CHAT 04 a 10/nov

04nov13


50 Responses to “CHAT 04 a 10/nov”

  1. 1 Alison

    Olá Leitão.

    No seu ponto de vista, existe alguma vantagem ou desvantagem em se comprar ITSA ao invés de comprar as empresas de forma separada (ITUB e DTEX)?

    Obrigado.
    []s

  2. 2 RNZ

    Leitão

    Você poderia explicar para gente um pouco sobre o que é P/L e Dividend Yeld? QUal a diferença entre estes dois índices?

    Obrigado

    Rnz

  3. 3 RNZ

    Pegando o embalo, o que significa em termos práticos dizer que a CMIG4 não tem tag along? É mais seguro comprar CMIG3?

    Abç

  4. 4 Pedro Paulo

    Boa tarde, Leitão. Das entrevistas que você indicou semana passada no chat, reapareceu-me uma dúvida, cuja resposta ainda não me é clara (e eu penso tanto sobre isso!!)…
    Permita-me que te use de exemplo pra ilustrar as perguntas? Vamos lá:
    – Sua história conta que você fez carreira na FIAT antes de viver só dos investimentos. O fato de você poder tomar essa decisão tão cedo (com menos de 30 anos), e considerando que o seu emprego de então talvez não pagasse fortunas (me corrija se eu estiver errado, por favor), acionaram aquela luz acima da minha cabeça: então é possível sair da “corrida de ratos”. Minha esperança foi renovada!
    Ocorre que algumas interrogações vieram junto:
    1) Como você conseguiu atingir a possibilidade de sair do emprego tão cedo?
    2) Como saber quando está na hora (é possível) de “viver dos investimentos”?
    A teoria de poupar mensalmente e investir de forma gradual eu já sigo, mas me angustia o ponto: quando (ou se um dia) poderei finalmente dormir mais, viajar mais, e deixar de todo o santo dia fazer a mesma coisa enfadonha de sempre…
    Um abraço e desculpe o incômodo e o desabafo.
    Pepê

  5. 5 Daniel

    Pedro Paulo,

    O cara era(é?) muquirana. Não gastava com nada de supérfluo. rsrs

    Mas falando sério… ele começou cedo demais!

  6. 6 Felipe L S

    Olá, Leitão!
    O que significa dizer, na realidade, que “o volume de aluguéis de uma ação está aumentando” ou que “o volume de termos está caindo”? Seria por que o mercado está com uma expectativa ruim em relação a uma dada empresa (queda nos valores das cotações?/ Expectativas ruins quanto aos lucros?).

    Abração
    Felipe.

  7. Fala Leitão,

    Eu sei que seu Blog é 99% voltado para ações e tesouro direto no caso de renda fixa, por outro lado você deixa claro que não é fã de opções e fundos diversos. Mas um setor que me afeta diretamente é o Dolar e nunca vejo vc comentando, nem a favor e nem contra.

    Como moro no exterior, esse assunto não só me interessa, mas afeta minhas financas, pois existe uma probabilidade de voltar pro Brasil.

    Minha duvida é: Gostaria de saber qual sua opinião sobre o Dolar. Você investe nele? Voce lida com ele como se fosse uma outra ação qualquer? É possivel usar analise grafica e fundamentalista em um indice que não tem como objetivo o “lucro” ?

    Eu fiz uma analise do dolar para os próximos anos usando a idéia do comportamento de massa e usando a ideia de paridade dos juros entre paises e gostaria de saber sua opinião sobre minha analise. O link do meu post esta abaixo:
    http://castroesilva.blogspot.com/2013/11/projecao-do-dolar-e-analise.html

    Comentários de outros leitores serão muito bem vindos tambem!!

  8. 8 Leitão

    Oi turma! Boa noite!
    Estive ausente durante o dia, ajudando a montar um jardim na casa de minha mãe… :-)

    Vamos lá:

    ————————————
    Oi Alison!
    É melhor comprar as empresas separadas. Comprar Itaú banco e separadamente Duratex. Assim você gerencia cada uma separadamente. No meu caso em particular já tenho Itausa a muitos anos em carteira, até mesmo antes de ter Duratex em separado. Por isso ainda mantenho. E no caso da Itaúsa a maior parte dela é Itaú Banco mesmo.

    ————————————–
    Oi RNZ!

    Definições de indicadores encontra-se aos montes na Internet. O diferencial é ensinar a usá-los de forma objetiva, e principalmente ensinar a PENSAR conforme um Investidor de verdade. Conceitos que envolvem muita psicologia também, não só matemática ou contabilidade. É por isso que só consigo explicar isso em detalhes para meus alunos durante 30 dias e muitas aulas e exercícios. Não é complicado não…

    De forma bem objetiva e rápida: P/L mostra um pouco se a empresa está cara ou barata, e o D/Y também dá boa noção da questão caro ou barato, e principalmente se a empresa está com boa relação entre seu preço e os dividendos, se paga dividendos…. Mas em fim, são várias aulas e exercícios que passo para meus alunos sobre isso e muito mais coisas… É bem legal!

    ——————————————
    Oi RNZ!

    Sobre a Cemig e a questão do Tag Alog: Tag Along é um termo que dá garantia aos sócios PN. Os sócios ON já tem garantias, mas os PN não. Então quando uma empresa dá TagAlong para os PN, fica tudo igual. No Google tem várias definições detalhadas sobre isso. Na prática, quando uma empresa é boa, isso fica secundário. Empresas responsáveis e que respeitam seus sócios nunca vão prejudicá-los…. Por isso, no caso da Cemig, gosto da PN mesmo. Mas optar pela ON também está certo, vai do gosto… Na dúvida opte sempre por ON.

