CHAT 25/nov a 01/dez

25nov13


16 Responses to “CHAT 25/nov a 01/dez”

  1. 1 Marcelo Flores

    Bom dia a todos. Eduardo o que voce acha, como forma de diversificação em investimentos, de aplicações no tesouro direto? E qual o papel bem como o prazo com melhor vantagem? Abraço. Marcelo

  2. 2 Leitão

    Oi Marcelo!
    Bom dia!

    Tesouro Direto é uma boa opção para diversificação de investimentos no que se refere à Renda Fixa. No site do Tesouro tem todas as informações e é bem prático lá… A escolha por qual papel é bem pessoal, tem que ver lá mesmo.

    Mas uma observação: Considere a taxa do título, e não sua valorização no mercado especulativo de compra e venda do mesmo…. A especulação com o papel causa oscilações artificiais. Foque sempre no valor nominal do juro.

    Algumas corretoras não cobram taxa alguma para comprar Títulos, dê uma olhada nisso. Evite comprar via corretoras/bancos que cobram taxas…

    Renda Fixa é sempre uma reserva estratégica, e sempre é bom ter uma parte em ações também, como sempre digo…

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 DJ

    Leitão,
    Da uma olhada na ODPV3, CGRA4 TOTS3 e TBLE3. to colocando elas na minha carteira, bem redondinhas.
    Abraços

  4. 4 DF

    Leitão.

    Tem como vc dar um analisada no gráfico da Grendene ?

    Desde já agradeço.

  5. 5 Leitão

    Oi DJ!

    Boa lista! Parabéns! Todas são interessantes e merecem nossa atenção… Sempre lembrando que é bom montar uma boa carteira com umas 20 empresas pelo menos… E se forem todas de bom nível como essas, é ótimo!

    ————————
    Oi DF!

    A Grendene tem mostrado bom desempenho também. Pode-se olhar para ela com mais atenção sim…

    Aqui no Blog eu não posto gráficos com ela… Fico devendo essa! :-)

    ————
    Abraços!
    Leitão

  6. 6 RNZ

    Leitão

    Na hora de escolher uma empresa para IG, vc acha que devemos considerar, além dos fundamentos da empresa, o PREÇO atual do papel?

    Digo isto porque vejo empresas hj que considero muito boas, porém com um preço de mercado superavaliado. Como exemplo cito a AMBV que nos últimos dois anos teve aumento de 60% no preço da ação, e hoje está com um P/VP de 8,7, um P/L de 26,5 e um P/Ativos de 5,5.

    Grato

  7. 7 Leitão

    Oi RNZ!

    Não. O preço momentâneo do papel não interfere na decisão de compra quando se está usando a Estratégia de Investimento Gradual. O que se olha é a qualidade da empresa. Não é importante pois vamos acumular o papel durante anos e anos, independente do momento. O sucesso vem da acumulação sistemática, da disciplina de acumulação, e não de otimizações de compra. Tem mais conceitos que passo para os alunos…

    Preço é importante só para a Estratégia de Investimento em Valor, quando aí sim o objetivo é comprar volume maior em momento favorável.

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 HTJ

    Leitão, boa tarde!!!!
    Cara, já visito seu site tem um tempinhoe só tenho a agradecer (eu sei que vc preferiria o elogio em espécie, rss, massss).
    Após conhecer seu site, mudei minha forma de “trabalhar” com a bolsa.
    estou fazendo como vc descreve no site inteiro, ou seja, compro ações regularmente. Só ações do cardapio e com ótimos fundamentos.
    Antes me achava o cara pq comprava e vendia a msm ação, no msm dia, várias vezes! hahahaha
    enfim, voltei esses dias à bolsa, mas está me dando um terem nos nelvos, rs
    uma das ações que comprei (WEGE3), subiu mais de 5% esse mês e estou maluco da cabeça para vendê-la, assim como aconteceu na ABEV3 e PETR4…

    Vc já passou por isso, certamente, e gostaria de saber se vc tem alguma ideia de controlar essa ansiedade… rs

    Abraço e mais uma vez parabéns pelo site!

  9. 9 Leitão

    Oi HTJ!
    Hehehe! Um trem nos nelvos! rss

    Que bom que o Blog está ajudando a amadurecer a visão sobre o que é bolsa de valores! O objetivo dele é esse mesmo! Valeu pelo feedback!

    Bem, você já deu um primeiro passo importante: Percebeu que estava no caminho errado e já está buscando o caminho certo. Agora é dar o segundo passo, mantendo a busca por amadurecimento e entendimento dos bons conceitos.

    Você quer Investir mas ainda está com cabeça de Jogador… Mas vai superar isso!

    Investir é tornar-se sócio de boas empresas e crescer com elas. Então não faz sentido querer sair da sociedade a qualquer hora, assim que der uma subidinha…

    Comprar e vender é Especulação. Separe bem as coisas…

    Em fim, o assunto rende e demanda muitos conceitos, que passo detalhadamente para meus alunos. Quando animar, venha para a turma!

