegas?

  17. 17 Leitão

    Oi Sette!
    Boa tarde!

    Para Investimento não devemos usar técnicas de Especulação. Então, análise gráfica não deve influenciar decisões de investimento.

    Para a Estratégia de Investimento Gradual, na primeira rodada de compras, ok, não faz mal ordenar pelas mais baratas. Mas da segunda rodada em diante deve-se manter a ordem de compras sem alteração.

    As alterações de preço não vão fazer diferença ao longo dos anos. De nada adianta comprar 5% mais barato ou mais caro agora. Importa a boa acumulação ao longo dos anos.

    Abraço!
    Leitão

  18. 18 Noracir Castilho

    Caros Leitao,Falcao e demais, um excelente ano de 2014 à todos.
    Falcao com relacao ao IR, e qdo de bonificacoes, eu trabalho com a ideia de “ESTOQUE”. Mexeu em meu estoque de CMIG3? Nao! Entao nao muda PM.Mexeu no estoque da CMIG4, entao mudou o PM da CMIG4!
    Abracos à todos
    Noracir

  19. 19 LUIZ CARLOS AMADO SETTE

    Outra no meu radar é WEGE3. Está cara, mas caindo! Tocou a projeção inferior do Fibo do Leitão em 2/1 com concomitante perda( confirmada no dia seguinte) de uma LTA de curto prazo iniciada em outubro ultimo. Hoje subindo 2,40%, podendo representar um pullback com subsequente retomada da baixa, ou uma reversão. Eu, como trader tranquilo, acho que vale esperar um pouco, mas quero ser sócio desta empresa.Comentem, grato!

  20. 20 Leitão

    Oi Sette!
    Hehehe! Assim você dá nó na cabeça da turma aqui… O melhor lugar para você trocar idéias mais técnicas e operativas assim é lá no Buteco, junto com a turma dos ex-alunos.

    Pode postar lá, levantar questões, postar gráficos, trocar idéias sobre oportunidades de especulação, técnicas, etc… Lá é o melhor lugar para isso agora… Visite o link abaixo e pode entrar com seu email e senha:

    http://leitaoemacao.com/buteco

    Abraço!
    Leitão

  21. 21 LUIZ CARLOS AMADO SETTE

    Entendi, Mestre. Fundamentos é tudo, mas estou justamente na fase de início de uma carteira “real”. Até agora eu vinha mantendo uma carteira pedagógica de baixo valor , até para expor um pouco o meu emocional, coisa que as simulações não fazem. Tenho CEMIG, GERDAU e POMO , que nao pretendo mexer, e sim, incrementar, com peso menor em GERDAU, vamos aguardar o 4T13 para ver se ainda patina nos lucros.. IDNT3 foi uma compra especulativa para testar o setup da corretora ( e que não funciona! ) com valor de poucas centenas de reais.
    Estou de olho em ODONTOPREV. Bons fundamentos, tem liquidez, o setor ja sofreu as regulações principais, nao deve ser tão mexido pela ANVISA nos próximo anos. O BRADESCO é ,agora, o acionista majoritário. Leitão vai me criticar de novo ( rsss) , mas eu devo ter lá umas gotas de sangue “turco”, como diziam os antigos, porque odeio pagar caro ( rsss). Então, a tal de ODPV3 ,( não adianta, adoro gráfico ! ) formou um lindo DT – Duplo Topo no diário e o ativo está viajando nitidamente ao encontro dos R$ 9,00 ( hoje 9,65 , P/L 30,61, ROI, ROIC e DY muito bons! ) .Comentários, por favor.Grato

  22. 22 LUIZ CARLOS AMADO SETTE

    Valeu! Vou me situar lá, então! Abraço

  23. 23 Rony Moura

    Leitão, Boa Tarde!
    Fui seu aluno ha uns 3 anos ou mais. Prazer estar de volta!

    Nao sou tecniquez, alem de traçar reta por ai, uso teu Fibo e pronto.

    Vi que voce nao tem acompanhado mais USIM5, seus fundamentos se alteraram de 2012 pra ca?
    Estou pensando em começar um trabalho de alguns anos com ela.. Quais suas impressoes sobre o setor neste momento?