    ————————————————–
    Oi Pedro Paulo!
    Boa noite!

    Sua pergunta é excelente e dá um livro inteiro. É justamente isso que estou fazendo… Já tem uns 03 anos ou mais que venho escrevendo um livro exatamente sobre isso que você comentou. O assunto é muito bom, instigante, curioso e quero aprofundar muito nele. Por isso a idéia de compilar essa vivência prática e esses conceitos em um livro. Acredito que vá ser motivador para muitos amigos….

    Bem, como disse, é assunto para um longo e bom livro. Mas deixa eu tentar dar uma pincelada rápida aqui nessa mensagem:

    – Trabalhei muito, muito mesmo, feio um louco psicopata. Fiz carreira no grupo Fiat e IBM e cheguei até o topo da carreira de analista de negócios. Mas isso foi só uma parte da história. Também empreendi muito, errei muito, fali muito, acertei também, trabalhei e trabalhei…. Foram sempre 8hs na empresa e outras 8hs por conta. Nunca fiz uma coisa só… Sempre fui produtivo uma média de 16hs por dia, ou mais…

    – Bem, apesar de ralar bastante, não sacrifiquei a vida não. Vivi bem esse período todo, mas é claro que antes dos 30 a energia para trabalhar feito louco e também curtir a vida é outra… Depois dos 30 a energia cai um pouco… rsss

    – Sempre poupei muito também, vivi sempre de forma frugal, carros usados velhos, roupas simples, sem me render a luxos desnecessários. E junto a isso canalizei as economias para bons investimentos, principalmente bolsa… Bolsa de Valores é vital para exponenciar a coisa. Só trabalhando ninguém fica rico: é preciso investir de forma pró-ativa!

    – Hoje tenho meus brinquedos, meus luxos, mas o hábito de viver simples é ótimo e leve, então é fácil.

    – Para se atingir a tão sonhada Independência Financeira é preciso evoluir em duas linhas paralelas e antagônicas: Primeiro, acumular capital trabalhando e fazendo bons investimentos. E segundo, evoluir pessoalmente para ter um estilo de vida que vai precisar cada vez menos do dinheiro que se está acumulando. Assim você acelera a coisa, pois quanto menos se precisa de dinheiro, mais rico se é…

    – Não existe uma “hora X” para dar a virada de mesa da vida. Essa virada vai acontecendo gradualmente. Viver livre não é uma meta final, é um estilo de vida. Você vai caminhando nesse sentido e quando nem perceber já vai estar livre… Dinheiro para lhe manter sem ter que trabalhar por obrigação, mas só por gosto/talento/inclinação, e estilo de vida fácil de levar….

    Em fim, vou comentar sobre tudo isso e muito mais no novo livro…

    —————————————————
    Oi Daniel!
    Rsssss!

    —————————-
    Oi Felipe!
    Sim, que o mercado está pessimista com tal papel…
    Mas não gosto de especulações com derivativos… Nem recomendo a ninguém…

    —————————–
    Oi Tiago!
    Não invisto em dolar não. Não gosto de moedas, prefiro empresa reais, que são as “fábricas de dinheiro” direto… A lei de oferta e procura funciona para analisar o Dolar. Dá para fazer análise gráfica em cima do gráfico do dolar. Mas só ele. Não pode tratar como uma empresa.
    Dá para fazer análises e mais análises, desde as mais objetivas até as mais complexas e bem convincentes sobre o dolar, mas não vejo proveito nisso…

    —————————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão
    PS.: Amanhã devo ficar o dia fora novamente, o jardim da minha mãe ainda tem muita coisa para fazer… rsss :-)

  9. 9 Felipe L S

    Fantástico, Leitão! Muito bom mesmo.

    Abraços
    Felipe.

  10. 10 Max Jorge

    Leitão, como comprador do seu livro Ações bossa nova x carnaval vou abusar de sua paciência. Nem mesmo sei se é esse o lugar no seu blog para fazer a seguinte pergunta. Tenho uma carteira de 20 ações consideradas que considero boas sob a ótica fundamentalista a partir de suas considerações, do Fábio Portela e do Bastter. Algumas estão com ganhos positivos, outras no empate e outras no negativo. Coisa natural em carteira nova. Agora tenho oportunidade de emprestar para meu filho um bom dinheiro a 2,5% AM. Assuma que é negócio seguro, honesto e saudável. Se eu quiser (com dor no coração) mexer na minha carteiras quais eu venderia primeiro, considerando o ganho de capital? As positivas, as do empate ou as negativas? Oh dúvida cruel…

  11. 11 Sam

    Nenhuma!!! Toma um empréstimo consignado e ele vai te pagando as parcelas rs

  12. Eu estou com Sam. Se for possivel fazer emprestimo consignado, entao essa eh a saida visto que as taxas atuais máximas praticadas são de 2,14% ao mês para o empréstimo. Ou seja, neste caso vc teria no minimo 0.36% de dinheiro gratiz todo mes.

