CHAT 21 a 27/out

21out13


38 Responses to “CHAT 21 a 27/out”

  1. 1 Felipe L S

    Leitão, na realização de uma estratégia de IG, visando a compra de boas empresas no longo prazo (muitos anos), valeria à pena estabelecer um “stop loss” para as ações da carteira ou isso é algo mais voltado para quem realiza especulação (curto prazo)? Pergunto isso, pois, na minha visão, as crises econômicas são o melhor momento para adquirir mais posições e aguardar para sair fortalecido após a crise.
    Abraços

  2. 2 Leitão

    Oi Felipe!

    Não não! “Stop” é uma estratégia só de Especulação, não se aplica a Investimento. Ao montar uma carteira de investimento ao longo dos anos você vai manter a estratégia com disciplina, e o controle de risco vem de outros conceitos.

    Tentar vender e recomprar depois é uma das maiores causas de insucesso, perda de tempo, caminhar em círculo, perder dividendos, etc, etc… Tentar ser mais esperto que os outros não dá certo.

    Não precisamos ser mais espertos que os outros, precisamos ser mais Disciplinados que os outros…

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Rnz

    Leitão,
    já vi vc comentar aqui no fórum que a empresa A ou B é uma boa empresa para investir (ou uma “porcaria”). Sei que isso é assunto para um livro, mas de uma maneira bem geral e direta, quais são os principais aspectos que vc avalia para dizer se uma empresa é boa ou não para INVESTIR ?

  4. 4 Felipe L S

    Obrigado pela resposta, Leitão! Falaste tudo.
    Abraços

  5. 5 Leitão

    Oi Rnz!

    Realmente é assunto mais longo e detalhado, que só consigo passar junto a meus alunos em várias aulas…

    Mas não é nada complicado não. O principal critério é Lucro. Uma empresa boa tem que dar lucro de forma consistente, é o objetivo maior, final. Junto a um lucro bom e convincente aí vem um patrimônio consistente, evitar ter dívidas comprometedoras, dar bons retornos ao dinheiro investido, em fim, ser bem gerida e dar retorno para os acionistas.

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Rnz

    Obrigado pela resposta, Leitão

  7. 7 Rnz

    Leitão,
    pegando um gancho na sua resposta e nas notícias de hj no G1 … vc disse que empresa boa dá lucro. Hoje o BBDC saiu no G1 com a seguinte notícia: “Resultado é o 3º maior da história entre os bancos para um 3º trimestre” e as ações estão caindo 2,5% agora. Tem explicação lógica isso?

    Abç

  8. Rnz, isso ai é oscilação de mercado. Vc ta comparando a variação diaria com o lucro trimestral, que é resultado de um trabalho referente a no minimo 3 meses, se não mais..

    Vc ta comparando um resultado de um dia com o resultado referente a varios meses… E outra… Em 99% dos casos, oscilação diaria é fruto de medo/ganancia muito mais do que realidade economica da empresa.

    Portanto, a explicação lógica é que um dado nada tem a ver com o outro..

  9. 9 Leitão

    Oi Rnz!

    O Tiago já comentou bem (Obrigado, Tiago!).

    As oscilações diárias, de curto prazo, pouco têm à ver com a empresa real. Essas oscilações são fruto da simples negociação diária, oferta e procura, comércio de papéis.

    Já no longo prazo aí sim, as cotações vão representar o bom desempenho da companhia ao longo dos anos. Tanto é que o Bradesco está em alta a anos e anos… veja um exemplo:

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 DF

    Leitão

    Desculpe minha ignorância. É apenas uma dúvida e não faz a menor diferença nos meus investimentos.

    Mas avaliando as empresas de minhas carteira de IG, nos gráficos antigos vejo que algumas a 15 anos atrás eram ações que custavam centavos ou um pouco mais e hoje tem preços altos de 50, 60, 70 e até mais de 80.

    Lembro que meu foco não são preços, e sim valores, avalio todas as empresas de minha carteira pelo valor que elas representam e faço essa análise pelo método fundamentalista.

    Vamos a pergunta ?

    É possível uma empresa que vem crescendo voltar a esses patamares de centavos ? ou somente uma empresa que amargar prejuízos atras de prejuízos e se endividando muito (como OGX) pode cair até esse patamar ?

    Agradeço pelos seus ensinamentos.

    Grande abraço.