    Além disso, com o zoom bem pequeno trazendo desde 2011, tracei uma Fibo do leitão e me pareceu muito interessante, com canal entre 9,7 e 13,6, o que deu fundo em 5,7 e topo em 23.
    Se eu ainda estiver calibrado, parece USIM5 depois de muito tempo voltou a se tornar interessante, indo pra perto de 23.

    Você vê alguma coisa parecida?? O que acha disso tudo?

    Grande abraço mineiro!

  24. 24 Leitão

    Oi Rony!
    Boa tarde!

    Estava sumido! Some não, a turma está ótima! Visite lá para você ver: http://leitaoemacao.com/buteco (dica: leia o Folhetim semanal e mensal)

    A Usiminas teve um deterioramento sistemático de seus fundamentos nos últimos anos e já deve ter uns 03 anos que comentei sobre isso, inclusive ela não faz mais parte da minha carteira já ha um bom tempo.

    Parei mesmo de acompanhá-la. Tente procurar outras… A Usiminas realmente tá fraca.

    Grande abraço e apareça lá na turma!
    Leitão

  25. 25 Preguicoso

    Essa é minha carteira por ordem de $ alocado. BBAS está over por conta das últimas visitas aos R$ 22 mas não vou vender. Vou alocar mais capital nas outras e o tempo vai balanceando. O que os srs. acham?
    Papel %
    BBAS3 11,52%
    ETER3 8,84%
    UGPA3 7,99%
    GETI3 7,45%
    GRND3 7,29%
    TBLE3 6,90%
    ABEV3 6,87%
    PRVI3 5,70%
    PRBC4 5,51%
    CMIG3 4,79%
    CSMG3 4,57%
    SBSP3 4,30%
    EZTC3 3,12%
    CGRA3 2,44%
    PINE4 2,24%
    CCRO3 2,17%
    CRUZ3 2,15%
    CMIG4 1,46%
    BRSR6 1,39%
    LOGN3 0,92%
    SEER3 0,86%
    UNIP3 0,65%
    JHSF3 0,52%
    BRAP3 0,36%

  26. 26 Marcelo

    Bom dia Mestre, bom dia a todos e feliz 2014…
    Estou ampliando minha carteira no ano que se inicia e pretendo chegar à 20 empresas. Após análises, minha primeira compra seria CMIG4. No entanto, percebi forte queda de 13%, devido a divulgação da mudança na forma de remuneração no setor elétrico. Peço ajuda, seria esta uma mudança estrutural que vai afetar o setor e prejudicar estas empresas a ponto de não ser o momento de comprá-las, ou será uma oportunidade esta redução de preço? Abraços a todos…

  27. 27 Leitão

    Oi “Preguiçoso”!

    Rsss… Esse nickname não tem muito a ver com você: Sua lista de empresas é muito boa e mostra que não é nada preguiçoso na hora de buscar boas empresas. :-)

    A maioria está ok. Apenas um toque: LOGN3 é um exemplo de empresa que não dá lucro, então não merece estar na sua lista. E qualquer empresa que não dá lucro deve ficar de fora mesmo… UNIP3 também é ruim nisso…

    E tão importante quanto escolher boas empresas é ter estratégia para mantê-las de forma equilibrada em carteira. Evite deixar que uma ou outra tenha muito capital… Procure equilíbrio de aporte em todas, sistematicamente.

    Um abraço!
    Leitão

  28. 28 Leitão

    Oi Marcelo!
    Bom dia!

    Essa é uma decisão que só você pode tomar.

    Tem que escolher sua lista de boas empresas, definir a estratégia de compras e manter a disciplina. Ao longo de sua carreira de investidor muitas variáveis vão se alterar, mas sua postura e estratégia não podem se abalar.

    Se uma boa empresa tem o preço em queda isso é bom. No meu caso, continuo com Cemig normalmente, dentro da disciplina de bom equilíbrio entre todas. Não podemos evitar que alguma empresa venha a nos decepcionar, mas podemos manter o risco sob controle.

