CHAT 18 a 24/nov

18nov13


26 Responses to “CHAT 18 a 24/nov”

  1. 1 RNZ

    Fala Leitão, olha eu abrindo o chat semanal de novo.

    Tenho comentado aqui e trocado algumas ideias sobre empresas que eu considero bons investimentos (não fala em especulação). Desta vez queria pedir sua opinião sobre a Eternit.

    A empresa em si, apesar de não ser nenhuma gigante, tem apresentado lucros crescentes desde de que abriu o capital, considero (minha visão, não sei se confere com a sua) a empresa bem administrada, com uma dívida sob controle, com a Receita bruta de vendas crescendo ano a ano e com os custos se mantendo estáveis (não têm diminuído, porém tb não têm aumentado). Além disso, a empresa é boa pagadora de dividendos e não está supervalorizada atualmente, estando inclusive relativamente barata … Enfim, acho que é um bom investimento.

    Entretanto, vejo um problema na empresa. Ela trabalhava com amianto até os anos 90. Sem entrar no mérito ético/humanitário do assunto, o problema é que hoje existem algumas ações de indenização na justiça de ex-funcionários. A ação mais recente pede algo em torno de 1 Bilhão em indenizações. Para se ter uma noção, o Ativo total da empresa gira em torno de 800 Milhões.

    Não sei se algum juiz condenaria a empresa a um valor tão alto (existem empregos, funcionários que dependem da empresa hj e poderiam perder seus empregos). Mas uma vez ouvi um ditado que dizia que cabeça de juiz é igual bunda de criança, qdo menos se espera, sai M*%$#@.

    Verifiquei no relatório do ano passado que não há nenhuma provisão para estas questões judiciais. Acho que a diretoria pisou na bola.

    Na sua opinião, vc acha que é hora de ter cautela coma ETER3? A diretoria pisou na bola em relação as provisões?

    Foi mal o texto longo, mas eu acho que é bom para quem gosta de ler e estudar sobre o assunto.

    Grande Abraço

  2. 2 RNZ

    Aliás, complementando, que quiser ver um relatório anual muito bem feito, sem firulas, enrolações e outras farofas mais, veja o relatório de 2012 da Eternit.

    Abç

  3. 3 Li

    RNZ,
    Como administradora e amante do Direito te digo uma coisa: não é possível condenar a Eternit, ou qquer outra empresa por um valor maior do que ela vale, portanto este valor que estão pedindo não poderá ser aceito.
    A empresa pode não ter separado certinho um valor para indenizações, e nem sei se poderia/deveria, mas toda empresa mantém um valor separado para imprevistos ou ainda este valor pode estar provisionado juntamente com os custos da mão de obra.
    E outra, essas ações trabalhistas ainda não tem um desenrolar tão próximo, por enquanto, a meu ver, podemos continuar acreditando nos números que ela nos entrega.

  4. 4 RNZ

    Blz Li, obrigado pelo comentário.

    Na verdade a Eter tem provisões sim para algumas ações judiciais que existem contra a empresa. Na nota explicativa 21 do relatório de 2012 eles discriminam todas as provisões com suas respectiva ações judiciais. Eles não fizeram provisão específica para esta ação judicial (a do 1 Bilhão) por considerar uma ação judicial com perda possível, e no último balanço eles só provisionaram para ações com perda provável.

    Eu só fico preocupado porque há a possibilidade deles perderem esta ação (aquela história da cabeça de juiz …) e isso gerar um impacto grande na saúde financeira da empresa.

    Vlw

  5. 5 Leitão

    Oi RNZ!
    Tenho Eternit em carteira para diversificação e gosto muito da empresa, não só pelo bom desempenho financeiro, mas também pela grande seriedade com que trata seus acionistas. Poucas são como ela.

    Empresa boa é sempre pronta para o que der e vier. Continuo com ela em carteira normalmente e confiante nos meus bem pagos gestores.

    A Li também fez um bom comentário (Obrigado, Li).

    Em matéria de mundo empresarial, se for procurar problema você vai achar uma lista de 03 páginas cheias para cada uma que for ver…

    Enfrentar problemas cabeludos é uma constante em qualquer empresa…

    E novamente aqui minha ressalva: Seja a Eternit, seja a Petrobras, seja a Ambev, seja a Menina-de-Ouro, seja qual for estou sempre mantendo dentro da estratégia de risco, sempre com alocação proporcional na carteira, de forma que mesmo que uma ou outra empresa venha a decepcionar (e isso ocorre vez ou outra) não cause problemas. Investir bem é dormir bem.

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Daniel

    Leitão,

    De qual planeta tu vieste homi? rsrs
    Fala fácil!

    A cada dia admiro mais a sua postura serena dos investimentos.

    Minha meta é atingir minha independência financeira antes dos 30 anos. Hoje tenho 21 anos.

    E quando chegar lá, lembrarei do começo. Lembrarei de um belo sonho que começou aqui. Serei livre!

    Parabéns pelo trabalho espetacular que vc desenvolve no blog!