    Caso vc nao possa fazer emprestimo consignado, seja la qual for o motive, entao voltamos ao problema inicial. Neste caso, acredito que o Leitao tenha coisas melhores pra dizer do que eu. Eu nao saberia o que fazer tb… hehehe

  13. 13 Vanio

    Boa tarde Leitão e Amigos;
    “- Para se atingir a tão sonhada Independência Financeira é preciso evoluir em duas linhas paralelas e antagônicas: Primeiro, acumular capital trabalhando e fazendo bons investimentos. E segundo, evoluir pessoalmente para ter um estilo de vida que vai precisar cada vez menos do dinheiro que se está acumulando. Assim você acelera a coisa, pois quanto menos se precisa de dinheiro, mais rico se é… ”

    Confesso que faz muito tempo que não leio algo tão espetacular quanto isso.
    Parabéns Leitão, além de nos ensinar sobre investimentos e ações, temos sempre um bônus sobre filosofia de vida.
    Vanio

  14. Ola Leitao, estou querendo incorporar mais uma nova acao em minha carteira, e o principar fator de decisao foi encontrar uma acao que tinha pouquissima correlacao com as minhas acoes atuais. Destas, procurei as que pagavam mais dividendos e com pouca divida. E depois outros filtros. E a vencedora foi a grendene. SOh pra avisar, meu processo de selecao eh sempre eliminatorio e nao classificatorio, portanto posso ter eliminado boas candidatas.

    Bom, minha pergunta eh: Vc acha a Grendene uma boa empresa? Com gerenciadores serios e voltados para o acionista?

    Obrigado

  15. 15 RNZ

    Leitão por que a HGTX4 tem um preço de cotação tão diferente da HGTX3?
    Vc considere boa empresa?
    Abç

  16. 16 Leitão

    Oi turma! Bom dia!
    Desculpem a demora, ontem fiquei fora o dia todo novamente… O jardim está ficando bonito :-)

    ————————————-
    Oi Max!

    A sua questão não é meramente matemática, pois é um empréstimo para seu filho e acredito que isso seja bom para ele, para ajudá-lo nesse momento… E também, emprestar dinheiro, só mesmo para filho…

    Neste caso não sei medir o quanto esse dinheiro vai ser vital ou não para ele. Se for assim tão vital, o jeito é emprestar e sacrificar as ações, todas… Se não for assim tão vital, o ideal seria não mexer em suas aplicações em ações… afinal, carteira nova não se mexe…. No mercado (bancos e financeiras) consegue-se dinheiro emprestado a taxas razoáveis hoje em dia…

    Uma obs final: começar um novo negócio já com dinheiro empresado e pagando juros é ruim. Empreender é sempre um trabalho duro e desafiador por natureza, e já começar com pressões assim é dose… Se for emprestar dinheiro, faça isso como se fosse uma doação, sem esperar recebê-lo de volta. Senão perde-se o dinheiro e perde-se o amigo…

    ——————————————
    Oi Vanio!
    :-)
    Obrigado!

    ——————————-
    Oi RNZ!

    HGTX4 – ações PN da Hering – não são negociadas em bolsa desde 2007.

    Só HGTX3 ON é que são…

    É boa empresa sim, vem crescendo muito e mantendo bom desempenho…

    —————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão
    PS.: Não reparem se eu ficar fora hoje novamente, estou acabando o jardim… :-)

  17. 17 Lucas

    Leitão, boa tarde!

    Começei a investir em ações há pouco tempo.
    Estou atualmente comprando ações que variam bastante e vendendo no mesmo dia.
    Você poderia me dizer algumas empresas boas para este caso?
    Estou de olho em alguns negócios: WEGE3, RSID3, AMBV4 e BBSA3.
    O que você acha disto tudo.

    Obrigado desde já, e parabéns pelo seu excelente blog.

  18. 18 RNZ

    Lucas,

    já adiantando o que o Leitão vai te falar, você ainda não está investindo na bolsa, na verdade você só está especulando.
    Para ser sincero, acho que esta sua estratégia não é boa não. Você vai aumentar muito seus gastos com corretagens e IR e isso vai “gastando” o seu lucro.
    Talvez vc até tenha algum sucesso no curto prazo, mas no longo vc vai perceber que sua estratégia está mais para loteria e isso geralmente traz prejuízo.

    Bom, pelo menos o meu começo na bolsa foi assim e não deu certo.

    Abç

  19. 19 RNZ

    Leitão, agora minha pergunta.

    Estou montando uma estratégia de investimento a LP pensando em uma renda no futuro para aposentadoria. Algo parecido com o que vc fez.

    Nos meus cálculos de investimento gradual, estou projetando uma taxa de remuneração das minhas aplicações (Tx juros) em 20% a.a.

    Eu sei que em alguns anos, talvez até mesmo em algumas operações a gente consiga uma tx parecida com essa. Mas o que eu estou fazendo é INVESTIMENTO em boas ações e planejo uma tx de retorno de 20% aa durante 20 anos.

    Vc acha que manter esta tx de 20% aa durante 20 anos é muito ousado?
    Seria melhor eu refazer meus cálculos com uma tx mais conservadora, em torno de 12% a 15% aa?

    Só p/ ter como referência, qto vc tem de tx de retorno por ano em seus investimentos? (se não for perguntar demais)

    Abç

  20. 20 Vanio

    Boa noite Leitão;
    Na minha carteira de IG para longo prazo diversifiquei com várias ações do seu cardápio e como o colega Tiago já colocou acima estou procurando diversificar ainda mais a carteira com outras ações, então o que você acha das empresas abaixo para IG a LP:
    CIEL3 (Cielo):
    BEMA3 (Bematech):
    UGPA3 (Ultrapar):
    BBTG11(BTG Pactual):
    TARP11 (Tarpon):
    FJTA4 (Taurus):
    SLED4 (Saraiva):
    ALPA4 (Alpargatas):
    Para completar minha carteira vou escolher 02 ações destas 08.
    Abraço e obrigado pelos ensinamentos.
    Vanio

  21. 21 Leitão

    Oi Lucas!
    Boa noite!