  11. 11 Leitão

    Oi DF!

    Você não pode considerar apenas o valor dos preços de mercado, tem que considerar todo o somatório de dividendos e bonificações ao longo dos anos, além dos desdobramentos ou agrupamentos que eventualmente ocorram. Veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/10/09/voce-sabe-exatamente-como-anda-o-desempenho-de-sua-carteira-de-acoes/

    Sobre sua pergunta: Quando a empresa é bem gerida e lucrativa, boa mesmo, não vai cair até virar pó… Mas quando é apenas uma peça de marketing (como todas as empresas do Eike) aí sim, vira pó. Já a muitos anos eu alertava isso aos amigos, e muita gente se decepcionou ou mesmo faliu seguindo tipos assim.

    Se a empresa é boa, lucrativa, bem gerida, ela sempre será uma ascendente:

    Do contrário, paga-se o preço por ser incauto, inocente. Pois investir bem é muito fácil, só que ninguém entende. Tem 7 anos que tento mostrar os bons princípios de investimento aqui no Blog.

    E o bom investidor é sempre prudente. Mesmo boas empresas às vezes podem nos decepcionar, por isso temos sempre uma boa e variada carteira. Mesmo quando uma ou outra vier a pisar na bola, as demais levam o time adiante…

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 Pi

    Bom dia Leitão,

    Estou seguindo planejamento do IG, e equilibrando investimentos objetivando RF/RV 50%/50%. Daí vem aqueles papos de amigos dizendo que 50% em RV é muita exposição…e a gente acaba ficando com pulga atrás da orelha se a estratégia está correta. E aí? Nessas horas o melhor a fazer é vendar os olhos, tapar os ouvidos e seguir em frente na estratégia?

    Pretendo manter os aportes, esperando que em 5 anos os dividendos já estejam me dando um suporte no reinvestimento progressivo (com crise, sem crise, apesar da crise…hehehe).

    Abc

  13. 13 Leitão

    Oi Pi!
    Bom dia!

    50/50 é uma alocação super tranquila e segura. Nada a se preocupar, desde que siga todos os bons princípios de investimento, conforme passo a meus alunos (acho que você ainda não estudou comigo, talvez por isso a insegurança).

    A partir do momento que estamos fazendo algo bem fundamentado podemos ignorar os medos externos, notícias, papos de “amigos”, etc… Investir bem é como escovar dentes: só a gente mesmo pode fazer isso e sem dar atenção a terceiros.

    Abraço!
    Leitão

  14. 14 Investidor

    Caro Leitão,
    Queria uma opinião a respeito dos investimentos da minha familia, se possível.
    Faço investimento gradual já há uns 5 anos, e ja tenho uma razoável quantia e uma carteira mais ou menos definida e consolidada. Também temos (ai é com a família, um irmao de sócio) investimentos em imóveis de aluguel, em torno de uns 8% ao ano líquido. Temos também uma fazenda arrendada que gera, a meu ver, um baixo retorno (em torno de 3,5% anual de seu valor líquido), porém o trabalho para administra-la é menor que no caso dos imóveis. Considero tanto os alugueis quando o arrendamento como rentabilidades reais, acima da inflação. A dúvida é se compensaria vende a fazenda para comprar outros ativos – imóveis de aluguel e/ou ações. O valor dela é bem maior que os outros investimentos, seria algo como uns 6M liquidos e provavelmente um prazo de pelo menos um ano para vender. Na ponta do lapis compensa. O problema é o mix posterior entre ações/imóveis e o trabalho que daria para comprar/construir/administrar novos imóveis. Fora que não dá para garantir o acréscimo dessa rentabilidade de 8% ao ano em imóveis futuros(pode ser até maior, mas também pode ser menor). Digamos também que o arrendamento é mais garantido que o recebimento dos alugueis. E ainda: o preço das terras está meio que estagnado já há alguns anos, enquanto que no caso de imóveis urbanos o preço dobrou ou até um pouco mais no período. Qual sugestão me daria ? Grande abraço,
    Investidor.

  15. 15 Leitão

    Oi Investidor!
    Seu caso é bem confortável e a família tem um bom patrimônio. Antes de mais nada, meus parabéns!

