CHAT 28/out a 03/nov

28out13


19 Responses to “CHAT 28/out a 03/nov”

  1. 1 Felipe L S

    Olá, Leitão!
    Tenho uma dúvida sobre uma empresa. Pretendo acrescentar CGAS5 (companhia de gás de São Paulo) na carteira de ações. Na sua visão (e experiência hehehe), como uma empresa que tem ótimo lucro no último trimestre não repassar ainda dividendos no ano de 2013?

    *PS: pensei em investir nessa empresa pelos ótimos dividendos do passado, novo acordo com a Petrobras para fornecimento de gás e pelo seu produto ser essencial às atividades na sociedade.

    Abração!
    Felipe.

  2. 2 Thiago

    Boa noite Leitão,

    Estou lendo seu livro e vc comentou que se uma empresa subir demais (estiver extremamente cara com relação ao valor de verdade) é um dos indícios de que devemos vender, mas como chegar nesse dado, é só comparar o valor de mercado com o valor da firma?

    Abraços.
    Thiago

  3. 3 Leitão

    Oi Felipe!
    A CGAS5 é até relativamente estável, mas não é de forte crescimento. Digamos devagar e sempre…

    Por lei toda empresa SA tem que passar no mínimo 25% do lucro para seus acionistas. Tem horas que elas passam mais, outras horas passam só o mínimo e retém a maior parte para investimento. Não acompanho a CGAS5 a miúde, então fico limitado a dizer mais sobre ela…

    Em fim, se estiver inseguro, analise mais, procure ser mais objetivo e não depender de “ações futuras” da companhia. Pesquise outras do mesmo setor, ou setores diversos… Nunca estamos livres de errar, por isso a diversificação é importante. Quando se decepcionar com uma escolha que fez isso não vai afetar o conjunto.

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Leitão

    Oi Thiago!
    Boa noite!

    Se o objetivo é acumulação contínua e a empresa continua com bons fundamentos, então mesmo que esteja muito alta não é nosso objetivo vender. Ser sócio sempre, crescer com ela, independente das oscilações para cima ou para baixo.

    Mas… Se você quiser vender por um objetivo pessoal, sim, quando estiver alta em relação ao que ela vale de verdade, ok. Mas repetindo: “quando estiver alta em relação AO QUE ELA VALE DE VERDADE”…

    O que uma empresa vale de verdade podemos chamar de Valor Intrínseco, um conceito que exige uma análise mais detalhada: Análise de Valor, que envolve quanto de lucro a empresas gerou no passado, quanto gera hoje e quando ainda vai gerar… Bate isso com mais alguns ingredientes no liquidificador e chega-se ao que cada um vai considerar como Valor Intrínseco. Aqui não consigo explicar tudo, demanda mais coisas…

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Felipe L S

    Obrigado, Leitão!
    Vou pesquisar melhor outras possibilidades. Sigo teus ensinamentos, realizando aportes mensais nas empresas ciclicamente. Quero fazer teu curso em 2014 (período que terei mais tempo para me aprofundar no mercado de capitais).

    Felipe.

  6. 6 J Lopes

    Leitão

    Estava pensando em comprar MDIA3 para ficar com um bom tempo por considerar esta uma boa empresa.
    Percebi que ela não está listada no painel da BOVESPA. Você sabe o porquê? Você acha que o baixo volume faz com que seja um mau negócio comprar MDIA?

    Abraço

  7. 7 Leitão

    Oi Felipe!
    Disponha!
    E quando animar vir para a turma será muito bem vindo! Você vai ver como é bom ter vários amigos caminhando juntos. Você vai gostar!

    ———————–
    Oi JLopes!

    A MDIA3 tem liquidez diária mais baixa mesmo, mas isso não é problema se o objetivo é investir e manter a longo prazo.

    No último pregão ela teve 560 negócios no dia, já está bom.

    ————–
    Abraços!
    Leitão

  8. 8 Derik

    Olá boa tarde.
    Tenho duvida sobre os prazos para leitura dos gráficos. Quais os prazos mais adequados ou mais usados para investimento e especulação. Ex. Se vou investir devo analisar os gráficos a partir de qual período, 06 meses? 01 ano?, 03, 05 anos? E se pretendo especular devo analisar intraday?, 05 dias? 15 dias?. Desde já agradeço.

  9. 9 J Lopes

    Leitão,

    sei que é complicado, mas como vc consegue dizer qual o valor verdadeiro de uma empresa? Não me refiro ao valor do papel, mas ao valor que a empresa vale.

    Abç

  10. 10 Leitão

    Oi Derik!
    Bom dia!

    Os gráficos de preço são essenciais para Especular, já para Investir eles são uma ajuda a mais, para facilitar a leitura do mercado, mas não são em cima deles que o Investidor vai tomar suas decisões.

    O Investidor pode olhar gráficos de preços de curto prazo, semanas meses e também de longo prazo, anos e anos. Facilita a visão fria sobre o mercado. Mas suas decisões serão tomadas em cima de Fundamentos, em cima das finanças das empresas.

    Já o Especulador vai se concentrar no curto prazo mesmo. No gráfico diário, recente, poucos dias ou semanas. Pode olhar o de longo prazo para ajudar também, e pode até usar o intraday para operar daytrade, se quiser…

    Eu atuo nas duas pontas: Investidor e Especulador, e uso cada técnica no momento certo.

    ————————————–
    Oi JLopes!

    Uma empresa vale o que ela tem de capital produtivo (fábricas, máquinas, imóveis, etc) + sua geração de valor (lucro, reinvestimentos, dividendos, crescimento, etc).