    O RNZ já comentou bem (Obrigado, RNZ!).

    Realmente você está no caminho errado. Vai perder tempo e dinheiro se não parar e repensar sua forma de ver a bolsa.

    Não é pecado algum fazer especulações rápidas, até mesmo daytrade. Mas isso é uma atividade que vem depois de se fazer o principal: Investimento. Investir é escolher empresas de qualidade, tornar-se sócio e crescer com elas. Faça isso primeiro, direcione 80% da sua energia e seu capital para isso, e depois direcione os 20% de energia e dinheiro para especulações… É o caminho certo… É isso que faço.

    Mas aos poucos você vai pegando o jeito. O Blog inteiro é sobre isso e aqui você vai encontrar muito material para lhe ajudar. Talvez ainda não tenha visto, então veja essas dicas:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    ——————————–
    Oi RNZ!

    Seu planejamento e seus parâmetros estão coerentes. Use algo em torno de o dobro da renda fixa do período. Por exemplo: atualmente a RF está por volta de 8%, então pode-se imaginar 16% com renda variável (somando-se valorização das ações + dividendos, bonificações, etc.). Quando a taxa média da renda fixa variar para cima ou para baixo, basta considerar isso nos cálculos… 2x da RF.

    ————————-
    Oi Vanio!

    É uma boa lista sim. Não vejo problemas… Pode-se analisar cada uma e escolher as que mais lhe agradar… Será uma boa diversificação… Não fique limitado em apenas mais duas… Que tal umas 6 dessas ai…

    ————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão
    PS.: Durante essa semana estou ficando um pouco ausente aqui do Chat por causa da jardinagem, não reparem…

  22. Oi Leitão. Eu acabei fazendo 2 comentarios muito próximos um do outro e acredito que um deles acabou passando despercebido pra vc.
    Gostaria de saber o que você acha da Grendene GRND3.

    Fiz uma busca em seu site sobre algum comentário relacionado a este papel, mas não encontrei nada sobre ela.

    Valew

  23. 23 Pancho_villa

    Ola Leitao, deixe-me tirar uma duvida sobre a sua forma de investimento gradual de longo prazo… Como vc escolhe a hora de sair de uma empresa ? Vc tem algum metodo “exato”, que inclua todas as variaveis envolvidas nessa questao ? Eu sempre achei essa a maior falha de quem pratica investimentos de longo prazo, algo proximo ao B&H… Muita gente fala, ficamos na empresa ate ela nao ser mais interessante. Ok, mas o que isso significa na pratica ? O lucro cair 10, 20, 30% ? O lucro ficar negativo ? Ou alguma outra coisa ? E se a empresa subir muito ? Vendemos e rebalanceamos a carteira ? Se sim, em quantos % vc espera a empresa subir para efetuar esse rebalanceamento ? Veja que investidores de valor, trabalham com o quesito de preco alvo, que norteiam a decisao de entrada e saida em um papel. Porem essa ideia de ser socios de empresa teoricamente boas, comprar todo mes nao importando o preco e ficar ate nao ser mais interessante e bastante vaga e nao constitui um metodo completo de investimento, no meu modo de entender…

  24. 24 Leitão

    Oi Tiago!
    A Grendene está indo muito bem, com crescimento em vendas, lucros crescentes e consistentes e bons dividendos… Merece atenção sim.

    ——————————–
    Oi Pancho!
    Suas dúvidas são normais e essa “insegurança” também é normal.

    Investir é coisa que tem que ser feita na prática. Ficar só teorizando não chega a lugar nenhum, e a maioria das pessoas ficam só na teoria, na simulação, nas planilhas, nas contas de calculadora, nas leituras de internet, mas não seguem realmente investindo com disciplina…

    Comprar e vender. Entrar e sair. Hora de comprar e hora de vender. Isso não é Investir. Investimento não é comercialização de papéis. Comercializar papéis é Especular.

    Imagine que você vai entrar de sócio com seu primo em uma padaria. Quais são suas preocupações? Quem são os clientes, quanto vamos ter de custos, quanto vamos ter de receita, quais nossos lucros, como vai ficar nosso caixa para investir, etc….

    INVESTIR é tornar-se sócio de um negócio e crescer com ele. Se você entrar na sociedade com seu primo só pensando em quando vai dar de entrada e louco para vender a padaria assim que der, isso não será investimento.

    Seu primo vai ficar endinheirado com a padaria, vai crescer, ter lucros, ganhar dividendos, abrir novas padarias…

    Enquanto você, que entrou e saiu, ficou apenas com seu lucrino do momento.

    Buy-and-hold não é estratégia alguma. Estratégia envolve disciplina, critérios, controles… Tudo isso passo para meus alunos, tim tim por tim tim… Por aqui não consigo explicar tudo. Não é complicado não…

    ————————–
    Abraços!
    Leitão

  25. 25 RNZ

    Leitão

    Voltando a questão da Tx de remuneração dos investimentos, vc me disse:

    “(…)Use algo em torno de o dobro da renda fixa do período. Por exemplo: atualmente a RF está por volta de 8%, então pode-se imaginar 16% com renda variável (somando-se valorização das ações + dividendos, bonificações, etc.). Quando a taxa média da renda fixa variar para cima ou para baixo, basta considerar isso nos cálculos… 2x da RF.”