    Administrar muito capital é mais fácil do que administrar pouco. Até comentei isso recentemente com o amigo Marc e mais abaixo com o Ivens, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/10/07/chat-07-a-13out/#comment-21294

    Realmente a fazenda parece ser o investimento mais fraco, pois terras rurais valorizam pouco e o arrendamento também está dando pouco. Terras rurais, para valerem a pena, têm que ser produtivas mesmo (mas isso dá muito trabalho).

    O fato da fazenda representar muito capital empatado e baixo rendimento é um problema. Esse mesmo patrimônio, melhor investido, poderia estar rendendo muito mais. A meu ver esse é o foco, pois os demais (ações e imóveis urbanos) acredito eu que esteja bem conforme comentou.

    Vender a fazenda e investir em imóveis urbanos é bom mas vai lhe dar um bom trabalho também. Imóveis geram muita dor de cabeça (também tenho e sei como é). O investimento em ações, se bem feito, é mais fácil, mais lucrativo, mais seguro e bem menos trabalhoso.

    Penso que devemos sempre respeitar e fazer valer o patrimônio da família. Afinal, nossos pais/avós/antecessores lutaram muito para construí-lo. Mas também penso que não devemos nos sacrificar para carregar uma bagagem muito pesada. Tem gente que vira escravo das coisas que possui, e aí a filosofia alerta: as coisas é que passam a possuí-lo.

    Em fim, tem que ver o volume de trabalho/preocupações que as decisões tomadas e as eventuais mudanças vão causar, e pesar a questão da qualidade de vida dos familiares com a boa administração do patrimônio. Não pode administrar mal e “jogar fora”, mas também não se pode escravizar-se.

    Pense na possibilidade de vender a fazenda e dividir 50% para ações (IG) e 50% para imóveis. Fico limitado a ajudar mais apenas com uma mensagem, pois o caso merece mais detalhamento, mais estudo mesmo. Mas espero ter ajudado um pouco…

    Um abraço e sucesso!
    Leitão

  16. Leitao, o que voce pensa sobre os imoveis aqui no Brasil? Acredita que exista uma bolha? Nao acredito em risco de sub-prime como aconteceu nos states, pois o cenario brasileiro eh bem diferente do Americano. Mas eu ainda vejo uma bolha. Eu ainde reparando que os valores dos imoveis subiram muito, mas os valores dos alugueis, NAO.

    Isso acaba gerando um ativo que gera pouco dividendo. Ex. Uma casa que Valia 200 MIL e tem um aluguel de 1500 reais (dividendo de 12% ao ano). Hoje, esta mesma casa ta valendo 300 MIL e o aluguel subiu pra 1900 (dividendo de 7.6% ao ano). Vale ressaltar que nao foi feito nenhum investimento e/ou renovacao na casa. a subida dos valores foi puramente oferta/demanda sem nenhum valor agregado.

    Minha pergunta eh: Com uma casa que tinha dividendo de 12% ao ano, hoje ta 7.6% ao ano (valores nominais, sem considerer imposto ou inflacao), e acredito que este caso seja uma boa representacao do que ta acontecendo no Mercado, vc acha que isso nao vai gerar uma fuga dos investidores de imoveis para outros tipos de investimentos? Isso pode gerar uma queda grande no valor dos imoveis para corrigir essa drastica queda nos dividendos?

    Obrigado

  17. 17 Leitão

    Oi Tiago!
    Seu comentário e suas ponderações estão bem lúcidas, concordo com tudo que argumentou.

    Não sou especialista na área de imóveis. Meus imóveis que tenho são para diversificação e não me considero um craque desse setor… Então minha visão é de senso-comum mesmo.

    Os preços subiram demais e o aluguel não acompanhou. A tendência (penso eu, apenas um chute de senso comum) é que os preços fiquem estagnados por um bom tempo (não penso que caia, mas estagnado, acho que fica).

    Uma coisa é dizer que o imóvel vale X. Outra coisa é achar comprador para ele. A realidade é bem diferente da teoria.

    Todos os mercados seguem as leis de Oferta e Procura, e com imóveis também é a mesma coisa. Subiu demais, então uma hora a procura vai ficar mais fraca do que a Oferta. Cair não sei, mas parado, acho que fica.