    Um abraço!
    Leitão

  29. 29 RSM

    Bom dia Amigo Leitão!
    Apesar de ser a primeira vez postando no “nosso blog”, já venho “bebendo” nessa fonte de conhecimento já a cerca de 4 anos, e aproveito para te dar os parabéns pelo seu trabalho de disseminação do conhecimento e motivação.
    Aplico na bolsa já algum tempo, cerca de 5 anos, porém somente a três com uma mentalidade voltada pra o IG, depois de ser apresentado ao seu blog por um amigo meu.
    Gostaria que você me tirasse uma dúvida Leitão: considerando os pagamentos de dividendos de 2013 feitos pelas empresas, quanto eu precisaria ter aplicado em janeiro de 2013, considerando este valor fixo até dezembro de 2013, e em que empresa este valor deveria estar investido para ter recebido de dividendos o valor aproximado de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) mensais? É possível fazer esse cálculo? Só para ter uma base de valores.
    Abusando mais um pouco da sua boa vontade, quais as cinco principais empresas que você considera com bons indicadores, ao ponto de merecer acompanhamento/estudos e que tem como característica também um bom pagamento de proventos?
    Obrigado Leitão e mais uma vez parabéns!

  30. 30 Leitão

    Oi RSM!
    Bom dia! Obrigado pelas visitas já a tanto tempo! Poder ajudar é sempre um prazer!

    Olha, essa sua pergunta é confusa. Não é desse jeito que funciona.

    Pra começar, não se recebe dividendos mensalmente. É anualmente, parcelado em duas ou três vezes ao longo do ano.

    E você investe em um ano para receber dividendos a partir do outro. Então quem plantou em 2012 colheu em 2013, quem plantou em 2013 vai colher em 2014… E a conta só fica boa mesmo quando se acumula boas ações ao longo de uns 05 anos pelo menos.

    O recebimento de dividendos cresce exponencialmente. Grosseiramente falando, a cada ano de bons investimentos você vai sentir que está dobrando o valor recebido. A cada ano as empresas pagam mais e mais, é crescente o valor. Só sente isso quem investe ao longo dos anos.

    Não adianta teorizar. O negócio é investir de forma sistemática e real. Defina objetivos intermediários para não se desmotivar. Se focar em acumular um milhão, divida essa meta em metas menores. Que tal primeiro focar em 100k… É motivador vencer a barreira dos 100k. Depois, foque nos 200k… Depois nos 300k…. Depois nos 500k….E quando menos esperar o objetivo de 1M estará mais próximo do que se imagina. Dinheiro é assim: quanto mais se tem, mais se tem.

    Sobre lista de empresas, não posso dar… Indicar empresas não é legal. O bom é você aprender a garimpar de forma independente.

    A turma dos meus ex-alunos sempre cria uma lista das mais discutidas. Pode ser um bom ponto de partida para garimpo, veja:

    Abraço!
    Leitão

  31. 31 Luis Henrique

    Boa Tarde Leitão, Feliz 2014, Paz, Saúde e Alegria… e bons investimentos.
    Só pra lembrar, a Turma Águia Harpia está completando 5 anos… JUN/2009, inclusive a carteira de IG também… logo, logo tenho de pensar no re-balanceamento. Vou precisar mais uma vez da sua ajuda.
    Pesando nisso, depois vou propor pra você fazer um módulo adicional sobre o assunto…

    Abraço.

  32. 32 RSM

    Valeu, Leitão! Obrigado pela resposta!

  33. 33 Leitão

    Oi Luis!
    Boa tarde! Que bom ter notícias sua, estava sumido!

    Puxa, realmente… Já faz quase 5 anos desde a primeira turma de alunos. Como o tempo passa…

    E você está sumido também lá da turma do Buteco, quase um ano não aparece na turma. O nível lá está altíssimo e todos os dias a turma produz um conteúdo muito bom, apareça mais: http://leitaoemacao.com/buteco (uma boa dica é ler o Folhetim semanal e mensal – isso ajuda a manter os bons conceitos sempre vívidos e manter o “serrote” sempre afiado ;-)

    Se precisar de um help pode postar por lá!

    Grande abraço!
    Leitão

  34. 34 Luis Henrique

    Boa noite Leitão,

    pois é, realmente sumi mesmo, é que na empresa onde trabalho estão bloqueando quase todo conteúdo da Internet, inclusive o leitaoemacao, liberam apenas na hora do almoço…
    Mais pode deixar que este ano a noite vou tirar um tempo pra voltar, inclusive já li algumas coisas no Folhetim, excelente.