    Nos meus cálculos não considerei a valorização das ações como retorno do investimento. Por exemplo, se eu comprar uma boa empresa hj por um preço xx,xx. Se daqui a 10 anos o preço da empresa estiver 10xx,xx, mas a empresa continuar um bom investimento eu não venderia as ações.
    Não sei se ficou claro, mas na minha visão, não importa a valorização do preço do papel, mas sim o valor que ele me gerará (dividendo, JCP, etc).
    Por isso que eu falei que 20% em um ano era um pouco difícil de manter.

    Será que vc pode comentar um pouco mais?

    Abç e mais uma vez obrigado

  26. 26 Leitão

    Oi RNZ!

    Ah, sim! Entendi agora…

    Bem, não é fácil definir esses valores assim de forma arbitrária, pois cada pessoa monta uma carteira com empresas diferentes, épocas diferentes, momentos econômicos diferentes, etc, etc, etc…

    Como crescimento patrimonial pode-se considerar 2x da renda fixa um bom parâmetro. Já como retorno em forma de dividendos apenas, considere algo em torno da metade da renda fixa média do período. Mas isso varia muito, não tem jeito de definir assim… Claro que pode dar muito mais, igual à renda fixa ou até mais, mas já que seu objetivo é fazer estimativas de longo prazo, use números bastante conservadores ou até pessimistas para as contas, assim fica melhor… (Faça o uso de planejamento em cenários: um cenário pessimista, um realista e outro otimista – assim fica melhor: 1/2 – 1 – 2x).

    Abraço!
    Leitão

  27. 27 RNZ

    Obrigado Leitão

    Então, acho que agora vc entendeu a minha dúvida.

    Se rende metade da renda fixa, não tem sentido investir em ações. Seria melhor fazer um investimento conservador em um banco e receberia mais do que dividendos de ações.

    Obrigado mais uma vez e desculpe por tantas perguntas.

    Abç

  28. 28 RNZ

    Vc tem terminar logo aquele livro que vc está escrevendo, rs

  29. 29 Santos

    RNZ. A questão é que mesmo sendo metade da renda fixa, o seu principal valoriza no caso de ações. É muito melhor receber metade da renda fixa de algo muito maior do que vc teria na renda fixa.

    Lembre que os lucros e cotações das empresas boas tendem a aumentar . Além disso, você também pode aumentar seu número de ações reaplicando dividendos, Com isso você receberá cada vez mais dinheiro, mesmo que a relação dividendo / preço da ação se mantenha constante pelo resto da sua vida.

    O que você prefere ? 8% de 100k ou 4% de 200k ? Prefiro ter 100k a mais de patrimônio e receber o mesmo valor ABSOLUTO de juros. Você não pode desconsiderar totalmente a valorização das ações, se não sua análise fica totalmente distorcida.

    Segue outro exemplo, mas fora da bolsa. DIgamos que você comprasse 10 apartamentos para viver de aluguel. Concordo que você não deva contar com o valor dos imóveis pois vc não pretende vendê-los. Mas digamos que todos eles valorizem. O que ocorre com o aluguel ? Vc não iria reajustá-los ? Vc não passaria a receber mais de aluguel, sem ter aumentado o valor investido ?

    Então, quando oo Leitão diz metade da renda fixa, ele está se referindo ao total que vc tem no momento. Mas o valor real, que seria dividendos/ dinheiro investido inicialmente, com certeza será maior do que isso.

    Abraço

  30. 30 Pancho_villa

    Ola Leitao, voce no seu comentario usando a analogia da padaria, usou um futuro “zen”, tudo azul, porem vamos analisar o outro lado… E se a padaria nao for bem ? E se ela fechar ? Voce afunda junto, e perde tudo o que foi investido ? Fico imaginando a GGBR4, que sempre foi considerada uma boa empresa e bem administrada, mas desde 2008 seus lucros cairam bastante, e sua cotacao desde 2009 caiu perto de 50%… E ai ? Vamos que vamos, afinal de contas o que e perder 50% do valor investido, basta “somente” 100% de valorizacao para voltarmos ao patamar inicial de capital… Veja que sem um plano claro de saida o investidor nao passa de um torcedor, porque uma empresa boa hoje pode nao continuar sendo uma boa empresa no futuro…

  31. 31 FabioL

    Complementando a resposta do Santos…

    Não podemos comparar % de dividendos com o % líquido da renda fixa.

    Vamos supor que você tenha R$ 3.000.000 hj e queira viver de renda sobre esse dinheiro. Aí vc tem 2 opções:

    1) Colocar em renda fixa com um rendimento bruto de 9% aa

    2) Montar uma carteira de ações que renda 5% aa de dividendos

    Sem sombra de dúvida, a opção 2 é muuuito mais vantajosa.

    Sem entrar muito nos detalhes:
    – Na renda fixa, parte dos 9% você teria que reinvestir só para repor a inflação. Sobraria algo em torno de 3% brutos.
    – Com ações, o valor de dividendos estaria integralmente disponível para uso, pois a correção da inflação nas ações estaria na própria valorização do papel no longo prazo.

    Porém ações ainda tem um outro ponto. Empresas boas procuram sempre aumentar vendas e reduzir despesas. Com isso, a valorização de longo prazo vai não só cobrir a inflação, mas também trazer um ganho real.