  7. 7 Leitão

    Oi Daniel!
    :-) Obrigado!

    É sempre bom encontrar companheiros de jornada. A caminhada com amigos com objetivos em comum é sempre melhor, e fico contente que o Blog possa ser um canal para isso…

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 marco antonio

    amigo leitão investindo mensalmente e gradualmente 4k numa carteira de no mínimo 20 empresas por um tempo de 16 anos ( prazo para aposentadoria), no final desde prazo já poderei usufruir de parte dos rendimentos ou ainda terei que esperar mais um pouco?

  9. 9 Leitão

    Oi Marco!

    Sim! São 16 anos aportando um bom valor… Um bom tempo com bom valor. Será excelente sim!

    O mais importante é ter conceitos bem enraizados e disciplina. Pois sem isso você pode “amarelar” no meio do caminho. Quando se vai tendo muito capital em ações é preciso ter bons conceitos, saber o que se está fazendo, ter segurança em sua estratégia. Senão o emocional entra em cena e lhe prejudica… E se puder caminhar junto com outros amigos que estão no mesmo caminho, é melhor ainda. Por isso meus alunos gostam de participar da turma… Seguimos todos juntos…

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 Vanio

    Boa noite Leitão e Amigos;
    Leitão, como anda a CSMG3, você continua investindo na mesma para IG?
    Sou aqui de SC e temos aqui duas Empresas consideradas como “boas” pela comunidade em geral, gostaria de saber o que você acha de TUPY3 e MWET4, ambas em baixa no último ano.
    Se não for perguntar muito e a FRIO3 que também está em baixa, o que você acha?
    Obrigado
    Vanio Vedova

  11. 11 Frederico

    Olá. Percebi que com o tempo meu interesse por ficar vendo sites e pesquisando sobre empresas e ações diminuiu. Faço IG há uns 3 anos. Realmente nao existe essa necessidade né? Tenho boas empresas em carteira e nao preciso ficar cuidando delas toda hora. Estou certo leitão?

  12. 12 Leitão

    Oi Vanio!
    Bom dia!

    A Copasa está em minha carteira normalmente e continua indo bem. Esse setor não é um setor de grande crescimento. É lento mas contínuo.

    TUPY3 não mostra vigor em seus resultados não… Não chega a ser ruim, mas é bem vacilante.

    Já MWET4 é ruim com força! Péssima em resultados, não dá lucro…

    E FRIO3 é literalmente uma fria. Briga feio com MWET4 para ver quem é mais ruim… Rsss…

    —————————-
    Oi Frederico!
    Está certo sim! Bons investimentos não precisam de acompanhamento contínuo e neurótico…

    Se fez o dever de casa: escolheu boas empresas, diversificou bem, está mantendo aportes regulares e equilibrados, pronto! Não tem que ficar em cima feito galinha com pinto novo…

    ————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  13. 13 Ovalter

    Boa semana a todos! Excelentes comentários de todos, e claro do Mestre Leitão…gostaria de saber se com o conhecimento adquirido com o curso e com blog seria válido a formação de clube de investimento, principalmente para os que ficam na casa dos 300 a 500 reais mensais?

  14. 14 Leitão

    Oi Ovalter!
    Obrigado!

    A maior vantagem do pequeno investidor é justamente a liberdade, a individualidade. Se ligar a um clube é dar 20 passos para trás… Clube, fundos, grupos, etc… Se um investidor individual já fica confuso na hora de decidir, imagine um grupo….

    Investir individualmente é bem simples, fácil, barato e rentável. Não justifica se ligar a grupos para isso…

    Um abraço!
    Leitão

  15. 15 Vanio

    Obrigado Leitão, realmente as aparências enganam e somente pesquisando e vasculhando os números das Empresas é que saberemos se a a mesma é boa ou ruim para investimento.
    Leitão, o site fundamentus.com.br é um site confiável? Além deste, você poderia nos indicar mais algum que tenha os dados atualizados e confiáveis.
    Abraço,
    Vanio

  16. 16 Leitão

    Oi Vanio!
    Disponha!

    O Fundamentus é confiável sim, e tem também o comdinheiro.com, o guiainvest e no site do Bastter tem também páginas com dados fundamentalistas…

    Abraço!
    Leitão

  17. 17 Maurício Costa

    Boa noite a todos! Uma dúvida de iniciante… Mesmo sendo ótimas empresas, ainda é um bom momento pra iniciar minha carteira de investimento a longo prazo com vale e Gerdau? Sendo q elas apesar da tendência de alta no momento, vêem numa linha de baixa…

  18. 18 Leitão

    Oi Maurício!
    Bom dia!

    A escolha de boas empresas para a montagem de uma carteira tem que ser feita pela pessoa, com consciência. Não se pode delegar isso a terceiros ou deixar-se influenciar por opiniões terceiras…

    Bem, dito isso, digo: A Vale, na minha opinião, é uma boa empresa e continua sendo. Já a Gerdau ainda está se recuperando do período ruim que passou nos últimos anos. Essa, penso que, para carteiras novas, não vale a pena no momento.