    Como é uma conta com muitas variáveis e, dependendo do ponto de vista de cada analista pode variar ainda mais, cada pessoa vai definir o que é um bom ou mal valor a ser pago por uma empresa. Conceitos de Investimento em Valor…

    Mas é possível sim ter boa noção da questão caro/barato de forma mais objetiva e fria, conforme ensino a meus alunos…

    ——————-
    Abraços!
    Leitão

  11. 11 J Lopes

    Blz Leitão, obrigado.

    Então é preciso enteder um pouco de contabilidade (ativo, PL, etc) para poder determinar o valor real de uma ação?

    Grato

  12. 12 Leitão

    Oi JLopes!

    Sim, aprender um pouco sobre as finanças e contabilidades é necessário. Mas não é nada complicado não. É possível fazer bons investimentos sendo uma pessoa comum, desde que com o olhar correto. Não é preciso ser contador/financista/especialista não…

    Abraço!
    Leitão

  13. 13 Rafael

    Boa noite Leitão, como vai?
    Estou com um tremendo pepino nas mãos, ou melhor, na minha carteira.
    Tenho hoje 5.200 ações da OGX num preço médio de R$ 3,50.
    Devido sua experiência e seus princípios corretos na bolsa, você poderia me dar uma luz no túnel e me dar algumas idéias do que devo fazer?
    Ainda mais agora com a recuperação judicial. Agradeço desde já por sua atenção.
    Abraços

  14. 14 Leitão

    Oi Rafael!
    Bom dia!

    Vixe! Realmente você cometeu um erro primário e grave ao comprar ações de má qualidade, de empresa que não dá lucro, que é só marketing e enganação de incautos… E tem muitas por aí, não é só essa não.

    Evitar erros primários assim é muito fácil, e sempre tento mostrar esses conceitos aqui no Blog.

    Veja alguns posts antigos:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/10/05/especular-com-acao-ruim-de-pessimos-fundamentos-e-o-mesmo-que-segurar-um-escorpiao-na-palma-da-mao/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/06/16/acoes-bom-marketing-vs-bom-financeiro/

    Olha, no seu caso não tem muito o que fazer não. O leite está derramado. Se fosse uma empresa com um mínimo de qualidade ou lucro, até daria para pensar em alguma estratégia. Mas esse fumo aí não tem jeito. Quanto antes se livrar dela, melhor. E a partir daí tirar isso como custo de aprendizado, e procurar aprender do jeito certo a partir de agora.

    Aprender errando custa muito caro e é doloroso. Por isso sempre falo para meus alunos que é bem melhor e mais barato aprender do jeito certo…

    Mas não desista não. Não fique traumatizado. Supere isso e aprenda agora o lado bom da bolsa. Bolsa de valores é muito bom, não desista. Eu também já passei por isso no passado, mas tive perseverança e hoje estou aqui…

    Um abraço!
    Leitão

  15. 15 RNZ

    Leitão,

    Estou lendo seu livro e estou achando bastante interessante.
    Quando terminar, pretendo continuar estudando.
    Você recomenda algum livro bom para poder estudar INVESTIMENTO em ações?
    Onde você aprendeu/estudou quando começou a se aventurar no mundo dos investimentos?

    Abç

  16. 16 Leitão

    Oi RNZ!
    Que bom que está gostando do livro! Obrigado!

    Olha, sempre que me perguntam sobre livros na área de bolsa de valores fico sem poder indicar. Infelizmente a literatura da área, aqui no Brasil, é muito ruim (a maioria dos autores são meramente teóricos ou comerciantes de livro ou sócios de corretoras etc., e não sabem investir de verdade). Os melhores autores são americanos.

    Procure ler “O Investidor Inteligente” de Benjamin Graham. É um autor sério e responsável.

    Sobre meu aprendizado, vixe, foram inúmeras fontes, nem saberia enumerá-las… E a principal fonte foi a prática mesmo. Aprendi da forma mais difícil: errando, e errando muito mesmo. Nos links abaixo tem algumas entrevistas, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/08/05/entrevista-com-o-leitao/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/11/29/entrevista-com-eduardo-leitao-financas-forever/

    Abraço!
    Leitão

  17. 17 rafaellsm

    Leitao,

    Sei que especular com empresas boas é o certo, como o seu último gráfico da petro mostrou.
    Agora fica uma pergunta.. Você nunca especulou com essas X da vida?é todo dia 30 % pra cima, 50% para baixo. Não a toa chegou aonde chegou..
    Mas mesmo assim, se tiver alguma referência, você não conseguiria pegar uma bocada dessas de 30% pra cima?

    Abs

  18. 18 RNZ

    Olá Leitão,

    sabe dizer se existe o livro abaixo em português?

    “Procure ler “O Investidor Inteligente” de Benjamin Graham. É um autor sério e responsável.”

    Abraço

  19. 19 Leitão

    Oi Rafael!

    Algumas empresas de relativa qualidade são bem voláteis, o que permite sim especular agressivamente. Agora, tem empresas que são verdadeiras roletas de cassino, essas não vale a pena nem passar perto.

    As empresas de ótima qualidade geralmente são menos voláteis. Mas como disse algumas de relativa qualidade possibilitam volitividade maior… Só não compensa esses fumos mesmo… (Às vezes eu especulo com outras empresas diversas, só que não publico aqui. Só não especulo com fumos mesmo.)

    ——————————–
    Oi RNZ!

    Sim, esse livro tem versão em português. É mais difícil de encontrar, mas procurando se acha…

    ———–
    Abraços, pessoal!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s