    Logo, ganho com dividendos + valorização real do papel

    Abs,

  32. 32 FabioL

    Pancho,

    GGBR:
    – individualmente caiu 50%
    – em uma carteira com 10 ações, balanceadas, caiu 5%
    – em uma carteira com 20 ações, balanceadas, caiu 2,5%

    IG é um conjunto de coisas. Não 1 coisa só.

    E esse conjunto de coisas é que faz a diferença
    – Empresas boas
    – Acompanhamento da qualidade da empresa
    – Diversificação de papéis
    – Reinvestimento
    – Etc pra citar só alguns….

  33. 33 Pancho_villa

    FabioL, minha pergunta foi bem clara…. Hora de sair, hora de saber que a escolha foi errada, que a empresa ficou ruim…. Era hora de sair da GGBR4 ? Alem do mais, diversificacao como medida de diluicao de risco sistemico, tem limite, e ate alguns estudos sobre isso, senao bastaria comprar 100 papeis e ficar com eles eternamente….

  34. 34 Sam

    Pancho

    A hora de sair é algo pessoal, quem vai decidir é vc, quando ao acompanhar os fundamentos da empresa, verificar que não estão mais bons e consistentes como dantes ( vários ficaram ruins como lucro caindo sistematicamente – caso da Gerdau, receita idem, dívida crescendo, etc ). Não existe respostas absolutas, receitas de bolo, vc decide quando PRÁ VC não vale mais a pena, usando a sua própria análise. Sobre a diluição que o FabioL citou, mesmo que vc venda a ação no prejuízo, caso ela esteja em menor proporção, não fará nem cócegas na carteira, nem vai lhe tirar o sono. Simples assim. Não há pq complicar.

  35. 35 Leitão

    Oi RNZ!

    O Santos e o FabioL já comentaram bem (Obrigado, pessoal!).

    O patrimônio total em ações vai sempre crescer de forma exponencial, por causa do fator lucro sobre lucro. As empresas crescem, reinvestem boa parte dos lucros, geram cada vez mais lucros e com isso seu patrimônio cresce. Com patrimônio maior, vai receber sempre mais e mais valor absoluto em dividendos…

    No dia-a-dia, para quem vai comprar uma ação no momento presente, a relação percentual vai sempre ser mais ou menos igual. Mas para quem vem acumulando ações ao longo de anos e anos, o valor absoluto em dinheiro será sempre muito maior…

    Vamos a um exemplo simples: Vamos supor que você comprou um AP e o alugou. Daqui a 5 anos seu AP terá tido uma valorização e seu aluguel também. Só que com empresas isso é exponencial, pois um AP não é uma empresa, um AP não gera lucro sobre lucro, não cresce. Seu AP, por mais que valorize, vai continuar sempre sendo um AP. Já uma empresa cresce, dá sempre mais lucro…

    ———————————-
    Oi Pancho!

    Seu raciocínio está correto, e é justamente por isso que investir em ações exige Estratégia. Estratégia significa estar preparado para qualquer infortúnio, sem ser dependente de futurologias. Estratégia significa estar sempre com o pé no chão no momento presente.

    Vamos voltar ao exemplo da padaria. Agora, seu primo está motivado e além da padaria ele vai entrar de sócio em outros negócios. Sua padaria é um pequeno negócio, difícil, sujeito a todo tipo de problemas, não é fácil… Então agora ele vai se tornar sócio também da maior mineradora do país, com centenas de funcionários, competentes gerentes administrando tudo para ele, bilhões e bilhões de patrimônio, de lucro… E não vai parar por aí não: Vai se tornar sócio também de uma das maiores empresas de energia do país, e também de empresas de cosméticos, de máquinas e motores, e também a maior empresa de cerveja do país, e também empresas do setor de construção civil pesada, e também sócio de 03 grandes bancos, super lucrativos…. e outros mais….

    Seu primo agora deixou de ser apenas um empreendedor de padaria, e virou um mega investidor!

    Mesmo que sua padaria venha a falir (o que é perfeitamente possível) não haverá problema. E mesmo que uma ou outra empresa que ele se tornou sócio vier a cair 50%, também não haverá problema.

    Então esse é um pequeno exemplo do que é ser Investidor de verdade… Mas tem mais conceitos ainda…. a coisa vai ficando cada vez mais interessante….

    Pancho, você está cedendo por aprender, e isso é ótimo. O Blog inteiro é sobre esse tema… Aos poucos você vai ficando mais por dentro… Não tenha pressa, e continue sim curioso e questionador, é assim que se aprende mesmo… O assunto é longo por isso preciso de 30 dias intensos junto a meus alunos para explicar tudo… Por mais que eu tente, aqui no Blog não consigo explicar tudo… O assunto é maior, mas é muito gostoso de estudar e aprender, e é uma coisa muito legal poder investir de forma inteligente e segura depois…

    O FábioL e o Sam são meus ex-alunos, veja como são tranquilos e seguros… Estão munidos de conceitos e visão amplos e perenes…