    Mas além dessas duas que comentou, ainda temos muitas outras boas empresas a escolher… Se está montando dua carteira agora, procure selecionar umas 20 boas empresas, é bom e diversifica bem.

    Um abraço!
    Leitão

  19. 19 Rodolfo

    Olá Leitão,

    Pode parecer uma pergunta boba, mas ainda possuo essa duvida quando vou incluir novas ações a minha carteira. Pensando no longo prazo e formação de carteira para aposentadoria, qual melhor ação escolher: ON ou PN?
    Abraços.

  20. 20 Leitão

    Oi Rodolfo!

    Em empresas maiores sólidas e sérias tanto ON quanto PN são tratadas da mesma forma pela política da empresa (política de Dividendos e política de Incorporações)… Então tanto faz uma ou outra, podemos optar pela que for mais líquida… Já em empresas menores é bom ficar sempre com as ON, pois são mais seguras em caso de um eventual fechamento de capital (Tag Along)….

    Na dúvida, fique com ON mesmo.

    Um abraço!
    Leitão

  21. 21 Rafael

    Leitão,
    Boa noite como vai?
    Gostaria de tirar uma dúvida contigo. Quando recebo dividendos de uma empresa tenho que fazer alguma modificação no meu preço médio? Se sim, como deve ser feito?
    Obrigado! E parabéns pelo seu trabalho e pelo futebol mineiro este ano.
    Abraços

  22. 22 Leitão

    Oi Rafael!
    Bom dia! Tudo jóia!

    Viu só, os mineiros até que estão indo bem né… Mas esporte de mineiro mesmo é bicicleta, pescaria, cachaça, viola e fogão à lenha.. :-)

    Ao receber dividendos você deve anotar isso em sua planilha pessoal e somar isso ao desempenho global da carteira. Não afeta em nada o preço médio não. Vamos supor que recebeu 100,00 de dividendos. Então o somatório total da sua carteira vai ser o valor total das ações pelo preço atual + 100,00.

    Na sua planilha os preços serão históricos, preço real pago, qtde de ações (que é o que importa) e dividendos reais recebidos.

    Nos gráficos de preço de mercado os valores serão valores ajustados percentualmente… Por isso a diferença.

    Abraço!
    Leitão

  23. 23 Li

    Estava olhando para minha carteira e minhas planilhas de controle. Fiquei um pouco desapontada pois ao olhar o desempenho de cada papel individualmente minha carteira parece um filme do Tarantino – só vermelho. Aí eu resolvi somar qto já investi e quanto já recebi de volta e cheguei num valor próximo de 1% de retorno, é assim mesmo?
    Notem que não estou preocupada se essa taxa de retorno de 1% é adequada ou suficiente, apenas me espantei a diferença entre a valorização dos papéis e o seu retorno real.
    Pq não estou preocupada com a tx. de retorno no momento? Pq a carteira não tem 1 ano, está em formação e em ajustes ainda.

  24. 24 Leitão

    Oi Li!

    Se sua carteira não tem nem 01 ano ainda isso é super normal. E só depois de uns 03 anos é que vai começar a ficar legal…

    Carteiras com menos de 05 anos são ainda carteiras jovens, em formação. Mas depois a coisa engrena de vez e aí vai sim ter gosto pelas decisões certas e a disciplina que teve antes…

    Investir em ações não é complicado, mas é justamente nessa parte do controle emocional que as pessoas pecam. O segredo é cuidar como se fosse um jardim. Plante e deixe o tempo e a natureza fazerem seu trabalho…

    A gente não pode plantar uma muda de pé-de-maracujá hoje e ficar olhando para ela todo santo dia esperando formar a fruta… Senão dá uma sensação de que a planta não cresce… (Tenho umas trepadeiras aqui em casa que plantei a uns 03 meses e fiquei ansioso para crescerem logo e dar flores, era uma demora… Mas aí parei de ficar olhando toda hora e relaxei… Um belo dia percebi que a parreira estava toda florida!)

    Abraço!
    Leitão

  25. 25 Li

    haha Leitão, aqui eu olho para minhas plantas todo dia pq a Dona Luna, minha cachorra, de vez em quando ataca de jardineira e come justamente o botão daquela roseira maravilhosa, esburaca a cerca viva ou insiste em arrancar as unhas de gato.
    Mas em relação aos investimentos vou cuidando sim, sem afobação nenhuma, mas resolvi fazer um “apanhado geral” e me surpreendi que apesar de todo o desempenho estar caindo vertiginosamente eu obtive um retorno positivo em tão pouco tempo. Quando decidi entrar para os investimentos em RV estava preparada para perder 100% do capital num primeiro momento, literalmente eu só coloco um valor que não me faz falta, tanto que nos meus apontamentos de fluxo de caixa pessoal eu considero meus investimentos como gasto, assim como o valor que gasto na padaria, não dá para devolver o pãozinho e ter o $ de volta.

  26. 26 Leitão

    Oi Li!
    Rsssss! Ah bom, então está tudo bem!
    Vai regando e adubando… :-)


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s