    Abraço.

  35. 35 Lucio Toledo

    Oi Leitão,
    Este é meio primeiro post, mas já o acompanho desde 2011.
    Parabéns pelo blog e pelo excelente conteúdo aqui publicado!!

    Na minha carteira de IG tenho 14 empresas:
    ABEV3 – BBAS3 – CIEL3 – CMIG4 – COCE5 – ETER3 – EZTC3 – ITSA4 – NATU3 – PETR4 – POMO4 – VALE5 – VIVT4 – WEGE3

    Estou pensando em adicionar mais algumas. Pensei em:
    CCRO3 – CSNA3 – GOAU3 – LREN3 – MDIA3 – GRND3 – HGTX3

    Poderia comentar sobre as empresas acima?
    Qual delas tem apresentado bons resultados e qual delas devo ignorar?

    Obrigado,
    Lucio

  36. 36 Marcos

    Boa Tarde.

    Ainda não fiz o curso mais a cada dia me interesso mais sobre investimento em longo prazo.
    Tenho uma duvida sobre tipo de base sua. vc considera valor de cotação na sua analise.
    Ex tenho na lista neste bbas bbdc posso fazer uma analise e ver qual vai me dar maior retorno? E ir aproveitando as oscilações do mercado? Ou isto não é considerável.
    Não estou dizendo que não vou comprar a outra.
    Sei também que existem setores mais penalizados em épocas do ano por exemplo posso aproveitar estas brechas e ajustando para investimento de longo prazo.
    Não estou falando em vender e comprar outra seria uma postura para compra.

    Outra coisa sou cara agressivo na minha postura e em que faço.

    E muito errado eu me aprofundar? quero participar deste mundo de investimento a fundo. Quero saber alvalir empresa mesmo, não só básico.

    Já falei com outra pessoa bem conhecida ela me disse que isto é bobagem que não devo perder tempo com isto.

  37. 37 Leitão

    Oi Lucio!
    Obrigado pelas visitas já a mais tempo! Que bom que está gostando!

    E parabéns pela boa carteira. Ótimas empresas já possui, e das que comentou somente CSN e GOAU3 é que estão fracas. CSN pode até ser, caso queira ter ao menos uma do setor. Mas a GOAU3 está com desempenho muito minguado ainda… Dá para escolher outras melhores. Procure sempre variar bem os setores e dê foco nas que possuem bom histórico de lucros e dividendos.

    E no mais reforço os parabéns pelas boas escolhas. Está no caminho certo!

    ——————————–
    Oi Marcos!
    Boa tarde!

    Olha, aqui no Blog tem muito conteúdo que vai lhe ajudar. Caso tenha chegado a pouco tempo, veja esse link com dicas:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    A principal questão é saber separar Especulação de Investimento. Eu faço as duas coisas, mas devidamente separadas.

    O que você está confundindo é justamente isso. Está querendo investir mas com conceitos de especulador. Investir não tem muito a ver com a cotação em si, mas sim com os fundamentos das empresas, conforme comentei acima com o amigo Lucio.

    Não tem a ver com ser mais agressivo ou menos agressivo. Tem a ver com agir do jeito certo ou errado.

    E também não tem nada a ver aproveitar “sazonalidades” do ano. Tem a ver com manter disciplina de compras e equilíbrio nas ações. Em fim, conceitos de Investimento. O Blog inteiro é sobre esse tema e sua leitura vai ajudar muito.

    Aos poucos você vai ficar mais por dentro. Fique sempre à vontade aqui na minha cozinha!

    ——————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  38. 38 Anônimo

    Leitão boa tarde!
    Sou iniciante aqui na sua cozinha e na bolsa. Gostaria se puder passar alguns links do seu forum para eu possa ler para quem esta iniciando na bolsa.
    Obrigado
    Iniciante.

  39. 39 Marcos

    Obrigado

    Pela resposta.

    Mais este seria o ponto principal. Eu quero investir primeiro verificando as empresas para alocar meu capital em empresas boas, com lucros consistentes…. mais esta erado fazer isto analisando pares que eu vou colocar em carteira.