    ————————————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  36. 36 Sam

    Pancho

    Não sei se é o seu caso, mas como vc está batendo muito na tecla da Gerdau, vou falar da minha experiência pessoal. Nunca, nunca mesmo se deixe envolver afetivamente com ação nenhuma, por melhor ou pior que ela seja. Personificar uma ação (ou marca de uma empresa) é um dos erros que costumamos cometer no início. Eu mesmo fiz muito isso, e só dava errado e eu me frustrava no final. Uma ação nada mais é que uma pequena parte de uma empresa que pode ser boa ou ruim, dar lucro ou prejuízo. Nossas decisões de investimento devem ser tomadas de forma mais racional possível, e a diversificação é uma excelente aliada para isso, pois não permite que tenhamos predileção em relação a nenhuma empresa; ela será apenas mais 1 na carteira. Como exemplo cito a própria Gerdau: Já lí um artigo na revista Exame citando que quem comprou 10 mil reais em ações da mesma em 1996, e reinvestiu todos os proventos durante uma década, em 2006 teria acumulado 500 mil. Mas o que deve ter ocorrido com alguém que se “emocionou” com essa notícia, e em 2007 alocou todo o seu capital na empresa por achar que ela era “a boa”? Quero nem pensar rs

  37. 37 Pancho_villa

    Ola pessoal, o que eu estou querendo dizer de maneira bem simples e que eu acredito, que e importante ter um objetivo de saida sempre, de forma bem detalhado, mesmo para investimentos de longo prazo…. A GGBR4, foi um exemplo, mas tivemos CSNA3, LLIS3, RSID3, entre tantos outros exemplos de empresas tidas como boas e bem administradas, e que comecaram a ficar ruins…. Sera que vao se recuperar, e voltar a apresentar o resultado de antes ? Quem sabe, so que eu acho fundamental, ter esse plano de saida… Veja que existe um blogueiro que tem posts bem interessantes (di-finance.blogspot), que recentemente comentou essa questao importante de se ter um plano bem definido, muito comum entre trades ( pelo menos entre os que sabem q estao fazendo ), para uso tambem dos investidores de longo prazo. E infelizmente ate agora ninguem me respondeu uma simples pergunta, era para ter saido da GGBR4, de acordo com a metodologia e ensinada pelo Leitao ? PS:Quero deixar bem claro que nao tenho nenhuma posicao em GGBR, nenhum apego pessoal, amor, nada disso rsrsrs… E apenas a velha questao, e para comprar, manter ou vender. Simples assim ? Sem enrolacao…..

  38. Pancho

    Ninguem sabe do futuro. Porque vc não usa o exemplo da AMBEV que subiu feito louca nos ultimos 5 anos. O ponto é: Agora que vc sabe sobre a GGBR fica facil falar que o ponto certo de saida era abril de 2010 ou setembro de 2012. Mas vc sabe isso agora. Pela metodologia do leitao, vc deixa uma empresa quando ela começa a mostrar consistentes resultados negativos e má gerencia. Mas para vc detectar isso, é necessário que os resultados negativos e más gerencias aconteçam. Simples assim. Vc vai querer sair de um negócio só porque explodiu de sucesso? Como você consegue diferenciar uma bolha de uma alta consistente?

    Vamos pegar o exemplo da AMBEV. em dezembro de 2010, a ambev tinha se comportado visivelmente como uma bolha, alta disparada. Eu olhei aquilo no final de 2010 e conclui… OBVIO que isso é bolha, uma empresa não cresce desse jeito em plena crise. E me desfiz de boa parte dela. A empresa não tinha demonstrado nenum sinal para que eu saisse dela. Eu vendi pois achei que ela tinha rendido bem. Pessimo negocio. Depois disso ela DOBROU de tamanho.

    Tentar prever o futuro é só pra quem tem informação privilegiada. Nós, reles mortais, só vamos quebrar a cara se ficar tentando prever o futuro. A ideia é investir em boas empresas. E se alguma der mancadas CONSISTENTES, então hora de sair.

    Se vc tiver uma tecnica BOA que saiba diferenciar uma alta de bolha de uma alta de qualidade, então tudo bem. Mas esse é o grande problema dos investidores. Ninguem tem esse SANTO GRAAL.

  39. 39 Felipe L S

    Com certeza, Pancho, a sua pergunta é muito importante. Entretanto, na minha humilde opinião, essa pergunta (Qual o momento de se desfazer de uma ação?) não tem resposta única. Isso porque vai depender da estratégia do investidor (e aqui está envolvido não apenas estratégia de entrada ou saída da bolsa, mas também comportamento psicológico frente a crises e a euforias de mercado, objetivos de curto e de médio prazo, …).

    Vou te dar um exemplo. BBAS3, nos últimos 4 ou 5 meses teve uma valorização de aproximadamente 50% e, em vista do cenário instável recente(questão fiscal do Brasil, retirada de estímulos econômicos pelo Federal Reserve), as ações estão caindo. Muitas pessoas lá no guia invest estão comentando que estão se desfazendo da ação. Por quê? A empresa está ruim? Não, querem apenas lucrar com a venda (compraram na baixa (R$21,50) e venderam na alta (R$ 29,50). O objetivo é comprar mais ações na baixa e assim sucessivamente…

    Entretanto, se você clicar num botãozinho com gráfico que fica embaixo do preço da ação (lá no guia invest mesmo) e colocar uma margem de tempo de 5 anos, verá que a cotação foi ascendente. Quem comprou há dez anos pouco está se importando com essa recente queda. A crise de 2008 derrubou o papel vertiginosamente, mas, quem teve paciência, observou que o mesmo papel valorizou, gerou dividendos consistentes. Essa é outra estratégia, não tem nada de errado. A pessoa que ficou com os papéis mirava nos dividendos e na expectativa de crescimento da empresa (que obviamente são maiores quando a empresa tem indicadores fundamentalistas consistentes). Mas como o Tiago comentou, não dá para saber se a empresa, mesmo tendo bons fundamentos, vai voltar a ter crescimentos, lucros com total certeza… Não existe esse Santo Graal… É por isso a importância do estudo contínuo, da pesquisa, da garimpagem, pois é só assim que você consegue compor uma boa carteira. E como o leitão mesmo disse, uma carteira diversificada é fundamental, pois se um jogador do time joga mal, as outras compensam.