    Considero o investimento em ações mais fácil, mais rentável e mais líquido. Imóveis são bons mas dão um trabalho danado e também tem suas complexidades. Meu foco maior sempre será em ações…

    Abraço!
    Leitão

  18. 18 Investidor

    Leitao, muito obrigado pela resposta ! Vou analisar bem e trocar ideia com a turma para ver o que melhor fazer. O duro da troca de ativos é a transicao, provavelmente ficaremos uns 2 ou 3 anos sem receber dividendos dos ativos, isso também vejo como problema. Vou pensar bem !

    Quanto aos imóveis, entendo um pouco da área e vou dar meu palpite.
    Na minha visao os alugueis se valorizaram um pouco sim. Mas realmente nao acompanharam o preco dos imoveis, por dois motivos:

    1) o preco esta mesmo muito esticado, o que nao significa que esta vendendo fácil. Uma coisa é preco teorico, outra é valor liquido e real de venda, que é bem mais baixo. Para ativos sem liquidez é sempre assim.

    2) A taxa de retorno esperada caiu. Simplesmente porque a taxa de juros basica da economia, selic, caiu também, entao o retorno esperado pelo investidor em imoveis, cai tbm, é meio que automatico, nao tem jeito.

    Hoje em dia é bem dificil o tal 1% ao mes, so com criatividade, dedicacao, construcao/reforma mesmo e claro, comprando a preco razoavel. Por ex, comprar um apartamento novo para alugar dificilmente será bom negócio por n motivos. Comprando de construtora vai pagar caro. Se nao alugar, vai ter que pagar condominio. Se nao fizer armario embutido, vai ser dificil alugar, e hoje estao bem caros tbm, rsrs.. Uma coisa vai puxando a outra. Prefiro imoveis comerciais. Mas ai tem que ser boa localizacao, centro ou grandes avenidas, nao tem jeito.

    Concordo com Leitao que acoes é bem mais simples e da menos trabalho. Imoveis como sao tbm ativos reais dao tbm retorno razovel se bem administrados mas nao sao mesmo para a maioria das pessoas com acoes podem ser. Abracos !!
    Investidor.

  19. 19 Leitão

    Oi Investidor!
    Que bom que ajudou um pouco! Realmente a transição pode ser demorada até voltar a dar retorno adequado.

    E seu comentário sobre a questão dos imóveis foi muito bom. Obrigado!

    Um abraço!
    Leitão

  20. 20 Luciano

    Olá, Leitão!
    Estou pensando em adicionar à carteira BRFS3 OU MDIA3 (SETOR ALIMENTOS) como forma de diversificação da carteira. sobre essa possibilidade de compra para IG, Em sua opinião,qual a melhor opção ??? Abraços!

    Luciano

  21. 21 Leitão

    Oi Luciano!

    A MDIA3 é mais consistente e constante. Prefiro ela.

    Abraço!
    Leitão

  22. 22 Marc Kirst

    Olá leitão e amigos,

    Obrigado pela ajuda, sempre muito útil.
    Desta vez uma dúvida gráfica.
    Qual é a confirmação de rompimento de LTA?
    Fechamento abaixo dela?
    Quais os sinais de que foi um rompimento ou houve apenas uma mudança na inclinação da LTA?

    Tomo como exemplo a POMO4 neste momento. Podemos considerar que a LTA foi perdida?

    Em especulações baseadas em LTA, qual é a melhor maneira de usar o stop? Simplesmente perda máxima em porcentagem?

    Abraços!
    Grato desde já,

  23. 23 Leitão

    Oi Mark!
    Essas dúvidas mais técnicas é melhor postar lá na turma, no Buteco. Aqui no blog não fica legal, não tem espaço e nem dá para exemplificar com anexos… http://leitaoemacao.com/buteco
    Poste lá, por favor, que a turma toda pode ajudar…

    Abraço!
    Leitão

  24. 24 J Lopes

    Leitão

    Na sua opinião quais são as cinco empresas mais bem administradas hj da bovespa?

  25. 25 rafaellsm

    Leitão,
    Agora com esse leilão do campo de Lira e entre novas regras para os campos do pre-sal que obrigam a Petrobras a participar ativamente do bid e ser operadora do negócio: qual sua visão sobre a empresa uma vez que ela terá que ter em caixa bilhões de reais para pagar as obrigações segundo as novas normas de exploração? Será que ela terá fôlego para isso?

    Imagino que nenhum governo deixaria a Petrobras quebrar com uma OGX por exemplo, até porque dificilmente isso aconteceria. Mas que estão machucando a coitada, estão…

  26. 26 Leitão

    Oi JLopes!