    Ex vou colocar na minha carteira bbas3 itub3 é erado analisar as duas e optar por colocar uma em janeiro e outra em fevereiro dependo da cotação, mais sim seguindo minha estratégia de aportes mensais.

    Não consigo entender esta logica sei com tempo conceitos mudam com as experiencias ….. talvez meu mude mais obrigado pela resposta.

  40. 40 Leitão

    Oi “Iniciante”!
    Seja bem vindo! Todo mundo aqui já foi iniciante e agora está voando alto! É assim mesmo que começamos: com boa vontade e desejo de crescer!

    No link abaixo tem as dicas para quem chega a pouco tempo aqui no Blog:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Artigos:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/category/filosofando/melhores-artigos/

    Chats:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/chat/

    Aqui tem muito conteúdo que tenho certeza, vai lhe ajudar. Apareça sempre!

    —————————
    Oi Marcos!

    O aporte gradual em empresas de qualidade é uma ótima estratégia de acumulação. Não adianta querer ordenar por preço, priorizar uma ou outra. Se todas que escolheu são boas empresas, o time todo deve receber o mesmo almoço.

    Mas o Blog inteiro é sobre isso e aos poucos vai ficar mais por dentro.

    ———-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  41. 41 Marcos

    Obrigada.

    Pela resposta….Vou ficar de olho quando abrirem novas turmas vamos nos conhecer melhor.

  42. 42 Daniel

    Oi Leitão!
    Como vai vc?

    Meu caro, venho observando que a cada dia que se passa,cresce o número de investidores com posições All-in em alguma ação. Conheço alguns investidores com essa filosofia. Pessoas que tem até um conhecimento elevado em fundamentos da bolsa. O que dizer disso?

    Abraço!

  43. 43 Leitão

    Oi Daniel!
    Bom dia! Tudo jóia!

    O que você quer dizer “posições all-in”? Qual é o conceito desse temo? Eu mal mal falo o português rsss

    Abraço!
    Leitão

  44. 44 Daniel

    Oi Leitão!
    É bom saber que está tudo jóia.

    All-in é acumular ações de uma única empresa. É igual ao pôker,quando um jogador aposta tudo em uma única jogada.

  45. 45 Leitão

    Oi Daniel!
    Ah, sim!
    E assim como no poker, isso não é nada mais do que uma Aposta. Passa longe do conceito de Investimento.

    Jamais deve-se aportar demais em uma ou poucas empresas!

    Investimento inteligente é bem diferente de poker… Quando dá vontade de jogar eu chamo os amigos e abrimos um bom Uísque.

    Abraço!
    Leitão

  46. 46 vbraga

    Olá Leitão!

    Uma dúvida que me atormenta!

    Sou investidor. Logo, me torno sócio das empresas. Se sou investidor, busco formação de patrimônio. Como investidor, sócio e com objetivo de formação de patrimônio, monto minha carteira nos últimos 2 anos (desde que fiz seu curso) somente com empresas boas (usando todos os conceitos que aprendi no curso).

    Agora o que me atormenta: dentro dessa perspectiva que apresentei acima, dois pontos a considerar, e que acredito ser muito importante, é verificar: liquidez e tag along.

    Você concorda que dentro dessa perspectiva (investidor, sócio, patrimônio) eu não “poderia” possuir empresas sem tag along? Pois se forem vendidas, ficarei a “ver navios”! Também não poderia ter empresas sem liquidez, pois uma piora nos fundamentos da empresa ( o que pode acontecer com qualquer uma) a falta de liquidez poderia me dificultar na saída.

    Tô errado?

    abs.

  47. 47 Leitão

    Oi VBraga!

    Liquidez diária não é preocupação para Investimento… Mas é claro que você não vai querer comprar ação que é negociada só uma vez por mês e olhe lá… Se tiver, digamos, uns 100 negócios diários já mostra que tem liquidez suficiente.

    Em empresas maiores sólidas e sérias tanto ON quanto PN são tratadas da mesma forma pela política da empresa (política de Dividendos e política de Incorporações)… Então tanto faz uma ou outra, podemos optar pela que for mais líquida… Já em empresas menores é bom ficar sempre com as ON, pois são mais seguras em caso de um eventual fechamento de capital (Tag Along)….

    Na dúvida, fique com ON mesmo.

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