    Dei uma olhada no site que indicaste e encontrei essa matéria (http://di-finance.blogspot.com.br/2012/11/investidores-de-sucesso-no-mercado.html). É a prova viva de que não existe apenas uma ou duas estratégias vencedoras.

    Espero ter ajudado e um grande abraço ao Leitão, que pacientemente responde às nossas dúvidas.
    Felipe.

  40. 40 Alberto

    Oi, Thiago Castro e Silva

    Em que voce se baseou para achar que ela “obvio” que a AMBEV estava em uma bolha no final de 2010 ????

    Um abraço

    Alberto

  41. Alberto,

    Eu me baseei em analises que eu acreditava ser confiaveis e por acreditar que analise grafica explica pontos de saida. Tudo blablabla. O que estou tentando mostrar pro Pancho, é que pontos de saida em investimnentos não é quando a empresa está faturando rios de dinheiro e supervalorizada, pois isso não é verdade. Na média a gente perde fazendo isso. Dei o exemplo da ambev, mas isso acontece com varias empresas tb

    Pontos de saida é exatamente como o leitão fala aqui. Má gestão combinado com prejuízos constantes (PETROBRAS é exceção a regra).

  42. 42 Alberto

    Thiago,

    Neste caso tem que explicar a diferença entre especulação e o investimento. dependendo se é investimento ou especulção os critério de saídas são diferentes.

    Um abraços!!!

    Alberto

  43. De acordo com a pergunta de pancho, o assuno é pontos de saida em investimento. Se fosse especulação, é sensato pensar em pontos de saída em altas e pontos de entrada em baixa. MAS em se tratando de investimento, ponto de saída é quando a empresa não ta mais seguindo as boas práticas de uma boa empresa de carteira (Meu ponto de vista). Querer fugir disso é fazer jogatina a longo-prazo. E na média isso nunca da bons resultados.

  44. 44 rafaellsm

    Leitão,
    Essa seu antes e depois da PETR4 está demais. Poderia colocar sua análise gráfica para essa recuperação dela de agora?
    Grande abraço e nos vemos na turma na segunda!

  45. 45 Alberto

    Tiago,

    Sim, o Pancho usa palavra “investimento” para perguntar sobre o ponto de saída, mas pelo conteúdo do post dele dá pra perceber que ele não esta conseguindo distinguir diferença de uma coisa com a outra !!!

    Um abraço

    Alberto

  46. 46 Leitão

    Oi pessoal!
    Desculpem a demora, estive fora ontem…

    Obrigado a todos pelos comentários, show de bola! Super maduros e conscientes!

    Pancho, sim, tem parâmetros e definições estratégicas bem objetivas tanto para analisar quanto para tomada de decisão, seja para comprar, manter ou vender. Técnicas objetivas que vão lhe satisfazer sua demanda por mais objetividade. Ensino isso e muito mais coisas a meus alunos, pois não basta ter técnica, é preciso ter POSTURA, preparo psicológico e olhar maduro. É isso que meus alunos mostram e me enchem de orgulho… :-)

    Abraços e bom domingo a todos!
    Leitão

  47. 47 L

    Leitão,

    Não lembro se já vi essa pergunta. Estou fazendo um planejamento familiar, pretendo fazer seu curso em breve, mas já para adiantar:

    Qual é o valor mínimo e/ou ideal para investimento?

    (digo, para começar a investir, mesmo que 250 seja suficiente, por exemplo, seria legal mirar em 500 ou 1000/mês? para não pagar muita taxa ou poder fazer o rodízio)

  48. 48 Anônimo

    Ola Leitao, estou querendo incorporar mais uma nova acao em minha carteira, e o principar fator de decisao foi encontrar uma acao que tinha pouquissima correlacao com as minhas acoes atuais. Destas, procurei as holdings. Entre tantas, as vencedoras foram ITSA4 e UGPA3.
    Em sua opinião, qual a melhor delas ??????????

    Obrigado !!!!!

    Luciano

  49. 49 Leitão

    Oi L!

    Planejamento, poupança e disciplina são muito importantes mesmo. Só de ter tomado essa decisão na vida já é uma vitória. Agora é caminhar para frente e com determinação, pois quem planta, colhe, já dizia meu avô…

    250,00 por mês já está bom sim. Hoje em dia as taxas de corretagem são bem baixas e dá para investir em ações começando com pouco sim, sem problemas. O importante é começar. As taxas para comprar ações hoje em dia variam em torno de 5,00 por ordem, bem baixo mesmo.

    Comece com o que for possível manter… Se for 250,00 ok… se puder 500 melhor ainda… e quanto mais, melhor, desde que mantenha essa disciplina por anos e anos… poupar e coçar é só começar, depois você pega gosto pela coisa.

    Aqui no Blog tem muito sobre tudo isso… Vá lendo todo o conteúdo do blog aos poucos, vai lhe ajudar muito… E estou sempre por aqui… precisando de um help é só falar!

    ————————————
    Oi Luciano!
    Qualquer uma das duas será uma boa escolha… Vai do gosto mesmo.

    ————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  50. Altissimo nivel neste blog da semana passada! Todos estam de parabens, pela perguntas e pelas respostas!
    Celso Arruda


Participe! Deixe um comentário...