    Difícil resumir assim em apenas 05, fatalmente vou deixar muita coisa boa de fora. Hoje em dia posso arriscar a dizer que temos uma média de pelo menos umas 40 de boa qualidade e investíveis… As do meu cardápio aí em cima estão entre elas.

    Gosto muito do Bradesco, do BB, da Vale, da Weg, da Ambev, da Cemig, da Eternit, etc… Mas tem muito mais. O ideal é ensinar a garimpar, e é isso que passo para meus alunos…

    ———————–
    Oi Rafael!
    O problema com ela atualmente não é o campo de Libra, ou investimento, ou potencial, etc… O problema dela é o Governo atual, que realmente está dando bolas foras não só no setor de petróleo, mas também no elétrico, entre outras… O governo atual realmente está mal administrado, a começar pelo chefe de estado e vai descendo…

    Mas governos são passageiros, e boas empresas sobrevivem, apensar dos governos. A Petrobras é forte para aguentar essas ingerências todas, e mais cedo ou mais tarde o parasita sai das costas dela…

    De qualquer forma, sempre lembro: por isso mantemos sempre uma bonita e diversificada carteira, pois quando um jogador do time fica contundido, os demais levam o campeonato à frente…

    ——————
    Abraços!
    Leitão

  27. 27 Ribeiro

    Prezado Leitão,

    Tem como comentar Duratex? Tem algum gráfico recente?
    Obrigado,
    Ribeiro

  28. 28 Leitão

    Oi Ribeiro!

    A Duratex eu tenho em carteira já a um bom tempo e não tenho do que reclamar. É boa empresa, bem gerida, com bons resultados e sempre caminhando em frente e com consistência. Ela faz parte da minha diversificação de setores. Tem um histórico aqui no Blog com ela, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/x-dtex3/

    (Como não a uso para especulações, não faço atualizações frequentes. Atualizo uma vez por ano mais ou menos)

    Abraço!
    Leitão

  29. 29 Anônimo

    Obrigado amigo,
    Abraço,
    Ribeiro

  30. 30 Anônimo

    Professor Leitão, bom dia!
    Iniciei o meu IG faz 4 anos e preencho as compras (hoje atualmente tenho 20 empresas) utilizando a planilha disponibilizada no curso com todos os dividendos e bonificações. A minha rentabilidade está torno de + 5% sendo que na tabela mostra que se eu tivesse investido em RF teria uma rentabilidade de 15% neste periodo de 4 anos.
    Pelo que leio no seu blog e seus comentarios, não term nada errado?
    Um abraço
    João Claudio

  31. 31 Vagner

    Boa tarde, Leitão!

    O que vc acha da TOTS3?
    Parece ser uma boa empresa. Não acha?

    Abs

    Vagner

  32. Leitão,

    Como parte da preparação para o curso, li o seu livro e pensei que tinha lido todo o blog. Mas, puxa, vou fuçando e sempre achando algo novo. Agora estou lendo os comentários sobre as os gráficos das suas empresas.
    Acompanho outros bons blogs sobre investimentos, mas o seu está no topo da lista dos meus Favoritos, pois devido a sua postura honesta e profissional, o conteúdo é de muita qualidade. É legal também que as vezes aprendo sobre outros aspectos da vida, uma vez que estudar sobre investimentos nos proporciona essa oportunidade.

    Mesmo que eu não escreva, estou sempre acompanhando o blog.

    Parabéns e obrigado pela educação de sempre!

  33. 33 Leitão

    Oi João!
    Tem algo errado sim, é bem provável que você deixou passar anotações importantes como bonificações em ações, desdobramentos, ou mesmo dividendos ou juros. Não sei também quais empresas compõe sua carteira, e se trouxe decisões erradas passadas para a carteira nova criada. Algumas empresas de boa qualidade estão em baixa como Petrobras, CSN, Vale, etc… Isso também pode puxar o resultado global um pouco para baixo, mas não é problema. Em fim, tem que rever suas anotações pois é bem fácil perder o controle se não fizer tudo anotadinho no mínimo uma vez por mês… Ah! Lembrei! Confira também as fórmulas automáticas na planilha… Pode ser que também estejam erradas, pois se mexer errado na planilha as fórmulas desconfiguram… Revise isso também.