    Mas o Blog inteiro é sobre isso e aos poucos você vai ficando mais por dentro…

    Grande abraço!
    Leitão

  10. 10 RNZ

    Leitão,

    estava dando uma olhada na PETR, VALE e GGBR. Vi que estas empresas antes da crise de 2008 tiveram um valorização muito forte e qdo veio a crise elas caíram +/- 50%. Outras empresas tiveram forte queda tb mas hj já retornaram ao nível que estavam e algumas até já ultrapassaram o valor de 2008, mas a PETR, VALE e GGBR ainda continuam bem abaixo do preço daquela época.
    Sei q a PETR enfrentou alguns problemas, principalmente pela atuação do governo no controle do preço da gasolina e, consequentemente, inflação. A GGBR tb nao vive seu melhor momento. Mas de uma maneira geral qual o problema dessas 3 empresas que ainda não conseguiram recuperar seu preço pré-crise?

  11. 11 Zeca

    Leitao
    Meu portfolio : ABEV3 / BBAS3 / BBDC4 / CCRO3 / CMIG4 / COCE5 / CSNA3 / GETI4 / GOAU3 / ITSA4 / LREN3 / MDIA3 / NATU3 / PETR4 / POMO4 / VALE5 / VLID3 / WEGE3 .
    Estou de olho tambem em CIEL3 e TAEE11 .

    Alguma restriçao ou comentario a adicionar ??
    Abraçao / zeca

  12. 12 Leitão

    Oi RNZ!

    O foco excessivo apenas no “Preço de mercado” é um erro comum da maioria das pessoas.

    O preço que o mercado joga para cima ou para baixo não é referência para análise. Sendo assim, o “preço pre-crise” não quer dizer que era um preço a ser almejado, um preço que deveria ser “recuperado”…

    O fato de algumas empresas atingirem preços exorbitantes e depois demorarem a voltar a esses preços não quer dizer que nesse intervalo elas estejam patinando, não gerando valor…

    É preciso olhas as Empresas e não somente os Papéis… Conceito importante. Olhe Valor e não Preço somente…

    ——————————-
    Oi Zeca!

    Nenhum comentário, apenas: Parabéns! Está indo muito bem! :-)

    Dica: Vez ou outra consulte sobre esses papéis lá no Buteco. Pesquise pelo código do papel e veja os comentários recentes sobre ele, ou mesmo poste nova mensagem falando sua visão e pedindo também outras opiniões… Esse troca-troca é muito produtivo lá!
    http://leitaoemacao.com/buteco

    ———–
    Abraços!
    Leitão

  13. 13 Renato Bueno

    Bom dia Leitão!

    Acompanho com regularidade o seu blog a quase um ano e me sinto muito grato pelas orientações iluminadoras!

    Me deparei com uma moeda muito interessante e gostaria da opinião de alguém com peso!

    Não é só pelo anonimato ou pela ausência de taxas/impostos, mas pelo ideal de liberdade e principalmente pelo movimento livre do mercado, já que o governo é incapaz de regular BITCOIN.

    Abraços e Bons negócios!

  14. 14 Leitão

    Oi Renato!
    Bom dia!

    Obrigado pelas vistas! Que bom que o Blog esteja ajudando, a cozinha aqui é para isso mesmo!

    Olha, não sei nada sobre BITCOIN… Parece que é uma “moeda digital”…
    Fico devendo…

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 Alberto

    Oi Renato Bueno!

    Realmente é muito interessante esta moeda !!! Também não sabia nada sobre esta criptomoeda, mas andei sapeando pela internet, e fiquei sabendo que ela usa criptografia assimétrica, ou seja criptografia com uma chave pública e outra privada, ela é baseada na tecnologia de rede peer to peer a mesma usada pelo bittorrent e emule, ou seja ela funciona como uma rede p2p, e cada nós da rede de usuário funciona como um banco de dados distribuído, ou seja ela funciona de uma maneira totalmente independente sem nenhum emissor centralizado. Além tudo isso, o software em que ela é baseado é um programa de código aberto, ou seja, ela mantida por uma comunidade da internet aberta a todos. Só pelo este fato já ganhou a minha simpatia!!! (Como adepto de software livre) ou seja liberdade total !!!! sem governo imprimindo dinheiro manipulando e induzindo inflação. Apesar de não ser um anarco- -capitalista, mas também não sou fã do Estado!, principalmente de um “Estado de mal estar social!!!¨ rsrs.

    A história por trás desta moeda !! É muito interessante também !!! assim como o misterioso criador “Satoshi Nakamoto”!! mais informação no link abaixo!!!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bitcoin

    http://www.bitcoinbrasil.com.br/

    Um abraços!!!

    Alberto.

  16. 16 Alberto

    Uma observação importante !!!

    A compra de moeda é uma operação puramente especulativa!!! (não é investimento!!) seja ela moeda real ou criptomoeda, portanto deve se utilizar a estratégia de especulação.

    O meu entusiasmo em relação a bitcoin é de natureza de inovação tecnológica, e também como uma moeda alternativa, imune a manipulação populista do governo.

    Acho que nunca e de mais salientar antes que alguem comece a fazer bobagens !!!!

    Abraços

    Alberto.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s