    Veja esse meu artigo recente:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/10/09/voce-sabe-exatamente-como-anda-o-desempenho-de-sua-carteira-de-acoes/

    ——————————————-
    Oi Wagner!
    A Totvs está indo muito bem sim, consistência nos lucros… Merece nossa atenção…

    ————————-
    Oi Scofield!
    Obrigado!! Valeu mesmo!
    O Blog inteiro tem muito conteúdo e essa curiosidade e disciplina em ler é ótima! Como comentou, aprender sobre investimento nos leva necessariamente a crescer em outras áreas da vida também. Para crescer financeiramente é necessário primeiro crescer interiormente.

    —————-
    Abraços!
    Leitão

  34. 34 Terezinha

    Leitão, Scofield
    Faço minhas as palavras de Scofield. Também estou sempre por aqui lendo e aprendendo, prestando muita atenção, mesmo não escrevendo com frequência..Sempre grata ao Leitão e os amigos do Blog pela troca de experiências.
    Obrigada

  35. 35 Vanio

    Boa tarde Amigos;
    Estou junto com Scofield e Terezinha, Parabéns Leitão.
    Leitão, apesar dos aparentes problemas do setor siderúrgico e das intervenções do Governo na PETR, você ainda continua investindo na CSN e Petrobrás para IG?
    Vanio Vedova

  36. 36 rafaellsm

    Vanio,
    Moto boa pergunta. Queria entender também de que forma você Leitão continua investindo na Petro. Seria o momento de agarrar algumas ações para um futuro promissor que as explorações trarão?
    O momento não é o melhor, a política interna do Brasil e da própria Petro não é a melhor, mas ainda vejo um potencial enorme nos Campos da empresa.
    Abs

  37. 37 Anônimo

    Oi Leitão obrigado pelas explicações. revisei minha carteira e não encontrei nada errado. Sou bastante cuidadoso com a alimentação da planilha, e não trouxe nenhum ativo antigo para esta carteira pois sabia que poderia influenciar no resultado. a unica coisa que não revisei são as formulas, pois pensei que estas células estavam travadas para justamente não acontecer a desconfiguração. Só o fato de inserirmos novas linhas para novos preenchimentos podem alterar as formulas.Realmente tenho Petr4, Vale5, CSNA3, USIM5 ou seja quase todas as Blue Chips, e mais algumas que estão no seu cardápio. Você tem alguma ideia de como eu poderia checar isto?
    Será que preciso preencher uma nova planilha com todos os dados anteriores?
    Um abraço
    João

  38. 38 Leitão

    Oi pessoal!
    Obrigado!
    Desculpem a demora, estive viajando nesse final de semana… Cheguei hoje de tarde.

    ——————–
    Oi Terezinha!
    Obrigado pelas visitas, é sempre bom poder ajudar…

    ———
    Oi Vanio!
    Obrigado também!

    Sobre PETR e CSN, sim, continuo investindo nelas. Nos momentos mais “pessimistas” é que a coisa fica legal para investir…

    ——————
    Oi Rafael!
    Sobre a PETR, nenhuma análise mirabolante não. Apenas uma coisa simples: A empresa é grande, forte, monopolista e apesar das ingerências continua musculosa. Só isso. Independente de questões operacionais, complexidades explorativas, etc, etc… E mesmo que fosse empresa de produzir ouro a postura seria a mesma com todas. Todas as empresas em carteira devem ser equilibradas, pois por melhor que nos possa parecer alguma empresa em especial, hora ou outra pode dar bola fora, e isso não deve causar problema. Gosto da Petrobras na minha carteira, mas se ela falir e for a zero não me incomodaria em nada. Assim é com todas. Fora isso não é investir, é apostar.

    ————————-
    Oi João!
    Pois é, o Excel e bom mas não é programa fechado, ou seja, qualquer mexida pode causar erro nas fórmulas, se a pessoa não souber. Sugestão: Chame algum amigo próximo que entenda um pouco de Excel para lhe ajudar, é bom conferir de perto…

    Algumas empresas estão em fase de baixa, então é muito normal puxarem os resultados atuais para baixo, mas isso não é problema. Se você diversificou em vários setores, um compensa outro, mas se concentrou demais então a carteira vai ficar mais sensível a setores. Uma nota: Usiminas tá mal e já faz mais de 02 anos que tirei da carteira…

    ———–
    Abraços, pessoal!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s